sábado, 14 de novembro de 2015

Altermar Martins fará show neste domingo na Área de Lazer "Mirante do Vale", em Diamante


O ex-cantor potiguar da Banda Feras, Altemar Martins, estará realizando um grande show, neste domingo (15), na cidade de Diamante (PB).

O evento acontecerá na Área de Lazer "Mirante do Vale" a partir das 14h. O proprietário do estabelecimento alerta aos interessados para a compra dos ingressos, que na hora será mais caro.

Compre já seu ingresso

Altemar Martins já é bastante conhecido na região do Vale do Piancó, onde realizou vários show, e neste domingo estará de volta a Diamante.

DiamanteOnline

"Exemplos arrastam", diz especialista sobre alfabetização

Em alusão ao Dia Nacional da Alfabetização, o JORNAL DA PARAÍBA recebeu a pedagoga Mara Nogueira para um Papo na Redação.

No dia 14 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização. Contudo o cenário brasileiro ainda inspira preocupação. Isso porque, conforme a última Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) em setembro deste ano, a maioria dos estudantes do 3º ano do ensino fundamental – a idade em que termina o ciclo de alfabetização nas escolas – só consegue localizar informações que estejam explícitas em textos curtos.

Além disso, a pesquisa mostrou que uma em cada cinco crianças (22,21%) tem déficit ainda maior: só desenvolveram a capacidade de ler palavras isoladas. Para comentar sobre esse assunto e mostrar formas de contribuir para uma alfabetização melhor das crianças, o JORNAL DA PARAÍBA conversou com a pedagoga e especialista em educação Mara Nogueira.


Jornal da Paraíba

Ameaçada, médica entrega hospital de Piancó 3 dias depois de assumi-lo: "vive clima de terror

Por Redação da Folha – A médica Marineves Melquíades foi nomeada para dirigir o hospital de Piancó na sexta-feira, 6, e assumiu somente na terça-feira, 10, mas passou apenas três dias no cargo: nessa sexta-feira, 13, oito dias depois da nomeação, ela entregou a direção hospitalar à Secretaria de Saúde do Estado. “Eu queria que essa semana nunca tivesse acontecido na minha vida. Vive um clima de terror, recebendo ligações anônimas com ameaças. Logo no dia em que fui nomeada, danificaram os vidros do meu carro”, lamentou a médica em contato com a Folha neste sábado, 14.

A nomeação dela para o hospital foi uma decisão pessoal do governador Coutinho, que queria uma diretora isenta politicamente, mas a médica não resistiu por muito tempo no cargo. “Gostaria muito de dar a minha contribuição ao hospital como diretora, seria um desafio e uma grande experiência para mim. Sabia que iria encontrar resistência, mas nunca imaginei uma situação como esta”, disse drª Marineves, que não tem ligação política com o prefeito e acredita que essa intimidação que sofreu para deixar a direção tenha partido de pessoas ligadas ao grupo do gestor municipal, que tem interesse no cargo por ser aliado do governo.

O que mais pesou na decisão da médica de entregar o cargo foi uma conversa que teve com seus filhos. “Quando contei o que estava acontecendo, meus filhos me pediram para entregar o cargo imediatamente e, assim, fiz: jamais trocaria minha tranquilidade por um cargo, jamais ficaria em uma situação dessa, porque de onde venho não existe isso”, comentou a médica, que é natural de João Pessoa, mas há muito tempo presta serviço à Prefeitura de Piancó, onde é concursada.

Ela registrou queixa na delegacia de Piancó sobre o dano ao seu veículo, mas, com relação às ligações telefônicas ameaçadoras, resolveu não tomar nenhuma providência, mas desconfia que elas podem ter partido de orelhões. "Como diretor do hospital só ganha uma gratificação de 3,5 mil reais, eu acredito que esse interesse todo pelo hospital deve ser por causa de algum esquema de corrupção, mas acho que o governador não vai entregar esse hospital a gente mal intencionada", argumentou a médica. Foto (arquivo): médica entregou cargo nessa sexta-feira.

Vereador diz que administração de Diamante é um desgoverno; Ouça

Durante a Sessão Ordinária realizada na manhã deste sábado (14), na Câmara dos Vereadores de Diamante (PB), no tema livre, o Vereador Allan David discorreu vários pontos da atual administração local, e classificou em alto em bom tom, que a comunidade de Diamante vivencia um grande desgoverno municipal.

A Sessão registrou apenas a ausência do Vereador Jussier Laurentino, e deu espaço para que o estudante de Direito, Arliston Jerônimo, pudesse se manifestar quanto o problema do transporte universitário que leva os diamantenses até Patos.

Câmara foi improvisada pelo fato do uso do TRE para a biometria


Ouça o depoimento do Vereador

Na primeira parte da Sessão, o debate foi promovido apenas pelos vereadores de oposição, não havendo sequer intervenção dos vereadores da bancada de Situação.

Na segunda parte da Sessão, foram apresentados três Projetos de Lei, que dispõem sobre o Orçamento de 2016.

DiamanteOnline  

Eita! Lá Vai Um Caminhão de Mudanças

PENSE NISSO. MAS PENSE AGORA MESMO
...........................................................................................
Eita! Lá Vai Um Caminhão de Mudanças
(Reynollds Augusto Cabral)

Hoje eu vi um caminhão de mudanças. Em cima, na carroceria, uma vida de conquistas.  Como estamos sempre conectados lembrei-me de um excelente programa que eu, Cláudia Bandeira e Itália Zago, da vizinha cidade de Piancó, gravamos para o PROGRAMA PENSE NISSO, que vai ao ar todas as sextas, pelas 17 horas, Rádio Boa Nova de Itaporanga, sob o tema “COMO UMA ONDA NO MAR”, baseado na música do grande LULU SANTOS. (: http://www.radios.com.br/aovivo/Radio-Boa-Nova-87.9-FM/31336 ou baixar aplicativo no: http://www.radiosnet.com/).

Cláudia considerou o caminhão de mudanças, de o quanto ele é sugestivo. É mesmo. Nele levamos as nossas conquistas materiais, vão as nossas esperanças, os nossos medos, receios, e também levamos as nossas saudades. Nossas alegrias e nossos choros.

