sábado, 29 de agosto de 2015

Jovens se passam por clientes e acabam presos ao tentar furtar objetos de motel, no Vale do Piancó

A Polícia Militar da cidade de Piancó conseguiu prender por volta das 2:30 horas da madrugada desta sexta-feira (28), José Manoel Evangelista da Silva, 18 anos de idade, Thiago Lacerda Costa, 19 anos de idade e João Paulo Leite de Souza também de 19.

O trio é acusado de se passar por clientes e furtar um frigobar de um motel “Paraíso Motel”, na cidade de Piancó.

A PM foi acionada pelo funcionário que percebeu uma movimentação estranha no interior do local.

O funcionário informou ainda que, um dos acusados locou um dos apartamentos, no entanto, desconfiou das atitudes do hospede. Em seguida resolveu inspecionar a área externa e se deparou com frigobar em cima do muro do motel. Ele acionou o alarme e chamou os policiais.


Jovens se passaram por clientes


Após a prisão, os causados foram encaminhados para a delegacia de polícia civil de Piancó.

Vale News PB

Justiça Eleitoral convoca eleitores da 33ª Zona de Itaporanga para recadastramento

O juiz eleitoral da 33ª Zona de Itaporanga convoca os eleitores dos municípios de Itaporanga [sede], Boa Ventura, Curral Velho, Diamante, Pedra Branca, São José de Caiana e Serra Grande, a comparecerem ao Cartório Eleitoral em Itaporanga para fazer o recadastramento biométrico, que teve início em julho.

Quem não se cadastrar terá seu título eleitoral cancelado e, consequentemente, não poderá votar nas eleições municipais do ano que vem.

Para se cadastrar, o eleitor precisa levar ao cartório apenas cópias de um comprovante de residência e da identidade.

Por dia são disponibilizadas 80 [oitenta] fichas e o atendimento acontece de segunda à sexta-feira, das 7h às 14h.

Na próxima eleição, o eleitor da microrregião de Itaporanga será identificado pelo sistema digital antes de ir para a cabine de votação. O objetivo é deixar o pleito ainda mais seguro, evitando fraudes, como, por exemplo, um eleitor votar no lugar do outro.

Rpscom

Veneziano é campeão em acusações criminais no STF, aponto Congresso em Foco

O deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), é campeão em acusações criminais no Supremo Tribunal Federal (STF), segundo levantamento do Congresso em Foco.

De acordo com a publicação, o paraibano e o deputado Roberto Góes (PDT-AP) são os únicos integrantes da Câmara a responder, cada um, a mais de dez investigações no STF.

Eles são, atualmente, os parlamentares com mais pendências criminais na mais alta corte do país, responsável pela investigação e pelo julgamento de congressistas.

O deputado Veneziano Vital do Rêgo responde atualmente a dez inquéritos (3970, 4017, 4012, 4029, 3976, 4041, 4060, 4061, 4066 e 4065) e uma ação penal (912) por crimes contra a Lei de Licitações, peculato, crimes de responsabilidade e eleitorais. As investigações se referem a questionamentos do Ministério Público da Paraíba sobre a gestão de Veneziano como prefeito de Campina Grande, cargo que exerceu de 2005 a 2012. Com sua eleição à Câmara, procedimentos que tramitavam em seu estado de origem subiram para o Supremo, devido à prerrogativa de congressistas e outras autoridades federais de responderem criminalmente apenas diante da mais alta corte do país.

“Quem passa por gestão pública está sujeito a questionamentos. Tenho plena convicção dos nossos procedimentos. Então, as investigações não me preocupam”, disse o deputado, que é irmão do ex-senador e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho. Os pais deles também já exerceram mandato no Congresso: o ex-deputado Vital do Rêgo, já falecido, e a ex-deputada Nilda Gondim.

Blog do Gordinho

Semana da Pátria - 7ª Gerência


ITAPORANGA SESQUICENTENÁRIA 

Itaporanga, Pedra Bonita, incrustada no sertão paraibano é uma das cidades que mais se desenvolveram nos últimos vinte anos, graças à perseverança dos seus filhos naturais e adotados que expõem seu amor por essa terra todos os dias, e a faz crescer ainda mais. Ademais a pedra bonita nos parece mais bonita ainda, quando a encontramos com suas belezas naturais e seu povo acolhedor que sabe abraçar como nenhum outro àqueles que a visitam ou vem para ficar. Neste ano de 2015 festeja seu sesquicentenário com grande fervor, confirmando sua majestade de Rainha do Vale. Hoje sua coroa está arraigada de grandes prédios, é uma cidade que cresce principalmente para o alto, demonstração clara de sua pujança. 

Sua história não foi diferente de outras, sua origem histórica está ligada ao contexto mais geral das conquistas das cidades interioranas do Brasil, onde desbravadores rompiam a caatinga, seguindo os rios, implantando sua morada ao lado de currais de gado e ao redor de igrejas sempre em homenagem aos santos de devoção. Assim o fizeram os Oliveira Ledo que rasgaram o sertão paraibano fundando primeiramente hoje a cidade de Pombal. 

Poi de Pombal e com autorização de Gaspar D'Ávila que o sertanista Antônio Vilela de Carvalho ocupou as terras das margens esquerda do Rio Piancó, onde implantou o sítio Misericórdia, e construiu um curral, algumas casas de taipa e uma pousada para os viajantes e tropeiros, situação que perdurou por muitos anos. Anos depois Joaquim Fonseca, também conhecido pôr Joaquim Carnaúba, João Madeiro, Alexandre Gomes da Silva e Padre Lourenço, moradores do sítio Misericórdia atravessaram o rio e na outra margem construíram algumas casas: Trataram também de ocupar as terras em torno do pequeno lugarejo. Aos poucos iria emergindo a nossa bela Itaporanga. 

