sábado, 18 de outubro de 2014

Infarto fulminante mata médico ex-prefeito de Igaracy, no Vale do Piancó


Um infarto fulminante tirou a vida do médico, Francisco Brasileiro na manhã deste sábado (18), na cidade de Piancó-PB.

De acordo com as informações repassadas pela coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade de Piancó, Dr. Francisco Brasileiro estava na residência de um familiar quando foi acometido pelo infarto.

O médico ainda foi socorrido por duas equipes do SAMU e depois removido para o Hospital Regional da cidade, mas não resistiu e veio a falecer minutos depois.

Dr. Francisco Brasileiro residia em Patos e atendia em seu consultório médico na Rua Pedro Firmino, no centro.

Ainda não há informações onde o féretro será velado e nem onde ocorrerá o sepultamento. Dr. Francisco Brasileiro, ou mesmo Chico Brasileiro como era conhecido, foi prefeito na cidade de Igaracy no Vale do Piancó e por ironia do destino, morreu no Dia do Médico, 18 de Outubro.

O médico proctologista, também trabalhava em Itaporaga onde na última sexta-feira, após cumpir seu plantão no Hospital Dr. José gomes da Silva, aida trabalhou no NASF, onde atendeu a seus paciente até quuse as 22 horas.

Portal do Vale com Jozivan Antero 

NOTA DOS CORREIOS DESMENTE USO POLÍTICO DA EMPRESA


Os Correios divulgaram nota rebatendo matéria publicada no site da revista istoÉ Dinheiro, acusando a empresa de ser aparelhada e utilizada como moeda política para favorecer aliados do governo; a nota informa ainda que “todos os diretores regionais dos Correios são funcionários de carreira da empresa, muitos deles com mais de 30 anos de serviço”

Luciano Nascimento Repórter da Agência Brasil 
Os Correios divulgaram hoje (18) nota rebatendo matéria publicada no site da revista istoÉ Dinheiro, acusando a empresa de ser aparelhada e utilizada como moeda política para favorecer aliados do governo.

A matéria, publicada na sexta-feira (17), afirma que a maioria dos chefes de departamento da empresa ocupa a função por indicação política. Também acusa a estatal de ser utilizada como moeda de negociação política.

A nota informa que “todos os diretores regionais dos Correios são funcionários de carreira da empresa, muitos deles com mais de 30 anos de serviço”. O texto ressalta que, diferentemente do que afirmou a matéria, “os chefes de departamento dos Correios também são funcionários efetivos de longa data e carreira.”

A matéria revela que a estatal alterou seu regulamento para permitir a nomeação de funcionários fora da carreira. Conforme a nota, a alteração, ocorrida em 2011, foi apara adequar o regulamento da empresa a outros órgãos públicos, possibilitando receber servidores concursados. “A alteração equiparou os Correios a outros órgãos da administração pública, onde a cessão de funcionários é normal. Atualmente, os Correios cedem 360 empregados para outros órgãos e contam com apenas 21 servidores cedidos de outros órgãos", assinala a nota.

Os Correios também rebatem a acusação de favorecimento de candidaturas do PT, com o envio de malas postais a funcionários. “Não existe uso político da empresa em benefício de qualquer candidato, nem aparelhamento da estatal. Conforme a nota, as malas postais recebidas em Santa Catarina e citadas pela matéria “foram devidamente pagas, com recursos particulares, e entregues no prazo usual para esse tipo de serviço.”

O documento acrescenta que a empresa trabalha com transparência e segue o que determina a Lei de Acesso à Informação, disponibilizando em seu site dados sobre servidores e investimentos.

Ricardo não deu pra quem quís em Catolé do Rocha


Após dar a arrancada para a vitória no município de Brejo dos Santos, a Caravana do Trabalho seguiu para Catolé do Rocha, onde o governador Ricardo Coutinho (PSB) foi recebido pelos ex-prefeitos Edvaldo Caetano (PR), Lauro Maia (PMDB) e Biu Fernandes (PSB), além do candidato a prefeito em 2012, Dr. Paulinho (PR). Milhares de pessoas se aglomeraram na Rua Francisco Maia e formaram uma grande onda laranja na noite desta quinta-feira (16).

Ao discursar, Ricardo afirmou que as forças políticas progressistas de Catolé do Rocha decidiram se unir em torno de sua candidatura para evitar que o atraso e a perseguição voltem a reinar na Paraíba. “Quero ser governador para interligar com estradas toda a Paraíba, que ser governador para construir mais hospitais e resolver o problema da água de municípios como Catolé do Rocha, onde vamos fazer uma adutora sobressalente para reforçar o abastecimento da cidade”, disse o socialista.

O governador ainda destacou os R$ 30 milhões investidos por sua gestão em Catolé e citou algumas ações, como a aquisição de equipamentos para o Hospital Regional, a implantação do serviço de mamografia e de oftalmologia na cidade, a entrega de uma ambulância, a construção de 63 unidades habitacionais, a reconstrução da Escola Estadual Obdulia Dantas e a recuperação da PB-325. “Tiramos o hospital da letargia que se encontrava e estamos preparando o serviço para a realização de cirurgias, assim como fizemos no Hospital Regional de Pombal”, observou.

