sábado, 19 de setembro de 2015

População de Igaracy participa de sepultamento dos agricultores vítimas de homicídio

Cícero Pompeu da Costa, 35 anos e Pedro Candido Alencar, 79 anos foram sepultados na tarde desta sexta-feira (18) na cidade de Igaracy (PB).

Ambos foram assassinados na tarde de quinta-feira (17) no Sítio Macaco, na divisa entre os municípios de Igaracy e Itaporanga, no Vale do Piancó.

Centenas de pessoas acompanharam o cortejo pelas ruas da cidade, a população surpresa com o acontecido se comoveu e ficou chocada, já que Cícero e Pedro não tinham aparentemente nenhuma intriga ou inimizade.

A polícia continua as investigações para tentar resolver o caso.


Hugo Igaracy

Folha destaca desfiliação de Cartaxo e pedidos de Adriano Galdino à Dilma

Planejada como uma estratégia para reverter sua queda de popularidade, a série de viagens que a presidente Dilma Rousseff faz pelo Nordeste desde agosto ainda não trouxe os resultados esperados pela petista, na avaliação do jornal Folha de São Paulo.

A maratona já incluiu 6 dos 9 Estados da região que deu à petista 72% dos votos no segundo turno de 2014.

O jornal ressalta que além de conversas com gestores, a presidenta tem ouvido muito apelo dos empresários e outras categorias

Políticos também aproveitam as agendas presidenciais para fazer cobranças, nem sempre atendidas. Em Campina Grande (PB), o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), entregou a Dilma um “voto de apelo” para a liberação de recursos para obras contra a seca – com apoio de deputados da Paraíba, do Rio Grande do Norte e de Pernambuco.

“Os recursos do governo federal estão sendo repassados a conta-gotas”, afirma. Na Paraíba, 88% dos municípios estão em estado de calamidade por causa da estiagem. Segundo Galdino, Dilma autorizou a entrega de um equipamento para perfurar poços, mas não deu prazo para a liberação de recursos.

As viagens frustraram até mesmo governadores aliados, como Rui Costa (PT), na Bahia. As equipes dele e do prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), esperavam anúncios de verbas para obras de VLT, BRT e contenção de encostas. Nada se concretizou.

Nesta quinta (17), o PT ainda perdeu o único prefeito de uma capital do NE, Luciano Cartaxo, que anunciou ida para o PSD em João Pessoa.

Outra dificuldade tem sido recuperar a confiança do empresariado, um dos objetivos das viagens. No Piauí, Dilma ouviu críticas ao aumento de impostos e cobranças por recursos para obras paradas, como a duplicação da BR-343.

Nesse cenário, em busca da agenda positiva, Dilma e sua comitiva de ministros têm aproveitado as viagens para defender o mandato da petista e destacar programas do governo federal, como Bolsa Família, Mais Médicos e Pronatec. São acompanhados por plateias favoráveis à petista, com declarações de amor à presidente e gritos de “não vai ter golpe”.

Com informações do Jornal Folha de São Paulo

Funcionários da prefeitura cobram salários atrasados durante audiência pública, em Piancó

Sindicalistas, servidores municipais, advogados e vereadores participaram na manhã desta sexta-feira (18), no Fórum da Justiça Comum de Piancó, de uma audiência pública, com a presença da juíza Isabela Joseane e a promotora Erika Bueno.

Os funcionários reivindicam através de uma Ação Civil Pública o pagamento do salário do mês de dezembro de 2012.

A Ação Civil Pública foi proposta em 2013 pelos vereadores Hermógenes Xavier, José Luiz e Antônia Regina.

Os sindicatos também protocolaram denúncia sobre o assunto na justiça. Segundo informações a divida foi deixada pela gestão anterior, no entanto, o atual prefeito tem autonomia para solucionar o problema.

O prefeito não compareceu e enviou um advogado. Porém, seu representante não apresentou proposta. Já o Ministério Público propôs que a divida seja efetuada em cinco parcelas. Os vereadores Pedro Aureliano e Cristiane Remígio Carvalho estavam no local e se mostraram indignados com o fato.

O chefe do executivo será intimado através da justiça para responder sobre o caso.

ValeNewsPB

Sindicato anuncia nova alta no preço do gás de cozinha para próximos dias na Paraíba

O preço do gás de cozinha vai subir novamente nos próximos dias.

A confirmação foi dada pelo presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás GLP da Paraíba (Sinregás-PB) nesta sexta-feira (18).

O botijão de gás com 13 quilos já sofreu reajuste no começo de setembro, quando passou de R$ 45 para R$ 50. Agora, deverá ficar mais caro, diante dos anúncios do governo federal na alteração de impostos.

Apesar da informação, o presidente do Sinregás-PB, Marcos Antônio Bezerra, disse que não sabe qual será o percentual de reajuste, nem a data que ele vai vigorar, mas deve ocorrer em até 60 dias. Ainda de acordo com Bezerra, o segundo aumento no preço do gás de cozinha em menos de um mês segue uma tendência nacional e já está sendo anunciado ou praticado em outros estados.

Portal Correio

Que dia é hoje?


Parecia um domingo.
Mais o calendário teimava em nos avisar que era sábado.
Como poderia ter dois domingos noma semana.
A  equipe do prefeito, como sempre, não sabia se fazia um giro ou um girau.

