sábado, 27 de setembro de 2014

Permanece suspensa retirada de água de Coremas/Mãe D’água para irrigação

Suspensão vai até a próxima segunda-feira


Agência Brasil - A Agência Nacional de Águas (ANA) suspendeu, até o dia 29 de setembro, a captação de água para irrigação e aquicultura (cultivo de peixes e crustáceos) nos açudes Coremas e Mãe d'Água, no Sertão da Paraíba. A medida vale inclusive para captação com destino ao Canal da Redenção.

O mesmo vale para os rios Piancó e Piranhas-Açu, no trecho entre o Açude Coremaa e o remanso do Açude Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves. Os dois rios nascem na Paraíba, até virarem apenas Piranhas-Açu e desembocar no Rio Grande do Norte.

A determinação deve-se à “drástica redução” do nível do rio Açu nas proximidades do município de Jardim de Piranhas, no Rio Grande do Norte, que prejudicou o abastecimento de 80 mil habitantes das cidades de Potiguares de Caicó, Jardim de Piranhas, São Fernando e Tibaúba dos Batistas.

Preso um dos acusados de envolvimento na morte de idoso na noite dessa sexta em Piancó

O homem foi preso na manhã deste sábado em sua casa

Por Redação da Folha – Cerca de 12 horas depois do assassinato do idoso Fráuzio Cassiano da Silva, de 63 anos, no sítio Serrota, município de Piancó, policiais militares prenderam um dos acusados de envolvimento no crime. Damião Sérgio de Meira (foto), de 42 anos, foi preso por volta das 9h da manha deste sábado, 27, em sua casa, que fica na Rua Mascarenhas de Morais, centro de Piancó.

Preso, o acusado negou participação na execução do crime, mas confessou ao delegado plantonista Roberto Barros que se encontrava no veículo utilizado pelo autor do homicídio para ir até a residência da vítima. Segundo o depoimento de Damião, quem atirou contra Fráuzio foi um homem conhecido como Ivanildo de Antônio de Pedoca por causa de uma suposta rixa anterior com a vítima, morta com um tiro de espingarda calibre 16. Uma terceira pessoa apelidada de Fan era quem conduzia o carro, que é de sua propriedade. Os dois estão foragidos, segundo a polícia. “O acusado disse também que não sabia da intenção de Ivanildo de matar a vítima e por isso teria o acompanhado”, comentou o delegado, que autuou Damião por homicídio e ele foi recolhido à cadeia local.

A polícia chegou até o acusado depois que o carro, um Voyage, utilizado no crime foi abandonado pelo trio a 600 metros do local do fato depois de supostamente faltar gasolina. Dentro do carro, os policiais encontraram uma cápsula deflagrada de espingarda calibre 16, possivelmente a que matou o idoso, assassinado em frente à sua residência, onde se encontravam sua esposa, uma filha e dois netos. O autor do crime atirou de dentro do carro no momento que a vítima se aproximou do veículo para saber quem estava o chamando.

A prisão do acusado foi realizada por uma guarnição composta pelos sargentos Gonçalves Leite, S. Passos e soldado Rufino. Para o delegado Roberto Barros, no entanto, o caso ainda não está completamente esclarecido e, conforme ele, é preciso que o delegado titular aprofunde as investigações.

Mais um assassinato em Piancó: idoso é morto a tiro na frente de casa misteriosamente

Crime foi na noite dessa sexta-feira na zona rural do município

Por Redação da Folha –  No começo da noite dessa sexta-feira, 26, um carro estacionou em frente à casa do agricultor Fráuzio Cassiano da Silva, de 63 anos, e alguém o chamou. Quando o idoso aproximou-se do veículo, recebeu um tiro no peito esquerdo e teve morte imediata para o desespero de sua família. Na residência, localizada no sítio Serrota, município piancoense, estavavam a esposa, uma filha e dois netos da vítima.

Segundo familiares do idoso que testemunharam o crime, não foi possível identificar quem estava no veículo, mas ouviu-se uma voz de dentro do carro perguntando se era Fraúzio, caçador de veados e, ao confirmar, o agricultor, que é acostumado a caçar, foi  atingido com o tiro.

A Polícia Militar foi acionada e encontrou um carro Voyage abandonado a 600 metros do local do fato e, no interior do veículo, um cartucho deflagrado de calibre 16. O proprietário do carro é de Piancó e deverá ser ouvido para prestar esclarecimentos. A informação inicial é que a vítima não tinha aparentemente inimizade, o que aumenta ainda mais o mistério.

Depois do trabalho pericial, o corpo do agricultor foi encaminhado para exame cadavérico em Patos. Este é o terceiro assassinato somente neste segundo semestre em Piancó, o que tem preocupado sociedade e autoridades.

Em comícios relâmpagos na feira livre de Igaracy, Sousa Neto defende água para o campo

Conforme o candidato, há uma grande carência de obras hídricas no Vale


Por Redação da Folha A média de chuvas desse triênio no Vale é uma das mais baixas dos últimos 60 anos, com impacto danoso para a agropecuária regional e também a sobrevivência humana, conforme o candidato a deputado estadual Sousa Neto (PRB), ao comentar que, em razão das seguidas estiagens, a água é hoje uma das maiores necessidade do campo regional. “Há comunidades rurais que há anos precisam de um poço, de um açude e não têm acesso a esse benéfico porque os governos sempre foram omissos e lenientes com os problemas da zona rural e os efeitos dessa negligência estão sendo sentido agora em face da histórica seca que se abateu sobre o Vale”, comentou Sousa Neto, que fez comícios relâmpagos na feira livre de Igaracy na manhã dessa sexta-feira, 26.

Dentro das condições ambientais e geológicas adequadas, o candidato defendeu um amplo programa de perfuração de poços e construção de pequenos, médios e grandes açudes na região como meio de garantir a água necessária para o abastecimento humano e animal e também para a agricultura familiar. “Hoje, milhares de famílias rurais dependem do abastecimento através de carro-pipa, um tipo de fornecimento irregular, inadequado, falho e humilhante e resultado de um problema histórico que sempre afetou as populações difusas em razão da falta de investimento hídrico na zona rural”, comentou o candidato.

Conforme Sousa Neto, há muito tempo uma grande obra hídrica não é construída no Vale e os investimentos em poços e cisternas também são pequenos para a grande demanda regional. “Essa é uma causa pela qual temos que lutar com toda nossa força,  até porque não temos a certeza da chuva abundante, mas precisamos ter a certeza da água suficiente, e só com ações previdentes é que vamos garantir a reserva hídrica necessária para enfrentarmos as próximas estiagens”, comentou Sousa, ao criticar as últimas gestões estaduais por falta de política de armazenamento e distribuição de água no Vale. Foto: Sousa Neto durante comício relâmpago na feira livre de Igaracy.

