sábado, 23 de maio de 2015

A Praça Sumiu!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
............................................................................................
A Praça de Alimentação Sumiu e Eu nem “Bati” a Minha Última Foto
(Reynollds Augusto Cabral ) 


Confesso a você que não tenho posição formada nessa decisão da Administração de retirar os “quiosques” do centro da cidade, da Praça de Alimentação, idealizada pelo saudoso e eficiente prefeito Antônio Porcino. 

A visão dele era mais ampla, pois Itaporanga, nesse setor, é uma tristeza. Não há dúvidas que houve motivação para que ele interrompesse aquele pequeno “beco”, transformando-o em uma praça de encontros. Como agora, também, deve ter havido motivação para acabar com a praça. 

Não sei qual dos dois motivos é o mais importante e melhor para a população. Acho que o primeiro, pois destruir o que está formado e satisfazendo é perca de tempo. 

E agora José?

Não sei de foi razoável, uma vez que era um ‘point’ de encontros à alimentação do corpo e da alma, pois era parada certa para os jovens e famílias “baterem um papo”. Sem falar nos empresários que se sustentavam daquela ambiência.

Penso que o prefeito não atuou segundo os seus valores pessoais, unilateralmente, com base em seu entendimento exclusivo. Segundo me disseram fora uma solicitação da Caixa Econômica Federal, para não obstaculizar o acesso dos seus clientes á sua proximidade, quando se localizava, temporariamente, na Rua Horácio Gomes, que ficava atrás da praça e agora está, em definitivo, na rua posterior, a da Cadeia.

Não sei se essa motivação foi razoável.  Mas o fato é que não existe mais a praça de alimentação. Não há mais as conversas, o encontro de pessoas. 

Mas, considerando os valores ordinários, em minha opinião, a praça não interferia no fluxo do povo.  Uma pequena rua, que pouco influenciava nesse processo.

Outros disseram que seria para tentar organizar o trânsito em Itaporanga, que está insuportável, pelo número excessivo de veículos. Também, achei uma motivação não muito razoável. 

“Quem manda o governo permitir que o pobre tenha  carro?” Dizem os inconscientes. 

Todo estudante de Direito conhece o famoso LIMPE, que são as iniciais dos princípios maiores da administração, pois constitucionais. Afora os outros infraconstitucionais, mas também com a mesma importância. 
Legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. É até sonoro.

Outra decisão drástica fora aquela, da outra administração, de derrubar as árvores decenárias da praça da entrada da cidade, atrás a igreja, se não me engano “Praça Frei Martins, para fazer um parque infantil”.  Hoje, um  perigoso Lixo infantil.

 É sempre quase  assim, eles fazem, não preservam  e descontinuam. 

Pelos menos o parque está servindo ao nosso Tião, o nosso andarilho, com problemas mentais, que usa e abusa do "balancê". 

Seria de bom tom que, pelo menos, a prefeitura rearborizasse á praça, para "pagar" um débito à natureza,sem precisar destruir o parque , como também,  fazer manutenção, pois a única “criança” que brinca ali é o Tião, sendo até perigoso, pois de tanto usar o "balancê", não sabemos se  hoje, ele está seguro.

Tião é importante, um parque só para ele.

Mas, há motivação para tudo. E algumas com pouca razoabilidade.

E AGORA JOSÉ?

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO!

www.pensenisso.itaporanga.net

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Em nota: membro da família Braga esclarece notícia envolvendo seu irmão e desmente prisão

O empresário e diretor executivo da Rádio Sanhauá, Thiago Braga, emitiu nota na tarde desta quinta-feira (21) o que realmente aconteceu com seu irmão, Wilson Leite Braga Neto.

Segundo ele, alguns veículos da imprensa chegaram a divulgar a prisão do seu irmão por tráfico de drogas de forma equivocada.

As matérias teriam sido publicadas por sites de notícias do estado, com base no texto divulgado pela Secretária de Comunicação do estado da Paraíba (Secom-PB), diziam que Wilson Neto e mais quatro estudantes estavam no interior de um carro, onde estavam preparando e pesando maconha, quando os policiais da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (Ceatur) fizeram a abordagem. Eles foram detidos e conduzidos a delegacia.

Nota na íntegra abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO

Viemos por meio desta esclarecer fato divulgado pela imprensa, que envolve o nome da nossa família.

Foi intensamente divulgado no dia de hoje que o meu irmão, WILSON LEITE BRAGA NETO, neto do ex governador WILSON BRAGA, teria sido preso na madrugada de hoje por tráfico de drogas. Pois bem, fato esse inverídico e insustentável, com base no incidente ocorrido. De fato, houve uma abordagem onde meu irmão estava no meio, e foi levado a delegacia para prestar esclarecimentos. Lá ele foi ouvido pelo delegado de plantão, da 12ª delegacia distrital de João Pessoa, e após esclarecer os fatos foi liberado, pois, nada tinha a ver com qualquer situação que o envolvesse com tráfico de drogas.

Agora, o fato de se tratar de um neto de um ex-governador do estado, faz com que a grande mídia sensacionalista acenda os holofotes sem se preocupar em apurar a verdade dos fatos, pois, a sede de vender fala mais alto do que a precaução em preservar a imagem das pessoas.

Enfim, sabemos de onde partiu a “notícia” e tomaremos as medidas legais cabíveis.

No mais, agradecemos a compreensão de todos.

 Thiago Braga e Família. 

Justiça determina reintegração de posse e obriga famílias desocuparem antiga Febemaa em Conceição


Cerca de 15 famílias tiveram que desocupar o prédio da antiga fabemaa, que havia sido ocupado há cerca de 20 dias por elas. A Ação se deu por força de um Mandado de Reintegração de Posse, em favor da Prefeitura Municipal de Conceição. 