Ontem foi dia de feira, quase um sábado.
Mas pre que adiar a feira, sem avisar a ninguém. nem aos feirantes.
O calendário nos mostrava, 19 de setembro.
Nove anos, por volta dessa hora, os sinos repicaram.
Para avisar a Itaporanga o que tinha-mos certeza, só não queria-mos acreditar
.
Morreu Padre Zé, foi morar com o Pai Nosso Grande benfeitor.
Os que se dizem autoridades deveriam ter mais respeito.
Afinal, trata-se do mair benfeitor de Misericórdia.
Nunca aceitou de bom grado, chama-la de Itaporanga
Sempre foi fiel as origens.

A Câmara de vereadores de Itaporanga declarou, no mesmo ano
Pelos Projetos de  Leis os  81 e 82/2006, no 04 de novembro de 2006
Tornando FERIADO o dia 19 de setembro, em homenagem ao Padre
O outro dizia que fosse erguido pelo poder público, uma estatua também em sua homenagem.
Sancionado pelo prefeito Djaci, nenhum dos dos foi cumprido.

Também rezava a norma que a Praça da Igreja, a Praça do Centenário, fosse mudada o nome para Praça Monsenhor jos´r Sinfrônio Diassis Filho.
Mas porque mudar o nome da praça?
Ele, se vivo fosse não aceitaria, era um historiador, zelava pela tradição.
Foi uma imensa luta para que a praça tivesse o nome e fosse um marco do CENTENÁRIO, não da cidade e sim da paróquia, acontecido em 1960.
Mais a Praça continua a ser chamada de Praça do Centenário. Independente de Lei.

Sem saber a nossa Câmara também rendia homenagens a saudosa AUI, que foi fundada em um dia 19 de setembro de 1970.
Avidada de lucros constantes a CDL, alegando que existia um feriado a mais no calendário municipal de Itaporanga, o seu então presidente, Junior de Biu, pediu aos veredores que retirassem um.Não determinaram qual.
Marcio, os vereadores só tem o direito de legislar no âmbito do município, viu.
Nossos incautos vereadores resolveram transformar o feriado dedicado ao Padre, apenas de ponto facultativo, ou seja meio-feriado???

Como sempre, lei nessa cidade, merece o descaso. Vê o decreto que normatizava as construções, só piorou o caso.
Pois bom, ontem foi uma psedo-feira, que só atrapalhou a quem dela depende: comerciantes e compradores.
Hoje foi um feriado atípico, com direito a ponto facultativo para bancos e órgão municipais.
Mas desde quando os bancos e a maioria dos órgão municipais, funcionam aso sábados?
Ninguém governa por Decreto... E padre Zé merecia muito mais respeito!

E Por Falar Em Morte... Que Nome Você Dá Pra Ela

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

.......................................................................................
E POR FALAR EM MORTE... QUE NOME VOCÊ DÁ PRA ELA?
Cláudia Bandeira
____________________________

Morreu, faleceu, bateu as botas, foi pra terra dos pés-juntos, comeu capim pela raiz, vestiu paletó de madeira, esticou as canelas, finou-se, bateu a caçoleta... e por aí vai. Essa é uma maneira humorada de chamar ela, a morte... se é que existe algum humor em morrer.


Foto de Reynollds Augusto.
Para os mais “estudados” falecer significa morrer, para os que acreditam na sobrevivência do espírito, desencarnar seria o termo correto, para alguns menos letrados “bateu as botas” e os mais otimistas “Partiu desta pra melhor”.


Ela, a danada, também é representada por uma figura esquelética, que veste um manto preto com capuz e carrega uma gadanha...Ui!


Essa imagem foi inspirada na figura greco-romana de Hades, deus grego do mundo inferior. Já o “Ceifador Sinistro” é invenção do ocidente e “Caetana” é o nome que o paraibano Ariano Suassuna carinhosamente deu à morte, ele preferiu encará-la como uma mulher muito bonita, mas que não tinha pressa de conhecê-la.


E pra você? Como se chama a morte?


Ora, mas a morte não se chama, se não ela vem... O correto é dizer: Que nome tem a morte para você? Anjo da morte? Diabo da morte? Ou ainda anjo da escuridão ou da luz? É assim que eles chamam a dita cuja lá pras bandas do oriente... Mas, onde está a morte?


Há quem diga que começamos a morrer logo que nascemos, então pra que nascer? Vivemos numa contagem regressiva, é? Talvez seja mesmo como disse Nercinda Heiderich: “Tudo que respira, expira”.


Edna St. Vicent, poetisa americana, se referia à morte nessas circunstâncias:


“Não me resigno quando depositam corações amorosos na terra dura/ É assim, assim será para sempre/Entram na escuridão os sábios e os encantadores./ Coroados de lírios e louros, lá se vão: mas eu não me conformo./Na treva da tumba lá se vão com seu olhar sincero, o riso, o amor/vão docemente os belos, os ternos, os bondosos/vão-se tranquilamente os inteligentes, os engraçados, os bravos./ Eu sei. Mas não aprovo. E não me conformo.”


Para a cronista Marta Medeiros, morrer é ridículo “morrer é um chiste, obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém... Você que deixou sua toalha úmida no varal, também algumas contas... Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira. Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu...”


