sábado, 16 de agosto de 2014

Alguns prefeitos do Vale podem acarretar desgastes políticos para seus candidatos

Ter o apoio de um prefeito nem sempre quer dizer estar ao lado da vitória

Por Redação da Folha – O desgaste político de alguns prefeitos do Vale pode resvalar em seus candidatos no pleito de outubro vindouro, especialmente para o governo estadual e à Assembleia Legislativa do Estado, que são disputas mais acirradas.

Em Piancó, o prefeito Sales Lima (DEM) poderá ter dificuldades para garantir a vitória do governador Ricardo Coutinho (PSB) no município. O gestor municipal também terá que correr muito se quiser que seus candidatos a deputado estadual e federal saíam com uma votação expressiva junto ao eleitorado piancoense.

Em um ano e mais de sete meses de gestão e sem muito o que mostrar ao eleitor, ter realmente o apoio de alguns prefeitos pode não ser vantajoso. Outro exemplo é Itaporanga, onde o governador Coutinho poderá ser atingido eleitoralmente pelo desgaste do gestor municipal, embora o governador tenha um capital eleitoral próprio por aqui. Os candidatos a estadual e federal do prefeito poderão também não lograr êxito nas urnas locais.

O mesmo acontece em Conceição, onde o prefeito Nilson Lacerda apoia Cássio Cunha Lima (PSDB), e não será fácil dar vitória ao seu candidato ao governo nem aos demais cargos em face da rejeição que sua gestão sofre em diversas camadas da população. No entanto, a forte popularidade cassista pode conter parcialmente esse desgaste. 

Bispo Edir Macedo afirma que não é recomendado se casar com pessoas de “raças diferentes” ou mulheres mais velhas


Relacionamentos e as diferenças entre homem e mulher, idade, raça e a complexidade que os envolve foram tema de um artigo do bispo Edir Macedo para a sessão de comportamento do site da Igreja Universal do Reino de Deus.

O texto trata das diferenças de idade e “raça” entre homem e mulher, e dá recomendações explícitas sobre o que deve ou não ser feito quando o assunto é casamento. Macedo afirma que “o rapaz que deseja fazer a obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele [...]para não se deixar influenciar por ela”. O líder da Universal abre exceções para homens “suficientemente” maduros, mas ressalta que essa “diferença não deve ultrapassar dois anos”.

“Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações”, afirma Macedo. Entre os argumentos usados pelo bispo para justificar sua postura, estão a possibilidade de traição quando a esposa envelhecer ou a probabilidade de ela tornar-se “mandona” com o passar do tempo: “Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento”.

Sobre a diferença étnica, Macedo é enfático ao afirmar que “não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco”, e justifica sob o argumento de missões: “os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho”.

O bispo Edir Macedo afirma que não tem opinião pessoal contrária à miscigenação, mas que a orientação para que os fiéis procurem esposas de sua “raça” visa uma melhor aceitação por sociedades estrangeiras, que não estão acostumadas com a realidade brasileira.

A igreja, diz o bispo, busca “alertar sobre esta situação não porque tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário! Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países”, justifica-se.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Homem de Deus quanto à idade e à raça”, do bispo Edir Macedo, para o site da Igreja Universal:

O rapaz que deseja fazer a Obra de Deus não deve se casar com uma moça que tenha idade superior à dele, salvo algumas exceções, como por exemplo aquele que é suficientemente maduro e experiente na vida para não se deixar influenciar por ela. Mesmo assim, a diferença não deve ultrapassar dois anos.
Muitas pessoas não gostam quando fazemos estas colocações; entretanto, temos visto que quando a mulher tem idade superior à do seu marido, ela, que por natureza já tem o instinto de ser ‘mandona”, acaba por se colocar no lugar da mãe do marido.
E o pior não é isto. A mulher normalmente envelhece mais cedo que o homem, e quando ela chega à meia-idade, o marido, por sua vez, está maduro mas não tão envelhecido quanto ela. E a experiência tem mostrado que é muito mais difícil, mas não impossível, manter a fidelidade conjugal.
Para evitar este ou outros transtornos, oriundos da diferença de idade (a do marido inferior à da esposa), é preferível que não haja qualquer compromisso de casamento. Devemos crer que Deus tem reservado para cada servo uma serva, de acordo com as suas aspirações, que por sua vez vão ao encontro das aspirações dela.
Por esta razão, não é bom que o rapaz se afobe e se case com a primeira que aparecer, só porque quer fazer a Obra de Deus e precisa de uma esposa. Não! Se ele não confia que Deus irá lhe suprir com a sua outra metade, como vai confiar que Ele fará a Sua Obra por seu intermédio?
Quanto à raça
Não haveria nenhum problema para o homem de Deus se casar com uma mulher de raça diferente da dele, não fossem os problemas da discriminação que seus filhos poderão enfrentar nas sociedades racistas deste mundo louco.
É preciso que ambos estejam conscientes quanto aos riscos de traumas ou complexos que as crianças poderão absorver durante os períodos escolares, e, a partir daí, carregarem-nos por toda a vida.
Infelizmente, os pais não terão como evitar que aconteçam rejeições ou críticas por parte dos coleguinhas nas escolas nos países onde eles poderão estar pregando o Evangelho.
O homem de Deus precisa estar sempre preparado para servir a Deus onde quer que Ele assim determine, e, assim, nem sempre estará em um país onde não haja esse tipo de situação. Portanto, é necessário que o casal examine também esta questão, antes de qualquer compromisso mais sério.
O homem de Deus não pode simplesmente dizer: “Ela tem o Espírito de Deus e eu também. Nós nos amamos e vamos nos casar”. Não! Não deve ser apenas isto! Ele tem o futuro totalmente comprometido com uma missão de extrema importância, e não pode ser limitado. É preciso que haja uma avaliação esmerada quanto aos passos no presente.
Procuramos alertar sobre esta situação não porque a Igreja Universal do Reino de Deus tenha qualquer objeção quanto ao casamento envolvendo mistura de raça ou cor. Não, muito pelo contrário!
Temos vários homens de Deus casados com mulheres de raças diferentes. Não teríamos absolutamente nada a comentar a este respeito, mas temos visto este tipo de problema acontecendo com as crianças dentro das nossas igrejas, em outros países.
Gnotícias 

Justiça vê fraude em pesquisa publicada pelo Correio da Paraíba e manda suspender publicação sob pena de aplicação de multa


A juíza Niliane de Lima, do TRE PB , deferiu liminar em impugnação de duas últimas pesquisas realizadas pelo Instituto Souza Lopes , divulgadas em junho e julho deste ano, pelo sistema Correio , por irregularidades e indícios de fraudes . A impugnação foi provocada pelo Candidato  Leandro Walgner, através do advogado Francisco Ferreira . Na impugnação foi pedido aplicação de multa e também foi solicitado a instauração de investigação judicial pelo MPF afim de apurar fraude ou crime eleitoral .

