sábado, 15 de agosto de 2015

Comércio de Itaporanga não abrirá nesta segunda-feira. Saiba por que e se programe

Por Redação da Folha – Em função do Dia do Comerciário, o comércio logista de Itaporanga não abrirá suas portas nesta segunda-feira, 17. Estabelecimentos de produtos alimentícios, roupas, calçados, brinquedos, utensílios e outros segmentos permanecerão fechados durante todo o dia, mas os serviços bancários e outros funcionarão normalmente.

Diariamente, centenas de pessoas de cidades circunvizinhas vêm a Itaporanga comprar produtos diversos. Com o maior comércio regional, a cidade recebe consumidores de toda a região, que movimentam substancialmente a economia regional.

Um dos estabelecimentos comerciais que mais atende consumidores de fora é o Mercadinho Alvino, de propriedade do empresário Leonan Alvino. Preocupado com os seus clientes, o dono lançou aviso em várias rádios da região comunicando o feriado na segunda-feira para que ninguém der a viagem perdida.

Cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó, completa 125

A cidade de Nova Olinda, interior da Paraíba, comemora neste sábado (15 de Agosto) 125 anos de sua Fundação.

Pela manhã foi realizada a Solenidade de hasteamento das bandeiras (União e Município) na Prefeitura Municipal. Estiveram presentes secretários, vereadores, cidadãos novolindenses e a Prefeita Municipal.

A Banda Filarmônica Severino Ramos abrilhantou o evento fazendo a apresentação de Dobrados.

A Banda é da cidade de Nova Olinda. A Prefeita Drª Maria do Carmo hasteou o pavilhão nacional juntou ao Secretário da Junta do Serviço Militar Mamede Damaceno. O pavilhão municipal foi hasteado pelo Tesoureiro Severino Ramos.


A Prefeita usou da palavra e relatou sobre momentos históricos da cidade mostrando que Nova Olinda hoje encontra – se no auge do seu desenvolvimento. Citando vultos históricos como Tiradentes, Duque de Caxias, Gonçalves Dias e outros, mostrou que todos devemos dar amor à nossa terra. Relatou sobre aqueles que doaram seu sangue pela defesa do país, pois não revidaram na luta pela liberdade.

A Banda Filarmônica apresentou os Dobrados do Hino da Cidade e os parabéns à cidade. A Prefeita anteriormente lhe parabenizou pela sua participação e envolvimento entre os jovens para sempre apresentarem a arte da música.

A solenidade foi encerrada e as homenagens à cidade seguirão com a Missa de Ação de Graças às 19 horas na Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios presidida pelo Pe. João Romão Lima Filho (Pároco local).

ASCOM

Alvo de denúncias: Veneziano assume a presidência do PMDB de CG

Deputado substitui no cargo a sua mãe e suplente de senadora, Nilda Gondim.

Por: Blog do Gordinho

O PMDB de Campina Grande realizou neste sábado (15) convenção municipal, na ACI (Associação Campinense de Imprensa). O deputado federal Veneziano Vital do Rêgo será o presidente municipal do partido substituindo sua mãe Nilda Gondim.

Entre as autoridades presentes a Convenção Municipal do PMDB, que aconteceu na Associação Campinense de Imprensa (ACI), estiveram o presidente estadual da legenda, senador José Maranhão, o senador Raimundo Lira e o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino (PSB), que também postula disputar a Prefeitura de Campina Grande.

O governador Ricardo Coutinho (PSB) não compareceu.


Alvo de denúncias
Em decorrência das denúncias do ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande, Renan Trajano, a Comissão Parlamentar de Inquérito aprovada na Câmara Municipal que investiga o suposto desvio de mais de R$ 10 milhões do erário da cidade para campanhas do ex-prefeito Veneziano Vital, do irmão Vital Filho e da mãe Nilda Gondim, deve ouvir os primeiros envolvidos na próxima semana.


Herança pode ter motivado briga entre irmãos que acabou com um morto em Itaporanga

Uma disputa por herança pode ter motivado uma briga entre dois irmãos, que terminou com o assassinato de um deles, na manhã desta sexta-feira (14), no município de Itaporanga.

O crime aconteceu na casa da mãe do suspeito e da vítima que é natural da cidade de Diamante.

Segundo informações do major Antônio Guedes, comandante da Polícia Militar em Itaporanga, a briga entre irmãos teria começado após a morte do pai deles, ocorrida há cerca de um ano e meio.

As discussões se intensificaram e culminaram no crime envolvendo os dois irmãos.

“Eles estavam brigando constantemente e não se entendiam em como dividir a herança. Ontem, um dos irmãos foi visitar a mãe, que é idosa. Nessa visita, houve um novo desentendimento e o irmão que mora com a mãe deu dois tiros, assassinando a vítima, na frente da mãe deles”, contou o major.

Atingido com dois tiros, sendo um no tórax e outro na virilha, a vítima morreu no local. O suspeito conseguiu fugir, indo em direção a Zona Rural do município.

Portal Correio

Sessão da Câmara de Itaporanga com requerimentos aprovados e algumas denúncias também

Por Redação da Folha – Presidida pelo vereador Neném de Adailton, a Câmara Municipal de Itaporanga realizou sessão ordinária na noite dessa quinta-feira, 13, e aprovou projeto de lei e vários requerimentos, mas o que chamou mais atenção foram os discursos da oposição, que centraram fogo na gestão municipal, mas a base de apoio do prefeito não respondeu.

Durante a sessão, foi aprovado, por unanimidade, um projeto de lei de autoria do vereador Ubiramar Pita, que homenageia a memória do seu tio e ex-vereador Antônio de Bruno, concedendo o nome dele a uma Unidade Básica de Saúde recentemente instalada na cidade. O parlamentar mirim, filho do sítio Catolé, faleceu em janeiro do ano passado e teve vários mandatos na Câmara.