Tempo de eleição: inaugurada UTI em hospital de Piancó sem condições de funcionamento, conforme CRM

Inauguração ocorre três dias depois do Conselho Regional de Medicina atestar várias irregularidades no hospital


Por Redação da Folha – Um hospital sem condições de realizar, sequer, procedimentos simples ganhou uma Unidade de Terapia Intensiva, mas, considerando as irregularidades encontradas pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) no hospital estadual Wenceslau Lopes, de Piancó, no último dia 23, é notório que a UTI não vai funcionar adequadamente.

Para o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva, além da necessidade de vários especialistas atuando 24 horas por dia, a exemplo de cardiologista, traumatologista e neurologista, e médicos intensivistas, são precisos equipamentos para exames especializados e laboratório bem equipado. Mas a realidade do hospital piancoense é outra e preocupante: durante a inspeção, o CRM encontrou mais de 12 irregularidades somente no setor de urgência que comprometem o bom funcionamento do nosocômio. “Já fiz, pessoalmente, mais de quatro fiscalizações neste hospital e nunca tinha visto uma situação tão calamitosa, de completo abandono. Nenhum setor essencial funciona adequadamente”, disse o diretor de fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça, durante contato com a imprensa estadual. Ele acrescentou que a inspeção foi realizada por determinação do Ministério Público de Piancó.

O relatório será encaminhado à Presidência do conselho, que decidirá se interditar ou não o hospital. Cópia do relatório também será encaminhada ao Ministério Público e a secretaria de saúde. Entre as irregularidades encontradas, estão condições físicas e de instalações do prédio hospitalar  precárias, falta de campo cirúrgico e equipamentos sem funcionar, impossibilitando, por exemplo, a realização de exames básicos como radiografia e hemograma.

A inauguração da UTI do hospital de Piancó ocorreu na tarde desta sexta-feira, 26, em uma solenidade com a presença do prefeito Sales Lima (DEM), que apoia o governador e candidato à reeleição Ricardo Coutinho (PSB).

Como Matar Cupins – Faça um Exterminador Caseiro


Aprenda uma fórmula caseira e eficiente  para matar cupins!  Aqui em nossas dicas o cupim não tem vez!!!

Ingredientes:

1 litro de gasolina + 200g de naftalina.

Preparo e uso:

Reduza a naftalina a pó e misture na gasolina. Com o auxílio de uma seringa, injete nas galerias, locais onde percebe-se os furos dos cupins.

via; dicas top

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Servente é preso depois de atirar no cunhado em Coremas. Vítima não foi atingida

Fato foi na noite dessa quinta-feira


Por Redação da Folha – O servente de pedreiro Manoel Barbosa Dias, de 38 anos, foi preso depois de disparar uma arma em direção ao seu próprio cunhado, José Adriano da Silva, de 25 anos, no interior da casa da própria vítima, que fica na Rua Getúlio Vargas, centro de Coremas, onde o acusado também reside.

Conforme a PM, o homem atirou duas vezes, mas a vítima não foi atingida. Um dos tiros acertou a parede da residência. Policiais militares chegaram imediatamente ao local e efetuaram a prisão do acusado, mas a arma supostamente utilizada por ele não foi encontrada. Manoel nega o crime, mas testemunhas asseguram que ele disparou a arma contra o cunhado em razão deste ter agredido sua irmã.

O homem foi conduzido para a delegacia, onde o delegado Roberto Barros iniciou a apuração do fato. O delegado solicitou a perícia e, depois do resultado pericial e oitiva das testemunhas, poderá indiciar o acusado, que deverá responder ao inquérito em liberdade. 

Com presença de diretor da Aesa, debate quente na Câmara de Itaporanga sobre falta d’água no rio

Sessão ocorreu na noite dessa quinta-feira


Por Redação da Folha – Em sessão na noite dessa quinta-feira, 25, a Câmara Municipal de Itaporanga, presidida pelo vereador Jacklino Porcino, voltou a debater a problemática da falta d’água no trecho do rio Piancó que cruza o município de Itaporanga, mas desta vez o debate foi acirrado e contou com a presença do diretor de gestão e apoio estratégico da Aesa (Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba), Chico Lopes.

Conforme Chico, a água que está sendo liberada atualmente de seis açudes regionais, inclusive o de Bruscas, em Curral Velho, é suficiente para chegar a Itaporanga e Piancó, mas o problema, segundo o diretor, é a existência de barramentos, vegetação e entulhos ao longo do rio, especialmente entre Conceição e Boa Ventura, o que estaria impedindo o curso normal da água. “A água que existe hoje estocada ao longo do rio por causa desses obstáculos é suficiente para chegar a Itaporanga, e o que se tem que fazer é limpar o rio, que é federal e, por isso, não é de competência da Aesa”, comentou Lopes, ao sugerir uma reunião entre Aesa, vereadores e proprietários ribeirinhos com o Ministério Público para que este determine a desobstrução do rio Piancó, a exemplo do que a agência fez, segundo ele, no riacho de Bruscas, que também estava tomado por barramentos.

O presidente Jacklino Porcino e o vereador João Guimarães discordaram de Chico e disseram que o problema é a vazão insuficiente das comportas. Para os dois vereadores, se a Aesa aumentasse a liberação do volume dos açudes, a água chegaria suficientemente em Itaporanga. “Nós queremos uma solução é imediata, porque tem comunidades passando sede, animais sem ter água para beber e irrigantes prejudicados por falta d’água para sua plantação”, argumentou Jacklino, ao completar que levar o caso ao Ministério Público não é garantia de solução imediata do problema, que só será resolvido com a urgência necessária se foram aumentadas a liberação da água dos reservatórios.

O debate foi acirrado entre Chico Lopes e o presidente da Câmara. O diretor da Aesa disse que não poderia aumentar a vazão das comportas porque, segundo ele, há um limite para retirada de água dos açudes sob pena dos reservatórios secarem e prejudicar o abastecimento humano. O vereador-presidente rebateu Chico ao afirmar que a Aesa perdeu a autoridade sobre as comportas dos açudes, que são controlados por proprietários de terra situados nos arredores dos mananciais e que o volume liberado e o tempo da liberação são determinados por eles conforme seus interesses e não pela agência. “Pode ter certeza que a Aesa abre as comportas e eles fecham ou deixam em uma vazão abaixo do determinado, por isso a água não chega aqui, ou seja, é falta de autoridade do governo”, comentou Jacklino, ao sugerir um grande protesto popular como forma de pressionar a agência a buscar uma solução imediata para o problema.

