sábado, 30 de agosto de 2014

Imagem do Dia: uma criança; um velho; e um azul e branco a se perder de vista

Paisagens de uma tarde qualquer


Por Sousa Neto/Folha do Vale Final do dia dessa quinta-feira, 28, na Avenida Padre Lourenço, em Itaporanga. Agarrada a uma boneca desnuda, a menina corre ao futuro, enquanto um idoso, sentado solitariamente, tem olhos que se agarram ao passado. A passos lentos e cadenciados, estudantes enfrentam as ladeiras da vida em busca de seus horizontes. De longe, o Cristo parece pequeno e inalcançável para todos, embora de braços abertos.

Itaporanga e mais 9 municípios ganham habitantes e população do Vale se aproxima de 160 mil

Números são baseados na nova estimativa populacional apresentada pelo IBGE


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - O Vale registrou crescimento populacional de 0,03% no último ano, conforme apurou a Folhadovale-online com base na nova estimativa populacional divulgada nessa quarta-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De 1º de julho de 2013 a 1º de julho deste ano, a região ganhou 54 novos moradores, e sua população atual é de 157.114 habitantes. O crescimento só não foi maior porque dez municípios reduziram moradores, enquanto Itaporanga e outros nove tiveram aumento populacional.

O crescimento regional não foi tão significativo se comparado ao registrado em 2013 em relação ao ano anterior, quando a população cresceu 1,5%. E isso ocorreu, principalmente, porque alguns municípios voltaram a perder habitantes. Enquanto que, em 2013, Boa Ventura e Olho D’água foram os únicos que reduziram moradores, este ano, além deles, que tiveram as maiores quedas, outros oito reduziram seu contingente populacional.

A redução de Olho D´água foi de 74 pessoas, enquanto que a de Boa Ventura chegou a 68. Também perderam moradores os municípios de Santana dos Garrotes (-49); Santana de Mangueira (-35); Nova Olinda (-30); Ibiara (-27); Diamante (-23); Igaracy (-10); Aguiar (-6); e Curral Velho (-3).

Pelo outro lado, os outros dez municípios regionais apresentaram crescimento populacional, o que contribuiu também para a região não ter registrado queda em seu contingente geral. O destaque, mais uma vez, foi Itaporanga, que ganhou 189 moradores e sua população passou para 24.317 residentes, se mantendo como o município mais populoso da região.

O segundo aumento absoluto de moradores no período foi de Piancó: o crescimento foi de 59 pessoas, e o município se manteve como terceiro mais populoso do Vale, agora com 15.929 pessoas. O segundo mais habitado do Vale é Conceição, que ganhou 47 pessoas e passou para 18.816 habitantes. Já Coremas, o quarto mais populoso, igualmente teve aumento: foram apenas nove, e sua população cravou em 15.400 pessoas.

Também continuaram ganhando habitantes os municípios de São José de Caiana (+27); Emas (+24); Serra Grande (+12); Catingueira (+7); e Pedra Branca (+4). O município de Santa Inês, que no ano passado manteve sua população em relação a 2012, este ano ganhou um morador.

Apesar de pertencerem à Região Metropolitana de Patos, a Folha contabilizou a população de Catingueira e Emas ao contingente populacional vale-piancoense por terem ainda alguma relação institucional com o Vale e também serem municípios que integram a bacia hidrográfica regional.

Representação dos quatro maiores municípios regionais – A população conjunta de Itaporanga, Conceição, Piancó e Coremas chegou a 74.462 pessoas e representa 47,3% da totalidade dos habitantes do Vale. Em 2013 era de 47,2%.

Novo ranking populacional do Vale - Segundo a estimativa do IBGE para 2014, a população de cada um dos 20 municípios do Vale, em ordem decrescente, é a seguinte: Itaporanga 24.317 habitantes; Conceição 18.816; Piancó 15.929; Coremas 15.400; Santana dos Garrotes 7.160; Olho D’água 6.716; Diamante 6.613; Igaracy 6.200; São José de Caiana 6.206; Nova Olinda 6.028; Ibiara 6.000; Boa Ventura 5.540; Aguiar 5.580; Santana Mangueira 5.257; Catingueira 4.912; Pedra Branca 3.791; Santa Inês 3.593; Emas 3.463; Serra Grande 3.067 e Curral Velho 2.526.

Números nacionais e estaduais – De acordo com a estimativa 2014, o Brasil possui, atualmente, 202.768.562, um crescimento de 0,86% em relação ao ano passado. O estado de São Paulo continua sendo o mais populoso do país: são 44.035.304 pessoas. Já o município de São Paulo possui 11,9 milhões de habitantes, também o maior em população.

Em relação à estimativa anterior, a Paraíba cresceu 0,75% e sua nova população é de 3.943.885. O estado é o 13º mais populoso do país e o 5º do Nordeste. João Pessoa continua sendo o município mais habitado do estado com 780.738 pessoas. Em Seguida, vem Campina Grande com 402.912. No Sertão, o mais populoso é Patos: sua população atual é de 105.531 habitantes, o quarto maior contingente paraibano. Santa Rita é o terceiro mais populoso, com 133.927 moradores.

Conjugação de Deus


POESIAS DO ALTO
“UM AMIGO POETA”
TEMA: A BUSCA DE DEUS
“Conjugação de Deus”
..........................................................

Na Conjugação do Pai,
Viemos com o verbo nascer.
E todo aquele que se vai,
Conjuga o verbo morrer.

Quem conjuga o verbo ter,
Sem saber o verbo amar,
Nunca saberá o ser,
Nem o verbo perdoar.

Quem conjuga o verbo sofrer,
E o faz com sabedoria,
Provavelmente vai ter,
No “céu” muita alegria.

Quem conjuga o verbo errar,
Não quer o verbo aprender,
Terá o verbo voltar,
Anexo ao verbo nascer.

Quem conjuga a perfeição,
Esse ao Cristo verá,
Pôs fim a sua missão,
Não precisará mais reencarnar.

* Poema recebido em reunião espírita no Centro Espírita Jesus Nazaré de Catingueira.Pb, pela médium AURELÚCIA GOMES.