Foram aprovados também dois requerimentos do vereador-presidente Neném de Adailton. Um deles solicitando da Secretaria de Segurança Pública do Estado a implantação de postos policiais nos bairros Alto das Neves e Conjunto Chagas Soares, como meio de prevenção e repreensão ao crime, especialmente o tráfico de drogas, que tem envolvido muitos jovens na cidade.

O outro solicita da Prefeitura a disponibilização de um imóvel rural para o acolhimento de animais que hoje vivem abandonados pelas ruas da cidade, a exemplo de cachorros, jumentos, gatos e porcos, evitando acidentes nas ruas e estradas.

Também foi aprovado um requerimento do vereador Joaquim Salviano, solicitando da Prefeitura calçamento para a Rua Severino Neves, depois de ouvir o apelo de vários moradores, que pedem a pavimentação da artéria urbana. Um outro requerimento, este do vereador Hélio Rodrigues, solicita do poder público municipal a retirada das sucatas de veículos que hoje estão ocupando indevidamente espaços nas ruas da cidade, comprometendo a mobilidade urbana e servindo como depósito de insetos.

Na tribuna da Câmara, dois vereadores de oposição fizeram várias críticas à gestão municipal. O vereador Ivanilton Palmeira, por exemplo, criticou um panfleto distribuído pelo município para divulgar os feitos da atual gestão, mas, conforme o parlamentar mirim, as obras mostradas são federais e estaduais, algumas quase que integralmente no governo municipal. “Esse panfleto, pago com dinheiro público, não condiz com a realidade, porque, com exceção do matadouro, que está parado, pois fui lá hoje e vi, não temos nenhuma obra aqui do prefeito atual”, lamentou Ivanilton, ao denunciar também que o prefeito retirou dos vigilantes o adicional noturno, reduzindo o salário dos profissionais, o que é inconstitucional. O vereador ainda criticou a falta de pagamento de fornecedore e a falta de merenda e de material escolar na rede municipal de ensino, enfocando que a situação só não está pior porque o próprio vereador está distribuindo materiais do próprio bolso com o alunado e professores.

Já o vereador Ricardo Pinto disse que o município vive um momento de dificuldades e abandono em função, segundo ele, da falta de qualidade da administração municipal e enumerou diversos problemas, entre os quais obras paradas, fornecedores e prestadores de serviços com pagamento atrasado, falta de merenda nas escolas e graves problemas sanitários e sociais.

O vereador Ubiramar também subiu à tribuna e conclamou as autoridades e sociedade a refletirem sobre o grave problema da violência que vitima Itaporanga, com assassinatos sucessivos, crimes contra o patrimônio e tráfico de drogas. Segundo ele, é preciso unir força para prevenir e combater a criminalidade, o que, conforme disse, passa por uma transformação no atual modelo social e cultural da nossa sociedade, garantindo mais oportunidades ao jovens e restabelecendo valores humanitários e familiares, a exemplo da disciplina e da boa conduta moral dentro e fora de casa.

Morre em Maurití-CE, empresário Zé Fernandes, que morou por muito tempo com a sua família em Diamante (PB); Já em Ibiara outro morador de Diamante morreu

Faleceu nesta sexta-feira (14), na comunidade de Buritizinho, município de Maurití no Cariri cearense, o empresário José Fernandes dos Santos, aos 64 anos.

Natural de Maurití, Zé Fernandes como era popularmente conhecido, morou por muitos anos na cidade de Diamante, juntamente de seus irmãos e seus pais, Antônio Fernandes e Olindina Fernandes.

(Zé Fernandes com sua esposa, filhos, netos e um genro no casamento da sobrinha Carminha) 

Zé Fernandes tratava de um Câncer e faleceu em sua residência por volta das 11h da manhã. Ele era casado e deixou oito filhos.

Imagem abaixo:

Já na comunidade de Várzea Redonda, município de Ibiara (PB), morreu o servente de pedreiro Helio Venâncio da Silva de 43 anos.

Ele morava na cidade de Diamante com sua esposa e filhos, porém há alguns meses separou e retornou para a casa da mãe no município de Ibiara (PB).

A morte de Hélio foi tida como precoce, e a família acredita ter sido um infarto.

DiamanteOnline 

Após acordo para fechar comporta de açude, BR 361 é liberada por manifestantes de Olho D'Água

Após 9 horas interditada por manifestantes, a BR 361 foi liberada por volta das 18h40, desta sexta-feira(14). A população de Olho D´Água interditou a BR contra uma ação da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba), que, abriu as comportas do açude do “Buiú” para levar água até Piancó.

O prefeito Chico Carvalho fez questão de afirmar que, a população de Olho D´Água não é contra o envio da água do açude “Buiú” para Piancó. É contra a forma como a AESA pretende fazer o trabalho, abrindo para a água descer no leito do Rio Genipapo percorrendo uma distância de aproximadamente 60 KM.

“Os próprios técnicos da Aesa dizem que se a distribuição for feita desta forma sairia das comportas do açude do “Buiú” cerca de 2 milhões de metros cúbicos de água. Isso é absurdo, não podemos aceitar”. Com certeza deve haver outro mecanismo, lembrou o prefeito Chico Carvalho.

Desde às 10:00 horas da manhã, que o local permaneceu interditado. Durante a manifestação, houve momentos de tensão entre os envolvidos e pessoas que queriam furar o bloqueio. Um dos lideres do manifesto Geovanildo Clementino, disse que, a reivindicação era pacifica e casos de urgência tinham prioridade.

A Polícia Rodoviária Federal foi chamada ao local e mediou as conversas entre os manifestantes e representantes da AESA. Além disso, homens da polícia militar também estavam presentes.

Após conversações entre as partes, um acordo foi firmado e a BR liberada. O acordo firmado, foi o imediato fechamento da comporta do açude “Buiú”, ainda na noite desta sexta-feira.

