sábado, 29 de novembro de 2014

Criança que participava de evento religioso sofre tentativa de estupro, em Conceição


Uma criança de 9 anos, sofreu uma suposta tentativa de estupro, quando participava de um evento religioso na escola Calula Leite, na cidade de Conceição-PB.

O possível crime pode ter ocorrido por volta das 16h, desta sábado (29), quando a criança foi atraída para a residência do suposto acusado.

De acordo com as informações prestadas pelo pai da criança, que teve sua identidade preservada, o suposto acusado estava fazendo recepções no local do evento, o que o fez acreditar que se tratava de um homem de bem.

Segundo ele, quando o menor saiu para fazer um lanche teria sido atraído pelo homem, que o teria chamado para ir até sua residência pegar uma encomenda. Ao chegar no local, ele teria tirado a roupa da criança e tentado praticar o estupro. Porém, a criança teria gritado, evitando assim que o ato fosse consumado.

Ainda de acordo com informações do pai da criança, logo que retornou ao local do evento, o menor comunicou o fato à mãe. Em seguida, ela procurou o pai e juntos acionaram a polícia.

Ainda de acordo com informações do pai da criança, ao perceber que os pais foram informados pela criança, o acusado da suposta tentativa de estupro, saiu do local e desapareceu.

Os pais compareceram na Delegacia de Polícia Civil, da cidade de Conceição, onde foram ouvidos. A criança será encaminhada para o IML da cidade de Patos, onde será feito o exame sexológico.

A polícia militar saiu em diligência, mas até o momento o homem não foi localizado.

O evento, pertencente a uma igreja evangélica, acontece na escola Calula Leite e conta com a participação de diversos evangélicos do Alto Sertão da Paraíba.

Vale do Piancó Notícias

Uma Noite de Magia

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
...........................................................................................
Uma Noite de Magia
(Reynollds Augusto)

Quinta dia 27, Itaporanga contemplou um espetáculo de rara beleza por essas bandas. É que o "Studio de Ballet Polyana Alves”, daqui de Itaporanga, fez macho chorar, com a apresentação das suas crias. 

Eu que sou “cabra macho”, “da peste”, mas solidário, chorei de emoção. É que se qualquer pessoa chorar perto de mim terá um comparte.  Chorar de satisfação e felicidade é comigo mesmo.

 O Ballet é tão complexo e tão emocionante que retrata a vida  nos seus ínfimos detalhes. A  dança girou em torno de uma bailarina que estava sob a influência de bruxas, que representavam o mal e que fora liberta pelo bem, resgatada à felicidade.

Tudo a ver com as nossas vidas. A velha dicotomia em torno do bem e do mal, que no fundo se trata da ignorância. Foi por isso que o espírito mais perfeito que passou por esse “orbezinho já asseverara: “conhecereis a verdade e ela vos libertará”.

Mas, uma verdadeira alegria foi aquele espetáculo cheio de luzes, harmonia de sons,  cenários e figurinos que emocionaram os presentes. É uma pena que uma cidade do nosso porte, cheia de cultura, não tem um espaço propício para isso. Para apresentações, palestras, seminários, encontros.

 O poder público nos deve isso, o povo, não politizado, não sabe cobrar a melhor aplicação do seu dinheiro.

 Tanto dinheiro liberado pelo PAC, mas faltaram projetos. Cultura e arte também são prioridades.  Se a nossa cidade não tivesse o empreendimento do setor privado, a coisa estaria feia.

Mas, isso é histórico e vem dos adormecidos de outrora. É preciso acordar para a arte, para a cultura, que são instrumentos de resgates, de inclusão.

Nós, desde o velho “GRUTAMI” (Grupo de Teatro Amador de Itaporanga), de guerra, reclamamos um espaço artístico para os nossos filhos. Uma praça de cultura que possa evidenciar os nossos talentos, os nossos pintores, os nossos cordelistas, os nossos atores, as nossas bailarinas.

É preciso acordar do sono da inoperância. Apesar do Itaporanga Esporte Clube não ter sido construído para isso, os responsáveis pelo evento, fizeram bonito. E dessa vez a bailarina Polyana Alves surpreendeu e se superou.

O investimento teve retorno garantido. Da satisfação, da felicidade, da emoção, que nenhum dinheiro compra. Os nossos “rebentos” ficaram felizes e já tem o que mostrar para os filhos do futuro.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net

Jovem de Diamante acredita no potencial do comércio itaporanguense e abre seu próprio negócio


João Paulo Rosado da Silva de 25 anos é um jovem que sempre buscou viver financeiramente independente, mesmo diante das grandes dificuldades tidas na terra que ele nasceu e se criou. O jovem natural de Diamante, desde que alcançou a maior idade, optou por ser comerciante, tendo passagens por comércios de grandes portes na Paraíba e Pernambuco.

Há mais de dois anos, João Paulo, investe e aposta no potencial do comércio da cidade de Itaporanga, local que instalou duas lanchonetes, sendo uma no centro e outra em um bairro, é desta foram que ele vem tirando o sustento da sua família. Mais ele não parou por ai.

(Jovem abriu empresa no centro de Itaporanga-PB)

O diamantense criou um terceiro estabelecimento comercial, desta vez, de compra e vendas de veículos novos e usados.

João Paulo acabou de inaugurar na Avenida mais movimentada da cidade, a Loja JP MotoCar, local que optou por passar o dia inteiro negociando os veículos, já que no período da noite ele gerencia suas lanchonetes.

“A cidade de Itaporanga me acolheu de braços aberto, aqui o povo trata bem aquele que vem para investir e gerar renda no comércio local”, pontuou João.

O jovem comentou que seus irmãos tiveram que buscar oportunidades de emprego em grandes centros, longe de casa, mais ele pensou diferente, e lutou até chegar onde estar. “Não precisamos sair para outras localidades, podemos encontrar grandes oportunidades aos nossos pés, mais para isso precisamos ter responsabilidade e perseverança”, comentou.