Zona rural do Vale perigosa: vejam o que ocorreu em Itaporanga e Conceição nos últimos dias

Assalto e tentativa de estupro


Por Redação da Folha No sítio Tabuleiro, município de Itaporanga, um comerciante de 53 anos, morador da Rua Crizanto Pereira, foi assaltado no último dia 24, quando passava em seu carro por uma estrada vicinal. Segundo ele, dois homens armados e de capacete interceptaram o veículo e o assaltaram.

Os criminosos levaram cerca de 400 reais da vítima. A PM foi acionada e fez diligências nas imediações, mas não conseguiu localizar a dupla. Um relatório do caso foi encaminhado à delegacia de Itaporanga.

Já no sítio Retiro, município de Conceição, uma estudante de 14 anos foi atacada por um homem encapuzado na noite do último dia 27. A jovem voltava da escola e caminhava em direção à sua residência, que fica a cerca de 1 quilômetro do local onde o ônibus escolar deixa os estudantes.

Segundo informações policiais, o homem agarrou a jovem pelos cabelos e a tentou levar para as margens da estrada. Um adolescente que acompanhava a vítima correu em busca de socorro, e a estudante reagiu à tentativa de estupro, lutando contra o agressor, que fugiu, temendo a chegada de alguém.

Policiais e moradores da localidade fizeram diligências na área onde ocorreu o fato, mas não encontraram pistas do acusado. Mais do que as feridas deixadas pela briga que travou contra o homem para se livrar da violência sexual, o trauma e todo o terror que sofreu dificilmente serão superados pela jovem.

Quase um século!


Zé Barros, a família e os amigos acharam uma bela forma de comemora seus 93 anos de longevidade e lucidez, com a celebração de uma missa, eles agradecem a Deus esse grande feito; a celebração solene será neste 30 de agosto, às 19h00, na Igreja Nossa Senhora da Conceição, em Itaporanga.

Zé Barros passou boa parte de sua vida retratando seus conterrâneos de Itaporanga e do Vale do Piancó e foi com este ofício, que conseguiu formar rodos os filho que formam uma grande prole e hoje vivem, a maioria dele, na capital paraibana.

Parabéns e muitos mais anos de vida, que estejas em plena forma no seu centenário. São os sinceros votos de um dos seus inúmeros pupilos. 

Paulo Rainério Brasilino


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Vice-prefeita de Serra Grande se une à oposição no apoio à reeleição de Ricardo

Oposição se fortifica e luta para dar vitória ao governador no município


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A vice-prefeita de Serra Grande, Maria Eliane Martins (PTB), e outras lideranças da situação se uniram à oposição do município, liderada por Eliana Nunes, e estão apoiando a candidatura à reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). A decisão de marchar com o governador ocorreu ainda no mês passado, quando assessores de Coutinho estiveram no município e fecharam o apoio.

Com a decisão, a vice-prefeita e o prefeito estão em palanques opostos nessas eleições, já que Jayro Halley decidiu apoiar a candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB), o que pegou muita gente de surpresa no município. Os governistas esperavam o apoio natural de Jayro a Ricardo por ele ser do mesmo partido do governador e pelas obras realizadas por Coutinho no município.

Agora parte da situação se uniu à oposição e luta pela vitória de Ricardo Coutinho no município, que será o reconhecimento pelo grande trabalho que ele realizou em Serra Grande, segundo a cirurgiã-dentista Eliana Nunes. Ela disputou a Prefeitura em 2012 pelo PPS e ficou em segundo lugar no pleito com 38,43% dos votos válidos, se notabilizando como a principal liderança política da oposição local.

Conforme Eliana, Ricardo realizou um desejo antigo da população serra-grandense, que foi o asfaltamento da estrada que liga a cidade a Itaporanga, além de outras obras, como a reforma da escola Francisco Vidal de Moura, e doou também uma ambulância para servir à população local. Essas realizações do governador deverão merecer, conforme ela, o reconhecimento do povo de Serra Grande nas urnas. 

Foto: oposição unida e forte.

Embate entre oposição e situação marcou reunião dessa quinta da Câmara de Itaporanga

Projeto de lei e requerimentos também foram votados


Por Redação da Folha – Na reunião dessa quinta-feira, 28, a Câmara Municipal de Itaporanga, presidida pelo vereador Jacklino Porcino, aprovou um projeto de lei do executivo adequando o salário dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias ao novo piso nacional, instituído em junho deste ano pelo Governo Federal depois de aprovado para o Congresso Nacional.

Os profissionais lotaram a Câmara Municipal para acompanhar a votação e viram com satisfação o projeto ser aprovado por unanimidade. Também foi aprovado por unanimidade um requerimento do vereador Neném de Adailton, que solicitou da Prefeitura a construção de um parque de esporte, lazer e cultura na cidade como meio de dotar Itaporanga de um espaço público adequado para atividades físicas e recreativas.

O legislativo também aprovou um requerimento do vereador Ivanilto Palmeira, pedindo seu afastamento da Câmara por 120 dias. O seu lugar será ocupado pelo suplente Judivan Custódio, que deverá ser empossado na próxima sessão.

Mas o que marcou a reunião mesmo foi o embate entre situação e oposição. O vereador Ivanilto Palmeira abriu o debate criticando o prefeito, que ilude e falta com a verdade à população, segundo ele, ao anunciar obras que não vai realizar, utilizando-se de um programa semanal de rádio, custeado pelos cofres públicos, para enganar as pessoas.

O parlamentar mirim também relembrou dois fatos tristes para sua vida: a morte do amigo Robério, que completa 5 anos neste dia 29, e o primeiro ano da eleição antecipada da Câmara Municipal, marcada pelo seu rompimento com o prefeito. O vereador lembrou que foi tachado de traidor pelo gestor municipal, mas, na verdade, segundo Ivanilto, foi o prefeito que interferiu indevidamente no processo eleitoral do legislativo, provocando polêmicas e desentendimento entre os vereadores.

Já o vereador Hélio do Bar, que é aliado da situação, disse que alguns vereadores se excedem e exageram nas críticas ao prefeito e argumentou que a atual gestão vem trabalhando bem e destacou também as qualidades pessoais e de homem público do gestor.