 Mudar faz parte da vida. Tudo é imparmanente e estamos todos os dias nos despedindo do aparente concreto.

A nossa principal mudança, e essa peremptória, é quando o corpo físico morre. Todos os dias despedimo-nos um pouco dele. Deve ser por isso que escolhi ser feliz, com ele, pois é único(são), o meu e o seu. Deus não repete.

 Aproveite-o, pois teremos que devolvê-lo á  mãe natureza. Devolver os elementos químicos que tomamos emprestados à sua formação, isso na “madrugada do tempo”, pela causa da vida, que as religiões apelidam de diversos nomes. Daí a estória bíblica " O homem veio do barro e ao barro voltará". Nada mais certo.

Nessa mudança involuntária deixamos aqui as nossas ilusões e a bagagem que se leva são as conquistas do espírito, o que se sente, o que se sabe e que se fez. 

Tem muita gente que chegará desnudo do outro lado. E é complicado. A decepção é enorme quando descobrimos que passamos a curta vida física reunindo  coisas, esquecendo-se de viver.  Não que elas não sejam importantes e até são, mas não é o nosso fim, é instrumento de evolução, pois não somos donos de nada, somos usufrutuários e o dono vai pedir conta de nossa administração, já, já.

Estamos de mudanças. Cada dia menos um dia de vida física. Que possamos levar nessa carroceria as reais conquistas e as melhores aquisições, saber mais, sentir mais e seguir sem muitas tralhas, vivendo, e não apenas existindo.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Google tem interesse em dar apoio tecnológico na Paraíba...


A secretária executiva de Ciência e Tecnologia da Paraíba, Francilene Procópio, e o presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), Cláudio Furtado, se reuniram nesta sexta-feira (13) com o vice-presidente mundial da Google Inc, Vint Gray Cerf , durante a 10ª edição do Fórum de Governança da Internet (IGF), realizado no Centro de Convenções, para tratar de apoio tecnológico voltado à educação – ensino médio, superior e técnico -, saúde e cultura através do projeto Prima.

A primeira questão discutida foi as plataformas tecnológicas que a Google tem avançado, em nível mundial, aplicadas à educação. Segundo a secretária executiva Francilene Procópio, ficou acordada a possibilidade da criação na Paraíba de laboratório-fábrica, as chamadas “fab lab”, semelhantes às instaladas em parceria com a Google na Universidade Carnegie Mellon, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos, com cursos voltados para a área de ciência e computação, robótica, engenharia e outros, considerados um dos melhores da América do Norte.

“Queremos ensinar crianças a partir dos 9 anos e jovens paraibanos a aprender determinados conteúdos fazendo. Tudo isso tem relação com o ensino de robótica nas escolas estaduais que o Governo do Estado já vem implantando, com o apoio da Secretaria

Vereador/Presidente Rênio Macedo tem Projeto aprovado que Institui o Premio de Qualidade Escolar, destinado aos alunos da rede escolar de Santana dos Garrotes

O Projeto de Resolução que institui o Prêmio de Qualidade Escola de autoria do vereador Rênio Macedo (PMDB) foi aprovado em sessão ordinária do último sábado, 07.

O projeto de resolução tem como objetivo criar um incentivo a mais para que os alunos tenham melhores resultados nas escolas, e também reconhecer o bom desempenho dos estudantes do Ensino Médio e Fundamental de nosso Município, pois os jovens são os responsáveis pela construção de um futuro melhor.

A premiação será no dia 22 de dezembro, e o Prêmio de Qualidade Escolar tem como homenageada a diretora Maria Vilany de Araújo Macedo, mãe do autor do Projeto.

"Cada instituição escolar será responsável em fixar o critério de seleção interna, onde deverão ser considerados o aproveitamento escolar, a frequência às aulas, a participação em projetos de interesse da comunidade, e outros indicadores que demonstrem o destaque dos indicados à premiação", disse Rênio.

Ascom

Maitê Proença ‘tranquiliza’ torcida do Botafogo e marca data para tirar a roupa

Atriz diz que cumprirá promessa na última rodada da Série B

Rio – Os torcedores do Botafogo podem ficar sossegados. Isso porque, Maitê Proença disse que cumprirá a tão esperada promessa, que já tem até data para acontecer. A atriz, que prometeu há um tempo atrás que tiraria a roupa caso o Alvinegro voltasse para Série A, afirmou na tarde desta quarta-feira que, apesar do acesso garantido pelo clube carioca, iria ficar nua apenas na última rodada da segundona do Campeonato Brasileiro.

Vale lembrar que o Botafogo precisava apenas de uma vitória para garantir vaga de volta à elite do futebol brasileiro. Fato conquistado na última terça-feira, já que o Alvinegro venceu por 1 a 0 o Luverdense, em Mato Grosso. 

O DIA

Pés ressecados? Descubra como resolver isso em alguns minutos!


Você já estava prestes a sair de casa, com a produção caprichada e se deparou com o calcanhar ressecado? Esse é o mal de quem usa muita sandália aberta, e não é qualquer tipo de hidrataçãoque resolve! O calcanhar é uma região que possui uma maior concentração de queratina, e a exposição ao sol e o uso de sandálias abertas causam um ressecamento que atinge as camadas mais profundas da pele! Para evitar que isso aconteça é preciso alternar o uso de sapatos fechados com sapatos abertos e hidratar os pés diariamente! Recomenda-se também esfoliações periódicas! Mas se os seus calcanhares já estão ressecados e você precisa de uma solução rápida, se liga nas nossas dicas:

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

– 1/2 litro de água
– 1/2 copo de açúcar
– 1 colher de azeite de oliva
– Hidratante corporal

FAZ ASSIM:
– Esquente a água em uma panela, ou pegue água bem quente do chuveiro e coloque em um recipiente grande que caiba os seus pés.
– Mergulhe os pés na água quente e deixe-os submersos por alguns minutos!
– Retire os pés da água e seque com uma toalha;
– Misture o meio copo de açúcar com o azeite e cerca de 4 colheres de sopa de hidratante e aplique na região dos calcanhares, massageando bem com movimentos circulares e com pressão moderada.
– Deixe a mistura agir por alguns minutos e enxague os pés com água fria para não retirar toda a oleosidade. Seque com uma toalha e calce a sandália!

