sábado, 20 de setembro de 2014

Ladrões invadem residência rural no Caiana e furtam armas. Foi neste sábado

Não havia ninguém em casa no momento do furto


Por Redação da Folha Quando o aposentado João Bosco Soares, de 73 anos, retornou à sua casa no começo da tarde deste sábado, 20, encontrou a porta da frente arrombada e o interior do imóvel todo revidado. A residência fica no sítio Massapé, município de São José de Caiana.

Os ladrões não encontraram dinheiro na casa, que teve as portas dos quartos arrombadas, mas levaram duas espingardas, uma calibre 12 e outra 20. Policiais foram acionados e estiveram no local do crime, mas não conseguiram êxito nas diligências.

A zona rural do Vale tem ficado perigosa nos últimos tempos, especialmente para quem mora em lugares pouco habitados. Esse isolamento também facilita a fuga dos criminosos. 

Gobira lota as ruas de Cajazeiras, no maior evento da atual campanha política no município


Como já era esperado, a movimentação política promovida pelo candidato a deputado federal, Antonio Gobira, na noite deste sábado (20), foi o maior evento político da atual campanha política na cidade de Cajazeiras.

O evento confirma o que já foi publicizado na imprensa paraibana, de que o cajazeirense tornou-se, na verdade, um fenômeno em um pleito em que o eleitorado pouco se empolgou pelos eventos promovidos pelos grandes partidos e coligações, mesmo com a participação dos grandes nomes da política estadual.

Os correligionários de Gobira começaram a se concentrar no bairro das Casas Populares, zona norte da cidade, logo no início da noite, mas durante todo o dia já se via pelas ruas movimentação de eleitores do candidato, em carros, motos e promovendo a agitação que antecede os eventos políticos, com direito a fogos e buzinaços.

A assessoria de Antonio Gobira queria uma passeata, mas foi impossível para os organizadores controlarem o número de carros, motos e bicicletas que terminaram participando do evento, que atravessou a cidade, terminando na Rua João de Souza Maciel no bairro da esperança.

Esse foi o terceiro evento realizado por Gobira em Cajazeiras, sempre com uma participação enorme de público. O deste sábado, por exemplo, superou em muito o público que participou de evento do governador Ricardo Coutinho e todas as lideranças do seu grupo político, incluindo a prefeita Denise Oliveira, o ex-prefeito Carlos Antonio e o ex-deputado Jeová Campos, realizado esta semana, com concentração, também, nas Casas Populares

Polêmica PB

Direitos de pessoa com deficiência serão discutidos em audiência no Senado


Neste domingo (21), comemora-se o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para marcar a data, será realizada, na segunda-feira (22), audiência pública na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal com a participação do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade), que é vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

O intuito é avaliar os avanços e as perspectivas das políticas desenvolvidas em âmbito nacional para essa parcela da população. A reunião começa às 15h, na sala 2 da Ala Senador Nilo Coelho, e reunirá parlamentares e representantes do governo e da sociedade civil. Entre as presenças confirmadas está a do presidente do Conade, Antônio José Ferreira, que também é secretário Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Itaporanguense preso depois de furar três bloqueios da PM assina TCO e é liberado

Ele conduzia um Fiat e deu muito trabalho à polícia


Por Redação da Folha – Um jovem de 21 anos, morador da Rua Crizanto Pereira, em Itaporanga, deu muito trabalho à polícia na noite dessa sexta-feira, 19. Ele conduzia um Fiat cinza e circulava por Conceição, quando foi acusado de direção perigosa e fugiu do local onde se encontrava.

A Polícia Militar foi acionada e começou uma perseguição ao carro que era conduzido pelo rapaz, que conseguiu furar bloqueios da PM em trecho da PB-386 nos municípios de Conceição, Ibiara e Diamante. Até tiros de advertência foram disparados pelo policiais, mas não houve jeito, o que motivou a polícia a se reforçar ainda mais e continuar a perseguição.

Cerca de cinco viaturas da PM foram mobilizadas e conseguiram inteceptar o rapaz quando ele dirigia-se para Pedra Branca. Segundo o relatório policial, o jovem apresentava sintomas de embriaguez alcoólica e foi conduzido à delegacia de Itaporanga, onde na manhã deste sábado assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e foi liberado, mas ainda terá que prestar esclarecimentos à Justiça. Como não houve lavratura de flagrante, o nome do acusado não foi divulgado. 

Ex-prefeito Hércules Mangueira faz grande recepção para seus candidatos a deputado na noite deste sábado, em Diamante


Hugo Motta e Gervásio Maia, ambos do PMDB, foram recepcionados pelo ex-prefeito, Hércules Mangueira, e toda a sua militância, na noite deste sábado (20), no centro da cidade de Diamante-PB.

Ainda no final da tarde, um grupo de manifestantes realizaram um grande arrastão com motocicletas pelas principais ruas da cidade.

(Hugo Motta esteve em Diamante)

O evento terminou com um comício relâmpago, onde Hércules e Hugo fizeram pronunciamentos de pedido de voto, já que Gervásio já havia ido embora para cumprir outros compromissos da agenda.

DiamanteOnline

Candidatura do cantor Genival Lacerda é pela lei Ficha Limpa


De acordo com matéria publicada pelo Congresso em Foco, cinco candidaturas a deputado na Paraíba foram rejeitadas com base na Lei da Ficha Limpa ou que desistiram da disputa após serem contestados no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Na lista dos barrados, aparecem o candidato a deputado estadual Balduíno Clementino (PTN), Pastor Luciano Breno (PMN), Raoni Mendes ( PDT) e o candidato a federal Genival Lacerda (PMN).

Alguns seguem em campanha e pedindo votos, enquanto recorre à Justiça eleitoral na tentativa de reverter a decisão. Alguns deles, no entanto, a exemplo de Lúcia Braga, desistiram de concorrer na disputa.

No Brasil, ao todos 250 nomes foram rejeitados com base na Lei da Ficha Limpa.

