sábado, 18 de julho de 2015

Planta considerada extinta é encontrada no litoral da Paraíba

Pesquisadores da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) identificaram na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape a presença de uma planta que há anos vinha sendo considerada extinta no Brasil: a angiosperma marinha Halophila baillonis, espécie potencial para alimentação dopeixe-boi marinho.

O artigo desenvolvido pelas biólogas Maria Elisa Pitanga e Karine Magalhães, com participação do médico veterinário e diretor-presidente da FMA, João Carlos Gomes Borges, foi publicado na Academia Brasileira de Ciências.

A pesquisa fez parte da atividade de “Mapeamento, caracterização das áreas de forrageio (fanerógamas marinhas e macroalgas) e dos impactos nos locais de alimentação dos peixes-bois marinhos” do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho – uma estratégia de conservação e pesquisa da FMA para evitar a extinção desta espécie no Nordeste do Brasil. 

A bióloga Maria Elisa Pitanga, coordenadora técnica do Projeto, enfatiza a importância da descoberta: “Um estudo publicado recentemente divulgou um quadro de status de conservação das espécies de angiospermas marinhas no mundo, e boa parte das espécies citadas apresentam um grau de vulnerabilidade devido a ações antrópicas que os ecossistemas vem sofrendo ao longo de décadas. Quando fizemos esta descoberta referente à Halophila baillonis na Área de Proteção Ambiental da Barra do Rio Mamanguape, ficamos muito felizes. Para quem trabalha com pesquisa e, no nosso caso, quem estuda os ecossistemas de angiospermas marinhas, foi uma grande descoberta, porque esta espécie era considerada até extinta do litoral brasileiro”.

A bióloga destaca ainda a relevância da região pesquisada e de estudos como o proposto pelo Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho. “A APA da Barra do Rio Mamanguape apresenta características ecológicas que propiciam a existência de inúmeras espécies da fauna e da flora, algumas até ameaçadas de extinção, como é o caso das angiospermas marinhas. É importante realizar estudos de mapeamento dessa vegetação ao longo do litoral do Brasil, realizando um monitoramento do desenvolvimento destas plantas e levantando as causas que vem proporcionando a perda de áreas destes ecossistemas, visando contribuir no direcionamento de esforços para a conservação destas espécies, que são umas das principais fontes de alimento para o peixe-boi marinho”, explica Maria Elisa.

A pesquisadora Karine Magalhães há anos estuda as angiospermas marinhas e se mostra otimista com o resultado da pesquisa na APA da Barra do Rio Mamanguape. “A descoberta desta população irá atrair ainda mais atenção aos ecossistemas aquáticos e a estas plantas que fornecem diversos serviços ambientais, como é o caso de ser alimento do peixe-boi marinho. Para o meio acadêmico, em especial para os pesquisadores da área, a notícia é excelente já que confirma a existência de mais uma população desta espécie, pois hoje só há 10 ou 11 ao redor do globo. Para o Brasil o fato é muito mais significativo, já que se considerava esta espécie como extinta, havia apenas dois registros com mais de 30 anos de plantas soltas, e não populações da espécie. Este fato reforça a necessidade de mais pesquisas na área e, principalmente, servirá para aumentarmos os esforços de proteção a áreas como a APA da Barra do Rio Mamanguape, já que a mesma abriga uma das poucas populações desta espécie rara”, explica Karine.

A coordenadora científica do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho e também diretora vice-presidente da FMA, Jociery Vergara-Parente, ressalta a importância da publicação científica e das parcerias com pesquisadores das universidades. “A publicação deste artigo é mais um dos produtos que consagra o pleno desenvolvimento do Projeto Viva o Peixe-Boi Marinho, que caracterizou no resgate das ações técnicas da Fundação Mamíferos Aquáticos voltadas à conservação dos peixes-bois na APA da Barra do Rio Mamanguape. A parceria entre a FMA e a pesquisadora Karine Magalhães é de muitos anos e é sempre um prazer tê-la envolvida em nossos projetos com tamanho empenho. A dedicação e seriedade de toda a equipe envolvida na pesquisa não poderia ter sido melhor coroada, as fanerógamas marinhas são uma importante fonte de alimentação para os peixes-bois e a redescoberta desta espécie em nosso litoral, sem dúvida, é um fato de destaque tanto para nossos mamíferos aquáticos herbívoros, como uma notícia importante para a flora costeira”, afirma Jociery.

Jornal da Paraíba

Parabéns Jussara!


VOLTA AS AULAS

Exemplo a ser seguido!

De parabéns a Tia Jussara, proprietária e diretora do Curso de Inglês: ENGLISH UNIVERSE COUSE, pelo o grande estimulo dado aos seus pupilos, na volta as aulas.E de um coisa como esta que precisam nossa crianças.

Você é que é NOTA 10. Continue assim e sempre terás meu apoio total. Avante Teacher!