Pronto, a aparência do seu pé já terá melhorado bastante, mas se você quiser manter esse cuidado, basta repetir a operação toda semana e pelo menos duas vezes na semana dormir com o pé bem hidratado e com meias! Durante o banho, lave os pés com uma bucha vegetal, e quando estiverem secos aplique um hidratante corporal à base de manteiga de karité.

http://dicasetruquesonline.com.br/

Dicas Para Acabar Com A Caspa

A caspa é um problema que surge frequentemente em pessoas de todas as idades. E, segundo a opinião dos dermatologistas quase toda a gente a tem em maior ou menor grau. 
Os problemas relacionadas com ela são a comichão na cabeça que se torna bastante desagradável bem como inestética à vista. 

Pode ser considerada uma doença, chamada dermatite seborreica, se o couro cabeludo estiver irritado, com descamação abundante e manchas avermelhadas, ao longo do pescoço. Neste caso torna-se imprescindível ir ao médico para fazer medicação adequada. 
No dia-a dia, não se deve ignorar a caspa, nem muito menos coçar a cabeça. Este gesto, se repetido pode provocar ferimentos na cabeça e acabar numa infeção. 

Para minimizar o desconforto da caspa e acabar com ela deve: 

lavar-se com frequência o cabelo, todos os dias se necessário, para controlar melhor a caspa, com um champô suave. 
A caspa é frequentemente provocada devido a um couro cabeludo demasiado oleoso, por isso se deve usar champô diluido em água destilada, para ficar mais suave. 

Se ela persistir com champô suave deve mudar-se para um anticaspa, que contenha sulfureto de selénio ou zinco, que atuam eficazmente e atrasam a multiplicação das células do couro cabeludo. Os champõs de enxofre e ácido salicílico libertam as escamas e os antibacterianos reduzem as hipóteses de infeção. Aqueles que contêm alcatrão atrasam o crescimento das células. 

Se a caspa for intensa o ideal é usar alcatrão, no entanto deve deixar-se atuar o champô por cinco ou dez minutos. O seu cheiro é um pouco intenso mas atualmente já existem alguns mais agradáveis. 
Se os champõs forem demasiado agressivos para o tipo de cabelo, deve alternar-se com um mais suave. 

O importante para o champõ surtir efeito é aplicar sempre duas camadas, ou seja pode colocar-se uma camada quando se entra no duche e a outra no final. Depois é só retirar com muita água para não deixar resíduos. 

Há quem goste de colocar uma touca e deixar o champô, mais tempo no cabelo molhado. Claro que é uma boa opção, para curar mais rápido. 
Contudo os champôs podem não ser tão bons para algumas pessoas. O ideal é experimentar primeiro e se não fizer efeito mudar para outro. O ato de massajar suavemente o couro cabeludo, quando se aplca o champõ é benéfico, pois ajuda a soltar as películas mais graves da caspa. 

Para além destes cuidados deve ainda usar-se tomilho em infusão com frequência. Depois de o ferver em água, deve deitar-se a mistura no cabelo molhado e lavado. 
Por vezes os champõs anticaspa são um pouco agressivos e por isso deve também usar-se um amaciador para neutralizar o seu efeito.Pode ainda optar-se por um óleo suave, tapando com uma touca durante trinta minutos. 

O sol é cnsiderado bom para a caspa, de modo que uma ligeira exposição de luz ultravioleta direta tem um efeito anti-inflamatório em peles com escamas. A tendência é para a caspa melhorar no verão.

As emoções também desencadeiam e agravam as condições da pele, tal como a caspa e dermatites. O ideal é eliminar o stress e fazer exercícios físicos para acalmar.
Quem sofre deste problema com frequência deve investir em produtos benéficos, eliminar os nervos e emoções e apanhar uns raios de sol.

http://www.ruadireita.com/beleza/info/dicas-para-acabar-com-a-caspa/#ixzz3Iu78RnfZ

Cada Dia Um Aprendizado.

Cada Dia Um Aprendizado.

1 suicidiodownload (3)Cada Dia Um Aprendizado
(Reynollds Augusto)
 Leitor, Deus não repete e nenhum dia é igual ao outro.
 Hoje foi um dia de estágio, de boas conversas, de resignificação. A vida é um imenso campo de aprendizado. Hora estamos em cima, hora estamos em baixo.  E nessa gangorra que não cessa, vamos aprendendo, experimentando, vivendo , sofrendo e sorrindo.
 A grande besteira é querer se matar, principalmente porque o espírito não morre. Esse segue com mais comprometimento.
 Na verdade, quando queremos dar cabo a vida, o nosso pensamento não é de aniquilação, mas sim de livrar-se das dificuldades, que parecem duras, mas que é , de fato,  um fardo que pode ser suportado, pois Deus não dá fardos pesados a ombros que não possam suportar.
Quem disse isso foi J.C. Jesus Cristo. O espírito mais evoluído que apareceu por essas bandas para dar o seu recado e, apesar, de ter passado um pouco mais de dois mil anos de sua vinda por essas bandas, ainda estamos na letra “A”, do alfabeto. Somos analfabetos espirituais e tateamos cegos, presos, as ilusões que distraem.
Tem muita gente distraída.
 A ligação mental com o alto é importante. Precisamos recarregar as baterias, pois viver e conviver nesse mundo de ilusões não é mole. A oração é meio seguro para o revigoramento e “enquanto sofremos” Deus, amiga, providencia o auxílio.  Tudo passa. Fica a lição.
Já estamos todos “condenados à morte”. Quando nascemos, começamos a morrer. O minicurso aqui é ligeiro. Não adianta antecipar a volta, senão teremos que “repetir de ano” e com mais dificuldades.  
 Todos nós somos herdeiros de nós mesmos. Mas é preciso olhar para frente, pois o horizonte nos chama ás grande conquistas.  Tudo que passamos são ferramentas para um encontro como “eu”, longe das amarras do ego.
O tema de hoje nosso encontro quinzenal, no FILOSOFIA ESPÍRITA, foi acomodação. E ela á uma das maiores inimigas do ser humano. “Irmã da indiferença, aparentada com a preguiça”, nos enraíza em estados mórbidos. Ela nos tira do ritmo da vida, nos impelindo á estagnação.  
Precisamos oxigenar a mente com ideais nobres para mudar a maneira de pensar e de agir negativamente.  É preciso ver as coisas com a ótica da consciência, da espiritualidade. Cada momento é um instante único e precisamos com cada lágrima e cada sorriso encarar a experiência como instrumentos de evolução, de aprimoramento, de “salvação”, como dizem as religiões tradicionais.
 JUÍZO!
SOMOS IMORTAIS.
 PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AÉCIO PERDE AÇÃO CONTRA JANDIRA NO SUPREMO