Vale News PB 

Ivanilto Palmeira volta atacar o prefeito de Itaporanha

Na última sessão realizada na Câmara Municipal de Itaporanga, realizada nesta quinta-feira, 13 de agosto, o vereador de oposição voltou a atacar o prefeito Audiberg Alves, desta vez, alem dos quites educacionais, também veio a tona as inaugurações realizadas pelo administrador.

O parlamentar mirim chegou a dizer que o prefeito criasse vergonha e deixasse de querer ser o pai das obras feitas por outros gestores e até por políticos estaduais, a exemplo de Rui Carneiro.

Contanto com o auxilio de um data-show e com um jornal e um panfleto em mãos, Ivanilton disse que as obras anunciadas eram mentira, como as caixas-d'água mostra na publicação oficial e falou que o poço feito la nas cinquenta casas, no conjunto Chagas Soares ainda hoje não funciona e a população padece de sede.

Movimentos planejam protestos em todo o Brasil; Aécio indica que vai participar


16 de agosto marca 23 anos dos caras-pintadas, quando o então presidente Fernando Collor de Mello foi alvo de uma das maiores manifestações contra um governo no período pós-redemocratização.
 
Por: Blog do Gordinho

Com a popularidade da presidente Dilma Rousseff em baixa e as crises econômica, política e ética cada vez mais acirradas, movimentos de oposição ao governo da petista saem às ruas neste domingo, 16, em protestos programados para todo o País e também no exterior.

O Movimento Brasil Livre espera manifestações em, pelo menos, 144 localidades, já o Vem Pra Rua lista 257 cidades em seu site, sendo 19 fora do Brasil. Além do ‘fora Dilma’, outro mote dos principais movimentos de rua contrários à atual gestão federal, que inclui também o Revoltados Online, é “não vamos pagar a conta do PT”.

Ao contrário dos protestos anteriores, quando o principal partido de oposição tentou manter uma certa neutralidade, neste domingo, o PSDB e seus principais aliados, como o DEM, PPS e Solidariedade, convocaram as pessoas para irem às ruas.

O candidato derrotado do PSDB em 2014, Aécio Neves, sinalizou nesta sexta-feira, 14, em Maceió, onde participa do lançamento da campanha nacional de filiação do seu partido, que vai participar das manifestações, mas não disse onde.”

A minha vontade pessoal é essa (de ir). Pretendo sim, mas vou avaliar até sábado, 15, aonde vou e se vou”, disse o tucano, durante a campanha de filiação em Maceió. Aécio disse que recebeu convite de várias cidades no Nordeste, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília. Segundo aliados, o mais provável é que Aécio vá ao protesto em Belo Horizonte ou Brasília.

O site do PSDB em São Paulo lista 61 cidades com protestos marcados. O presidente do partido no Estado divulgou um vídeo convocando a população do Estado a sair às ruas protestando contra o atual governo.

Na capital paulista, os manifestantes se concentrarão mais uma vez na Avenida Paulista, tradicional local de protestos na cidade. São Paulo concentrou os maiores números nas duas primeiras manifestações contra o governo Dilma, em março e abril deste ano.

Em Minas, domicílio eleitoral de Aécio, o Vem pra Rua prevê protestos em 30 cidades. Em Belo Horizonte, a concentração será na Praça da Liberdade, região central da capital mineira. Segundo a Polícia Militar, o primeiro protesto contra o governo, em 15 de março, reuniu 24 mil pessoas em Belo Horizonte, número contestado pelos organizadores do protesto.

Defesa de Lula

Simultaneamente aos protestos contra o governo Dilma em todo o País, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a CUT São Paulo estão programando para domingo, a partir das 13 horas, um ato “em defesa da democracia” em frente à sede do Instituto Lula, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Alguns manifestantes já estão em vigília no local desde o início desta semana e prometem permanecer acampados até a próxima segunda-feira, 17.

A vigília precede a manifestação agendada para quinta-feira, 20, em todo Brasil, por sindicatos e movimentos sociais. Sem referência direta ao governo Dilma, na página do Facebook onde o evento foi criado, o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC divulgou a hashtag #SomostodosLULA.

“Não permitiremos que nossa principal liderança seja atacada ou mesmo ameaçada por setores ou pessoas que não têm responsabilidade com a democracia e que nunca se importaram com os trabalhadores”, diz o sindicato, classificando de vitorioso o legado do ex-presidente petista.

Domingo Negro

O dia 16 de agosto não foi escolhido ao acaso para marcar os protestos contra o governo Dilma Rousseff. Nesta data, há 23 anos, em 1992, o então presidente Fernando Collor de Mello foi alvo de uma das maiores manifestações contra um governo no período pós-redemocratização, protagonizada pelos caras-pintadas.

Três dias antes de 16 de agosto, que ficou conhecido como o “domingo negro”, em meio às turbulências e as denúncias que pesavam contra sua gestão, além do consequente enfraquecimento e isolamento político, Collor fez um pronunciamento à nação, pedindo uqe usassem o verde-amarelo da bandeira brasileira, em seu apoio. Mas o que ocorreu foi o contrário, no dia 16 de agosto de 1992, também um domingo, os brasileiros saíram às ruas de todo o País vestidos de preto, com os rostos pintados de verde-amarelo, pedindo a saída de Collor.

Depois dessa manifestação, o processo de impeachment foi aprovado pela Câmara Federal, por 441 votos a favor e 38 contra, e Fernando Collor foi afastado da Presidência da República no dia 2 de outubro daquele ano. Sabendo que seria afastado, Collor acabou renunciando no dia 29 de dezembro, mas o Senado prosseguiu o julgamento, afastando-o do cargo e privando-o dos direitos políticos por oito anos.

A decisão foi confirmada pelo STF em 1993. Collor, atualmente senador e um dos alvos da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção e desvio de recursos da Petrobras, alegou que foi afastado do Palácio do Planalto em razão de perseguição de forças políticas contrárias à modernização do País. 