Segundo o advogado Francisco Ferreira , a decisão manda retirar liminarmente os registros das duas últimas pesquisas da Souza Lopes , as pesquisas 12 e 13 por desobediência a legislação eleitoral e a suspensão de qualquer divulgação em órgãos de imprensa e a sua utilização em propaganda ou guia eleitoral .

Segundo o jurista , hoje a tarde foi protocolado outra impugnação pelo candidato , dessa vez em face do Instituto IPESP e o Jornal da Paraiba que divulgaram resultado de nova pesquisa , a registrada sob número 0014/2014 . De acordo com Ferreira , os argumentos usados são mesmos dos usados na pesquisa Souza Lopes, pois as ilegalidades são as mesmas . " Os fatos e argumentos são praticamente iguais , todavia , a pesquisa IPESP divulgada hoje , tem tanta irregularidades quanto a Souza Lopes ", concluiu o advogado .

O instituto IPESP é investigado em Pernambuco pelo MPF por suspeita de fraudes em pesquisa eleitoral .Veja a decisão da magistrada:


Blog do Tião

MÉDICO CUBANO DESMASCARA MINISTRO DE DILMA... NA TRIBUNA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.


E DIZ TODA VERDADE DA DITADURA CUBANA DOS IRMÃOS CASTRO QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADA NO BRASIL PELO GOVERNO PETISTA DE DILMA! 

ESCRAVIDÃO NO BRASIL NÃO!

Ipespe é investigado pelo Ministério Público Federal por manipular pesquisa em Pernambuco

Alguns leitores do blog, apaixonados por política e declarados apoiadores do senador Cássio Cunha Lima, superlotaram minha caixa de e-mails e fizeram chover comentários neste blog, perguntando porque não dei manchete sobre o resultado da pesquisa publicada hoje pelo sistema de Zé Canjiquinha e realizada pelo Instituto Ipespe, do Recife. Realmente, não dei muita importância,não dei manchete e não fiz estardalhaço simplesmente porque o Instituto Ipespe não merece crédito.Agora mesmo está sendo investigado pelo Ministério Público Federal de Pernambuco, por ter manipulado uma pesquisa. Quem quiser saber tudo bem direitinho, basta acessar o site do próprio MPF/PE e ler .A notícia, por sinal, ganhou repercussão nacional, após ser publicada na versão eletrônica da Folha de São Paulo do último dia 21.

Em Pernambuco, o Ipespe está sendo investigado pelo MPF por manipular uma pesquisa com o intuito de induzir a opinião pública à aprovação do projeto Novo Recife, alvo de protestos por várias entidades, que prevê a construção de 13 torres de até 40 andares no Cais José Estelita, área central da cidade.

“O Ministério Público Federal em Pernambuco instaurou procedimento com o objetivo de apurar notícias de irregularidades referentes a propagandas do Projeto Novo Recife, veiculadas na mídia, e ao resultado de pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe)”, diz trecho da matéria publicada na Folha, que traz a seguinte manchete: “MPF apura suspeita de propaganda enganosa do Projeto Novo Recife”

“Segundo vídeos divulgados pelo Consórcio Novo Recife, uma pesquisa do Ipespe, realizada em junho, indica que o projeto tem mais de 80% de aprovação dos residentes na região. O consórcio divulga depoimentos favoráveis ao projeto, entre outros, de líderes comunitários, do pároco de São José, Padre José Augusto, do urbanista José Luiz da Mota Menezes, do presidente do bloco Galo da Madrugada, Rômulo Meneses, e de Jorge Roma, ex-presidente da CUT-PE.”, completa a matéria da Folha.

Em seu site, o Ministério Público Federal em Pernambuco explica que a finalidade da investigação contra o Ipespe “é proteger o direito fundamental dos cidadãos à informação e à apresentação verdadeira do anúncio”.

Folha

Herculano Pereira recebe apoio de dois vereadores de São José do Sabugi: Candidato participa de encontro com lideranças e filhos do Vale, em Capina Grande neste sábado


Dois vereadores do município de São José do Sabugi-PB manifestaram apoio a candidatura de Herculano Pereira (PTN) que pleiteia uma vaga na Assembléia Legislativa da Paraíba.

Os vereadores, Paulo Pereira de Andrade e Joelson dos Santos Alves, anunciaram o apoio nesta sexta-feira (15), após terem recebido a visita do candidato itaporanguense no final da semana passada.

Neste sábado (16), Herculano e sua comitiva terão um encontro em Campina Grande, onde na oportunidade se encontrará com lideranças políticas regionais e filhos do Vale do Piancó. Ainda na região do agreste, Herculano fará visita em outras cidades, aonde possui bases aliadas e passará por alguns alojamentos estudantis.

Assessoria   

COMO FAZER A MACAXEIRA FRITA FICAR SEQUINHA – CULINÁRIA


Ingredientes: 

1 k de macaxeira sem casca em pedaços regulares (procure cortar em lascas até 3cm)
2 litros de água
1 colher de sopa, bem cheia, de açúcar
1 colher de sopa, de sal fino
1 folha de louro (opcional)
óleo para fritar
sal fino

Modo de preparo:
Coloque a água, o sal, o açúcar e a folha de louro em uma panela e junte a macaxeira. Cozinhe a macaxeira até ficar ao dente (cuidado para não ficar mole). Escorra a água e para a macaxeira ficar durinha, espere esfriar. Depois que estiver fria, frite em óleo aquecido até dourar e sirva.

