sábado, 2 de agosto de 2014

Eleitores solteiros vão decidir eleições na Paraíba


Apenas 722 eleitores não informaram o estado civil no Estado

Os solteiros vão decidir as eleições na Paraíba este ano. Levando em consideração os dados do eleitorado paraibano disponibilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral, caberá aos solteiros decidir quem serão os representantes do Estado.


Entre os 2,8 milhões de eleitores aptos a votar em outubro, 1,79 milhão é solteiro, além de mais 120 eleitores que são viúvos , separados e divorciados. Mais de 50% dos solteiros são mulheres.

Os que se declararam casados a Justiça Eleitoral somam 914,512 eleitores. Apenas 722 eleitores não informaram o estado civil na Paraíba.

MaisPB

Herculano faz corpo a corpo durante feira livre em Nova Olinda. Neste domingo ele visita Pedra Branca.

O candidato pelo PTN, Herculano Pereira, natural de Itaporanga, esteve realizando visitas corpo a corpo durante a manhã deste sábado (02), na cidade de Nova Olinda, no Vale do Piancó. Herculano aproveitou a feira livre para pedir votos, distribuir santinhos e adesivos. Após sair da cidade, ele viajou para Patos e depois Santa Luzia, onde também possui bases aliadas.

Neste domingo, Herculano estará visitando a comunidade do Sítio São Pedro de Baixo no município de Itaporanga, pela manhã. A tarde ele fará visitas na cidade de Pedra Branca.

(Candidato pediu votos durante feira livre)

Na segunda-feira, a militância da sua candidatura fará movimentos no centro de Itaporanga, e na terça-feira, no centro da cidade de Curral Velho.

Assessoria

A americana Michelle que esteve em Piancó em 1969 fará uma visita a cidade agora em 2014


A história da americana Michelli  tem muito a ver com a cidade de Piancó, especialmente o Bairro Alto Belo Horizonte, quando em 1969, participando como membro do Voluntários da Paz, a mesma chega ao Recife e logo em seguida a Paraíba, onde se interessa pela cidade de Piancó. 

Os Voluntários da Paz foi uma iniciativa criada pelo presidente norte-americano John Kennedy com o objetivo de promover o intercâmbio entre as nações e valorizar a paz mundial. Michelli visitará a cidade e receberá algumas homenagens pelo seu trabalho voluntário no Bairro Alto Belo Horizonte.


"No dia em que completei 20 anos, em janeiro de 1969, tomei uma decisão: não esperaria nem mais um dia. Peguei um ônibus com destino a Piancó - deixei uma mensagem de despedida no escritório do diretor do Corpo da Paz na Paraíba. Já no ônibus, conheci pessoas que seriam fundamentais para minha sobrevivência na cidade e com quem mantenho laços de amizade até hoje. Uma delas é Menininha Porto, filha de Seu Chico Porto. Ela me levou para a casa dela, onde conheci a família de Seu Chico e Dona Maria. Convidaram-me para ficar na casa deles. Aceitei com alegria e, em poucos dias, já conhecia boa parte dos habitantes de Piancó", diz Michelli. O prefeito da cidade era Antonio Leite Montenegro, que deu todo apoio à chegada dela no Município.

Como conheceu o Bairro Alto Belo Horizonte - A filosofia do trabalho de desenvolvimento da comunidade era a seguinte: quem deseja ajudar no desenvolvimento de uma comunidade precisa morar e trabalhar no lugar por um tempo para conhecer a realidade local e saber de que forma é possível ajudar. "Assim, nas minhas horas livres, passei a visitar o bairro do Alto, região mais carente de Piancó. Conversava com as pessoas, ouvia os anseios e reclamações e, um dia, dei-me conta de que todos concordavam com um ponto: a escola do Alto era muito perigosa para as crianças. A construção era precária. Havia risco de desabamento a qualquer momento. O caso era urgente".


Michelli ainda lembra que durante todo esse processo, a Paraíba enfrentava um momento de muita seca e fome. Homens e meninos desmaiavam durante o trabalho. "Fiquei apavorada. Com a ajuda do diretor do Corpo da Paz da Paraíba, conseguimos a doação de alimentos através do programa norte-americano Aliança para o Progresso, baseado no Recife". Para evitar saques, foi preciso alugar um caminhão com guardas armados para transportar os alimentos de Recife a Piancó. "Por falta de um lugar mais apropriado, guardamos os alimentos na minha casa. A distribuição era semanal".

"No final da obra, dei-me conta de que não tinha mobiliário, sobretudo, mesas para os alunos. Fui a João Pessoa para falar com o governador da Paraíba e solicitar os móveis. Também o convidei para conhecer o projeto. Ele ficou bastante entusiasmado e se mostrou a disposição para ajudar. Enviou mesas, cadeiras e diversos móveis. Também participou da inauguração da escola que teve banda de música e festa no Clube Municipal". A escola a que Michele se refere é hoje a Escola Ernestina de Araújo Silva. 

"Permaneci por dois anos em Piancó, período que corresponde ao estágio normal do programa Voluntários da Paz. Chorei muito na minha despedida. Apesar de feliz por completar uma etapa importante para o meu amadurecimento como ser humano, sentia-me arrasada em dar adeus a tantas pessoas queridas e deixar para trás tantas realizações importantes. Até hoje Piancó permanece em mim. Esses foram os anos mais difíceis e mais felizes da minha vida", finalizou.

OBlogdePianco

Deputado apresenta Lei que determina indenização ao consumidor de instituições bancárias

Lei Estadual 10.323/2014 determina o pagamento de indenização aos usuários que forem atendidos além do tempo disciplinado.

Cansado de esperar por horas nas filas de banco? Agora você pode ser indenizado em 30 UFR-PB, na cotação atual, cerca de R$ 1.145,10. De autoria do deputado estadual Vituriano de Abreu (PSC), a Lei Estadual 10.323/2014 determina o pagamento de indenização pelas instituições bancárias aos usuários que forem atendidos além do tempo disciplinado pela Lei municipal 8.744/1998 (Lei das Filas).

A legislação prevê o atendimento em até 20 minutos em dias normais e 30 minutos nos dias considerados atípicos, como pagamento dos servidores públicos, vésperas e após feriados.
O parlamentar se reuniu nesta sexta-feira (1) com o secretário do Procon-JP, Helton René. Na ocasião, Vituriano apresentou a Lei e debateu formas de garantir o cumprimento e divulgação da medida.