Já os vereadores Hélio do Bar, Neném de Adailton, Judivan Custódio e Ubiramar Pita concordaram com Chico Lopes. Para eles, não adianta jogar mais água dentro do rio Piancó porque, conforme o que foi argumentado, ela vai ficar retida nos barramentos, e ratificaram a proposta do diretor da Aesa de procurar o Ministério Público para tentar desobstruir o rio, inclusive, utilizando a força policial.

Mas o problema da abertura das comportas também deve ser observado, tanto que o próprio Chico informou durante o debate que abriu as comportas de um açude situado no município de Diamante para aumentar o volume do rio e no dia seguinte foi informado que as comportas haviam sido fechadas indevidamente. “Vou procurar o delegado amanhã mesmo para investir e punir quem fechou as comportas do açude”, disse Chico. A sessão foi encerrada, mas a discussão continuou e ainda mais acirrada.

Como limpar Crostas de Panelas de Alumínio e Formas


Sabe aquelas panelas com crostas pretas, horríveis de limpar? Com jeitinho e num passe de mágica, você limpa fácil, fácil, siga a dica!

INGREDIENTES:

Opção 1:

_Prepare uma pasta com 1 xícara (chá) de Bicarbonato de Sódio + 1 xícara (chá) de Água Oxigenada e espalhe em todo o utensílio. Deixe agir por alguns minutos, e esfregue com uma esponja de aço ou bola de papel alumínio. De preferência, use água quente enquanto remove as crostas.

MODO DE PREPARO:

Opção 2:

_Primeiro lave a panela normalmente com água e detergente. Em seguida, leve a panela ao fogo até aquecer levemente. Com a panela ainda no fogo, e com cuidado, passe uma esponja úmida com sabão em barra nos locais manchados. Retire do fogo, e com a panela ainda quente, esfregue uma esponja de aço. Pronto, panela brilhante novamente!

dicas top-via

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Câmeras flagram furto em Coremas e polícia divulga imagens para tentar identificar acusadas

Furto ocorreu no último dia 4 e foram levados cerca de 30 mil em mercadoria


Por Redação da Folha - Câmeras de segurança flagraram o furto a uma loja de roupas no centro de Coremas na tarde do último dia 4. Estão envolvidos no crime três mulheres e dois homens, segundo o delegado coremense, Roberto Barros. Foram levados cerca de 30 mil reais em peças de vestuário.

Na tentativa de identificar os envolvidos no furto, o delegado encaminhou à Folhadovale-online trecho do vídeo onde aparecem as três mulheres na porta da loja e, depois, uma delas botando as mercadorias em um saco plástico. Ao perceber que estava sendo filmada, ela vira a câmera.

Segundo o delegado, outro trecho da gravação mostra dois homens auxiliando as mulheres no furto, mas não foi divulgado porque, segundo ele, as imagens ficaram escuras e não é possível identificar a dupla.

Ainda de acordo com dr. Roberto, sorrateiramente, eles arrombaram a porta da loja no horário do almoço, quando não havia ninguém no estabelecimento e invadiram o local. Quem identificar as suspeitas entrar em contato, anonimamente, com a delegacia de Coremas pelos telefones: 9929-2643 ou 3433-2154. 

Vejam o vídeo https://www.youtube.com/watch?v=ptLx9JJc6oc&feature=youtu.be

Grande parte dos municípios do Vale não alcançou a meta individual no Ideb 2013

Embora com menos recursos, foram os menores municípios que tiveram melhor desempenho 


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Além de não alcançar a meta nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado, a rede municipal de ensino de várias cidades da região, sequer, conseguiu chegar às metas individuais estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) nas séries iniciais (1º ao 5º ano) e finais (do 6º ao 9º ano) do ensino fundamental.

Nas séries iniciais, o percentual dos municípios que não conseguiram alcançar a meta em sua rede escolar chegou a 47,3%, entre as quais estão Conceição e Coremas. Nas séries finais, o percentual foi ainda maior: 63,1%. Nesse último caso, também estão inseridas as redes de ensino de Itaporanga, Piancó e, novamente, as de Conceição e Coremas, ambas figurando entre as piores da região e do estado.

As redes municipais que alcançaram, ou ultrapassaram, as metas individuais, nas séries iniciais do fundamental, foram a de Boa Ventura (nota 3,8 e meta 3,2); Catingueira (nota 3,8 e meta 3,8); Emas (nota 4,0 e meta 3,9); Igaracy (nota 3,9 e meta 3,9); Itaporanga (nota 3,8 e meta 3,8); Nova Olinda (nota 4,0 e meta 3,4); Pedra Branca (nota 4,6 e meta 3,8); Piancó (nota 3,4 e meta 3,1); Santana de Mangueira (nota 4,5 e meta 4,5); e Serra Grande (nota 4,4 e meta 4,1).

Já a nota de cada um dos municípios que não alcançaram a meta individual, nas séries iniciais, é a seguinte: Aguiar (nota 3,9 e meta 4,1); Conceição (nota 3,2 e meta 3,8); Coremas (nota 3,4 e meta 3,5); Diamante (nota 3,9 e meta 5,3); Ibiara (nota 3,9 e meta 4,3); Olho D’água (nota 3,8 e meta 4,6); Santa Inês (nota 3,6 e meta 4,4); Santana dos Garrotes (nota 4,4 e meta 4,5); e São José de Caiana (nota 3,4 e meta 3,8). Curral Velho foi o único município regional que não apresenta média para sua rede na fase inicial do fundamental.

Séries finais – Na fase final do fundamental, a nota dos municípios que não conseguiram a meta individual: Aguiar (nota 3,0 e meta 3,9); Conceição (nota 2,9 e meta 3,0); Coremas (nota 3,1 e meta 3,7); Emas (nota 2,3 e meta 3,2); Ibiara (nota 3,2 e meta 3,5); Igaracy (nota 3,7 e meta 3,3); Itaporanga (nota 2,8 e meta 3,1); Olho D’água (nota 3,3 e meta 3,6); Piancó (nota 2,8 e meta 3,2); Santana de Mangueira (nota 3,9 e meta 4,0); Santana dos Garrotes (nota 3,6 e meta 3,9); São José de Caiana (nota 3,0 e meta 3,8); e Serra Grande (nota 3,6 e meta 4,1).

A meta individual das redes escolares de responsabilidade das Prefeituras só foi alcançada, ou ultrapassada, nas séries finais, pelos municípios de Boa Ventura (nota 3,0 e meta 3,0); Catingueira (nota 3,5 e meta 3,4); Curral Velho (nota 4,1 e meta 4,0); Diamante (nota 3,1 e meta 3,0); Igaracy (nota 3,7 e meta 3,3); Nova Olinda (nota 3,2 e meta 2,9); e Pedra Branca (nota 4,0 e meta 3,0). O município de Santa Inês não apresentou média para a sua rede na última fase do fundamental.