O comércio de Itaporanga é considerado o maior da microrregião que compreende 20 municípios.

DiamanteOnline

Jovem de 18 anos diz que estuprou idosa de 87 porque ela era virgem. [VIDEO]

A descoberta de um crime assustou moradores de um pequeno povoado do norte de Minas Gerais. Uma virgem de 87 anos foi estuprada por um jovem, de 18. O rapaz foi preso e confessou o abuso.

Luciano Cardoso dos Reis foi detido na cidade de Montes Claros. Em depoimento à Polícia Civil, o jovem disse que atacou a mulher exatamente por ela ser virgem.

O crime ocorreu há cerca de 40 dias, no distrito de Aparecida do Mundo Novo. O suspeito não foi preso na época porque a vítima, que tem problemas de visão, não conseguiu reconhecê-lo.

Depois do abuso, a idosa, que morava sozinha e em uma residência isolada, precisou se mudar para a casa de parentes. Cardoso está preso preventivamente na cadeia de Montes Claros.

Uma idosa foi torturada e abusada durante duas horas em Contagem, na Grande BH:

Fonte r7 


Universidade abre Mega Vestibular no Vale do Piancó


A Universidade Paulista, através do Pólo Presencial de Piancó-PB, acaba de publicar o Edital de processo seletivo para o Mega Vestibular 2015, disponibilizando 1.440 vagas, nos 26 Cursos de Graduação ofertados para a Região do Vale do Piancó.

As inscrições poderão ser realizadas através do site www.unip.br/ead ou diretamente nas sedes dos Pólos de Piancó, localizado ao lado do restaurante “O Céu” e em Itaporanga, localizado no Colégio Padre Diniz.

Os cursos são todos reconhecidos e autorizados pelo MEC, com aulas apenas uma vez por semana, à noite, e as mensalidades caberão direitinho no seu bolso, com todo material didático incluso.

A prova do Vestibular versará somente de uma redação, enfocando temas da atualidade, com taxa de inscrição de apenas R$ 30,00.

Melhores informações pelos fones (83) 3452-1203/ 9995-8056/ 9194-6077 ou pelo Facebook /unipinterativa.

Assessoria

Aniversário da Igreja Barista


A 1ª Igreja Batista de Itaporanga completa 30 anos a serviço da evangelização de nossos conterrâneos, as comemorações ocorrerão neste dia 29 e nos dias 05 a 07 de Dezembro, do corrente ano, com a seguinte programação:


Dia 29 de novembro de 2014

19h30 - Palestra para casais - Preletor: Pr. Luis Carlos - Igreja do Farol - AL


Dias 05, 06 e 07 de dezembro de 2014

19h30 - Culto de Adoração - Pregação: Pr. Cirino Refosco
                                                  Participação: Neudson Rodrigues

Dia 07 de dezembro de 2014
9h00 - culto de Adoração - Pregação: Pr. Cirino Refosco

A doméstica e as folgas nos feriados


A Lei nº 11.324, de 19.07.2006, revogou a alínea “a”, do artigo 5º, da Lei nº 605, de 01.05.1949, que tratava da exclusão do gozo dos feriados civis e religiosos pela categoria dos empregados domésticos, passando esta categoria a ter direito de folgar nos feriados civis e religiosos sem prejuízo de sua remuneração (1º de janeiro, sexta-feira da paixão, 21 de abril, 1º de maio, 7 de setembro, 12 de outubro, 2 de novembro, 15 de novembro, 25 de dezembro e os feriados municipais ou estaduais declarados obrigatoriamente por lei).

A Súmula nº 146 do TST estabelece que o pagamento pelo trabalho prestado em domingos e feriados, quando não compensados, deve ser efetuado em dobro (100%), sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal remunerado.

Súmula nº 146 do Tribunal Superior do Trabalho – TRABALHO EM DOMINGOS E FERIADOS, NÃO COMPENSADO – O trabalho prestado em domingos e feriados, não compensado, deve ser pago em dobro, sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal.

Cumpre ressaltar, que os dias destinados à festa popular “carnaval” não são considerados feriados nacionais, visto que não há lei que assim os considere. O mesmo vale para a quarta-feira de cinzas (meio período). Entretanto, o empregador doméstico deverá procurar saber junto a Prefeitura e Governo Estadual a fim de averiguar a existência ou não de determinação legal municipal ou estadual que declare o carnaval como feriado.

Quanto às atividades bancárias, cabe colocar que a Resolução do Banco Central nº 2.932/2002 regula a questão, dispondo que a segunda e terça-feira do carnaval não são considerados dias úteis para fins de operações financeiras.

O empregador doméstico pode compensar o feriado que o seu empregado trabalhou pelo sábado não trabalhado, haja vista que o sábado é considerado dia útil e a lei assegurou aos domésticos o repouso semanal remunerado de apenas 01 dia na semana, que deve ser concedido preferencialmente aos domingos. A Súmula nº 146 do TST estabelece que o pagamento pelo trabalho prestado em domingos e feriados, quando não compensados, deve ser efetuado em dobro (100%), sem prejuízo da remuneração relativa ao repouso semanal remunerado. Este mesmo raciocínio serve para o empregado que tem uma jornada semanal abaixo de seis dias na semana, ou seja, o feriado trabalhado deve ser compensado pelo dia da semana que ele deixou de trabalhar.