Mas assim é a morte, uns a encaram como o fim de tudo, outros como o começo de tudo, quem morre aqui, nasce lá... lá onde, hein? No outro mundo ou lá onde se come “capim pela raiz”, se reintegrando à natureza?


O interessante é que a única certeza que temos na vida é a morte, ela de novo. A morte faz parte da vida, faz parte de uma energia maior, contra a nossa vontade ela invade as nossas casas e levam as pessoas que mais queremos, que mais amamos... Acho que por isso ela é tão feia como o Ceifador Sinistro... Mas, e se fosse tão bonita como a Caetana de Suassuna? Se ela fosse elegante, suave, faceira, você iria mais feliz?


Não é difícil para um espírita dizer que a morte não existe, que a vida continua e que nunca deixou de ser, que o espírito sobrevive e pode viver até melhor do que quando encarnado... Difícil é aceitar quando isso acontece, aí todos os nomes engraçados que foram dados a ela desaparecem e a piada perde a graça.
Seria a morte um chiste? Ou seria o interessante começo de uma nova vida?
A resposta fica a cargo de vocês.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Durante encontro regional o PSB debate conjuntura política e projeta a eleição de vários prefeitos e dezenas de vereadores na região do Vale do Piancó

O PSB realizou Encontro Regional nesta sexta-feira (18) em Itaporanga para discutir as projeções partidárias visando a disputa eleitoral do ano que vem.

O encontro aconteceu nas dependência da câmara municipal e contou com presença de prefeitos, vereadores e lideranças da legenda de todo o Vale do Piancó.

Comandado pelo ex-deputado itaporanguense Chico Lopes, coordenador regional da Gestão do Governo do Estado, com lotação no Gabinete do Governador Ricardo Coutinho, o evento serviu para se fazer uma análise da conjuntura política.

Foi anunciada na ocasião novidades na política regional, à exemplo: da filiação da prefeita Marcília Mangueira, do município de Diamante, que deverá disputar a reeleição pela legenda. Egressa do PMDB, ela decidiu tomar esse caminho após o ex-prefeito Hércules Mangueira anunciar como candidato do partido seu irmão Hérmes Filho, tendo como companheiro de chapa o atual vice-prefeito Damião Juca (PR). Marcília foi eleita em 2012 com o apoio de Hércules, que planejava candidatar-se ano que vem, porém, barrado pela Ficha Limpa ele decidiu pelo nome do irmão.

O PSB também anunciou o nome da vice-prefeita Eliana Martins como candidata à sucessão do atual prefeito Jairo, no município de Serra Grande. Em São José de Caiana foi anunciado como candidato o nome do vereador Ronildo Moura, atual presidente da câmara local. E para completar a decisão de sair da base de apoio ao prefeito Audiberg Alves (PTB) para construir um projeto alternativo, em Itaporanga. Tendo como postulantes ao cargo de prefeito o próprio Chico Lopes ou o presidente da câmara, vereador Neném de Adailton. 

Nos demais municípios ficou acertada a manutenção da atual vice-prefeita Nena Diniz, esposa do ex-prefeito Deon, na chapa de reeleição do atual prefeito Nilson Lacerda (PSDB).

Em Boa Ventura, também ficou definido a manutenção do atual vice-prefeito Antônio Henrique na chapa de reeleição da prefeita Leonice Lopes (PSD). Em Santa Inês, o prefeito João Nildo filiou aos quadros do partidos por onde vai disputar a reeleição. Mesma decisão de apoio à reeleição ficou acertada para a prefeita Deusinha, no município de Igaracy.

Ficou definido apoio do partido ao vice-prefeito Dedé de Zé Paulo (PMDB), como candidato da situação em Santana dos Garrotes. Aliança também com o PMDB acertada em Ibiara, com a candidatura de Nenivaldo Barros. O deputado estadual Geová Campos (PSB) esteve presente na reunião. Portanto, o PSB já começa a entrar em campo com o planejamento estratégico de eleger grande parte dos prefeitos e vereadores na região. Após término do evento, comitiva seguiu para a cidade de Serra Grande onde foi organizada recepção pelo grupo liderado pela vice-prefeita local.

Rpscom1

Secretário de Segurança discute em Itaporanga agravamento da violência no Vale e diagnóstico preocupa

Por Redação da Folha – O secretário de Segurança Pública e Desenvolvimento Humano do Estado, Cláudio Lima, participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 17, no auditório do Tribunal do Júri do fórum de Itaporanga, para discutir o agravamento da violência no Vale e buscar caminhos para tentar reduzir os números da criminalidade regional, mas a tendência é fechar este ano com dados bem piores do que 2014.

Participaram do encontro promotores e juízes das comarcas regionais, além de comandantes dos policiamentos miliar e civil. O delegado-geral da Polícia Civil, João Alves, e o seccional interino, Glêberson Fernandes, estiveram presentes, assim como o comandante do Policiamento Militar do Sertão, coronel Jerônimo, e o comandante do 13º Batalhão, com sede em Itaporanga, major Guedes.

Os números mostram um agravamento da violência na região do ano passado para cá com o aumento considerável dos números de assaltos e homicídios. Em 2014, por exemplo, o quantitativo de assassinatos no Vale foi de 33, enquanto este ano já são 31 homicídios, e ainda faltam quase três meses e meio para concluir 2015, o que indica que o número de mortes vai superar o do ano passado, que já foi recorde para a região.