O ex-prefeito Edvaldo Caetano afirmou que acredita na vitória de Ricardo e que Catolé, neste segundo turno, vai mostrar que está consciente, votando em peso no governador do trabalho. “Este ano, Ricardo deu uma demonstração que as coisas estão mudando com a ampliação dos serviços do hospital, com a melhoria no abastecimento de água e a recuperação da rodovia com asfalto de BR. A Paraíba precisa olhar para frente, reelegendo um governador que não pensa em uma eleição, mas em uma geração”, declarou.

Em Catolé do Rocha, Ricardo conta ainda com o apoio do presidente eleito da Câmara Municipal, Temístocles Barreto (PPS), e dos vereadores Gentil Barreto (PSDB), Geraldo Amélio (PR), Humberto Cavalcante (PR), Felipão (PP), Ary do Sopão (PSDB) e Jessé Rafael (PMDB).

Tião Lucena

TSE suspende novo trecho da propaganda de Dilma


O texto informava que o candidato Aécio Neves (PSDB) construiu um aeroporto em terreno de sua família e mantinha as chaves “nas mãos de seu tio”, em referência ao aeródromo na cidade mineira de Cláudio; a propaganda, veiculada na quinta-feira (16), não pode mais ser exibida, segundo decisão do ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto; o plenário do TSE decidiu firmar novo entendimento sobre conteúdos da propaganda, que agora deverão ser baseadas em propostas de governo e não em ataques pessoais

Marcelo Brandão – Repórter da Agência Brasil

O ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), suspendeu nesta sexta-feira (17) trecho da propaganda eleitoral da coligação Com a Força do Povo (PT, PMDB, PSD, PP, PR, PDT, PROS, PCdoB e PRB). O texto informava que o candidato Aécio Neves (PSDB) construiu um aeroporto em terreno de sua família e mantinha as chaves “nas mãos de seu tio”. A propaganda foi veiculada na quinta-feira (16). O trecho não pode mais exibido.

Na decisão, o ministro explicou que o horário eleitoral gratuito “não pode ser desvirtuado para realização de críticas destrutivas da imagem pessoal do candidato adversário, nem é justo que o ofendido tenha de utilizar seu próprio tempo para se defender de ataques pessoais, em prejuízo de um autêntico e benfazejo debate político”. O candidato Aécio Neves também requereu direito de resposta, mas o pedido ainda não foi julgado.

Na sessão de quinta-feira, o plenário do TSE decidiu firmar novo entendimento sobre conteúdos exibidos durante a propaganda eleitoral gratuita. Na ocasião, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, alertou que as campanhas políticas deverão ser baseadas em propostas de governo e não em ataques pessoais.

 “O TSE reformula jurisprudência anterior, permissiva em matéria de propaganda eleitoral gratuita, caminhando no bom sentido de estabelecer que, nos programas eleitorais gratuitos, as propagandas têm de ser programáticas, propositivas. O debate pode ser ácido ou duro, mas relativo às questões programáticas e de políticas públicas”, salientou Toffoli.

Prefeito do Caiana demite secretária que se recusa a votar em Cássio


O prefeito de São José de Caiana, Walter Marsicano Júnior (PMDB), demitiu esta semana a secretária municipal de Educação, Francisca Francimar (Mazinha) porque ela disse que não votará no candidato ao governo do estado, Cássio Cunha Lima (PSDB), e sim no governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição. A denúncia foi feita neste sábado (18) ao ParaibaJa pelo presidente da Câmara Municipal de São José de Caiana, vereador Ronildo Moura (PSB).

De acordo com o vereador Ronildo, (à direita de Ricardo na foto), o prefeito Walter Marsicano, depois que aderiu  à candidatura de Cássio Cunha Lima, passou a ameaçar servidores concursados em estágio probatório e prestadores de serviço, caso não votem em Cássio para governador.

O vereador Ronildo Moura também denuncia que o prefeito de São José de Caiana tem dito que não vai liberar a ambulância (doada recentemente pelo governo do Estado) para atender as pessoas que necessitem do transporte, caso saiba que o paciente vote em Ricardo Coutinho.

Ainda segundo o vereador Ronildo até a irmã do prefeito, Juranir Lopes não acompanha a decisão do prefeito e diz que vai votar em Ricardo Coutinho.

São José de Caiana, cidade sertaneja, fica a 453,6 quilômetros de João Pessoa e tem nove vereadores. Três apoiam Ricardo, três apoiam Cássio e os outros três assumiram a neutralidade nesse segundo turno.

CVN

Petrobras quer reparação por danos sofridos


Estatal comandada por Graça Foster enviou comunicado à CVM informando que estuda buscar reparações por valores que tenham sido desviados da companhia; isso significa que as empreiteiras, que, segundo as delações premiadas, se organizaram em cartel, podem vir a ser punidas

247 - A Petrobras, alvo de uma série de denúncias decorrentes da Operação Lava Jato, da Polícia Federal, decidiu sair da defensiva. Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a companhia, presidida por Graça Foster, informou ter criado comissões internas para "averiguar indícios ou fatos contra a empresa". Com isso, a empresa se prepara para entrar com ações judiciais, buscando ser ressarcida pelos danos sofridos.

De acordo com as delações premiadas de Paulo Roberto Costa e Alberto Youssef, as empreiteiras brasileiras se organizaram em cartel para fraudar licitações. Caso isso fique comprovado, Graça Foster quer que as empresas restituam à Petrobras os valores desviados.

As empreiteiras, por sua vez, pretendem alegar que foram extorquidas por Paulo Roberto Costa, para que não fossem excluídas de licitações na estatal.