O fato ocorreu, por volta das 13h, desta quarta-feira(20). De posse do mandado, que foi expedido pela Justiça de Conceição, dois oficiais de justiça e vários policiais militares foram até o local e cumpriram a ordem judicial.


Revoltadas e, visivelmente, desesperadas, as famílias ainda esboçaram uma resistência e fizeram vários desabafos contra a gestão municipal. Alegando não saberem para onde ir, elas ameaçaram invadir outras coisas, pertencentes a um conjunto, que inclusive já foram temas de debates na sessão da Câmara dos vereadores, realizada na última segunda-feira(18). Na ocasião, algumas famílias, que foram contempladas com as mesmas casas, cobravam a entrega por parte da gestão municipal.

“O que nós vamos fazer agora é pegar os ‘cacos’ e jogar no meio da rua, porque nós não temos para onde ir. Se fosse para eu colocar meus troços e colocar naquelas casas que estão fechadas, se pegasse todo mundo e fosse para lá. Se tivesse colocado o povo naquelas casas, o povo não tinha vindo para cá”, reclamou um dos ocupantes do local.

Outra alternativa cogitada pelas famílias seria ocupar o muro da residência do prefeito municipal. “ A minha situação é muito difícil, eu não tenho para onde ir. A solução seria juntar todo mundo e ocupar a murada do prefeito. Eu não tenho como sair daqui em cima da ‘bucha’ não, eu não tenho para onde ir não. Nós temos muitas crianças e não sabemos o que fazer com elas, nós não temos como pagar aluguel’, finalizou um pai de família, que também teve que desocupar o prédio. 

Gilberto Ângelo

Transformação de lixões em aterros sanitários ainda não saiu do papel em 95 municípios da Paraíba

A Lei 12.305 – que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – é de 2010, mas passados cinco anos um abismo ainda separa as novas regras da realidade prática.

Na Paraíba, por exemplo, a transformação de lixões em aterros sanitários ainda não conseguiu sair do papel em 95 municípios.

Em 23 dessas localidades o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos sequer foi iniciado e, em 72, ele está em elaboração. Apenas 29 municípios já finalizaram o projeto.

Isso considerando um universo de apenas 126 cidades que responderam ao questionário da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). A Paraíba tem 223 cidades. Significa que somente 56% do total deram respostas aos questionamentos.

Os gestores alegam que a principal dificuldade enfrentada para a elaboração do Plano de Resíduos Sólidos é a captação de recursos. Para 46 deles, essa tem sido a maior barreira enfrentada para o cumprimento da lei. A falta de quadro técnico especializado também tem emperrado a preparação do projeto, segundo 37 dos entrevistados. Outros 34 afirmaram que desconhecem outros meios de captação de recursos financeiros e, por isso, encontram problemas.

Houve também quem justificasse a demora na construção do projeto afirmando que o custo ultrapassou o estimado (16), ou porque enfrentam dificuldades com a participação da comunidade (23) e até porque têm problemas com convênios com órgãos de saneamento (18). Dez gestores apresentaram outros fatores que eles alegam estar travando o andamento da questão.

Recursos próprios são a maior fonte

A reclamação da maioria dos gestores sobre dificuldades financeiras tem uma razão de ser, de acordo com o resultado da pesquisa da CNM. Na Paraíba, seis gestores informaram que não têm nenhum recurso para elaborar o Plano de Resíduos Sólidos. E, na grande maioria dos casos (62,5%), a verba tem saído da própria prefeitura. Dos prefeitos que responderam ao questionário, 45 disseram que estão custeando o projeto com dinheiro da própria gestão.

Apenas seis receberam recursos do Governo do Estado e outros oito do Governo Federal. Cinco conseguiram fazer convênios e dois acharam outras formas para cumprir a determinação.

Lixo de 85 cidades tem destino inadequado

O levantamento da Confederação Nacional dos Municípios revelou que em 85 cidades paraibanas o lixo tem destino inadequado, ou seja, ele é depositado em lixões ou aterros controlados. Desses, 72 depositam os resíduos na própria cidade e 34, em outras localidades.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos considera como disposição final ambientalmente adequada apenas os aterros sanitários. Dessa forma, a pesquisa da CNM equiparou os aterros controlados aos lixões, para proporcionar análise de adequação dos Municípios à lei.

Blog do Gordinho

O Meu Céu e o Meu Inferno

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
.................................................................................................
O Meu Céu e o Meu Inferno
 (Reynollds Augusto)

Bendita Doutrina Espírita.

Aprendemos com o Espiritismo que o Céu e o Inferno não são lugares Geográficos e sim estados consciências. E que  nós, , na Terra , estamos vivendo esse estados. 

O Evangelho, também, nunca fez menção ao purgatório, que só foi admitido pela igreja católica no ano de 593. 

Estamos estudando, no Curso Filosofia Espírita, esse tema amplo, que serviu de base á formação de um livro, denominado “O Céu e o Inferno” de suma importância para o conhecimento dos Espíritas, e não espíritas e que sempre foi o menos estudado. É que o nome causa certo impacto.

É sabido que ele, o Livro o Céu e o Inferno, será objeto de Estudos do Sertão Jovem Espírita desse ano de 2015, em Julho, evento que é realizado lá no Colégio Diocesano todos os anos, com a juventude espírita da Paraíba. Este ano teremos o “Grupo Acorde", da Federação Espírita Paraibana e grandes expositores.

Nós estamos na fase do purgatório, figura criada para resolver uma questão incidental. Segundo a proposta, quem for bom iria para o Céu e quem fosse mal, iria para o inferno, virar “tostadinho”. Surgiu um problema: E quem não fosse nem uma coisa nem outra e sim “mais ou menos”?  Os "escorregadores" Sem falar naqueles que não tiveram tempo de optar, por terem morrido em tenra idade.  Nesse momento a Igreja criou o “tá” do purgatório.