Dica: Se você gosta de manteiga da terra, pode pingar um pouco sobre a macaxeira. Fica um delícia.

Suicídio em Aguiar; prisão em Piancó; e encontro de cadáver em Conceição

Fatos dessa sexta-feira


Por Redação da Folha – No começo da manhã dessa sexta-feira, 15, familiares da dona de casa Benedita da Silva Soares, de 64 anos, encontraram ela já sem vida em um quarto da residência, que fica na Rua Bernardino Bento, em Aguiar.

A mulher pôs fim à própria vida ao se enforcar no punho da rede, onde dormia. A polícia foi acionada e esteve no local. O corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos, mas já foi liberado para a família proceder o sepultamento.

Já em Piancó, também nessa sexta, foi preso, por ordem judicial, Valdir Ferreira de Lima, de 25 anos, morador do sítio Gravatá. O homem foi preso pela PM no sítio Brotas e encaminhado à cadeia pública. A polícia não tem informações precisas sobre o motivo da decretação de sua prisão, mas informou que foi condenado por roubo em Patos, mas estava sob livramento condicional.

Ainda nessa sexta-feira, especificamente no final da manhã, um idoso foi encontrado sem vida dentro de sua própria residência, que fica no sítio Araras, município de Conceição. José Cirilo morava e, ao passar em frente da casa, um amigo da vítima o chamou, mas não teve resposta, motivando populares a acionarem a PM.

Policiais estiveram no local e, ao abrirem a porta, encontraram o idoso morto por causas naturais. A Polícia Civil também esteve na residência e liberou o corpo para a família realizar o sepultamento.

Jovem é estuprada e assassinada pelo sobrinho do marido em Sumé; Acusado do crime tem apenas 16 anos


Na manhã desta quinta-feira (14), a jovem Maria Eliane Pereira, 25 anos, foi encontrada morta dentro de sua residência, localizada no bairro Alto da Caixa Dágua, na cidade de Sumé (PB).

Segundo a polícia, o sobrinho do esposo de Eliane Pereira confessou ter estuprado e assassinado a jovem. Ele tem apenas 16 anos e chegou há pouco tempo de Manaus.

O menor confessou que tinha uma paixão antiga pela vítima O corpo da vítima foi encontrado seminu, com sinais de asfixiamento e perfurações na região da barriga e antebraço, que podem ser de um punhal ou de uma faca. Ela estava com o travesseiro no rosto e o cenário do seu quarto deixa claro que Eliane travou luta corporal com o seu assassino.

Eliane trabalhava em uma loja de material de construção da cidade. Todos os dias como de costume ela ia cedo para a empresa, porém os funcionários estranharam sua ausência e se deslocaram até sua casa.


Na residência, a polícia encontrou um veículo modelo Celta verde e uma motocicleta, mas nada foi levado. Policiais procuram os telefones celulares da vítima, pois estão desligados.

Diário do Cariri

Do Paraibaja.com.br:LUÍS TÔRRES DESQUALIFICA PESQUISA IPESPE: “A SOMA DÁ 99%”


Secretário de Comunicação do Estado, o jornalista Luís Tôrres, desqualificou a pesquisa IPESP/Jornal da Paraíba divulgada nesta sábado (16) e disse a falta de cuidado foi tanta que a soma dos votos dos candidatos dá 99% e não 100%. “De arredondamento dos números? Fizeram de qualquer jeito? Impossível dar crédito a quem fez uma pesquisa sem o mínimo de zelo e que ‘arredonda’ as coisas como se estivesse vendendo amendoim em beira de praia”, disparou em seu perfil no Facebook.

O porta-voz do governo considerou um absurdo a informação de que Cássio estaria à frente de Ricardo na capital paraibana, e criticou a forma como os resultados foram divulgados. “O resultado, portanto, só poderia ser tão  improvável : Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso?”, questionou Torres.

Luis torres lembrou que os pessoenses, assim como os paraibanos, sabem exatamente o que foi feito nesta cidade  e o que não foi feito e quem fez e quem deixou de fazer. “Em 2010, mesmo método permitia que José Maranhão aparecesse nas pesquisas ganhando folgado em Campina Grande e em João Pessoa. francamente. Ainda bem que existe o dia da eleição. E que o povo ainda pode votar”, completou o jornalista. 

Confira a nota na íntegra:

Alguém percebeu que a soma dos números da pesquisa IPESP, estampada na capa de jornal, dá 99%? Falta de cuidado? De arredondamento dos números? Fizeram de qualquer jeito? Impossível dar crédito a quem fez uma pesquisa sem o mínimo de zelo e que “arrendonda” as coisas como se estivesse vendendo amendoim em beira de praia.
Menos zelo do que isso é apresentar um resultado por município, João Pessoa e Campina Grande, e não expor a quantidade de eleitores ouvidos em cada uma das cidades. 
Porque dependendo da quantidade de entrevistados em um e outro município a margem de erro, nestes dois casos, seria muito superior a 2,6%. 
O resultado, portanto, só poderia ser o menos crível possível: Ricardo Coutinho perdendo em João Pessoa. Alguém pode acreditar nisso? 
Os pessoenses, assim como tantos e tantos paraibanos, sabem exatamente o que foi feito nesta cidade e o que não foi feito e quem fez e quem deixou de fazer. Em 2010, mesmo método permitia que José Maranhão aparecesse nas pesquisas ganhando em Campina Grande e em João Pessoa. 
Francamente. Ainda bem que existe o dia da eleição. E que o povo ainda pode votar.
Quem trabalha merece.

Exclusivo: Rômulo Gouveia anuncia apoio a Lucélio Cartaxo pro Senado

Eleitor da candidatura do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) ao governo, o vice-governador Rômulo Gouveia, presidente estadual do PSD, anuncia neste sábado (16) apoio à candidatura de Lucélio Cartaxo (PT) ao Senado, conforme informação repassada no começo desta manhã ao Portal MaisPB por fontes ligadas ao petista.

Rômulo não votará no ex-senador Wilson Santiago (PTB), candidato a senador na chapa encabeçada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSD).

A dobradinha de Gouveia e Cartaxo consiste em troca de apoios em João Pessoa em Campina Grande.