Imagem do Dia: cajarana centenária impõe-se na paisagem de famosa comunidade regional

Testemunhou muitos setembros



Por Redação da Folha – Manhã deste sábado, 20, na comunidade de Serra Branca, que é município de Santana dos Garrotes e um famoso povoado regional pelos troncos familiares que gerou. À margem da estrada, uma cajarana centenária é o vivente mais antigo do lugar. Tão forte quanto a gente que habita a povação, resistiu, ao longo de sua existência, a muitas secas e também experimentou tempos de fartura. Seus frutos alimentaram inúmeras gerações de pássaros, insetos e homens.

'Foi terrível', diz ex-policial preso por homicídio que dirige cadeia na PB


Após cumprir pena em regime fechado em três cárceres na Paraíba, o ex-policial militar Silva Neto, preso por homicídio em 1991, desabafa o sofrimento vivido nos mais de cinco anos em que cumpriu sua condenação: "foi terrível, agradeço por estar vivo". 

Hoje diretor da cadeia pública de Sapé, na Mata paraibana, ele conseguiu superar a vivência em meio aos presos e, depois, o preconceito e a falta de condições de estudo e oportunidades de trabalho.

(Ex-policial hoje dirige Cadeia)

De temperamento explosivo, ele define sua atuação na PM paraibana como 'linha dura', acostumado a bater, perseguir e matar criminosos. Foram várias as ameaças de morte recebidas pelo ex-policial durante os anos em que cumpriu pena no 3º Batalhão da Polícia Militar de Patos, na cadeia pública de Princesa Isabel e no Presídio do Serrotão em Campina Grande.

Porém, as dificuldades não terminaram com o enclausuramento. Com a liberdade, veio o problema de conseguir seguir a vida e se desvincular do histórico criminal. O ex-presidiário teve que superar adversidades para arrumar emprego, manter a família, criar os filhos e ser aceito de volta na sociedade.

"Bati em várias portas, mas as pessoas sempre batiam a porta na minha cara, não acreditavam na recuperação. Passei cinco a seis meses fazendo bicos para me manter. Era segurança de noite e vendedor ambulante durante o dia para completar a renda, colocava as coisas no bagageiro de uma bicicleta. Fiz curso de cobrador de ônibus, fiz curso de técnico em segurança, fui radialista. Sempre continuei correndo atrás de emprego. A pessoa não acredita no preso, sempre tem desconfiança", disse.

O cárcere
Para quem costumava perseguir criminosos, a convivência no presídio não foi fácil. "Foi um tormento muito grande para mim e minha família. A corrupção era grande dentro dos presídios, só tinha valor quem tivesse algum dinheiro para pagar pela vida. Eu era um policial linha dura, eu ia atrás do tráfico, eu perseguia bandido para matar mesmo. Quando eu entrei no presídio do Serrotão, os presos começaram a balançar as grades dizendo que iam me matar", contou o ex-PM.

"Oriundos das polícias, quando cometem crimes, precisam de um pavilhão separado. Alguns que praticam desvio de conduta, como eu, são colocados lá dentro junto com as pessoas que ele prendeu ou perseguiu, abusou da autoridade. Foi difícil, tem hora que penso que não estou aqui fora. Só eu sei o que eu sofri. Ninguém chegou a me bater, mas recebi ameaças direto de ser morto, era constante, unicamente pelo fato de ser policial", alegou Silva Neto.

Aos 47 anos e com oito filhos, após sair da cadeia ele passou seis meses fazendo 'bico' para garantir o sustento. "Comecei a participar do trabalho religioso e pensei: 'já provei tanta coisa ruim, vou tentar provar coisa boa'. E fui mudando e passando ensinamento pros meus filhos. É uma alegria grande, não só ter saído [da cadeia], mas ver meus filhos homens e mulheres de bem.

A liberdade
Apesar do trauma de meia década privado da sua liberdade, o ex-policial aceitou o desafio de voltar a entrar em uma unidade prisional. Desde 2011, Silva Neto é diretor da cadeia pública de Sapé, onde mantém 180 presos em um trabalho voltado para a educação e ressocialização, contando ainda com 80% destes colaborando com a manutenção da cadeia.

"Em 1997 fui beneficiado com indulto presidencial, foi perdoada minha pena devido ao meu comportamento. Eu estudava no presídio, terminei ensino fundamental e médio, que eu não tinha. Mudei muito depois dessa época, minha vontade de vencer era muito grande. Comecei a trabalhar como vendedor, fiz cursos técnicos profissionalizantes, fui segurança e radialista, até que fui chamado para integrar a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) e hoje estou cursando Direito em João Pessoa", destacou.

"Fazemos um trabalho diferenciado dos demais presídios. Aqui, tenho 180 reeducandos e todos eles estão em sala de aula. Eles sabem meu passado, bato papo, tomo café, entro nas celas para conversar. Montamos biblioteca, rádio alternativa para dar as notícias de fora, o projeto 'Escola sem Violência', onde levo para a instituição um reeducando que está tentando mudar e falar sobre a escolha que ele fez, o sofrimento que passou e levou sua família a passar", disse.

G1

Urnas eletrônicas começam a ser preparadas para as eleições segunda-feira


Ao todo serão preparadas 10.757 urnas eletrônicas, sendo 9.523 para serem utilizadas e 1.234 como reservas. A preparação consiste em carregar a urna com as informações que estão num cartão de memória quanto à zona eleitoral a que ela pertence, o município, o local de votação e a seção.

urna 2O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba começa segunda-feira a preparar as urnas eletrônicas para as eleições de 5 de outubro. As 24.400 mídias geradas esta semana na sede do TRE serão encaminhadas aos Núcleos de Apoio Técnico às Urnas Eletrônicas – NATUS para que os dados sejam inseridos e os equipamentos fiquem prontos para a votação.

Ao todo serão preparadas 10.757 urnas eletrônicas, sendo 9.523 para serem utilizadas e 1.234 como reservas. A preparação consiste em carregar a urna com as informações que estão num cartão de memória quanto à zona eleitoral a que ela pertence, o município, o local de votação e a seção.

É também com esse cartão de memória de carga que são instalados nas urnas os programas do Tribunal Superior Eleitoral com os dados dos eleitores daquela seção e ainda quais o candidatos em quem ele pode votar e suas respectivas fotos. Por medida de segurança após a votação esses dados são criptografados e só poderão ser identificados no sistema de totalização dos votos através de um programa criado e utilizado apenas pela Justiça Eleitoral.