Se você pensar bem se pode considerar esse, um dogma mais racional ou menos irracional e mais conforme a justiça de Deus, pois permite penas menos rigorosas.  De certa forma está até fundado na equidade, mais até do que o famigerado inferno, com seus caldeirões ardentes e suas penas eternas.  

Nós que estudamos o direito social chegamos  á conclusão que até ele seria  até mais justo do que o Direito de Deus, que permite penas menos graves a crimes menos graves.

É como se em um país  tivesse apenas a pena de morte para todos os crimes. Do mais simples ao mais grave.  Aqui só pobre e negro seriam aniquilados.

Mas, essa noção de “purgatório” é incompleta.  O progresso, lei de Deus, não se concilia com essas ideias( Céu , inferno e purgatóri) e ele ( o purgatório) , também, serviu para tirar muito dinheiro dos desavisados do o caminho, com a venda de prece e tudo mais, se tornando uma mina mais produtiva.

O mal da humanidade é a ignorância. E em pleno século XXI, ainda tem que gente que acredita nisso.

Mas, nós conhecemos o purgatório. Ele é aqui mesmo, no planeta Terra, de prova e expiação.  Segundo os imortais cada um traz em si mesmo o princípio de sua felicidade ou infelicidade. E como eles estão por toda parte, nenhum lugar circunscrito ou fechado se destina a uns ou outros.

O purgatório é aqui. O céu e o inferno também.

Liberte-se, meu amigo! 

BELA QUINTA-FEIRA

PENSE NISSO! MAS PENSE AGOR MESMO
www.pensenisso.itaporanga.net

CONVITE MISSA DE 30º DIA DO MEU PAI GERALDO DE PAIVA NUNES


Será nesta sexta-feira, dia 22 de maio, as 19 horas, na Catedral do Senhor Bom Jesus dos Remédios, em Afogados de Ingazeira - PE, a Missa de 30º dia da morte de Geraldo Paiva Nunes. A família enlutada, desde já, agradece a todos que comparecerem a este ato de fé e caridade Cristã.


OS BENEFÍCIOS DA PIMENTA


Pesquisadores do mundo todo não param de descobrir que a pimenta, tanto do gênero piper (pimenta-do-reino) como do capsicum (pimenta vermelha), tem qualidades farmacológicas importantes.

Segundo o médico homeopata Marcio Bontempo, autor do livro Pimenta e seus Benefícios à Saúde, além dos princípios ativos capsaicina e piperina, o condimento é muito rico em vitaminas A, E e C, ácido fólico, zinco e potássio. Tem, por isso, fortes propriedades antioxidantes e protetores do DNA celular. Também contém bioflavonóides, pigmentos vegetais que previnem o câncer.

Graças a essas vantagens, a planta já está classificada como alimento funcional, o que significa que, além de seus nutrientes, possui componentes que promovem e preservam a saúde. Hoje ela é usada como matéria-prima para vários remédios que aliviam dores musculares e reumatismo, desordens gastrintestinais e na prevenção de arteriosclerose.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de consumi-la, pois acreditam que possa causar mais mal do que bem. Se você é uma delas, saiba que diversos estudos recentes têm revelado que a pimenta não é um veneno nem mesmo para quem tem hemorróidas, gastrite ou hipertensão.

DOENÇAS QUE A PIMENTA CURA E PREVINE

Baixa imunidade – A pimenta tem sido aplicada em diversas partes do mundo no combate à aids com resultados promissores.

Câncer – Pesquisas nos Estados Unidos apontam a capacidade da capsaicina de inibir o crescimento de células de tumor maligno na próstata, sem causar toxicidade. Outro grupo de cientistas tratou seres humanos portadores de tumores pancreáticos malignos com doses desse mesmo princípio ativo. Depois de algum tempo constataram que houve redução de 50% dos tumores, sem afetação das células pancreáticas saudáveis ou efeitos colaterais. Já em Taiwan os médicos observaram a morte de células cancerosas do esôfago.

Depressão – A ingestão da iguaria aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.

Enxaqueca – Provoca a liberação de endorfinas, analgésicos naturais potentes, que atenuam a dor.

Esquistossomose – A cubebina, extraída de um tipo de pimenta asiática, foi usada em uma substância semi-sintética por cientistas da Universidade de Franca e da Universidade de São Paulo. Depois do tratamento (que tem baixa toxicidade e, por isso, é mais seguro), a doença em cobaias foi eliminada.

Feridas abertas – É anti-séptica, analgésica, cicatrizante e anti-hemorrágica quando o seu pó é colocado diretamente sobre a pele machucada.

Gripes e resfriados – Tanto para o tratamento quanto para a prevenção dessas doenças, é comum recomendar a ingestão de uma pequena pimenta malagueta por dia, como se fosse uma pílula.

Hemorróidas – A capsaicina tem poder cicatrizante e já existem remédios com pimenta para uso tópico.

Infecções – O alimento combate as bactérias, já que tem poder bacteriostático e bactericida, e não prejudica o sistema de defesa. Pelo contrário, até estimula a recuperação imunológica.

Males do coração – A pimenta caiena tem sido apontada como capaz de interromper um ataque cardíaco em 30 segundos. Ela contém componentes anticoagulantes que ajudam na desobstrução dos vasos sanguíneos e ativam a circulação arterial.

Obesidade – Consumida nas refeições, ela estimula o organismo a diminuir o apetite nas seguintes. Um estudo revelou que a pimenta derrete os estoques de energia acumulados em forma de gordura corporal. Além disso, aumenta a temperatura (termogênese) e, para dissipá-la, o organismo gasta mais calorias. As pesquisas indicam que cada grama queima 45 calorias.

Pressão alta – Como tem propriedades vasodilatadoras, ajuda a regularizar a pressão arterial.