No Vale, PM prende acusado de estupro e tentativa de assassinato

Policiais do serviço de inteligência do 13º Batalhão, prenderam na tarde desta sexta-feira(17) José Ronaldo do Carmo da Silva “Cabeludo”. Acusado de estuprar e tentar matar Maria Leite da Silva de 31 anos de idade.

Segundo a polícia o estupro e a tentativa de assassinato ocorreu nesta quinta-feira(16), na cidade de Itaporanga. O caso revoltou a população e até mesmo os policiais.

A prisão ocorreu no sítio ocorreu no sítio Minador município de Pedra Branca. Segundo informações José Ronaldo cumpre pena na Comarca de Patos. Após a prisão, ele foi levado para a delegacia de polícia civil de Itaporanga.

Leia mais: http://www.valenewspb.com/products/no-vale-pm-prende-acusado-de-estupro-e-tentativa-de-assassinato1/

Vale News PB 

Maior igreja de Santana de Mangueira é reconstruída em uma ação da comunidade e passa a ser a primeira climatizada da região

Uma obra que poucos colocavam fé, porém foi ganhando musculatura e a própria comunidade se dedicou em concluí-la, e assim vem sendo feita. Esse é o contexto da reconstrução da Igreja Matriz de Senhora Sant’Ana, na cidade de Santana de Mangueira (PB).

De acordo com o pároco da cidade, o Padre Josenildo Jader Abrantes de Oliveira, o desafio de ampliar a estrutura da Igreja talvez tenha sido o maior de sua vida, porém a comunidade abriu os olhos para o benefício que era necessário e acabou aderindo à causa.

(Missa em Ação de Graças)

A Igreja que já estava com seu porte pequeno para os pouco mais de 6 mil habitantes santanenses, teve cerca de 90% de sua estrutura demolida no início de outubro de 2014, e nesta quinta-feira (16), invés de derramar suor dos trabalhadores, a lagrima surgiu, isso porque aconteceu a tão esperada inauguração da sua primeira etapa, a área interna.

Imagens exclusivas abaixo:

Para Josenildo, com o engajamento da comunidade santanense, surgiram novas idéias e o povo começou a enxergar que havia sim, a necessidade de fazer a reforma. “Recebemos doações de muita gente, fico bastante feliz em saber que esse empenho do povo de Santana chegou a este primeiro resultado, onde inauguramos a área interna da igreja. O próximo passo será a restauração do nosso altar, seguindo da torre na parte externa da matriz”, comenta o Padre.


Veja também: Mulheres “põe a mão na massa” e ajudam na construção da Igreja, em Santana de Mangueira...


Para a Prefeita Tânia Mangueira, que mora próximo a Igreja de Senhora Sant’Ana, a demonstração popular foi muito expressiva. “Foi à maior expressão de uma comunidade unida que já aconteceu em Santana de Mangueira. Nossa Igreja é o maior patrimônio religioso que temos, local onde o povo de Santana toma a bênção, realizam o matrimônio, batiza seus filhos e ainda faz suas orações, assim mantendo as nossas crenças”, pontua.


A nova estrutura da igreja recebeu acabamentos em PVC, luzes em LED, pinturas especiais, kit multimídia, portas de vidro e Ar Condicionado, podendo ser a primeira do vale a ter sua área completamente climatizada.

A paróquia deu início nesta quinta-feira (16) a mais uma festa da padroeira, no intuito de angariar mais recursos a serem convertidos em investimentos. Houve uma procissão pelas principais ruas da cidade, hasteamento das bandeiras da festa, e finalizou com uma Missa em Ação de Graças. A Festa segue sua programação até o dia 26 de julho.

Governadores do Nordeste elaboram carta com cobranças à presidente Dilma Rousseff; conheça pedidos

“O compromisso deste grupo de governantes é trabalhar para superar os altos índices de violência registrados no Nordeste, apesar do crescimento econômico da região nos últimos anos”

 Por: Ilana Almeida


Após encontro realizado no Piauí, os 9 governadores que compõem o Fórum dos Governadores dos Estados Nordestinos elaboraram uma carta de cobranças feitas ao Governo Federal. No documento, os governadores elencaram pedidos na segurança pública, previdência social, ciência e tecnologia.

Conheça documento:

CARTA DE TERESINA

O Fórum dos Governadores dos Estados Nordestinos, reunidos em 17 de julho de 2015, em Teresina, capital do Piauí, reforça a importância da integração dos Estados, e viabiliza a troca de experiência, potencializando a construção de soluções conjuntas, embasadas nas potencialidades de cada um e na identificação de pautas comuns a serem apoiadas pelo Governo Federal, tanto no tocante ao aporte técnico, como financeiro, visando à superação das desigualdades regionais históricas no Brasil.

 O compromisso deste grupo de governantes é trabalhar para superar os altos índices de violência registrados no Nordeste, apesar do crescimento econômico da região nos últimos anos. Superar, também, os baixos níveis de produção em ciência, tecnologia e inovação, bem como, aprimorar os mecanismos de sustentabilidade da previdência social dos estados da região.

