quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Até Logo Zé de Amâncio





PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

....................................................................................

Até Logo Zé de Amâncio

(Reynollds Augusto)

Todos têm uma rotina pessoal. E toda rotina é boa e ruim. Boa porque a repetição é uma forma de aprendizado, quando repetimos memorizamos, automatizamos, aprendemos. E ruim, pois ela pode nos trazer a sensação de mesmice. Vez por outra é bom sair da rotina, mudar o lugar por onde se anda, ver pessoas novas, viajar, fazer algo diferente, isso alimenta a alma.

Eu gosto de “varar” o meu sertão de moto, vendo as serras, o mato, a natureza bela, os poucos pássaros que restaram, as edificações rurais, a paisagem poética sertaneja, que apesar de ser “castigada” pela seca, fica deslumbrante guando a água cai e por menor que seja, há a transformação, o “milagre” das coisas de Deus. Sentir o vento forte acariciando a minha pele.


A minha função me permite isso, trabalhamos vendo paisagens, lugares, culturas pontuais, pessoas simples, de garra, sonhos e lutas. Trabalhamos exercendo outra função, aderente á nossa profissão, a de psicólogo. Entramos em contato com os dramas pessoais das pessoas, conversamos, incentivamos, apaziguamos , tentamos dar mais esperanças aos nossos irmãos.

De outra sorte somos condutores de boas notícias e esse é o único momento da beleza de ser Oficial de Justiça. Mas isso representa a vida, de altos e baixos. É como disse o meu amigo o espírito “Um Amigo Poeta”, que nos trouxe o poema “Gangorra da vida”, recebido por minha amiga do coração Aurelúcia, lá de Catingueira, que a vida é feita de altos e baixos. Esse é o mecanismo de aprendizagem desse nosso planeta moralmente atrasado. Morada de feras.

E interessante é que tudo parece seco, mórbido, cinza, até que a primeira chuva cai e por menor que seja Deus pinta o sertão de verde. Um verde especial.

Jesus, vez por outra fazia isso. Reunia os amigos para se confraternizar, foi a muitos casamentos, festas, se divertiu. A tradição sempre apresenta o mestre como uma pessoa sisuda, grave, para dar ares de seriedade, mas ele sempre foi alegre, festivo, contente, feliz. Quem ensinava viver, não poderia ser sem vida.

A minha rotina é simples, trabalhar, estudar e me espiritualizar. Nessa ordem. Se bem que uma coisa está inteiramente ligada à outra e todas, na verdade, importa o trabalho, uma das leis da vida, que promove o progresso.

Depois da minha rotina diária termino os meus dias com chave de ouro. Concluo as atividades gravando o programa “MÚSICA E MENSAGEM, RAZÃO E SENTIMENTO, NA VIDA EM MOVIMENTO”. O amigo pode acompanhar pela Net, sempre ás 17 horas. E ele nunca está preparado, de verdade, indo por conta da intuição. Como o de ontem.




Depois de que retornei das diligências diárias, movimentando a jurisdição em nossa comarca, fui informado por minha esposa que o pai do meu colega “Dodá” havia desencarnado e quebrei a rotina. Antes de gravar dei uma passadinha no velório do seu Pai sempre amoroso, que deixou o corpo doente. Abracei o meu amigo e disse a ele que a morte é um até logo. Estava ensimesmado, mas calmo. Isso é consequência da sua religião,equilibrada. Ele sabe disso, também.

Ele, como o pai, são evangélicos da Igreja Batista. E fiquei emocionado com as palavras do pastor, que disse de maneira diferente, mas com o mesmo sentido, o que estudamos da Casa Espírita. Um belo culto em frente a sua morada, o “templo da família”.Os cânticos, muito sensíveis, tratando da verdadeira vida.

A vida segue, somos imortais. Deus não nos criaria para morte, senão ela seria a maior das “pegadinhas”.