Na Capital, Rômulo espera reforço para repetir a votação de 2010 e Lucélio quer furar o bloqueio na Rainha da Borborema, onde Cássio vota em Santiago e Vital do Rêgo, candidato do PMDB, apóia José Maranhão.

MaisPB  

Que Marina não fuja à luta!

Edmilson Lucena

A hora é de muita tristeza e de respeito ao luto das famílias, mas esse fato lamentável e trágico inevitavelmente deixa a eleição ainda mais imprevisível. Apesar de não descartar a possibilidade, não acredito em sabotagem. Parece que o destino conspira na direção de Marina Silva. Agora, se ela vai ter ânimo para essa luta, ainda é difícil prever; entretanto, este seria o melhor tributo que poderia dedicar a Eduardo Campos. O acaso e o imponderável colocaram Marina no olho do furacão. Coragem e serenidade serão fundamentais para a superação desse trauma nacional. Espero que ela não fuja à luta.

FRUTOS DE JUSTIÇA

Muitos utilizaram aquele trecho da música cantada pelo Legião Urbana, “os bons morrem jovens”, para se referir à morte de Eduardo Campos. Mas ouso acrescentar um trecho das Sagradas Escrituras, que, ao refletir a respeito da tragédia, veio em minha mente. “Se o grão de trigo não morrer, fica ele só.” Que a morte dessa semente gere frutos de justiça no nosso país. E que venhamos a derrubar muros e construir sonhos!

MÁ GESTÃO

Quem acompanha o noticiário econômico e político, e não está cego por crenças ideológicas, sabe que a economia do país está sendo mal gerida. Não é preciso nem considerar as análises dos comentaristas, bastando examinar os dados de conhecimento público.

CELULAR

Sou a favor da lei que proíbe o uso do celular em sala de aula. O mundo está ligado a tecnologias, e enquanto tivermos o celular em nossas mãos seremos tentados a usá-lo, o que prejudica o ensino. Além disso, com essa lei diminuiriam os casos de filmagens constrangedoras, colas por mensagens e várias interrupções desnecessárias durante as aulas, trazendo vários benefícios.

PINGOS NOS IIS

Hoje é comemorado o Dia do Solteiro e também o Dia da Informática. Uma coisa é bem compatível com a outra, afinal solteiros têm uma tendência enorme de ficar na internet o dia inteiro!

//////////

Se você tem dinheiro, lhe falta tempo. Se tem tempo, falta dinheiro. Pensando bem, acho que é melhor ficar com o primeiro problema!

//////////

Os dias pós-tragédia agora são dedicados às adivinhações dos colunistas políticos e ás decisões das coordenações de quem ainda continua vivo na campanha!
//////////

Um idoso rico, com cerca de 80 anos, casa com uma jovem de 20 e na festa do casamento pede a um amigo seu:

- Então, como me vê aqui ao lado desse mulherão?

- Quer mesmo saber? Parece uma orelha de vaca.

- Orelha de vaca???

- Sim, longe do sexo e perto do chifre!

Voto é facultativo para mais de 266 mil eleitores paraibanos, aponta TSE


Dos mais de 2,8 milhões de eleitores paraibanos, 266.483 não têm a obrigação de votar nas Eleições de 2014, mas estão aptos a exercer seu direito nas urnas.

Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e correspondem à parcela da população que está na faixa etária de 16 e 17 anos (55.113 eleitores) e com 70 anos ou mais (211.370 eleitores).

Segundo a estatística do tribunal, com 16 anos de idade, são 9.395 homens e 10.072 mulheres.

Com 17 anos, 17.055 eleitores homens e 18.591 mulheres. Com idades entre 70 e 79 anos, são 63.246 homens e 82.540 eleitoras do sexo feminino. Já acima dos 79 anos, são 29.316 do sexo masculino e 36.226 do feminino.

Nas Eleições de 2008, de acordo com o órgão, eram 96.980 jovens de 16 e 17 anos e outros 178.941 cidadãos com 70 anos ou mais de idade, um total de 275.921 eleitores cadastrados no TSE que têm direito ao voto facultativo na Paraíba.

A Paraíba conta com 2.835.882 eleitores cadastrados para as eleições deste ano, sendo 1.495.756 mulheres e 1.340.022 homens. Até esta quarta-feira (13), o TSE informou que o estado contava com 581 candidatos a cargos nos poderes executivo e legislativo.

G1

Governo estadual não repassa recurso e hospital de Piancó está prestes a fechar as portas

Faltam medicamento, materiais e alimentação. O não repasse pode ter motivação política


Por Redação da Folha – A situação do Hospital Regional Wenceslau Lopes, de Piancó, que já era ruim, ficou ainda pior depois que o governo estadual não repassou o recurso que destina mensalmente ao hospital.

Segundo informações da direção hospitalar, o governo deveria ter repassado cerca de 135 mil reais para o hospital, que é estadual, nessa sexta-feira, 15, mas não o fez, o que agravou ainda mais a situação da casa de saúde. Faltam alimentação, medicamento e até materiais para procedimentos simples e corriqueiros.

Se o dinheiro que o governo estadual repassa já não é suficiente para as despesas do hospital, que tem um déficit financeiro mensal de cerca de 50 mil reais, a falta do repasse inviabiliza completamente a casa de saúde, que esta prestes a fechar as portas por falta de condições básicas de funcionamento. Sem dinheiro e devendo aos fornecedores, não há outro caminho a não ser a suspensão das atividades. Além do seu atendimento regular, o hospital ainda comporta uma ala psiquiátrica e um espaço de atendimento infantil. "Essa semana teve comida no hospital porque os próprios funcionários e a direção compraram alimentos do próprio bolso para os pacientes não passarem fome", comentou uma servidora.

Mas a ausência do repasse pode ter uma motivação política, conforme a própria direção do hospital, comandada por Neguinha Tomaz. Ela é ligada politicamente à ex-prefeita Flávia Galdino, que rompeu recentemente com o governador e candidato à reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), e anunciou apoio à candidatura de Cássio Cunha Lima (PSDB). “O governo nunca tinha deixado de repassar o dinheiro, somente agora, depois dessa decisão política da ex-prefeita, é que ocorreu isso, e é lamentável porque a população é quem está perdendo por causa dessa politicagem do governo”, lamentou um servidor ligado à direção. 