“A lei agrega valor positivo à defesa do consumidor. Nós do PROCON acreditamos na efetividade da norma e vamos fiscalizar o cumprimento e orientar o consumidor em busca dos seus direitos”, explicou Helton René.

O usuário que se sentir prejudicado pela demora no atendimento, de posse da senha autenticada e devolvida pelo caixa, deverá comunicar o fato ao gerente da instituição financeira ou a qualquer outro funcionário designado para receber a reclamação e solicitar o pagamento da indenização de 30 UFR, que deverá ser feita no prazo máximo de 48 horas, sob pena de pagar em dobro caso o consumidor processe o banco na Justiça.

O deputado Vituriano de Abreu destacou que seu projeto de lei foi bem elaborado e bastante discutido na Assembleia Legislativa. “Não é aceitável que nos dias de hoje, onde a tecnologia está presente em todos os lugares, um cliente seja atendido no tempo que o banco desejar”, disse.
De acordo com o deputado, a lei vai fazer com que os bancos contratem mais funcionários para atender melhor os clientes, e com maior rapidez, evitando assim que as pessoas continuem sendo penalizadas com as filas intermináveis nos bancos de toda a Paraíba.

WScom com Assessoria

Reportagem de capa da Revista Veja


A edição da revista Veja que chega às bancas neste fim de semana

Nove famílias da PB se enfrentam na disputa por cargos nestas eleições

Os Gadelha, Rêgo, Ribeiro, Morais, Motta, Cunha Lima, Roberto, Maranhão e Paulino são membros de famílias que há décadas atuam na política do estado e em outubro irão disputar, mais uma vez, a preferência da população.

Uma parte significativa dos candidatos que vão disputar os cargos majoritários e eletivos nas eleições deste ano possuem sobrenomes já bem conhecidos dos eleitores paraibanos. Os Gadelha, Rêgo, Ribeiro, Morais, Motta, Cunha Lima, Roberto, Maranhão e Paulino são membros de famílias que há décadas atuam na política do estado e em outubro irão disputar, mais uma vez, a preferência da população. Só para citarmos o embate desses políticos para os principais cargos, eles já se lançaram em busca de votos para governador, senador, deputado federal e estadual no próximo pleito.

Candidato ao governo do estado, o senador Vital do Rêgo Filho (PMDB) é membro de uma tradicional família de políticos de Campina Grande. O peemedebista é neto do ex-governador da Paraíba, Pedro Moreno Gondim é irmão do ex-prefeito da Rainha da Borborema, Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), que é candidato a deputado federal. O parlamentar ainda é filho do ex-deputado Vital do Rêgo e de Nilda Gondim, atual deputada federal pelo PMDB da Paraíba e candidata a primeira suplente de senador.

O senador e candidato do PSDB ao Palácio da Redenção, Cássio Cunha Lima, também é herdeiro de um grande personagem da política paraibana. Ele é filho do ex-prefeito de Campina Grande, ex-deputado, ex-senador e ex-governador Ronaldo Cunha Lima. Tudo indica que os descendentes de Cunha Lima ainda podem ampliar sua participação na vida pública. O filho do político tucano, Pedro Cunha Lima (PSDB), neto de Ronaldo, é candidato a uma das vagas de deputado federal nas eleições de outubro e o sobrinho dele, Bruno Cunha Lima, candidato a deputado estadual.

Ex-ministro das Cidades, o deputado federal Agnaldo Ribeiro (PP) tenta sua reeleição. Ele é filho do ex-deputado federal e ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e de Virgínia Veloso, atual prefeita de Pilar (PB). O parlamentar também é irmão da deputada estadual Daniella Ribeiro (PP) que concorre, mais uma vez, ao cargo eletivo.

Disputando vaga no Senado, o ex-governador e ex-senador José Maranhão também tem vários parentes na política. Seus sobrinhos, o deputado federal Benjamim Maranhão (SD) e a deputada estadual Olenka Maranhão (PMDB) tentam a reeleição no pleito deste ano. Maranhão ainda é irmão da prefeita de Araruna, Wilma Maranhão (PMDB).

Deputado federal pelo PDT, Damião Feliciano, também tenta a reeleição em outubro. O pedetista é casado com a médica Lígia Feliciano (PDT), candidata a vice-governadora na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB).

Efraim Morais Filho, deputado federal pelo DEM, também disputará uma nova eleição neste ano. O democrata é filho do ex-deputado federal e ex-senador, Efraim Morais.

Parlamentar federal pelo PMDB, Hugo Motta, tentará se eleger pela segunda vez. O peemedebista é neto da ex-deputada estadual e atual prefeita de Patos, Francisca Motta (PMDB).

Presidente estadual do Partido da República (PR) e deputado federal pela legenda, Wellington Roberto, é outro que vai tentar a reeleição. O parlamentar é pai do deputado estadual e candidato a uma das vagas na Assembleia Legislativa, Caio Roberto.

O deputado federal Wilson Filho (PTB) também vai para sua segunda disputa. O petebista é filho do ex-deputado, ex-senador e candidato a senador na chapa encabeçada por Cássio Cunha Lima, Wilson Santiago (PTB).

Leonardo Gadelha (PSC) também é membro de uma tradicional família de políticos do Sertão paraibano. O ex-parlamentar, concorre, nas eleições deste ano, ao cargo de vice-presidente da República na chapa encabeçada pelo Pastor Everaldo. Gadelha ainda é sobrinho do ex-deputado federal, Marcondes Gadelha, que concorre ao cargo de deputado federal, e primo do atual prefeito de Sousa, André Gadelha.

De Guarabira vem os Paulino. Filho da ex-prefeita Fátima Paulino e do ex-governador e candidato a vice-governador, Roberto Paulino, Raniery Paulino tenta se reeleger para deputado estadual.

Ainda temos Wellington Roberto, que mais uma vez concorre ao cargo de deputado federal. E os Roberto também concorrem ao cargo de deputado estadual com Caio Roberto entrando na disputa pela segunda vez.

Com tantos sobrenomes conhecidos resta agora esperar pelo pleito de outubro para conferir quais serão os membros dessas famílias que irão ser vitoriosos na disputa por cargos públicos.