Até logo grande “Zé de Amâncio”. Pai de Família exemplar, homem de bem, que criou a sua prole dentro dos preceitos cristãos. O reencontro é certo, pois a vida não se acaba , jamais

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Concerto da Orquestra Sinfônica da UFPB Metais com a big band Rubacão Jazz


A Orquestra Sinfônica da UFPB se apresenta, nesta sexta-feira, 12 de setembro, em forma de big band e sob a regência do Maestro Chiquito. O concerto será realizado na Sala Radegundis Feitosa, às 20h00, na UFPB, localizada ao lado do portão central, com entrada franqueada ao público em geral.

Neste concerto, a OSUFPB Metais será especialmente formada por integrantes da Rubacão Jazz, um projeto de extensão universitária sob a liderança do maestro Alexandre Magno, envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música da UFPB.


Concerto da OSUFPB Metais será com
a big band RUBACÃO JAZZ
Sala Radegundis Feitosa
(ao lado do portão principal da UFPB - Campus I)
dia 12 de setembro (sexta-feira)
às 20:00 horas
Regência: Maestro Chiquito
Solista convidado: Helinho Medeiros (acordeon)
Entrada franca

Obs: É recomendável chegar pelo menos meia hora antes do concerto, pois o maestro fala sobre o repertório vinte minutos antes de seu início.


REPERTÓRIO:

01-EL MANISERO.........................Moisés Simons
Arranjo:  Chiquito
02-CHORINHO PRA ELE............Hermeto Pascoal
Arranjo: Chiquito
03-VALENTINA-519................................Chiquito
Orquestração do Autor
04-JACKSOLÂNDIA.......................Vários Autores
Arranjo: Chiquito
05-PRINCESINHA NO CHORO.......Dominguinhos
Arranjo: Chiquito
06- JÁ DE SAÍDA.............................João Linhares
Arr. Chiquito
07-RA-RADEGA......................................Chiquito
Orquestração do Autor
08-FANTASIA SIVUQUIANA...Sivuca e Parceiros
Arranjo: Chiquito

---------------------------------------------------------------------------------------------------


Concerto da OSUFPB Metais será
em forma de BIG BAND nesta sexta-feira

Depois de duas semanas de recesso universitário, os concertos da OSUFPB voltam a acontecer nesta sexta-feira, 12 de setembro. Desta vez será a OSUFPB Metais, que se apresentará em forma de Big Band. Como ocorre toda semana, o concerto será realizado na Sala Radegundis Feitosa, às 20 horas, no Campus I da UFPB, ao lado do portão central da instituição, com entrada franqueada ao público em geral.

Neste concerto, a OSUFPB Metais será especialmente formada por integrantes da Rubacão Jazz, um projeto de extensão universitária sob a liderança do Maestro Alexandre Magno, envolvendo alunos dos cursos de Bacharelado e de Licenciatura em Música da UFPB nas áreas de trompete, trombone, saxofone, guitarra, piano, baixo, bateria e percussão. Com histórico diretamente ligado a big band, ao Jazz e suas vertentes, o Maestro Alexandre Magno explora, em seu projeto, linguagens que envolvem ritmos brasileiros (samba, bossa nova, choro, frevo, maracatú, caboclinho), com o intuito de promover interação entre o mundo acadêmico e músicos das comunidades locais e regionais.

A regência ficará sob a batuta do maestro Chiquito, bacharel em trompete pela UFPB e fundador da longeva big band paraibana Metalúrgica Filipéia. No repertório serão contemplados clássicos que se eternizaram através de grandes orquestras, como “El Manisero” (Moisés Simons) e outras músicas de ritmos variados, prevalecendo a obra de compositores brasileiros como Dominguinhos, Hermeto Pascoal e Sivuca. Também serão contemplados no repertório o compositor paraibano João Linhares e o próprio maestro Chiquito, que assina duas músicas. O concerto terá também a participação especial de Helinho Medeiros, professor do curso seqüencial de música do DEMUS/UFPB.