O prognóstico é que as estatísticas da criminalidade sejam ainda mais agravadas nos próximos meses, segundo o próprio secretário, durante sua fala, ao afirmar que a tendência histórica é o agravamento da violência nos últimos meses do ano. O encontro teve acesso restrito aos agentes de segurança pública. A reportagem da Folha só pode ficar no local por apenas 5 minutos e não foi possível se inteirar das propostas e estratégias para enfrentar o crescimento da criminalidade regional.

O encontro ocorreu poucos dias depois que um grupo de padres regionais divulgou uma nota denunciando o aumento da violência no Vale e pedindo providências. A presença do dr. Claúdio Lima em Itaporanga discutindo segurança foi uma novidade para a região, que raramente tem esse “privilégio”. Foto (Folha): secretário fala durante encontro.

IFPB de Itaporanga entrega seus primeiros certificados: 38 alunos do Pronatec foram formados

Por Redação da Folha – O campus do IFPB de Itaporanga entregou certificados a 38 alunos concluintes dos cursos de apicultor e agricultor familiar formados pelo instituto através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), do Governo Federal.

O evento ocorreu na noite dessa quinta-feira, 17, no auditório da 7ª Gerência de Ensino, e reuniu os alunos para um momento especial na vida de todos: foram 20 formados no curso de agricultor familiar e 18 em apicultura. Os cursos técnicos duraram entre três e quatro meses e prepararam os alunos para o mercado de trabalho e iniciativa autônoma do próprio negócio.

A solenidade de certificação contou com a presença, entre outras, do diretor do campus de Itaporanga, professor Ridelson Farias, do pró-reitor de Interiorização e Desenvolvimento Institucional, Ricardo Lima, além do coordenador-adjunto do Pronatec no estado, Gilcean Alves, e da coordenadora local Maria Clérya. Representantes da educação local e estadual também estiveram presentes.

O IFPB de Itaporanga começará seus cursos regulares no começo de 2016 e está com matrículas abertas até o próximo mês para o curso de Edificações integrado ao ensino médio para alunos que estão concluindo o ensino fundamental este ano ou que já o terminaram. Os diplomas entregues nessa noite foram os primeiros dos muitos que virão: é uma história educacional que está apenas dando seus primeiros passos. 

PT rompe com Cartaxo e manda militantes devolverem os cargos


A Direção Estadual do PT decidiu, agora há pouco, romper com o prefeito Luciano Cartaxo e de imediato determinou aos filiados com cargos na administração municipal que os entreguem ao prefeito imediatamente. Da reunião saiu uma nota na qual o PT deplora a saída do prefeito "para um partido conservador", destaca que as obras em execução pela Prefeitura são financiadas pelo governo da Presidente Dilma e pede que o Diretório Municipal convoque uma plenária para decidir os rumos do partido. Veja a a nota:


COMISSÃO EXECUTIVA ESTADUAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES-PB
 A Comissão Executiva Estadual do PT – PB, reunida em 18 de setembro de 2015, em total sintonia com a Direção Nacional do Partido, em virtude da decisão política do Senhor Prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo Pires de Sá, em se desvincular dos quadros do PT,  considerando:
a)      A surpresa com que o partido foi tomado pelo ato de tamanha importância, agravando-se por sua escolha por um partido conservador, cuja política nega todo o seu discurso anterior;
b)      O que representou a eleição de um Prefeito do PT em João Pessoa nos 35 anos de nossa história;
c)       Que a vitória do projeto petista buscou o protagonismo político e a construção de uma cidade democrática, participativa e menos desigual. Não haveria candidatura, nem mandato de Luciano Cartaxo, não fosse o PT e a sua militância;
d)      Que a grande maioria das políticas implementadas pelo Governo de João Pessoa são programas executados com recursos do Governo da presidenta Dilma – PT, a exemplo do Minha Casa Minha Vida, os CREI’s do Projeto Brasil Carinhoso, as UPAS, a Urbanização da Lagoa, as Escolas de Tempo Integral, etc

Resolve aprovar por UNANIMIDADE:
1 - Destacar a importância da unidade do movimento popular e de esquerda em apoio à continuidade do mandato da presidente Dilma, da defesa dos direitos da classe trabalhadora da democracia e da soberania nacional.
2 - Conclamar a militância petista a empreender um esforço coletivo no sentido de fortalecer o PT a partir de um grande movimento de reorganização partidária que priorize o debate politico ideológico, a valorização de suas instâncias e que qualifique nossas relações com base no programa partidário.
3 – Continuar acreditando em um modelo de relacionamento e organização politica com base no debate de ideias e convicções. Desta forma, DELIBERAMOS que todos os filiados e filiadas que estão compondo o Governo Municipal de João Pessoa entreguem seus cargos ao atual gestor;
4 – Não nos furtaremos a enfrentar o atual cenário, construindo diálogos e debates políticos com os partidos progressistas e do campo democrático e popular, buscando prosseguir nossa caminhada em coerência com nossas ideias e propostas do PT, iniciando no processo eleitoral de 2016.
5 – Por fim, conclamamos a Direção Municipal de Joao Pessoa que imediatamente convoque uma ampla plenária de avaliação da nova conjuntura avaliando e decidindo os rumos do PT em nossa cidade em sintonia com as deliberações das instancias superiores.