Confira a jurisprudência sobre o assunto:

DOMÉSTICA – FERIADOS E DIAS SANTOS – PROVA TESTEMUNHAL – Restando comprovado nos autos, por meio de prova testemunhal, que a reclamante não trabalhava nos dias feriados e santificados, deve ser confirmada a decisão de primeiro grau que indeferiu o pagamento desses dias. Recurso desprovido. (TRT 13ª R. – RO 115100-54.2011.5.13.0026 – Rel. Des. Francisco de Assis Carvalho e Silva – DJe 13.04.2012 – p. 10)

DOMÉSTICO – TRABALHO EM FERIADOS CIVIS E RELIGIOSOS – REMUNERAÇÃO EM DOBRO – DIREITO GARANTIDO – “Empregado doméstico. Feriados laborados. A Lei nº 11.324/2006, por meio do seu art. 9º, revogou expressamente a alínea a do art. 5º da Lei nº 605/1949. Assim, a partir de 20.07.2006, data em que entrou em vigor a mencionada lei, o empregado doméstico passou a ter direito ao descanso em feriados civis e religiosos, bem como a remuneração em dobro destes dias, quando houver trabalho sem a respectiva folga compensatória.” (TRT 03ª R. – RO 00804-2011-027-03-00-2 – 5ª T. – Rel. Juiz Conv. Jessé Claudio Franco de Alencar – DJe 25.06.2012)

DOMÉSTICO – TRABALHO EM FERIADOS E DIAS SANTOS – PROVA TESTEMUNHAL CONTRÁRIA – HORAS EXTRAS – PAGAMENTO INDEVIDO – “Doméstica. Feriados e dias santos. Prova testemunhal. Restando comprovado nos autos, por meio de prova testemunhal, que a reclamante não trabalhava nos dias feriados e santificados, deve ser confirmada a decisão de primeiro grau que indeferiu o pagamento desses dias. Recurso desprovido.” (TRT 13ª R. – RO 115100-54.2011.5.13.0026 – Rel. Des. Francisco de Assis Carvalho e Silva – DJe 13.04.2012 – p. 10)

RECURSO ORDINÁRIO DA RECLAMANTE – EMPREGADO DOMÉSTICO – AVISO PRÉVIO – DISPENSA DE CUMPRIMENTO – PAGAMENTO DEVIDO – Consoante entendimento espelhado na Súmula 276 do C. TST, o direito ao aviso prévio é irrenunciável pelo empregado. O pedido de dispensa de cumprimento não exime o empregador de pagar o respectivo valor, salvo comprovação de haver o prestador de serviços obtido novo emprego. DAS DOBRAS DOS DIAS SANTOS E FERIADOS – Com a publicação da Lei 11.324, de 19 de junho de 2006, que revogou a alínea “a” do artigo 5ª da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949, os trabalhadores domésticos passaram a ter direito aos feriados civis e religiosos. Portanto, a partir de 20 de julho de 2006, data da publicação da referida lei, caso haja trabalho em feriado civil ou religioso o empregador deverá proceder com o pagamento do dia em dobro ou conceder uma folga compensatória em outro dia da semana. No caso dos autos a reclamante teve folgas suficientes para compensar os dias santos e feriados trabalhados, não fazendo jus ao pagamento em dobro. RECURSO ORDINÁRIO PARCIALMENTE PROVIDO. (TRT 19ª R. – ROPS 822/2010-009-19-00.4 – Rel. Valter Pugliesi – DJe 06.04.2011 – p. 4)

TRABALHADOR DOMÉSTICO – HORAS EXTRAS E FERIADOS – RELAÇÃO HAVIDA ANTES DA VIGÊNCIA DA EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 72/2013 – NÃO RECONHECIMENTO DO DIREITO – Até a entrada em vigência da Emenda Constitucional nº 72, de 02 de abril de 2013, não se estendia aos empregados domésticos o preceituado nos incisos XIII e XVI do art. 7º da Carta da República, “ex vi” do estabelecido no parágrafo único do prefalado dispositivo da Lei Fundamental. Nessa quadra, desprovida de embasamento legal a condenação patronal a saldamento de sobrejornadas e feriados com as correspondentes repercussões. (TRT 12ª R. – RO 0004071-67.2012.5.12.0001 – 6ª C. – Relª Ligia Maria Teixeira Gouvêa – DJe 26.03.2014)

Direito Doméstico

Maioria das prefeituras corta gasto com servidor


Na Paraíba, 93,27% das prefeituras reduziram os gastos com a folha de pessoal, no comparativo entre o período compreendido de janeiro a setembro de 2013 e o mesmo período deste ano.

Ao todo, 208 municípios cortaram custos com os servidores para tentar ‘enxugar’ a folha e não serem responsabilizados no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB).

Apenas João Pessoa, conduzida pelo prefeito Luciano Cartaxo (PT), conseguiu reduzir de R$ 475,87 milhões para R$ 372,48 milhões, uma redução de R$ 103,39 milhões em um ano.

A prefeitura de Bayeux, que tem como prefeito Expedito Pereira (PSB), reduziu em R$ 18 milhões os gastos com servidores. Já Cabedelo, comandada pelo prefeito Leto Viana (PTN), enxugou em R$ 15,5 milhões, seguido por Patos, com Francisca Motta (PMDB), que eliminou R$ 11,5 milhões em custos com a folha de pagamento, Santa Rita com R$ 7 milhões e as prefeituras de Queimadas, Lagoa Seca e Mamanguape, que economizaram R$ 5 milhões cada. Já as prefeituras de Areia, Caaporã, Alagoa Grande, Guarabira, Pedras de Fogo e São Bento reduziram em torno de R$ 4 milhões a folha de pessoal, no comparativo entre os dois períodos.

O presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), José Antônio Vasconcelos da Costa (Tota Guedes), explicou que o grande problema é que, no município, o limite de comprometimento com o pagamento a funcionários não pode ultrapassar 60% da Receita Corrente Líquida (RCL), sendo que 54% é destinado à folha da prefeitura e 6% para a Câmara Municipal. “Os prefeitos têm que ter muita responsabilidade por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para não terem as contas desaprovadas”, explicou.