Reumatismo, artrite e artrose – Recomenda-se a aplicação de compressas quentes ou frias nas articulações, feitas com 250 gramas de pimenta vermelha socada e misturada a uma pasta de purê de inhame. Use uma vez ao dia até a melhora.

RECEITAS COM PIMENTA

Azeite de Pimenta
1 xícara (chá) de azeite de oliva extravirgem
2 dentes de alho picados
1 colher (chá) de suco de limão
pimentas selecionadas à sua escolha
Retire as sementes e os talos das pimentas. Frite o alho no azeite até ficar levemente dourado. Coloque as pimentas em um vidro de conserva, deixando um espaço livre de 2 cm. Aqueça 1 xícara (chá) de azeite a 300o C. Enfie o cabo de uma colher no meio das pimentas e abra um buraco. Despeje o azeite quente lentamente, para que penetre. Complete o pote com azeite até atingir 0,5 cm da boca e tampe bem firme. Deixe esfriar naturalmente. Conserve na geladeira.
Conserva Básica de Pimenta

Pimentas selecionadas de sua escolha
2 copos de vinagre branco
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de sal
Faça uma calda com o vinagre, o sal e o açúcar, levando essa mistura para ferver por dois minutos. Faça o branqueamento das pimentas cozinhando-as no vapor, sem que fiquem muito moles. Coloque-as num vidro esterilizado e jogue a calda quente por cima. Deixe esfriar, tampe e conserve na geladeira.

Texto adaptado de:
http://estilonatural.uol.com.br/Edicoes/50/artigo65916-1.asp


Aceitando quem somos

Todo mundo tem alguma insatisfação em relação a si mesmo, né? Reclamamos de nossos defeitos, nosso corpo, cabelo, nossos erros e escolhas. Diante de tantas coisas que nos incomodam, às vezes nos sentimentos infelizes e ficamos ali, remoendo e reclamando, e nem sempre fazemos algo para mudar a situação.

Na verdade, o primeiro passo para a mudança é aceitar quem somos, da forma como somos. Se aceitar não é ficar relaxada, deixar de se cuidar ou achar que você é assim mesmo e que não precisa mudar, que os outros que precisam se adaptar ao seu jeito e aprender a lidar com seus defeitos. A mudança está relacionada com o crescimento, com a evolução, por isso, quando optamos por mudar, estamos indo em busca de uma vida realizada e feliz.

Quando você se aceita e aprende a se amar, você começa a valorizar seus pontos fortes, a se ver como alguém capaz de conquistar algo, passa a buscar o melhor caminho para superar tudo que lhe incomoda, tendo consciência dos seus próprios limites.

Digo limites por que todos nós temos nossas limitações e devemos saber até que ponto podemos ir por determinada coisa. Detectar e reconhecer nossos limites é um verdadeiro ato de coragem, pois estaremos reconhecendo também nossas fraquezas, falhas e inseguranças, abrindo espaço para as mudanças e para novos aprendizados.

Outro passo muito importante é parar de se preocupar com as expectativas alheias, com o que vão achar e pensar a respeito de nós, pois quando nos fixamos nisso, passamos a viver para nos encaixar nas expectativas dos outros e não no que somos e queremos para nós mesmos. Se pararmos de se preocupar com o julgamento alheio, estaremos gastando nossas energias para nosso próprio desenvolvimento.


A realização é viver em paz consigo, é aceitar quem você é, aceitar seus defeitos, erros, fraquezas, é elaborar o seu passado e seguir em frente. Quem entende isso, entende também que não precisamos provar nada para ninguém, que aceitando quem somos desenvolvemos força para enfrentar qualquer coisa, para nos mantermos firmes e ao mesmo tempo saber a hora certa de ceder, e reconhecer quando estamos no caminho errado, buscando outras  possibilidades.

É tão bom ser livre e não precisar manter as aparências! É tão bom sermos nós mesmos, nos conhecer, saber nossos limites e nossas fragilidades! Quando encaramos o que não gostamos em nós, desenvolvemos humildade e        franqueza, nos tornamos seres humanos maduros e melhores. Então, meninas, vamos aprender a aceitar quem somos, nos amar, nos valorizar e encontrar a felicidade plena e verdadeira!

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Ex-prefeita de Piancó é responsabilizada a pagar mais de 4 milhões por gastos sem comprovação

Em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (20), o Pleno do Tribunal de Contas da Paraíba rejeitou as contas da ex-prefeita de Piancó, Flávia Serra Galdino, referente ao exercício de 2012, e imputou o débito de R$ 4.275.147,16, referente aos gastos realizados sem comprovação.

Entre as irregularidades que levaram à desaprovação das contas, o relator do processo, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, citou pagamentos de gratificações a servidores comissionados, excesso no consumo de combustível, déficit financeiro e na execução do orçamento, elevação do número de prestadores de serviços, entre outras.

Esta é a sétima prestação de contas reprovada da ex-prefeita. A decisão ainda cabe recurso.

Na decisão, a ex-gestora ainda foi multada em 10%, do valor do débito. Cópias dos autos serão encaminhadas à Receita Federal e ao Ministério Público para as ações cabíveis.

DiamanteOnline

O BAIRRO DO BESSA EM JOÃO PESSOA TEM RUAS QUE PARECEM ÁREAS RURAIS E ESTRADAS VICINAIS ABANDONADAS.


Como prova das declarações, exibimos, abaixo, imagens desta data que comprovam tais assertivas.


Vejam as Imagens Parciais da Avenida Presidente Campos Sales (200 metros do final e próximo à comunidade São Luiz), além de ruas próximas ao edifício residencial Praias do Atlântico nº. 1431, no Bairro do Bessa.


Registre-se ainda que o inverno 2015 praticamente ainda não esteja consolidado. Citadas artérias estão intransitáveis para pedestres, a exceção apenas de veículos e carroças. E o povo, vai andar por onde?