Até o final do ano serão treze concertos da OSUFPB e seus segmentos, somando um total de vinte e sete apresentações em 2014, sempre às sextas-feiras, 20h, na Sala Radegundis Feitosa (CCTA-UFPB). Este é um trabalho do LAMUSI (Laboratório de Música Aplicada da UFPB) em parceria com os Departamentos de Música e de Educação Musical da instituição. Na coordenação do LAMUSI está o Prof. Heleno Feitosa 'Costinha'. A OSUFPB tem coordenação da Profa. Luceni Caetano. O Regente Titular é o Maestro Marcos Arakaki.
Convém lembrar que é recomendável chegar pelo menos meia hora antes das oito da noite, já que o maestro faz pequena explanação sobre o repertório para o público presente vinte minutos antes do início do concerto. Ademais, é bom garantir um bom lugar para apreciar esta excelente programação oferecida gratuitamente para o público apreciador de boa música.


O REGENTE CONVIDADO

Francisco Fernandes Filho, o maestro CHIQUITO, nasceu em Santa Luzia, interior da Paraíba, iniciando-se logo cedo na música através de participações em eventos onde prevaleciam manifestações culturais nordestinas. Em sua trajetória de mais de trinta anos, integrou desde o Coco de Roda de Mané de Bia  até a Orquestra Sinfônica da Paraíba, passando ainda por orquestras de frevo, bandas de baile, grupos de dança, orquestra sanfônica, charangas, Ala-ursas, escolas de samba, grupos de forró, etc.
Aprendeu as primeiras notas musicais na Banda de Música 23 de maio, em sua cidade natal, com o maestro Ernani da Veiga Pessoa. Bacharelou-se em trompete pela UFPB com o professor Gerard Hostein.
Fundou e participou da fundação de vários grupos na Paraíba: Orquestra Matalúrgica Filipéia, Clã Brasil, Orquestra PB-Jazz, Orquestra Sanfônica do Cariri, Orquestra Toque de Vida, Charanga Baraúna, Conjunto Os Gênios, entre outros.

Rubacão Jazz

A Rubacão Jazz, criada em 2013, é um projeto de extensão da UFPB, coordenado pelo profesor Alexandre Magno, do Departamento de Música - DEMUS. O grupo tem formação de Big Band (orquestra de origem americana contendo trompetes, trombones, saxofones, guitarra, piano, baixo, bateria e instrumentos de percussão). A Rubacão Jazz toca ritmos que variam do Jazz ao Frevo.
Em 2014, a big band realizou a abertura da segunda temporada da OSUFPB, em 9 de Maio, tocando ainda na comemoração dos 90 anos da escola de Agronomia da UFPB, Campus Bananeiras/PB, entre outros. O grupo está programado para participar da abertura e encerramento do Festival de Música de Dourados, MS no próximo mês de Outubro.
O professor Alexandre Magno, fundador da Rubacão Jazz,  tem participado como performer em big bands no Brasil e Estados Unidos. Como diretor musical, foi fundador da Banda Pequi, um projeto de extensão da UFG, já em seu 14º ano de existência.


ORQUESTRA RUBACÃO JAZ

Direção Musical:
Alexandre Magno

Convidados Especiais:
Maestro Chiquito
Professor Helinho do Acordeon (Solista Convidado) 

MÚSICOS:
Trompetes
Emannuel de Souza Matos
Emanoel Lima
Geimison Bronzeado
Adriano dos Santos
Eudes Nascimento

Trombones
Daniel Silva
Auciram Roque
Rogério Vicente
Lucas Blatt
Erivaldo Silva (Baixo)
Delfino Júnior (Baixo)

Saxofones
Isaac Santos (Alto/Flauta)
Cesar Naves (Alto)
Igor de Tarso (Alto)
Murilo Apolinário (Tenor)
Danielly Dantas (Tenor)
Mariana Duarte (Tenor)
Marcos Silva (Baritono)

Base
Guitarra – Gabriel Moraes
Baixo – David Martins/Tatiana
Baixo Acustico/Eletrico -- Thatiana Gomes
Piano - Thiago Sales
Bateria/Percussão - Sérgio Soares & Adriano Gomes

Um ano sem Nizinha



O tempo e pouco, mas a saudade é imensa. Vitima de ELA, despedia-se da vida Ozani Paiva Crizanto. Saudades!