Jony Melo do Blog do Gordinho

Homem sobrevive sem ferimento à atentado à bala na porta de casa em Igaracy

Crime foi na noite dessa sexta-feira


Por Redação da Folha – O agricultor Antônio Neto Ferreira, conhecido como Netinho de Zé Eugino, de 25 anos, foi vítima de um atentado à bala por volta das 8h da noite dessa sexta-feira, 1º, quando chegava em sua casa, que fica em uma rua projeta do bairro Padre Aristides.

Segundo a polícia, a vítima chegou em casa e estacionou sua moto, mas, no momento que entrava em sua residência, foi alvejado por dois tiros. Os disparos atingiram a moto e a parede da residência, mas não feriram o homem.

O autor dos disparos estava de capacete e em uma moto e fugiu após os disparos. Ele não foi identificado e a vítima do atentado não tem suspeito do crime. O destacamento local da Polícia Militar foi acionado e fez diligências, mas não conseguiu localizar o acusado. 

PB ganha Lei de Inteligência que deve acelerar trabalho policial e combater o crime

O Diário Oficial da edição do dia 30 de julho publicou decreto que regulamenta a criação do Subsistema de Inteligência de Segurança Pública na Paraíba. A Lei Estadual de número 10.338/14 está inserida no Sistema Brasileiro de Inteligência, que foi criado em 1999. A lei consiste em um sistema que possa realizar de forma permanente o processamento de dados, visando à produção de conhecimentos relativos à criminalidade e à violência no estado. Além disso, a ideia é ampliar, integrar e aperfeiçoar o conhecimento das ações dos diversos órgãos de inteligência, no âmbito da administração pública estadual e federal.

Para o secretário de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, a lei de inteligência valorizará ainda mais a integração entre as Polícias e o Judiciário, contribuindo para uma investigação rigorosa de criminosos bem como a punição dos mesmos. “Com o sistema vamos criar uma doutrina de inteligência policial que possa articular e se comunicar entre os órgãos da Segurança Pública (Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e o Sistema Prisional) e assim interagir com outros órgãos como Receita Federal e Estadual e Ministério Público.

Outra vantagem é a sistematização das informações, por meio de um banco de dados. Tudo isso contribui para uma repressão qualificada. O objetivo é fazer uma polícia muito mais inteligente, com mais funcionalidade, com a reunião de provas, de materialidade que dê substância ao inquérito, contribuindo com o poder Judiciário”, explicou.

Registrado como Sistema Estadual de Inteligência de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, fica exigido o funcionamento de agências de inteligência voltadas para o exercício permanente e sistemático de ações especializadas na produção de conhecimentos para prever, prevenir e reprimir atos delituosos de qualquer natureza ou relativos a outros temas de interesse da segurança pública e da defesa social da Paraíba.

O SEINSDS será um sistema integrado, formado por subsistemas correspondentes, como é o caso da Inteligência da Polícia Civil, a Unidade da Polícia Militar e também o Sistema Prisional, o Corpo de Bombeiros e a Casa Militar.

Portal Correio

Jô Soares não apresenta melhora no quadro clínico

Desde o dia 25 de julho, o apresentador Jô Soares está internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, diagnosticado com uma infecção pulmonar. De acordo com a assessoria do hospital, no entando, Jô não apresentou mudanças no quadro de saúde. “Ele continua internado e sem expectativa de alta. O quadro é estável”, informou a assessoria ao site “Ego” nesta quinta-feira (31).

A informação veio em tom diferente do que foi dito no dia 28, três dias depois de Jô dar entrada no centro médico, quando estava sendo tratado com antibióticos e deveria receber alta logo.

CVN

Veja destaca "destempero" de Ricardo contra Radical

O colunista Lauro Jardim, de Veja, divulgou nota sobre o que classificou de destempero do governador Ricardo Coutinho, candidato à reeleição,contra o também candidato a governador pelo PSTU, Antonio Radical. Segundo Jardim, o governador, durante o intervalo do debate promovido pela TV Master, quinta-feira, teria mandado Radical "se f...", isso depois de Radical centrar fogo no governador a maior parte do tempo. Essa agressão foi negada por assessores de  Ricardo Coutinho. O presidente do PSB,Edvaldo Rosas, afirmou que tudo não passou de um factóide criado por Radical para aparecer. Célio Alves, coordenador da campanha de Coutinho,também negou a agressão, que foi explorada pelos adversários do governador, gerando manchetes em blogs e portais da capital e do interior. Ao lado, a reprodução da nota de Jardim.

Tião Lucena

A Nossa Crise é Moral

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
.........................................................................
A Nossa Crise é Moral
(Reynollds Augusto)

Existe uma causa superior, anterior, macro, que criou tudo. É a causa primeira, de onde tudo partiu, pois o nada não cria nada e o nada nem existe. Isso é axiomático e indiscutível.

Como é pelo efeito que se reconhece a qualidade de uma causa, podemos concluir que ela é antes de tudo inteligente demais, pois a vida é muito complexa para ter vindo de um pensamento medíocre.

Criou-nos para um fim: o aperfeiçoamento e para uma fatalidade, a felicidade.  NINGUÉM, ninguém mesmo se perderá. Até lá muito “pranto e ranger de dentes”, mas no fim, que não existe,  tudo dará certo, pois Jesus, o agente maior da causa já asseverara: “Que nenhuma da das ovelhas do meu Pai se perderá”.

Todos nós sabemos que a humanidade progride intelectual e moralmente. Um pode acontecer sem o outro, mas inevitavelmente essas duas forças se encontrarão e quando isso acontecer, leitor, o equilíbrio chegará. As religiões chamam isso de “salvação”, e muitos não extraíram o espírito das letras. “A letra mata, o espírito vivifica”.

Nós criamos “satélites” e sustentamos o secundário. Cultuamos as formas e esquecemos  de que quem liberta o espírito é a vivência dos ensinamentos imorredouros. É o conhecimento da verdade, que tem a ver com o mergulho na maturidade.

 Hoje, ainda, somos “cegos conduzidos por cegos”. Jesus sabia disso, que distorceríamos a sua proposta e profetizou  que ele mandaria outro consolador, para resgatar o que tinha ensinado e dizer novas verdades. Ele já chegou há um pouco mais de 150 anos, é um bebê está crescendo.

A nossa crise ainda é a moral. É a crise do homem, que perdura séculos, mas que está a cada momento melhorando, se aperfeiçoando. Hoje, com certeza, não está pior, está melhor, pois ninguém detém a força do progresso. É como o nascer do dia, que mesmo aparentemente demorado culmina por lograr êxito. E isso já faz alguns milhões de anos, na cadência da vida.