Então, caso a prefeitura ultrapasse o valor estabelecido na lei, cabe ao gestor tomar providências e enquadrar sua folha de pagamento à norma, bem como reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos em comissão e funções de confiança, exoneração de servidores não estáveis e, se necessário, estáveis, e ainda a redução dos valores atribuídos a cargos em comissão e a redução temporária de jornada de trabalho com adequação dos vencimentos à nova carga horária.

Tota Guedes disse que, por isso, é comum que a cada três meses os contadores das prefeituras façam uma análise para ver como está o limite de gastos, não apenas com pessoal, como com educação e saúde. “Com base nisso acabam sendo feitom ajustes.

E como sabemos que muitos estão com dificuldades financeiras, eles acabam tendo que cortar a folha. Até porque inchar uma folha nunca é bom”, disse.

Ao ultrapassar os limites definidos, a prefeitura deve eliminar do orçamento geral o percentual excedente nos dois quadrimestres seguintes, e um terço deve ser suprimido no primeiro quadrimestre, o restante nos meses seguintes. Se, nestes oito meses, o prefeito não se enquadrar, será penalizado de acordo com as sanções previstas em lei, como receber multa de 30% do seu subsídio anual.

Além disso, o município deixa de receber transferências voluntárias da União, afetando o desenvolvimento dos programas voltados ao cidadão, que acabará sendo o maior prejudicado.

AUMENTO EM CAMPINA É ATRIBUÍDO A REAJUSTE

Entre janeiro e setembro de 2013, a PMCG gastou R$ 157 milhões com pessoal. No mesmo período, em 2014, as despesas com a folha chegaram a R$ 168 milhões, um crescimento de 7%. Para o secretário de Administração, Paulo Roberto Diniz, o aumento equivale ao reajuste médio concedido pelo prefeito Romero Rodrigues.

“Todas as categorias tiveram aumento real de salário acima da inflação. O magistério teve reajuste de 18% e os agentes de saúde, 17%. Anualmente, ocorre também o aumento vegetativo da folha por conta das progressões funcionais, a exemplo dos quinquênios. O crescimento da folha só não foi maior porque houve cortes de gratificações e não preenchimento de vários cargos comissionados”, explicou Paulo Roberto.

15 CIDADES AUMENTAM

Em 15 prefeituras, houve um crescimento significativo nos valores das folhas de pessoal. Os gestores atribuem o aumento aos reajustes salariais e contratação de concursados. Na prefeitura de Sousa, no Sertão paraibano, os gastos com pagamento de servidores públicos pularam de R$ 21,8 milhões, entre janeiro e setembro de 2013, para R$ 34,7 milhões no mesmo período deste ano, o que representa um aumento de 58%.

O secretário de Administração, Lailson Pontes, explicou que o crescimento se deve à implantação de quatro Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCRs) pelo prefeito André Gadelha. Segundo ele, foram contemplados os funcionários da saúde, educação, administração e agentes de trânsito.

“Com a implantação em janeiro desde ano, houve um aumento significativo nos vencimentos de praticamente todos os funcionários públicos municipais, gerando um crescimento da folha. Além disso, houve a contratação de concursados e a prefeitura paga acima do salário mínimo aos servidores”, afirmou Lailson. Apesar do aumento, ele garantiu que as despesas com pessoal estão de acordo com a Lei de Responsabilidade Fiscal.

JPB

Energisa Aumenta Novamente As Contas De Energia Acima Da Inflação


A Energisa é uma empresa de sorte. Nos últimos três anos e meio, a empresa conseguiu quatro reajustes nas tarifas de energia elétrica, bem acima da inflação.

O último deles de 20,83%, que, inclusive, foi liberado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O reajuste começou a ser aplicado nas contas de energia dos paraibanos, no mês passado.

O detalhe é que seis municípios atendidos pela Energisa Borborema, que são Boa Vista, Campina Grande, Fagundes, Lagoa Seca, Massaranduba e Queimadas, não foram alcançados pelo reajuste, já que a revisão tarifária da companhia somente será avaliada no mês de fevereiro de 2015. Também ficaram de fora os moradores de Pedras de Fogo, que são atendidos pela Celpe (PE).

O reajuste apresentou um aumento médio de 21,81%. Para consumidores residenciais, as tarifas foram majoradas em 21,43%, e para grandes consumidores, como indústrias, 22,75%. A Energisa Paraíba atende 1,3 milhão de unidades consumidoras no Estado. 

Hélder Moura – JPB

Marcos Marinho solta a língua no Politicando


O “Politicando” desta sexta-feira, com direito a repetecos nos dias que seguirão, entrevistou o ex-vereador e jornalista Marcos Marinho, um dos homens mais polêmicos da Paraíba.Foram 30 minutos de descontração e de revelações surpreendentes, como a de que num passado remoto o entrevistado foi ligado ao grupo Cunha Lima e dele se afastou porque o hoje senador Cássio, quando prefeito, tirou-o de um programa radiofônico por se achar incomodado.

Assessor do saudoso Raimundo Asfora, Marinho esteve com ele na noite do seu suicídio, ele e um amigo. Naquela noite, Asfora, que sempre pagou as suas contas, pediu ao amigo para pagar a rodada de uísque que os três beberam num bar perto do Açude Velho, horas antes de Asfora se trancar na sua granja e atirar na cabeça.

Quem não viu o programa na sexta, trate de vê-lo nas reprises porque vale a pena. A TV Master aparece no canal 20 da Net,mas pra quem não tem Net, pode ser sintonizado pela internet.

Blog do Tião

Empresário vê necessidade e reforma por sua conta, abrigos de passageiros nas principais vias de acesso em Diamante-PB


Uma atitude mais que louvável foi tomada pelo empresário Edno Estanislau que é natural de Boa Ventura, mais investe na cidade de Diamante, local onde possui um Posto de Combustíveis entre outros investimentos.