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Prefeito Audiberg Alves Participa De Desfile Cívico


Em comemoração aos 192 anos de Independência do Brasil, a Prefeitura de Itaporanga, através da Secretaria Municipal da Educação, realizou o tradicional desfile cívico das escolas da rede municipal de ensino.

O desfile cívico que marca o 7 de setembro foi realizado na tarde deste domingo (7) e foi marcado por muita organização e a presença dos alunos das escolas municipais, privadas, clubes de serviços, fanfarras e servidores municipais. O prefeitoAudiberg Alves acompanhado dos secretários municipais, vereadores, entre outras lideranças, prestigiou todo o evento.


Para a secretária da Educação, Josilene Gonçalves de Brito, o desfile de comemoração do dia 7 de Setembro em homenagem a Independência do Brasil mostra a força dos brasileiros em lutar sempre por um País cada vez melhor, compromissado com o desenvolvimento de seu povo, mais fraterno e conciliador entre as instituições, “a organização do desfile cívico em Itaporanga mostra o quanto temos orgulho de sermos brasileiros e de sermos itaporanguenses. Viemos aqui não apenas para comemorar a nossa independência de Portugal, mas também para mostrar o quanto nos orgulhamos em sermos brasileiros, e a nossa disposição em lutarcada vez mais por um Brasil melhor”, concluiu a secretária.


Um apropriado espetáculo de cores, coreografia, irreverência e principalmente amor a pátria, foi o sentimento deixado por parte dos envolvidos neste ato cívico em comemoração a independência do Brasil.

O prefeito Audiberg Alves recepcionou as autoridades que estiveram prestigiando o grandioso eventoao lado da primeira dama Naura Ney.


Ascom

Cássio visitará 5 cidades do Vale na próxima terça e encerra com comício em Itaporanga

Comício está programado para as 8h30


Por Redação da Folha O candidato a governador Cássio Cunha Lima (PSDB) estará de volta ao Vale e vai peregrinar por várias cidades regionais na próxima terça-feira, 16. Ele chega à tarde em Itaporanga e percorrer vários municípios antes de voltar à cidade para o comício de encerramento da maratona eleitoral na região.

Cássio visitará São José de Caiana, Serra Grande, Igaracy, Aguiar e também Pedra Branca. Em cada uma dessas cidades, ele falará na companhia das lideranças locais, mas o grande comício será em Itaporanga.

O evento está programado para às 8h30 e o palanque será armado na Avenida Getúlio Vargas. Da última vez que passou por Itaporanga, Cássio não pode fazer comício por embargo da Justiça Eleitoral, que não foi comunicada com, ao menos, 48 horas de antecedência do evento. 

Partidos e candidatos podem pagar multas de R$ 50 mil se não informarem sobre carreatas, no Sertão


A juíza e a promotora eleitoral da 31ª Zona, com sede em Pombal-PB, e que abrange os municípios de Paulista, São Domingos, São Bentinho, Cajazeirinhas e Lagoa, Isabelle Braga Guimarães de Melo e Ana Grazielle Araújo Batista de Oliveira, se reuniram ontem (9) com representantes locais de Partidos e Coligações participantes das Eleições 2014.

De acordo com as informações, a reunião serviu para discutir temas relativos ao processo eleitoral, sobretudo no que se refere a propaganda eleitoral e condutas vedadas no pleito.