Assessoria

Flagra de adultério agita cidade do sertão paraibano


Corre que lá vem meu marido!

Vieram me contar que um assombroso caso de adultério,com direito a flagra e tudo o mais,está agitando o sertão da Paraíba desde as primeiras horas deste sábado. O idílio envolveria um líder político, sua jovem esposa e um parente próximo do dito cujo que disputa um mandato eletivo nas eleições deste ano e contava, até então, com o apoio irrestrito do parente.

Acontece que o candidato não só queria o apoio do parente.Queria também o amor da mulher do familiar.E isso somente foi descoberto porque o parente traído resolveu voltar pra casa antes da hora prevista e, ao entrar, deparou-se com o esperto parente abufelado com a sua esposa num canto de parede, “coisando”.

Desesperado, o traído partiu pra cima dos dois, houve tabefe, rasgação de roupa,mas terceiros não permitiram que acontecesse coisa mais grave. Revoltado, o traído ainda saiu para o terreiro e rasgou a propaganda do parente que estava pregada nas paredes e na lataria do seu carro.

Aproveitando a trégua, o candidato fugiu com a amante e estão, os dois, nesse momento, em lugar incerto e não sabido.

Na próxima segunda-feira o traído promete explicar tudo numa declaração pública transmitida pela emissora de rádio local.

Blog do Tião

Presidente do TJPB confirma concurso para contratar 64 novos juízes no Estado


Em seu discurso na abertura do Seminário 'Justiça e Democracia – Perspectivas de efetividade', a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, disse que "dentro de 30 dias" estará deflagrando concurso público para o preenchimento de 64 vagas de juízes no estado. 

O edital do concurso esta sendo elaborado e há uma carência de pelo menos 60 magistrados em todo o estado.

A desembargadora Fátima Bezerra observou que com a efetivação desses concursados o Judiciário paraibano estará ampliando sua efetividade. "A partir do momento em que suprirmos essas vagas nas comarcas, poderemos atender às demandas das comarcas e temos a certeza de que Justiça trabalhará mais célere”, disse.

O seminário 'Justiça e Democracia – Perspectivas de efetividade' acontece nesta sexta-feira (19) no Teatro Paulo Pontes do Espaço Cultural, em João Pessoa.

A desembargadora, ao cumprimentar os participantes, destacou que, pela primeira vez, foram cumpridas, integralmente, duas metas do Conselho Nacional de Justiça, uma delas a de julgar mais processos que os abertos no ano.

“Nós temos um índice de 103% de cumprimento, com muito esforço. Vamos comunicar ao ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal, que nos visita, que já julgamos mais processos que as ações propostas dentro do ano”,disse a desembargadora.

Fátima Bezerra ressaltou que a Justiça paraibana está esforçando-se para cumprir todas as metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Se, não integralmente, por conta da deficiência de pessoal, de infraestrutura, porque nós temos um tribunal pequeno, que necessita de mais servidores e recursos, mas dentro de nossas condições. E temos certeza de que vamos crescer”,afirmou.

Se os juízes trabalham bem, vão poder trabalhar muito melhor, com estrutura – defende a desembargadora, e acrescenta: “Os tribunais superiores, através de seus ministros, ao visitarem a Paraíba, vieram dizer que a Justiça existe e vai trabalhar com mais efetividade”.

O Seminário “Justiça e Democracia – Perspectivas de efetividade” teve palestra, pela manhã, do procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, conselheiro do CNMP, e do ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça. A mesa dos trabalhos foi formada, além da presidente, pelo ministro Luís Salomão, o procurador federal Rodolfo Alves, o desembargador Saulo Benevides (TRE-PB), o procurador Bertrand Asfora (MPPB), o juiz federal Bruno Teixeira, Hermenegilda Leite (TRT13), o juiz Horácio Ferreira (AMPB), o procurador do Estado Gilberto Carneiro e Gilmar Leite Neves (PMJP). À tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, serão os conferencistas.

À tarde, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, e o presidente do Conselho Federal da OAB, advogado Marcus Vinícius Furtado Coelho, serão os conferencistas. 

Assessoria

Corre,Corre, Corre...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
...................................................................................................
Corre,Corre, Corre!...
(Reynollds Augusto)

Estávamos na década de oitenta, mais ou menos um mil novecentos e oitenta e seis. Eu sempre tive o hábito de sair pela manhã e visitar a nossa feira popular, dos sábados. O nosso shopping ao céu aberto, com a venda de produtos inimagináveis. É uma mini feira de Caruaru, eternizada na música do grande “Lula Gonzaga”.

A banda de revista do grande pequeno Dimas era o nosso ponto de encontros. Em época de poucos recursos tecnológicos, o GIBI, era a nossa diversão, nosso passa tempo. Era um troca, troca de revistas infindável.

Adquiri o hábito de ler gibis, com o meu primo, hoje professor universitário e Perito da Polícia Científica Civil, Vanduir Soares de Araujo. Ele tinha uma coleção invejável e era um assíduo freqüentador da banca do velho Dimas, que já viajou para o plano dos espíritos, nossa verdadeira casa.

Dimas chegou a viajar á Brasília, para tentar emendas para a construção do nosso campo de futebol.  Dedico a ele a reforma que hoje está sendo feita. Será um estádio de vergonha. 

- “Demazim”, vai amanhã à banca de revistas, têm muitas novidades para que possamos negociar.

Era o “capital” da diversão, da cultura, sendo girado.

Hoje tento transmitir o hábito á minha filha mais nova. Vamos nós dois á nossa feira de “Caruarur”. Só que comprar coisas de Meninas, a banca não existe mais. O negócio dessa turma é computador. Ainda bem.

Mas, nesse sábado, sai com o meu cachorro BOOMER I, para dar a velha passeada do final de semana. Tinha que mostrar o meu cachorro grande, bonito, forte, aos amigos. Dirigi-me, e tão só, pois não desconfiava da vergonha que iria passar, ao estabelecimento comercial do saudoso CHICO NARO, que sempre teve de tudo. Hoje, herdado por seu filho Marcos, o maior desenhista que já conheci e, também, cliente do velho Dimas.