A instalação oficial do município só aconteceu no dia 09 de janeiro de 1865, havendo em seguida a designação dos seus primeiros dirigentes. A cidade permaneceu por sessenta e três anos com o seu nome de origem, mas em 1938 passou a chamar-se Itaporanga, que em tupi-guarani significa "Pedra Bonita", graças ao Decreto-Lei Estadual número 1164, de 15 de novembro, pôr interveniência do interventor municipal Praxedes da Silva Pitanga De localização geográfica privilegiada, já com um bom comércio e muitas moradias, Misericórdia prosperou e a sua excelente localização a transformou num centro comercial que atendia aos habitantes de uma larga faixa de terras, e servia de pouso e passagem obrigatória dos tropeiros que com suas mulas abasteciam os sertões de mercadorias que a terra não produzia. 

Como sede de órgãos regionais, Itaporanga começa a distanciar-se dos outros municípios da região e calcada no seu comércio e sistema educacional se revela protagonista de desenvolvimento econômico e de sonhos. É hoje a cidade referência de muitos empreendedores, e abraça a todos através do Cristo Rei. 

Professor Jucivan Araújo


Homem é preso suspeito de tentar matar companheira a facadas no Vale do Piancó

Um homem de 32 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (28) suspeito de ter esfaqueado a esposa.

O crime aconteceu por volta das 2h, em Santana dos Garrotes (Sertão do estado, a 415 km de João Pessoa).

Segundo informações divulgadas pelo comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, major Guedes, o suspeito foi preso em flagrante.

Após a agressão contra a mulher, ele tentou fugir a pé, mas vizinhos acionaram a polícia e o homem foi preso quando estava próximo a entrada da cidade de Perra Branca.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi enviada até a casa da vítima. Ela foi levada para um hospital e não corre risco de morte, segundo a Polícia Militar.

Já o companheiro dela foi levado para a delegacia de Polícia Civil de Itaporanga, onde foi autuado por tentativa de homicídio. 

13º BPM

AGRADECIMENTO


Hoje, há exatos 730 dias e 12 horas, porque fui exatamente as onze e trinta e cinco minutos, que eu em Recife, dava entrada na UTI do Hospital do IMIP. Enquanto isso minha mãe sentia solitária em João Pessoa, talvez uma dor maior que a dor do parto, pois estava prestes a perder o único filho, segundo o diagnóstico da medicina paraibana. Lembro-me bem, que ao me despedir dela, ela em prantos, balbuciou: - Vai com Deus e quando estiveres entrando na sala de cirurgia, diga mentalmente: Maria, passa a mão na frente. E Ela o fez! Também já disse o poeta:
Eu vi minha mãe rezandoAs pés da virgem MariaEra uma Santa escutandoO que a outra santa dizia.
Hoje, passados dois anos, não me canso de agradecer e por quanto tempo viver sei que hei de fazê-lo. Agradecer, Agradecer, Agradecer... Primeiramente a Deus, porque ele é quem tem o controle de tudo. Em segundo lugar ao Neuro-Cirurgião, Dr. José Laerte e a sua competente equipe médica, que já e cirurgiou com sucesso, por duas vezes.

Ao Dr. Ademar Brasileiro, bem como a todos médicos que me atenderam durante estes três meses de luta, agradeço a todos, inclusive a Corrinha de Vitor, que trocou o curativo do meu soro, antes de ir pra João Pessoa, sem saber se lá chegava.

A minhas irmãs que só faltaram dar suas próprias vidas para eu recuperar a minha e a todos vocês, sem exceção, que por mim oraram e torceram. Enfim a todos que se fosse enumerar aqui, passaria o dia e talvez ainda esquecesse de alguns.
OBRIADO! Isto é o que posso dizer!

Agricultor é preso por atirar em cachorro, no Vale do Piancó

O agricultor Sebastião Bento, de 51 anos, foi preso, na última quarta-feira (26), acusado de porte ilegal de armas e maus tratos contra animais, no sítio Ipueira, município de Santana dos Garrotes, onde reside.

Ele foi autuado pela delegada Sílvia Alencar, horas depois de ser preso por policiais militares.

No entanto, pagou fiança de R$ 500 reais e vai responder em liberdade.

Segundo informações policiais, armado com uma espingarda, o agricultor atirou contra um cachorro, que foi ferido, mas conseguiu sobreviver. O fato revoltou moradores da comunidade rural, que acionaram a polícia. O homem foi preso e encaminhado à delegacia de Piancó, junto com a espingarda.

MaisPB

Câmara Municipal de Santana dos Garrotes promove curso de licitação e contrato para servidores neste sábado, 29


A Câmara Municipal de Santana dos Garrotes promoverá neste sábado (29) o curso sobre “Licitação e Contratos” para os vereadores e servidores da Casa Cel. Francisco Teotônio dos Santos.

O curso será ministrado pelo advogado José Marcílio Batista.

Para o presidente Rênio Macedo (PMDB) "A aplicação do curso é muito importante para os servidores. É uma forma de atualizar seus conhecimentos sobre licitação e pregão, e também de aprimorar o trabalho desenvolvido na Câmara Municipal”, disse ele.


O objetivo do curso é contribuir para o aperfeiçoamento da atuação dos agentes públicos, visando melhorar a eficiência da administração pública local, em prol do bom uso dos recursos públicos. 
Os interessados podem se inscrever através dos telefones: (83) 3485-1238 / 3485-1075 / 99966-5678.

O curso terá início neste sábado dia 29 de agosto a partir das 8h às 17h no Plenário Vereador Geraldo Ferreira de Albuquerque, em Santana dos Garrotes.

As inscrições são grátis!

(AR) - Ascom

Produção de tanques de carros-pipa aumenta por causa da seca na Paraíba

A produção de tanques usados em carros-pipa mais que dobrou em uma metalúrgica da cidade de Queimadas, no Agreste paraibano, por causa de seca que atinge a região em 2015.