 Buscam ainda, construir alternativas que viabilizem o nordeste a conviver com os efeitos da seca com a renovação da portaria interministerial 710/14 que subsidia a venda do milho para a região e a continuidade dos investimentos federais nos Estados, como também, das operações de crédito para viabilizar os projetos planejados, em especial a liberação dos recursos do PAC.

Desta forma, os Governadores construíram uma agenda conjunta com encaminhamentos prioritários, para negociação junto ao Governo Federal, com os seguintes temas: Justiça e Segurança Pública, Ciência, Tecnologia e Inovação e Previdência Social, conforme detalhamento a seguir:

JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Criar o sistema nacional de segurança pública e justiça tendo como eixo estratégico o co-financiamento pelo Governo Federal das políticas de segurança pública e administração penitenciária, envolvendo o repasse mensal de fundo a fundo de recursos pela União aos Estados, assim como ocorre com o SUS e FUNDEB, com os seguintes eixos de ação:

a) adesão dos Estados do nordeste ao Plano Brasil mais Seguro, garantindo a eficácia do plano, de acordo com as peculiaridades de cada Estado em especial no combate ao tráfico de drogas, controle de armas e envolvendo o sistema penitenciário;

b) financiamento do sistema nacional através da criação do fundo nacional de segurança pública, com recursos advindos dos royalties do pré-sal, dentre outras fontes;

c) criação do sistema único de identificação civil e criminal;

d) unificação da gestão de dados e estatísticas envolvendo critérios únicos na tipificação de crimes;

e) descontigenciamento de recursos atualmente existentes no Fundo Penitenciário Nacional, com a construção de 01 (um) presídio federal em cada Estado do Nordeste, com capacidade média para 250 presos;

Assegurar apoio financeiro e logístico do Governo Federal às operações integradas e à política de integração entre os Estados federados do Nordeste e entre os órgãos e instituições de segurança pública e justiça em especial na área da inteligência, como forma de aumento da eficácia da política pública de segurança e pacificação, envolvendo ações estratégicas no combate ao tráfico de drogas, roubo e furto de caixas eletrônicos em toda a região e em especial nas divisas estaduais;

Incentivar a criação e implementação de mecanismos e alternativas à prisão associados a uma política de ressocialização;

Priorizar a implantação pelo Estado brasileiro de uma política eficaz de apoio à vítima de violência, envolvendo as áreas de assistência social, psicológica, saúde e afins;

Na área de proteção às pessoas ameaçadas de morte – crianças e adolescentes (PPCCAM), vítimas e testemunhas (PROVITA), além de defensores de direitos humanos (PPDDH) -, manter o apoio financeiro do Governo Federal e a concessão de apoio técnico para a criação de Sistemas Estaduais de Proteção e articulação das redes de proteção e para o monitoramento dos programas específicos;

Garantir o apoio financeiro e logístico do Governo Federal no processo de capacitação e nivelamento técnico dos Corpos de Bombeiros em relação às ações específicas de bombeiro militar e de defesa civil;

Construir uma articulação com o Poder Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, objetivando uma maior eficácia da prestação jurisdicional pelas varas criminais, de execução e dos Tribunais do Júri, como forma de concretização da Justiça, redução da impunidade e eficácia da política de segurança;

Aumentar o controle de armas de fogo no Brasil, mantendo a proposta do Estatuto do desarmamento e envolvendo o uso de tecnologia de rastreamento nas armas nacionais e importadas;

Efetivar a obrigatoriedade das empresas de telefonia móvel em manter bloqueadores de sinal nas unidades prisionais, impedindo-se o uso dos celulares nos presídios;

Liberar e implantar de forma imediata os recursos do Programa “Crack: é Possível Vencer”.

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL
Criar Grupo de Trabalho para articular a retomada do processo de compensação previdenciária entre a União e os Estados, bem como promover imediata liberação do período de estoque, inclusive com a revisão do teto atualmente praticado.

Propor alteração da legislação vigente a fim de viabilizar a compensação previdenciária entre o RGPS e o Regime de Previdência dos Militares, além de propor novas regras que estabeleçam: parâmetros para o equilíbrio financeiro e atuarial do regime previdenciário dos militares e bombeiros militares; para a securitização da dívida ativa dos Estados; desonerar a arrecadação do RPPS ;do pagamento do PASEP; criar loteria federal para os RPPSs ou estabelecer uma participação percentual na distribuição dos resultados das loterias existentes; redistribuir ou criar modelos de compensação dos recursos do DPVAT, quando da ocorrência de sinistros com os servidores públicos dos Estados.

 Buscar modelação de compensação financeira que possibilite aos Estados suportarem o piso do magistério no pagamento dos respectivos aposentados e pensionistas, acompanhando, outrossim, os Projetos de Lei em tramitação relacionados as aposentadorias especiais.

 Apoiar o fórum de debates sobre políticas de emprego, trabalho e renda e de previdência social, especialmente no que tange à adequação das regras dos RPPSs dos Estados do Nordeste às recentes alterações do sistema previdenciário e concluir o processo de implantação da PREVFEDERAÇÃO.

CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
Manter os programas já pactuados com as Fundações de Amparo a Pesquisa com a liberação dos recursos empenhados;

Chegar até o final do mandato com aplicação de pelo menos 28% dos investimentos anuais em Ciência, Tecnologia e Inovação na região Nordeste, inserido a região nos grandes programas nacionais, com ênfase em: energias renováveis e eficiência energética, tecnologias e gestão da água, biomas e ecossistemas, ampliação da infraestrutura e utilização da internet, manufatura avançada, defesa e aeroespacial, agronegócios e agricultura familiar, empreendedorismo e ambientes de inovação. Garantir, ainda, a presença de investimentos no Nordeste oriundos da atual negociação BID/MCTI.

Avançar e modernizar os aspectos regulatórios, em especial os tributários e priorizar investimentos em rede para pesquisa e inovação na área de segurança pública.

Teresina (PI), 17 de julho de 2015.

Pais e alunos participam de palestra de prevenção ao consumo de drogas, ministrado pela Polícia Militar em Serra Grande

Dando continuidade às ações de combate as drogas, foi realizada na Escola Estadual Prof.ª Josefa Justino na cidade de Serra Grande (PB), nesta sexta-feira (17), um evento direcionado a juventude daquela urbe.

A conferência contou com a colaboração do comandante do 13º Batalhão da Polícia Militar, o Major Antônio Guedes, que vem priorizando as atuações de combate a entorpecentes nos educandários do Vale do Piancó através do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas a Violência).

Com o tema: “Drogas tô fora”, a palestra foi ministrada pelo Sargento Januário, que conta com mais de 15 anos na atividade pedagógica, orientando e formando cidadãos conscientes e livres das drogas, além de ter a presença dos pais dos alunos, que foram guiados no sentido de participarem mais da vida estudantil dos seus filhos.

“É muito gratificante poder auxiliar pessoas que estão em processo de formação e desenvolvimento de personalidade a trilharem por um caminho reto e livre das drogas”, disse o Sargento, que além ser professor, Coordena o PROERD no 13º Batalhão.

Ainda de acordo com o policial militar, as ações vão continuar nas escolas do Vale do Piancó, priorizando a rede pública de ensino, de forma que o programa atualmente beneficia mais de 240 alunos na região.

Do 13º BPM

Grávida é demitida do hospital de Piancó, acusa diretor de perseguição e vai à Justiça

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial dessa quinta-feira, 16, a exoneração de Pâmela Costa Palmeira Leite Brasilino (foto) da chefia do Núcleo de Recursos Humanos do Hospital Wenceslau Lopes, de Piancó. A decisão pegou a fisioterapeuta de surpresa, porque, além de cumprir integralmente com sua responsabilidade funcional, ela também está grávida. 

A profissional acredita que sua exoneração foi um pedido do atual diretor do nosocômio, Iclênio Barbosa da Silveira, a quem acusa de perseguição e discriminação. “Sei que o pedido de minha demissão saiu da direção do hospital, mas ele não tinha motivos para me demitir a não ser por perseguição por eu ser amiga da diretora que ele substituiu”, comentou.
          
Para a ex-diretora do hospital piancoense, Maíze Lopes, a exoneração de Pâmela foi, sem dúvidas, para atender um desejo do atual gestor hospitalar, em razão, realmente, das duas serem amigas. Maíze, que é enfermeira, acusa o atual diretor de não querer honrar compromissos financeiros do hospital realizados na gestão passada e também de tentar afastá-la de suas atividades profissionais no Wenceslau Lopes, o que motivou um desentendimento entre os dois. A demissão de Pâmela “foi a forma encontrada pelo diretor para resolver sua rixa pessoal e expor seu poder superior”, lamentou Maíze.
         
Pâmela conta que já tinha comunicado sua gravidez ao diretor e assegura que a exoneração dela “transforma esse ato em uma demissão discriminatória (cujas leis brasileiras garantem a seguridade e estabilidade da mulher em seu ambiente de trabalho durante a gravidez e o período de licença-maternidade)”.
           
A funcionária disse que, ontem, “meu bom dia foi a noticia da minha demissão, fato que me abalou emocionalmente e que colocou em risco a minha saúde e do novo ser que carrego em minha barriga”, lamentou. Ela, que não é servidora efetiva do hospital, acrescentou que vai procurar os seus direitos na Justiça e “espera ser a última vítima de um administrador que mistura vida pessoal com trabalho, mostrando o despreparo para exercer o cargo de chefia”.
       
O espaço está à disposição do diretor Iclênio Silveira para qualquer esclarecimento à opinião pública sobre o fato, caso seja de seu interesse.

www.folhadovali.com.br

Só 23 municípios da Paraíba têm coleta para cadastro biométrico, diz TRE

Apenas 23 dos 223 municípios paraibanos contam com a coleta de dados do cadastro biométrico de eleitores em funcionamento, o que corresponde a um terço dos quase 2,9 milhões de eleitores do estado.