Ruas lotadas de pessoas, feirantes, visitantes das outras cidades. O comércio do velho Chico nesse dia estava cheio, como nunca . Lá venho eu, contente, feliz, para mostrar ao meu amigo de  infância, o grande “Marcos de Chico Naro”, o cachorro mais bonito dessas bandas. Quando estava para entrar  no estabelecimento, um tiro de revólver. Não deu para ninguém.

Em poucos segundos o estabelecimento estava vazio. Carreira para todos os lados. O meu grande Boomer I puxou a corda, que o prendia, com tanta força que me levou ao chão. Quase era pisoteado.  Passei uma vergonha daquelas. Um belo mico, no dizer dos jovens. Não deu para correr atrás do Boomer I. Pelo menos ele acertou chegar a casa. Cachorro inteligente.

Depois da tempestade, á bonança. Fui  falar com Marcos, depois do susto. É que ele estava brincando com o revolver, pensando está descarregado e apontou para o canto dando um tiro.

Foi a primeira vez que vi um ser humano mudar de branco, para branco, branco, branquíssimo.

Ainda bem que ninguém morreu.

E VIVA ITAPORANGA!


PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Governo retira recursos de 22 hospitais da PB; alguns deles no Vale do Paincó

O governo do Estado destinou mais de R$ 9,8 milhões para manutenção do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, por meio de abertura de crédito suplementar. 

O hospital é gerido pela organização social Cruz Vermelha. O decreto para suplementação no valor de R$ 14,392 milhões foi publicado no Diário Oficial da quarta-feira.

Para garantir o repasse, o governo retirou recursos que inicialmente seriam aplicados na manutenção de outras 22 unidades hospitalares, entre elas o Hospital Infantil Arlinda Marques e o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande.

Do valor total suplementado, o governo do Estado ainda liberou R$ 1 milhão para a atenção à saúde preventiva e curativa, R$ 2,4 milhões para manutenção da maternidade de Patos e R$ 1,1 milhão para o hospital de Taperoá. Já o Hospital Arlinda Marques perdeu recursos que somam R$ 500 mil, foram anuladas dotações orçamentárias liberadas anteriormente na ordem de R$ 500 mil que seriam aplicadas na construção de unidades de saúde, R$ 700 mil que inicialmente seriam destinados à Maternidade Frei Damião, R$ 460 mil que iriam para o Complexo de Saúde Juliano Moreira, além de R$ 300 mil para o Hospital Clementino Fraga.

O valor de R$ 1 milhão que seria direcionado para construção e instalação do Centro de Oncologia de Patos também foi anulado pelo governo. Entre os setores afetados pela anulação de dotações orçamentárias constam ainda: hospitais de Guarabira, Monteiro, Infantil de Patos, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Regional de Piancó, Catolé do Rocha, Coremas, Itaporanga, Solânea, Santa Luzia, Itapororoca, Itabaiana, Belém, Getúlio Vargas, Mamanguape, Emergência e Trauma de Campina, além do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

O secretário de Planejamento e Gestão do Estado, Thompson Mariz, explicou que o remanejamento faz parte da rotina administrativa do Estado. “Muitas vezes se tem o dinheiro, mas não tem o orçamento e para não haver solução de continuidade nos serviços é que se faz o remanejamento”, destacou. Segundo ele, o dinheiro remanejado visa atender a questões pontuais e localizadas, mas que tudo está sendo feito dentro da legalidade. “É um remanejamento rotineiro, sem traumas para nenhum hospital”.

Michelle Farias - JP-Online

Jovens são apenas 6,8% dos candidatos que disputam corrida eleitoral, diz estudo


A presença de candidatos jovens entre as 25.919 nomes que vão concorrer neste ano a 12 cargos federais e estaduais ainda está muito abaixo do esperado, segundo o levantamento Sub-representação de Negros, Indígenas e Mulheres: Desafio à Democracia, lançado hoje (19), pelo Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), em Brasília.

O estudo feito a partir de dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral destaca que os candidatos com menos de 29 anos somam 6,8% do total, enquanto essa faixa etária responde por mais de 50% da população, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da baixa representatividade desse segmento entre os que disputam a corrida eleitoral, a assessora política do Inesc, Carmela Zigoni, afirma que há sinais positivos nos dados levantados. 

Como esta é a primeira eleição em que os candidatos tiveram que declarar - além do sexo, raça e cor, a partir do corte usado pelo IBGE, foi possível identificar que entre os candidatos jovens está a maior participação de negros (45,4%) e mulheres (52,3%). “A gente acredita que tem um caminho de maior equidade acontecendo nas candidaturas”, afirmou, apesar de reconhecer que a participação ainda é inexpressiva.

“Muitas vezes isso acontece porque a juventude não compreende o sistema político como representativo de suas demandas e busca outras formas de organização política”, completou a pesquisadora.

A distância entre o perfil da população brasileira - que será representada por alguns destes nomes - e o perfil dos possíveis representantes identificados no levantamento também confirmou o desequilíbrio em relação às candidaturas de mulheres. Apesar do sexo feminino representar a maior parte da população, elas são apenas 30,7% entre os candidatos a deste pleito.

De acordo com os pesquisadores do instituto, os partidos “somente cumprem as cotas de 30% previstas em lei” e o resultado é que as candidatas pretas, pardas e indígenas “permanecem invisibilizadas entre as candidaturas majoritárias.”

A composição das candidaturas de mulheres brancas, mulheres negras e indígenas que têm a menor representação no pleito é superada inclusive pelas de homens negros que já estão em desvantagem em termos de candidaturas. Dos quase 26 mil candidatos registrados, 38,6% são homens brancos e 30% são homens negros, enquanto 16,5% são mulheres brancas e 14,2% mulheres negras.

“Ao que tudo indica, na hora do voto a dupla discriminação opera – a de gênero e raça e cor – uma vez que contam-se nos dedos as parlamentares mulheres negras presentes hoje no Parlamento. No caso das mulheres indígenas, a situação é mais grave: o Congresso Nacional não conta com nenhum representante desse grupo da população”, concluíram os pesquisadores.