O mais grave é que temos informações que um empresário (da construção civil) já se prontificou para providenciar a pavimentação do final da Avenida Campos Sales e a prefeitura de João Pessoa não aceitou, sob a justificativa que iria fazer e já transcorreram mais de 4 anos sem qualquer benefício público. Até quando?


Enquanto isso, os impostos são cobrados todos os anos e com aumentos...


Imagens e Texto: José Almeida (Portal ÁGUIA), de 20/05/2015

TCE rejeita contas de duas prefeituras e imputa débitos aos ex-gestores no montante de 5,4 milhões

Em sessão ordinária na manhã desta quarta-feira (20), sob a presidência do conselheiro, vice-presidente André Carlo Torres, em decorrência da ausência do presidente, Arthur Cunha Lima – em viagem oficial a Brasília, o Pleno do Tribunal de Contas da Paraíba rejeitou as contas das prefeituras municipais de Pitimbu e Piancó, exercícios de 2012, e imputou aos ex-gestores, débitos que somados ultrapassam R$ 5 milhões, decorrentes de irregularidades e despesas não comprovadas. Ainda cabem recursos.

Em seu minucioso relatório, o conselheiro Fernando Catão relacionou várias irregularidades levantadas pela Auditoria na gestão do ex-prefeito de Pitimbu, José Rômulo Carneiro de Albuquerque Neto, que não comprovou despesas pagas sem os devidos processos de licitação, num montante que atingiu R$ 3.693,000, valor reduzido, depois da apresentação de defesa. Percentuais mínimos para aplicação de recursos federais não foram atendidos, embora tenham sido cumpridos na área de saúde. O ex-prefeito foi responsabilizado pela quantia de R$ 1.213.554, que deverá ser ressarcida num prazo de 60 dias.

Em relação ao município de Piancó, a responsabilização da ex-prefeita Flávia Serra Galdino chegou ao montante de R$ 4.275.147,16, referente aos gastos realizados sem comprovação. Entre as irregularidades que levaram à desaprovação das contas, o relator do processo, conselheiro substituto Renato Sérgio Santiago Melo, citou pagamentos de gratificações a servidores comissionados, excesso no consumo de combustível, déficit financeiro e na execução do orçamento, elevação do número de prestadores de serviços, entre outras. Na decisão, a ex-gestora ainda foi multada em 10%, do valor do débito. Cópias dos autos serão encaminhadas à Receita Federal e ao Ministério Público para as ações cabíveis.

O TCE considerou regulares as contas anuais da câmara municipal de Pombal (exercício de 2013). O colegiado decidiu pelo não provimento de recurso interposto pelo ex-prefeito de Tavares (Marlene Bezerra da Silva Feitosa). Também foram aprovadas as contas da Universidade Estadual da Paraíba – UEPB, na gestão da ex-reitora Marlene Alves Sousa Luna (2008); da Fundação Ernani Sátyro.

Os processos constantes na pauta de julgamento da sessão movimentaram recursos da ordem de R$ 295.120.850,80. O vice-presidente André Carlo Torres conduziu os trabalhos do Pleno, que teve as participações dos conselheiros, Nominando Diniz, Fernando Rodrigues Catão, Fábio Túlio Nogueira. Também, dos substitutos de conselheiro, Antonio Gomes Vieira Filho, Antonio Cláudio Silva Santos, (convocado para o Tribunal Pleno), Marcos Antonio Costa, Oscar Mamede Santiago e Renato Sérgio Santiago Melo. O Ministério Público de Contas esteve representado pela procuradora geral Elvira Samara Pereira de Oliveira.

Ascom/TCE-PB

Réu acusado de morte no rio em Itaporanga em 2003 é condenado a 19 anos

No terceiro julgamento desta semana, o Tribunal do Júri de Itaporanga proferiu mais uma condenação: nesta quarta-feira, 20, o réu Fabiano Matias Ventura, de 36 anos, foi condenado a 19 anos de reclusão por um homicídio ocorrido em 18 de abril de 2003.
             
Fabiano foi acusado e condenado pela morte do jovem Oziel Honório Pereira, à época com 19 anos. 

Conforme sustentou a acusação, com base nos autos processuais, o réu e mais dois amigos teriam matado a vítima com golpes de faca e pedradas em um matagal sob a ponte do rio Piancó, que liga a cidade ao conjunto Chagas Soares, onde todos residiam.
            
Depois de vários anos foragido, Fabiano foi preso em Brasília no começo de 2014, mas vai cumprir a pena na cadeia de Itaporanga, onde já se encontra recolhido. Ele, que nega o crime, é casado e tem filhos, e deverá recorrer da decisão do júri, que foi presidido pelo juiz Eslu Elói.
            
Com relação aos outros dois envolvidos, um deles foi absolvido em julgamento anos atrás e o outro está foragido. Conforme ainda a acusação, Fabiano teria matado Oziel porque a vítima testemunhou contra ele em um crime de furto ocorrido no conjunto onde ambos residiam. O jovem teria sido levado à força para as margens do rio (foto) e morto brutalmente.

www.folhadovali.com.br

ITAPORANGA, TERRA ABENÇOADA!


O desenvolvimento de Itaporanga (PB) é fruto de muito trabalho e fé de seu povo, mas, sobretudo pelo poder de superação do sertanejo de enfrentar os problemas com criatividade e dignidade. Itaporanga também é destaque na cultura e na música pela inteligência e talento de seus geniais filhos. Terra abençoada por DEUS e amada por todos nós, orgulhosos de sermos itaporanguenses. José Almeida - Escritor e Empreendedor.
http://g1.globo.com/…/crescimento-da-industria-tex…/4196597/

Doença pouco conhecida assusta moradores do Sertão da Paraíba

De acordo com os relatos, foram registrados casos de pessoas que sofreram de sintomas parecidos com os da dengue.