Senador tucano foi ao STF pedir explicações sobre publicação da deputada no Twitter; os ministros, no entanto, consideraram a ação inviável, uma vez que interpelação judicial só se justifica quando há situações de equivocidade, ambiguidade ou dubiedade, o que não é o caso; o texto divulgado por Jandira Feghali (PCdoB) em maio deste ano ligava o senador a um helicóptero que foi apreendido com 450 kg de cocaína no Espírito Santo há cerca de dois anos; "Aécio, o Brasil precisa saber de um HELICÓPTERO repleto de drogas", postou

Conjur - A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal manteve decisão que julgou inadmissível a interpelação judicial apresentada pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) contra Jandira Feghali (PCdoB-RJ).

O tucano pedia explicações por causa de uma publicação da deputada no Twitter. De acordo com o colegiado, a interpelação judicial só se justifica quando ocorrentes situações de equivocidade, ambiguidade ou dubiedade, o que não é o caso.

O texto divulgado pela deputada ligava o senador a um helicóptero que foi apreendido com drogas no interior do Espírito Santo há cerca de dois anos. Segundo o tucano, a frase comporta interpretações diversas, podendo, conforme a convicção de cada pessoa, especialmente da própria deputada, significar a prática de crimes contra a honra do senador. 

Em seu voto, o ministro Celso de Mello verificou a ausência de interesse processual de Aécio Neves em razão de inexistir qualquer dúvida quanto ao real destinatário da manifestação atribuída à deputada federal.

Requisitos
Em seu voto, o relator destacou os pressupostos e a função instrumental da interpelação judicial (Código Penal, artigo 144) demonstrando, entre outros fundamentos, ser a mesma cabível em quaisquer das modalidades de crimes contra a honra; estar sujeita à discricionariedade do ofendido, o qual poderá ajuizar, desde logo, a pertinente ação principal.

O ministro registou ainda que o comportamento de Jandira está protegido pela garantia da imunidade parlamentar material (artigo 53 da Constituição), e que a prática de atos, pela congressista, em função do seu mandato parlamentar, mesmo que territorialmente efetivados em âmbito extraparlamentar, como no caso, está igualmente protegida pela norma constitucional em questão. Assim, a 2ª Turma, por votação unânime, negou provimento ao recurso de agravo do senador, nos termos do voto do relator. Com informações da Assessoria de Imprensa do STF.

Clique aqui para ler a ementa da AC 3.883.

HCI de Itaporanga enfrenta o HCP de de João Pessoa pelo Campeonato Paraibano de Handebol neste final de semana


Um duelo de líderes está marcado para este fim de semana pelo Campeonato Paraibano de Handebol. As equipes da HCI, de Itaporanga, e HCP, de João Pessoa, se enfrentam em duas partidas, ambas na cidade sertaneja de Itaporanga, em confronto decisivo para as duas equipes, que brigam pelas primeiras posições na tabela de classificação da competição estadual. Os jogos vão acontecer no Ginásio Madrugão.

Na equipe itaporanguense, o detalhe que chama a atenção é que todos os atletas são da própria e, com a base local, o time vem se mantendo invicto na disputa. Faltando apenas três rodadas para o fim da fase de classificação, HCI e HCP farão o duelo que decide quem avança na primeira colocação.

O Campeonato Paraibano de Handebol vem sendo disputado por oito equipes (HCI, HCP, AABB/ Master-JP, Campinense, Grêmio Cief, Novo Horizonte, FHC e Tigres-Jacaraú). As equipes se enfrentam, todas contra todas, em turno e returno, onde no final as quatro melhores colocadas se classificam para a fase decisiva. 

GloboEsporte.com/pb

MULHER DE 40: Fernanda Lima exibe corpo enxuto de biquíni aos 38 e alerta: ‘A gravidade age’

Apresentadora confessa que está tomando mais cuidados com o corpo: ‘Quero chegar lá inteligente, bem informada e consciente de que a juventude é finita’.

Mesmo sendo dona de um corpo escultural, Fernanda Lima admite que, aos 38 anos, já se preocupa com a gravidade e toma os devidos cuidados para manter a forma. “Depois dos 35 anos, percebi que não posso fugir dela. Não adianta: a gravidade age sobre todo mundo. Quanto mais tonificar, mais fácil será segurar a onda”, disse ela em entrevista à revista “Boa Forma” deste mês.

A apresentadora, que mudou o visual e agora exibe o cabelo mais curtinho, revelou ainda que não está completamente satisfeita com o corpo: “A meta é segurar a coluna e melhorar um pouco a minha barriga porque, daqui a dois anos, faço 40. E depois 45, 50… Não dá para trocar de pele, né? É com esse corpinho que eu vou até o fim. Quero chegar lá bem inteligente, bem informada e consciente de que a juventude é finita”.

Casada com Rodrigo Hilbert, apresentador de um programa de culinária no canal GNT, Fernanda Lima não gosta de cozinhar por causa das “gongadas” que recebe do marido, mas nem por isso ela dispensa a qualidade na hora de se alimentar. “O truque é você comer bem alimentos de verdade e o que é mais gordinho em pouca quantidade, aí não precisa passar vontade”, disse ela, confessando ainda que essa disciplina permite que ela coma umas besteirinhas de vez em quando: “Dez batatinhas não vão mudar nada na minha vida, entendeu?”