Entre estas 23 cidades ficam os seus maiores colégios eleitorais, incluindo João Pessoa e Campina Grande. 

O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (17), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador João Alves da Silva.


“Fomos incumbidos pelo Tribunal Superior Eleitoral de recadastrar biometricamente 818 mil eleitores em todo o estado da Paraíba. Já recadastramos um terço do nosso eleitorado, compreendendo 23 municípios. O nosso propósito é cadastrar 916 mil, entretanto, não temos recursos, nem material, nem pessoal, por isso estamos nos reunindo com os prefeitos para pedir apoio neste empreendimento, que envolve, no total, 98 municípios compreendidos em 26 Zonas Eleitorais, a fim de cumprirmos a meta do TSE”, afirmou o desembargador.

Para iniciar o cadastro biométrico em outras cidades do estado, a partir da próxima segunda-feira (20), as zonas eleitorais sediadas em Soledade, Juazeirinho, Santa Luzia, Teixeira e Taperoá, visando conseguir apoio das prefeituras para o projeto de coleta de dados com biometria dos eleitores daquela região. As visitas vão até a quarta-feira (22).

O presidente se reunirá nessas cidades com os juízes eleitorais, chefes de cartório, presidentes de Câmaras e prefeitos dos municípios termos de Cubati, Olivedos, São Vicente do Seridó, Tenório, Santo André, Passagem, Salgadinho, Santa Teresinha, Cacimba de Areia, Areia de Baraúnas, São José do Bonfim, Quixaba e São José de Espinharas, com a finalidade de conseguir junto às prefeituras, local e servidores para efetivar o sistema biométrico, recadastrando todo o eleitorado.

Foram oficiados pelo TRE-PB, 98 prefeitos com pedidos de apoio de pessoal e de local para a instalação dos equipamentos necessários ao atendimento com coleta de dados biométricos.

G1

Neste domingo, shopping de São Paulo oferece oficina culinária gratuita


Comandado pela escola de ecogastronomia ComoComo, o workshop será sobre pimentas. A partir das 10h30, os visitantes irão aprender a fazer receitas saborosas com essas iguarias picantes. O evento será realizado dentro da Feira Orgânica do Shopping VillaLobos, que acontece todos os domingos das 7h às 13h, no estacionamento do estabelecimento. Depois de participar da oficina, você ainda pode passear entre as 13 barracas da feira, que vendem legumes, hortaliças, temperos, molhos, pães e outros inúmeros alimentos – tudo orgânico. Dá até para provar diversos tipos de café.

Local: estacionamento externo do Shopping VillaLobos
Preço do estacionamento: R$ 6, das 7 às 12 horas
Endereço: Av. das Nações Unidas, 4.777 – Alto de Pinheiros – SP

O Secretário de Cultura do Estado, Lau Siqueira reuniu-se com artistas, grupos populares e agentes públicos da cultura de Itaporanga e região


Nessa sexta-feira (17), o secretário de cultura do estado, Lau Siqueira reuniu-se com artistas, grupos populares e agentes públicos da cultura de Itaporanga e região na Câmara Municipal - Casa Adalto Araújo Av. Getúlio Vargas - Centro - Itaporanga-PB. A solenidade teve início às 8h e estendeu-se até o início da tarde.



O poeta Lau Siqueira, participará de uma série de reuniões e visitas na 7ª região de cultura, as cidades sede serão, estrategicamente, Coremas, Itaporanga e Conceição, e acontecerão durante os dias 16, 17 e 18 de julho, com grupos populares e agentes públicos de cultura.


De Piancó estiveram presente os ativistas culturais e idealizadores do FILME QUEM FOI QUE DISSE?, Alex Vinicius e Paulynho Piancó (falou sobre o filme), os poetas Hosmá Passos (sugeriu reuniões em Piancó com os artistas e população locais com o Secretário de Cultura do Estado), José Nilton Leite (declamou um poema de sua autoria) e sua companheira Mascineide Leite de Souza.


Já de Itaporanga se fizeram presente, o ativista cultural e escritor Paulo Rainério Brasilino que recentemente lançou o livro 'Se Essa Rua Fosse Minha', Odilon Fermandes presidente GICI - Grupo de Incentivo Cultural de Itaporanga que fez apresentação envolvendo jovens e veteranos, Sousa Neto presidente da Fundação Francisco José de Sousa, uma representante da 7ª Região de Ensino, Chico Lopes presidente do Instituto Cultural Radegundis Feitosa Nunes, Adriana Caldas militante cultural, o Secretário Municipal de Cultura e Esporte, e outros que também partilham interesses culturais. 


Participaram também da reunião ativistas culturais de Diamante e de outras cidades vizinhas. Esteve acompanhando o secretário, Diassis Pires de Coremas militante e Articulador Cultural do Estado na 7ª Região de Cultura e outros funcionários do estado.