Os dados do levantamento serão divulgados hoje, em um encontro em Brasília, aberto ao público. Todas as informações foram reunidas em uma publicação que será distribuída gratuitamente no local. No período da tarde, representantes de diversas organizações sociais vão discutir como a sub-representação pode ser solucionada em uma Reforma Política mais completa do que as que vem sendo propostas no Congresso.

Portal Correio

Datafolha: sete de cada dez eleitores não têm voto para deputado


Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (19) mostra que 72% do eleitorado brasileiro ainda não decidiu em quem votar para deputado federal e 69% ainda não escolheram seu deputado estadual.

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 20% entre os mais jovens já escolheram em quem votar para deputado federal. A média é maior entre os com renda mensal familiar de 5 a 10 salários mínimos (36%) e acima de 10 salários (36%). Para deputado estadual, a média dos que escolheram seu candidato é maior entre os mais escolarizados (41%) e os mais ricos (45%).

G1

Herculano diz que já fez “corpo a corpo” em 90% de Itaporanga; candidato fará carreata neste sábado e visitará as cidades de Boa Ventura, Ibiara e Santana de Mangueira no domingo


O empresário itaporanguense Herculano Pereira, que concorre a uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba, divulgou nesta sexta-feira (19), por meio de sua assessoria, que já realizou visitas “corpo a corpo” em 90% da cidade de Itaporanga, além de percorrer também pelas 18 cidades do Vale do Piancó.

A peregrinação incansável de Herculano Pereira acontece desde que se iniciou o período eleitoral, e de lá pra cá ele visitou todas as cidades do Vale, além das regiões Sabugi, Agreste e Litoral, estando agora, reforçando os apoios recebidos.

(Candidato passa de casa em casa pedindo voto)

Neste sábado (20), o candidato estará pela manhã, visitando bairros da cidade de Itaporanga e pela tarde seguirá em carreata até a cidade de Conceição.

No domingo, Herculano visitará aliados nas cidades de Boa Ventura, Ibiara e Santana de Mangueira.

Assessoria

A gostosa Keira Scantonato nua, pelada; veja 15 fotos



Embelezado

Tratamentos caseiros para parar de roncar


O ronco é um ruído bastante conhecido por muitas pessoas, sendo incômodo para aqueles que sofrem dele e para quem dorme próximo a essas pessoas. Existem diferentes métodos para eliminar o ronco, tais como remédios e tiras nasais, mas você sabia que existem alimentos que ajudam a cessar os roncos? Confira a seguir alguns tratamentos caseiros para parar de roncar.

Remédios caseiros para cessar o ronco
Mel: Além de ser muito utilizado para aliviar os males que atingem a garganta, o mel também ajuda a evitar o ronco, devido à sua ação anti-inflamatória que liberará as vias aéreas.

Aloe: A aloe é uma ótima erva para tratar o ronco e outros problemas respiratórios. Prepare um chá com algumas folhas desta erva: basta deixar ferver por alguns minutos, coar e beber uma hora antes de dormir.

Cebola: A cebola também é muito boa para tratar o ronco e outras doenças respiratórias. Para aproveitar os benefícios proporcionados por este alimento, o indicado é preparar um chá com açúcar mascavo: coloque uma cebola em fatias por cada litro de água e deixe ferver por 15 minutos. Coe e, com a água ainda quente, coloque algumas colheres (de sopa) de açúcar mascavo a gosto. Beba essa mistura uma ou duas horas antes de dormir.
Leite de soja: Trocar o leite de vaca pelo leite de soja é indicado, pois os produtos lácteos são conhecidos por aumentar o muco na garganta e, consequentemente, provocar mais roncos.

Azeite de oliva: Graças à sua ação anti-inflamatória, o azeite de oliva ajuda no tratamento para parar de roncar. Além disso, é um ótimo óleo para a saúde, por possuir menor quantidade de gorduras saturadas e maior quantidade de gorduras insaturadas.

Chá de hortelã-pimenta: Este chá ajuda a eliminar o catarro.
Peixe: Segundo alguns estudos, a carne vermelha ou gorduras saturadas podem causar espasmos leves resultando em inflamação das vias nasais. Por isso, o indicado é comer mais carne branca ou peixe, especialmente atum.

Inspirações de vapor: Fazer inspirações de vapor faz com que a respiração através da via nasal seja livre e adequada. Antes de dormir, coloque uma panela de água para ferver, cubra a cabeça com uma toalha e inale profundamente o vapor. A adição de alguma erva estimulante do sistema respiratório, como o eucalipto, dá um resultado ainda melhor.

Outras dicas
O melhor jeito de evitar o ronco é mudar alguns hábitos. Fumar, tomar bebidas alcoólicas antes de dormir e estar acima do peso são algumas das causas mais comuns do ronco. Uma dica é dormir de lado, ao invés de para baixo ou de costas.

chá beneficios

Meu carro parou. O que pode ser?


Bateria descarregada, combustível adulterado. Conheça os principais motivos
por Marina Lopes

Você foi ligar o carro de manhã, deu a partida e nada. Ou pior. Estava no trânsito e ele foi falhando até parar de vez. O que fazer nessas horas? A melhor alternativa é acionar a seguradora, mas, antes disso, você pode checar as causas dessa pane. Para não correr o risco de ficar a pé, o mecânico Donizete Oliveira dá uma dica simples. “Sempre faça uma pequena revisão no posto para checar o nível de água, de óleo e de combustível. Com esses cuidados, dá para evitar muitas surpresas”.

Leia também:

Bateria
Esquecer farol, rádio ou luzes internas ligadas descarrega a bateria em pouco tempo e impede o carro de sair do lugar. Para tirar a dúvida, observe as luzes do painel. Se estiverem fracas, o problema é mesmo a bateria e você deve chamar o seguro para que eles tragam um auxiliar de partida (famoso cabo para chupeta). Contudo, Donizete alerta que se o carro já estiver apresentando dificuldade na partida por alguns dias, pode precisar de uma bateria nova e ao tentar recarregá-la, você corre o risco de ficar parada no trânsito.