Educação não tem sido prioridade - O baixo índice de qualidade de suas redes de ensino é resultado do pouco investimento de grande parte das Prefeituras na educação básica. Os problemas são inúmeros, entre os quais falta de uma estrutura física escolar adequada, baixo salários dos professores, desistímulo, formação e capacitação do magistério deficientes e não utilização de ferramentas modernas e tecnológicas no processo didático como meio de adequar a escola ao aluno contemporâneo.

Único flagrante dos últimos dias no Vale foi em Itaporanga. Acusado foi para cadeia

Semana vai fechando tranquila


Por Redação da Folha – Cícero Zacarias da Silva, conhecido como Mocozinho, foi preso por policiais militares na noite da segunda-feira, 22, e autuado em flagrante na manhã da terça por violência doméstica pelo delegado Cristiano Santana.

Conforme o que apurou a autoridade policial, motivado por ciúmes, o homem agrediu sua própria companheira a socos e pauladas. A agressão ocorreu na residência do casal, que fica na Vila Mocó, em Itaporanga.

Depois de autuado, o homem foi encaminhado à cadeia pública de Itaporanga. A vítima, Maria da Conceição, conhecida por Ceiça, que sofre de alcoolismo, teve o rosto gravemente lesionado e escoriações por grande parte do corpo. 

Em partida pelos jogos escolares, time de futsal feminino de Diamante massacra Campina Grande com 10x1


Um massacre no futsal feminino pelos jogos escolares da Paraíba. A seleção feminina de estudantes da cidade de Diamante venceu o time da cidade de Campina Grande, na tarde desta quarta-feira (24), por 10 gols a 1 no placar.

Os jogos estão acontecendo na cidade de Patos. Representando a 7ª Gerência Regional de Ensino, está a seleção feminina de Diamante e uma masculina de Itaporanga.

(Estudantes representam o Vale do Piancó)

Novos jogos acontecerão ainda esta semana. Com o estudantes estão os professores Pedro Antero e Francisco Erivaldo.

DiamanteOnline 

Vídeo de sexo com mulher parecida com Viviane Araújo cai na web e assusta atriz


Filminho que tá bombando na rede mostra mulher muito parecida com a rainha de bateria do Salgueiro no vuco-vuco com um careca, no meio da rua.

Um vídeo de uma mulher parecida com a atriz Viviane Araújo fazendo sexo com um homem está circulando na internet e no WhatsApp. 

A gravação, que tem quase dois minutos de duração, mostra um carro preto parado em uma rua deserta às 5h17 do dia 14 de setembro. No vídeo, um homem abre a porta, desce do veículo e baixa a calça. Nesse momento, a mulher aparece nua e de costas, fica ajoelhada no banco do motorista e faz sexo com o homem.

Em entrevista à coluna de Leo Dias, no jornal O DIA, Viviane disse que já estava sabendo da existência das imagens. "Não sou eu, não. Estou bem tranquila quanto a isso. Minha advogada já me enviou um vídeo. Parece, mas não é. Nesse dia, no horário, estava chegando do samba com uma van. Eu e uns amigos. Não sei quem é esse homem que está no vídeo, não conheço. Se fosse com o Radamés (noivo de Viviane), eu não teria nem como negar. Já estamos tomando as providências necessárias para quem sair por aí dizendo que sou eu", afirmou a atriz. A advogada de Viviane, Regina Notini, informou ao colunista que vai hoje à Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática registrar ocorrência e descobrir de qual servidor partiu o vídeo: "Só assim vamos descobrir a origem dessa divulgação".

Viviane também falou sobre o vídeo com o Ego: "Fico me perguntando até que ponto a crueldade do ser humano vai. O que fizeram hoje (ontem) comigo foi uma crueldade. O site recebeu fotos, enviadas pela advogada da atriz, que mostram Vivi com amigos em uma van e em um restaurante no dia e horário do vídeo.

Meia Hora

Os Dois Males o Século


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

.........................................................................................

Os Dois Males do Século

(Reynollds Augusto)


Uma boa parte do nosso povo está doente, mas doente da alma, trazendo dura repercussão ao aparelho somático; ao corpo, instrumental do espírito, para o aperfeiçoamento interior, que as religiões apelidam se “salvação”.

O prejuízo é geral. Para si, para família- que sofre bem mais- e para o Estado, que mostra a sua incompetência para tratar de assuntos essenciais. Como ele não aprendeu a educar, formar o homem de bem, vive numa luta inglória, combatendo efeitos, gastando sem medidas. Desse jeito não sobrará hospitais e cadeias para tanta gente.


O judiciário já tão sofrível com as demandas, que crescem geograficamente, com soluções aritméticas, não dará conta do recado. 


Hoje em dia, como a administração não consegue cumprir o seu papel constitucional, na sua maioria por despreparo dos gestores, resta ao povo, abandonado, judicializar tudo. E o que não podia antes, começa a poder, com a força do Judiciário e se faz por pressão, é porque poderia fazer antes. A politicagem também é outro mal.


No Vale do Piancó as drogas e o suicídio estão em voga. A busca da ilusão e a fuga da vida são caminhos temerosos e falsos, pois ninguém foge da vida. Você pode até matar o corpo e se alimentar de ilusões por um tempo, mas terá que recomeçar e voltar à estrada do aperfeiçoamento, que será sempre mais dificultosa, pelos compromissos adquiridos, pelo livre arbítrio. “A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”, disse o mestre dos mestres.


Hoje, quando voltava do trabalho, vi um movimento da Prefeitura Municipal, no centro da cidade de Itaporanga, conscientizando em tono da praga que é a droga.  A espiritualidade está preocupada. A grande veneranda Joana de Angelis, orientadora do Divaldo Franco diz que a drogadição constitui, na atualidade, um dos mais graves problemas de saúde mental e orgânica, em face das substâncias tóxicas que exercem sobre o sistema nervoso um predomínio perturbador.


Parabéns á iniciativa da secretaria do Município de Itaporanga


Ninguém conseguirá fugir dos seus compromissos. Nem se drogando, nem matando o corpo. A colheita é obrigatória. Somos imortais.


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

www.pensenisso.itaporanga.net

Lauro Maia confirma chifre e diz que viu Gervásio com a mulher dele "coisando" na cama do casal


O ex-prefeito Lauro Sérgio Maia (na foto, de verde, ao lado da esposa e do deputado Gervásio Maia) perdeu a discrição dos primeiros dias e resolveu abrir o bico. Contou, hoje, à imprensa que pegou o deputado Gervásio Maia transando com a mulher dele, Sandra Mara, na cama do casal em Catolé do Rocha.