Com a crise hídrica, moradores de diversas cidades recebem água apenas por meio de caminhões-pipa e o número de pipeiros se elevou.

A metalúrgica do empresário Manoel Donato produz os tanques que são montados em caminhões.

Em 2014 a empresa produzia três tanques por semana, mas a demanda aumentou este ano e a produção chega a sete tanques por semana. Depois de pronto, a ”pipa” é vendida em vários locais da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia.

O tanque pode ser feito de dois materiais, o inox ou a chapa preta. A escolha da matéria-prima depende da preferência do cliente. A de Inox chega a custar três vezes mais caro na metalúrgica de Manoel Donato.

Após a escolha do material, as placas são cortadas em uma guilhotina e em seguida são moldadas por uma máquina. O tamanho e o formato do tanque varia de acordo com a encomenda. A ”pipa” pode armazenar de sete a 18 litros de água.

O passo seguinte é a montagem. O tanque é soldado e depois deve ser pintado. Quando for produzido de chapa preta, a pintura também é necessária porque impede o enferrujamento e a contaminação da água. O acabamento já é feito com o tanque montado em cima do veículo.

G1 PB

Postagens Centro Histórico ou ruinas (3)


Este sobrado, na Rua das Trincheiras, foi o primeiro exemplar de residência fixa na cidade. pertence a família de antigo usineiro e está abandonado,como abandonadas estão quase todas as casas daquela avenida. inclusive a famosa balaustrada, que antigamente recebia os namorados em passeios inocentes nas tardes de domingo.
E haja preservação!

Blog do Tião

Vereador volta atrás e diz que segue firme com o grupo de oposição, em Diamante

O Vereador Juciê Laurentino de Brito (PCdoB), anunciou no início da tarde desta sexta-feira (28), exatamente um dia antes da realização da Sessão que irá votar as contas do ex-gestor municipal, Hércules Mangueira, que seguirá firme com a oposição, e manterá o parecer emitido pelo Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.

A menos de 15 dias, Juciê disse que acompanharia seu primo, o Vereador Manoelzinho (PMDB), porém ele voltou atrás e disse que está com os vereadores de oposição.

Com a decisão, é provável que a reprovação das contas do ex-prefeito seja mantida e o torne inelegível pelos próximos quatro anos. Juciê fez o anúncio na casa do ex-prefeito Odoniel Mangueira.


DiamanteOnline

Suco de batata-inglesa, cenoura e pepino melhora digestão, embeleza pele e cabelo e ajuda a perder peso


É tão maravilhoso conhecer o potencial dos alimentos naturais!

Quando você tem esse conhecimento, simples receitas caseiras podem virar fórmulas com superpopderes medicinais.

Foi o que fizemos com este suco.

Queríamos uma bebida boa para a digestão, para a pele o cabelo e ainda que fosse capaz de auxiliar o emagrecimento.

Surgiu então o suco de batata-inglesa, cenoura e pepino.

Por duas semanas, preparamos esta receita diariamente.

Como plantar cebolinha verde


Clima
A cebolinha verde cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas.

Luminosidade
A cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

Solo
Cultive de preferência em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha verde é uma planta bastante rústica e crescerá bem em quase qualquer solo, exceto os solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos.

Irrigação
Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.


sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Novo reajuste na conta de energia passa a vigorar nesta sexta na Paraíba

Começa a vigorar nesta sexta-feira (28) o reajuste nas tarifas da Energisa Paraíba - Distribuidora de Energia S.A. – EPB, que atende cerca de 1,2 milhão de clientes em 216 dos 223 municípios da Paraíba. 

Para os consumidores residenciais, a alta média será de 10,51%, já para a indústria a elevação média será de 11,47%. O reajuste foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira (25).

O índice aprovado na terça se refere ao reajuste tarifário a que as distribuidoras têm direito e que é avaliado todos os anos pela Aneel.

Os índices funcionam como um teto, ou seja, o limite para o reajuste que a distribuidora pode aplicar. A empresa tem autonomia para repassar aos consumidores um percentual menor.

Município da PB dá exemplo de transparência e é destaque em evento do TCE

Nazarezinho ocupa a terceira colocação no ranking nacional da Escala Brasil Transparente, mecanismo da Controladoria-Geral da União, que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros

O pequeno município de Nazarezinho, no Sertão da Paraíba, a 460 quilômetros de João Pessoa, está dando exemplo de como manter a transparência pública no acesso à informação. A cidade ocupa a terceira colocação no ranking nacional da Escala Brasil Transparente, mecanismo da Controladoria-Geral da União (CGU), que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros.

O município, de 7.330 habitantes, chegou quase à nota máxima, ficando com 9.58. Com a excelência no cumprimento da Lei de Acesso à Informação, Nazarezinho foi destaque na 1ª Mostra Paraíba Transparente, organizada pelo Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado.