Texto/fotos por Hosmá Passos.

Como limpar Crostas de Panelas de Alumínio e Formas


Sabe aquelas panelas com crostas pretas, horríveis de limpar? Com jeitinho e num passe de mágica, você limpa fácil, fácil, siga a dica!

INGREDIENTES:

Opção 1:
_Prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de Bicarbonato de Sódio + 1 xícara (chá) de Água Oxigenada e espalhe em todo o utensílio. Deixe agir por alguns minutos, e esfregue com uma esponja de aço ou bola de papel alumínio. De preferência, use água quente enquanto remove as crostas.

MODO DE PREPARO:

Opção 2:
_Primeiro lave a panela normalmente com água e detergente. Em seguida, leve a panela ao fogo até aquecer levemente. Com a panela ainda no fogo, e com cuidado, passe uma esponja úmida com sabão em barra nos locais manchados. Retire do fogo, e com a panela ainda quente, esfregue uma esponja de aço. Pronto, panela brilhante novamente!

top-via

Quer saber se o ovo ainda está bom para consumo? É fácil...

Caso você tenha o hábito de guardar o ovo fora da caixa, há uma forma simples de conferir sua validade depois. Basta colocá-lo em um copo cheio de água. Se ele afundar, pode comer sem medo. Mas se boiar... Ele não está apto para consumo. Há uma explicação por trás desse método curioso. Conforme o tempo passa, trocas gasosas ocorrem através dos poros da casca. E existe uma câmara de ar na parte mais arredondada do alimento. À medida que essa área fica cheia de gás, o ovo vai se estragando e se torna mais leve – daí flutua. Se quer desacelerar o processo, evite deixá-lo na porta da geladeira, já que o abre e fecha favorece as alterações gasosas. Outra coisa: não lave o ovo antes de levá-lo ao refrigerador. Isso aumenta a porosidade da casca. Deixe para passá-lo na torneira só mesmo antes de usar.

Saúde é vital

"Os Pintos Se Vão "


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
....................................................................................
"Os Pintos Se Vão "
(Reynollds Augusto)

Nada mais importante do que alguns pintos na vida de uma criança. Especificamente três. Tudo começou quando as primas da minha filha vieram ter conosco em fragmentos de férias.  Uma promessa antiga, que agora fora cumprida por meu primo Arlington e a sua bela esposa Elaine, que tem o dom de fazer as feias lidas e as lindas maravilhosas. Sem falar no amor dos dois, que resultou em duas garotas lindas e inteligentes.

Confidenciei a Arlington, que nós, os “Augusto”, temos um débito com a mulherada. Por mais que se tente só dá mulher. É compromisso, mas também é uma bênção, pois as mulheres são naturalmente "diferentes.

É claro que o espírito não tem sexo, sendo experiências pessoais do ser em evolução, que pode estagiar nas duas polaridades.   Quem trata disso é a psicologia analítica de Jung, mostrando que todo homem, inconscientemente, tem um pouco de mulher e a mulher tem um pouco do homem, opostos á “persona”, do estado consciente. Mas, no estado consciente, a mulher é mais mulher e o homem é mais homem.  Quando não se entende o processo, confunde-se o real estado gerando desníveis, e dá no que dá.

Mas os pintos são cantores por natureza a piam, que parece terapia. Para a criança e a mãe é música aos ouvidos, para o pai é tormento mesmo. Mas, um súbito de consciência, despertou a minha filha a devolvê-lo ao seu "habitat" natural. Os danados começaram a defecar na casa e causar aquele cheirinho diferente.  Como a “mãe” da “pintarada” é Julianna, a minha filha mais nova, nada mais justo que ela cuide dos seus filhos, alimentando-os, como também limpe as suas fezes.   Não deu outra, inteligentemente resolveu devolvê-los  á natureza , mesmo sabendo que eles, se transformarão numa “canja”, sem precisar realizar muito exercício de profecia.

 A pesar de nossa “arcada dentária” e o nosso estômago indicarem que, por natureza, fomos criados para nos alimentar de “mato”, insistimos em transformar as nossas barrigas em “cemitérios de animais”.

Hoje os pintos cantaram em excesso. Devem ter percebido que irão voltar à natureza. Eu decodifiquei como “felicidade”. Mas, quem agora estava com um olhar circunspecto, triste, emocionada, era a minha esposa. Melancólica disse que já estava acostumada com os bichinhos e notou que eles olhavam-na diferente, tristes.  Achei estranho.

Mas, botei a minha condição de “animus” para fora e disse-lhe que não tem jeito. Está decidido. É “sentença transitado em julgado”, não comportando mais recursos e amanhã os pintinhos vão voltar á natureza.  E já que sou Oficial de Justiça mesmo, nada mais justo que execute a decisão.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO


www.pensenisso.itaporanga.net

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Governador regulamenta lei que obriga inclusão tipo sanguíneo no RG

O governador Ricardo Coutinho (PSB) regulamentou a lei nº 10.464 que dispõe sobre a inclusão do tipo sanguíneo e fator RH na carteira de identidade. 