No comunicado enviado à CVM, a empresa apontou que é reconhecida oficialmente pelas autoridades como vítima nesse processo de apuração. "A Companhia reitera que vem acompanhando as investigações e colaborando efetivamente com os trabalhos das Autoridades Públicas, conforme reconhece o Poder Judiciário".

Cometa passará raspando por Marte neste domingo

Um cometa está prestes a passar muito perto de Marte, em um encontro que acontece uma vez a cada um milhão de anos e que será abundantemente fotografado e documentado, informou a Nasa.

O cometa C/2013 A1, também chamado "Siding Spring", tem um núcleo de 1,6 km de diâmetro e é tão pouco sólido quanto um monte de talco.

O astro passará a toda velocidade a apenas 139,5 mil km do planeta vermelho. Se fosse passar tão perto do nosso planeta, a distância equivaleria a um terço daquela entre a Lua e a Terra.

"Siding Spring" passará pelo ponto mais próximo de Marte às 18h27 GMT (16h27 de Brasília) de domingo, 19 de outubro, informou a agência espacial americana.

Embora voe no espaço a uma velocidade vertiginosa de 202 mil km/h, o pequeno cometa tem poucas probabilidades de se chocar com a superfície marciana. Mas, de qualquer modo, os cientistas têm acompanhado com muito entusiasmo sua trajetória e seu rastro.

"Veremos meteoros na atmosfera de Marte? Os cometas são imprevisíveis", declarou Jim Green, diretor da divisão de ciências planetárias na sede da Nasa, em Washington. "Penso que é improvável que se destrua", explicou Green a jornalistas. "Mas nos interessa saber se manterá sua estrutura ou não", prosseguiu.

Imagem da Nasa mostra cometa Siding Spring capturada por câmera do Telescópio Espacial Hubble  (Foto: AP Photo/ESA/J.-Y. Li)

Imagem da Nasa mostra cometa Siding Spring
capturada por câmera do Telescópio Espacial
Hubble (Foto: AP Photo/ESA/J.-Y. Li)

A Nasa pôs suas naves que orbitam Marte o mais distante possível do local por onde passará o Siding Spring, para evitar que sofram danos dos vestígios que o cometa soltar ao passar com toda a velocidade.

Embora as naves Mars Reconnaissance Orbiter, Mars Odyssey e MAVEN tenham sido reposicionadas para ficar a salvo da poeira estelar, espera-se que capturem um tesouro de dados sobre o cometa que fará a alegria dos cientistas.

Enquanto isso, em solo marciano, as sondas Curiosity e Opportunity apontarão suas câmeras para o céu avermelhado e enviarão à Terra fotos da passagem do cometa, que devem chegar nas próximas semanas ou meses.

O cometa foi descoberto por Robert McNaught no observatório australiano "Siding Spring", em janeiro de 2013.

Acredita-se que tenha se originado há 1 bilhão de anos na Nuvem de Oort, uma região distante no espaço, de onde partem cometas que "permanecem inalterados desde os primeiros dias do Sistema Solar", acrescentou a Nasa.

O cometa viajou mais de um milhão de anos para fazer esta primeira parada em Marte e só voltará dentro de outro milhão de anos, assim que completar uma volta ao redor do sol.

Disputa para governador esquenta na PB, e prefeito é ferido com pedrada ao comemorar resultado de pesquisa

A disputa para governador da Paraíba está cada vez mais acirrada. Em alguns municípios, socialistas e tucanos têm travado uma verdadeira batalha na busca pelo voto. Por conta do acirramento das eleições, a Justiça Eleitoral já solicitou a presença das Tropas Federais em algumas cidades paraibanas, a exemplo de Patos e em Campina Grande.

Só que em nenhuma dessas cidades, o pleito parece estar tão acirrado quanto em Mari. No município, a situação saiu do controle, e virou caso de polícia. Na noite desta sexta-feira (17), o prefeito da cidade Marcos Martins (PSB), foi ferido com uma pedrada na cabeça, na durante comemoração de resultado de pesquisa eleitoral favorável ao seu candidato a governador.

Marcos Martins apoia a reeleição de Ricardo Coutinho (PSB), que segundo a última pesquisa do Ibope, divulgada pela rede Paraíba de Televisão, ultrapassou o seu concorrente Cássio Cunha Lima na corrida pelo Palácio da Redenção. Feliz com o resultado, Marcos teria saído as ruas para comemorar os números da pesquisa, quando foi atingido por pedradas. A agressão aconteceu em uma localidade conhecida como Barro Vermelho

O prefeito socialista levou três pontos na cabeça ao ser atendido na policlínica da cidade. O gestor deve fazer um Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia de Polícia Civil, na cidade de Sapé.

Severino Lopes / PBAgora

Ao lado de Cássio e Cícero, Aécio diz que quer ser o melhor presidente que o Nordeste já teve

Cássio falou da dívida do governo federal com a Paraíba e agradeceu a parceria de Cícero Lucena que anunciou seu engajamento na campanha nessa reta final.


aeciopbO candidato a presidente da República, Aécio Neves (PSDB), esteve em Campina Grande, nesta sexta-feira (17). Ao lado de Cássio Cunha Lima e Cícero Lucena, o tucano afirmou que quer ser o melhor presidente que o Nordeste já teve. Em seu discurso ele ressaltou que a parceria entre governo federal e estadual é importante para o desenvolvimento do estado. Após o comício, Aécio, Cássio e Cícero seguiram com a comitiva para João Pessoa.