INSS paga parcela do 13º a partir do dia 25

A partir do dia 25 de agosto, 568.548 aposentados e pensionistas paraibanos que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) receberão, junto com o valor da aposentadoria, o adiantamento de metade do 13º salário.

Ao todo, serão liberados R$ 214.364.697,61 para beneficiários paraibanos, segundo dados do instituto.

Têm direito ao benefício aposentados e pensionistas que recebem até um salário mínimo.

O calendário de recebimento para o mês de agosto permanece o mesmo, começando no dia 25 até o dia 5 de setembro. Não será incluso, na parcela, o desconto do Imposto de Renda para aqueles que pagam.

"Cada segurado irá receber esse valor da antecipação da primeira parcela no dia em que normalmente recebe o seu benefício ou auxílio", enfatizou, em nota, a assessoria de imprensa do INSS. A consulta ao extrato poderá ser feita a partir do dia 18. Dúvidas a respeito dos benefícios podem ser esclarecidas por meio do canal de atendimento do INSS, o telefone 135. A ligação é gratuita por aparelhos fixos e tem custo de ligação local para celulares.

NOVAS SOLICITAÇÕES

Na agência central do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em João Pessoa, a cabeleireira autônoma Eliz Galvão, 42, aguardava a sua vez de ir ao atendimento. Ela saiu de sua residência, no Conjunto João Paulo II, para saber como poderia começar a pagar para ter direito à previdência no futuro. Apesar de trabalhar desde os 10 anos de idade e ter criado dois filhos, já casados, nunca pensou em poupar para o futuro.

“Estou cansada, este ano comecei a ter lesão por esforço repetitivo na mão direita e hérnia de disco, sem falar na alergia”, conta a profissional. Mesmo assim ela não pensa em deixar o negócio, que iniciou há 14 anos. “Não quero depender de ninguém nessa vida, só de Jesus. Quero ter meu dinheiro, por isso vou começar a contribuir para ter uma vida tranquila no futuro”, explica Eliz, que é casada e o marido recebe pouco mais de R$ 500,00 após ter se aposentado por invalidez.

De acordo com o INSS, no primeiro semestre de 2014, a Previdência Social na Paraíba manteve uma média de 677.254 benefícios, desembolsando um valor total de R$ 2,9 bilhões no período. O número de auxílios-doença nos primeiros 6 meses do ano ficou na média de 222.298 benefícios concedidos, totalizando R$ 112,7 milhões. Já o número de pedidos de aposentadoria por invalidez foi de 53.258 benefícios, que custaram ao instituto um total de R$ 245,9 milhões.

Na Paraíba existem 39 Agências da Previdência Social, distribuídas em 31 municípios. Destas, 21 são agências da Gerência Executiva em João Pessoa e 18 da Gerência Executiva em Campina Grande. Este ano não foram inauguradas novas agências.

JPB

Mais um caso de calazar em Itaporanga, e desta vez a vítima não sobreviveu

Doença atacou, ao menos, duas pessoas nos últimos três meses no município


Por Redação da Folha – Depois de uma criança de um ano e nove meses da Vila Mocó sobreviver ao calazar (leishmaniose visceral), surge mais uma vítima da doença em Itaporanga, e a pessoa não resistiu: trata-se de uma mulher de 54 anos, que residia com o esposo e os oito filhos no sítio Lagoa Seca.

Ela faleceu há 11 dias em um hospital de Campina Grande, onde passou mais de um mês internada. Segundo uma sobrinha da dona de casa, que confirmou à Folha o diagnóstico da doença, a mulher foi internada inicialmente em Itaporanga e, depois, foi transferida para Campina, mas não houve jeito.

A filha mais nova da dona de casa tem 11 anos, e toda a família ficou muito abalada com seu falecimento. A informação é que duas sobrinhas da vítima também tiveram a doença em anos anteriores, mas sobreviveram.

O calazar é uma doença terrível e que pode matar se não for tratada imediatamente. A enfermidade é transmitida por um protozoário através de mosquito, que contrai o microorganismo em um depositário, geralmente caninos e roedores.

Temendo novos casos, moradores da Vila e da comunidade rural esperam que os serviços de defesa sanitária e epidemiológica inspecionem os locais afetados para tentar conter a proliferação do protozoário. 

Justiça determina multa ao governador e prefeito da Capital por falta de inventário de João Pessoa

A multa foi fixada pelo juiz da 4a Vara da Fazenda Pública da Capital, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, em R$ 3 mil a cada um dos promovidos na ação e por cada dia de descumprimento da decisão judicial.

Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e a Justiça fixou, nesta sexta-feira (15), a aplicação de multa pessoal contra o governador Ricardo Coutinho; o prefeito da Capital, Luciano Cartaxo e o diretor executivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), Aníbal Moura Neto, pelo descumprimento da decisão judicial que determinou, em julho de 2013, prazo de seis meses para a realização de inventário de todos os bens móveis, imóveis, artísticos e documentais que devem ser preservados e protegidos como patrimônio da coletividade devido ao seu valor artístico, cultural, arquitetônico e paisagístico.

A multa foi fixada pelo juiz da 4a Vara da Fazenda Pública da Capital, Antônio Carneiro de Paiva Júnior, em R$ 3 mil a cada um dos promovidos na ação e por cada dia de descumprimento da decisão judicial.

O magistrado também determinou a notificação pessoal dos agentes públicos, dando a eles prazo de três dias para que informem ao Juízo as providências adotadas para efetivar a decisão liminar, sob pena de bloqueio das contas públicas.

Para o promotor de Justiça João Geraldo, o inventário é importante para que haja a identificação, o levantamento e a catalogação de todo o acervo dos bens móveis, imóveis, documentais e artísticos do Município que tenham valor histórico e cultural e que ainda não se encontram protegidos. “O que o Ministério Público reclama é o direito de todo o cidadão saber o que é que se tem, onde se encontra e sob a guarda de quem está o acervo do patrimônio histórico e cultural de João Pessoa, que não foi tombado ou protegido por qualquer outra medida prevista em lei para sua conservação e preservação. O inventário é de suma importância para que as gerações futuras possam desfrutar do conhecimento e convívio com a memória viva desse acervo”, destacou.