Nós Nos Escolhemos

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

...................................................................................
Nós Nos Escolhemos
(Reynollds Augusto Cabral)

Sempre foi assim e assim sempre será.
Quando o mestre do mestre, Jesus, o de Nazaré, disse que “muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”, de certa forma ele economizou às palavras, pois, na verdade, todos são chamados e poucos são aqueles que se escolhem.
É que somos espíritos em evolução, e se escolher depende de maturidade, pois “muitos olham, mas não veem; ouvem, mas não escutam”.
Esse é um processo natural, sendo fenômeno que acontece na nossa vida prática. Porque, entre nós, há mais fogo de palha, “combustível” que queima por pouco tempo. Vemos isso nas “oestes” espíritas. Ao primeiro contato com a proposta de vida rediviva, nos deparamos com companheiros, que deslumbrados “pegam fogo” rápido. E no caminho, esquecem o caminhar. Não nos cabe julgar, mas sim fazer diferente. Muitos amigos nossos, ficaram para trás. É uma pena, pois temos cada vez mais menos tempo, apesar de termos todo o tempo do mundo.
Quando eu conheci a Doutrina Espírita, após ser convidado pelo “meu gerente”, da agência do Banco do Brasil de Itaporanga, fui mais por interesse – Saudades do Heinz, que deve estar residindo pelo sul do país, pois era de origem alemã e hoje, com certeza, aposentado- e naquele dia, na verdade, estava sendo chamado e graças a Deus, escolhi-me.
Na primeira reunião sentei-me na última cadeira, com receio, pois, preconceituoso, achava que Espiritismo era “coisa” de falar com os mortos. Se ocorresse algo estanho, correria. Mas, na primeira palestra encontrei-me. Dali para cá foi só aperfeiçoamento, pois não se entende espiritismo só participando de palestras, tem que estudar “cabra véi”. De depois, o mais importante, é trabalhar no bem, evangelizar, ajudar a causa, que alguns chamam de Deus, a transformar o mundo, que nunca será feito por mágica ou graças e sim pela educação das almas, não apenas essa que forma homens instruídos, mas sim homens de bem. Como a vida é causalidade e não casualidade tudo que passamos são efeitos e “tudo está certo”, entendendo que está por trás das letras, é claro.
Ontem, no "EDUCAÇÃO DOS SENTIMENTOS", o debate girou em torno dos “eus”. Temos muitos “eus” atrelados ás nossas personalidades, viciadas pelos enganos do mundo, mas estamos buscando o nosso “eu maior”, a individualidade, o espírito em evolução, que é lapidado a cada reencarnação, na busca da verdade, que consola e liberta, mas não a nossa verdade, construída pelos enganos de grupos.
A nossa “facilitadora” Cláudia Bandeira foi muito feliz no estudo de quinta-feira passada, e que se repete sempre, nesse mesmo dia, pelas 20 horas, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, de Itaporanga, por trás da igreja católica.
É bom se escolher amigo leitor. Estamos todos na contagem regressiva.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Em Itaporanga, padeiro prejudicado por uma postagem no WhatsApp esclarece a verdade

Por Redação da Folha - O padeiro Damião Batista de Lima (foto), de 34 anos, morador do conjunto Miguel Morato, em Itaporanga, procurou a redação da Folha nesta sexta-feira, 28, para esclarecer à opinião pública que não foi preso nem processado, não sendo verdadeiras, conforme ele, as informações de uma postagem feita no WhatsApp em que ele aparece ao lado de uma moto apreendida pela Polícia Militar com registro de furto. “Tudo não passou de um mal entendido e eu tive minha imagem prejudicada, porque apareci como se tivesse sido preso com uma moto roubada, mas não foi nada disso que aconteceu”, comentou ele.

O episódio ocorreu na semana passada, quando policiais militares apreenderam uma moto de sua propriedade. O veículo tinha sido emprestado por ele a um adolescente e que terminou pego em uma blitz policial. A motocicleta tinha registro de furto, mas, na verdade, não era produto de ilícito, como foi esclarecido na delegacia, onde ele compareceu ao tomar conhecimento do fato, e o veículo foi liberado pelo delegado.

O problema é que a moto havia sido furtada em 2013, mas, meses depois, foi encontrada pelo proprietário. No entanto, o dono do veículo à época não procurou a delegacia para retirar a queixa e passou a motocicleta para frente. Ou seja, a moto estava totalmente regular quando foi vendida a Damião Batista, conforme foi provado por ele à autoridade policial depois que o antigo dono compareceu à delegacia e esclareceu tudo.

Mesmo assim, imagens de Damião Batista ao lado da moto feitas por policias militares na delegacia, segundo ele, e divulgadas em grupos de WhatsApp se espalharam por toda a cidade e fora dela e levou as pessoas a crerem, com base em informações desencontradas, que ele tinha sido preso com uma moto roubada. Mas o mal entendido se agravou mais ainda depois que sites da região, sem se preocupar em checar as informações recebidas por meio do aplicativo, publicaram matérias dizendo o padeiro tinha sido preso, manchando ainda mais a reputação do homem.

Em pouco tempo, o nome de Damião estava sujo por todo canto da cidade, trazendo um constrangimento muito grande para ele, um inocente em toda a história e que continua muito abalado. “Eu ia passando e escutei um amigo apontando o dedo para mim e dizendo: olha ali Damião, e ele não estava preso?”, comentou o trabalhador. Ele ficou tão triste com tudo o que ocorreu que não quis mais ficar com a moto e vendeu o veículo. “Fiquei muito triste porque é uma coisa muito desagradável o que fizeram comigo por eu ser uma pessoa humilde”, lamentou.

Evento infantil será realizado em Itaporanga e Cacau Show anuncia grande promoção

Um evento infantil será realizado neste domingo (30) no Atlântida Esporte Clube, na cidade de Itaporanga (PB). O público alvo será a criançada apaixonada pela nova sensação do momento, o desenho infantil Frozen.

O evento acontece a partir das 16h com apresentações de diversos personagens infantis pela primeira vez na cidade. A Cacau Show anuncia uma grande promoção para este evento: Nas compras de produtos infantis a cima de R$ 30,00, os clientes irão ganhar um ingresso para assistir a apresentação inédita.

Aproveite esta grande promoção e não deixe de passar na Loja da Cacau Show em Itaporanga.

Promoção irresistível

DiamanteOnline

Deputado de Brasília é dono de puteiro

O distrital seria dono de uma casa de prostituição

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realiza na manhã desta sexta-feira (28/7) uma megaoperação para combater a prostituição. A ação ocorrem em várias cidades do DF. Um deputado distrital estaria envolvido com o comercio profissional do sexo.