“Se eu puder escolher uma marca que eu gostaria de ser lembrado, quero ser lembrado como o melhor presidente que o Nordeste já teve. E que a gente possa diminuir a nossa diferença investindo nas regiões que mais precisam. Eu eleito vou resgatar uma divida histórica com a Paraíba. Vamos trazer alguns dos mais estruturantes investimentos. Quero que vocês prestem muita atenção nas minhas palavras. Daqui a praticamente uma semana nós estaremos dizendo o que queremos para nosso futuro. Temos que ter no governo o melhor amigo do presidente da República para juntos construirmos um novo tempo. Cássio, a sua vitória é a vitória da Paraíba”, discursou.

Cássio falou da dívida do governo federal com a Paraíba e agradeceu a parceria de Cícero Lucena que anunciou seu engajamento na campanha nessa reta final. “Tenho alegria de anunciar o senador Cícero Lucena ao nosso lado. Agradecer a você Cícero por esse gesto generoso e comprometido com a Paraíba. Ele entende que chegamos num momento histórico para a Paraíba, que nunca recebeu do governo federal a atenção que nosso estado merece. Bahia, Ceará e Pernambuco cresceram mais que a Paraíba não por serem mais competentes, nós somos tão bons quanto qualquer irmão nordestino, a diferença é a presença do governo federal”, falou.

Cícero Lucena selou a paz dentro do PSDB e anunciou que a partir de agora estará empenhado na campanha. “Nós teremos um futuro mais justo, mais humano e solidário. Tenho estado ao lado do nosso futuro presidente e tenho identificado no seu comportamento uma vontade de fazer com que esse país cresça, seja mais justo. Tenho certeza que com seu lado nordestino, Aécio, você vai resgatar a dívida com a Paraíba e os paraibanos. E tenho certeza que terá Cássio ao seu lado como governador da Paraíba, porque Cássio aprendeu, como eu aprendi com Ronaldo, a ser grato”, ressaltou.

Seleção especial de gatas gostosas no Embelezado












chá de chuchu ajuda em casos de hipertensão

Apesar de ser conhecido como um alimento “sem graça”, o chuchu possui muitos benefícios  medicinais que podem ser aproveitados com a sua ingestão ou com o consumo do chá. Com sabor muito suave, seus benefícios envolvem o emagrecimento, o tratamento da pressão alta e o equilíbrio da vitamina C no organismo. Resistente às diversas variações climáticas, o chuchucresce bem em qualquer lugar onde é plantado, e é facilmente encontrado em diferentes regiões do Brasil.

Propriedades medicinais do chuchu
Tanto a polpa como a semente, as folhas e os brotos, são ricos em nutrientes, mas os três últimos possuem grandes concentrações de aminoácidos e vitamina C. Possui ação diurética e, na forma de chá, o chuchu é eficaz no tratamento de problemas cardiovasculares, além de ser usado como anti-inflamatório. O chá feito com as folhas combate a hipertensão, mantendo a pressão arterial sob controle.

Cru, o chuchu pode ser esfregado em feridas para que essas não deixem marcas, tendo propriedades cicatrizantes. Rico em fibras, o chuchu é essencial na alimentação, uma vez que ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, além de ser um alimento com baixo valor calórico, ajudando àqueles que desejam emagrecer.

Além disso, o chuchu é rico em vitaminas A, C e do complexo B, ferro, cálcio, fósforo, magnésio, potássio e outros. Possui propriedades antioxidantes, estimulantes, fortalecedoras e diuréticas. Seu consumo é benéfico no fortalecimento dos ossos, no combate à fadiga e depressão, além de evitar o envelhecimento precoce da pele.

Como preparar o chá de chuchu?
O chá de chuchu pode ser preparado com o miolo de cinco deles. Em 1 litro de água, coloque os miolos do chuchu e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe no fogo por mais, aproximadamente, vinte minutos em fogo brando. Coe e deixe esfriar, consumindo durante todo o dia, de três em três horas.

Com as folhas, também pode ser preparado o chá, excelente para tratar a pressão alta. Use a proporção de quatro folhas para cada litro de água. Coloque a água e as folhas em um recipiente e leve ao fogo. Ao alcançar fervura, deixe por mais aproximadamente dez minutos, desligando o fogo em seguida. Tampe e deixe descansar por cerca de dez minutos, coando e consumindo em seguida. O chá pode ser consumido várias vezes ao dia.

Contraindicações
O consumo de chuchu não possui contraindicações na literatura.

fonte;chá beneficios

Azeite ajuda a perder 5 kg em duas semanas


Incluir azeite na sua dieta ajuda a reduzir a gordura abdominal e ajuda você a perder 5 kg em duas semanas!O óleo extraído da oliva combate as gordurinhas!

A nutricionista Giovanna Arcuri, de São Paulo, confirma: “o óleo extraído da oliva combate a gordurinha que insiste em prejudicar os contornos do corpo”. Seguindo o cardápio elaborado por ela, você pode secar 5 kg em apenas duas semanas!

Conheça os vários tipos de azeite Antes de começar sua dieta, conheça as classificações do azeite de acordo com o sabor, o aroma, a acidez e o processo de extração. Assim, você escolhe o da sua preferência:

· Comum: mistura azeite refinado com azeite de oliva virgem. Mais barato, é usado em frituras.