Conforme Hélio, a atual gestão concluiu obras importantes, a exemplo da creche do conjunto Chagas Soares, da Escola Modelo, da Praça Balduino de Carvalho, resolveu o problema do lixão e assinou a ordem de serviço do matadouro público. “Disse ao povo na campanha que o prefeito seria o melhor de Itaporanga e continuo acreditando nisso”, disse Hélio.

Mas ele foi contestado pelo vereador Ricardo Pinto, que argumentou que todas as obras citadas por Hélio foram deixadas praticamente finalizadas pela gestão anterior e com recursos em caixa para serem terminadas.

Ricardo disse que a atual gestão tem muito dinheiro, inclusive está cobrando antecipadamente o IPTU, mas até agora não fez nada com os recursos próprios e não tem conseguido, sequer, manter os serviços básicos. “O que vemos aqui é PSF fechado por falta de médico ou médico trabalhando apenas 30 minutos, contas da Prefeitura bloqueada, corrupção e enriquecimento ilícito de parte do grupo do prefeito”, disse o vereador.

Na tribuna, o vereador Ubiramar lembrou a passagem do Dia do Psicólogo e parabenizou todos os profissionais da área. O vereador rebateu denúncias de que o leilão realizado pela Prefeitura para repassar veículos municipais à iniciativa privada tenha sido irregular. “Citaram aqui que uma ambulância foi adquirida por uma pessoa da cidade e transformada em carro de som, mas essa ambulância estava sucateada, tanto que quase nem rodou na gestão municipal passada, e a pessoa que a adquiriu teve que gastar muito com regulamentação documental e peças do veículo”, argumentou, ao afirmar que o leilão foi legal, bem fiscalizado e necessário para o município descartar bens móveis que já não serviam.

Já em sua fala, o presidente da Câmara, Jacklino Porcino, disse que a saúde de Itaporanga está um caos: as pessoas mais necessitadas não estão tendo acesso a consultas especializadas nem a exames e falta remédio na farmácia básica do município.

O vereador-presidente também disse que, até agora, o prefeito não realizou nenhuma obra com recursos próprios e lamentou que a Prefeitura tenha ficado seis dias com suas contas bloqueadas por falta de envio dos balancetes à Câmara Municipal. “Eles estão atrasando o envio desses balancetes para evitar que os vereadores fiscalizem as contas da Prefeitura e descubram as irregularidades, porque mandando de uma vez é muito papel e fica difícil a fiscalização”, comentou Jacklino, ao afirmar que, a partir de agora, vai exigir que os balancetes sejam enviados à Câmara mensalmente e, “se assim não for feito, vai comunicar ao Tribunal de Contas para que as contas da Prefeitura sejam bloqueadas novamente porque esse pessoal da Prefeitura tem que aprender a trabalhar”.

Juiz consegue em um mês e meio de trabalho zerar o número de processos na comarca de Arara

O juiz da comarca de Arara, Anderley Ferreira Marques, foi um dos mais jovens a ingressar na magistratura, da leva do último concurso de sua categoria, realizado pelo Tribunal de Justiça da Paraíba. A diferença é que, agora, o magistrado conseguiu zerar o número de processos na comarca. Quando assumiu a comarca de Arara em 2012, encontrou a unidade judiciária com um acervo processual de cerca de 600 processos, na grande maioria, de natureza criminal.

A marca de celeridade do Juiz Anderley Ferreira não se limitou à Arara. Na cidade de Picuí, onde a natureza criminal não é acentuada, o juiz conseguiu reduzir de 6 para 5 mil o número de processos, quando ele esteve acumulando a comarca no mês passado. “Em um único dia consegui proferir mais de 100 sentenças, durante a realização das chamadas Ações de Massa”, revelou o magistrado.
Com muita determinação o juiz está mudando a realidade da Justiça, obtendo resultados até então inéditos, que é conseguir diminuir o número de processos e, por conseguinte, o trâmite processual na comarca de Arara. O ritmo do juiz tem feito com que o tempo de tramitação despenque cada vez mais, naquela unidade judiciária. “O grande mérito tem sido eliminar os atos inúteis ou desnecessários, para que o tempo de tramitação sofra redução”, ressaltou o juiz.
Disposição e organização não faltaram ao juiz. “Passei a priorizar e agilizar, principalmente, aqueles processos mais rápidos , com por exemplo, os que envolvem despacho simples e os de um mesmo teor. Dessa forma, despachei em lote e, com isso, ganhamos tempo. A partir do momento que você antecipa, vai ter mais tempo para dispor naqueles processos que vai precisar de uma maior atenção e empenho”, recomenda.
E foi isso que o juiz Anderley adotou como meta de trabalho, conseguindo após um mês e meio, zerar os processos da comarca. “Isso não quer dizer que despachei apenas 600, foi bem mais, porque a partir do momento que você despacha 40, vem mais 20”, explica o juiz.
Além da celeridade, uma prática que vem sendo adotada pelo gestor da comarca de Arara tem sido a de valorizar o emprego da portaria dos atos ordenatórios, ação esta prevista no Código de Processo Civil e que está em pleno desenvolvimento na comarca que dirige.
Para o juiz, não existem mágicas nem receitas milagrosas para você resolver a situação com relação a acumulação de processos. “É preciso incrementar boas ideias para conseguir um resultado produtivo. E cito, como exemplo, a identificação dos processos. A partir do momento que você tem a seu favor a facilitação visual do processo, se tem como agrupá-lo em cada fase, situação e estilo e, desse modo, trabalhar melhor”, ressaltou.
Uma outra facilitação que vem ajudando e que foi ressaltado pelo juiz como importante para alcançar tal resultado tem sido a “valorização do espaço roteiro”, que segundo explicou, consiste e se desenvolve coma a participação de muitos atores: juizes,advogados, Ministério Público”, explicou.
“Isso funciona como uma dança em que cada um tem o seu papel. Quando o juiz, diretor do processo, consegue enumerar cada fase e dar um despacho único, representa ganho de tempo”, afirmou.
Anderley Ferreira contou que foi a experiência como advogado e defensor público que utilizou para fazer com que o processo tivesse a menor duração possível. Ele lembrou que, mesmo tratado-se de ações penais e previdenciárias, que requerem uma maior tempo, conseguiu proferir sentenças em oito até seis meses. “Isso representa um tempo importantíssimo para juizes, atores, e para o Poder Judiciário estadual”, enfatizou.
Para magistrado, todos ganham com a adoção de ações que garantam celeridade processual; as partes interessadas e até mesmo os serventuários, que ele faz questão de dispensar mesmo antes do fim do expediente sob a seguinte alegação: “Trabalhando bem, não precisa trabalhar muito!”.
Gecom – Clélia Toscano

Portal do Tribunal de Justiça da Paraíba

Faz um ano!