O parlamentar seria proprietário de uma casa de prostituição. O nome do distrital estaria sendo mantido em sigilo para não prejudicar as investigações, por enquanto. As pessoas detidas por envolvimento com as meretrizes estão sendo levadas para a 20ª Delegacia de Polícia (Setor Oeste, Gama).

Cerca de 400 policiais de várias unidades da CPDF participam da operação.

Blog do Tião

Repasse do FPM sofre queda de 25.95%; presidente da Famup não vê saída

O presidente da Federação dos Municípios da Paraíba, voltou a lamentar nesta quinta-feira (27) a queda no repasse do FPM (Fundo de Participação Municipal) de julho que chegou neste mês nos cofres da Prefeitura atingiu 25.95% em relação ao mês de junho.

“É uma quebradeira geral” disse o presidente da Famup ao analisar a situação dos prefeitos.

Tota Guedes disse que os prefeitos tem que administrar despesas maiores com uma receita inferior. Ele se lembra do aumento do salário mínimo e da aplicação do piso nacional dos professores e uma seca que ele classifica a maior dos últimos 40 anos.

“É uma demanda grande para resolver com pouco recurso”, informa.

De acordo com Tota Guedes, neste ano o repasse do FPM registra uma queda de 4% se comparado a igual período de 2014. “O Brasil está em recessão”, diz Tota que não vê saída em curto prazo. Ele. No entanto, diz como certo alivio que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios deverá sofrer um pequeno aumento de 4% em relação ao do mês de julho.

Assessoria

Poço é o novo ponto de discórdia entre oposição e situação em Itaporanga com reflexo na Câmara


Por Redação da Folha – Grande parte da sessão da noite dessa quinta-feira, 27, da Câmara de Itaporanga, presidida pelo vereador Neném de Adailton, foi ocupada por uma discussão sobre um problema grave que afeta um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida: a falta d’água.

Conforme os vereadores Neném de Adailton e Ivanilton Palmeira, pressionada pelos moradores e pelos próprios parlamentares mirins, a Prefeitura abriu um poço no conjunto para amenizar o problema da falta d’água, mas, passados meses, o equipamento ainda não está funcionando por falta de uma bomba e de uma caixa d’água. “O povo está passando sede, entregaram esse conjunto sem água e o sofrimento lá é grande, mas, como a Prefeitura não resolveu, nós vamos resolver”, comentou Ivanilton.

Ele e o vereador Neném comprometeram-se em arcar do próprio bolso a despesa para o funcionamento do poço e acreditam que, nos próximos dias, já terá água abundante para a população do conjunto popular, que é vizinho da Vila Mocó, que também sofre com a falta d’água. Ivanilton, com a colaboração de alguns outros vereadores, já haviam perfurado um poço, também por conta própria, em uma creche filantrópica da cidade, que enfrentava dificuldades com  relação à água. “O problema é a falta de sensibilidade do poder público e, aqui em Itaporanga, apesar dessa seca toda, quase nenhum poço foi perfurado este ano pela Prefeitura, mas a necessidade por água é grande, e é lamentável que o poço que foi feito nesse conjunto ainda não esteja servindo à população, mas vamos dar nossa contribuição para resolver o problema”, comentou Neném de Adailton.

Na mesma sessão, foram aprovados vários requerimentos verbais: os vereadores Jailson de Zeca e Nel de Duvan solicitaram da Prefeitura calçamento da Rua José Trajano, localizada no conjunto Chagas Soares. Neném de Adailton requereu do poder público a construção de um açude de 1 milhão de metros cúbicos d’água no sítio Varginha como meio de garantir aporte hídrico para Itaporanga.

O vereador Jacklino Porcino requereu da Prefeitura a recuperação da pavimentação de uma rua nas proximidades da escola estadual Adalgisa Teódulo da Fonseca. Segundo o parlamentar mirim, um buraco enorme surgiu na artéria e tem provocado acidentes. Já o vereador Joaquim Salviano solicitou a recuperação das estradas municipais, especialmente dos sítios Correntes e Cochos, que estão em situação precária.

Homem efetua disparos em via pública e acaba preso, em Conceição

Antonio Carlos Coelho da Silva, 30 anos, residente no Bairro São Geraldo, foi preso, por volta da meia noite desta quinta-feira (27), na cidade de Conceição (PB), depois de efetuar disparos em via pública.

De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, uma guarnição da polícia militar fazia rondas, quando recebeu a informação via Copom que o acusado teria efetuado dois disparos, um nas proximidades do Fórum e o outro em frente à escola Bindo Leite.

Em seguida foram iniciadas as diligências e o acusado foi localizado em frente à Companhia de Polícia.

A polícia fez a abordagem e encontrou com o acusado um revolver calibre 38 com duas cápsulas deflagradas. Segundo a polícia, ele apresentava fortes sintomas de embriaguez e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Conceição, onde foram tomadas as providências cabíveis. 

Vale do Piancó Notícias

Musa do Vasco cumpre promessa e tira a roupa


A classificação do Vasco em cima do Flamengo na Copa do Brasil “obrigou” a musa vascaína Paloma Lopes a cumprir uma promessa. Um dia após o time empatar com o rival em 1 a 1, no Maracanã, a assistente de palco do programa “Tudo pela Audiência”, do Multishow, tirou parte da roupa e fez um topless para comemorar a vaga do Gigante da Colina. Paloma ainda aproveitou para provocar os rubro-negros.

– Dizem que somos de segunda divisão, mas nem o time de primeira deles passou pelo meu Vascão em nenhum jogo na Copa do Brasil – afirmou a jovem musa.