“Nenhuma só das ovelhas do meu Pai, se perderá”, disse Jesus.

É nenhuma mesmo.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

Professores já podem acessar o Guia de Livros Didáticos 2015

Os professores do ensino médio já podem pesquisar os livros que vão escolher para uso nas escolas da rede pública a partir do próximo ano.

O Guia de Livros Didáticos 2015, que contém resenhas e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), está disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Os professores devem informar no sistema eletrônico do FNDE, no período de 22 de agosto a 1º de setembro, quais os livros escolhidos.

Segundo a autarquia, com o guia em mãos, professores, diretores e coordenadores pedagógicos podem conhecer melhor os livros e selecionar os mais adequados ao método de ensino de cada escola.

Na hora da escolha, devem ser selecionadas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da primeira opção, o FNDE comprará as obras da segunda opção.

Para facilitar, o FNDE disponibiliza em seu portal uma série de documentos de apoio, como orientações para a escolha, compromissos da escola e normas de conduta.

Pelo PNLD, a cada ano um grupo de séries é beneficiado com os livros reutilizáveis, e em 2015 será o ensino médio. Serão escolhidas obras destinadas a alunos e professores, de português, matemática, história, geografia, física, química, biologia, filosofia, sociologia, língua estrangeira (inglês e espanhol) e arte.

O FNDE estima compras em torno de 90 milhões de exemplares para atender os 7 milhões de alunos do ensino médio. Também haverá aquisição de livros para reposição e complementação no ensino fundamental.

Agência Brasil

Conheça a ‘mulher dos sonhos’, que já pegou Cristiano Ronaldo e Balotelli


Atualmente em relacionamentos estáveis com suas namoradas, os atacantes Cristiano Ronaldo e Mario Balotelli já chegaram a ter a mesma parceira, de acordo com o site El Balón Rosa. Antes de o astro do Real Madrid namorar a russa Irina Shayk, e de o polêmico italiano conhecer a belga Fanny Neguesha, ambos saíram com a modelo inglesa Sophie Reade.

Sophie, atualmente com 25 anos, ganhou o Big Brother da Inglaterra em 2009. Primeiro ela se relacionou com Cristiano, que a teria chamado de “mulher dos sonhos”, para depois ter um caso mais sério com Balotelli. O affair teria terminado depois de o italiano tê-la traído com sua melhor amiga.

Após se separar de Balotelli, Sophie entrou em depressão e se viciou em drogas – problemas que hoje já estariam superados. Desde então, a modelo já saiu em capas de revistas masculinas na Europa.

O site também lembra que Cristiano Ronaldo e Balotelli já tiveram outra mulher em comum no passado: a italiana Rafaella Fico, que namorou o português do Real Madrid e é a mãe da única filha do jogador do Milan.

Com informações do Gente e TV

SUBSTÂNCIAS NATURAIS COM ATIVIDADE ANALGÉSICA

As substâncias marcadas com asterisco são destinadas especificamente para a dor associada à osteoartrite.

• Cânfora e capsaicina (Cinnamomum camphora e Capsicum species): substâncias contrairritantes que estimulam terminações nervosas, inibindo a dor. São recomendadas para aplicação tópica em dores leves a moderadas. A cânfora está indicada em dores leves e agudas, como picadas de inseto e queimaduras leves. A capsaicina alivia temporariamente a dor em osteoartrite e outras condições. A aplicação provoca ardor e certo desconforto.

• Ácido alfalipoico: é um antioxidante que parece aumentar o fluxo sanguíneo neuronal e a captação de glicose. O resultado é a melhora da função nervosa periférica. Em pacientes diabéticos com neuropatia periférica, doses diárias de 600 a 1.200 mg reduzem os sintomas de dor e disestesia. O ácido alfalipoico deve ser considerado em pacientes com dor neuropática que não respondem a outros tratamentos analgésicos.

• Bromelaína: é o nome dado a um extrato de enzimas proteolíticas extraídas de plantas da família Bromeliaceae, que inclui o abacaxi (Ananas comosus). Atua bloqueando alguns metabólitos que ativam a migração de leucócitos. Por isso é um agente anti-inflamatório utilizado em lesões desportivas, traumas, artrites e outros tipos de processos inflamatórios. O uso oral de 400 mg de seu extrato por dia tem potencial para reduzir dor e inflamação.

• Magnésio: devido à sua propriedade relaxante muscular, pode ser usado em dor associada à contratura muscular. A quantidade diária recomendada é de 350 mg, mas doses de até 1.000 mg parecem ser seguras em pessoas sadias. Na gestação, o uso deve ser supervisionado, devido à sua ação sobre a musculatura uterina.

• Unha-de-gato e garra-do-diabo (Uncaria guianensis e Harpagophytum procumbens): ervas com propriedades anti-inflamatórias.

• Sulfatos de condroitina e de glucosamina*: atuam sobre a dor e sobre a progressão da osteoartrite.

• Óleos de abacate (Persea americana) e de soja (Glycine max)*: estudos clínicos com esses extratos sugeriram melhora de dor e funcionalidade em osteoartrite de joelho.

• Betacaroteno, vitamina C e outros antioxidantes*: podem retardar a progressão da osteoartrite, porém apenas se vierem da ingestão alimentar.

• Ácidos graxos cetilados*: há relatos animadores do controle de sintomas com o uso de suplementos orais e também de cremes de aplicação tópica.

• Superóxido desmutase*: é uma enzima antioxidante encontrada em todas as células, que converte substâncias tóxicas em outras inofensivas. Age prevenindo o dano relacionado à oxidação dos tecidos articulares, porém não funciona se ingerido por via oral, apenas injeções intra-articulares da substância mostraram efetividade.

Fonte: Artigo escrito por Roberta de Medeiros, doutora, professora titular de fisiologia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo (SP), Brasil.