O evento contou com a participação de representantes do PT, PSDB, PMDB, PSC e das Coligações A Força do Trabalho e A Vontade do Povo.

A Juíza Eleitoral esclareceu sobre a propaganda em imóveis e veículos, inclusive trazendo ao conhecimento dos presentes recentes decisões do TRE-PB sobre as matérias, seja no entendimento de propaganda irregular em bem particular de placas de propaganda eleitoral justapostas em bens imóveis, causando o efeito visual de outdoor, seja no envelopamento de veículos, configurando a irregularidade de ultrapassagem do limite legal de 4 metros quadrados.

Já a Promotora Eleitoral falou sobre a observância de cinco dias de antecedência para informar à respectiva autoridade sobre realizações de carreatas, com informações detalhadas do percurso, horários de início e encerramento, sob pena de aplicação de multa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais). Por fim, os participantes indagaram às autoridades eleitorais sobre carros de som e fogos de artifício, tendo sido esclarecido por ambas que os abusos serão coibidos, não sendo descartado a possibilidade de edição de portaria para disciplinar o uso.

A Juíza Eleitoral também esclareceu que a intenção da Justiça Eleitoral não seria coibir o ato de propaganda eleitoral, mas apenas os abusos que estejam em desacordo com a legislação, pois a intenção última do Juízo Eleitoral é garantir um pleito sadio, com demonstração de cidadania e participação popular na escolha de seus representantes.

Portal Correio

Candidatas Ao Miss Bumbum 2014 Pedem Votos Em Aeroporto


Três candidatas do concurso Miss Bumbum 2014 aproveitaram a manhã desta terça-feira (9) para fazer campanha e pedir votos no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

De biquínis fio-dental, as beldades atraíram os olhares de quem passava pelo saguão.

MSN

Seca coloca os 18 municípios do Vale do Piancó em situação de emergência, diz Integração Nacional


Cento e noventa e sete municípios da Paraíba, entre eles os 18 que compõe o Vale do Piancó, estão em situação de emergência devido aos problemas ocasionados pela seca, de acordo com avaliação do Ministério da Integração Nacional.

O estado é o segundo da Região Nordeste com maior número de ocorrências, perdendo apenas para o Piauí, que tem 202 municípios em situação crítica.

O relatório da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil tem como objetivo o reconhecimento de áreas que se encontram em situações de emergência ou estado de calamidade pública.

O Ministério da Integração analisou 197 municípios paraibanos e considerou que todos eles estão em situação de emergência. Relatório divulgado pelo órgão aponta a falta de chuvas como elemento motivador dos problemas detectados no estado. O estudo foi realizado entre janeiro e junho deste ano.

Em todo o Nordeste, foram mais de mil municípios considerados em situação de emergência. O estado com maior número de ocorrências é o Piauí: 202 municípios reconhecidos. Em segundo lugar vem a Paraíba, seguida por Pernambuco, que registrou 190 casos. O Ceará aparece na quarta colocação, com 169 municípios prejudicados; logo em seguida o Rio Grande do Norte, com 160. A Bahia ocupa a sexta posição, com 159 municípios em emergência. Alagoas, Sergipe e Maranhão têm, respectivamente, 43, 17 e 14 municípios prejudicados pela estiagem.

Em estados de outras regiões, a situação crítica foi provocada por inundações, deslizamentos, chuvas intensas, enxurradas, erosões, alagamentos, vendavais e tornados.

Somente não foram divulgados os resultados obtidos Amapá, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Roraima e Tocantins.

Assessoria

Desfile do GICI


O ativista cultural e abnegado trabalhador na cultura, tirando das ruas  e das drogas milhares de jovens itaporanguense, mostrou seu trabalho na avenida e arrancou dos presentes muitas palmas.