Blog do Gordinho

Jelena Jensen fazendo strip-tese; confira as fotos da morena

Confira as fotos da gostosa Jelena jensen nua, pelada, mostrando a sua bela forma em ensaio.



Embelezado

CHÁ NOVE ERVAS – FAZ PERDER 4KG EM 10 DIAS


Chá nove ervas faz perder 4kg em apenas 10 dias. Experimente está poderosa bebida !

O poderoso o chá das nove ervas foi elaborado por Fitoterapeutas dos mais renomados que pesquisaram as propriedades das ervas durante vários meses até chegar à fórmula que seca até 4kg em dias. O produto não tem contraindicação, é digestivo, inibe o apetite, contribuindo para a perda de peso, além de eliminar as toxinas do corpo.

CHÁ PODEROSO NOVE ERVAS
Ingredientes:
50mg de centella asiática
80mg de melissa officinalis
100mg de espinheira-santa
50mg de cássia
40mg de alcaçuz
100mg de passiflora
80mg de boldo
50mg de dente-de-leão
80mg de uva ursinha

Modo de Preparo: Misture bem todas as ervas e guarde em recipiente tampado. Quando for consumir o chá, adicione 3 colheres ( sopa ) dessa mistura a 1 litro de água fervente. coe, espere amornar e coloque o chá para gelar até o momento de beber.

O PODER DAS ERVAS

Uva ursina: tem poder diurético
Centella Asiática: diminui a celulite
Boldo: tomado antes das refeições, ajuda na digestão. Também é indicado para quem tem intestino preso e gastrite.
Dente-de-leão: exerce efeito sobre o fígado e a vesícula, atingindo o metabolismo. Benefício nos casos de obesidade.

Melissa Officinalis: usada para diminuir gases e cólicas, estimula a transpiração, é digestiva e age contra a ansiedade.

Espinheira-santa: recomendada para o tratamento de gastrites e úlceras gástricas.

Passiflora: induz o sono e relaxamento.

Cássia: é antioxidante e laxativa.

Alcaçuz: é diurético, anti-inflamatório, antisséptico e expectora ervasmedicinaiscuram.com

Inédito: Juíza de Piancó determina que Google coloque no AR em 48h, blog CatingueiraOnline que foi tirado da rede sem explicação


A Juíza da Comarca de Piancó, no Sertão paraibano, Isabella Joseanne Assunção Lopes Andrade de Souza, determinou nesta sexta-feira (15) que a empresa Google Brasil Internet LTDA coloque no AR, no prazo de 48hs, o blog CatingueiraOnline.com, sob pena de multa diária, conforme informações do site do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O referido blog que estava no ar há mais de 4 anos, foi tirado da rede sem nenhuma explicação, desde o último dia 29 de Julho do corrente ano.

A empresa, detentora do serviço de hospedagem do Blogger, realizou o bloqueio da página alegando “Violação dos Termos de Uso”.

De acordo com o advogado Francisco de Assis Remígio II (Segundo), que defende o blog, foram realizadas inúmeras solicitações de analise de desbloqueio, mas todas em vão. Ele também informou que foram solicitadas ao Google informações sobre qual seria a suposta “violação” que o blog teria cometido, porém, em nenhum momento foi obtido resposta.

A defesa também alegou os responsáveis pelo CatingueiraOnline não receberam qualquer aviso prévio das supostas violações cometidas ou do bloqueio por parte do Google. Diante disto, foi protocolado um pedido de liminar no fórum da comarca de Piancó solicitando o desbloqueio do blog.

Em sua decisão, a juíza lembrou que “a constituição federal de 1998 assegura ser livre, não somente a manifestação do pensamento, vedado o anonimato (art. 5º, inc. IV), mas também a expressão da atividade intelectual, artística, cientifica e de comunicação independentemente de censura ou licença (art. 5º inc. IX), proclamando, de outro lado, através do inciso X do citado artigo, que são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas”.    

A magistrada disse que o art. 5º XIV, da Carta Magna, assegura “(...) a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Já o art. 220 do mesmo Estatuto Constitucional Impõe respeito à manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo [que] não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição”.

Na decisão, a juíza ainda diz que:
“Analisando os autos, vê-se que o Google está impedindo o exercício da atividade desempenhada pelo blog promovente de forma desarrazoada, pois as justificativas apresentadas pela demandada inicialmente são conta de que o autor foi acusado de violar os Termos de Serviço do Blogger, sem, contudo, especificar no que consistia a violação (fls 18). Ainda, na mesma informação, alega que o sistema de que verifica os blogs é automatizado e pode conter erros.

Ademais, em outro momento, a Google informa (fls. 19), em relação ao Blog promovente, que ‘atualmente este site não está listado como suspeito’, bem como, ‘o Google visitou esse site pela última vez em 2014-07-03, e não foi detectado conteúdo suspeito nos últimos 90 dias. Por derradeiro, informa também que o site não hospedou software malicioso nos últimos 90 dias Assim, fica demonstrada as inconsistências apresentadas pela parte demandada no bloqueio do acesso ao blog por seus diretores, bem como pelos usuários, haja vista que não há informações claras e verossímeis concernentes ao fato que deu ensejo ao bloqueio do site, o que a meu ver restringe o direito constitucional à informação. (...)"

Diante disto, a Juíza determinou que o Google Brasil Internet Ltda restabeleça o acesso ao blog “CatingueiraOnline” no prazo máximo e improrrogável de 48 (quarenta e oito) horas. Ainda foi fixado multa de R$ 200,00 até o limite de R$ 5.000,00 em caso de descumprimento. “O descumprimento da medida ensejará m prisão por crime de desobediência, consoante comando consagrado no artigo 330 do código penal Brasileiro”

 Da assessoria

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Receita libera R$ 17 mi de restituição do IR para 13 mil contribuintes na PB

A Receita Federal paga nesta sexta-feira (15) R$ 17.242.565,45 milhões a 13.226 contribuintes paraibanos no terceiro lote de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2014, além de lotes residuais de anos anteriores (para quem caiu na malha fina).

Para saber se sua restituição está nesse lote, o contribuinte pode consultar o site da Receita, em:

http://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/Atrjo/ConsRest/Atual.app/index.asp. As consultas também podem ser feitas pelo telefone 146 (opção 3) ou via aplicativo para dispositivos móveis (smartphones e tablets).