Câmara Municipal de Serra Grande realizará sessão para votar as contas do ex-prefeito João Bosco, nesta sexta-feira

A Câmara Municipal de Serra Grande (PB), realizará sessão nesta sexta-feira (28), para votar o parecer do Tribunal de Contas do Estado, referente a prestação de contas do exercício de 2012 do ex-gestor João Bosco Cavalcante.

A presidente da Câmara, a Vereadora Maria de Aluízio (foto), através da Comissão de Finanças da Casa, apresentará, em sessão plenária, o parecer técnico do Tribunal.

Maria destacou que, apesar do primeiro parecer do TCE ter sido contrário às contas, no ano de 2012, um dos Conselheiros-Relatores do processo discordou da decisão, fazendo com que o Tribunal deliberasse parecer favorável.

Assessoria

"Aceitando desafios, Juventude Tucana busca maior participação!": Por Silvio Darlan Izidio

Nos últimos dias o nosso país visualizou situações das mais diversas na política nacional envolvendo políticos de tantos partidos, muitos deles que na sua trajetória defendeu as custas de sangue a democracia tão sonhada por todos nós brasileiros.

Nascido na oposição – “longe das benesses oficiais, mas perto do pulsar das ruas”…

“Somos nós que construímos o destino do Brasil. Por nossas mãos, ele saberá conjugar democracia com desenvolvimento, liberdade com justiça social, respeito à lei com realização do bem comum.

Esses são os fios que enlaçam a trajetória do PSDB com a história do Brasil contemporâneo. Um passado de conquistas, um futuro de esperança e, entre eles, um presente de novos desafios a vencer!”.

Grande Vaquejada é anunciada na cidade de Diamante

Nesta quinta-feira (27), completaram-se 5 anos da morte do Engenheiro Agrônomo Oswaldo Barros Mangueira, na cidade de Diamante-PB, e como forma de relembrar a paixão do patriarca, as filhas, viúva e genros, anunciaram mais uma grande vaquejada no Parque que foi criado pelo diamantense, dando continuidade ao sonho de Oswaldo.

A Vaquejada já está em sua segunda edição desde que o idealizador partiu para a vida eterna, esse ano trazendo uma grande premiação, sendo R$ 10.000,00 (dez mil reais), mais uma motocicleta no prêmio extra.

O evento acontecerá nos dias 09 e 10 de outubro, na fazenda Antas, que fica as margens da Rodovia PB-386, no triangulo que liga Boa Ventura, Diamante e Curral Velho. A festa ficará sob a animação do cantor Roberto Vaneirão e a Banda Estilo Farra.

Programação oficial

Outras divulgações serão feitas através do Portal DiamanteOnline. Aguardem!!!   

DiamanteOnline

Centro histórico ou ruínas? (2)

Quando estudei no prédio do Pio XII, hoje desativado ali no centro da cidade, aí funcionava uma sorveteria. Local simpático, acolhedor, que depois foi fechado e desprezado. A construção antiga está do pau pru bagaço. Só não desmoronou porque o mato que nasceu nas frestas das paredes está segurando a construção. Enquanto isso, fala-se em restauração do centro histórico. Dá pra acreditar?

Blog do Tião

Santanense é baleado e preso durante perseguição policial em Itaporanga

O santanense José Raify Mangueira Barroso, 25 anos e o itaporanguense José Fortunato Alexandre (foto ao lado), 28 anos, popularmente conhecido como “De Buchada”, foram presos, por volta das 6h da manhã desta quinta-feira (27), na cidade de Itaporanga, sob a acusação de tráfico de drogas. 

Com eles a polícia encontrou 15 papelotes de uma substância semelhante a maconha e 193 reais em dinheiro.

Segundo a Seção de Informações do 13º Batalhão de Polícia Militar, os acusados já vinham sendo monitorados desde a última quarta-feira (26). 

Na manhã desta quinta-feira, a polícia montou uma 'campana nas proximidades da residência de 'De Buchado', que fica localizada no conjunto Alto das Neves e fez a abordagem, no momento em que o santanense chegava no local e se encontrava com o amigo. Ao perceber a presença da polícia, eles tentaram fugir em uma moto e foi iniciada uma perseguição aos dois.

Droga apreendida com os acusados

Ainda segundo a Seção de Informações do 13º Batalhão de Polícia, a perseguição policial só parou na altura do sítio Varginha, quando os policiais efetuaram tiros no pneu da moto e acertou a perna do santanense Raify. Ele foi socorrido pela própria guarnição da polícia militar para o hospital Regional da cidade de Itaporanga, posteriormente para o Hospital Regional da cidade de Patos. 

Já ‘De Buchada’ foi preso e encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil da cidade de Itaporanga, onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

COMO COMER MENOS SAL E MELHORAR SUA PRESSÃO


O sal é um grande sabotador de uma alimentação saudável e equilibrada, e o pior é que, em excesso, ele coloca a nossa saúde em risco!

Vamos ver algumas dicas para comer menos sal e ganhar em diversidade de sabor. Vem comigo!

Sal – qual é o problema?
O problema do sal está no sódio contido nele. Sabemos que o sal na medida certa é fundamental para a nossa saúde, mas o excesso é muito perigoso. Seu consumo exagerado está relacionado com várias doenças como hipertensão, doenças cardiovasculares, envelhecimento precoce, inchaços, etc.


COMO PINTAR AS UNHAS ESTILO FRANCESINHA SEM ESFORÇO


COMO PINTAR AS UNHAS ESTILO FRANCESINHA SEM ESFORÇO!

O método é simples e tão fácil que durante a sua viagem de férias vocês mesma pode pintá-las, sem medo de borrar. Basta utilizar os adesivos de reforço para buracos de papel. Custa pouco e, se tiver cuidado ao retirá-los, recoloque-os na cartela de origem e use outro lado do círculo da próxima vez. Veja o passo a passo:

Passo 1: Aplique uma camada de esmalte transparente ou cintilante e deixe secar. É importante que essa camada esteja completamente seca antes de prosseguir.