· Orgânico: o destaque está no processo de produção, que não deve ter agrotóxicos.

· Virgem: sua acidez pode chegar a 2% – e esta é a principal diferença entre ele e o azeite extravirgem. Seu uso é comum na indústria, onde ainda é misturado a outros azeites.

· Extravirgem: tem menos de 0,8% de acidez. Ideal para temperar saladas e finalizar pratos, pois tem melhor aroma e sabor mais forte.

Emagreça sem esforço
A nutricionista Giovanna Arcuri elaborou este cardápio para você incluir o azeite naalimentação e, assim, perder até 5 kg em apenas 14 dias!

SEGUNDA-FEIRA

Café da manhã
· 1 copo de leite de soja
· 1 fatia de pão integral com 1 fio de azeite

Lanche da manhã
· 1 figo
· 1 colher (chá) de mel

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz
· 1 concha de feijão
· 1 filé de pescada
· 2 colheres (sopa) de repolho e tomate refogados em 1 colher (sopa) de azeite
· Salada de folhas verdes com palmito, cenoura e 1 colher (sobremesa) de azeite

Lanche da tarde
· 1 copo de suco de melão
· 2 biscoitos integrais

Jantar
· 1 prato de salada de alface
· 2 colheres (sopa) de atum
· 1 fatia de queijo branco
· 1 colher (sobremesa) de azeite
· 1 pão sírio
· 1 copo de suco de maracujá

TERÇA-FEIRA

Café da manhã
· 1 copo de suco de laranja batido com 2 folhas de agrião
· 2 torradas integrais
· 1 colher (sopa) de ricota com azeite e orégano

Lanche da manhã
· 1 cacho de uva

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· Brócolis
· 1 filé de frango grelhado
· 3 colheres (sopa) de vagem
· 1 prato de folhas verdes com repolho-roxo, limão e azeite

Lanche da tarde
· 1 iogurte desnatado
· 1/2 xícara (chá) de granola

Jantar
· 1 prato de sopa de legumes com carne branca
· 1 fatia de pão integral com 1 fio de azeite
· 1 copo de suco de melancia

QUARTA-FEIRA

Café da manhã
· 1 copo de suco de melancia
· 1 fatia de pão integral
· 1 fatia de peito de peru

Lanche da manhã
· 1 mamão papaia
· 1 castanha-do-pará.

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· Cenoura
· 1 filé de pescada ao molho de tomate
· 1 alcachofra com azeite
· 1 prato de folhas verdes com tomate, queijo branco e molho de iogurte, ervas e azeite

Lanche da tarde
· 1 iogurte desnatado
· 1 colher (sopa) de gérmen de trigo

Jantar
· 1 pão sírio com rúcula e 2 tomates
· 1 ovo mexido feito no azeite
· 1 copo de chá gelado de erva-cidreira

QUINTA-FEIRA

Café da manhã
· 1 xícara (chá) de leite desnatado
· 1 fatia de pão integral com 1 colher (sobremesa) de azeite

Lanche da manhã
· 6 morangos

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· Brócolis
· 1 filé de frango grelhado no azeite
· 3 colheres (sopa) de escarola refogada
· 1 prato de alface com cenoura, 3 rabanetes, azeite, sal e limão

Lanche da tarde
· 1 copo de água de coco batida com 1 fatia de melão
· 1 colher (sopa) de linhaça

Jantar
· 1 batata-doce assada com 1 colher (chá) de azeite
· 1 prato de espinafre, cenoura, tomate, azeite, sal e limão

SEXTA-FEIRA

Café da manhã
· 1 copo de suco de mamão com laranja e cenoura
· 2 torradas integrais com 1 fio de azeite

Lanche da manhã
· 1 pera
· 1 noz

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· 2 colheres (sopa) de grão-de-bico
· 1 filé de peixe grelhado
· 3 colheres (sopa) de brócolis refogado com azeite e alho
· 1 prato raso de almeirão com abacaxi, 1 fatia de queijo branco, azeite e sal

Lanche da tarde
· 1 copo de suco

Jantar
· 1 fatia de maçã verde
· 1 fatia de pão integral
· 1 hambúrguer grelhado
· 1 colher (sopa) de requeijão light
· 1 fio de azeite
· 1 copo de chá de erva-doce

SÁBADO

Café da manhã
· 1 copo de leite batido com 1 banana
· 1 fatia de pão integral com 1 fio de azeite

Lanche da manhã
· 1 salada de frutas

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· 1 concha de feijão
· 1 filé de carne grelhada
· 2 colheres (sopa) de abóbora
· 1 prato de alface, tomate, beterraba, azeite, limão e sal.