Moradores da cidade de Patos (no Sertão do estado, a 307 km de João Pessoa) têm relatado que estão com medo de serem infectados por uma doença pouco conhecida, cujo sintomas se confundem com a dengue.

De acordo com os relatos, foram registrados casos de pessoas que sofreram de sintomas parecidos com os da dengue, como: manchas pelo corpo, febre, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta, tosse e vômito.

O Portal Correio tentou contato com Hospital Regional de Patos para saber quantos casos da doença foram confirmados na cidade, mas as ligações não foram atendidas.

A doença misteriosa que possivelmente pode estar acometendo paraibanos pode ser uma doença muito comum nos países africanos e asiáticos que ainda não tinha notificações na América Latina, mas que pode ter chegado aqui durante a Copa do Mundo. Trata-se de um vírus conhecido como 'zika vírus' e que teria sido isolado e detectado em oito amostras de 25 testadas pelos pesquisadores Gúbio Soares e Silvia Sardi, do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

A doença chegou a ser confundida com eritema infeccioso e o Ministério Público chegou a enviar uma equipe de técnicos para analisar as manifestações da doença na Paraíba. 

Portal Correio

Estudantes de Piancó denunciam precariedade do transporte universitário e privilégio de alguns alunos

Universitários de Piancó, que fazem faculdade em Patos, têm denunciado nas redes sociais a precariedade dos ônibus que fazem o transporte estudantil, provocado, principalmente, pela quebradeira constante dos veículos. O problema tem levado os universitários a perderem aula por conta da indiferença da Prefeitura.

São dois os ônibus designados para fazer o transporte de cerca de 100 estudantes piancoenses durante os cinco dias úteis da semana. Quando um quebra, alguns universitários conseguem se espremer no outro veículo, que já vai superlotado, se arriscando em uma viagem longa e perigosa, sobretudo no retorno à noite. Mas a grande maioria prefere não se aventurar e fica em casa.
         
Para que os fatos não se repitam, os graduandos pedem a aquisição de ônibus novos ou mais atenção da Prefeitura no sentido de submeter os veículos a uma revisão periódica a fim de evitar que o pior possa acontecer. Mas o problema, que é antigo e fácil de resolver, não tem merecido a atenção do poder público municipal.
               
Outra denúncia feita pelos universitários refere-se a uma taxa de 10 reais que eles têm que pagar mensalmente ao motorista para terem direito ao transporte, mesmo a Prefeitura tendo condições de desembolsar esse dinheiro, mas prefere priorizar gastos em setores menos importantes do que a educação. Se ocorrer atraso, segundo eles, o estudante com pendência não poderá viajar no veículo, o que é ilegal porque o transporte é público. 
                
A Prefeitura também precisa responder se, realmente, já aconteceu de a edilidade alugar carro para levar alguns poucos alunos privilegiados à cidade patoense quando ocorre problema mecânico com o transporte universitário.
               
Flávia Galdino opina - Embora tenha ocorrido também problemas com o transporte universitário na gestão de Flávia Galdino, a ex-prefeita usou uma rede social e comentou uma publicação sobre a questão, mas não se posicionou quanto ao assunto específico, preferindo avaliar negativamente todo o governo municipal.  “Todos os setores estão seriamente comprometidos e decadentes. Infelizmente a saúde e a educação afetam o presente e o futuro de nosso povo de forma devastadora. Vergonha e desmoralização é o que o prefeito (Sales Lima) e sua equipe  estão fazendo ao nosso Piancó. Em dois anos eles destruíram muita coisa que duramente fizemos em oito”, comentou a ex-gestora piancoense.

www.folhadovali.com.br

Neto de ex-governador da PB e mais quatro são presos com drogas em carro de luxo

Material encontrado com o grupo
Um dos jovens foi identificado como sendo o estudante Wilson Leite Braga Neto, de 21 anos, que é neto do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga.

Cinco estudantes foram presos dentro de um carro importado quando preparavam e pesavam maconha. O flagrante foi feito por policiais da Companhia Especializada em Apoio ao Turista (CEATur) na noite dessa quarta-feira (20), no bairro do Altiplano, na Capital. Um dos jovens foi identificado como sendo o estudante Wilson Leite Braga Neto, de 21 anos, que é neto do ex-governador da Paraíba, Wilson Leite Braga.


Os policiais realizaram a abordagem no veículo após serem avisados, através do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), de que um carro preto de luxo tinha parado na rua e estava há bastante tempo com ocupantes em atitude suspeita no local. Quando os policiais abordaram o veículo Pajero encontraram o grupo.

Segundo nota divulgada pela Secretaria de Comunicação do Estado (Secom), os jovens foram identificados como Wilson Leite Braga Neto, de 21 anos; Erick Henrique Tenório, 22 anos; Caio Cezar de Queiroz, 21; e Iccaro Lopes do Nascimento, 25 anos; e Pedro Lucas Vieira, de 22 anos.

Com eles, os policiais apreenderam três trituradores da droga, uma balança de precisão, maconha e dinheiro. Os cinco foram levados para o Distrito Integrado de Segurança Pública, em Manaíra. Eles foram autuados por tráfico de drogas e posse de entorpecente.

De acordo com a Central de Polícia Civil de João Pessoa, apenas Caio Cezar deu entrada na unidade e será transferido ainda nesta quinta (21) para a Penitenciária Flósculo da Nóbrega, o Presídio do Roger, na Capital.

Portal Correio

Empresário natural de Santana dos Garrotes é destaque em capa de revista; um dos homens mais rico do mundo


Foi com coquetel para a sociedade paraibana, no hotel Nord Class Blue Sunset, no Cabo Branco, na noite de hoje, que a diretora-executiva do Sistema Correio de Comunicação – o maior e melhor do Estado – Beatriz Ribeiro, está lançando mais uma revista Premium.