“Rompi com Gervásio pela traição ao povo de Catolé. Peguei ele com a minha mulher em minha cama, na minha casa. Gervásio desrespeitou a mim. Me traiu! Desrespeitou minha família dentro de minha casa e traiu Catolé. E eu tratava Gervásio como filho...!”, disse o ex-prefeito Lauro Maia.

Lauro disse que, agora, está separando de Sandra Mara Rafael Diniz e já deu entrada no pedido de divórcio.

O ex-prefeito nem deixou esquentar o canto e já se comprometeu em apoiar o campinense Manoel Ludgéro para a Assembléia.

Gervásio Maia, a amigos, contou que não transou com a mulher do prefeito. Disse que ela entrou no quarto onde dormia indagando se ele tinha toalha.E ao entrar, fechou a porta e começou a se insinuar. Foi nesse momento que Lauro Maia abriu a porta do quarto, viu os dois e achou que estava levando chifres.

Confira o ensaio da ex-nadadora Rebeca Gusmão no Paparazzo


Embelezado

Manga: resistindo aos mitos para ajudar na sua saúde


A manga combate bronquites e é depurativa do sangue, favorecendo a diurese. Quando consumida em jejum, também combate acidez e outras enfermidades do estômago.

A fruta também possui potássio, um mineral que ajuda a manter o equilíbrio dos líquidos no corpo. Recentes pesquisas sugerem que o potássio pode ter ação anticancerígena. Fósforo, magnésio e ferro, em menores quantidades, também estão presentes. Eles entram na composição dos músculos, sangue, ossos, dentes e hormônios.

Apesar de todas essas vantagens da manga em atributos nutricionais, uma série de mitos envolve essa fruta tão saborosa e nutritiva, limitando o seu uso entre as pessoas. O mais difundido é que não se deve misturar a manga ao leite, sob o risco de sentir fortes dores abdominais, o que não tem nenhuma procedência científica. Chupar manga e tomar leite em seguida só pode fazer mal se a manga estiver passada e o leite estiver azedo. Estudiosos afirmam que tabus alimentares como esse têm raízes em tradições religiosas ou culturais. Também não há mal em ingeri-la à noite, já que a fruta auxilia nos movimentos intestinais para liberação do bolo fecal.

Portanto, não tenha medo de degustar esse importante alimento para nossa saúde, já que não há nenhum fundamento científico que contraindique a associação da fruta a outros alimentos e que impeça a ingestão em horários específicos. Esteja tranquilo para ampliar o uso da fruta em todos os momentos possíveis da sua alimentação e tenha uma saúde plena!

Diario de Pernambuco / Toda Fruta - www.curapelanatureza.com.br

Como Tornar um Hidratante mais Eficaz – Faça você mesma!


Você pode transformar qualquer hidratante leve, barato, em um hidratante potencializado rapidamente, de maneira fácil, eficaz e econômica!

Veja o Truque!
Basta adicionar algumas gotas de Glicerina Vegetal pura (não use a destilada) no creme e agitar bastante. Adquira nas farmácias ou grandes papelarias. A glicerina 100% vegetal é extremamente hidratante, não irrita a pele, seguro para pele sensível e propensa a acne, e acima de tudo natural.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

MST protesta e fecha rodovias em vários pontos do Estado; um deles no Vale do Piancó


Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) estão fechando diversas rodovias da Paraíba.

De acordo com integrantes do movimento a manifestação visa pressionar o Incra para liberação de terras no Estado.

Às 10h30, desta quarta-feira (24), havia interdições na BR 230 na cidade de Sousa e em Cajá, na BR 101, na divisa da Paraíba com Pernambuco - comprometendo o fluxo entre os dois Estados, BR 104 em Queimadas, BR 361 em Piancó, além de rodovias estaduais, como a PB 104, que liga Campina Grande a Arara. No começo da tarde a Polícia Rodoviária Federal informou que o trecho da 104 tinha sido liberado.

Segundo José Augusto, da coordenação estadual do MST, as rodovias só serão liberadas quando houver avanço nas reivindicações feitas ao Incra. “Realizamos uma audiência com Incra em Maio deste ano, onde foram apresentadas várias áreas que deveriam ser vistoriadas e desapropriadas, mas até o momento nada foi feito. Decidimos ocupar as rodovias para que pedir celeridade nessas vistorias. Queremos que um representante do Incra nacional negocie conosco. Só pretendemos desocupar as pistas quando percebemos avanços nas pautas”, afirmou José Augusto.

De acordo com o Incra, representantes dos assentamentos localizados às margens da BR 101, estão reunidos nesta manhã, com o superintendente do órgão na Paraíba, Cleofas Caju. A justiça concedeu liminar em favor dos proprietários das áreas ocupadas pelo movimento e eles estão ameaçados de despejo. O Incra tenta negociar com os proprietários. Em Sousa, foi formada uma comissão com representantes do MST, do Incra e da Secretaria de Agricultura do Estado, para verificar a viabilidade técnica para exploração da área ocupada pelo assentamento para agricultura familiar. 

Ainda segundo o Incra, nas demais áreas, o órgão está impedido de realizar as vistorias, já que os imóveis estão localizados em municípios que estão em situação de emergência, por conta da seca.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou as interdições. Ainda de acordo com a PRF, por conta das interdições, houve dificuldade no resgate das vítimas de um acidente que aconteceu na BR 101, na altura da divisa da Paraíba e Pernambuco. Três pessoas ficaram gravemente feridas e um homem morreu após um veículo perder o controle e sair da pista, na altura do km 124. 

Existem equipes da PRF em todos os locais de bloqueio, onde os policiais abriram canais de negociação com as lideranças do MST, com o objetivo de liberar a circulação das rodovias. Segundo a assessoria da PRF, as lideranças permanecem irredutíveis quanto à liberação das mesmas.

Por causa disso, a PRF orienta os usuários das BRs afetadas que evitem trafegar pelas mesmas, utilizando-se de rotas alternativas para que cheguem aos seus destinos.

JPB

TCE reprova contas da Câmara de Santana Mangueira e aprova as de ex-prefeita conceiçãoense

Sessão ocorreu nesta quarta-feira


Por Redação da Folha Em sessão de julgamento ocorrida na manhã desta quarta-feira, 24, o Tribunal de Contas do Estado emitiu parecer favorável as contas de 2012 da Prefeitura de Conceição e rejeitou a prestação de contas da Câmara de Santana de Mangueira.