De férias desde o final do reality show musical “SuperStar”, da Globo, Fernanda volta à TV em janeiro, na nova temporada do “Amor & Sexo”, que terá novo horário, nas noites de sábado. Apresentando looks ousados e glamurosos na atração, a artista garante que tudo isso fica dentro do estúdio. “Encarno um personagem. Mas quando desligam a câmera, volto a ser um bicho do mato. Ando bem ruinzinha de roupa… Meu irmão que fala: ‘Você está sempre rasgada aqui, ó!’ (apontando para parte de trás da gola da camisa). É que a primeira coisa que faço é cortar a etiqueta da peça. Não tenho nem a manha de pegar uma tesoura”, contou ela, bem-humorada.

(Por Mariana Mastrangelo) - http://www.purepeople.com.br/

Dias contados em Piancó para novo colapso; e em Conceição, açude caí para o seu pior nível

Por Redação da Folha – Em menos de duas semanas, a cidade de Piancó poderá ficar sem águas nas torneiras novamente. O problema é que a lagoa de captação da Cagepa esta prestes a secar outra vez, segundo fones da própria Cagepa local.

Depois da queda do nível do açude de Coremas, a lagoa de captação secou e precisoui ser enchida pelas águas do açude do Buiú, que fica no município de Olho D’água, mas a água está se acabando e, em pouco tempo, a cidade sofrerá um novo colapso em seu abastecimento. “Como o governo não se preparou para o problema, porque certamente esperava que chovesse, não sei de onde vamos tirar água, porque não sei se será possível abrir as comportas do Buiú novamente”, lamentou o vereador Neguinho Marinheiro.

O parlamentar mirim também lamentou que, apesar de Piancó ter passado mais de 40 dias sem água nas torneiras e hoje se encontrar novamente na iminência de um novo colapso, a Cagepa está fazendo uma cobrança duplicada à população, um desrespeito ao Código do Consumidor: “as pessoas estão recebendo dois talões, e isso é um absurdo, pagar sem ter consumido, enquanto isso o prefeito e o governador dele nada fazem”, comentou o parlamentar mirim, que requereu uma adutora de engate rápido para garantir o abastecimento da cidade com água de Coremas, "mas o governo não quer saber de Piancó".

Conceição – O abastecimento urbano de Conceição também caminha para um colapso se não chover nos próximos dois meses. Conforme o órgão de gestão das águas do estado, o volume do açude que abastece a cidade caiu para 10%, o que presenta apenas 1,2 milhão de metros cúbicos d’água, o pior nível da história do reservatório.

O Governo do Estado chegou a anunciar uma adutora de engate rápido para abastecer a cidade conceiçãoense através do açude de Condado, que ainda tem 6,7 milhões de metros cúbicos d’água, mas a obra não saiu do papel, a exemplo do que ocorre também em Itaporanga, onde, na última plenária do Orçamento Democrático, a ordem de serviço para a adutora Nova Olinda/Pedra Branca/Itaporanga foi assinada, mas nada foi concretizado.

Em pouco tempo, as três principais cidades do Vale (Itaporanga, Conceição e Piancó) poderão ficar sem uma gota d’água em suas torneiras. Foto: em Itaporana, morador leva água do centro da cidade para o bairro Balduino de Carvalho, onde a água já não chega há muito tempo.

20ª Romaria ao Cristo Rei acontecerá no dia 22, em Itaporanga


Milhares de católicos de toda a região são esperados para participar da 20ª Romaria ao Cristo Rei, um dos maiores monumentos religiosos do país, na serra do Recanto, no próximo dia 22 de novembro, em Itaporanga (PB).

Conforme a programação elaborada pela paróquia local, os romeiros participarão da alvorada festiva às 4h da manhã e seguirão da frente da Igreja Matriz, em caminhada de encontro ao Cristo Rei.

Hora do Vale

Saúde já registrou 1.190 mortes por diabetes este ano na Paraíba


Na Paraíba, este ano, já foram registrados 1.190 óbitos, em decorrência da diabetes. Nos dois últimos anos esse número foi ainda maior.

A doença foi responsável por 1.807 mortes em 2013 e 1.786 em 2014. Diante do problema, o Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida, revelou que uma média de 210.526 pessoas têm diabetes, o que representa cerca de 5,3% da população do Estado.

Só no município de João Pessoa, a estimativa é que 37.197 pessoenses tenham diabetes, ou seja, 4,7% da população. Os dados são do Ministério da Saúde, baseado no Pacto pela Vida. 

Visando conscientizar a população e realizar exames preventivos e de diagnóstico, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) vai promover na manhã de hoje, das 8h30 às 12h, uma programação especial, no Ponto de Cem Réis, no Centro de João Pessoa. As ações acontecem em parceria com os hospitais públicos e uma instituição privada de ensino. 

Entre os serviços disponibilizados gratuitamente para a população, haverá avaliação dos ‘pés do diabético’, orientações sobre os cuidados com os pés e a saúde bucal, teste de glicemia capilar, verificação de pressão arterial, avaliação antropométrica, orientação

Adolescente envolvida em tentativa de homicídio em Itaporanga é mandada para longe

Por Redação da Folha – Somente uma das duas irmãs gêmeas, de 17 anos, apreendidas na noite da última quarta-feira, 11, por envolvimento em uma confusão que terminou com um homossexual esfaqueado, foi responsabilizada pelo ato infracional e a Justiça de Itaporanga determinou sua internação. A outra adolescente, que acompanhava a irmã, apenas tentou apartar a briga, segundo o que se apurou, e foi liberada depois de ouvida pelo delegado José Pereira, que investiga o caso.

A jovem com o nome de inicial C., que é mãe de uma menina, confessou ter esfaqueado Cícero Gomes da Silva, de 38 anos, mas disse que apenas reagiu às provocações lançadas pela vítima, que teria ficado enciumada por causa da conversa das duas irmãs com um rapaz. A menor disse que estava em um bar, localizado nas proximidades da rodoviária, quando teria sido provocada. “Ele provocou eu e minha irmã, atirou um copo nos pés da gente e, instantes depois, partiu para mim, então eu tive que reagir: peguei uma faca que estava na mesa e furei ele e a amiga dele, que também me bateu”, comentou a adolescente. Embora a PM tenha apreendido duas facas de mesa no local do fato, apenas uma foi utilizada no delito e, somente, por uma das irmãs, conforme apurou o delegado, que ainda vai ouvir a versão da vítima e também o dono do bar.