Bomba de combustível

Combustíveis podem ser adulterados com substâncias como solventes ou resina de borracha, que em pouco tempo causam um belo estrago na bomba. “É comum chegar um carro na oficina com o bico injetor travado por causa de gasolina adulterada. Quando isso acontece, o carro começa a ratear, a dar soquinhos, e depois para de vez. Para eliminar esses resíduos, é preciso fazer uma limpeza completa no tanque”, explica. Veja algumas dicas para abastecer sem cair por golpes. 

Pane seca

As mulheres cuidadosas estão sempre de olho no nível de combustível, mas, segundo Donizete, panes secas são mais comuns do que imaginamos. “Muitas vezes o marcador de combustível está errado. Já vi vários carros pararem no meio da rua por falta de gasolina e o ponteiro indicar que ainda resta ¼ de tanque”, afirma.  Elas estão entre os sete hábitos que diminuem a vida útil de um carro. 

Superaquecimento

O motor do carro pode superaquecer por problemas na bomba de água ou nas mangueiras e tem um sinal bem característico: fumaça no capô. A primeira providência é encostar o carro em um local seguro. Tentar andar desse jeito pode trazer danos mais graves. Contudo, antes de o carro superaquecer, o ponteiro do termômetro dá um sinal de alerta, aproximando-se do vermelho. Aliás, você conhece o painel de controle do seu carro? Aproveite para descobrir oque quer dizer cada uma das luzes por trás do volante!

bolsa de mulher

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Da nova série do Boiga: "Tá tudo braiado!"

Blog do Tião

Justiça condena gestores que usaram ambulâncias em carreata no Sertão da PB


A Justiça Federal entendeu que houve a prática de improbidade administrativa no uso de ambulâncias da prefeitura de Pombal durante uma carreata na campanha eleitoral de 2010.

A ex-secretária de Saúde do município Luciana Linhares Melo foi punida com a suspensão dos direitos políticos por três anos, no pagamento de multa de quatro vezes o valor total da remuneração percebida à época dos fatos e na proibição de contratar com o poder público por três anos.

Também foi punido com as mesmas penalidades o ex- coordenador administrativo do Samu Pierre Luiz da Silva.

De acordo com a denúncia do Ministério Público Federal, na noite do dia 15 de setembro de 2010, os réus seguiam pelas ruas da cidade de Pombal em comboio formado com ambulâncias, numa espécie de carreata para fins eleitorais. Inclusive estariam durante todo o percurso com o giroflex e sirenes ligados, sendo acompanhados pro motocicletas que faziam um "buzinaço", atraindo a atenção dos moradores das ruas onde passavam. Ainda segundo o MPF, a ex-secretária de saúde estaria agitando uma bandeira na janela do veículo em que estava, sendo que os condutores da ambulância, dentre os quais o coordenador do Samu, ao perceberem a presença da Polícia Militar, tentaram se evadir do local, imprimindo maior velocidade aos veículos e desatendendo aos comandos de contenção externados pelos policiais. Somente após perseguição e várias tentativas de conter o comboio é que os policiais conseguiram parar as ambulâncias.

Em seu depoimento durante a instrução processual, a ex-secretária Luciana Linhares alegou que ela e um grupo, no qual incluía Pierre Luiz Da Silva Barbosa, haviam viajado para João Pessoa no dia anterior para buscar uma ambulância que estava em conserto e para pegar um veículo que haviam recebido do governo do Estado. Quando chegaram em Pombal, por volta das 23h, abasteceram as ambulâncias, e seguiram todos em direção ao Sibrasen, onde os veículos seriam guardados. Segundo ela, não houve qualquer carreata, inclusive buscaram percorrer um caminho alternativo por dentro da cidade para evitar que passassem por qualquer manifestação política. Afirmou ainda que não ouviu qualquer tipo de "buzinaço" e sequer viu as motos que seguiam o comboio, sendo que as sirenes apenas eram ligadas para passagens em cruzamentos, como medida de alerta para evitar possíveis acidentes.

Na sentença, a juíza Moniky Mayara Costa, da 8ª Vara Federal, destaca que os ex-gestores aproveitaram-se da situação (recebimento de ambulâncias para a população) para fazerem campanha de cunho eleitoral, conduta que deve ser ostensivamente repreendida, por contrariar os princípios basilares da administração pública, tais como a imparcialidade, legalidade e moralidade pública. "Com efeito, os réus, ao invés de cumprirem a missão constitucional de zelar pelo escorreito destino dos bens públicos, optaram por empregá-lo em fins eleitoreiros, o que demonstra flagrante ofensa ao princípio da impessoalidade, bem como o intuito manifesto de beneficiarem os candidatos da situação".

JPB

Visita ao Cristo Rei e missa na Matriz marcam aniversário de oito anos da morte de Padre Zé

Celebrações ocorreram nesta sexta-feira


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Foi ponto facultativo em Itaporanga nesta sexta-feira, 19, pelo aniversário de oito anos de morte do monsenhor José Sinfrônio de Assis Filho, o saudoso Padre Zé. Durante toda a manhã e tarde, a maior parte do comércio e alguns órgãos públicos funcionaram normalmente, mas as escolas das redes municipal e estadual, assim como a Universidade Aberta do Brasil (UAB), não abriram as portas no dia de hoje.

Pela manhã, alunos do Colégio Diocesano Dom João da Mata, educandário construído por Padre Zé e uma de suas principais obras, subiram à Serra do Recanto e visitaram o mausoléu onde estão sepultados os restos mortais do religioso, que fica abaixo da estátua do Cristo Rei, outra obra dele. À noite, houve a celebração de uma missa na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição pela alma do religioso.

Padre Zé faleceu em João Pessoa em 2006, aos 82 anos, vítima de câncer, e seu passamento deixou um vazio imenso no município. O cajazeirense, que chegou a Itaporanga no ano de 1955, foi uma das figuras mais importantes para o desenvolvimento local e regional, nos mais diversos setores, sobretudo no campo educacional.