O empresário viu a necessidade de reformar os abrigos de passageiros que ficam instalados nas principais vias de acesso a cidade de Diamante, e não mediu esforços, logo pediu autorização a Prefeitura e reformou por sua conta os pontos de apoio.

(Ao todo serão reformados dois abrigos)

Edno disse que o investimento que recebeu sua propaganda fixa teve baixo custo financeiro, porém pedirá a sociedade diamantense que trate o local com respeito e cuidado, para que a estrutura possa se manter intacta por muito tempo.

A atitude do boaventurense é digna de elogios.

DiamanteOnline 

Vereador Augusto Antas pede que Prefeitura envie PL para doação de terreno de Escola Técnica estadual em Santana dos Garrotes

O vereador Augusto Antas(PMDB) usou a tribuna da Câmara Municipal da última sessão ordinária, (22), e solicitou da Prefeitura Municipal de Santana dos Garrotes que envie um Projeto de Lei para doação de terreno dá Escola Técnica estadual no município.

O requerimento de nº 034/2014 foi aprovado por unanimidade pelos os vereadores e já foi encaminhado para o executivo examinar.


Segundo o vereador, esse projeto de lei regulamenta a doação do terreno pra a construção da escola técnica no município. “Estou solicitando do poder executivo que envie um projeto de lei para a câmara aprovar a doação do terreno, para que fique tudo legalizado sem ter nenhum prejuízo futuro”, disse o parlamentar.

O mesmo sendo da base de apoio ao prefeito, Augusto vem fazendo seu papel voltado em defesa do povo mais carente do município. “Sou vereador de todos, estou na câmara para defender os que mais precisam”, ressaltou Augusto Antas.

Augusto vem se destacando no legislativo mirim santanense pela sua postura de defender aquilo que acha correto.

AR - Ascom

Quadrilha especializada em assaltos começa a ser desmanchada pela Polícia Civil no Vale do Piancó


Atualizada - Segundo as informações repassadas ao DiamanteOnline, pelo Delegado Cristiano Santana da 17º Delegacia Seccional de Polícia Civil de Itaporanga, acaba de ser preso na cidade de Nova Olinda-PB, um possível envolvido na onda de assaltos que vem acontecendo na região do Vale do Piancó.

Fernando Gomes Fernandes de 26 anos, natural de São Sebastião-SP, foi preso no final da tarde desta sexta-feira (28) por policiais civis, que cumpriram um mandado de prisão, expedido pelo Juiz Carlos Gustavo Guimarães da comarca de Itaporanga a pedido de Cristiano.

(Polícia Civil age rápido nas investigações)

No momento que recebeu voz de prisão, Fernando estava na casa dos pais, João Fernandes Neto e Eunides Miguel Gomes que fica na Rua Vereador Antônio Gonçalves, no centro.

Imagem abaixo:


Ainda segundo as informações fornecidas com exclusividade ao Portal, uma quadrilha está se especializando neste tipo de ação criminosa, a mesma é composta por levantadores de informações que são do Vale do Piancó e passadas aos executores que agem de cara limpa, os mesmo chegam diretamente do Estado do Pernambuco para agir.

“Os envolvidos que moram no Vale do Piancó fazem os levantamentos logísticos de horários, e até o valor que poderá ser encontrado no caixa, daí passam as informações para os agentes que vem diretamente do Estado vizinho para executar o crime e conseguir obter êxito sem que sem reconhecidos”, disse Dr. Cristiano Santana.

Fernando já está recolhido a cadeia pública de Itaporanga.

DiamanteOnline

Roberto Bolaños, criador de Chaves e Chapolin, morre aos 85 anos no México

O mexicano Roberto Bolanõs criou
personagens  como Chaves e Chapolin
O ator Roberto Bolaños, criador de personagens como Chaves e Chapolin, morreu aos 85 anos nesta sexta-feira (28), em sua casa em Cancún, no México.

A causa da morte não foi divulgada. Segundo Edgar Vivar, intérprete de Seu Barriga, o corpo será transportado para a Cidade do México, onde será velado.

Com problemas respiratórios, dificuldades para se locomover e se mexer, o ator e comediante havia se isolado com a família em Cancún em busca de ar puro, segundo informações divulgadas em abril. Em suas últimas aparições públicas, Bolaños se deslocava com o auxílio de uma cadeira de rodas.

Bolaños era casado com Florinda Meza, a atriz que interpretava a maioria dos personagens femininos, inclusive a Dona Florinda, desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre. 

"El Chavo del Ocho", nome original da série "Chaves", foi exibida pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México. No Brasil, "Chaves" é o seriado infantil de maior longevidade da TV. No ar no SBT desde 1984, o programa conta a história de um menino órfão que vive dentro de um barril, em um cortiço.

O personagem e seus amigos Quico, Chiquinha, Nhonho, seu Barriga, seu Madruga, dona Florinda, professor Girafales e dona Clotilde, conhecida como "a bruxa do 71", conquistaram crianças e adultos de todas as gerações no país com seu humor ingênuo, cheio de bordões e sem qualquer palavrão. As histórias de Chaves e sua turma ganharam adaptações em desenho animado, videogames e peças de teatro.

O SBT interrompeu a exibição de um episódio de "Chaves" para noticiar a morte do artista (veja vídeo abaixo). À noite, a emissora divulgou uma nota lamentando a morte e anunciou a exibição de um especial em homenagem a Bolanõs, às 21h15. "É com muito pesar que a direção do SBT confirma o falecimento do ator Roberto Bolaños, o Chaves, na tarde desta sexta-feira. O SBT lamenta a perda do grande artista que faz parte da programação da emissora há 30 anos. Lamentamos a perda do ator e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos e admiradores de Roberto Bolaños", dizia o comunicado.