Passo 2: Aplique o adesivo em todas as unhas. Tente aplicar os adesivos bem uniformes, de forma que todas as unhas fiquem com a francesinha da mesma largura.

Passo 3: Pinte a cor cremosa escolhida nas pontas.

Passo 4: Aguarde uns minutinhos para secagem e remova o adesivo com cuidado.

Passo 5: Aplique uma camada clara e divirta-se!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

DOIS DEPUTADOS PARAIBANOS NA LISTA QUE PEDE O AFASTAMENTO DE CUNHA

Um grupo de 35 deputados federais divulgou no início da tarde desta quinta-feira, 27, uma nota “em defesa da representação popular” que pede o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por causa de denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento, que foi formulado no gabinete da liderança do PSOL, com a presença de pelo menos dez deputados, diz que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha “é gravíssima” e “torna insustentável sua permanência na Presidência da Casa”.

“A diferença de condição de investigado em um inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do MP, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa”, diz o documento, assinado por membros do PT, PPS, PR, PSB, Pros, PSC, PTB, além do PSOL. O peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) é o único correligionário de Cunha que pede seu afastamento.

Cunha foi acusado pelo lobista Julio Camargo de pedir propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou acusação formal contra Cunha ao Supremo Tribunal Federal, que ainda precisa decidir se aceita a denúncia.

Os parlamentares que pedem o afastamento de Cunha dizem ainda que, para exercer a presidência da Casa, é preciso “equilíbrio, postura ética e credibilidade”. “A responsabilidade de dirigente maior de uma das Casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados”, diz.

No dia da denúncia, parlamentares já haviam divulgado um manifesto anônimo contra o peemedebista por considerar “insustentável” a permanência dele na Presidência da Casa. Segundo o regimento da Câmara, não há previsão de que uma ação de parlamentares possa culminar com o afastamento do comandante da Casa – a decisão seria de Cunha, que já disse que não renunciará.

Em evento na Força Sindical em São Paulo, no dia 21, um dia após ser denunciado, Cunha afirmou que renúncia não faz parte de seu vocabulário nem fará. “Não há a menor possibilidade de eu não terminar meu mandato à frente da Câmara. Renúncia é um ato unilateral”, afirmou na ocasião.

Assinaram o texto hoje contra Cunha os seguintes deputados: Adelmo Carneiro Leão (PT/MG); Alessandro Molon (PT/RJ); Arnaldo Jordy (PPS/PA); Chico Alencar (PSOL/RJ); Chico D’Angelo (PT/RJ); Clarissa Garotinho (PR/RJ); Edmilson Rodrigues (PSOL/PA); Eliziane Gama (PPS/MA); Erika Kokay (PT/DF); Givaldo Vieira (PT/ES); Glauber Braga (PSB/RJ); Heitor Schuch (PSB/RS); Helder Salomão (PT/ES); Henrique Fontana (PT/RS); Ivan Valente (PSOL/SP); Jarbas Vasconcellos (PMDB/PE); Jean Wyllys (PSOL/RJ); João Daniel (PT/SE); Jorge Solla (PT/BA); José Stedile (PSB/RS); Julio Delgado (PSB/MG); Leonardo Monteiro (PT/MG); Leônidas Cristino (PROS/CE); Leopoldo Meyer (PSB/PR); Luiz Couto (PT/PB); Luiza Erundina (PSB/SP); Marcon (PT/RS); Margarida Salomão (PT/MG); Moema Gramacho (PT/BA); Padre João (PT/MG); Pedro Uczai (PT/SC); Sergio Moraes (PTB/RS); Silvio Costa (PSC/PE); Valmir Assunção (PT/BA); Waldenor Pereira (PT/BA).

Polemica

Dia do bancário fecha agências em toda a Paraíba

As agências bancárias não abrirão nesta sexta-feira (28) na Paraíba por ocasião da comemoração do Dia do Bancário.

O feriado, instituído pela lei n° 8.939/09, foi confirmado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Por conta disso, quem possuir contas com vencimento para o dia de amanhã poderá efetuar o pagamento até a próxima segunda-feira (31) sem a incidência de juros e multa.

De acordo com o sindicato da categoria, os caixas eletrônicos funcionarão normalmente. O expediente bancário retorna à normalidade na próxima segunda-feira.

MaisPB

Viúva de Porcino pode disputar Prefeitura de Itaporanga

Andréa Porcino, ex-primeira-dama de Itaporanga, poderá disputar a Prefeitura do município, nas eleições de 2016. Atualmente filiada ao PDT, e dizendo-se de ideologia e prática brizolista, ela diz que o falecimento do ex-marido, o sindicalista e ex-prefeito Antônio Porcino, em nada alterou seu relacionamento com a família do mesmo, e nem mesmo interrompeu a relação de amizades com que se afirmou na política itaporanguense, durante cerca de quase 20 anos.

Um dos principais mentores da ideia, segundo ela, é o sindicalista paraibano José Porcino Sobrinho, mais conhecido como Neto Porcino, que é presidente do Sindicato dos frentistas da Paraíba, e irmão do saudoso Antônio Porcino. Ela adianta que, em razão de especulações desse projeto, já vem recebendo convites, com promessas de apoio político e eleitoral, de algumas das mais expressivas lideranças da Paraíba, a exemplo do senador José Maranhão (PMDB) e do ex-senador Wilson Santiago (PTB), ambos eram amigos de seu ex-marido.

No entanto, Andréa Porcino, que é suplente de vereadora em Itupeva, sua terra natal, no interior de São Paulo, diz entender que o  projeto deve ser bem discutido. “Vamos esperar, um pouco, para ver no que dará tudo isso”, pondera.
MaisPB

Prefeitura de Serra Grande efetua pagamento da folha de pessoal nesta quinta-feira e na próxima segunda-feira

A Prefeitura de Serra Grande, efetuou nesta quinta-feira, 27, parte do pagamento referente à folha de pessoal do mês de Agosto.