(Colaborou Pedro Venceslau)

Durante ‘guerra’ por água, polícia do 13º BPM resiste e prende uma pessoa armada com revólver, no Vale do Piancó

Durante o movimento protestante que aconteceu na tarde desta sexta-feira (14), na Rodovia BR-361, no município de Olho D’Água (PB), a guarnição do Oficial Coordenador do Policiamento da Unidade, Tenente Souto, juntamente com a Força Tática do 13° BPM apreenderam um revólver Calibre 38.

A arma estava com 5 cartuchos do mesmo Calibre em poder de um empresário natural da cidade de Piancó. Segundo a Polícia Militar, ele qual chegou a sacar a arma e ameaçar manifestantes que protestavam na Rodovia.

O infrator se identificou como sendo Cabo reformado da Aeronáutica, exibindo um porte de arma de fogo, porém o documento estava vencido desde novembro de 2014.

(Arma apreendida durante protesto)

Diante dos fatos, o mesmo foi conduzido até a Delegacia de Piancó para as providências legais.

DiamanteOnline

Quinta Foi Noite de Festa


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
.........................................................................................
Quinta  Foi Noite de  Festa
(Reynollds Augusto Cabral)

  Duas Festas.   A Primeira e a mais importante, em torno da “Educação dos Sentimentos”, com um eficiente bate-papo tratando do PERDÃO.  E depois, uma festa surpresa, com guloseimas próprias para comemorar o aniversario da nossa facilitadora Cláudia Bandeira e de quebra os aniversariantes do mês, Fernanda, Neide e Reynollds.

Não houve como “arrancar”, das nossas colegas ,a idade. Mesmo que elas dissessem, leitor, sempre coloque mais cinco anos para frente, pelo menos. Essa mulherada não brinca.  Eu, com os meus “42 anos”, não tenho porque esconder a minha idade.

Mas Cláudia “pegou pesado” e trouxe-nos um relato de um garoto que no alto da sua imaturidade, despreparo, estuprou e matou uma garota. Antes de ser assassinado, na cela, escrevera uma carta pedindo perdão á sua mãe, por não ter correspondido à sua educação prestimosa.

E você leitor, perdoaria? O debate foi rico.

Mas, a culpa faz parte de nossas vidas, sendo resultado das más escolhas, dos maus comportamentos. Da falta de vigilância. A ação por impulso leva-nos aos desvarios, por vezes graves.  Foi por isso que o mestre e pedagogo por excelência JESUS DE NAZARÉ, asseverou: “Orai e Vigiai para não cairdes em tentação”.

Essa semana, um amigo nosso, deu cabo á vida de seu irmão, por um momento de invigilância. Dor nas famílias.

Mas o arrependimento é o primeiro passo para a libertação, depois tem que haver a reparação. É por isso que a reencarnação está e sempre esteve aí, faz parte do Direito de Deus, que academia intitula de direito natural, mas que não sabe tratar bem, não se aprofunda em seus meandros.  Ninguém consegue fugir da “pena divina”.

Jesus foi quem sustentou: “Não sairás daí (do planeta Terra), enquanto não pagares o último ceitil”. Mas há uma  minoração da pena. Pois o objetivo da pena Divina, de fato, é reabilitar. Quem disse isso foi Pedro. Apesar disso, não adianta fingir sentimento, pois a Deus ninguém engana. É lá, na consciência que se encontram as leis de Deus e de si mesmo ninguém pode fugir.

A grande verdade é que todos nós cometemos erros de maior ou menor gravidade. A maioria deles arquivados no inconsciente, uma espécie de arquivo de nós mesmos, que é devidamente acionado, no tempo de cada um.

É preciso que haja a reparação, pois “quem com ferro fere, com ferro será ferido." Mas, somos imortais e da jurisdição divina ninguém foge. Mesmo depois de morto, pois só quem morre, na verdade, é o corpo.

Mas o primeiro perdão é para conosco mesmo. Quem não se perdoar não viverá bem. Se não pode voltar atrás no ocorrido, promova o amor, faça o bem, ajude quem precisa sem que ele venha até você, procure.

Tem muita gente sofrendo. Isso ajudará e muito na contabilidade da reabilitação.

Duas grandes festas.

PENSE NISSO!MAS PENSE AGORA MESMO

Mais um round da 'guerra' entre Olho D'água e Piancó por água: população interdita a BR-361 em protesto contra abertura de comportas do açude 'Buiú'

Em mais um round da 'guerra' que estão travando a população de Olho D'água e Piancó por água, moradores de Olho D’água interromperam o trânsito na BR-361, na manhã desta sexta-feira (14) para protestar contra um possível escoamento da água do açude Genipapeiro, conhecido como ‘Buiu’, para Piancó.

Uma barricada foi montada impedindo a passagem de veículos.

A confusão foi iniciada nessa semana durante uma audiência pública na câmara municipal local onde um representante da Agência Executiva e Gestão das Águas do Estado (Aesa) confirmou a abertura das comportas, liberando a água para a cidade de Piancó. 

(Guerra por água)

“O açude tem 14 milhões de metros cúbicos de água e, caso a abertura da comporta ocorra, em um mês, Olho d’ água vai ter um colapso no abastecimento. Não somos contra o fornecimento de água para Piancó, mas deve ser feita de forma correta (encanação) para não prejudicar ninguém”, falou o radialista.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os moradores ocupam as duas faixas da rodovia federal. Os manifestantes colocaram fogo em entulhos. Unidades da Polícia Militar foram acionadas e estão no local acompanhando a mobilização.

Rpscom1

DECISÃO INÉDITA: TCE extingue multa imposta a prefeito paraibano

Foi publicada nesta sexta-feira, 14, uma decisão inédita do Tribunal de Contas do Estado: o provimento ao recurso interposto pelo prefeito de Coxixola, Givaldo Limeira, multado em R$ 3.231,71 acusado de irregularidades no Portal da Transparência. A Corte extinguiu a multa imposta, após acolher a tese desenvolvida por sua assessoria jurídica.