Não poderia me esquecer e deixar passar em branco, para mim, tão importante data. Hoje faz exatamente um ano, que Deus, na sua infinita bondade me permitiu mais uma sobrevida; fazem hoje, 365 dias que através da bondade de Dr. Ademar Segundo Brasileiro, por volta das 11h30 horas eu entrava na UTI do IMIPE em Recife, quase desenganado que fui pela medicina paraibana.

Pelas mãos do Dr José Laercio e com as orações de Itaporanga, quase em peso, eu fui operado de uma veia que fica na base do cérebro, e no meu caso é a responsável pela irrigação daquele importante órgão. A cirurgia foi um sucesso, já sai da sala onde foi feito o precedimento acordado da anestesia.

Não esquecerei jamais a alegria de minha irmãs, Sandra e Roberta ao ver que eu estava bem e que o precedimento cirúrgico tinha saído melhor do que esperávamos. Deus me deu uma nova chance de hoje ter voltado ao convívio de meus familiares e amigos.

Quero portanto agradecer, de todo o coração a todos que torceram e fizeram e ainda fazem orações por mim, independente do segmento religiosa praticado por essa multidão e principalmente a luta de minha esposa, minha pequena filha e demais familiares, para me ter de volta ao aconchego do meu lar; vocês não imaginam o tamanho de minha gratidão.

Tenho sim, algumas limitações, mas em vez de reclamar ou me lamentar, muito pelo contrário, agradeço a Deus por ter recobrado a minha saúde e a minha visão. Sou como aquele que ao ver a taça de vinho pela metade, não se lastimou pelo que faltava, brindou e ficou feliz pelo tanto de vinho que ainda lhe restava.

Obrigado a todos e sigamos em frente!


Paulo Rainério Brasilino

Já se encontra na cadeia de Itaporanga 2º acusado de crime que deixou jovem paraplégico

Ele foi preso depois de se envolver em um acidente de carro


Por Redação da Folha - Jucélio Ribeiro Antas, que reside em Manaíra, foi recolhido à cadeia pública de Itaporanga no começo da tarde dessa quinta-feira, 28. Ele havia sido preso durante a noite anterior depois de se envolver em um acidente de carro no sítio Poço dos Cachorros, município de Santana de Mangueira.

Ferido levemente, ele foi socorrido para o hospital de Princesa Isabel, onde ficou custodiado, e, de lá, foi apresentado à delegacia de Conceição, sendo recolhido posteriormente à cadeia de Itaporanga por força de mandado de prisão temporária.

A princípio, a Polícia Militar disse que o mandado contra o acusado estava vencido e o conduziu à delegacia por adulteração de veículo, uma vez que o carro que ele dirigia apresentava irregularidade, mas o delegado seccional Glêberson Fernandes esclareceu que o mandado continuava ativo e o acusado foi recolhido à cadeia, e ainda vai responder pelo problema no carro.

Ele é o segundo acusado preso por envolvimento em uma tentativa de latrocínio que deixou um jovem de Conceição paraplégico em outubro do ano passado na rodovia que cruza o município de Diamante. O rapaz, de 23 anos, que é filho de um policial militar, sofreu um tiro nas costas e teve sua moto roubada. 

Padre Djacy Brasileiro rasga o verbo sobre a Transposição; "a verdade vou dizer"


São muitas inverdades quanto à execução do projeto de transposição de água do Rio São Francisco, sobretudo neste tempo de campanha eleitoral.

E essas mentiras não deixam de ter cunho politico-ideológico. Afinal, para os que são acostumados com a cultura da má- fé, a mentira torna-se, indubitavelmente, trampolim para a conquista dos seus ideais.


Eis, então a grande pergunta, pergunta dos doze milhões de nordestinos que pungentemente clamam pelas águas do Velho Chico: esse projeto de transposição está, de fato, sendo executado? Está saindo do papel? Suas obras estão sendo tocadas? Eu também, como sertanejo, fiz várias vezes estas mesmas perguntas.

Como cidadão e Padre católico, assumo toda a responsabilidade nesta minha afirmação peremptória: o projeto de transposição está sendo executado a todo vapor. Eis a grande VERDADE.

Digo isso baseado na visita que fiz, nesta quarta-feira, dia 27, aos dois lotes (6 e 7) que ficam na região de São José de Piranhas, sertão paraibano.


Fiquei felicíssimo e muitíssimo esperançoso quando vi as obras da transposição aceleradas, executadas com toda força. Presenciei dezenas de máquinas, inúmeros operários trabalhando num ritmo aceleradíssimo. Confesso que fiquei emocionado.

Não só presenciei o trabalho como também conversei com muitos dos que estavam lá. Não perdi a oportunidade de também conversar com os moradores da comunidade Boa Vista. Essa comunidade fica ao lado do lote sete.

Eis o que disseram alguns funcionários que lá estavam:

-Padre, aqui ninguém para. Estamos trabalhando pra valer.
-Estamos trabalhando sem parar. Como o senhor pode ver agora. As máquinas não param.
-Bom, essa obra será concluída no ano de 2015. É por isso que nosso trabalho é pra valer.
-Aqui neste lote, há mais ou menos três mil operários.


O que ouvi de alguns moradores da comunidade Boa Vista:
-Eita Padre, agora vai. A gente nunca viu tanta gente trabalhando. Não para mesmo.
-são muitas máquinas trabalhando, é pra lá e pra cá. Nunca vi tanta maquina na minha vida.
-Do jeito que vai, seu padre, essa obra vai ser concluída logo.

Queridos nordestinos, eis a verdade. Sou testemunha ocular. A esperança de recebermos água do ri São Francisco está mais viva do que nunca. Aliás, tenho a absoluta convicção que, em 2015, esse sonho será uma realidade. Não tenho nenhuma dúvida.