Lanche da tarde
· 1 iogurte desnatado
· 1 torrada integral com geleia

Jantar
· Omelete de 2 ovos com espinafre
· 2 fatias de peito de peru
· 1 prato com folhas verdes, 1 maçã, azeite e limão
· 1 copo de suco abacaxi com gengibre

DOMINGO

Café da manhã
· 1 copo de suco de morango com laranja
· 1 fatia de pão de centeio
· 1 colher (sopa) de requeijão light
· 1 colher (sopa) de azeite

Lanche da manhã
· 1 maçã

Almoço
· 2 colheres (sopa) de arroz integral
· 1 filé de peixe assado com azeite
· 3 colheres (sopa) de espinafre refogado com azeite
· Salada de rúcula, agrião, tomate, cenoura, molho de soja, azeite e limão

Lanche da tarde
· 1 banana assada com canela

Jantar
· Salada de alface, pepino, tomate, 2 palmitos
· 2 fatias de peito de peru com 1 colher (chá) de azeite
· 1 fatia de pão integral
· 1 copo de suco de tangerina

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Na Paraíba, Aécio promete concluir obras da transposição do Rio São Francisco


O candidato à Presidência da República, Aécio Neves (PSDB), disse nesta sexta-feira (17), em Campina Grande, que se for eleito vai trabalhar para concluir as obras da transposição do Rio São Francisco.

O tucano criticou a gestão petista por não ter concluído a execução do projeto.

O veio à Paraíba para participar de dois comícios, em Campina e em João Pessoa.

“Não é aceitável, não é compreensível, uma obra que já deveria ter sido inaugurada quatro anos atrás, tanto dinheiro gasto, mais que o dobro do que era previsto, não tenha levado uma gota de água sequer àqueles que aguardam”, disse Aécio Neves, em entrevista no Aeroporto João Suassuna.

O candidato afirmou também que vai manter os programas sociais de transferência de renda. “Vamos aprimorá-los e vamos fazer com que a saúde, a educação e a segurança pública melhorem”, disse. 

Aécio também garantiu que, caso seja eleito , pretende revigorar a indústria no Nordeste, destacando a situação de Campina Grande. “Aqui temos um um pólo industrial extremamente importante que nós vamos fortalecer, revigorar. Nós precisamos descentralizar cada vez mais o desenvolvimento da indústria brasileira”, declarou.

JPB

Ricardo vira pela primeira vez e bota seis pontos na frente de Cássio


A primeira pesquisa Ibope sobre o segundo turno na Paraíba divulgada nesta sexta-feira (17) pela TV Cabo Branco revela que o governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação ‘A Força do Trabalho’, abriu 6% de vantagem sobre o senador Cássio Cunha Lima (PSB). De acordo com o levantamento, o socialista aparece com 53% de de intenção de votos válidos contra 47% do tucano.

Para calcular os votos válidos, são excluídos da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos. O procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição.

Se forem incluídos os votos brancos e nulos e dos eleitores que se declaram indecisos, os votos totais da pesquisa estimulada são: Ricardo Coutinho – 48%, Cássio Cunha Lima – 42%, branco/nulo – 6%, não sabe/ não respondeu – 4%.

O Ibope fez a pesquisa entre os dias 14 e 16 deste mês. O instituto ouviu 812 eleitores. A margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O que quer dizer que, se for levando em conta a margem de erro de três pontos para mais ou para menos, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%.

Encomendada pelas TVs Cabo Branco e Paraíba, a pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número PB-00046/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-01106/2014. No primeiro turno, Cássio teve 47,44% dos votos válidos e Ricardo, 46,05%.

Tião Lucena

TSE tenta conter 'baixo nível' da campanha

TSE decidiu ser mais duro com as candidaturas presidenciais neste segundo turno

O Tribunal Superior Eleitoral decidiu ser mais duro com as candidaturas presidenciais neste 2º turno a fim de evitar ataques pessoais. Nesta sexta, 17, liminar do tribunal já proibiu uma propaganda de TV.

A peça proibida foi da presidente Dilma Rousseff. A propaganda afirmava: "Compare. Enquanto Dilma modernizou aeroportos para o Brasil receber 203 milhões de passageiros ao ano, Aécio só fez dois em Minas. Um deles, na fazenda que era da própria família e a chave ficava nas mãos de seu tio. Na dúvida em quem votar, é melhor comparar". Era uma referência à construção do aeroporto na cidade de Cláudio, interior de Minas, no qual o governo do Estado investiu R$ 13,9 milhões na pista quando Aécio Neves era governador. Para fazer o investimento, o governo desapropriou as terras do tio-avô de Aécio.

A defesa de Aécio sustenta que a propaganda adversária leva o eleitor a crer que o tucano "estaria fazendo uso de bem público para favorecer sua família". Em sua decisão, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, relator do processo, concorda com o PSDB e diz que a propaganda petista "denota ofensa de caráter pessoal que, potencializada, pode ensejar, em tese, até mesmo a caracterização de crime". Até que o pleno do TSE julgue o caso, a propaganda de Dilma não poderá mais ir ao ar.

No 1º turno das eleições, o TSE adotou postura minimalista com pouca intervenção na campanha presidencial. A nova posição da Corte foi firmada na noite de quinta-feira diante da percepção de que a campanha presidencial ficou mais "ácida" no 2º turno.

Após discussão de quase uma hora, os ministros deixaram claro aos advogados das campanhas de Dilma e de Aécio que o TSE vai atuar para garantir que o horário eleitoral seja usado para debater propostas e não para trazer acusações pessoais entre os candidatos. Até o 2º turno há ainda oito programas de dez minutos cada, além das inserções durante a programação das Tvs.

"A Justiça Eleitoral tem que admitir uma postura. Agora não dá mais para ficar só de minimalismo", disse o ministro Luiz Fux. O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, chegou a dizer que se não houver intervenção da Corte, os eleitores iriam assistir a um "baile do risca-faca" e não a um debate presidencial. Nas palavras do presidente da Corte, o TSE reformulou a "jurisprudência anterior permissiva em matéria de propaganda eleitoral gratuita" para estabelecer que as campanhas sejam mais "programáticas". "O debate pode ser duro no que diz respeito a questões programáticas e de política pública", disse.

