quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quais os reais benefícios da melancia?


A fruta é rica em vitaminas B1 e B2, boas para o bom funcionamento do sistema nervo, além de favorecer o metabolismo de açucares e gorduras, vitamina A, uma das mais importantes, que é responsável, principalmente, pelo bem estar da visão e vitamina C, muito importante para a produção de colágeno que dá fibras de sustentação aos ossos, pele e músculos.

Também são encontrados, na melancia, fósforo, ferro e cálcio, minerais importantes para todos os sistemas do corpo humano.

A função mais conhecida da melancia é a diurética, mas, como podemos entender sabendo a quantidade de nutrientes que a fruta possui suas funções para a saúde vão muito além.

A melancia funciona como um agente de limpeza para o estomago e intestino, ajudando na desintoxicação do organismo, sendo receitada por nutricionistas em dietas especiais, até mesmo como o principal alimento desintoxicante. Sua alta concentração de potássio e antioxidantes ajuda na limpeza dos rins.

As sementes da melancia estão cheias de ácidos graxos e a substância que lhe proporciona a cor avermelhada, o licopeno, é importante na prevenção ao câncer. A fruta também tem a capacidade de reduzir a temperatura e pressão corporais. Segundo estudos, a fruta previne a disfunção erétil e torna as secreções do corpo mais adocicadas e perfumadas – suor, sêmen, saliva, etc.


O suco da melancia se consumido de duas à três vezes durante a semana já ajuda nas funções diuréticas, diminui o inchaço e limpa o organismo.

Diminui a tendência a doenças inflamatórias e ajuda a pele a se regenerar da ação dos raios UVA e UVB. O suco dispensa a adição de adoçantes e açucares refinado, pois já é bastante adocicado, até mesmo esse simples detalhe pode contribuir para a melhoria da saúde através de hábitos alimentares. A melancia também é um calmante natural, ação que é potencializada ao ingerir a fruta sem sementes.

É preciso descobrir, cada vez mais, como utilizar os alimentos a nosso favor, pois tudo pode ser consumido, mas cada dia mais as pessoas entram nas armadilhas dos produtos industrializados, com adição de diversos componentes químicos que podem prejudicar nossa saúde, a obtenção de nutrientes ou até mesmo acabar com os nutrientes no alimento.

Ainda há muitas pesquisas sendo realizado sobre o fruto que só melhoram sua visão por profissionais de saúde, a colocando como uma ótima opção de sobremesa, ceia ou café da manhã visto que os benefícios da utilização do alimento podem ser vistos com o seu uso contínuo.

Como saber se uma melancia esta pronta para o consumo?
Para saber como escolher a melhor melancia, é preciso observar as manchas na casca do fruto, pois as manchas amarelas indicam que está pronta para consumo.

Sucos feitos com melancia para ajudar a desinchar e hidratar.

Suco de Melancia com gengibre:

Ingredientes:
300ml de água;
1 xícara café com gengibre cortado em cubos;
1 fatia grande de melancia com semente;
Modo de preparar:

Bata todos os ingrediente no liquidificador;
Coe se necessário.
Serva com gelo.
Suco de melancia com alecrim e canela:

Ingredientes:
200ml de água;
1 fatia grande de melancia com semente;
4 galhos de alecrim;
Pitada de canela.
Modo de preparar:

Bata tudo no liquidificador;
Coe se necessário.
Sirva com gelo.

beleza.blog.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou da matéria... Comenta, vai!