Quem fez questão de marcar presença na festa foi o empresário paraibano, radicado no Recife, Janguiê Diniz – destaque na Forbes 2014 como um dos homens mais ricos do mundo – que estrela a capa da magazine.
Ascom

Prefeito esqueceu de visitar esta - Escândalo!


A reportagem anterior mostra  a visita do prefeito a varias? obras de sua gestão, mas esqueceu de publicar esta.

Alguém conhece essa retro? Acabei de tirar essa foto numa chácara localizada próximo a agrovila aqui em Itaporanga. Pasmem, a máquina (da prefeitura) está cavando uma piscina numa área de lazer particular. Será o porque de nossas estradas estarem nas atuais condições? E outra, já presenciei outros equipamentos da prefeitura que deveriam ser usados exclusivamente no setor rural, realizando serviço para grandes empresários daqui, trabalhando em loteamentos e limpeza de terrenos. Vá qualquer pessoa de baixo poder aquisitivo tentar conseguir uma máquina dessas pra receber como resposta: a máquina está quebrada. Até quando vamos ver isso?


Tom Arruda

Prefeito visita várias obras em andamento na cidade de Itaporanga


Com o objetivo de avaliar o andamento dos investimentos no município de Itaporanga (PB), o Prefeito Audiberg Alves, fez visita durante a manhã desta quarta-feira, 20, às várias obras em andamento, espalhadas pela cidade.

Acompanhar bem de perto o trabalho das empresas responsáveis pelas construções e estar próximo da população ouvindo suas reivindicações é uma tem sido uma das prioridades da gestão e tem como objetivo verificar possíveis ajustes e providências que devam ser tomadas para evitar possíveis atrasos na conclusão das obras.

Durante as visitas, in loco, o prefeito Audiberg Alves destacou as ações e investimentos promovidas pela atual administração.

“Estamos fazendo investimentos e queremos fazer mais, dar mais agilidade às obras municipais, pois nós sabemos que a população precisa dessas benfeitorias, mas temos um orçamento apertado, principalmente nesse momento pelo qual o país atravessa, e muitas vezes ocorrem de fato imprevistos, que podem prejudicar os cronogramas. No entanto, pessoalmente tenho acompanhado todas as obras e procuro sempre que possível sanar eventuais problemas para que essas melhorias cheguem rápido aos nossos cidadãos”, disse o prefeito.

(Prefeito visitou obras)

Confira as principais obras:

*Novo Matadouro Público Municipal;
*Construção de Unidade Básica de Saúde da Família (PSF) no Conjunto Chagas Soares;
*Entrega e instalação de caixas de água no Loteamento Balduíno de Carvalho e Vila Mocó;
*Construção de Quadra Poliesportiva no Conjunto Chagas Soares;
*Alongamento de calçamento na Avenida Irineu Rodrigues;
*Construção de uma Academia da Saúde Tipo Ampliada, localizada na via de saída Itaporanga/Piancó;
*E também fez visita à construção de uma Escola que foi conseguida em parceria com o governo do estado, onde a prefeitura com recursos próprios fez a compra do terreno e o cedeu para a construção da unidade de ensino.

Enquanto fazia as visitas alguns moradores abordaram o prefeito, como foi o caso do senhor Antonio Júnior Vicente, com o objetivo de agradecer às ações: "Pra nós que fomos beneficiados com uma caixa de água perto das nossas casas foi algo muito importante que fizeram pela nossa comunidade aqui, porque antes a gente se deslocava pra muito longe pra pegar água e era muito sofrimento, mas agora ficou muito melhor, com a caixa d'água sendo abastecida pelo Pipa ao lado da casa da gente, foi muito bom a gente ser lembrado," finalizou.

O Prefeito seguirá realizando várias outras visitas às obras que estão em andamento até a sua conclusão e na expectiva de poder entregá-las o mais rápido possível aos seus reais beneficiados, que são todos os cidadãos do município.

Assessoria

A bela Dema


Dema era uma morena de 35 anos com cara de 60. Os cabelos grisalhos, a cintura gorda, a bunda caída e a cara enrugada não a faziam sentir-se menos bela. Ao contrário, dizia que ainda dava no couro e faza programa todo santo dia. Ou melhor dizendo, toda santa noite.

Passa o dia varrendo os corredores do Fórum de Princesa, mas à noite fazia ponto no cabaré de Terto, na Rua da Palha, onde existia uma clientela fiel e crescente.

Nasceu em Teixeira, nos arredores de Zé Lira. Mudou-se para Princesa depois de viver alguns anos em São Paulo, cidade que renegou devido as desilusões. E quantas desilusões.

Era puta nova em São Paulo e numa certa noite andava com uma colega de trabalho quando o assaltante apareceu. Tomou o que elas tinham e, não satisfeito, deu cinco tiros em Dema. Não morreu,mas herdou sequelas. Perdeu um rim e o baço.

Ainda no hospital, depois da operação, recebeu a visita de Quidute, o macho com quem dividia o cobertor. O médico, com aquele ar de médico, contou o acontecido e a consequência: -Ela perdeu um rim e o baço". E Quidute, pesaroso: -Até que eu gosto dessa mulher, doutor, mas como é que vou viver com uma pessoa faltando um braço?"

Dema ria lembrando esse detalhe. Quidute era um safado. Dema tinha economias guardadas em casa, Quidute sabia das jóias e dos mil reais que ela juntou tostão por tostão, sonhando com a volta ao Nordeste. Pois caçou o dinheiro, achou e passou uma noite de marajá no cabaré. Gastou tudo. Não ficou um réis.

Mas Dema, couro grosso de nordestina paraibana, resistiu a tudo e finalmente recebeu alta. Voltou para casa, procurou os pertences e nada encontrou. Só Quidute, lá pelos cantos, todo desconfiado. Apertou o negão no canto de parede, ele terminou confessando a gastança, a extravagância de uma noite de orgia, mas, candidamente, se explicou:

-Minha filha, fiz isso porque pensei que você ia morrer".