A discussão foi levada ao plenário pelo ministro Admar Gonzaga, relator de representação proposta pela campanha de Aécio contra propaganda de Dilma. Gonzaga queria saber "qual o tom" para o novo período. Toffoli apontou que o entendimento de eleições passadas era no sentido de que acusações ácidas seriam permitidas, se baseadas em publicações na imprensa, o que não será mais admitido. O presidente do TSE criticou o uso de terceiros - seja por meio de notícias de jornal ou utilização de figura alheia à campanha na propaganda - para fazer acusações contra os adversários.

Finalidade
Parte da Corte apontou que os candidatos possuem o mesmo tempo de programa eleitoral, o que possibilita a defesa de acusações feitas pelo adversário, mas a maioria entendeu que o horário gratuito não pode se prestar a esse tipo de discussão. "O horário eleitoral não foi criado para ataques pessoais, mas sim para apresentação de programas de governo. Não podemos permitir que se gaste dinheiro público para esse tipo de baixo nível de ataque", disse o ministro João Otávio de Noronha. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A tarde

Prefeito e sete vereadores de Gado Bravo retiram apoio a Cássio e aderem a Ricardo


O prefeito de Gado Bravo, Evandro Araújo (PMDB), é mais uma liderança política a retirar apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB) ao Governo do Estado e aderir ao projeto de reeleição do governador Ricardo Coutinho. A nova adesão à campanha do socialista foi articulada pelo deputado estadual reeleito Doda de Tião (PTB).

No primeiro turno, com o apoio do grupo político liderado pelo prefeito Evandro Araújo, o candidato tucano conseguiu obter 68,67% dos votos válidos. “Com a liderança do prefeito, não tenho dúvidas de que o governador Ricardo Coutinho reverterá o quadro em Gado Branco neste segundo turno”, destacou o deputado Doda de Tião.

Evandro Araújo revelou que, além do pedido feito pelo deputado Doda, pesou em sua decisão o trabalho que vem sendo desenvolvido por Ricardo em todas as regiões do Estado. “É notável as ações do governador em nossa região, por isso decidimos adotar outra postura neste segundo turno e permitir que nosso povo siga sendo beneficiado pelas ações implementadas pela gestão de Ricardo”, frisou o prefeito.

Além do prefeito Evandro Araújo, outras lideranças políticas de Gado aderiram à reeleição de Ricardo, como o ex-prefeito Fernando Morais, as ex-vice-prefeitas Almery Alves e Caminha Lucena e os vereadores Carlos Malombado (PMDB), Mundinho (PP), Roberto Barreto (PTdoB), Dado de Horácio (DEM), Professor Leônidas (PSD), Julião Leão (PMN) e Ângela Ceia (PMN).

Blog do Tião

TIRIRICA SOBRE PRECONCEITO: 'NÃO É SÓ CONTRA O NORDESTE, É CONTRA POBRE TAMBÉM'


Cearense, deputado federal eleito em segundo lugar por São Paulo diz não ter acompanhado a onda de ofensas contra nordestinos em críticas contra eleitores do PT, nas redes sociais, mas afirma ficar "triste" com o fato; "Fico triste, mas a gente sabe que existe. Não é só contra o nordeste, é contra pobre também. A gente lamenta", declarou

SP 247 – Eleito em segundo lugar deputado federal por São Paulo, com mais de um milhão de votos pela segunda vez, Francisco Everardo Oliveira Silva, o Tiririca, conta não ter acompanhado a onda de manifestações agressivas contra nordestinos nas redes sociais, depois que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso chamou de "desinformado" o eleitorado do PT.

"Não acompanhei. Se houve isso, é lamentável para a gente que é nordestino. Fico triste, mas a gente sabe que existe. Não é só contra o nordeste, é contra pobre também. A gente lamenta. Não gosto de sofrer com esse tipo de coisa. Eu evito. Não quero nem ouvir e assim levamos a vida", disse o deputado, em entrevista ao portal iG. Como lembra a reportagem, ele é um dos quatro nordestinos eleito deputado pelos paulistas.

Tiririca negou ter sentido esse tipo de preconceito durante a campanha e ainda ao longo da carreira. "Não. Não só na campanha, mas desde que comecei, lá com a Florentina, não sofri isso. Não sei se sou abençoado. Vim de lá e não senti isso. Não sei se é meu jeito. Fui bem recebido, São Paulo me adotou como filho e foi uma coisa linda. Diziam que era voto de protesto...", opinou.

Leia aqui a íntegra da entrevista.

Saúde da PB se mantém alerta para evitar casos de febre chikungunya

A Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba divulgou nesta sexta-feira (17) que tem reforçado as ações para evitar casos da febre chikungunya. Segundo a Gerência de Vigilância em Saúde, não há registros da doença que já chegou a 14 estados do Brasil.

A febre chikungunya é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, o mesmo que também da dengue.

“Pelo fato das duas doenças terem sintomas e formas de transmissão muito semelhantes, as ações que os municípios realizam contra a dengue, diariamente e incessante, também servem para combater a chikungunya. Mesmo assim, as ações estão sendo intensificadas”, explicou a Gerente de Vigilância em Saúde, Renata Nóbrega.