A adolescente vai cumprir medida socioeducativa em um centro de recuperação para menores infratores em João Pessoa por falta de casas de acolhimento de meninas em conflito com a lei no Sertão, o que é uma grave omissão do governo estadual, que tem obrigação de garantir esse espaço, mas negligencia. “O que me deixa mais triste é ter que me separar de minha filha”, comentou ela, que é mãe de uma menina de 2 anos e 7 meses, que ficará com a avó materna. A família vive em um local chamado Beco do Mandaú, centro de Itaporanga, e tem um histórico de sofrimento e vulnerabilidade.

A adolescente foi levada para João Pessoa na manhã desta sexta-feira, 13, e ficará quase 500 quilômetros distantes da família e da filha pequena, o que é um desrespeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, conforme o próprio código. O último abraço entre mãe e filha ocorreu instante antes da viagem, dentro do xadrez da delegacia de Itaporanga, onde a jovem passou 35 horas. Ela ainda não tem advogado.

Quanto à vítima, Cícero permanece internado no hospital regional de Patos, mas seu quadro clínico é bom, apesar das duas perfurações sofridas. Ele reside com a mãe no conjunto Chagas Soares e é uma figura muito conhecida na cidade. A outra vítima que também ficou ferida durante a briga não precisou de internamento hospitalar por se tratar de uma lesão leve em um dos seus braços. Foto: momento que mãe e filha, separadas por grade, abraçam-se: lágrimas de despedida.

Vereador indica Projeto de Lei que dispõe sobre Programa Orientação sobre Síndrome de Down


O vereador Dedé de Lula (PP) protocolou na Câmara Municipal de Nova Olinda, projeto de lei que dispõe sobre síndrome de down e o programa municipal de orientação sobre síndrome de down para profissionais das áreas de saúde e educação no município.

A propositura visa instituir um conjunto de ações do poder público e da sociedade voltados para a compreensão, apoio, educação, saúde, qualidade de vida, trabalho e combate ao preconceito, com relação às pessoas com síndrome de down, seus familiares, educadores e agentes de saúde.

“A intenção é criar condições de orientação às famílias e profissionais envolvidas, evitando-se o preconceito gerado pela desinformação, de modo que todos saibam lidar com a questão, mas antes de tudo com a vida humana relacionada, que apresenta potencial de desenvolvimento, aprendizagem e inserção no seio da família e da sociedade”, enfatizou o parlamentar.

Ele inda ressalta que tem uma filha com Down, e viu a necessidade de apresentar esse projeto.

O vereador espera que os demais aprove esse PL que vai beneficiar as pessoas que tem a síndrome de down, que são em torno de 50 no município de Nova Olinda.

Assessoria

Aos 23 anos, filha de ex-prefeito conclui o curso de medicina


A jovem de 23 anos, Raissa Nery de Luna Leite, filha do médico psiquiatra e ex-prefeito da cidade de Conceição (PB), Rômulo Antonio e da pediatra Nélia Neri, concluiu o curso de medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba.

A colação de Grau ocorreu na noite desta quinta-feira (12), no teatro Paulo Pontes, localizado no Espaço Cultural, em João Pessoa.

A história de Raissa Nery se confunde com a história de milhares de outras jovens, que seguem a mesma profissão dos seus pais.

Ela iniciou seus estudos no Instituto João Siqueira de Figueiredo. Depois passou pelo Colégio João Herman, ambos na cidade de Conceição. Posteriormente, a jovem seguiu para a cidade de João Pessoa, onde concluiu o ensino médio no Colégio Lourdinas, para depois ingressar no curso de medicina, dando início assim na mesma trajetória do seu pai.

E, pela maneira como percorreu todos os caminhos como muita dedicação, a qualidade humana dela vai além do diploma médica, o que tornará decisivo para o seu futuro de sucesso dentro dessa área de salvar vidas.

Gilberto Angelo do VPN

Prefeitura de Itaporanga deixa de apoiar o FICA e sua 5ª Edição não é realizada


Há exatos cinco anos, em um sábado 12 de novembro de 2011, pusemos em pratica uma experiência feita no aniversario da cidade, dia em que comemoramos nossa instalação, em 2016, no governo do saudoso Antônio Porcino Sobrinho, que deu certo e juntando meu esforço e o patrocínio total de Porcino, conseguimos realizar em praça pública a primeira edição do Festival Itaporanguense de Cultura e Arte, que era primeira e única vitrine dos artistas da terra.

A ideia era tão boa e a vontade minha e do patrocinador era tanta que o Fica estava programado para um dia e fizemos dois, volto a repetir com o patrocínio exclusivo do Senhor Antônio Porcino.

Já na segunda edição do evento, aproveitando o feriadão, o FICA se estendeu durante quatro dias, foram quase cinquenta atrações, até banda de Cabaça (Pifeiros), tivemos. Teatro, Mágica, Cantadores, Danças e nossa música autoral, foi o que divulgamos, e a festa foi patrocinada por pessoas e comerciantes a exemplo de Divaldo Dantas e Popô. Berguim era candidato, e junto com Rosildo, olheiro da Secretaria de Cultura, prometeram e chegaram a dizer que o Fica não era mais só de Itaporanga, era do estado, era de todos nós, iria pois ficar no calendário de eventos de Itaporanga.

Chega o 3º FICA, mesmo comprometido por um AVC, assim mesmo, com todas as dificuldades, contra a vontade de muitos amigos, o festival foi realizado. A prefeitura ajudou, em parte, dando com uma mão e tirando com a outra. Tive que pagar os impostos, o que na época me custou quase R$ 3.000,00, que paguei do bolso.

Ano passado com muita má vontade, na semana da festa ainda não tinham contratado nada. Depois que fui pra rádio, dizer do descaso do poder público com os artistas da terra, na quarta-feira, a mulher do prefeito, vendo que ia respingar no nome do marido, de ultima hora contrata som e palco. E, Senhor Presidente, senhores Veradores, o homenageado era Audinete, grande figura humana, irmão do prefeito.

Este ano, a mais de quinze dias que telefono e procuro o prefeito, não consegui contato com ele, falei com a primeira dama, pra ele pelo menos atender meus telefonemas, nada... Falei com sua Chefe de Gabinete, em vão. Comuniquei ao secretário de planejamento e ao assessor jurídico, por sinal presidente da Alcaita e não surtiu efeito nenhum.