Blog do Tião

Suco de mandioca é fonte de ferro, vitamina C e magnésio


Aqui no Brasil a mandioca também é conhecida como aipim, macaxeira e pão-de-pobre.

Muito versátil, com ela dá para se fazer inúmeros pratos, especialmente com seus derivados, a goma e a fécula.

A mandioca é muito apreciada pelo seu sabor, mas poucos conhecem o valor nutricional desse tubérculo.

Ela contém quantidades altas de ferro e vitamina C e também é uma excelente fonte de magnésio, mineral necessário para proteger os ossos, coração e artérias, além de ajudar a controlar pressão sanguínea.

Outro mineral presente na mandioca, o ferro é essencial para as células do organismo receberem o oxigênio de que necessitam.

No entanto, o ferro dos vegetais tem um problema: o tipo de ferro de fontes de origem vegetal (que é chamado de ferro não heme) não é absorvido facilmente pelo corpo, a menos que se tome simultaneamente vitamina C.

A boa notícia é que a mandioca é uma verdadeira mina de ferro.


Algumas dicas para manter e deixar as meias brancas sempre banquinhas


Coloque as meias de molho no sabão em pó de sua preferência e adicione uma tampinha de Ajax.

outra dica é botar as meias de molho em uma bacia com água e sabão em pó e deixar-las em um local em que a bacia pegue sol, só não pode deixar a água secar, pois o efeito é contrário, ao invés de clarear, mancha ainda mais. Outra dica é lavar as meias e depois do enxágue, coloca-las de molho (pode ser no balde) em água e sabão em pó e acrescentar uma tampinha de álcool para cada litro d’água, depois enxaguar bem e coloca-las para secar.

OBS.:Sempre se deve lavar as meias brancas, assim como as demais roupas brancas, separadas das roupas coloridas e antes de cada procedimento de clareamento, lavar as meias normalmente.

Retirado de “Rua direita”

superdicasrebandeira.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Alguém Se Despede

Alguém Se Despede

PB12047025_185774031754132_6882515703691687586_nPENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
…………………………………………………………………………..
Alguém Se Despede
(Reynollds Augusto Cabral)
Amigo leitor existe um fato que é inquestionável, diria até um axioma científico: estamos na contagem regressiva para o retorno á nossa verdadeira casa, ao mundo espiritual, à dimensão quintessenciada da vida.
Cada dia o nosso corpo morre um tiquinho. Da volta, ninguém foge. O “minicurso” por aqui é breve demais, dai ser preciso entender o que é essencial e não se distrair com o que é secundário.
A ligação precisa do espírito, que somos todos nós, por meio do períspirito, quintessenciado e que o apóstolo Paulo chamou de corpo espiritual, é tão firme ao corpo, que pensamos que somos esse corpo e arrazoar assim é errado. Na verdade não são somos um corpo que tem um espírito e sim um espirito que tem um corpo, temporariamente.
Quem pensa o contrário, se dá mal.
Hoje eu fui cumprir mais um missão funcional e saí pelo sertão poético para realizar comunicações judiciais, citações, intimações e tudo mais. O “meirinho” é quem materializa as decisões, os despachos em abstrato do Estado-juiz. Sem ele tudo fica na tese. E pensar que o novo Código Processual alçou o Oficial de Justiça á condição de conciliador. Como isso será regulamentado é que veremos, mais ônus e, como sempre, menos bônus.
Mas, gosto de minha profissão. Gosto de varar o Sertão para procurar as pessoas, conversar, entender os seus dramas, participar de suas dúvidas, de seus desabafos.
Todo oficial de Justiça tem um “Q” de psicólogo. É por ele, na sua maioria, que a parte tem o primeiro contato com a Justiça. É preciso tato, equilíbrio, para não deixar que as demandas diversas influenciem na nossa vida pessoal. É preciso fazer-lhe ver da importância da Justiça, mesmo com as suas deficiências pontuais.
Os litígios não são nossos, não podemos tomar parte na problemática e ser tão neutro quanto o estado- juiz, que está aí para dar o Direito de cada um.
É difícil ser julgador, eu diria uma missão.
Apesar de o agente político ter como esteio o norte da lei, retirar o que está em abstrato para a vida real é complicado. Complicadíssimo.
Outro dia, tive que retirar de uma mãe um filha para o Pai, que a acionou. Você sabe o que é fazer isso, leitor? Sair do plano abstrato e realizar aquele: …CUMPRA-SE, do juiz? É preciso equilíbrio. O magistrado “prepara a bomba, os escreventes a empacotam e ela estoura em nossas mãos”.
Mas, deu tudo certo. É preciso saber como fazer. Espero que a garotinha tenha se adaptado á nova situação.
Mas hoje eu fui á cidade de Pedra Branca e faço isso geralmente nas sextas-feiras. Gosto daquela pacata cidade. Povo bom, hospitaleiro, feliz. A cidade das belas pedras, uma arte de Deus.
Quando retornava a Itaporanga parei e reverenciei a despedida de mais um dos seus filhos á Pátria espiritual, a nossa próxima parada. As pessoas circunspectas, rezando, conduzindo o corpo ao”museu das vidas”, a céu aberto. E toda vez que vejo a morte, penso o quanto é importante valorizar os nossos momentos, que passam rápidos.
“É preciso prestar mais a atenção na vida,” nos nossos.” Nossos” filhos, nossas esposas, nossos maridos. Nossas mães, nossos pais, nossos avós. Eles logo se vão, pois o tempo é ilusão.
São momentos fugidios e por isso que é bom prestar a atenção. Quem não presta a atenção da vida não vive, apenas existe.
PRESTE A ATENÇÃO, LEITOR!
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Pela 1ª vez na história, novela da Globo perde para Record em briga por audiência

Pela primeira vez em sua história, uma novela da Globo perdeu para outra emissora na média de audiência na faixa do horário nobre.