Recentemente, foi criado um grupo técnico com servidores da SES, com o objetivo de discutir as ações e estratégias direcionadas ao chikungunya. Dentre as ações, está previsto para o mês de novembro um manejo clínico sobre a febre para os profissionais de saúde da rede assistencial do Estado e os Hospitais Universitários de João Pessoa e Campina Grande e o Complexo Hospitalar Clementino Fraga, que são referência para casos que apresentem complicações.

Ainda foi disponibilizada uma nota técnica, com todos os detalhes da doença, para os hospitais, núcleos, gerências e Secretarias Municipais de Saúde. A Vigilância Ambiental está intensificando as ações de controle do mosquito em todos os municípios, com a eliminação dos criadouros e solicitando a ajuda da população e o Estado ainda dispõe de uma rede laboratorial preparada para receber amostras de casos suspeitos.

Segundo Renata Nóbrega, o principal foco da vigilância ambiental são as ações de prevenção e controle do mosquito transmissor da doença. “Neste momento, solicitamos o empenho das Secretarias Municipais de Saúde a realizarem o Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice (LIA) até o dia 27 de outubro de 2014, conforme solicitação do Ministério da Saúde”, lembrou.

No caso do surgimento dos sintomas da chinkungunya, a exemplo de febre alta, de início repentino, e dores intensas nas articulações de pés e mãos – dedos, tornozelos e pulsos; podendo ocorrer também, dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele, a pessoa deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa que, dependendo da necessidade, solicitará exames que comprovem ou não a doença.

Casos no Brasil

Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 11 deste mês, foram registrados 337 casos da doença no Brasil, sendo 87 confirmados por critério laboratorial (exames) e 250 por critério clínico-epidemiológico (sintomas). Do total, são 38 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os outros 299 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Desses casos, chamados de autóctones, 17 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 274 no município de Feira de Santana (BA), sete em Riachão do Jacuípe (BA) e um em Matozinhos (MG).

A doença

A febre chikungunya tem sintomas similares aos da dengue, como febre alta, mal-estar e dores nos músculos, ossos e articulações. A doença começa a se manifestar três a sete dias depois de o paciente ser picado pelo Aedes aegypti. Caso a pessoa seja picada novamente no decorrer dos primeiros cinco dias dos sintomas, ela passa o vírus para o mosquito, que pode retransmiti-lo a outras pessoas.

A chikungunya é comum em algumas regiões da África e, atualmente, é epidêmica em ilhas do Caribe. Ao contrário da dengue, uma parte dos indivíduos infectados pode desenvolver a forma crônica da doença, com a permanência dos sintomas por até um ano.

No que diz respeito a casos de morte, em comparação à dengue, a letalidade da hikungunya é bem mais baixa.

Uirauna.net

Justiça bloqueia contas da Prefeitura de Princesa Isabel e multa prefeito em R$ 10 mil por cada dia de atraso salarial


O Juiz Michel Rodrigues de Amorim, da 1ª Vara da Comarca de Princesa Isabel, determinou bloqueio de todas as contas da Prefeitura de Princesa Isabel, nesta sexta-feira (17).

O objetivo do bloqueio é para garantir o pagamento de salários atrasados de professores da rede pública municipal referentes ao mês de setembro.

O pedido do bloqueio foi feito pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), após o descumprimento seguido de medida liminar concedida nos autos da Ação Civil Pública (Processo nº 1039-27.2013.815.0311).

O atraso no pagamento dos salários da categoria é um problema que se arrasta há mais de um ano, na esfera judicial, desde 1º de agosto de 2013, com a entrada da ação movida pelo MP, requerida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Princesa Isabel (SINSEMUPI).

Por conta do atraso, a categoria entrou em greve na segunda-feira (13). Com o bloqueio das contas públicas municipais, os professores retornam às atividades nesta segunda-feira (20).

Na decisão, o juiz determina inicialmente a manutenção de multa pessoal contra o prefeito Dominguinhos, no valor de R$ 10 mil por cada dia de atraso, além de bloqueio imediato de todas as contas municipais.

A multa pessoal aplicada ao prefeito Dominguinhos pode chegar até o limite de R$ 50 mil. A liminar prevê ainda a possibilidade de  punições mais severas.

Segundo o sindicato, a agência local do Banco do Brasil já foi comunicada oficialmente sobre a medida.

Tião Lucena

Engenheiro planeja popularizar máquina que produz água


Quer um pouco de água?’. A pergunta em tom de brincadeira feita pelo engenheiro mecatrônico Pedro Ricardo Paulino poderia soar como ironia para quem lida com torneiras secas no interior de São Paulo, não fosse o resultado do invento capaz de produzir até cinco mil litros por dia, quando ligado à tomada. O desafio dele é popularizar a máquina, uma vez que cada litro custa R$ 0,17 de energia e a produção sob encomenda deixa o preço ‘salgado’.

A produção envolve 12 processos de filtragem, entre eles, quatro para inserção de sais minerais que permitem o consumo do líquido. “Adicionamos magnésio, cálcio, potássio e silício e, além disso, tem quase zero de sódio. Se houver alguma falha na purificação, ela trava atuomaticamente. Não existe no mercado água com este nível de pureza”, destacou Paulino. Veja explicação do engenheiro sobre a máquina no vídeo disponível abaixo.

CVN