O cristão que disser que as obras da transposição estão paradas está mentindo. E quem mente está na contramão de Jesus Cristo que falara somente a verdade.

Fui e vi. A verdade tem que ser dita!
Vejam as fotos tiradas por mim.

Padre Djacy

Advogado explica como aconteceu a prisão de Francisco Raimundo, acusado de atropelar o pai, ex-prefeito de Nova Olinda-PB

De acordo com o advogado Carlos Cícero (foto), contratado para defender Francisco Raimundo de Sales, acusado de atropelar intencionalmente o pai, João Raimundo de 69 anos, ex-prefeito da cidade de Nova Olinda-PB, na última segunda-feira (25), seu cliente foi preso na própria Delegacia de Polícia Civil em Itaporanga, por volta das 13:30 horas quando se apresentou espontaneamente, acompanhado do assessoria jurídico.

“As notícias anteriores não conferem com a realidade dos fatos, quando afirma que o mesmo estava tentando foragir para outras regiões ou procurando Advogado para se apresentar no centro de Itaporanga”, comentou Dr. Carlos.

Segundo o advogado que também mora em Nova Olinda, após a realização do Interrogatório, o Delegado de Polícia, Dr. Cristiano, deu voz de prisão a Francisco, alegando que a juíza da Comarca de Santana dos Garrotes, teria decretado a prisão temporária pelo prazo de 30 dias.

“A prisão foi realizada de forma ilegal, vez que, na ocasião não foi expedido o mandado de prisão em obediência ao art. 285 do Código de Processo Penal e ao art. 2º, § 5º da lei 7.960/1989 que determina: (A prisão somente poderá ser executada depois da expedição de mandado judicial)”, pontuou.

Ainda de acordo com Dr. Carlos Cícero, ele já está tomando as medidas judiciais cabíveis, para responsabilizar as autoridades co-autoras, ademais o mandado de prisão só foi expedido nesta quinta-feira (28) às 10:10 horas.

“Cabe registrar que o Delegado Regional, estava se esquivando de cumprir com as suas obrigações legais, vez que eu como representante legal da parte, desde o dia 26, entrava em contato com o mesmo, para apresentá-lo espontaneamente o meu cliente, e sempre o mesmo colocava empecilho, conforme registro de chamadas direcionadas ao Delegado”, disparou.

Por fim, o advogado disse que todas as publicações, que foram realizadas de forma diversa, são inverídicas e, para comprovar as alegações aqui externadas, ele disse estar a inteira disposição.

DiamanteOnline

Rosanne Mulholland deixa Professora Helena de Carrosel de lado e posa semi nua


Nas fotos, a atriz aparece de lingerie e coberta apenas por um lençol. Ela conta à publicação que não tem medo de ficar estigmatizada com a personagem.

“Nunca achei que fosse ficar presa à professora Helena até porque já fiz outros trabalhos diferentes, especialmente em cinema. A professora Helena foi uma personagem incrível em minha carreira, mas meu nome é Rosanne, eu sou atriz. Não acho justo que agora eu tenha que tomar todas as minhas decisões pensando como professora Helena, sendo que eu não sou ela. Então quero, entre aspas, me libertar da professora Helena também. Acho que é justo comigo. Agora tem de vir outras coisas”.


Receita de suco do Popeye para conquistar músculos fortes


Confira a deliciosa receita do suco para fortalecer os músculos

Ingredientes

0 g de espinafre
100 g de abacaxi
1 maçã
1 fatia de limão
Gelo
1. Coloque tudo na centrífuga e acrescente gelo. 2. Sirva em seguida.

Elimine 16 kg em 3 meses com a dieta do picolé

Elimine 16 kg em 3 meses com a dieta do picolé

 
Toda a minha família é magra, mas eu sempre tive tendência a engordar. Vivia no “efeito sanfona”. Em 2004 fui mandada embora do emprego. Fiquei supermal. Descontava toda a minha ansiedade na comida. Era um prazer que eu não trocava por nada.
Até que, um ano após a minha demissão, me dei conta de que não entrava mais em uma calça manequim 42. Na hora me lembrei da minha mãe, que usa 38, e da minha avó, que usava número 40. Tinha engordado 16 quilos em um ano! Eu, carioca da gema, tinha vergonha de ir àpraia.

Procurei um nutricionista, que me proibiu de comer tudo de que eu gostava. Então não segui a dieta. Decidi emagrecer por conta própria. Como sempre gostei de doces, trocava o chocolate  pelo picolé nos intervalos das refeições e às vezes comia um de sobremesa. Para matar a fome, meu almoço e jantar eram sanduíches naturais de queijo branco com tomate. Me sentia fraca porque não comia direito, mas sempre que via os resultados me empolgava para continuar.

Eliminei esses 16 quilos em três meses, o que me deixou muito feliz. Aprendi a me conhecer melhor e até mudei de profissão. Minha auto-estima está nas nuvens
 
Já imaginou, que sonho, além de se refrescar ainda emagrecer!? Pode conferir. 
Receita Elimine 16 kg em 3 meses com a Dieta do Picolé

Ingredientes:

5 potes de iogurte natural
frutas ligeiramente cortadas ( as frutas que mais gostarem )
adoçante ( ou mel )
palitos para picolés
Modo de Preparo:

Bater o iogurte com o adoçante ou o mel, dispor as frutas nas forminhas de picolés (se não tiver forminha por ser colocados em copos plásticos descatáveis) e colocar o iogurte já batido, levar ao congelador por +/- 12 horas….
OBS: se preferir o picolé um pouco mais cremoso pode-se adicionar creme de leite ao iogurte ao bater.

retirado;chefe de cozinha.net

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

No 7 de Setembro, Colégio Monteiro Lobato vai falar da influência estrangeira em nossa cultura

Escola vai levar cerca de 250 alunos para a avenida



Por Redação da Folha – O Brasil de muitas nações. Este é o tema que o Colégio Monteiro Lobato, de Itaporanga, vai levar para a Avenida Getúlio Vargas no desfile cívico de 7 de Setembro. Segundo a direção da escola, cerca de 250 alunos vão participar da apresentação e ajudar a contar a história da influência estrangeira em nosso país. Esta será a 23ª participação do colégio nas comemorações da independência nacional.