DICAS-COMO APROVEITAR O AZEITE NA COZINHA

Para que o azeite não fique rançoso

coloque um pouco de açucar  no recipiente em que vôce guarda o azeite

2-se vôce colocar ervas aromáticas,como alecrim,orégano etc,,,,no azeite,

vôce obterá um otimo tempero para saladas

3-guarde as azeitonas na geladeira dentro de um recipiente coberta com agua filtrada com sal euma gota de azeite


assim as azeitonas ficara vistosas

3-coloque algumas azeitonaspretas,furada com um garfo e um pouco de alho socado,num vidrocom oléo comum  de cozinha e deixe na geladeirapor alguns dia.

o oléo ficara com sabor  de azeite de oliva.ou ainda,quebreos caroços  de azeitona.coloque num recepiente com oléo,e deixe por 3 meses

penacozinha/

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

A análise de quem viu de perto:

A VERDADE SOBRE O DEBATE

Por Fernando Caldeira

O jornalista Wellington Farias registrou em sua conta do facebook há mais ou menos uma semana a seguinte mensagem: "anotem o que vou dizer: o candidato que for pro debate com oba oba, com conversa mole e dado à enganação, pode ficar certo que Ricardo Coutinho vai botá-lo pra correr. Quem não tiver proposta, não entre porque vai sair desmoralizado."

Parece até que o nosso WF teve uma premonição ou aviso do além pois, sem tirar nem por, foi isso exatamente o que aconteceu no Debate dos Candidatos, na TV Master, nesta quinta-feira (31). O debate tem sim vencedor, e atende pelo nome de Ricardo Coutinho. Justamente o candidato a ser derrotado, porquanto Governador do Estado, enfrentando cinco concorrentes, saiu-se melhor, apesar dos constantes e insistentes ataques.

Estive presente ao vivo no debate, do início ao fim, e vi tudo: caras, bocas, gestos, olhares, esquemas partidários, gente se passando por ‘macaca de auditório’, enfim, estive no “ringue”,  vi a contenda, e posso contar.

Diferente de alguns colegas de imprensa que comentam tendo saído do debate logo no primeiro ou segundo intervalos, ou que sequer no debate estiveram, e avaliam simplesmente pelo enquadramento das câmeras na TV, repito, estive lá de cabo a rabo, como se diz.

Resumidamente, podemos fazer a seguinte avaliação:

1°)  em todas as suas participações, seja como perguntador ou como perguntado, Ricardo Coutinho manteve-se impassível e equilibrado, demonstrando clareza nas exposições e domínio dos temas abordados;

2°) Cássio Cunha Lima mostrou-se nervoso por diversas vezes com os comparativos entre seus governos e o de RC, ora fazendo caras e bocas, ora ostentando forçado sorriso que imediatamente sumia tão logo as luzes da ribalta se apagavam. Os números comparativos entre seus governos e o de RC o tiraram do sério por diversas vezes;

3°) Vital Filho preferiu não entrar na ‘briga’ de ninguém, fazendo contra ponto aos seus principais contendores, postando-se como verdadeira oposição a RC e tirando de Cássio isso que o tucano queria como primazia, e saiu-se bem. Ademais, explorou com maestria o seu tempo, conseguindo expor efetivamente a apresentação de propostas para o Estado. Saiu-se bem;

4°) Antônio Radical e Tárcio Teixeira, como era de se esperar, cumpriram seus papéis de “agentes revolucionários” do debate, pontuando a marca de seus respectivos partidos, PSTU e PSOL;

5°) Major Fábio alternou posições de defesa de questões básicas mas significativas da população, como abastecimento d´água, por exemplo, com bravatas hilárias que serviram apenas para desopilar os fígados dos presentes.

Ressaltando a maestria na condução por parte do apresentador Alex Filho, esses cinco itens elencados mostram bem, a nosso sentir, o que foi verdadeiramente o debate 5 contra 1, para usar um termo utilizado no mesmo!  

Márcio Paraiba de Itaporanga acerta com o Treze de Campina Grande


“Atleta fechou com o Galo nesta sexta-feira e será apresentado em coletiva de imprensa“

Depois de muita expectativa, o Treze Futebol Clube anunciou oficialmente a contratação de mais um zagueiro para a disputa do Campeonato Brasileiro da Série C 2014. Márcio Paraíba é onovo reforço do alvinegro.

Ele chegou em Campina Grande na manhã desta sexta-feira (1º) e passou por exames médicos. Já na parte da tarde, o atleta esteve no estádio Presidente Vargas, onde acertou sua contratação e assinou com o Galo da Borborema.


Ele já deve treinar com o time hoje (1º) pela tarde e após as atividades será apresentado em coletiva de imprensa, no estádio Presidente Vargas.

Natural de Itaporanga-PB, Márcio Paraíba tem 30 anos, 176 cm de altura e já teve passagenspelo CRB, ASA, Auto Esporte, Sousa, Mamoré, Coruripe, Cuiabá e Francana.

CVN

TRE-PB nega registro de candidatura do ex-vice-prefeito de Itaporanga

O ex-vice-prefeito de Itaporanga, Antônio Nosman (PTdoB), teve o pedido de sua candidatura indeferido, por unanimidade, em acórdão proferido pela Justiça Eleitoral da Paraíba.

Nosman disputava as eleições pela coligação A Vontade do Povo III. Ele chegou a ocupar a vice-prefeitura de Itaporanga entre 1993 e 1997 e já concorreu outras vezes a uma cadeira na Assembleia Legislativa da Paraíba.

Este ano, Nosman pretendia gastar até R$ 1 milhão durante a campanha.

Em 2010, o ex-vice-prefeito obteve 4.819 votos na tentativa de assegurar um mandato no legislativo estadual.

MaisPB 

Servidora pública registra queixa na delegacia contra irmão de Cássio por gestos obscenos

O vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho (PSDB), irmão do senador Cássio Cunha Lima, candidato do PSDB ao Governo do Estado, está sendo acusado por militantes do PSB de ter feito gestos obscenos durante a saída do debate promovido pela TV Master, na noite desta quinta-feira (31). O caso foi levado até a polícia, com militantes registrando boletim de ocorrência contra o vice-prefeito.

Segundo testemunhas, Ronaldinho, como é mais conhecido, teria ficado irritado, na saída da emissora, ao ter ouvido que o irmão era ‘ficha suja’ por ter sido cassado pela Justiça por crime eleitoral. A funcionária pública Fátima Ventura, integrante da Executiva Nacional do PSB, foi uma das vítimas da tentativa de agressão praticada pelo vice-prefeito campinense.

“Irritado com a manifestação da militância, ele (Ronaldinho) veio agressivamente em nossa direção, sendo contido por assessores. Não satisfeito, ele passou a fazer gestos obscenos em direção às mulheres da nossa militância”, contou Ventura.