SBT SE DESPEDE DE BOLAÑOS


Assim que foi divulgada a informação da morte do ator, artistas do Brasil e do exterior manifestaram tristeza. Edgar Vivar, intérprete de Seu Barriga, escreveu no Twitter. "Roberto, não se vá. Permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem nos fez feliz. Adeus, Chavito, até sempre".

A atriz que fazia a Chiquinha, Maria Antonieta de Las Nieves, também usou o Twitter para se despedir do colega: "Obrigada por ter feito tanta gente feliz e pelos maravilhosos momentos que dividimos no grupo."

Entre os humoristas brasileiros, Tatá Werneck foi uma das primeiras a se manifestar nas redes sociais. "Pelo amor de Deus!!! Luto oficial!! Meu maior ídolo! Meu amor!! Minha grande inspiração! Chaves!!!!!! Caraca, tô chorando que nem uma idiota", escreveu a atriz. 

Mesmo debilitado, Bolanõs era usuário da internet e escreveu para os brasileiros em suas últimas publicações no Twitter. "Todo meu amor, para Brasil", escreveu em resposta a uma fã brasileira em agosto.

Biografia

Roberto Gómez Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Filho da secretária bilíngue Elsa Bolaños Cacho e do pintor, cartunista e ilustrador Francisco Gómez Linares, Bolaños começou a carreira como escritor criativo para rádio e televisão durante a década de 1950. Começou a representar como ator em 1960, no filme "Dois Criados Malcriados". 

"Desde criança, minha característica principal sempre foi o medo. Lembro que sentia medo de olhar debaixo das camas e quando jovenzinho, foi pior, por isso fui briguento", contou Bolaños em uma das muitas entrevistas que concedeu.

Quando adolescente, Bolaños sonhava ser jogador de futebol e se destacou em torneios escolares de boxe, que disputava escondido da mãe. Aos 22 anos, começou a estudar engenharia mas se aventurou a escrever anúncios em uma agência de publicidade e logo estreou como roteirista em programas de rádio, televisão e cinema que ganharam fama.

Mais tarde, aproveitou a ausência de algum ator nas gravações para fazer graça diante das câmeras, dando os primeiros passos para o comediante que interpretaria personagens nascidos em sua própria imaginação.Aos 40 anos, Bolaños estreou na televisão mexicana com o programa "Chespirito" que, com interpretações diversas, ficou no ar por 25 anos ininterruptos em horário nobre. Após alcançar níveis inéditos de audiência, foi exportado para o restante da América Latina e para a Espanha.

Bolaños começou sua carreira como roteirista de programas de comédia e de obras do seu xará de codinome, o britânico William Shakespeare, cujo apelido no diminutivo, pronunciado à espanhola, se leria "Chespirito".

Em 1968, começaram as transmissões Independentes de Televisão no México e Chespirito foi chamado como escritor para a realização de um programa com duração de meia hora. E assim, nasceu "Los Supergenios de la Mesa Cuadrada". Ao lado de Chespirito, contracenavam Ramón Valdés, Rubén Aguirre e María Antonieta de las Nieves.

Em 1970, o programa teve sua duração aumentada. Nessa época, surge o Chapolin Colorado, um herói atrapalhado. Um ano depois, foi criado o personagem que se tornaria o maior sucesso de Bolaños, Chaves. Ambos os personagens funcionaram tão bem que as sketches se tornaram séries independentes de 30 minutos de duração em 1973, após o fim do "Programa Chespirito".

Conhecido pelo carisma, Bolaños também colecionou polêmicas durante a carreira, várias delas relacionadas ao elenco de seus seriados. A principal foi uma batalha judicial com Maria Antonieta de las Nieves, a Chiquinha, pelos direitos de utilização da personagem, criada e posteriormente registrada por ele, nos anos 1970.

Com Carlos Villagrán, o Quico, a relação também não era das melhores, principalmente após a saída do ator do elenco de "Chaves". Proibido de encarnar o personagem no México, ele foi obrigado a rumar para a Venezuela, onde estrelou a própria série, num formato similar ao seriado original.

Kennedy Summers, nua, pelada na Playboy da Alemanha, dezembro de 2014; veja fotos

Veja todas as fotos da loira gostosa peladinha na Playboy de dezembro da Alemanha.












Embelezado

agua de limão pepino e gengibre reduz barriga e peso em poucos dias


Esta receita é muito poderosa.

Ela foi desenvolvida por Cynthia Sass, diretora da revista Prevention, a publicação americana mais popular sobre saúde e qualidade de vida.

É por isso que é conhecida como “água Sass”.

Cynthia é formada em nutrição, com mestrado em saúde pública e especialização em dietas.

O gengibre, o limão e o pepino são os componentes da receita que garantem a redução de peso e do abdome em poucos dias.

E a hortelã entra para melhorar a saúde do aparelho digestivo.

A dica é tomar a água Sass durante o dia, especialmente meia hora antes das refeições.

Vamos aprender a receita?



INGREDIENTES

- 2 litros de água

- 1 colher (chá) de gengibre moído na hora

- 1 pepino médio descascado e cortado em fatias finas

- 1 limão médio cortado em fatias finas

- 12 folhas de hortelã

MODO DE PREPARO

Misture todos os ingredientes em uma jarra e leve à geladeira, à noite, para descansar de um dia para o outro. 

Consuma toda a preparação ao longo do dia e não deixe de beber um copo meia hora antes das refeições.
www.curapelanatuza

Como plantar cebolinha verde


Cebolinha verde - Allium fistulosum

Clima
A cebolinha verde cresce melhor em temperaturas indo de 13°C a 24°C, mas há cultivares que podem suportar baixas temperaturas e há cultivares que podem crescer bem em altas temperaturas.