Ao longo da formação cultural e social brasileira, cidadãos de muitas nações do mundo migraram para o Brasil e aqui deixaram costumes, artes, produtos e tradições culinárias de suas terras originais, contribuindo para a diversidade cultural da nossa terra.

Entre as nações com maior influência na cultura do Brasil, a escola vai destacar a Itália, Espanha, Portugal, Alemanha, Japão e China. A expectativa do colégio, que é referência no ensino de qualidade, é realizar mais um grande desfile, com carros alegóricos, encenação de danças e outras características das nações homenageadas com reflexo em nosso país. 

Morre Manoel Tomaz da cidade de Piancó

Era por volta das 02:00h da manhã de hoje, quinta-feira (28), quando a cidade de Piancó foi comunicada que Manoel Tomaz Sobrinho deixava o plano terrestre e iria habitar em outra dimensão. 

Ele se encontrava em tratamento no Hospital João XXIII na cidade de Campina Grande, e apesar dos seus 80 anos de idade, o velho empresário, agropecuarista e cooperativista não demonstrava qualquer fraqueza. 

Sempre sorridente e com aquelas suas "tiradas" bastante conhecidas, as pessoas iam até o seu local de trabalho (Posto de Combustíveis) pra ouvi-lo e se divertir com suas histórias... Mais um pouco da história de Piancó se vai e não há qualquer preocupação dos que governam este Município - nesses últimos trinta anos - em registrar a história de Piancó com seus respectivos atores reais.

A Câmara de Vereadores de Piancó, que tem sessão nas quintas-feiras, portanto hoje, não se reunirá, em solidariedade ao falecimento de Manoel Tomaz, empresário e agropecuarista, que prestou relevantes serviços a cidade piancoense.

Texto e foto: OBlogdePianco

Juíza suspende mais uma pesquisa do Souza Lopes/Correio da Paraíba


A juíza auxiliar Antonieta Maria Maroja Arcoverde Nóbrega(foto), proibiu que o Sistema Correio divulgasse hoje, como estava previsto, a mais nova pesquisa feita pelo Instituto Souza Lopes,aquele que teve quatro pesquisas suspensas pela Justiça Eleitoral e foi multado em 212 mil reais por irregularidades em pesquisa. A pesquisa suspensa foi registrada com o número PB 0018/2014, e,como as anteriores, continha um questionário altamente tendencioso, pois excluía os nomes de três candidatos a governador, obrigando o eleitor a responder apenas para os candidatos que o Instituto quisesse.

O pedido de suspensão foi feito pelo candidato Leandro Wagner, representado pelo advogado eleitoral Francisco Ferreira. " Houve uma total afronta ao princípio da isonomia dos candidatos , ao privilegiar uns em detrimentos de outros . Esse tipo de consulta não serve para representar a real intenção de voto do eleitor pois causa grave desequilíbrio do pleito eleitoral , pelo fato de induzir o eleitor a erro ", afirmou o advogado .

Segue trecho da decisão

“Isso posto, com amparo no artigo 17, § 2º, da Resolução nº. 23.400/2013, DEFIRO o pedido de liminar, pelo que determino que os REPRESENTADOs se abstenham, de imediato, de divulgar sob qualquer forma a pesquisa eleitoral registrada perante o TRE sob o nº018/2014.
Fixo aos representados, APENAS para o caso de descumprimento desta liminar, multa diária no valor de R$50.000,00 (art. 461, parágrafo 4º) por cada dia de descumprimento.
Determino, ainda, que:

I) Que seja cientificada a Seção de Registros e Publicações deste Tribunal a fim de que anote no sistema de registros de pesquisas eleitorais que a pesquisa acima fora impugnadas, impedindo, pois, a utilização de seus dados por terceiros (pesquisa não publicável), mas mantendo os dados sob custódia do sistema para eventual reversão desta medida judicial.
II) Seja dada ciência aos partidos e coligações;

IV) sejam NOTIFICADOS os representados para, querendo, apresentarem defesa no prazo de 48 (quarenta e oito) horas (Lei nº. 9.504/97, art. 96, § 5º, e Resolução nº. 23.398/13 do TSE, art. 8º, caput e § 4º).

Em seguida, dê-se vista dos autos ao MPE para emissão de parecer no prazo de 24 (vinte e quatro) horas (Resolução nº. 23.398/13 do TSE, art. 13, caput).

Após, a conclusão
João Pessoa , 28/08/2014

Antonieta Maria Maroja Arcoverde Nóbrega-Juíza Auxiliar”

Candidato a federal Hugo Motta fará carreata e comício nesse domingo em Itaporanga

Ele é apoiado no município pelo presidente da Câmara e outras lideranças

Por Redação da FolhaO deputado federal e candidato à reeleição, Hugo Motta, do PMDB, fará uma movimentação política no final da tarde do próximo domingo, 31, em Itaporanga, quando chegará à cidade em carreata.

Hugo será recepcionado na subestação de Itaporanga, que fica a dois quilômetros do centro urbano, pelo presidente da Câmara Municipal, Jacklino Porcino (PMDB) e outras lideranças locais, e, de lá, seguem em carreata até a cidade.

A carreata percorrerá as principais ruas de Itaporanga e será encerrada com um pronunciamento de Hugo Motta, que vai falar de seus planos de ação parlamentar para o Vale. O vereador-presidente Jacklino Porcino está empenhado na campanha de Hugo e trabalha por uma boa votação do candidato no município. 

Prefeito de Itaporanga demonstra interesse em urbanizar vila que possuem dezenas de famílias carentes


O Prefeito Audiberg Alves, da cidade de Itaporanga, esteve visitando a comunidade da Vila Mocó, área periférica, e demonstrou o interesse em urbanizar a localidade, para que as famílias que ali vivem, possam ter qualidade de vida entre outros benefícios.

Berguim esteve acompanhado de uma equipe técnica da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), e na ocasião, foi apresentado aos moradores, a versão inicial do projeto elaborado por profissionais da área, que foi desde a construção de casas, calçamento, até saneamento básico.