Regras de recebimento

Após o pagamento de idosos e contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave, as restituições são pagas pela ordem de entrega da declaração do Imposto de Renda – desde que o documento tenha sido enviado sem erros ou omissões. Geralmente, são liberados sete lotes do IR em todos os anos, entre junho e dezembro. Em 2014, o Fisco recebeu 26,8 milhões de declarações até 30 de abril, o prazo legal.

Contribuinte pode saber se caiu na malha fina

A Receita Federal lembra que os contribuintes que entregaram o IR 2014, ano-base 2013, e caíram na malha fina já podem corrigir eventuais pendências ou inconsistências em sua declaração.

Para conferir a situação da declaração e resolver possíveis problemas, os contribuintes devem entrar no site da Receita na internet e buscar pelo e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) do órgão. O sistema exige o uso de um código de acesso gerado na própria página, ou um certificado digital emitido por autoridade habilitada. Veja o passo a passo do extrato do IR.

O acesso ao extrato também permite conferir se as quotas do IR estão sendo quitadas corretamente, além de identificar e parcelar eventuais débitos em atraso, entre outros serviços.

Caso as declarações tenham problemas, entram na malha fina do Fisco, ou seja, ficam retidas e não aparecem nos lotes de restituição até que tudo seja resolvido.

Veja o calendário de pagamentos das restituições do IR 2014:

- 4° lote, em 15 de setembro de 2014
- 5° lote, em 15 de outubro de 2014
- 6° lote, em 17 de novembro de 2014
- 7° lote, em 15 de dezembro de 2014

Jovem de 19 anos, natural de São José de Caiana é assassinado a tiros na Bahia


De acordo com as informações colhidas de sites do Estado da Bahia, o jovem Ivo Pereira da Silva de 19 anos, vulgo “Língua de Tejo”, foi assassinado a tiros por dois homens armados, em uma moto, em uma área rural do município de Ipirá-BA.

O assassinato pode estar ligado a acerto de conta, já que as informações dão conta que o jovem caianense tinha envolvimento com o trafico de drogas naquela região.

O crime foi registrado na Delegacia de Polícia Civil na noite da última quarta-feira (13). Ivo Pereira era natural da cidade de São José de Caiana-PB.

DiamanteOnline com informações de sites da Bahia 

Jô Soares pode estar com câncer de pulmão


O apresentador da Globo Jô Soares, 76, está com suspeita de câncer no pulmão, publicou nesta sexta-feira 15 o colunista Leo Dias, do jornal O Dia, do Rio de Janeiro. Segundo ele, o estado de saúde de Jô é grave. O apresentador está internado desde o dia 25 de julho no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para tratar de uma pneumonia.

O hospital não divulga boletins médicos a pedido da família. A princípio, o departamento de Comunicação da Globo informou que o caso não era grave e que Jô estava se recuperando bem. Segundo a emissora, a alta deve acontecer em breve. Sem poder gravar com Jô, a Globo tem passado reprises de entrevistas do "Programa do Jô".

O oncologista Dráuzio Varella teria sido chamado às pressas para acompanhar o caso, ainda de acordo com a coluna do O Dia. O apresentador teria tido uma parada cardíaca na noite de quarta-feira 13, segundo uma fonte ouvida pelo colunista.

Blog do Tião

Allan Feliphe de cabeça tranquila: TSE aprova substituição da candidatura do seu pai, em Pedra Branca


A ministra Laurita Vaz, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), considerou legal a substituição de candidatura na véspera da eleição de 2012 no município de Pedra Branca.

Ela negou seguimento a um recurso da coligação Por Amor a Pedra Branca, apontando que teria havido fraude eleitoral em virtude da substituição de candidatura de pai para filho às vésperas do pleito.

O atual prefeito de Pedra Branca, Allan Feliphe Bastos de Sousa, substituiu de última hora o seu pai, Antônio Bastos Sobrinho, que teve o registro de sua candidatura indeferido pelo juiz local e pelo Tribunal Regional Eleitoral.

A candidatura de Allan Feliphe foi deferida pelo TRE-PB em virtude de ter sido apresentada dentro do que prevê a legislação. Para a Corte paraibana, o fato de a substituição recair sobre o filho do candidato substituído em nada demonstra a caracterização da fraude eleitoral.

Este também foi o entendimento a que chegou a ministra Laurita Vaz, ao analisar o caso. "Por todo o exposto, verifico que, durante toda a cronologia de acontecimentos, as partes envolvidas comportaram-se nos estritos limites da lei e do Direito, não existindo qualquer prova nos autos de que houve conluio de vontades, visando enganar os eleitores, no processo de escolha livre e consciente dos seus mandatários, nas Eleições 2012".

Segundo ela, a decisão do TRE da Paraíba foi em consonância com a jurisprudência do TSE. "Nessas condições, impõe-se a aplicação da Súmula 83 do Superior Tribunal de Justiça, tendo em vista que a matéria tratada pelo acórdão regional está em consonância com a jurisprudência desta Corte, verbis: Não se conhece do recurso especial pela divergência, quando a orientação do Tribunal se firmou no mesmo sentido da decisão recorrida".

Josusmar Barbosa

PM procura homem que estaria ameaçando mulheres, com suposta seringa contaminada de HIV, em Conceição

Desde o final da tarde desta quarta-feira(13), a Polícia Militar da cidade de Conceição vem procurando um suposto homem, que estaria ameaçando mulheres com uma suposta seringa contaminada com HIV, na cidade de Conceição.

De acordo com o sargento Washington, da 2ª Companhia de Polícia da cidade de Conceição, várias denúncias chegaram, através do 190 da Companhia. Segundo ele, a polícia já fez várias abordagens, na tentativa de localizar esse suposto homem, que está aterrorizando mulheres na cidade de Conceição.


O suposto homem teria sido fotografo por populares e a polícia já tem em mãos imagens dele.

Ainda de acordo com informações do Sargento Washington, o suposto homem é de cor clara e tem aproximadamente, 45 anos. Segundo ele, há informações de que o homem usa a seringa contaminada para fazer ameaças e levar mulheres para abusar sexualmente delas. No entanto o policial afirma que nenhum homem com essas características foi localizado pela polícia da cidade de Conceição.