O prefeito ressaltou que a multa aplicada seria indevida, tendo em vista os esforços administrativos empenhados, a fim de conseguir gerir o Município, da forma mais transparente possível. Ressaltou que a multa foi aplicada, injustamente, já que todas as informações, relativas à transparência das despesas, mesmo que não estivessem em um portal de transparência, estavam disponíveis no próprio SAGRES (Sistema de Acompanhamento de Gestão dos Recursos da Sociedade), conhecido como “Portal do Cidadão”, que permite o acompanhamento integral de todas as despesas. 

Ao excluir a multa anteriormente aplicada pelo Acórdão AC2 – TC 00203/15, o TCE recomendou ao Prefeito promover a inserção na página eletrônica da Prefeitura da legislação que regulamentou a Lei de Acesso à Informação e comunicou a decisão à Controladoria Geral do Estado, Controladoria Geral da União e Procuradoria Geral de Justiça. 

Leonardo Souza Lima, integrante do escritório LSL Advocacia, que desenvolveu a tese de defesa acolhida pelo Tribunal de Contas do Estado, ressaltou que Givaldo Limeira foi o primeiro prefeito a ter a multa extinta pela Corte de Contas, em decorrência desse tipo de irregularidade. Afirmou que mesmo no caso de eventual desprovimento do recurso, a matéria ainda poderia ser abordada pelo Poder Judiciário, que certamente, também extinguiria a multa imposta, ante os argumentos jurídicos sólidos, que fundamentaram o recurso de reconsideração. 

Sabe-se que em todo o Estado da Paraíba, muitos prefeitos já foram multados em decorrência dessas irregularidades no Portal da Transparência. No entanto, ainda não havia nenhum precedente nesse sentido, que tenha permitido a extinção da multa. "Diante deste cenário, os gestores que tiveram seus recursos desprovidos no Tribunal de Contas podem, ainda, socorrer-se do Poder Judiciário, com o fim de obter o mesmo êxito alcançado pelo prefeito de Coxixola", afirma a defesa.

Ascom 

Benefícios da mexerica


Este é um cítrico bastante particular, dado que a diferença do resto das outras frutas é que traz muita água, e baixos teores de açúcares, por isso é ideal para dietas que necessita reduzir calorias.
Tem uma apreciável quantidade de fibras, e isto é entre a polpa e da casca, de modo que consumi-laproporciona benefícios que favorecem o trânsito intestinal.

Como as laranjas, elas adere a sua ingestão de vitaminas C, ácido fólico e provitamina A, em maior quantidade do que outros cítricos, e também é rica em potássio, magnésio e em quantidades menores nos dá vitaminas do complexo B e cálcio.

É uma das frutas que tem mais carotenoides presentes na composição, o que o torna um excelente antioxidantepara a presença de beta-caroteno e criptoxatina.

É muito útil em casos de anemia por deficiência de ferro, para os processos de multiplicação celular, especialmente nos primeiros meses de gravidez, por sua abundância de ácido fólico e folatos, é muito benéfico para combater estados de hipertensão arterial, porque elas são ricas em potássio e baixo teor de sódio.

Combate a constipação, pedras nos rins, reduz os níveis de colesterol ruim, e suporta o sistema imunológico. Por outro lado, é excelente para aliviar condições do sistema nervoso, e ansiedade, mas devem ser consumidos com cautela na insuficiência renal.

dicas sobre saude

3 truques para a queimadura não manchar a pele


 Dra. Aleksana Viana (Médica)

As queimaduras podem provocar manchas na pele dependendo das camadas de pele afetadas e do processo de cicatrização da pele. Assim, quanto mais grave for a queimadura, maiores são as chances de surgirem marcas.

Porém, existem 3 truques simples que, após o tratamento da queimadura, ajudam a evitar o surgimento de manchas escuras na pele. Eles são:

Evitar locais quentes e fontes de calor, como entrar em carros quentes expostos ao sol, fazer sauna, ir à praia ou cozinhar no forno, por exemplo, pois essa fonte de calor é provocada pela radiação infravermelha e pode manchar a pele;
Passar protetor solar sobre a mancha da queimadura de 2 em 2 horas, durante 6 meses;
Evitar fontes de raios ultravioleta, como exposição solar, luzes fluorescentes ou luzes de computadores porque essa radiação é capaz de causar uma mancha escura no local da queimadura.


Estas dicas só ajudam a evitar a mancha deixada pela queimadura e, por isso, não devem substituir o tratamento adequado da pele queimada.

Além disso, estes truques podem ser utilizados para qualquer tipo de mancha escura na pele, complementando o tratamento com cremes clareadores, melhorando os resultados.

tua saúde

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Sexta-feira violenta em Itaporanga: Garoto é encontrado morto, homem mata o irmão e bandidos assaltam 27 mil de negociante

Parece até que o dia 14 caiu errado, pois seria amanhã, sábado, assim hoje seria sexta-feira 13, para muitos, tido com um dia muito sombrio e tenebroso, mas, nos dias de hoje, começa a ficar comum as trágicas cenas que aconteceram na cidade de Itaporanga, uma das maiores da região e que está se desenvolvendo desenfreadamente.

Nas primeiras horas desta sexta-feira (14), precisamente as 6h20, um garoto foi encontrado sem vida, no Bairro Bela Vista, loteamento Paulus, em um local que está se extraindo pedras de paralelepípedos, em Itaporanga (PB).

De acordo com o Boletim de Ocorrência da Polícia Militar, o garoto foi identificado pelo nome de Samuel Anolascio dos Santos de 15 anos.

Ele é natural de João Pessoa e estava em Itaporanga há 20 dias, na casa de uma tia.

Segundo a tia de Samuel, ele havia saído de casa no final da tarde desta quinta-feira (13) e não retornou mais.