Durante a apresentação do projeto, os moradores da localidade puderam ter uma visão inicial de como poderá ficar a sua comunidade e também aproveitaram para tirar algumas dúvidas, mas em sua maioria demonstraram grande empolgação e esperança de dias melhores.

Nesse sentido, um dos representantes da comunidade, Donivaldo Curinga falou do esforço que o Prefeito Audiberg está fazendo para conseguir realizar esse projeto para os moradores daquela localidade: “Esse projeto vai valorizar muito a nossa comunidade da Vila Mocó, isso é muito bom, pois vemos que o Prefeito está interessado, ele prometeu e está cumprindo, lutando, e eu tenho certeza que os esforços dele e da equipe vão mudar a realidade da Vila Mocó.” comentou Donivaldo.

Sensibilizado com a situação em que vivem esses Itaporanguenses, que há vários anos tem sido esquecidos pelos agentes públicos locais, e demonstrando o compromisso firmado com anteriormente, o Prefeito Audiberg Alves que solicitou a UFPB a vinda desses profissionais, reafirmou mais uma vez para os moradores da Vila Mocó o seu interesse pela comunidade e garantiu todo o empenho necessário para que o projeto possa ser concretizado, buscando parcerias e recursos em Brasília junto aos ministérios competentes.

Da Assessoria

Turnê pelos “Steites”


Pense numa morena que vai longe! Além da beleza ela tem a qualidade de ser boa como cantora e melhor ainda como multinstrumentiata, onde toca vários instrumentos, como se simplesmente tivesse a brincar com eles, a brincar de tirar os mais belos acordes na sanfona.

Estou falando da jovem cantora Lucy Alves, que tem no sangue a musicalidae de várias gerações como é o caso, de seu avó: Dedé do Cantinho, considerado um ótimo tocador de oito baixos ou de seu pai Zé Badú, que sendo um dos maiores violonistas da Paraíba, investiu na música, criando um grupo musical familiar, de renome internacional, o Clã Brasil.



Agora temos a coroação desse grande sonho de Zé Badú. Lucy, finalmente está conquistando os americanos do norte e abrindo uma enorme porta para se tornar mundialmente conhecida, pelo seu talento e musicidade. É nois na fita! Avante Lucy.

portaldovale.net

Herculano Pereira faz dobradinha com Hugo Motta em Itaporanga; candidatos farão grande carreata neste domingo


Os candidatos Herculano Pereira (PTN) e Hugo Motta (PMDB), estadual e federal respectivamente, estarão promovendo uma grande carreata pelas ruas da cidade de Itaporanga, neste domingo (31).

O evento que acontecerá a partir das 17h, irá servir para firmar a dobradinha dos candidatos, um filho de Itaporanga e outro filho de Patos.

As militâncias já se programam para se encontrarem no Campestre Esporte Clube, e de lá, sairão com destino à cidade.

“Não posso deixar de apoiar este filho da terra que é Herculano Pereira. Além de um amigo, Herculano é uma liderança que tem um trabalho social reconhecido na cidade de Itaporanga e em toda a região. Eleitos eu e Herculano, tenho certeza de que conseguiremos conquistar grandes benefícios para o nosso sertão”, pontuou Hugo.

Tanto Hugo como Herculano, possuem bases aliadas em quase todas as 18 cidades que compõem a microrregião do Vale do Piancó.

Assessoria

Médicos chineses usam impressora 3D para reconstruir crânio


Médicos usaram uma impressora 3D para reconstruir o crânio de um paciente no hospital de Xi'an, na província de Shaanxi, na China. Segundo o jornal “South China Morning Post”, o homem de 46 anos teve seu crânio esmagado ao cair do terceiro andar de sua casa.

O hospital usou uma tela de titânio criada com uma impressora 3D para dar uma aparência normal ao homem, que teve apenas seu sobrenome, Hu, divulgado. 


No acidente, Hu perdeu parte de seu crânio, e ficou com a cabeça desfigurada. A cirurgia vai permitir que ele volte a ter uma cabeça normal. Nesta quarta-feira (27), ele passou por exames prévios à cirurgia.

G1

Homem encapuzado e usando roupa preta tenta estuprar estudante de 14 anos, em Conceição


A adolescente de iniciais R.C.S, 14 anos, residente no sítio Retiro, que fica localizado nas proximidades do Distrito de Mata Grande, muicípio da cidade de Conceição, foi atacada por um homem, que usava roupa preta e estava encapuzado. 

A tentativa de estupro aconteceu, por volta das 19h, desta quarta-feira(27), a cerca de 1km de sua residência, quando a adolescente retornava da escola, na companhia de outro adolescente também de 14 anos.

De acordo com informações da 2ª Companhia de Polícia Militar da cidade de Conceição, o ônibus escolar deixou os dois adolescentes, a cerca de 1km da residência de suas residências. Quando seguiam a pé, um homem encapuzado e usando roupa preta, teria saído do mato e agarrou a adolescente pelos cabelos e a jogou no chão. Em seguida, o amigo conseguiu correr e chamou familiares da adolescente.

O homem conseguiu fugir, mas deixou a adolescente toda ferida, depois de travar uma luta corporal com ela. Em seguida, várias pessoas da vizinhança saíram na busca do homem, que entrou no mato e desapareceu.
Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local, depois de acionada pela família e fez várias diligências, mas nenhum suspeito foi localizado.

Gilberto Angelo/Portal Vale do Piancó Notícias

Transposição do Rio São Francisco sofre novo adiamento e fica para 2016


Pernambuco 247 – O projeto da Transposição do Rio São Francisco, orçado em R$ 8,2 bilhões e que deveria entrar em operação ainda este ano, sofreu um novo adiamento. O novo prazo, segundo o Ministério da Integração Nacional, prevê a inauguração da meta piloto de 16 quilômetros somente para 2016. O novo adiamento acontece uma semana após a presidente Dilma Rousseff (PT) visitar o andamento do projeto e gravar imagens dos serviços para o programa eleitoral gratuito de televisão.