Jovens trocam mensagens de alertas, através do WhatsApp, em toda região do vale do Piancó. Porém não existe nada de concreto na informação. Nenhum caso de estupro foi denunciado em toda a região.

Redação do Portal Vale do Piancó Notícias

TCE vai investigar destinação do lixo nos municípios


A destinação do lixo nos municípios paraibanos será investigada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

O órgão vai averiguar o cumprimento à Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei 12.305, que cobra a extinção dos lixões e a instalação de aterros sanitários.

O prazo para as cidades cumprirem as determinações da norma terminou no dia 2 de agosto.

A investigação, que acontecerá por meio de uma auditoria operacional, foi proposta pelo conselheiro ouvidor André Carlo Torres. A medida foi aprovada pelo Pleno do TCE na quarta-feira (13).

“Vamos fazer visitas in loco e solicitaremos informações junto ao Estado e também aos municípios. Depois também apresentaremos sugestões para que haja o cumprimento do que determina a lei”, explicou André Carlo. O conselheiro disse que até a próxima semana deve se reunir com a equipe de auditores para planejar a execução da auditoria.

De acordo com dados de uma pesquisa da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), 177 municípios da Paraíba não apresentaram o plano de gestão de resíduos sólidos. O levantamento ouviu gestores das cidades que possuem até 300 mil habitantes e todas as capitais. Na Paraíba participaram da pesquisa 219 municípios, entre eles João Pessoa. No total, 33 cidades ainda possuem lixões e apenas nove têm aterro sanitário.

André Carlo destacou que o trabalho do TCE inicialmente tem o objetivo de orientar os gestores para o cumprimento da lei, mas informou que não está descartada a possibilidade de punição aqueles que descumprirem. “O Tribunal pode aplicar multas e também reprovar contas desses gestores”, pontuou.

A lei 12.305 já estabelece punições em caso descumprimento. Ela determina que os estão sujeitos à suspensão de recursos federais e ainda a sanções previstas na Lei de Crimes Ambientais, cuja multa varia de R$ 5 mil a R$ 50 milhões, além do risco da perda de mandato para os gestores.

Além da extinção dos lixões, o texto determina a implantação da coleta seletiva, compostagem dos resíduos e a destinação dos resíduos apenas para aterros sanitários.

JPB

Jovem que tentou roubar posto local já havia assaltado o estabelecimento anteriormente

Informações são do delegado Cristiano Santana


Por Redação da Folha O jovem Daniel Lúcio de Oliveira, conhecido como Goiabinha, de 20 anos, foi autuado em flagrante por tentativa de roubo juntamente com outro rapaz pelo delegado de Itaporanga, Cristiano Santana. Os dois foram conduzidos à cadeia pública na manhã dessa quinta-feira, 14.

A tentativa de roubo foi na madrugada dessa quinta. Conforme o delegado, Daniel, que estava armado com uma faca e na companhia de um comparsa, chegou ao estabelecimento a pé e tentou render o frentista do posto, mas o trabalhador conseguiu escapar da investida do homem, correndo para as proximidades do hotel onde se encontrava um vigilante.

A dupla deixou o local às pressas, mas, horas depois, foi presa pela PM. Daniel, que reside na entrada do sítio Cantinho, e Markson Celestino da Silva, de 19 anos, morador da Rua Santo Antônio, foram conduzidos à delegacia e, depois, autuados.

Conforme o delegado, Daniel já havia roubado o mesmo posto meses anteriores, e não chegou a ser preso em flagrante, mas foi autuado pelo dr. Cristiano e estava respondendo em liberdade. Foto: faca utilizada no crime.

Professores do Vale podem se inscrever em prêmio que reconhece trabalhos educacionais

Prazo vai até o dia 15 do próximo mês


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os professores da educação básica que lecionam na rede pública do Vale têm uma grande oportunidade para verem seus trabalhos educacionais em sala de aula reconhecidos nacionalmente e ainda receberem um bom dinheiro como premiação. É que ainda estão abertas as inscrições do Prêmio Professores do Brasil 2014, um incentivo aos docentes brasileiros instituído pelo Ministério da Educação (MEC) há oito anos. Os interessados em participar têm até o dia 15 do próximo mês de setembro para efetuarem as inscrições, que estão abertas desde o dia 2 de junho passado.

As inscrições são gratuitas e feitas, exclusivamente, pelo sítio http://premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/?p=5. Para se inscrever, o professor deve responder a questões relacionadas ao seu trabalho inovador em sala de aula, tais quais como sua organização; como foi a participação dos alunos ao seu projeto; quais foram as etapas do trabalho e como foi feita a avaliação.

No sítio eletrônico também é possível todas as informações sobre o prêmio, que está na sua oitava edição, e “objetiva reconhecer o mérito de professores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas bem sucedidas”, segundo pontua o regulamento.

Os projetos enviados passarão por uma avaliação e, os que forem selecionados por uma comissão julgadora, serão premiados. “Os professores responsáveis pelas experiências selecionadas pela Comissão Julgadora Nacional, independentemente de sua região e da categoria a que concorrem, receberão a importância de R$ 6.000,00 (seis mil reais), além de troféu e certificados expedidos pelas instituições promotoras do Prêmio. Já o vencedor de cada uma das oito subcategorias será conhecido na Cerimônia de Premiação do concurso e fará jus a um prêmio extra de R$ 5.000,00 (cinco mil reais)”, segundo enfatiza o MEC.

As escolas nas quais foram desenvolvidas as experiências selecionadas serão premiadas com placa comemorativa fornecida pelos parceiros do MEC no prêmio. Além disso, “os professores, diretores ou representantes das escolas premiadas têm participação assegurada em um seminário ou cerimônia de premiação com passagens, alimentação e hospedagem custeadas pelas instituições promotoras do prêmio” em cidade não divulgada no regulamento, mas, possivelmente, Brasília.

Resultado – A divulgação oficial do resultado final do Prêmio Professores do Brasil ocorrerá em novembro deste ano, a cargo da Secretaria de Educação Básica do MEC, por meio de publicação no Diário Oficial da União e nos sítios eletrônicos das instituições promotoras do prêmio.