Despesas não comprovadas motivaram o TCE a rejeitar as contas de 2012 apresentadas pelo então presidente da Câmara Municipal de Santana de Mangueira, Arnaldo Pereira de Sousa, que ainda sofreu uma imputação de débito no valor de 20 mil reais.

Já as contas de 2012, último ano da gestão da ex-prefeita de Conceição, Vani Braga, foram aprovadas pelo tribunal. Vani governuo o município por um mandato e não disputou a reeleição em função de impedimento legal. 

CRM constata irregularidades no Hospital de Piancó e chama situação de “calamitosa” e de “abandono”


Também explicou que irá recomendar a interdição dos médicos que trabalham no hospital. “Com a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina

CRM-PBO Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) realizou, nesta terça-feira (23), uma inspeção no Hospital Regional Wenceslau Lopes, na cidade de Piancó, no Sertão paraibano, a 400 km de João Pessoa, e encontrou diversas irregularidades. Apenas na sala de urgência, a equipe de fiscalização detectou mais de doze irregularidades, como falta de campo cirúrgico, fiação elétrica exposta, paredes infiltradas, equipamentos sem funcionar, dentre outros. Além disso, no dia da inspeção, exames básicos como hemograma e radiografias não estavam sendo realizados.

“Já fiz, pessoalmente, mais de quatro fiscalizações neste hospital e nunca tinha visto uma situação tão calamitosa, de completo abandono. Nenhum setor essencial funciona adequadamente”, destacou o diretor de fiscalização do CRM-PB, Eurípedes Mendonça. Ele acrescentou que a inspeção foi realizada por determinação do Ministério Público Estadual – comarca de Piancó.

Eurípedes Mendonça também explicou que irá recomendar a interdição dos médicos que trabalham no hospital. “Com a nova Resolução do Conselho Federal de Medicina, as equipes de fiscalização dos conselhos regionais devem preparar o relatório e enviar à presidência do seu conselho, que irá decidir sobre a interdição ou não da unidade de saúde”, disse. O mesmo relatório é enviado ao MPE e à Secretaria de Saúde de Piancó.

“A diretoria do hospital e os gestores públicos podem resolver as irregularidades antes mesmo que o relatório seja avaliado pelo plenário do CRM-PB”, acrescentou. Segundo ele, a reunião do plenário deverá acontecer apenas no próximo mês. Como pontos positivos, a equipe de fiscalização flagrou operários concluindo reformas na sala de radiologia e realizando pintura em várias paredes.

Irregularidades encontradas na sala de urgência do hospital:

- fiação elétrica exposta
– paredes infiltradas
– falta de eletrocardiograma (ECG)
– coletores de perfuro cortantes improvisados e mal localizados
– falta de campo cirúrgico
– sala sem sinalização
– portas dos armários fixadas com esparadrapos
– ventilador mecânico sem funcionar
– lixeiras sem tampa
– ausência de paramentos para médicos
– almotolias (recipiente que armazena álcool) sem tampas e sem prazo de validade
– cadeira de coleta de sangue enferrujada

Blog do Gordinho

Com certeza haverá 2º turno para governador em nosso estado, os fatos mudaram e mudaram muito


Meus amigos, minhas amigas, meus caros leitores. A campanha política nesta reta final do 1º turno aqui na Paraíba, está se transformando numa verdadeira loucura e pesadelo para muita gente.

Até bem pouco tempo, a coisa ainda estava suportável, pois, se imaginava que determinado candidato a governador venceria e liquidava a eleição ainda no 1º turno.

Depois das recentes pesquisas eleitorais dos Institutos 6Sigma e Ibope, que divulgaram percentuais bem diferentes do que muita gente desejava e queria, o bicho começou a pegar, pois, o empate técnico entre os principais candidatos a governador, levará sem dúvida, a campanha para o 2º turno, e era tudo o que o PSDB e companhia não queriam.

Com a certeza que haverá 2º turno para governador em nosso estado, os fatos mudaram e mudaram muito, é gente correndo para todo lado sem saber para onde ir, é gente fazendo novos cálculos e projeções, é gente refazendo as contas e imaginando futuros prejuízos, é gente ainda apostando em fazer muita soada na tentativa de ainda querer ganhar no grito, etc, etc, etc ...

A campanha se transformou num verdadeiro “DEUS NOS ACUDA”. Do pescoço para baixo virou canela, vale tudo, pois, para muitos, o importante é vencer e não perder de jeito nenhum !! E haja desespero ! Até parece que a ordem agora é atacar de todo jeito, é repetir a mentira várias vezes para que ela se torne uma verdade, mesmo que temporária, ou seja, até a data da eleição.

E haja denúncias e mais denúncias, todas elas sem o menor fundamento, sem provas, e  contra provas, não interessa, o objetivo é atacar, é tentar acertar a “jugular” do adversário, é “enfeitar” a verdade para alcançar os objetivos e chegar ao poder. O denuncismo desenfreado, sem respeitar pessoas e instituições está em pleno vapor. E tudo isso, é muito lamentável e perigoso, pois, fere a dignidade humana, a ordem social e os verdadeiros valores morais e éticos da nossa sociedade.

Já disse em outros artigos, que este ano, a política paraibana está de vaca desconhecer bezerro com boi e com tudo. E agora eu também já estou vendo BOI VOAR. Meu Deus, aonde vamos parar ? Será que a busca do poder pelo poder é o fim de tudo ? É o tudo ou nada ? Será que na Paraíba vamos voltar à época da pedra lascada e da barbárie ?

Será que tudo isso vale a pena mesmo ? Aonde estão os verdadeiros valores da vida ? Será que está apenas no voto ? Estou com nojo dessa campanha e tenho pena de algumas pessoas de bem que estão envolvidas nestas eleições, pois, sei o quanto elas estão sofrendo e torcendo para que tudo termine logo.  Que venha o mais rápido possível o dia 05 de outubro e que DEUS realmente proteja o nosso estado, pois, na Paraíba, estão querendo transformar verdades em mentiras.

Polêmica PB

Imagem do Dia: fenômeno eleitoral, Gobira percorre ruas de Itaporanga em busca de voto

Candidato esteve na cidade na manhã desta quarta-feira


Por Redação da Folha Manhã desta quarta-feira, 24, na Avenida Getúlio Vargas, centro de Itaporanga: o sapateiro cajazeirense Luiz Antônio Lúcio Rangel, conhecido como Antônio Gobira, de 56 anos, percorre as ruas da cidade em busca de voto. Ele é candidato a deputado federal pelo PSOL e se tornou um fenômeno eleitoral no Sertão paraibano graças à divulgação de sua campanha feita por jovens estudantes nas redes sociais. Insatisfeitos com os políticos tradicionais, muitos sertanejos decidiram votar no sapateiro. Vestindo um paletó e mais duas camisas e chapéu de couro em pleno calor de setembro, o candidato mostra toda sua irreverência. Além de Itaporanga, ele esteve em outras cidades do Vale.