Além do Colégio Diocesano Dom João da Mata e da estátua do Cristo Rei, Padre Zé criou a banda firlamônica Cônego Manoel Firmino; ampliou a igreja matriz; criou a Gráfica Vale do Piancó; e construiu a Casa do Menor São Domingos Sávio, entre outras obras e ações igualmente importantes. A atuação dele também foi significativa para a vinda da energia elétrica, do sinal de TV, da telefonia para a cidade, a construção do Hospital Distrital e o funcionamento do antigo Funrural. 

Foto (Marcos Oliveira): Padré Zé olha fixamente para o Cristo. Foi uma de suas últimas imagens vivo.

IBGE revela: Paraíba ainda tem mais de 650 mil analfabetos

Na apresentação dos dados por faixas de idade, o maior número de analfabetos está entre as pessoas com 60 anos ou mais. Os sexagenários sem leitura representam um contingente de 219 mil habitantes.

analfabetoO número de analfabetos na Paraíba ainda é bastante elevado, conforme revela os dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio), divulgada nesta quinta-feira (18), pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com o levantamento, o total de pessoas que não sabem ler e escrever no estado alcança 654 mil pessoas acima dos 5 anos de idade. Na faixa etária acima dos dez anos de idade o total de pessoas que não sabe como proceder para formar uma frase é de 559 mil.

Na apresentação dos dados por faixas de idade, o maior número de analfabetos está entre as pessoas com 60 anos ou mais. Os sexagenários sem leitura representam um contingente de 219 mil habitantes.

A quantidade dos que não sabem ler e escrever também é acentuada entre os que têm de 40 a 49 anos. Nesse intervalo são 109 mil analfabetos. Na sequência, a pesquisa mostra que 99 mil pessoas com idade entre 50 e 59 anos não são alfabetizadas.

Os dados ainda revelam que os analfabetos dos 30 aos 39 anos são 84 mil. Já 29 mil pertencem à faixa etária dos 20 aos 29 anos. Por fim, para completar os 559 mil analfabetos acima dos dez anos na Paraíba estão os jovens de 10 a 19 anos. Nesse intervalo são 19 mil pessoas sem nenhuma instrução.

Blog do Gordinho

Ex-prefeito Hercules Mangueira fará recepção aos seus candidatos neste sábado, em Diamante-PB


Com direito a comício relâmpago, o ex-prefeito, Hercules Mangueira (PMDB) da cidade de Diamante, fará recepção aos seus candidatos a deputado estadual e federal na tarde deste sábado (20).

De acordo com o peemedebista que segue com Vital do Rêgo, Zé Maranhão, Hugo Motta e Gervásio Maia, todos do PMDB, a recepção acontecerá a partir das 15h, e ele pretende percorrer em grande carreata por toda a cidade.

DiamanteOnline

Correios entregam panfletos de Dilma em SP sem registro de controle

Aonde vamos para com essa turma de Petralha, estão delaoidando o Brasil. Veja denuncia do Estadão em: http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,correios-entregam-panfletos-de-dilma-em-sp-sem-registro-de-controle,1562461

Cerca de 1,5 tonelada de maconha é apreendida em granja na Paraíba


Cerca de 1,5 tonelada de maconha foi apreendida na noite de quinta-feira (18) em uma granja no município de Cuité de Mamanguape, no Litoral Norte paraibano.

A operação, realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa, resultou ainda na prisão de duas pessoas.

No total, aproximadamente 1.580 kg de maconha prensada foram recolhidos pela polícia. Além da droga, dois veículos foram apreendidos.

Conforme informações repassadas pela Polícia Ciivl, o grupo envolvido era investigado há meses e somente na quinta-feira decidiram montar a operação. Segundo o delegado da DRE, Allan Murilo Terruel, a ação se deu após dois trabalhos de vigilância. "Localizamos o grupo, fizemos um trabalho de vigilância e nesse trabalho conseguimos localizar a granja. Após a identificação do local, montar uma nova vigilância e realizamos a apreensão e as prisões", comentou.

Ainda de acordo com a polícia, a suspeita é de que toda a droga apreendida fosse usada para abastecer pontos de venda de droga na Região Metropolitana de João Pessoa. Os tabletes de maconha estavam escondidos em 20 toneis, ainda de acordo com a polícia.

O material apreendidos e os suspeitos encontados com a drogas foram encaminhados para Central de Polícia, na capital paraibana. A apreensão ocorrida na grande de Cuité de Mamanguape é considera a maior já realizada isoladamente no estado da Paraíba, segundo a própria DRE.

G1

Criatura misteriosa aparece correndo atrás de bebê Veja o VIDEO


Esse vídeo anda circulando na internet nos últimos dias e acabou deixando muita gente de cabelo em pé. Ele foi gravado em Santa Fé, na Argentina, e mostra uma criança brincando tranquilamente quando, do nada, aparece um “monstrinho” correndo no fundo do vídeo. O mais curioso é que a mãe e a criança olham para o lado para tentar ver o que havia passado, mas não encontram mais.

Partido não pode transportar eleitores no dia da eleição


O Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) proíbe a instalação de seções eleitorais em fazendas, sítios ou qualquer propriedade rural privada, mesmo existindo no local prédio público.

Além disso, partidos políticos e candidatos são proibidos de fornecer alimentação e transporte a eleitores no dia do pleito, seja na cidade ou no campo.

No entanto, para não privar o eleitor que reside nessas localidades do exercício do voto no dia da eleição, a Lei nº 6.091/1974 – regulamentada pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 9.641 – passou a prever o fornecimento de transporte e alimentação a eleitores em zonas rurais.

Amanhã (20), 15 dias antes do pleito, é o prazo para que a Justiça Eleitoral requisite, dos órgãos da administração direta ou indireta da União, no âmbito de todos os entes federativos, funcionários e instalações destinados a este fim. Também é o último dia para que seja divulgado o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte dos votantes, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno de votação.

Segundo a Lei 9.091, art. 1º, “Os veículos e embarcações, devidamente abastecidos e tripulados, pertencentes à União, estados, territórios e municípios e suas respectivas autarquias e sociedades de economia mista, excluídos os de uso militar, ficarão à disposição da Justiça Eleitoral para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais, em dias de eleição”. Também não se incluem na regra “os veículos e embarcações em número justificadamente indispensável ao funcionamento de serviço público insusceptível de interrupção”.