Devido ao feriado desta sexta-feira, 28, Dia do Bancário, o pagamento dos funcionários municipais se estende até a próxima segunda-feira, 31. 

Segundo a Tesouraria, o pagamento atende as expectativas do equilíbrio financeiro municipal, e todos os funcionários poderão fazer o saque dos seus respectivos valores.

Para o Prefeito Jairo Halley, o compromisso em efetuar o pagamento dos servidores públicos serra-grandenses, tem surtido bons efeitos na economia local, influenciando diretamente no pequeno e grande comercio da cidade.

Assessoria

Dinaldinho cobra extensão de adutora para acabar ‘guerra’ por água entre Piancó e Olho D’água

O deputado estadual, Dinaldinho Wanderley (PSDB), usou a tribuna nesta quinta-feira (27) para solicitar ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, a extensão da adutora Coremas em Mãe D’água para abastecer o município de Piancó. “Essa ação vai solucionar um conflito por água que existe entre Piancó de Olho D’água”, disse.

O deputado destacou que Piancó sofre com o desabastecimento e para solucionar o problema será preciso uma ampliação de aproximadamente 2,5 km da adutora. Além disso, será necessário um gerador de energia e bomba flutuante para abastecer o município. “Já existe uma adutora de Coremas a Piancó, mas o problema é que o açude secou e a capitação de água não se faz porque o líquido não chega a esse encanamento”, lembrou.

Dinaldinho historiou que o conflito entre os dois municípios começou quando o Governo do Estado ameaçou fazer a abertura das comportas da barragem de Jenipapo (conhecido como Buiú) para fazer o abastecimento de Piancó. Os moradores de Olho D’água são contrários a abertura das comportas, pois entendem que a melhor opção seria fazer um sistema de engate e a água descer através de uma tubulação evitando a evaporação e a perda pela areia seca do Rio Jenipapo.

Os montadores do município informam que os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma saíra das comportas do açude do Buiú cerca de 2 milhões de metros cúbicos e chegará em Piancó pouco mais de 500 mil litros. Ou seja, haveria um grande desperdício de água. Para não permitir a ação, eles realizaram uma serie de protesto. O problema é que Piancó continua sem água.


Além do apelo na tribuna da Assembleia, o deputado encaminhou requerimento à Secretaria de Estado dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia solicitando a obra de extensão. “Com essa medida vamos solucionar o problema de abastecimento de Piancó e o conflito por água entre dois municípios”, falou.

Assessoria

Câmara de Emas aprova convocação de secretário e empresa contratada pela prefeitura para gerenciamento de resíduos sólidos

A Câmara Municipal de Emas aprovou requerimento de autoria do Vereador Jr. Rufino objetivando a convocação do Secretário de Administração Eraldo Morais e de representante (s) da Seleta Gerenciamento de Resíduos Sólidos, empresa responsável pelo Gerenciamento Integrado dos Resíduos Sólidos no município, para comparecimento na reunião ordinária do próximo sábado, 29 de Agosto de 2015, no Plenário José Romeu da Silva, da Casa Manoel Dias Neto.

Sob a justificativa de esclarecimentos sobre a execução da Política Municipal dos Resíduos Sólidos, o requerimento foi aprovado pela unanimidade dos vereadores presentes.

O Vereador Jr. Rufino aponta que mais de ½ milhão de reais já foram investidos nessa política pública desde o início do governo Madruga, mais precisamente, R$ 549.996,04 – Arredondados, quinhentos e cinquenta mil reais.

Espera-se o comparecimento dos gestores desse plano, da apresentação de um diagnóstico detalhado da execução dessa política pública, de respostas às questões pertinentes aos princípios da transparência e eficiência do serviço público, da sociedade civil organizada, e, sobretudo, da participação popular, pois essa última, “pode, em querendo o Sr. Presidente da Câmara, com o apoio soberano do plenário, configurar a conversão de sessão ordinária em audiência pública”, uma vez que, a população é Sujeito Passivo da Política Pública Municipal de Resíduos Sólidos,  tornando necessária, estar Sujeito Ativo, posto que, o gerenciamento tem origem nos resíduos coletados a partir das residências das pessoas.

"Com o olhar de que se pode avançar na execução dessa política pública, convoco a gestão a tratar esse plano de forma integralizada e com a responsabilidade ambiental que se espera!", disse o vereador.

Assessoria

Centro Histórico ou ruínas? (1)


João Pessoa protege o seu patrimônio histórico? A pergunta será respondida, a partir de hoje, pelas imagens que este blog vai publicar. A começar por esta, da antiga padaria Águia de Ouro, que funcionou até recentemente na Bhoan, no centro histórico da cidade. O prédio, como se vê, está abandonado. Até a águia,bela escultura colocada no topo do edifício, parece que está com as asas cansadas. Daí para o desmoronamento falta pouco. E as chamadas autoridades constituídas continuam com aquele papo furado de que fazem estudos para revitalizar o centro histórico da Capital. Revitalizar as ruínas?

Amanhã tem mais

Blog do Tião

Os peitos de Grazi Massafera


Fazendo o papel de uma drogada em Verdade Secretas, a nova novela da Globo, Grazi Massafera mostrou os peitos no capítulo de ontem a noite e o assunto bombou em todos os cantos cantos do Brasil, mostrando que a Globo continua dona da audiência e que o brasileiro gosta mesmo é de mamar.

Durante a cena em que a Larissa levanta a blusa e mostra os peitos pro Visky e depois cospe na cara da Fanny, o nome de Grazi Massafera explodiu no Twitter.

Blog do Tião