.DCM: BIOGRAFIA NÃO CONTA QUE MARINA PASSOU FOME


Livro lançado em 2010 pela jornalista Marília de Camargo César, que ouviu familiares, amigos e pessoas próximas de Marina Silva, além da própria biografada, menciona dez vezes a palavra "fome" em mais de 260 páginas; em nenhum momento referindo-se ao que a candidata relata no Ceará, discurso que virou programa eleitoral; leia artigo de Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo

247 – O discurso em que Marina Silva conta ter passado fome, durante um comício no Ceará, de tão emocionado virou programa eleitoral do PSB. Emocionante, mostra pausas na fala da candidata, que é interrompida pelas lágrimas. Ela conta que, em uma refeição com sua família de oito irmãos, os pais ofereceram apenas "ovo e um pouco de farinha e sal". E deixaram de comer para dar aos filhos.

Em seguida, ela diz que uma pessoa que passa fome não acaba com o Bolsa Família. E rebate críticas da presidente Dilma, que teria insinuado tal coisa. Em um texto publicado no Diário do Centro do Mundo, o jornalista e músico Kiko Nogueira resgata a biografia da ex-senadora de 2010, que acaba de ser relançada, e ressalta que das dez vezes que o livro cita a palavra "fome", em nenhum momento se refere ao que ela disse no Ceará.

"Não se coloca em dúvida que Marina enfrentou enormes atribulações e é dona, sim, de uma trajetória notável. A ex-seringueira acreana adquiriu malária cinco vezes, alfabetizou-se aos 16, chegou a senadora e ministra e concorre à presidência. Uma vencedora. Mas a cartada da fome é típica de um populismo que, esperava-se, passaria longe da 'nova política'. Quando ditou suas memórias, aquele sábado dramático, portinariano, não mereceu qualquer evocação. Hoje, talvez por insistência dos marqueteiros, a cena virou o filme", escreve Kiko Nogueira.

Clique aqui para ler a íntegra.

Vergonha: Deputados da Paraíba são investigados; MPE que saber se eles foram comprados por 300 mil reais.


O procurador regional eleitoral, Rodolfo Alves Silva, enviou ofício aos 36 deputados estaduais com cópia de despacho onde determinou a instauração de um Procedimento Preparatório Eleitoral para apurar a possível prática de abuso de poder político por parte do governador Ricardo Coutinho, candidato a reeleição.

O procedimento foi instaurado depois de declaração de Ricardo afirmando que se quisesse ter maioria na Casa Epitácio Pessoa, e para isso era necessário apenas o pagamento de R$ 300 mil.

O procurador alega no ofício que as declarações do governador foram genéricas, sem indicar períodos, órgãos públicos ou mesmo quem eventualmente tenha se beneficiado de tais condutas.

O MPE pede aos deputados que se tiverem informações sobre o fato, que as envie para subsidiar a deflagração de investigação na seara eleitoral.

Polêmica PB

Denuncismo desenfreado: o desespero está no ar

Escrito por Fernando Caldeira

É notório e público que os responsáveis pela divulgação da candidatura tucana ao Governo da Paraíba mudaram de tática. Se antes a fala era mansa, tranquila e pausada, como os que têm o domínio da situação, agora se grita agitado, como os que perderam a razão diante duma realidade que desconheciam.

Em outras palavras, a mídia do candidato tucano o fez deixar o terreno do debate das ideias e das realizações para mergulhar no campo do denuncismo desenfreado, para usar um termo do professor Daniel Marques de Camargo, cujo artigo a respeito do tema, reproduzimos a seguir.

Agora, depois dos resultados das últimas pesquisas (6Sigma e Ibope), ao invés de se dizer o que se fez e o que se pretende fazer, a tática é o denuncismo barato e desavergonhado que calunia, injuria e difama. Denuncismo que não respeita nada nem ninguém! Muito menos a verdade, essa sim, a primeira e maior atingida desse comportamento desesperado de quem vê o castelo ruir.

A Paraíba e os paraibanos precisam ficar atentos para esse posicionamento desajustado já iniciado, porque por trás dele o que existe é tão somente interesse particular inconfessável daqueles que querem se aboletar do poder para dele servirem a si e aos seus.

Como nos ensina o dicionário Aulete, denuncismo é a “publicação nos meios de comunicação de pretensos fatos ou ocorrências não apurados com o rigor da ética jornalística e que, ao provocarem escândalo e sensacionalismo, geralmente visam a atingir a reputação de um indivíduo, de um grupo ou mesmo dos poderes constituídos”. E como diz o professor Daniel Marques Camargo, “o denuncismo, normalmente, interessa mais aos culpados e agride os inocentes e a Justiça.”

Mestre em Ciência Jurídica, o citado professor  vai mais longe e afirmar que “o denuncismo não é só um subproduto do sensacionalismo infame (e cruel) do mau jornalismo. Denuncismo tem a ver com o nosso mundo pós-moderno, esse admirável mundo novo (Aldous Huxley), em que certos princípios éticos jazem derrotados. É nesse contexto que alguns tentam, muitas vezes com sucesso, subjugar, manipular, pressionar, achincalhar ou prejudicar o outro com representações, queixas, reclamações, ações, notificações e denúncias infundadas, sem lastro, inverídicas, abusivas e com o (injusto) intuito de satisfazer egoísticos interesses inconfessáveis, sem temer constranger, humilhar ou deturpar a imagem, a intimidade, a honra, a credibilidade, a profissão, os títulos, enfim, a dignidade alheia.

O denuncismo não é somente fruto da má-fé, da deslealdade, da improbidade, da falta de princípios, senso de Justiça e valores sólidos, mas também de uma suscetibilidade exagerada e manejada a esmo, que provém de pessoas que se apresentam com essa lamentável característica (e com lastimável assiduidade). Muitos existem que são extremamente sensíveis e atentos aos seus exclusivos interesses (alguns escusos), mas absolutamente indiferentes no que toca a um mínimo de respeito e consideração aos bens da vida alheios.”

Denuncismo desenfreado: o desespero está no ar!

Itaporanga, Piancó e Conceição novamente entre as piores notas do Ideb. Índice saiu dia 5

Escolas regionais não alcançaram meta nacional e as dos maiores municípios do Vale foram ainda piores


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - As escolas públicas da rede municipal e estadual de ensino da região tiveram fraco desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ano passado, e, ao contrário da edição de 2011, nenhuma delas alcançou a meta nacional estabelecida para as duas séries do ensino fundamental: 5,2 nas iniciais (do 1º ano ao 5º) e 4,4 nas finais (do 6º ano ao 9º).