Luminosidade
A cebolinha verde necessita de luz solar direta ao menos por algumas horas diariamente.

A Cebolinha verde é uma planta bastante resistente – imagem original: Penny Liao - 
Solo
Cultive de preferência em solo bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica. A cebolinha verde é uma planta bastante rústica e crescerá bem em quase qualquer solo, exceto os solos sujeitos a encharcamento e os muito ácidos.

Irrigação
Irrigue com frequência para que o solo seja mantido úmido, mas sem que fique encharcado. A planta adulta é relativamente resistente a curtos períodos de seca.

Cebolinha verde germinando – imagem original: Nanao Wagatsuma - 
Plantio
A cebolinha verde pode ser cultivada através de sementes ou da divisão de touceiras formadas por plantas adultas.

As sementes podem ser plantadas diretamente no local definitivo ou em sementeiras, transplantando as mudas quando estas se tornam grandes o suficiente para serem manuseadas. Poucos cultivares florescem e produzem sementes em regiões de clima quente.

O método de plantio pela divisão de touceiras consiste em separar cada planta da touceira, colher as folhas mais desenvolvidas e plantar cada planta espaçadamente na mesma profundidade em que se encontrava anteriormente.

Alguns cultivares de cebolinha verde se propagam vegetativamente menos frequentemente, e portanto não são adequados para o método de plantio por divisão.

A cebolinha verde, tal como a cebolinha francesa, pode ser facilmente cultivada em vasos e jardineiras.

Mudas de cebolinha verde – imagem original: Nanao Wagatsuma - 
Tratos culturais
Retire, se necessário, plantas invasoras que estejam concorrendo com a cebolinha verde por nutrientes e recursos.

Se o objetivo é colher o pseudocaule, periodicamente amontoe terra junto à planta para obter pseudocaules brancos mais compridos.

Flores da cebolinha verde – imagem original: jo-marshall - 
Colheita
A colheita de folhas da cebolinha verde pode começar entre 75 e 120 dias após o plantio, dependendo do cultivar e das condições de cultivo. As folhas devem ser colhidas por inteiro, junto à base, e não pela metade. A planta também pode ser colhida inteira, para aproveitamento do pseudocaule. Neste caso a colheita é realizada por alguns horticultores cerca de 3 meses após o plantio, enquanto outros deixam a planta crescer por 9 meses ou mais.

A cebolinha é uma planta perene.

Cultivar de cebolinha verde com grandes pseudocaules brancos – imagem original: star - 

http://www.hortas.info/

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Diarista ou Empregada Doméstica


Os serviços prestados por diarista que comparece em uma residência para prestar serviços, uma ou duas vezes na semana, não se confundem com o trabalho doméstico previsto na Lei 5.859/72, eis que ausentes os requisitos da continuidade na prestação de serviços e da subordinação.

A Lei nº 5.859/72, que dispõe sobre a profissão de empregado doméstico o conceitua como aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família, no âmbito residencial destas.

Da dicção desse preceito legal é inescapável a conclusão de que a continuidade constitui um dos principais elementos configuradores do empregado doméstico, o que não se confunde com a não eventualidade exigida como elemento caracterizador da relação de emprego nos moldes da Consolidação das Leis do Trabalho.

Logo, não é doméstica a faxineira de residência que presta seus serviços em períodos descontínuos, ante a ausência na relação jurídica do elemento da continuidade.

O que caracteriza o empregado doméstico é a prestação do serviço, de forma contínua e permanente, à pessoa ou família, no âmbito residencial, sem fins lucrativos ou de natureza não econômica, e mediante o pagamento de salários.
Já a diarista (trabalhadora autônoma) é aquela que exerce por conta própria atividade profissional remunerada, sem relação de emprego, eventualmente, para uma ou mais empresas/pessoas. A diarista está obrigada a se inscrever na Previdência Social como contribuinte individual, pois todo trabalhador maior de 16 anos ou mais e que não possui a CTPS assinada é obrigado a se inscrever no INSS como contribuinte individual. A Obrigatoriedade está prevista no artigo 9º, parágrafo 12, do Decreto nº 9.048/99 (Regulamento da Previdência Social), que assim dispõe: “o exercício da atividade remunerada sujeita a filiação obrigatória ao Regime Geral de Previdência Social (RGPS)”. O recolhimento da contribuição previdenciária deve ser através dos códigos de pagamento 1007 (alíquota de 20%) ou 1473 (alíquota de 11%), que são os códigos do contribuinte individual mensal (autônomo). Aconselhamos a toda dona de casa que tenha uma diarista, que solicite mensalmente da mesma uma cópia do comprovante de recolhimento de sua contribuição previdenciária, pois, no futuro este documento pode ser de grande valia perante a Justiça do Trabalho.

Não podem ser considerados empregados domésticos aqueles que durante um ou dois dias na semana vão a residência de uma família prestar algum tipo de serviço, sendo portanto essencial à continuidade na prestação dos serviços para caracterizar a relação de emprego, nestes casos eles são considerados diaristas.

Passando a trabalhar por mais de dois dias na semana, a jurisprudência dos nossos tribunais entende que já caracteriza o vínculo empregatício.