O garoto caiu de uma altura aproximadamente de 10 metros e teve morte instantânea. Ninguém informou se ele estava sozinho ou acompanhado, porém a Policia Militar passou o caso para a Civil que tem duas linhas de investigação: Se houve um desequilíbrio e o garoto caiu, ou se ele foi empurrado do abismo.

Homem mata o próprio irmão aos pés da mãe, no Centro da cidade
Conforme o relatório da Polícia Militar, o agricultor Armando Roberto Antas dos Santos de 54 anos, foi morto a tiros dentro da casa da própria mãe por volta das 10h. O mais trágico: um irmão seu é acusado pelo crime e a polícia está em diligência para capturá-lo.

O crime aconteceu ao lado da rodoviária, no início da Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade.

A mãe e uma irmã da vítima estavam na residência. Segundo informações, os dois irmãos estavam dentro da casa e no momento em que se desentenderam, um deles sacou uma arma e disparou contra o outro.

Herança teria sido o motivo do crime. A população está abalada com a violência que continua crescendo a cada dia na cidade e região.

Armando era separado e pai de dois filhos. Ele residia sozinho no final da Rua Manoel Maia, nas proximidades do matadouro público. A cidade está chocada com tanta violência.

Tanto o corpo do garoto como o do agricultor assassinado, foram levados pelo Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos para exames cadavéricos.

Itaporanguense é assaltado na BR-361: ladrões levaram 27 mil reais
Já por volta das 13h, o negociante e pedreiro, Diógenes Pereira da Silva, de 43 anos, foi vítima de um assalto a mão armada.

Segundo ele, o crime aconteceu nas proximidades da Indústria Têxtil, ItaTex. A vítima relatou a Polícia Militar que foi seguido por uma moto com dois homens desconhecidos, que abriram fogo contra seu carro, fazendo que ele parasse na Rodovia. Quando parou, a dupla anunciou o assalto e subtraiu cerca de 27 mil reais, que ele conduzia de Pedra Branca para Itaporanga.

A vítima ainda foi alvejada na perna, porém não corre risco de vida. Solicitada ao local, a Polícia Militar chegou rapidamente, desta vez, uma guarnição acompanhada do Major Guedes, que tomou as informações e logo começou a diligência na tentativa de encontrar os assaltantes. Poucos minutos depois, um jovem da cidade de Santana dos Garrotes foi encontrado em uma moto, com as características da que foi utilizada no assalto, o mesmo foi detido e a moto conduzida pelo próprio Major, porém ele nega o envolvimento com o assalto.

Comandante do 13º Batalhão comenta
“A Polícia Militar tem trabalhado de forma ostensiva e guardiã da sociedade. São homens preparados e incansáveis, porém é notório que a criminalidade tem chegado ao Vale do Piancó, assim como em todo o país. De janeiro até o início deste mês de agosto, conseguimos retirar 73 armas de fogo de circulação, batendo um número recorde em relação aos anos passados, estamos cumprindo inúmeros mandados de prisão de pessoas que devem a justiça, e sempre que a polícia puder dar a resposta necessária será dada”, pontuou.

Major Guedes disse que os dois primeiros casos desta sexta-feira, realmente foram lamentáveis, “não sei o que aquele garoto estava fazendo ali, ninguém soube explicar, porém o caso foi passado para a investigação da Polícia Civil, já o homicídio, até eu fiquei sensibilizado, como pode uma pessoa tirar a vida de um irmão aos pés da própria mãe, fui até o local, ofereci ajuda à senhora que estava abalada e ordenei o início das diligências para tentar prender o acusado”, finalizou.

Já o Delegado José Pereira, da Polícia Civil da 17º Delegacia Seccional, disse que não queria falar sobre os casos.

DiamanteOnline

Neném de Adailton requisita local próprio para apreensão de animais

Na sessão de ontem, 13 de agosto, o vereador/presidente Silverton Soares, mais conhecido por Neném de Adailton, requisitou do Prefeito, a locação de uma propriedade rural que abrigasse os animais de pequeno e médio porte, que a cada dia, aumentam na cidade e causam verdadeiro transtorno, sem contar o que pior acontece co animais soltos nas estrada, principalmente o jumentos.

A ideia é simples e louvável, ele pede que a prefeitura alugue um propriedade com a devida estrutura para que se aprenda os animais que infestam nossas ruas. Todos eles passariam, se não procurados pelos donos, por um processo de castração, até sua possível doação.

Queira Deus que este requirimento que ontem foi aprovado, seja acatado por nosso prefeito e de uma vez por todas acabe esse problema quase centenário. Quando Sebastião Gomes administrou nossa pequena Vila de Misericórdia, entre os anos de 1934 a 1937, ja era grande os animais soltos nas vias principalmente as ovelha de Chico Nitão, que eram criadas soltas; uma faixa de 300 animais.


Como a cidade era muito pequena, o prefeito, como solução, mandou cercar todo o perímetro urbano com 0-nove arames e colocar cancelas nas saídas para os sítios. Como não podia fechar com cancelas as estrada que ligavam a outros povoados, ordenou que fossem feitos dois Mata-burros, um na saída para Piancó, próximo a Praça Dr. Balduíno de Carvalho e o outro na saída para Conceição, próximo ao posto de Letícia. Mandou apreender todos os animais, inclusive as ovelhas. Contam que Chico Nitão, que era seu inimigo, não foi resgatar as ovelha e até a sua morte, nunca mais comeu carne de criação.


Mais o caso foi resolvido! Não podemos é assitia o crescente número de cachorros e gatos vadios, que tomam conta da cidade, causando além de diversas doenças, o pânico, principalmente crianças, de serem atacadas por estes animais. Outra coisa extremamente grave é o número de acidentes provocados por principalmente por jumentos que circulam livremente, em nossa estrada.

Sexta sangrenta em Itaporanga: mais um assassinato na cidade. O 2º em poucas horas e o 3º em 16 dias

Por Redação da Folha – Esta sexta-feira, 14, começou trágica em Itaporanga. Poucas horas depois do corpo de um adolescente de 15 anos ser encontrado sem vida em uma pedreira nos arredores da cidade, mais um homicídio foi registrado e, desta vez, no centro urbano local.