O Grupo de Incentivo a Cultura, foi reconhecido de utilidade pública, pela Câmara Municipal, na seção do dia 04 deste mês, Lei esta que visa facilitar o árduo trabalho do grupo.



De parabéns está o GICI, de parabéns está o seu Idealizador Odilon Fernandes e principalmente toda a comunidade itaporanguense! A luta inglória travada por esse bravo e multifacetado artista, finalmente começa, devagarzinho, a dar frutos.

Odilon ainda abrilhantou o desfile como coreógrafo e bailarino do Colégio Monteriro Lobato, onde é responsável pelo trabalho artístico.


Homem preso pela PM de Piancó não foi autuado em flagrante, e delegado explica

Conforme a autoridade policial, não houve elementos para a autuação em flagrante


Por Redação da Folha - O piancoense Lucieudo Ferreira de Sousa, de 38 anos, preso em sua própria residência por policiais militares na noite da última segunda-feira, 8, por um suposto disparo em via pública, foi liberado imediatamente pelo delegado Roberto Barros, porque, segundo a autoridade policial, não houve flagrante.

O caso foi no bairro Santo Antônio, onde o acusado reside. Segundo o que relatou a Polícia Militar, o homem teria atirado duas vezes em um bar do bairro e, depois, corrido para casa, que foi cercada pelos policias e o acusado terminou preso, mas a arma não foi encontrada, apesar da residência e o homem terem sido revistados, o que impossibilitou o flagrante, conforme o delegado, a quem somente compete decidir sobre a autuação ou não de qualquer conduzido. “Não havia elementos para a autuação em flagrante do conduzido e, assim, só nos restou obedecer a lei e liberar o homem devido à ilegalidade da prisão”, argumentou dr. Roberto.

Conforme ainda o delegado, outro problema é que a polícia não tinha mandado judicial para invadir a residência, que, segundo ele, ficou bastante danificada, e o pior é que as crianças, filhas do homem, que estavam dentro de casa, ficaram traumatizadas e vão precisar de acompanhamento psicológico, de acordo com Roberto Barros. “Eu já solicitei ao Conselho Tutelar o encaminhamento das crianças para tratamento psicológico, e, inclusive, a família está dormindo em outro local porque o casebre onde vivia ficou destruído”, comentou o delegado durante contato com a Folhadovale-online.

Marina Silva visita a Paraíba novamente neste sábado

A candidata a presidente da República Marina Silva (PSB) estará novamente na Paraíba neste sábado (13).

De acordo o presidente do PSB na Paraíba, Edvaldo Rosas, a agenda da presidenciável, na capital paraibana, foi confirmada pela coordenação de sua campanha nesta quarta-feira (10).

A programação detalhada da visita de Marina Silva será definida em reunião da coordenação estadual em conjunto a coordenação nacional, para divulgação prévia. 

Segundo Edvaldo Rosas será realizado um esforço para reunir toda a militância e candidatos dos partidos que estão nacionalmente coligados com Marina (PSB, PHS, PRP, PPS, PPL e PSL), a Rede Sustentabilidade, além da sociedade paraibana, para participar da recepção à presidenciável e da programação que ela irá cumprir ao lado do governador Ricardo Coutinho em solo paraibano.

Portal Correio

Escolas Municipais


Este ano as escolas do município não mediram esforços para tentar resgatar a nossa tão tênue e combalida história, também homenagearam aos itaporanguenses que contribuíram para o seu desenvolvimento nestes quase 150 anos de instalação do município, sem esquecerem de louvar nossos grandes artistas.


Da música o cordel, passando pela nossa farta literatura, foram homenageados os nosso mais destacados artistas, terminando por louvar o FICA, ponto de encontro dos artistas itaporanguenses, que por intermédio de Paulo Rainério Brasilino, criou em novembro de 2011, o Festival Itaporanguense de Cultura e Arte.


Parabéns pelo emocionante e belo desfile e também pelo resgate e a valorização de nossa cultura!