Fátima informou que a atitude desrespeitosa do irmão de Cássio contra as militantes do PSB foi testemunhada por várias pessoas, como o advogado Djalma Neto e a presidente do PSB Jovem, Priscila Gomes, que confirmou a tentativa de agressão em seu blog. “Depois de algumas palavras de Fátima Ventura, Ronaldo perdeu de vez a cabeça e fez gestos obscenos para a servidora”, narrou a dirigente socialista.

Na tarde desta sexta-feira (1), bastante abalada com a repercussão do episódio nas redes sociais, Fátima Ventura decidiu registrar o fato junto à Delegacia de Polícia, na tentativa de evitar que o vice-prefeito de Campina de Grande continue atentando contra a honra das mulheres.

Tião Lucena

Ex-prefeito de Conceição Alexandre Braga e grupo anunciam apoio político à reeleição do governador Ricardo Coutinho


O ex-prefeito da cidade de Conceição Alexandre Braga anunciou, junto com seu grupo político, apoio à reeleição do governador Ricardo Coutinho. O anúncio aconteceu, na tarde desta sexta-feira(1), depois de uma reunião entre o próprio governador e membros do grupo político da cidade de Conceição.


Para Senador e deputado federal, Alexandre Braga reafirma o compromisso com Wilson Santiago e Wilson Filho, respectivamente. Já para deputado estadual, ele confirma apoio a Carlos Batinga.

O fator determinante para a confirmação de apoio à reeleição do governador foi a vontade do grupo e de seus amigos, segundo o próprio Alexandre Braga. “Antes de fazermos alianças é necessário que saibamos ouvir nossos amigos. Dessa forma, nada mais sensato do que estarmos unidos, imbuídos no mesmo compromisso”, ressaltou o ex-prefeito da cidade de Conceição, Alexandre Braga.


Estiveram presentes na reunião, o advogado Cicero José da Silva, os vereadores Luis Paulino, Vicente Ramos e Roberto de Chicó, os ex-vereadores Stherlan Alves, Batista Miguel, Nena Martins, Primo Dom eSales Lima, o ex-prefeito da cidade de Conceição Rômulo Antonio, o engenheiro Landinho Ponciano, o estudante de Direito Allefy Soares Miguel, o advogado Ilo Ramalho e o Bacharel em Direito Oliveira Ramos.


Muito embora, a vereadora Marizete Prudêncio não tenha comparecido na reunião, ela também confirmou apoio à reeleição do governador, através de um contato com a reportagem do portal vale do Piancó Notícias..

Gilberto Angelo

Greve dos professores municipais do Caiana entra para um mês sem solução

São centenas de alunos sem aula


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Os professores da rede municipal de São José de Caiana continuam em greve por tempo indeterminado por conta de atraso salarial. O movimento paredista vai completar um mês, mas o prefeito José Walter ainda não chamou a categoria para negociação. O problema afeta centenas de alunos, que estão sem aula e podem perder  o ano letivo se a greve for prolongada.

De acordo com a professora Josefa Marleide, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São José de Caiana (Sintserc), o gestor não está dando a mínima importância para a paralisação do magistério. Segundo ela, o prefeito pagou o mês de junho às demais categorias de servidores, mas o salário não foi pago aos professores grevistas, que estão com dois meses sem receber.

Para a presidente, o prefeito tem atrasado o salário dos servidores porque ele acredita na impunidade e que pode fazer o que quiser à frente da Prefeitura. Por essas razões, ela pede providências urgentes ao Ministério Público para que o prefeito coloque em dia o salário de todos.

Marleide condicionou o retorno dos professores ao trabalho à regularização salarial. “Nós só iremos retornar à sala de aula quando ele (José Walter) colocar o pagamento em dia e chamar a categoria para negociar”. Walter já atrasou o salário dos servidores caianenses várias vezes, e o momento mais difícil ocorreu no ano passado, quando o prefeito, que está no seu segundo mandato consecutivo, foi acusado pelo sindicato de fazer sorteios para pagar aos professores. Ou seja, só receberia quem fosse sorteado, mesmo tendo trabalhado o mês inteiro.

Muito gasto com comissionados – O que pode explicar essa má gestão com o servidor municipal caianense é  o grande número de cargos comissionados da Prefeitura, que em maio eram ocupados por 117 pessoas de um total de 344 servidores. Os comissionados consumiram, somente entre janeiro e maio passados, R$ 446.251,57, um valor considerado muito alto para o tamanho financeiro do município.

PRE/PB recomenda intensificar fiscalização em veículos envelopados

Pede-se que seja observada a medida de retenção do veículo para regularização. Criação de efeito outdoor é conduta vedada pela legislação eleitoral

A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) recomendou que polícias e órgãos de trânsito intensifiquem fiscalizações para observar a regularidade de veículos envelopados perante o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). O objetivo da medida é verificar se a cor predominante está devidamente registrada no órgão de trânsito.

Recomenda-se, também, que seja observada a correta aplicação da legislação de trânsito, inclusive a medida administrativa de retenção do veículo para regularização. Além disso, todos os casos identificados devem ser encaminhados à PRE/PB (dados do veículo, condutor, proprietário e imagens do envelopamento), ainda que o veículo se encontre devidamente regularizado perante o órgão de trânsito, tendo em vista a necessidade de analisar eventual propaganda eleitoral irregular. O material deve ser encaminhado para o e-mail prepb@mpf.mp.br

No documento, a PRE/PB alerta que em caso de descumprimento os responsáveis assumirão o risco de responder nas esferas civil e criminal, sem prejuízo de eventual responsabilização decorrente da atuação direcionada, a qual poderá atingir, inclusive, os beneficiários das condutas ilícitas, em representações a serem ajuizadas pelo Ministério Público Eleitoral e por outros legitimados perante a Justiça Eleitoral.

A recomendação foi assinada ontem, 31 de julho, pelo procurador regional eleitoral Rodolfo Alves Silva e começou a ser enviada hoje, 1º de agosto, à Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Detran-PB, Semob e STTrans de Campina Grande.

Apurações em andamento – Nos últimos dias, a PRE/PB abriu sete procedimentos para apurar eventual propaganda irregular, haja vista a prática de envelopamento de veículo, criando o efeito outdoor, conduta vedada pela lei eleitoral por se tratar de propaganda irregular. Os responsáveis poderão ser obrigados a pagar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil (com base no artigo 37, parágrafo primeiro da Lei 9.504/97). 