Segundo informações policiais, o agricultor Armando Roberto Antas dos Santos, de 54 anos, foi alvejado com vários disparos dentro da casa da própria mãe, localizada ao lado do terminal rodoviário. O acusado do homicídio seria o próprio irmão da vítima, mas sua identificação ainda não foi revelada pela polícia, que esta em diligências na tentativa de encontrá-lo.

A mãe, que é viúva, e uma irmã dos dois, estavam na residência no momento do crime e estão muito abaladas, assim como toda a família, principalmente os filhos da vítima. As primeiras apurações indicam que os irmãos foram para a casa de sua genitora e se desentenderam, momento que um deles sacou uma arma e disparou contra o outro.

Conforme ainda informações policiais, Armando chegou a ser socorrido ainda com vida para o hospital, mas não resistiu às graves lesões. Seu corpo foi encaminhado a Patos para exame cadavérico, o que vai ajudar a polícia a elucidar as circustâncias da ocorrência.

Armando era separado e pai de dois filhos. Ele residia sozinho no final da Rua Manoel Maia, nas proximidades do matadouro público. A cidade está chocada com tanta violência. Dos 30 homicídios ocorridos no Vale somente este ano, quase um terço foi em Itaporanga, três deles nos últimos 16 dias. Fotos (folha): vítima foi alvejada dentro da própria casa da mãe, e chegou ainda a ser socorrida para o hospital, mas não resistiu.

PEC vincula emendas ao Fundo de Participação dos Municípios

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou ontem matéria que foi comemorada pelo movimento municipalista.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/2015 poderá direcionar os recursos de emendas parlamentares individuais, do Orçamento Geral da União, diretamente para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para o Fundo de Participação dos Estados (FPE).

Se a emenda fosse aprovada e já estivesse em vigor, representaria uma injeção de R$ 244 milhões nos cofres das prefeituras do Estado, revela o presidente da Federação das Associações dos Municípios da Paraíba (Famup), Tota Guedes.

JPB

Professora do ensino médio aumentava nota de aluno com quem fazia sexo

De acordo com as investigações, a mãe do estudante descobriu as mensagens da professora em seu celular e ligou para ela pedindo que se afastasse de seu filho e não o procurasse fora da escola

Por: Blog do Gordinho

Uma professora de 25 anos foi condenada a um ano de prisão por fazer sexo com um aluno, de 17, que de uma hora para outra passou a receber notas mais altas. Kalyn Thompson lecionava inglês em uma instituição de ensino médio em Oklahoma, nos Estados Unidos, segundo o jornal britânico The Mirror.

O jovem afirmou que fez sexo com a professora por duas vezes, a primeira vez perto de um lago e em outra ocasião em um motel. Segundo a polícia, o estudante foi reprovado em inglês no último semestre, mas obteve média 98 neste.

De acordo com as investigações, a mãe do estudante descobriu as mensagens da professora em seu celular e ligou para ela pedindo que se afastasse de seu filho e não o procurasse fora da escola.

Os dois acabaram sendo flagrados por funcionários da escola, que viram a professora no carro do rapaz, e fizeram algumas fotos.

Kalyn trabalhava há menos de um ano na escola Kellyville High School quando passou a trocar mensagens com o aluno. No estado do Oklahoma, a idade para consentimento sexual é 16 anos, mas como a professora representava uma figura de autoridade, enfrentou punição.

“Isso vai persegui-la pelo resto da sua carreira. Ela provavelmente não continuará sendo professora depois disso”, disse Chrissie Underwood, autoridade responsável pelo caso.

BBC

Câmara Municipal de Campina Grande entrega nessa sexta-feira Título de Cidadão Campinense ao Delegado itaporanguense, Dr. Francisco Iasley

A Câmara Municipal de Campina Grande - "Casa de Félix Araújo", na pessoa do presidente Antônio Alves Pimentel Filho, realizará Sessão Solene nesta sexta-feira (14), para entrega do Título de Cidadão Campinense ao itaporanguense Dr. Francisco Iasley Lopes de Almeida, Advogado / Delegado de Polícia Civil / Professor Universitário e Escritor. O autor da propositura é o vereador Napoleão Maracajá.

Na ocasião, Iasley lançará o livro Sinopses Jurídicas "Direito Penal: Parte Geral" e "Processo Penal", de sua própria autoria.

Radicado na 'Rainha da Borborema', Dr. Francisco Iasley tem recebido reconhecimento em todo o estado pelo trabalho sério e competente que vem desempenhando, principalmente no 'Compartimento da Borborema', o que lhe rendeu admiração da exigente sociedade campinense.


Uma orgulho imenso para os itaporanguenses, por acompanhar a trajetória desse vencedor, guerreiro e competente profissional. Orgulho redobrado para seus pais: José Almeida de Lucena e Lucileide, além dos irmãos Iaskára e Itálo. No fim de semana contaremos tudo sobre essas duas solenidades.



com RPScom1

Prefeita decreta falência do turismo em Tambaba, Coqueirinho e demais praias do Conde


Marcos Maivado Marinho

A caótica e desastrada gestão municipal do Conde, um dos mais ricos Municípios da Paraíba e onde a natureza caprichou em belezas naturais, e onde pontificam dentre outras as paradisíacas praias do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba, esta última conhecida internacionalmente por permitir de forma legal a prática do nudismo, acaba de jogar “a última pá de terra” na crescente atividade do turismo local.

Em conluio com a Câmara Municipal, cujo colegiado é praticamente todo submisso à sua ordem, a prefeita Tatiana Correia (PTdoB) fez aprovar a Lei 868/2015, através da qual na prática decreta a falência do setor hoteleiro da Costa do Conde obrigando que os resíduos sólidos (lixo) produzidos pelos estabelecimentos sejam coletados e removidos da cidade pelos empresários e não mais pela municipalidade, sob pena de pesadíssimas multas já fixadas em regulamentação específica, o que é inédito na legislação brasileira.