As notas, divulgadas no dia 5 deste mês, foram obtidas na Prova Brasil, tiradas em avaliações de Português e Matemática, e a partir de dados sobre a aprovação escolar. O indicador vai de zero a dez.

As melhores notas foram conquistadas por escolas dos menores municípios, com exceção da rede estadual de Coremas, que obteve média de 4,9 nas séries iniciais, a maior do Vale, garantida pela Cônego Bernardo, enquanto que alguns dos educandários das maiores cidades regionais, mais uma vez, tiraram as piores notas do país, principalmente nas séries finais.

As redes municipais de ensino de Itaporanga e Piancó, por exemplo, que tiraram 2,8 de média nas séries finais, terminaram entre as três piores avaliadas do Vale, só ganhando de Emas, que teve índice de 2,3. As únicas notas itaporanguenses e piancoenses foram obtidas, respectivamente, pelas escolas Jacinta Chaves e Luciano Freire de Farias. Na fase inicial do fundamental, a pior média da rede municipal ficou com Conceição, que tirou 3,2.

A desenvoltura da rede estadual de ensino de Itaporanga também deixou muito a desejar. Nas séries finais, a média alcançada foi de 2,7. Uma das piores notas, 2,1, foi tirada pela Normal Professor Francelino Neves, que só não foi pior do que a média alcançada pela Normal Santo Antônio (1,9), de Piancó, o pior educandário estadual do Vale na avaliação do Ideb. Com uma média de 2,8 nas séries iniciais, o município piancoense também teve a pior média regional do estado nessa fase do fundamental.

A escola estadual José Leite, de Conceição, que teve 2,6 de média nas séries finais, foi a pior avaliada do município e uma das piores do estado. A também estadual Calula Leite e a municipal Raimunda Leite Sobrinha igualmente não tiveram desempenho satisfatório na fase final e ambas tiraram 2,9 de nota.

Se a rede estadual de Coremas teve o melhor desempenho da região nas séries iniciais, na fase final do fundamental a situação foi bem diferente: a rede municipal teve 3,1 de média ante 3,5 da rede que o estado tem responsabilidade. A pior nota coremense foi tirada pela municipal Antônia Maria da Conceição, que chegou a 2,9 nas séries finais e 3,4 nas iniciais.

A rede municipal melhor avaliada na série inicial foi a de Pedra Branca, com índice de 4,6, tendo a maior nota, 4,5, conquistada pela escola Laura de Sousa Oliveira, que vem cumprindo as metas individuais estabelecidas para o educandário nas últimas quatro edições do Ideb. No entanto, na comparação com o Ideb de 2011, que conseguiu ultrapassar meta, teve uma queda de 0,5. Nas séries finais, a rede municipal melhor avaliada foi a de Curral Velho, que tirou índice de 4,1, nota obtida pela escola Antônio Gomes de Carvalho.

A rede estadual com a melhor média no Ideb, na fase final do fundamental, foi conquistada por Nova Olinda, cuja nota, 3,8, foi obtida pela escola João Leite Neto, que apresentou uma queda de 0,6 em relação ao Ideb de 2011. A pior rede estadual do Vale na última fase do fundamental é a de Boa Ventura, que alcançou somente 2,2 de média, tirada pela escola Cavalcante Sula.

Rede municipal - O desempenho da rede municipal nas séries iniciais e finais de cada cidade: Aguiar (3,9 e 3,0); Boa Ventura (3,8 e 3,0); Catingueira (3,8 e 3,5); Conceição (3,2 e 2,9); Coremas (3,4 e 3,5); Diamante (3,9 e 3,1); Emas (4,0 e 2,3); Ibiara (3,9 e 3,2); Igaracy (3,9 e 3,7); Itaporanga (3,8 e 2,8); Nova Olinda (4,0 e 3,2); Olho D’água (3,8 e 3,3); Pedra Branca (4,6 e 4,0); Piancó (3,4 e 2,8); Santana de Mangueira (4,5 e 3,9); Santana dos Garrotes (4,4 e 3,6); São José de Caiana (4,4 e 3,6); e Serra Grande (4,4 e 3,4). Santa Inês apresenta, apenas, nota tirada nas séries iniciais de sua rede que, foi de 3,6. Já Curral Velho traz a sua nota nas série finais: 4,1.

Na Paraíba - Na Paraíba, a média de todas as escolas da rede estadual foi de 4,2 para as séries iniciais e 3,0 para as séries finais do ensino fundamental. Ou seja, nosso estado não alcançou as metas nacionais.

Alunos do ensino médio também passam por avaliações, mas o Ideb não é divulgado por escola. O indicador é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual. O índice da rede estadual paraibana foi de 3,0, ficando abaixo da média nacional (3,9). Já o índice geral do estado foi de 3,3, também inferior ao índice nacional. Além do Ideb, outro indicador que avalia o ensino médio no país é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que este ano ocorrerá entre os dias 8 e 9 de novembro.

As médias tiradas pela Paraíba nas duas séries do fundamental, levando-se em conta todos os resultados obtidos pelas escolas públicas, também não alcançaram a meta nacional. Os resultados conquistados foram o seguinte: 4,2 nas séries iniciais e 3,2 nas séries finais. 

Fala de Sheherazade pode custar meio milhão ao SBT

O SBT terá de arcar com as consequências da falta de noção da apresentadora Rachel Sheherazade.

Segundo a colunista Mônica Bergamo, o MPF (Ministério Público Federal) iniciou uma ação civil pública em que pede a retratação de um comentário feito pela jornalista.

Sheherazade despertou a ira de internautas e de outros jornalistas por apologia ao crime no ar.

Para o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, ao defender tortura a um assaltante de 15 anos, a apresentadora Rachel Sheherazade estimulou a ação de "justiceiros" e violou o princípio da dignidade humana.

A ação pede ainda que a emissora de Silvio Santos seja condenada a pagar indenização de R$ 532 mil por dano moral coletivo. E cobra do governo federal mais fiscalização sobre as TVs. A multa por descumprimento, em eventual decisão favorável, seria de R$ 500 mil por dia.

O Ministério Público Federal iniciou uma ação civil pública em que pede a retratação de um comentário feito pela jornalista; para o procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado, ao defender tortura a um assaltante de 15 anos, em fevereiro, a apresentadora Rachel Sheherazade estimulou a ação de "justiceiros" e violou o princípio da dignidade humana; ação pede ainda que a emissora de Silvio Santos seja condenada a pagar indenização de R$ 532 mil por dano moral coletivo.

PorêmicaPB