Dema era uma morena de 35 anos com cara de 60. Os cabelos grisalhos, a cintura gorda, a bunda caída e a cara enrugada não a faziam sentir-se menos bela. Ao contrário, dizia que ainda dava no couro e faza programa todo santo dia. Ou melhor dizendo, toda santa noite.

Passa o dia varrendo os corredores do Fórum de Princesa, mas à noite fazia ponto no cabaré de Terto, na Rua da Palha, onde existia uma clientela fiel e crescente.

Nasceu em Teixeira, nos arredores de Zé Lira. Mudou-se para Princesa depois de viver alguns anos em São Paulo, cidade que renegou devido as desilusões. E quantas desilusões.

Era puta nova em São Paulo e numa certa noite andava com uma colega de trabalho quando o assaltante apareceu. Tomou o que elas tinham e, não satisfeito, deu cinco tiros em Dema. Não morreu,mas herdou sequelas. Perdeu um rim e o baço.

Ainda no hospital, depois da operação, recebeu a visita de Quidute, o macho com quem dividia o cobertor. O médico, com aquele ar de médico, contou o acontecido e a consequência: -Ela perdeu um rim e o baço". E Quidute, pesaroso: -Até que eu gosto dessa mulher, doutor, mas como é que vou viver com uma pessoa faltando um braço?"

Dema ria lembrando esse detalhe. Quidute era um safado. Dema tinha economias guardadas em casa, Quidute sabia das jóias e dos mil reais que ela juntou tostão por tostão, sonhando com a volta ao Nordeste. Pois caçou o dinheiro, achou e passou uma noite de marajá no cabaré. Gastou tudo. Não ficou um réis.

Mas Dema, couro grosso de nordestina paraibana, resistiu a tudo e finalmente recebeu alta. Voltou para casa, procurou os pertences e nada encontrou. Só Quidute, lá pelos cantos, todo desconfiado. Apertou o negão no canto de parede, ele terminou confessando a gastança, a extravagância de uma noite de orgia, mas, candidamente, se explicou:

-Minha filha, fiz isso porque pensei que você ia morrer".

Tião Lucena

Lei que proíbe venda de refrigerantes nas escolas entra em vigor na Paraíba

A partir desta quinta-feira (21) fica proibida a venda de bebidas com baixo teor nutricional, a exemplo de refrigerantes, nas cantinas das escolas públicas e privadas de educação infantil, fundamental e média.

A lei, de autoria do deputado Caio Roberto (PR), foi sancionada no dia 21 de janeiro e prevê multas e até a cassação da licença e do alvará de funcionamento do educandário que descumpri-la.

De acordo com o deputado, a intenção é proporcionar às  crianças, jovens e adolescentes, uma alimentação mais saudável.

MaisPB

Suco verde Um copo antes do café da manhã e muitos benefícios para saúde


O suco verde se tornou o queridinho de muitas famosas, devido aos seus inúmeros benefícios à saúde. Geralmente é composto por vegetais de folha verde escura (couve, espinafre, agrião, salsinha, hortelã), frutas, legumes, grãos, e por isso fornece de uma só vez muitos nutrientes importantes, como ferro, vitamina C, ácido fólico, magnésio, fibras, antioxidantes e outros.

Confira 5 bons motivos para você incluir no seu cardápio:

- + beleza – Devido a quantidade de nutrientes presentes, o suco verde faz muito bem para beleza, deixando unhas, cabelos e pele mais bonitos.

E dá mais disposição também!

- Bom funcionamento do inestino – O consumo de verduras, legumes, grãos, ajudam no bom funcionamento do intestino, devido as fibras presentes.

- Limpar o organismo – Se você anda se alimentando muito mal, comendo de forma excessiva frituras, alimentos gordurosos, ricos em sódio, conservantes, gordura trans, mas quer começar a ter uma alimentação melhor, pode começar incluindo o suco verde no seu cardápio.

- Ajuda a atingir a recomendação de frutas, verduras e legumes no dia – Se você não gosta ou não consegue comer verduras, legumes e frutas, uma boa forma de ingerí-las é tomando o suco verde.

- Emagrecer – Se aliado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, o suco verde será um excelente participante em garantir ótimos resultados com a balança, apenas tome cuidado nas substituições, refeições principais como café da manhã, almoço e jantar devem ser balanceadas, contendo alimentos de grupos variados.

Ficou com vontade de incluir o suco verde na sua alimentação? Confira algumas receitinhas:

Suco verde 1
1 copo de 200ml de suco de laranja
1 punhado de espinafre
¼ de cenoura crua
¼ de mamão
¼ de maçã
1 colher de sopa de semente de linhaça

Suco verde 2
1 folha de couve manteiga
1 fatia de melão
1 copo de água de coco
folhinhas de hortelã
Gotinhas de limão
Adoçante
Gelo

Suco verde 3
2 folhas de couve
3 colheres de sopa de polpa de maracujá
½ cenoura picada
1 fatia de gengibre
150ml de água de coco

Suco verde 4
Suco de 2 laranjas
2 folhas de alface
1 folha de couve
½ cenoura
½ maçã
1 colher de sopa de chia ou linhaça
Gengibre a gosto
Gotas de limão

Outras dicas:

- Utilize sempre verduras e legumes fresquinhos, com cores vibrantes, e de preferência cultivados em processo de agricultura natural.

- Quer mais praticidade na hora de preparar o suco? Você pode bater no liquidificador a couve com um pouco de água e colocar em forminhas de gelo e congelar, quando for fazer o suco utilize os cubinhos verde.

- Água de coco e chá verde são ótimos líquidos para acrescentar no suco.

- Folhinha de hortelã dá um sabor todo especial

http://dietasedicas.net/