* Íntegra da Recomendação em http://www.prpb.mpf.mp.br/news/1docs/PREPB_Recomendaoenvelopamento.pdf

Tião Lucena

Homem é executado na Zona Industrial, na cidade de Sorocaba-SP: Ele era natural de Nova Olinda (distrito Manguenza)

Um homem de 50 anos morreu após ser alvo de tiros no Jardim Eliana, na manhã desta quinta-feira(31). O crime foi visto por alguns moradores do bairro. 


De acordo com a Polícia Militar, por volta das 11h, José Pereira da Silva(conhecido como Zé Mukeka) dirigia um Seat Cordoba, com placas de Indaiatuba, pela rua José Cardoso. Ele foi abordado por dois rapazes em um GM Kadett vermelho, que efetuaram os disparos e fugiram.


Após ser ferido, José bateu com seu carro em um Ford Escort que estava parado. O vidro do veículo ficou com duas marcas de tiros. A perícia esteve no local e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil. Vizinhos relataram que o homem era morador do bairro e que tinha quatro filhos.


Segundo informações, Zé é natural de Nova Olinda(distrito Manguenza) e há anos morava em Sorocaba, São Paulo. O sepultamento será neste sábado(02), às 6h da manhã, em Sorocaba.

www.ARYRAMALHO.com com www.cruzeirodosul.inf.br

Wilson Filho recorre ao TSE para reverter decisão do TRE-PB

O deputado federal e candidato à reeleição Wilson Filho (PTB), surpreso com o indeferimento do seu registro pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), afirmou que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela certeza de que toda jurisprudência existente é em seu favor.

O parlamentar está tranquilo e confiante.

Ele afirmou que às instâncias superiores vão reverter a decisão da justiça eleitoral paraibana. 

“Estou absolutamente confiante que o TSE vai reparar o equívoco do TRE. Passamos quatro anos do nosso mandato trabalhando em prol do povo paraibano e temos certeza que a justiça não vai praticar injustiça”, comentou Wilson Filho.

Assessoria

Arapuan divulga 2ª-feira pesquisa eleitoral do instituto Olho D'água dos Bredos: Eleitores de cidades do Vale do Piancó foram entrevistados

O instituto Olho D'água dos Bredos, contratado pelo Sistema Arapuan (Paraiba.com), registrou junto ao TRE mais uma pesquisa eleitoral para saber a intenção de votos dos paraibanos para presidente, governador e senador. 

Esta é a segunda pesquisa registrada que será divulgada após o registro de candidaturas.

O Instituto começou a ouvir os eleitores ontem e prossegue até domingo dia 03 de agosto. Num total, serão ouvidas 1006 pessoas nas cidades de Santa Luzia, Patos, Juazeirinho, Picui, Cuité, Poçinhos, Remígio, Araruna, Cacimba de Dentro, Solânea, Lagoa Seca, Queimadas, Monteiro, Sumé, Taperoá, Boqueirão, Esperança, Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Bananeiras, Guarabira, Araçagi, Belém, Ingá, Itabaiana, Aroeiras, Catolé do Rocha, São Bento, Pombal, Sousa, Cajazeiras, São João do Rio Peixe, Uiraúna, Itaporanga, Conceição, Piancó, Coremas, Princesa Isabel, Itapororoca, Mamanguape, Rio Tinto, Alhandra, Caaporã, Pedras de Fogo, Pitimbu, Cruz do Espírito Santo, Mari, Sapé, Bayeux, Cabedelo, Conde, Santa Rita, Campina Grande e João Pessoa.

Na pesquisa anterior, encomendada pelo Sistema Correio e o instituto Souza Lopes o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) apareceu  45,5% das intenções de votos. 

A diferença entre o tucano, pré-candidato ao governo, e o segundo lugar, que é o governador Ricardo Coutinho (PSB), é de 16,3%, já que o socialista aparece com 29,2%. Em terceiro lugar ficou o senador Vital do Rêgo (PMDB) com 4,4% na pesquisa. 

O peemedebista foi seguido do deputado federal Major Fábio (PROS) com 0,8% e Tárcio Teixeira (PSOL) e Antônio Radical (PSTU) com apenas 0,1% das intenções de votos.

ClickPB

As Óticas Santa Luzia anunciam exame para dia 30 e têm uma grande novidade

Você compra seus óculos e pode ganhar um celular super moderno


Por Redação da Folha – O médico oftalmologista Daniel Guerra, um dos melhores do estado, estará atendendo nas óticas Santa Luzia em Itaporanga a partir das 7h da manhã do dia 30 de agosto. No período da tarde, ele atenderá em Piancó. Já em Coremas, o atendimento será na véspera, ou seja, dia 29, à tarde.

Além da dosimetria ocular, ou seja, diagnosticar o grau de deficiência de sua visão, o oftalmologista também fará um exame minusioso dos seus olhos para a prevenção de outras doenças, contando com equipamentos modernos.

Na compra dos óculos, a consulta é grátis e o cliente tem seis meses para pagar, além da grande promoção: você concorer a um celular motorola, digital dual - sim. Os telefones para maiores informações e marcação de exame são o 9944-3500 e o 9126-5804. 

TRE indefere o registro de candidatura de Wilson Santiago Filho

O deputado Wilson Filho  (foto) teve o registro de sua candidatura indeferido hoje pelo Tribunal Regional Eleitoral. A decisão foi por unanimidade. O desembargador João Alves foi o relator da matéria. O crime pelo qual Wilsinho teve o registro impugnado foi o de receber doação de campanha acima do limite previsto em lei. Condenado por um tribunal de Brasilia, Wilson Filho entrou com pedido de registro buscando a reeleição, mas sofreu ação do Ministério Público Eleitoral, que pediu a impugnação da sua candidatura. O TRE atendeu ao Ministério Público e deixou muito nêgo com o cu apertado, sem espaço para passar um cabelo, já que até a próxima segunda-feira todos os demais candidatos sub judice serão julgados pelo pleno do TRE. Na defesa de Wilson funcionou o advogado e professor Harrison Targino, que já anunciou recurso perante o Tribunal Superior Eleitoral.

Tião Lucena

Prefeito vota de um lado e vice de outro para o governo em Santana dos Garrotes

Apesar de candidatos diferentes, aliança continua


Por Redação da Folha – O prefeito de Santana dos Garrotes, Élio Ribeiro, que é do PT, está apoiando a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao governo estadual, mas seu vice, José Paulo, não o acompanha.