O decreto Nº 36.047 foi publicado no Diário Oficial do Estado na edição desta sexta-feira (17).

De acordo com o decreto, as cédulas de identidade emitidas conterão, a partir de 1º de janeiro de 2016, campo destinado ao registro do tipo sanguíneo e fator RH do titular. Será exigido documento comprobatório para incluir os dados.


Quem já possui o RG e deseja acrescentar as informações, deverá apresentar documento oficial ou exame laboratorial que comprovem o tipo sanguíneo e o fator RH. O decreto é válido a partir desta sexta-feira. 

A lei que obriga a inclusão dessas informações, de autoria da deputada estadual Daniela Ribeiro (PP), foi vetada pelo governador, mas em votação na Assembleia Legislativa da Paraíba, os deputados derrubaram o veto que obrigou o Governo a regulamentar a lei.

Naira Di Lorenzo

Estudantes cortam pênis de bebê no lugar de cordão umbilical

Inventaram uma cirurgia de emergência para “reparar uma pequena lesão” e tentaram consertar o problema. O procedimento ainda causou novas lesões no menino.

 Por: Blog do Gordinho

Estudantes de medicina em Saltillo, no México, cometeram um engano inimaginável ao confundirem o pênis de um bebê recém-nascido com o cordão umbilical. A criança quase teve o órgão sexual decepado, mas passa bem.
Além disso, os estudantes tentaram esconder o erro dos pais do bebê. Inventaram uma cirurgia de emergência para “reparar uma pequena lesão” e tentaram consertar o problema. O procedimento ainda causou novas lesões no menino.

Após várias horas, o pênis do recém-nascido conseguiu ser recosturado. Em nota, o Instituto Mexicano de Segurança Social declarou que “de acordo com as informações disponíveis, durante o trabalho de parto, ao se cortar o cordão umbilical, o prepúcio lesionou-se, e a situação foi corrigida com o procedimento habitual de circuncisão do bebê”. O hospital já iniciou uma investigação interna com o apoio das autoridades mexicanas.

Diário de Pernambuco

Cagepa avisa que 100% dos usuários na PB vão receber a fatura na hora da leitura

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) informou nessa quinta-feira (16) que está universalizando a emissão de faturas de forma imediata, logo após a leitura, em todo o estado, a partir do dia 1º de agosto. 

Segundo a Companhia, o procedimento alcançava apenas 17% da Paraíba.

A Cagepa divulgou que mais 150 funcionários passam a integrar a equipe de leituristas para o serviço de apuração de consumo, contratado pela companhia, e que vão atuar em todo o estado, com processo informatizado de transmissão de dados. 

Com a contratação, a Cagapa disse que uma parte dos leituristas que fazem parte do quadro da Cagepa serão remanejados para fiscalização e trabalho de retaguarda, analisando problemas de leitura e necessidade de vistorias. 

Segundo a Cagepa, os novos leituristas vão às ruas a partir do dia 1º de agosto, mas o sistema misto será implantado paulatinamente, conforme o cronograma de faturamento. A previsão da Cagepa é que durante o mês de setembro todo o serviço de leitura e entrega simultânea da conta seja universalizado no estado.

Portal Correio

Vereador é acusado de fazer ameaças e disparar em via pública

O vereador da cidade de Ibiara, Damião Alves de Sousa, está sendo acusado de fazer ameaças e disparar em plena via pública. 

O fato teria ocorrido, por volta das 22h30min, desta quinta-feira (16), na Rua Joaquim Arruda Cavalcante, nas proximidades da Prefeitura Municipal de Ibiara e teria sido fruto de um desentendimento entre o acusado e dois guardas noturnos, fato este ocorrido no Sítio Alves, local onde estava ocorrendo uma partida de futebol society.

De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, o vereador teria chegado ao Sítio, onde estaria havendo o evento esportivo e teria começado a agredir o juiz da partida, com palavras de baixo calão, além de ter jogado cerveja no mesmo.

Ainda de acordo as com informações da 2ª Companhia, os seguranças do evento teriam se aproximado e pedido para que “Branco Alves” se acalmasse, pois deveria dar exemplo por ser uma autoridade no município.

No entanto, o vereador que se encontrava com fortes sintomas de embriaguez, segundo a polícia, começou a fazer ameaças aos seguranças, dizendo que quando eles estivessem de serviços noturnos na cidade e passassem em frente da casa dele, seriam alvejados à bala.

Ainda de acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar, conforme prometera, no momento em que os seguranças trabalhavam nas ruas e passavam em frente da casa do acusado, ele teria sacado um revolver e efetuado dois disparos. Porém, não ficou constatado que os disparos foram em direção dos seguranças, inclusive eles não foram atingidos. Em seguida, ele se evadiu do local.

Uma guarnição da Polícia Militar saiu em diligências, na tentativa de localizar e prender o acusado, mas não obteve êxito.