Foi no capítulo desta quinta-feira (17) de "Os Dez Mandamentos" (Record), trama bíblica que tem ameaçado a imobilidade do primeiro lugar no Ibope e obrigado a Globo a fazer estripulias com seus horários noturnos para combatê-la.

No episódio em que Moisés continua a busca por seu cajado desaparecido, a novela da Record registrou 21 pontos, contra 20 de "A Regra do Jogo" (Globo), no período de confronto direto entre as duas atrações, das 21h40 às 21h53.

A marca igualou o recorde de audiência de "Os Dez Mandamentos" desde a estreia, em março. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

A trama religiosa já havia empatado com o folhetim global por alguns minutos, mas a ultrapassagem na média do Ibope durante o embate direto é inédita.

PRAGAS
A estreia de "A Regra do Jogo", há três semanas, coincidiu com o início da fase das pragas do Egito em "Os Dez Mandamentos", responsável pelos índices históricos de audiência da Record.

Na briga pelo Ibope noturno, a Globo espichou em até 14 min o "Jornal Nacional": passou de 44 min e 24 s em 24 de agosto para 58 min e 35 s no último dia 14, segundo levantamento da coluna "Outro Canal", da Folha.

Nas segundas anteriores, teve 55 min e 51 s e 51 min e 6 s. Antes, a média de duração do "JN" era de 44 min.

Já "Os Dez Mandamentos" passou de 46 min e 26 s em 24 de agosto para 1 h e 4 min no dia 31 e 58 min no último dia 14.

À coluna, a Globo disse que a duração do "JN" varia de acordo com notícias, encaixes comerciais e ajustes de grade.

A Record afirmou que a duração de sua novela aumentou com cenas de capítulos seguintes e comerciais - Folha.

Blog Carlos Magno

Justiça permite que o Google veicule cenas de nudez de Xuxa

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu manter a decisão que libera o Google de continuar exibindo os resultados de buscas imagens, vídeos e textos de Xuxa Meneghel.

A apresentadora havia entrado com uma ação para impedir a divulgação de suas imagens de nudez.

No início de sua carreira, a apresentadora contracenou com um menor de idade em contexto sexual e, posteriormente, posou para uma revista masculina.

Segundo o jornal Extra, em 2010, a apresentadora tentou impedir que o Google não apresentasse qualquer resultado para pesquisas que associasse seu nome a práticas criminosas, como a pedofilia. A liminar foi concedida.

Em julgamento de recurso do Google, o Tribunal de Justiça do estado manteve a decisão, mas apenas para as imagens apresentadas especificamente no pedido da defesa da apresentadora. A multa para descumprimento da regra foi estipulada em R$ 20 mil.

Ainda de acordo com a publicação, o Google recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), que cassou a liminar por completo. “Os provedores de pesquisa não podem ser obrigados a eliminar do seu sistema os resultados derivados da busca de determinado termo ou expressão”, dizia o acordo.


Segundo o STJ, “não se pode, sob o pretexto de dificultar a propagação de conteúdo ilícito ou ofensivo na web, reprimir o direito da coletividade à informação”.

“Os provedores de pesquisa não são responsáveis pelo conteúdo disponível na rede. Se a página detém conteúdo ofensivo, cabe a parte buscar a retirada desse conteúdo do site. Não justifica a transferência da responsabilidade ao provedor de pesquisa”, disse a ministra Nancy Andrighi, relatora do processo no STJ.

Nesta terça-feira (15), a Segunda Turma concordou com a tese e manteve o mesmo entendimento.

MaisPB 

TCE descobre que licitação na Prefeitura de Pocinho é tudo na base do arrumadinho


Mais um escândalo envolvendo a prefeitura municipal de Pocinhos, no cariri do estado, veio à tona nesta quinta-feira (17). O prefeito, Cláudio Chaves Costa (PMN), é acusado de favorecer familiares de atuais secretários. De acordo com o Tribunal de Contas da Paraíba (TCE), empresas estariam concorrendo sozinhas e algumas licitações foram abertas antes da entrega de convites para outros licitantes.

Um dos sócios da empresa contratada para prestar serviços para prefeitura, através da secretaria de educação, é o empresário Breno Vasconcelos Tomé, primo legítimo da secretária de Educação Silvana Leal.

Outra irregularidade apontada pelo TCE é o fato de Breno Vasconcelos figurar em duas empresas concorrentes entre si para ganhar as licitações realizadas no município de Pocinhos.

A empresa de Breno, LT Indústria e comércio de embalagens plásticas LTDA, faturou na licitação de número 010/2013 o montante de R$ 42.000,00. Concorrendo apenas entre si.
O TCE também detectou serviços de natureza singular contratados de forma emergencial, a exemplo de aquisição de material de limpeza.