JPB

Em Itaporanga, vereador queixa-se do gasto excessivo da Prefeitura com aluguel de carros

Queixa foi feita na tribuna da Câmara na sessão dessa quinta-feira


Por Redação da FolhaEm fala na tribuna da Câmara de Itaporanga na sessão dessa quinta-feira, 18, o vereador Ricardo Pinto queixou-se do excesso de gasto da Prefeitura com locação de carro e diárias.

Segundo o parlamentar mirim, somente no Gabinete do prefeito são três carros alugados a um custo mensal de 15 mil reais para os cofres municipais. O vereador argumentou que não há necessidade de tantos veículos no Gabinete e que o gasto é alto e desnecessário. “Não há pessoal nem demanda de serviço no Gabinete que justifiquem a locação de três carros”, comentou Ricardo.

De acordo ainda com o vereador, enquanto a Prefeitura desperdiça dinheiro com locação de veículos, a farmácia básica está desabastecida, ou seja, “sem muitos medicamentos essenciais à população, ruas sem calçamento e alunos sem farda”, conforme o parlamentar mirim, que se queixou também dos gastos com diárias pagas ao chefe do executivo. “Somente em maio deste ano, o prefeito recebeu mais de 3 mil e 200 reais de diárias para viagens em João Pessoa, e eu não sei para que essas viagens”, lamentou. 

Prefeituras paraibanas recebem R$ 18 mi nesta sexta-feir


O governo federal credita hoje, nas contas das 223 prefeituras da Paraíba, o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao 2º decêndio do mês de setembro.

O valor total é de R$ 18,7 milhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

O total de recursos do FPM transferidos de janeiro até esta sexta-feira aos prefeitos paraibanos chega a R$ 1,4 bilhão, o que representa um aumento de 11% em relação ao mesmo período de 2013.

As maiores fatias ficam com João Pessoa e Campina Grande.

A capital do Estado, administrada por Luciano Cartaxo (PT), está recebendo até R$ 183 milhões do Fundo de Participação dos Municípios, seguida pela Rainha da Borborema, do prefeito Romero Rodrigues (PSDB), R$ 45 milhões. Por sua vez, a prefeitura de Santa Rita embolsou este ano cerca de R$ 23 milhões, enquanto Patos recebeu R$ 20 milhões e Bayeux, cerca de R$ 18 milhões de janeiro até o repasse de hoje.

No acumulado do ano, incluindo a transferência desta sexta-feira, o prefeito de Sousa, André Gadelha, embolsou de FPM pouco mais de R$ 15 milhões. Por seu turno, as prefeituras de Cajazeiras, Cabedelo e Guarabira perceberam cerca de R$ 14 milhões, revela a Secretaria do Tesouro Nacional.

Já os 136 menores municípios da Paraíba, enquadrados no coeficiente 0.6 do FPM, já receberam- cada um - este ano R$ 3,8 milhões. Nesse grupo, estão Pedra Branca, Boa Vista, Aparecida, Baía da Traição, Cabaceiras, Cachoeira dos Índios, Cubati, Cuité de Mamanguape, Riachão, Prata e Serra da Raiz, entre outros.

CAUTELA
Para a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o crescimento real do FPM foi de apenas 5,1%, uma vez que a inflação dos 12 meses é de 5,9%. O presidente da CNM, Paulo Ziulkoski, recomenda aos gestores municipais que tenham cautela nas despesas, pois tradicionalmente até outubro o repasse do Fundo de Participação dos Municípios é menor.

JPB

Carreata e comício: prefeito Pedro recepcionará seus candidatos a deputado nesse sábado

Concentração ocorrerá a partir das 15h30 no centro da cidade

Por Redação da Folha - Uma grande festa política vai acontecer em Ibiara na tarde desse sábado, 20. O prefeito Pedro Feitoza vai recepcionar seus candidatos a deputado estadual e federal.

A concentração popular está prevista para acontecer a partir das 15h30 em frente à casa do gestor municipal, localizada no centro da cidade. É a oportunidade de Pedro Feitoza apresentar ao eleitorado ibiarense seus candidatos: ele está apoiando para deputado federal Hugo Motta e para estadual Jullys Roberto.

Os candidatos chegarão em carreata a Ibiara e, depois, vão participar de um comício relâmpago, onde apresentarão suas propostas de ação parlamentar para o município. A expectativa de Pedro é de garantir uma boa votação para seus candidatos em Ibiara, inclusive, ao seu candidato ao governo, Cássio Cunha Lima (PSDB). 

Nova pesquisa da Correio mostra crescimento 6 pontos percentuais de RC em relação a primeira após os registros


Pesquisa do Instituto Souza Lopes divulgada pelo Jornal Correio da Paraíba, nesta sexta-feira (19), mostra o tucano Cássio Cunha Lima, candidato da coligação ‘A Vontade do Povo’, com 44,9% das intenções de votos par ao Governo do Estado. Em relação à primeira pesquisa da empresa, Cássio caiu 1 ponto percentual.

O socialista Ricardo Coutinho (PSB), da coligação ‘A Força do Trabalho’, tem 35,1%, tendo um crescimento de 6 pontos percentuais também em relação a primeira pesquisa da empresa após os registros de candidatura.

A terceira colocação é do peemedebista Vital do Rêgo. O candidato da coligação ‘Renovação de Verdade’ somou 3,6% das intenções de votos e também caiu 1 ponto percentual. 

O Major Fábio, candidato do Pros, vem na quarta posição com 0,5% da preferência do eleitorado. Em quinto lugar é de Antônio Radical (PSTU) com 0,3%. Em seguida vem Tárcio Teixeira, com 0,1%. 5,3% dos eleitores disseram que votarão nulo; Já 10,2% não sabem ainda em quem votar. 

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) sob o número PB-0030/2014 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00689/2014. 

As consultas foram feitas entre os dias 15 e 18 deste mês. Foram ouvidos 1.500 eleitores de todas as faixas etárias, idades e classes sociais. 

A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos.

MaisPB com edição do DiamanteOnline