A esdrúxula lei começa a vigorar no próximo dia 30 do mês em curso e os empresários já começaram a receber notificações para cumprimento da mesma, causando revolta e um clima de comoção no Município, prevendo-se uma onda de desemprego por conta do iminente fechamento de pousadas e similares que não suportarão o custo financeiro da empreitada.

“São ações como essa que gabaritam cada vez mais a incompetência em gerir a cidade por parte dessa administração”, revoltou-se a vice-prefeita Sandra Ribeiro, para quem “os empresários do setor hoteleiro e comerciantes em geral não deveriam ser atingidos no tocante a mais impostos, pois são empregadores da nossa população e já tem recaindo sobre eles uma carga tributária suficiente para que seja oferecido pelo poder público os serviços que são de sua obrigação”.

Até pescadores se rebelaram, como é o caso de um dos líderes da categoria, Wbyracy Carvalho, que postou no Facebook a sua revolta avisando que “o turismo no Conde está de luto".

Para o pescador, Tatiana Correia teve “um ataque de fúria” e promoveu um ato de “insanidade mental”. Ele lembra que o turismo já é penalizado em demasia com cobranças injustas, como a que é feita para ônibus e vans que transitarem pelas praias e a taxa para se descer a ladeira de Tambaba, por exemplos.

De acordo com a lei, que sequer foi disponibilizada no portal da prefeitura e nem mesmo no Diário Oficial, já que a última edição na Net é de 24 de julho passado, o hoteleiro ou dono de pousada não pode queimar, jogar o lixo em terreno baldio ou sequer depositá-lo nas caixas coletoras da prefeitura.

CALOTE
O problema do lixo na gestão de Tatiana é caso realmente de polícia e de calamidade pública. A primeira empresa que operou levou calote e consta que o diretor da mesma fez inclusive ameaças de atentar contra a vida da gestora para receber seus créditos.

A empresa seguinte - Montreal Engenharia, de Campina Grande - suspendeu os serviços após três meses sem receber e está cobrando pela via judicial um calote de mais de R$ 1 milhão.

E hoje a coleta o lixo é feita por uma empresa recém criada, correndo rumores na cidade de que  pertence a “laranjas” da prefeita, daí o açoite aos hoteleiros para forçá-los a virem pagar a mesma para efetuar o serviço extra.

Tomadas de surpresa, embora APALAVRA tenha alertado a cidade há cinco meses para a adoção da medida esdrúxula, a Associação Comercial do Conde e a Associação dos Hoteleiros e Pousadas estão estudando um remédio jurídico que possa, por medida cautelar, evitar que a lei entre em vigor no dia 30 e possam discutir o mérito da mesma.

Garoto é encontrado morto nas primeiras horas desta sexta-feira, em Itaporanga

Um garoto de aproximadamente 13 anos, identificado pelo nome de Samuel, foi encontrado sem vida no Bairro Bela Vista, na cidade de Itaporanga, nas primeiras horas desta sexta-feira (14). O local fica próximo ao Hospital Distrital.

Segundo as informações de populares que estiveram no local, o garoto pode ter caído de cima de uma pedra que está sendo extraída naquela localidade com mais de 9 metros de altura, porém a polícia não descarta a possibilidade dele ter sido empurrado por oura pessoa.

(Passeio trágico)

Samuel é natural de Campina Grande e estava na casa de uma tia em Itaporanga a passeio. O local foi isolado pela Polícia Militar.

Imagens abaixo:


Dezenas de moradores foram até o local ver o que estava acontecendo. A família cobriu o corpo do garoto com um lençol esperando o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal (Numol) de Patos.

DiamanteOnline  

Empresário de Itaporanga é destaque em feira no Estado de São Paulo; ele trouxe uma grande inovação para o Sertão da Paraíba; saiba mais

O empresário Jonatas de Araújo Leite, dono da MultiColor, empresa que produz e fornece material gráfico para comunicação visual a todo o Vale do Piancó no Sertão paraibano, participou da maior e mais conhecida feira de serigrafia da América Latina, a SIGN 2015, neste mês de agosto, em São Paulo.
  
Conhecida no mercado como o maior e mais completo palco dos lançamentos e novidades do setor de serigrafia, comunicação visual, sinalização, sublimação, impressão digital, impressão têxtil, materiais promocionais, brindes e personalização, a feira Serigrafia SIGN FutureTEXTIL é a oportunidade única para empresários apresentarem as novidades e tendências do setor nos 40mil m2 de área de exposição.

(Assista)

Audacioso, Jonatas conheceu uma nova ferramenta de trabalho, onde viu a oportunidade e a necessidade do comércio sertanejo, sendo um dos primeiros a adquirir o equipamento que trará a Itaporanga a produção de Placas em Acrílico, ACM e Inox, oferecendo ainda um prazo de 10 anos de garantia aos seus clientes nestes produtos que passarão a ser produzidos já nos próximos dias.

Imagens abaixo:


Para Jonatas, os 7 anos da empresa MultiColor será comemorado com a conquista em trazer a inovação e a tecnologia da alta qualidade para a região.

“Seremos uma das primeiras empresas a produzir este tipo de material na Paraíba. Estamos sempre inovando para melhor servir aos nossos clientes, assim atendendo a diversos tipos de demandas”, pontuou Jonatas.


Em São Paulo, o itaporanguense se aliou a um grupo de empresários que atuam no mesmo segmento em todo o Nordeste, onde juntos irão buscar mais inovações e tecnologias para o mercado local.

A MultiColor fica instalada na Rua Deputado Soares Madruga, no Centro da cidade de Itaporanga (PB). Para mais informações, o empresário disponibiliza seu contato através do (83) 99942-1813.


(Empresa em Itaporanga)

DiamanteOnline