Venho tornar público, o descaso com a nossa cultura, com os nossos talentos, e vocês todos se lembram que, no beco de Zequinha Moura, chamado de Rua da Cultura, em outros governos, mais já houve até palco alternativo para o “povo de casa”. Nada disso tem mais. Acabou. Resta aos nossos jovens uma proliferação de bares e drogas, de jogatina que é proibido por lei no Brasil, mais em plena Getúlio Vargas, no canteiro Central, temos uma banca de jogo, que todos vêem, menos a polícia e os poderes públicos.

É inadmissível, chega a ser imoral, que no ano que Itaporanga completa seu sesquicentenário, seus artistas, seus filhos, seus talentos, já que não podem fazer parte de grandes festas, como aniversário da cidade e São Pedro, percam o único local e a única oportunidade de mostrar seu talento.

Pelo palco do FICA passaram artista como Bebé de Natércio, seu irmão Merlânio Maia, o grande Azeitona do Trobone, George Carneiro, Nilton Mendes e tantos outros, e, volto a dizer, no ano que completamos nossos 150 anos, é completamente inadmissível que a prefeitura tenha um gastu superior a um milhão, em suas duas principais festas e não disponha de dez mil cruzeiros para bancar uma festa, que é a festa de confraternização dos seus filhos que tem um dom artístico.



Quiseram bancar esta edição do FICA, recebi proposta de dois pre-candidatos, mas resolvi não mistura o evento com política, pois era dever da prefeitura patrocinar o evento em que participam todos os artistas da terra, sem distinção.

Mais espero e tenho fez em Deus, que um dia aparecerá um gestor que dê o verdadeiro valor a Cultura e aos Artistas de nossa terra, já que são discriminados até no aniversário da cidade.

www.portaldovale.net

Capotamento é registrado em área rural de Aguiar


Um carro capotou por volta das 10h desta quinta-feira (12) na Rodovia PB-366, trecho que dá acesso ao sítio Riacho Verde, município de Aguiar, no Vale do Piancó.

O condutor do veículo que saiu ileso, foi identificado como sendo um menor de idade, de apelido "Kacá", 14 anos.

Acidente no Vale do Piancó

Segundo testemunhas, o garoto trafegava em alta velocidade quando perdeu o controle da direção e por pouco não causou uma tragédia.

Radar Sertanejo

Ex de Romário, modelo transexual posa seminua e exibe corpão escultural

Thalita Zampirolli fez ensaio sensual com o corpo coberto apenas por cristais

Rio – Thalita Zampirolli posou “vestida” apenas por cristais colados ao corpo num ensaiosensualpara o fotógrafo Rafael Antonio. A modelo transexual exibiu o corpo escultural e ostentou sua cinturinha fina:”Estou com 62 de cintura equerochegar aos 58, afamosacinturinha de pilão!”, disse Thalita que também já ganha espaço como funkeira. “Estou pronta para os palcos e meu show já está pronto. Vou surpreender!”, avisa.


IG

Presidente da Câmara de Itaporanga lança desafios ao prefeito em resposta a críticas do gestor

Por Redação da Folha – Na sessão da Câmara de Itaporanga na noite dessa quinta-feira, 12, o presidente do legislativo, Neném de Adailton, lançou alguns desafios ao prefeito da cidade em resposta a uma nota publicada pelo gestor municipal com críticas e questionamentos ao parlamentar mirim, que, na reunião anterior, havia pedido a renúncia do chefe do executivo em face da falta de ação municipal relacionada à grave problemática da água.

Em fala no final da sessão, Neném disse que renunciaria ao seu salário de 9 mil reais se o prefeito também renunciasse o dele, o que somaria mais de 20 mil, valor que seria empregado na construção de poços para atender as comunidades sem água. “O prefeito disse que havia reduzido seu salário e o dos secretários, mas ninguém ver o resultado dessa redução, então eu desafio ele a renunciar seu salário e eu renuncio o meu”, comentou o vereador-presidente.

Um outro desafio lançado por Neném diz respeito à sucessão municipal do próximo ano: “se o prefeito retirar sua pré-candidatura à reeleição, eu também retiro a minha pré-candidatura a prefeito. E faço esse desafio para mostrar que não sou movido por interesses políticos, como ele tenta passar na nota”.

Conforme ainda afirmou o presidente, diferentemente do que disse o prefeito, “eu faço sim com relação ao problema hídrico, porque hoje abasteço um loteamento com centenas de famílias através de dois poços que perfurei do meu próprio bolso, mas quem tem obrigação de fazer é ele que é o chefe do executivo”, disse o vereador. Ainda em resposta ao prefeito, Neném disse que não partiu dele a indicação do seu irmão para a Secretaria Municipal de Urbanismo. “Eu já pedi várias vezes ao meu irmão que deixasse essa barca furada, mas se ele quer permanecer, e, assim, não posso fazer nada”, disse.

Sobre a vice-direção de uma escola municipal ocupada por sua esposa, o presidente da Câmara respondeu que o cargo foi proveniente de um entendimento entre os próprios professores, não sendo resultado de qualquer influência política. “Ela era diretora e renunciou ao cargo, então houve um entendimento para que ela ficasse na vice e ficou”, disse Neném, que abriu a sessão mostrando todos os gastos da Câmara, o que faz mensalmente para garantir a transparência do legislativo, conforme ele.

Matérias aprovadas: na mesma sessão, foram aprovados vários requerimentos e um projeto de decreto legislativo da vereadora Isabelle Mendes, que concede título de Cidadania Itaporanaguense à médica anestesista Thaís Bezerra Ventura, que é natural de João Pessoa e filha do médico Zé Bezerra, que há décadas atua em Itaporanga.

Também foram aprovados dois requerimentos do vereador Jailson de Zeca: um deles solicita dos órgãos competentes a instação de redutores de velocidade, sinalização e sonorizadores em trecho da rodovia estadual 372 que cruza o loteamento Adailton Soares, como meio de evitar novos acidentes. O outro requerimento do parlamentar mirim pede uma audiência pública para discutir a utilização das máquinas do PAC, pois, conforme ele, há muitas queixas de trabalhadores rurais que não estão tendo acesso a esse maquinário destinado ao município pelo Governo Federal para servir exclusivamente ao homem do campo.