Quem define também com muita propriedade esta diferença é a jurisprudência consolidada de nossos tribunais, senão vejamos:

RELAÇÃO DE EMPREGO – DOMÉSTICA – DIARISTA 2 VEZES POR SEMANA – A Lei 5.859/72, que regula o trabalho doméstico fixa em seu artigo 1º, como um dos elementos para sua configuração, a continuidade na prestação dos serviços. Trata-se de imposição rigorosa que, uma vez não caracterizada, afasta a condição do trabalhador de empregado doméstico. A prestação de serviços de diarista em apenas 2 dias da semana não cumpre o requisito necessário da continuidade, para caracterização da relação de emprego do doméstico. (TRT 02ª R. – Proc. 0003212-88.2012.5.02.0014 – (20140524961) – Rel. Marcelo Freire Gonçalves – DJe 07.07.2014)

VÍNCULO DE EMPREGO – TRABALHO AUTÔNOMO (DIARISTA) – ÔNUS DA PROVA – Admitida pela ré a prestação de serviços pela reclamante, porém a título de trabalho autônomo, na condição de diarista, gera em favor desta última a presunção favorável da presença dos elementos caracterizadores do vínculo de emprego, atraindo para aquela, em consequência, o ônus da prova, por se tratar de fato impeditivo à pretensão autoral, à luz das regras de distribuição do ônus da prova esculpidas no art. 818 da CLT c/c o art. 333 do CPC, do qual se desvencilhou a contento na espécie. Recurso Ordinário da reclamante conhecido e improvido. (TRT 02ª R. – RO-RS 00015947720135020013 – (20131368855) – 4ª T. – Relª Juíza Maria Isabel Cueva Moraes – DOE/SP 10.01.2014)

VÍNCULO DE EMPREGO – DIARISTA – Relação jurídica de trabalho em que ausentes a subordinação jurídica e a não eventualidade, elementos essenciais à caracterização da condição de empregado, nos termos do artigo 3º da CLT. (TRT 04ª R. – RO 0000475-60.2013.5.04.0002 – 7ª T. – Relª Desª Denise Pacheco – DJe 19.09.2014)

DOMÉSTICA – DIARISTA – AUSÊNCIA DE VÍNCULO EMPREGATÍCIO – De acordo com a Lei nº 5.859/1972, considera-se empregado doméstico “aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade não lucrativa à pessoa ou à família no âmbito residencial destas”. Não havendo, pois, a indispensável continuidade na prestação dos serviços, não se reconhece o vínculo de emprego doméstico. EDNA DA SILVA SANTOS, nos autos em que litiga contra TÃMARA SACRAMENTO, recorre, tempestivamente, da decisão de fls. 61/62, pelos motivos expendidos às fls. 64/67. Contrarrazões oferecidas às fls. 71/74v, no prazo legal. (TRT 05ª R. – RO 0000759-26.2013.5.05.0007 – 4ª T. – Rel. Des. Alcino Felizola – DJe 09.09.2014)

DOMÉSTICA – DIARISTA – VÍNCULO DE EMPREGO – REQUISITOS – O artigo 1º da Lei nº 5.859/1972 estabelece como um dos requisitos à condição de empregado doméstico o serviço prestado de forma contínua, ou seja, sem interrupção. Por conseguinte, o trabalhador que presta serviços em alguns dias da semana não pode ser enquadrado como empregado doméstico, porquanto ausente a continuidade do labor. 2- Recurso conhecido e não provido. (TRT 10ª R. – RO 0000907-60.2013.5.10.0019 – Rel. Des. Brasilino Santos Ramos – DJe 19.09.2014 – p. 48)

O conceito jurídico da diarista é definido na própria legislação previdenciária, através do Decreto nº 3.048/99, em seu artigo 9º, parágrafo 15, inciso VI, define juridicamente este trabalhador como um trabalhador autônomo, dando o seguinte conceito: “aquele que presta serviço de natureza não contínua, por conta própria, a pessoa ou família, no âmbito residencial desta, sem fins lucrativos”.

Assim, o traço diferenciador do emprego doméstico é o cará­ter não econômico da atividade exercida no âmbito residencial do empregador. Nesses termos, integram a categoria os seguin­tes trabalhadores: cozinheiro, governanta, babá, lavadeira, faxineiro, vigia, motorista particular, jardineiro, acompanhante de idosos, segurança particular, entre outras.

Direito Doméstico

Capitão Lima Filho, comandante da 3ª Companhia de Piancó recebe título de cidadão pelo belo trabalho em prol da segurança na cidade


O Capitão de Polícia, Albenor Lima Filho, natural de Lagoa-PB e com raízes em Diamante-PB, recebeu na noite desta quinta-feira (27), o título de cidadania piancoense, aprovado pela Câmara Municipal dos Vereadores.

O oficial está comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar sediada na cidade, há pouco tempo, porém já contribuiu bastante para a segurança naquela localidade quando atuou em diversas ações policiais no decorrer de sua trajetória militar, tendo seus resultados aprovados e agraciados pela Câmara, em nome do povo piancoense.

(Lima filho recebe título de cidadania)

“Me sinto honrado em receber tamanha homenagem, tenho certeza que este sera o combustível para que possamos a cada dia, trabalhar mais pelo polvo desta terra”, comentou Lima Filho.

Policiais que estão lotados na Cia, também estiveram prestigiando a homenagem recebida pelo seu comandante.

DiamanteOnline

Nosman Barreiro se afasta e Sousa Neto assume presidência do Cruzeiro de Itaporanga


O Cruzeiro de Itaporanga está de presidente novo.  Com o afastamento de Nosman Barreiro, que concorrerá no dia 12 de dezembro à vice-presidência da Federação Paraibana de Futebol, o jornalista Sousa Neto (foto) assume o clube até 2015. Sousa era um dos membros do Conselho Fiscal do clube.


- Nosman me convidou para assumir o clube e encerrar esse mandato, que termina no início de 2015. Como ele está envolvido com a eleição da FPF, uma vez que concorre à vice-presidência, resolvi aceitar o convite.

O Cruzeiro está inativo desde março de 2013, quando disputou o Campeonato Paraibano da 1ª Divisão e acabou sendo rebaixado. O clube não disputou a Segunda Divisão alegando falta de patrocinadores e a reforma do Estádio José Barros Sobrinho, O Zezão.

LUIZ CARLOS ROQUE/PRÉ-TEMPORADA
FOTO: DIVULGAÇÃO