“O caso não é de dispensa de licitação, até porque não está comprovada nos autos a situação de emergência ou urgência que autorizasse a dispensa do certame licitatório”, apontou o laudo.

A assessoria da prefeitura não quis comentar sobre as denúncias.


A LT indústria e comércio de embalagens plásticas LTDA não emitiu nota.

“O caso não é de dispensa de licitação, até porque não está comprovada nos autos a situação de emergência ou urgência que autorizasse a dispensa do certame licitatório”, apontou o laudo.

A assessoria da prefeitura não quis comentar sobre as denúncias.

A LT indústria e comércio de embalagens plásticas LTDA não emitiu nota.

Blog do Tião

Criminalidade vem reduzindo em 2015 em relação a 2014, na subárea da 2ª Cia de Polícia de Conceição

De acordo com o banco de dados do Núcleo de Análise Estatístico Criminal, o qual funciona na SEDS lotada na Capital do Estado, e, ainda da Seção de Planejamento e Operações do 13º BPM em Itaporanga, referente a 2ª Companhia de Polícia Militar, que engloba as cidades de Conceição, Ibiara, Santana de Mangueira, Diamante e Santa Inês, houve uma redução de cerca de 45% de homicídios no período, que compreende os meses de janeiro a junho do ano de 2015 em relação ao mesmo período do ano de 2014.

Conforme os dados, o ano de 2014 foi marcado no seu 1º Semestre, por nove homicídios, sendo: 03 no município de Conceição, 04 no município de Santana de Mangueira, 01 no município de Diamante e 01 no município de Santa Inês.

No mesmo período do ano de 2015, houve redução desse tipo penal, de 9 para 5 homicídios, sendo: 03 na zona rural de Conceição, 01 no sítio Malhada em Ibiara e 01 no Sítio Tapuio, município de Santana de Mangueira;

Por outro lado, é importante ressalvar que todos os delitos praticados no primeiro semestre de 2015 na área da 2ª Companhia de Polícia Militar, tiveram sua autoria e materialidade desvendadas, alcançando 80% de resolução em suas prisões, a exemplo da deflagração da “Operação A Teia” a qual teve repercussão estadual, num trabalho conjunto entre PM e PC, culminando nas prisões dos autores do crime perpetrado contra um casal na PB 404 no 1º dia do ano, e ainda, contra o 3º Sargento DA SILVA, fato ocorrido em 17/02/15, esse último sendo cumprido no estado de Goiás, ambas as prisões decretadas pela Justiça Criminal da Vara de Conceição, à frente Sua Excelência, o Juiz Antônio Eugênio.

Analisando, ainda parcialmente o período de Janeiro a Setembro, verifica-se que em 2014 ocorreram 11 homicídios, enquanto que em 2015 esse número diminui consideravelmente para apenas 07.

Já em números totais, o ano de 2014 registrou 14 homicídios, tendo como maior incidência a cidade de Conceição com 06 e Santana de Mangueira com 04 delitos dolosos letais. Transcorridos quase 8 meses e meio de 2015, foram registrados na nossa Subárea, apenas 06 homicídios e 01 tentativa de homicídio (dia 02/07 Sítio Três Pedra-Conceição) seguida de morte (02/08-Hospital Antônio Targino-Campina Grande), o que corresponde atualmente a uma vertiginosa redução de 50% desses delitos até o presente.

Outro ponto de bastante destaque, em relação ao combate a criminalidade na área da 2ª Companhia, pela redução drástica, foi o crime de Tentativa de Homicídio nos anos de 2014 e 2015. Perceptivelmente verifica-se uma brusca queda desses indesejáveis índices.

Até o mês de setembro do ano de 2014 registrou 09 tentativas, sendo: 05 na zona urbana e 04 na zona rural. Por outro lado nesse mesmo período a referida Subárea registrou apenas 03 tentativas de homicídios, sendo 02 na zona urbana e 01 na zona rural, o que representa na prática uma redução de 70% desses crimes para o mesmo período comparado entre os anos de 2014 e 2015 nas cinco cidades que compreendem a Subárea de atuação da 2ªCia/13ºBPM (conceição, Santa Inês, Ibiara, Santana de mangueira e Diamante).

Para o comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, capitão Kleber, a redução dos crimes na subárea se dá pelo trabalho conjunto das polícias militar e civil, assim como pela ação do Ministério Público e principalmente pela atuação da Justiça Criminal. Juntadas essas forças, segundo o comandante, dar-se-á a luta implacável contra a criminalidade na subárea.