A Câmara também aprovou um requerimento do vereador Ubiramar Pita relacionado ao concurso público que a Prefeitura vai realizar. O parlamentar mirim quer que todas as provas do certame sejam assinadas pelo promotor de Justiça como meio de garantir a lisura do concurso, e anunciou que está preparando um projeto que vai garantir ainda mais segurança ao certame, que pretende admitir ao serviço público cerca de 140 servidores.

Um outro requerimento, este apresentado pelo vereador Ricardo Pinto e subscrito por vários dos seus pares, pede ao município e ao DER a recuperação da estrada que liga a cidade à Fazenda Veludo, especialmente um trecho onde houve a destruição de uma passagem molhada, o que dificulta o tráfego de veículos e poderá ficar impraticável no período chuvoso.

No lugar de trabalho, palavrões no plenário da Câmara de João Pessoa

Após um requerimento da oposição ser desclassificado pelo bloco governista, bate-boca e ânimos exaltados deram o tom da sessão.

LARISSA CLARO

A sessão de ontem da Câmara Municipal de João Pessoa mostrou mais uma vez que já passou da hora de fazer o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa funcionar. Depois de mais um requerimento da oposição com pedido de informação ao Executivo ser desclassificado pelo bloco governista, bate-boca e ânimos exaltados deram o tom da sessão, que registrou até palavrões não captados pelos microfones. Tudo começou com o requerimento do líder da oposição, Raoni Mendes, em que pedia ao Executivo a lista das 70 obras inauguradas pela prefeitura de janeiro a dezembro deste ano.

Depois de iniciada a votação, o autor da propositura pediu verificação de quórum e retirou a matéria de pauta, mas a ação consentida pelo vice-presidente Zezinho do Botafogo (PSB) desagradou o vereador Benilton Lucena, primeiro secretário da Mesa. Ele argumentou que o regimento não permite a retirada de pauta após iniciada a votação. Raoni também usou o regimento para contra-argumentar e defendeu que a votação precisa de quórum mínimo de 14. Como a sessão foi esvaziada durante a discussão da matéria, Raoni pediu verificação de quórum e constatou que só havia 11 parlamentares em plenário.

Durante a discussão da matéria, alguns vereadores se exaltaram. Benilton acusou Raoni de chamar a Mesa Diretora de mentirosa. O líder da oposição negou e disse que Benilton “estaria assumindo a carapuça”. A situação questionou o prazo estabelecido no requerimento para a entrega das obras anunciadas por Cartaxo e então Raoni tirou de pauta para modificar o trecho “de maio a dezembro” para de “janeiro a dezembro”. 

Em outro momento da sessão, o líder da oposição usou a tribuna para acusar a prefeitura de não pagar artistas, a Energisa e atrasar a entrega de óculos. O líder governista, irritado com as acusações, acabou deixando escapar alguns palavrões que, embora tenham sido

Desastrada gestão do Conde leva Tambaba a ser excluída de rankings internacionais


Marcos Maivado Marinho

A assertiva de que nunca algo é tão ruim que não possa vir a ser piorado, e que na caótica administração da prefeita Tatiana Correa (PTdoB), no Conde, acabou virando prática do dia-a-dia, acaba de  produzir um desastre cuja proporção só não chega a ser maior do que a pobreza de espírito da destrambelhada gestora.

O que poderia parecer impossível virou realidade: segundo destino turístico mais procurado da Paraíba, só perdendo para o farol do Cabo Branco - ponto mais oriental das Américas -, Tambaba, paraíso de naturistas de todo o planeta, de repente saiu do ranking internacional e não figura mais entre as 10 praias do mundo onde a nudez é legalmente praticada.

A confirmação dessa vergonha para o trade turístico paraibano acaba de ser veiculada no portal ‘Time Out’, especializado em apontar, como guia para agentes de viagens, os melhores destinos do mundo.

Até mesmo a Federação Internacional de Naturismo (International Naturist Federation) excluiu Tambaba da lista das 10, que são as seguintes:

Remédio caseiro para ácido úrico


Tatiana Zanin (Nutricionista)

Um excelente remédio caseiro para controlar o ácido úrico é a beterraba e o limão porque possuem água e substâncias que ajudam a diminuir a concentração de ácido úrico no sangue.

A dieta para o ácido úrico envolve também não ingerir alimentos que promovem maior produção de ácido úrico, como a carne vermelha, fígado, rins, embutidos, frutos do mar, feijão, ervilha, lentilha, grão de bico ou soja, assim como açúcar refinado, bebidas alcoólicas, ovos e doces em geral

Remédio caseiro para ácido úrico com beterraba
Remédio caseiro para ácido úrico com limão
Remédio caseiro para ácido úrico com beterraba

Um excelente remédio caseiro para o ácido úrico é o suco combinado de beterraba, cenoura, pepino e agrião. Os ingredientes destes suco possuem propriedades que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo, podendo ser um ótimo complemento terapêutico para gota e artrite.

Ingredientes
80 g de beterraba
80 g de cenoura
80 g de pepino
20 g de agrião
Modo de preparo

Passe cada um dos ingredientes pela centrífuga e beba o suco logo a seguir, para que não perca suas propriedades medicinais. Tome diariamente esse concentrado de nutrientes pela manhã, em jejum, e após 3 semanas repita a análise ao sangue para verificar o efeito sobre a redução do ácido úrico.

Remédio caseiro para ácido úrico com limão
Outro remédio caseiro para ácido úrico é o suco de limão com cenoura e agrião, que pode ser usado em alternativa ao primeiro apresentado.

Ingredientes
1/2 xícara de folhas de agrião
2 colheres de sopa de cenoura ralada
Suco de 1 limão
1 colheres de sopa de mel
Modo de preparo

Numa tigela, amasse as folhas de agrião, misture com a cenoura, o suco de limão e o mel. Cubra com um pano e deixe descansar por 6 horas. Coe, espremendo bem, e tome 1 colher de sopa a cada 5 horas.

http://www.tuasaude.com/