A previsão inicial era que os primeiros dezesseis quilômetros da obra seriam acionados até setembro de 2011, sendo que este prazo foi adiado para setembro deste ano. De acordo com o Jornal do Commercio, a Agência Nacional de Águas (ANA) informou que a nova data não significa necessariamente o término da obra, mas sim o seu uso efetivo, com a água do rio São Francisco correndo pelos canais da transposição.

A obra está dividida em dois canais, os chamados eixos Leste e Norte, cujas obras iniciadas em 2007 estavam orçadas em R$ 4,5 bilhões. Pelo cronograma, os canais deveriam estar operacionais em 2010 e 2012. Com os sucessivos adiamentos até a sua conclusão o custo foi elevado para cerca de R$ 8,5 bilhões e a meta para o início dos testes operacionais ficou para setembro de 2016.

Radar Sertanejo

DOZE ANOS DEPOIS, DILMA AINDA ATRIBUI PROBLEMAS AO GOVERNO FHC

PARA DILMA, EM 12 ANOS DE GOVERNO PT NÃO RESOLVEU ‘PROBLEMAS’ DE FHC

Dilma disse a trabalhadores rurais que o atraso no desenvolvimento do Brasil é culpa do governo FHC Foto: Ichiro Guerra

A polarização entre PT e PSDB esteve forte no discurso da presidente Dilma Rousseff em ato da sua campanha de reeleição com trabalhadores rurais, em Brasília. A petista foi para o ataque contra o governo Fernando Henrique Cardoso, afirmando que o tucano deixou obras inacabadas e “cheias de problemas” ao sair Palácio do Planalto. “O Brasil nunca investiu tanto (em infraestrutura e mobilidade urbana). Aliás, quando investiu, deixou paralisado uma quantidade imensa de obras na época do FHC. Uma imensa quantidade de obras e, além disso, obras cheias de problemas”, disse ela sobre o governo que acabou há 12 anos.

Dilma disse que existe uma campanha de “mentiras, desinformação e até informações incorretas” usada por seus oponentes para negar ações de seu governo. A candidata à reeleição rebateu essa campanha apresentando números de projetos em mobilidade tocadas pelo governo federal nos Estados, especialmente metrô e corredores para ônibus (BRT). “Hoje nós estamos fazendo processo de investimento em nove cidades, porque é impossível esse País, quando tem essa concentração de população em área urbana, não investir em metrô. É impossível”, disse.

Segundo ela, o governo investe R$ 143 bilhões em metrô em parceria com os Executivos estaduais. “O governo federal entra com a maior parte dos recursos, mas colocam dinheiro governos dos Estados, municípios, iniciativa privada. São nove metrôs feitos do Norte ao Sul do Brasil”, relatou.

Ataques
Em meio à pressão de aliados para aumentar os ataques à candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, a presidente disse também que a ambientalista faz uma “distinção complicada e simplista” ao propor governar com os “bons e melhores”. Com o crescimento das intenções de voto de Marina, mostrando um distanciamento cada vez maior da ex-ministra do Meio Ambiente em relação ao candidato tucano, Aécio Neves, Dilma está sendo obrigada a reformular sua estratégia, passando a mirar mais Marina e questionar a experiência administrativa da rival.

“Essa distinção entre bons e maus é uma distinção muito complicada e simplista. Os bons são aqueles que têm compromisso. Para mim, os bons neste País são aqueles que têm compromisso com a distribuição de renda e a inclusão social”, disse Dilma, em conversa com jornalistas após participar de evento com trabalhadores rurais em Brasília.

“Para mim, o conceito de ‘bons’ tem ligação com o compromisso. Todas as pessoas podem ser boas ou más, mas as boas pessoas podem não ter compromisso. A pessoa é muito boa, mas o compromisso dela é com outra coisa. Ela tem compromisso com o crescimento de 3% da população. Eu prefiro o bom com compromisso com a maioria da população brasileira”, afirmou a petista.

Na avaliação de Dilma, se o Brasil passou de um País que tinha mais da metade da população pobre ou miserável para uma situação em que 73% estão na classe média e acima, isso ocorreu porque “os bons, que são aqueles que têm compromisso com o povo brasileiro, fizeram isso numa ampla parceria”.

Aferição
Antes, em discurso no evento da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura (Contag), Dilma reconheceu que tem “muito o que fazer”, mas ressaltou que “só aqueles que fizeram sabem o que falta fazer”.

“Nós sabemos o que falta fazer. E sabemos onde temos de fazer. E ainda sabemos com quem fazer, que parceria fazer, porque essa história de que você acha os bons e melhores sem aferição não está certa, não”, comentou, em mais um recado à candidata do PSB.

“Como é que vou fazer uma política de agricultura familiar com quem não defende a agricultura familiar? A pessoa pode ser ótima, pode ser uma boa pessoa, mas se ela não tem nenhum compromisso com a agricultura familiar, ela não fará. Não é uma questão de a pessoa ser boa ou ser ruim. É uma questão de compromisso. É melhor ter pessoas boas compromissadas, do que pessoas boas e sem compromisso”, prosseguiu Dilma.

Pesquisa Ibope/Estadão/Rede Globo divulgada nesta semana mostra Dilma com 34% das intenções de voto no primeiro turno, seguida por Marina, com 29%, e Aécio, com 19%. Num eventual segundo turno entre as candidatas do PT e do PSB, Marina derrotaria Dilma: 45% a 36%. A margem de erro máxima do levantamento é de 2 pontos porcentuais. 

Agência Estado

Vídeo inusitado: Home passeia peladinho da silva no centro de Itaporanga

Uma atitude não muito comum foi tomada por um homem desconhecido até o momento, na manhã do último domingo (24), no centro da cidade de Itaporanga-PB.

O homem passeou pelo centro da cidade completamente sem roupas, e chamou a atenção dos populares. Não se sabe por qual motivo este corajoso praticou tal atitude, além de ser crime no Brasil.

O Portal Fuxiqueiro recebeu a informação que o peladão foi preso pela Polícia Militar, ainda no domingo de manhã, porém, não se sabe se ele já está solto e praticando as mesmas atitudes. 


Repare que atrás do peladão, populares ainda corriam registrando a cena para espalhar pelas redes sociais...

O vídeo não contém data, porém pode ter sido gravado nesta quinta-feira (28), já que começou a se proliferar.



Fuxiqueiro.com.br