Segundo um dos seguranças, nenhum deles irá fazer o Boletim de Ocorrência contra o vereador.

Vale do Piancó Notícias

Prefeitura de Conceição instala relógio digital no centro da cidade

A Prefeitura de Conceição, Sertão da Paraíba,  segue trabalhando para modernizar e tornar a cidade cada vez mais bela e agradável para todos.

Esta semana foi feita a instalação de um relógio digital na praça de alimentação do município. O prefeito Nilson Lacerda (PSDB) destaca a utilidade desse relógio, “ele marca o horário, temperatura e é de importância pública. “Uma simples ação da nossa gestão. Vejo como um importante meio de prestação de serviço à população.” Disse.

“Além do mais, esse relógio, em especial à noite, torna o lugar ainda mais bonito, “sempre estamos modernizando a nossa cidade, trazendo novidades importantes para a nossa população, espero que todos conservem”, finalizou.

Quem passa pelo local sempre  dá um a paradinha para olhar o relógio. A praça agora ficou ainda mais bonita e tornou-se um lugar mais agradável.

Alex Gonçalves

Vereador do PMDB de Guarabira faz construção em terreno do Governo e é interpelado pela Cehap


Uma área pertencente ao Governo do Estado, localizada ás margens da Rodovia PB-073, ao lado do antigo Marinas Restaurante, em Guarabira, está sendo invadida com início de construção. As máquinas já fizeram buracos para concretagem da fundação da estrutura.
A reportagem do Portal25Horas,que divulgou o fato em primeira mão, apurou que a construção pertence ao vereador Armando Malaguty (PMDB) e que a coordenador jurídico da Cehap, Paulo Câmara, já tem conhecimento da invasão.

“Eu fui informado do que estava ocorrendo, fiz uma inspeção e o pedreiro confirmou que a construção é do vereador Malaguty. Ele ligou para mim e disse que tem uma documentação em relação àquela área e ficou de vir conversar comigo ainda hoje para apresentar esses documentos. Nós não temos nenhum juízo de valor ainda sobre essa questão até que tenhamos acesso a essa documentação”, disse o advogado.

Por sua vez, Malaguty manteve contato com a redação e afirmou ter adquirido o terreno da proprietária do Marinas e que tem em mãos alvará de construção ainda da gestão da ex-prefeita Fátima Paulino, autorizando a construção.

Blog do Tião

Juiz celebra casamento coletivo de 11 casais, em Conceição

“Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria. E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece (...) Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor”.

Com esse Versículo do Capítulo 13 do livro de Coríntios, o juiz Antonio Eugênio deu início ao casamento coletivo de 11 casais. O evento ocorreu, na manhã desta quinta-feira(16), no auditório da Comarca de Conceição.

(Casamento coletivo)

Casais de todas as idades, a exemplo do casal Alberi Vieira de Arruda e Maria Elineide Donato de Sousa, que já vivem juntos há 21 anos e resolveram formalizar o matrimônio, assim como o casal de jovens, João Breno de Oliveira Alves e Karine Lorraine Anatildes Lacerda, que embora ainda novos, rendaram-se a matrimônio, movidos pelo tão sublime amor.


No entanto, sem exceção, estiveram todos com o mesmo finco: construir uma família ou oficializar uma união.

Familiares e amigos dos 11 casais ocuparam as dependências do auditório e prestigiaram o evento.

Depois da troca de alianças e assinaturas coletivas, cada casal participou de uma cerimônia festiva, de forma individual, onde somente padrinhos, familiares e amigos, puderam participar.

Gilberto Ângelo

Nova Olinda realizou Caminhada da Paz 2015


A Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios realizou na tarde desta Quinta – feira (16) uma Caminhada pela Paz, dentro da programação da 28ª Semana Missionária Diocesana dos Seminaristas que vem sendo realizada na cidade desde o Domingo (12).

Saindo da Capela Santa Luzia (Comunidade Santo Amaro) por volta das 16:30 hs, a caminhada foi oportunidade da comunidade cantar a uma só voz o desejo de paz. Na animação dos grupos, EJC, PJ e demais a caminhada transcorreu com louvor e oração. 


Chegando à frente da Unidade de Saúde houve uma apresentação realizada pelo EJC local mostrando o jovem sendo levado pelas coisas passageiras: bebida, drogas, amigos chamando a diversas situações que vão em desencontro ao conceito de vida. O missionário tentou libertá – lo, vivenciou dificuldade mas conseguiu.


Seguindo adiante a Pastoral da Juventude realizou uma peça teatral na Praça do Povo, ali foram expostos a família sem oração submissa ao mal junto aos filhos e a preocupação para os pais: homoafetividade, farras sem controle etc. Um filho passou a ingressar na PJ, Maria Santíssima intercedeu pela união da família, todos se voltaram a oração e com todos reunidos foram uma família feliz e abençoada.

Seguindo à Igreja Matriz houve o encerramento com o abraço da paz. Logo em seguida teve início a Santa Missa.