“Finalizamos nossas análises de estatísticas criminais dos números oficiais da 2ª Cia/13ºBPM, Subárea compreendida pelas cidades (Conceição, Santa Inês, Ibiara, Santana de Mangueira e Diamante) sob a ótica dos delitos de homicídio, tentativa de homicídio, porte ilegal de arma de fogo, Tráfico de drogas, Roubo e Furto, embasado em dados fornecidos por fontes fidedignas e autorizadas, (NACE da SEDS/PB e SPO-P/3/13ºBPM), constatando que muito embora “o crime” enquanto evento social, desde os primórdios existe, e, certamente jamais deixará de existir. Todavia, nesse caso singular, há de se enaltecer o trabalho em conjunto dos dispositivos de segurança pública do Vale do Piancó, leia-se: Ministério Público, PMPB, PC e principalmente Justiça Criminal, sob a batuta do Exmº Juiz de Direito Antônio Eugênio Leite Ferreira Neto, em reduzir os índices criminais em suas diversas modalidades já referenciadas, devolvendo aos cidadãos de bem da região, a tão desejada “SENSAÇÃO DE SEGURANÇA” bem como, combatendo implacavelmente “À IMPUNIDADE” que num passado não muito distante ditava o ritmo como cultura amedrontadora em toda a região do nosso Vale do Piancó”, destacou o capitão Kleber.

Conforme frisou o próprio comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar, um dos maiores responsáveis pela redução da criminalidade na subárea foi o juiz Antonio Eugênio, que desde que assumiu a comarca tem promovido uma luta sem tréguas contra as pessoas que preferem andar fora da lei na região.

Juiz Antônio Eugênio - Uma das maiores indignações do magistrado é o crime contra a vida. Notoriamente esse crime é inaceitável para Antonio Eugênio.

Durante a realização de um júri popular, realizado no Tribunal do Júri, na cidade de Conceição, o juiz Antonio Eugênio usou um trecho da música de Geraldo Vandré, gravada nos tempos da Ditadura Militar no Brasil, para dar seu recado à criminalidade, sobretudo ao crime contra a vida, no momento em que proferiu a sentença de condenação para o réu em julgamento: “Porque gado gente marca, tange, ferra, engorda e mata, mas com gente é diferente”.

Portal Vale do Piancó Notícias

Eleição para Conselho Tutelar em Santana dos Garrotes acontece no dia 4 de outubro; CONHEÇA OS CANDIDATOS

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar de Santana dos Garrotes, Região do Vale do Piancó, será no dia 4 de outubro, das 8h às 17h. 

Dez candidatos disputam a eleição para o Conselho Tutelar da cidade.

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente por meio de uma Comissão Especial está organizando todo o processo em Santana dos Garrotes, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social, e sob fiscalização do Ministério Público.

Poderá votar todo cidadão que tiver seu domicílio eleitoral em Santana dos Garrotes, estiver em gozo de seus direitos políticos, mediante apresentação do título de eleitor e documento com foto.

O Voto será direto, secreto e facultativo, no entanto é imprescindível que toda a população participe deste processo para a escolha o Conselho Tutelar que terá mandato de 4 anos.

Cada cidadão poderá votar em 1 candidato.


Seu Voto é muito importante, ele faz a diferença, por isso participe, e repasse o convide seus familiares, amigos e vizinhos. Vamos exercer nossa Cidadania e prol das nossas crianças e adolescentes!!!

Os postos de votação serão na cidade(quatro urnas),  Distrito Pitombeira de Dentro(duas urnas)e o distrito Palestina(uma urna).

Conheça os nomes com os respectivos números da cédula eleitoral:

70 – Paulina
71 – Iszael
72 – Clara
73 – Irmã Ninha
74 – Merinha
75 – Selania
76 – Aleka
77 – Zenaide
78 – Nêgo
79 – Mara

www.ARYRAMALHO.com

Monsenhor Agripino Ferreira é escolhido Administrador Diocesano em Cajazeiras até que o Papa Francisco nomeie o novo bispo

Já em Cajazeiras acaba de ser escolhido o nome nome para Administrador Diocesano, após reunião dos Padres Consultores na manhã desta quinta-feira (17).

O nome escolhido para tal cargo foi dado e eleito logo no primeiro turno dos votos.

Mons. Agripino Ferreira de Assis, que ocupava o cargo de Vigário Geral no governo pastoral de Dom José González, é agora o Administrador Diocesano até que Roma envie um novo bispo para Cajazeiras.

A informação extra-oficial veio logo que a reunião teve o seu fim pelo próprio Mons. Agripino.

Diário do Sertão

Em tempos de seca, Piancó gastou com festa quase duas vezes mais do que com o campo

Apesar de todos os municípios do Vale estarem sob situação de emergência por conta da estiagem, o que tem agravado a atual crise econômica em âmbito local e regional, a Prefeitura de Piancó gastou, este ano, um bom volume financeiro para realizar a tradicional festa do padroeiro Santo Antônio, ocorrida entre os dias 10 e 12 de junho em praça pública.
            
As despesas somaram R$ 208.205,00 com palco, som, iluminação, ornamentação e algumas atrações musicais, entre elas Gatinha Manhosa e Saia Rodada. Os valores não incluem as despesas efetuadas com alimentação e hospedagem, que devem elevar ainda mais os gastos totais com o evento junino.
       
Em apenas três noites de festa, a Prefeitura piancoense gastou quase o dobro do total das despesas feitas com recursos municipais na agricultura em todo o primeiro semestre passado, que foi de, apenas, R$ 105.971,70. O prolongamento da estiagem agravou a situação de penúria dos moradores rurais de Piancó e atingiu também a cidade, que há mais de um mês sofreu um colapso em seu abastecimento d’água, e a população urbana vive grandes dificuldades.
             
O levantamento da Folha foi feito com base em dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), fornecidos pela própria gestão municipal ao órgão de controle externo.

www.folhadovali.com.br