José Paulo, que é do PMDB, vota no candidato Vital do Rego, assim como o ex-prefeito Willame Teotônio, que também integra o grupo do prefeito santanense.

Embora votando em candidatos diferentes à sucessão estadual, prefeito e vice continuam unidos politicamente em nível municipal, ou seja, a aliança não foi quebrada pela disputa ao governo estadual.

Prefeito e vice votam diferentes para o governo em vários outros municípios regionais, inclusive nas principais cidades regionais: Conceição, Itaporanga, Piancó e Coremas.

“Só uma coisa torna um sonho impossível: o medo de fracassar” diz grande empresário itaporanguense que inaugurou loja de segmento escasso na região


A cidade de Itaporanga, bem como toda a microrregião do Vale do Piancó, passará a contar com uma nova loja cujo seu segmento era bastante escasso neste setor, a partir dessa sexta-feira (1º). A DM Embalagens e Descartáveis que abrirá suas portas para comerciantes e um público em geral, oferecendo produtos diferenciados dos existentes no mercado local e com total qualidade acima de tudo.

Para o casal Aline Mangueira e Djalma Dantas Filho, este será mais um desafio da família, já que eles lidam com o setor têxtil há vários anos e tudo começou a partir de uma pequena empresa, que teve seus desafios vencidos e hoje é considerada umas das maiores do sertão paraibano.

(Loja está situada no centro da cidade)

“Optamos por investir nesse segmento de embalagens e descartáveis, tendo em vista a procura por este tipo de material, onde os comerciantes e interessados tinham que se deslocarem para outras localidades, em busca muitas vezes de materiais intermediários, mas agora passarão a ter nas mãos, todos os produtos desse segmento, além da diferença na qualidade”, pontuou Djalma Filho.

Imagens abaixo:


A DM Embalagens e Descartáveis teve seu lançamento prestigiado por diversos comerciantes local, em um coquetel oferecido pelos proprietários na noite dessa quinta-feira (31/07), que contou com a organização do Fest Buffet da Nenen e mais um bolo bem prestigiado, feito pela confeiteira Geraneide, além da decoração de Alderi e as trufas de Dany.

De acordo com a jovem empresária Aline Mangueira, a grande aposta da DM é trazer para perto, mercadorias com preços baixos e mais qualidade, além da diversidade que atendem mercadinhos, lanchonetes, pizzarias, comércio varejista, festas de aniversários, casamentos, formaturas, confraternizações em geral.

A DM fica no centro da cidade de Itaporanga, nas proximidades da Energisa, e passará ao atendimento a partir desta sexta-feira.

Vejas as imagens no site de origem:

Acusados de planejar assassinato foram autuados e já estão recolhidos à cadeia de Itaporanga

Investigação agora vai focar no suposto mandante do crime


Por Redação da Folha – Os acusados de planejar o assassinato de um homem conhecido como Malagato em Pedra Branca na tarde da última quarta-feira, 30, foram autuados em flagrante nessa quinta-feira pelo delegado Glauber Fontes e encaminhados para a cadeia pública de Itaporanga, conforme apurou a Folhadovale-online.

Os pistoleiros contratados para executar o crime, Wellington Batista, de 40 anos, e Gelis David da Silva, de 24, ambos do Ceará, presos com dois revólveres calibre 38 em um bar próximo à residência da vítima, foram autuados por porte ilegal de arma e associação para o crime, enquanto o também cearense Juari Lima Ferreira, de 49 anos, que levou os acusados a Pedra Branca e daria fuga à dupla após o homicídio, foi autuado por associação ao crime.

A caçamba e uma moto que seriam empregadas na fuga dos pistoleiros encontram-se apreendidas na delegacia de Itaporanga. No depoimento ao delegado, os três confessaram o plano do crime. Juari Lima disse que agiu a serviço de um homem conhecido como Raimundo Gago, que ainda não foi devidamente identificado, mas será investigado, conforme dr. Glauber.

Quanto ao homem que seria vítima e que escapou duas vezes dos mesmos pistoleiros, ele também deverá ser ouvido pela polícia, mas até agora não foi localizado. A informação é que Malagato trabalha na construtora que está fazendo a estrada Pedra Branca/Nova Olinda. Pela vida dele os pistoleiros receberiam 1.500 reais, uma moto velha e dois revólveres. 

Foto: veículos que seriam utilizados na fuga.

Tatiana entrega Conde ao lixo e às baratas e TCE bloqueia contas da prefeitura

Marcos Maivado Marinho

O Município do Conde, segundo maior PIB da Paraíba, que recebe por mês perto de R$ 4 milhões  somente do Fundo de Participação dos Municípios, está literalmente em um caos administrativo e na última sexta-feira o Tribunal de Contas do Estado, acatando denúncia do vereador Naldo Cell (PT), bloqueou todas as contas da prefeitura, que não estaria repassando ao Legislativo os devidos balancetes de prestação de contas.

A prefeita Tatiana Correia (PT do B) não está cumprindo a Lei e deu motivos para que a Câmara Municipal questione os valores gastos por sua gestão.

A prefeita está sem relatar à Câmara os balancetes, empenhos e cópias de notas fiscais referentes às ações da prefeitura municipal. A medida da prefeita impede que os vereadores da cidade fiscalizem os gastos oficiais autorizados por Tatiana Correia.

Nos relatórios do Tribunal de Contas, através do Sagres, só é possível visualizar as despesas da prefeitura até maio.

O Município está atolado no lixo, com a empresa Montreal, responsável pela limpeza pública, tendo sido este mês obrigada a demitir garis e outros profissionais do seu quadro, já que também amarga a falta de pagamento dos contratos com a municipalidade.

Os buracos e a lama nas ruas dificultam a locomoção de carros e pessoas, sobretudo nas belas praias da chamada Costa do Conde - Praia do Amor, Jacumã, Carapibus, Tabatinga, Coqueirinho, Praia Bela, Tambaba - e o mato já começa a fechar algumas artérias nessas localidades, dificultando a chegada de turistas aos hotéis e pousadas da região.

Indiferente a tudo, a prefeita Tatiana Correia não se pronuncia. Até mesmo obras bancadas pelo Governo do Estado, que conveniou com o Município, como é o caso da pavimentação do acesso e ladeira de Coqueirinho, estão praticamente paralisadas, depondo inclusive contra o governador Ricardo Coutinho, principal mentor dos serviços.

A situação beira à “calamidade pública”, segundo um vereador da cidade.