sábado, 19 de julho de 2014

O retrato triste do drama do alcoolismo em Itaporanga: comovente e preocupante

Famílias degeneradas pelo álcool


Por Redação da Folha – Sobre um canteiro, no centro da cidade, uma mulher deita abraçada ao seu filho, uma criança com cerca de 5 anos de idade e fustigada por horas de caminhada pelas ruas ao lado da mãe, que está bêbada.

Sem aguentar mais seguir devido ao elevado estado de embriaguez alcoólica, a mulher tomba sobre o canteiro, na sombra de uma árvore, e força a criança a deitar ao seu lado. O menino se esperneia e chora, mas termina cedendo às pressões da mãe, que joga os braços sobre as pernas do menino, impedindo que ele se levante.

A mulher é mãe solteira e informou residir na zona rural, mas constantemente é vista na cidade com a criança e embriagada. O alcoolismo é uma doença terrível e suas consequências são ainda piores quando atinge mulheres mães e pobres, afetando diretamente as crianças, que sofrem maus tratos e desprezo afetivo e material.

Mas, antes de serem acusadas, essas mulheres são vítimas: vítimas de uma doença que vai martirizá-las pelo resto da vida. Sem apoio da família nem acompanhamento clínico, dificilmente conseguirão se libertar da dependência do álcool, a pior droga em circulação no Vale em face do seu consumo ser generalizado e seus efeitos extremamente nocivos às relações familiares, sociais e no trânsito.

Além de não ter um programa eficiente de recuperação de dependentes, o poder público também não debate suficientemente o problema do alcoolismo no seio social, preferindo voltar suas ações preventivas contra as drogas ilícitas. Essa omissão com relação ao consumo do álcool pode ser explicada pela grande soma financeira que os cofres públicos arrecadam com a venda da bebida. A televisão também prefere ficar calada porque fatura alto com as cervejarias: a cada 30 segundos, uma bem produzida propaganda na TV estimula a população, especialmente o jovem, a beber.

Em muitos casos de mães alcoólatras, o que as instituições de defesa dos direitos das crianças e adolescentes têm feito é destituir o poder família, ou seja, tirar o filho da guarda materna, mas, em vez de resolver o problema, essa medida penalizada ainda mais os envolvidos: a mãe, já doente, passa a sofrer também com a perda do filho, e a criança, por sua vez, também sofre ao ser retirada do convívio materno.

O ideal, como reza o próprio estatuto da Criança e do Adolescente, é a reintegração e regeneração familiar a partir do apoio material e psicológico à mulher vítima da droga e que, geralmente, é também vitimada pela marginalidade: não tem casa para abrigar os filhos nem renda suficiente para manter a família. Foto: um retrato triste no centro de Itaporanga.

Transporte escolar de 26 municípios serão vistoriados a partir desse sábado

Mais uma etapa de vistoria do transporte escolar começa neste sábado (19). Desta vez, serão vistoriados veículos de 26 municípios paraibanos. As inspeções fazem parte do projeto “Transporte escolar – alegria de ir e vir”, que vem sendo desenvolvido pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) desde 2013, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e com o apoio do Inmetro. O objetivo do projeto é garantir o direito ao transporte seguro a mais de 140 mil estudantes que vivem nas áreas rurais do Estado e precisam desse serviço para ir à escola.

Nesta sábado, serão vistoriados os veículos dos municípios de Manaíra, Princesa Isabel, Jurú, Tavares e São José de Princesa, na 16ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), em Princesa Isabel. Já na 7ª Ciretran, em Monteiro, as inspeções ocorrerão no transporte dos municípios de Monteiro, Zabelê, Camalaú, Sumé e Prata.

No domingo (20), estão agendadas vistorias na 24° Ciretran de Teixeira com os seguintes municípios: Teixeira, Cacimba de Areia, Mãe DÀgua e Maturéia. Neste mesmo dia, no Posto de Trânsito de Pedras de Fogo, passarão pela fiscalização os ônibus escolares de Pedras de Fogo e Juripiranga.

No próximo dia 26, estão agendadas vistorias no Posto de Trânsito de Umbuzeiro para os seguintes municípios: Umbuzeiro, Santa Cecilia de Umbuzeiro, Gado Bravo, Barra de Santana e Riacho de Santo Antônio. Já no posto de Coremas, será vistoriado o transporte dos municípios de Coremas, Cajazeirinha e Aparecida.

No dia 27, será a vez dos veículos escolares dos municípios de Santa Rita e de Bayeux, nos postos de trânsito desses municípios.

ASCOM MPPB

Chapa completa pode cair se partido não cumprir cota de 30% de participação de mulheres


O partido ou coligação terá impugnado o seu demonstrativo de regularidade de atos partidários (DRAP) pelo Ministério Público Federal (MPF) caso não respeitar a cota por sexo, estabelecida pela Lei das Eleições (Lei nº 9.5054/97). A Justiça Eleitoral deve impedir qualquer chapa de um partido ou coligação que concorrer aos cargos preenchidos pelo sistema proporcional em disputa nas Eleições Gerais de 2014, que desrespeitarem a cota de 30% de participação de mulheres, deve seguir entendimento do MPF. 

Será a primeira vez que a inobservância dos percentuais poderá ter como punição ao seu descumprimento, a "queda da chapa", ou seja, a exclusão da corrida eleitoral de todos os componentes do grupo. A legislação eleitoral já previa os percentuais por sexo desde 1997. No entanto, até as eleições gerais de 2010 adotou-se o entendimento de que a regra não era uma imposição legal.

De acordo com o representante do MPF, André de Carvalho, as Procuradorias Regionais Eleitorais e a Procuradoria Geral Eleitoral defenderão a aplicação da lei, que, segundo seu entendimento, faz parte das chamadas ações afirmativas eleitorais.

Como o deferimento do DRAP é requisito para a aprovação das candidaturas pela Justiça Eleitoral, se a impugnação do MPF levar ao seu indeferimento, todos os candidatos que pretendam concorrer a cargos pelo sistema proporcional não terão como obter o registro.

A determinação que assegura a participação mínima e máxima de participantes de um determinado sexo está no parágrafo 3º do artigo 10 da Lei das Eleições e, segundo o dispositivo, "cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% (trinta por cento) e o máximo de 70% (setenta por cento) para candidaturas de cada sexo".

Tião Lucena

Casal é filmado fazendo sexo explícito em pleno centro de Cajazeiras. Vídeo vazou no WhatsApp!

O flagrante teve direito a ser totalmente comentado. O sexo foi narrado por uma terceira pessoa, que gravou tudo. 

Um casal foi flagrado fazendo sexo na Praça das Oiticicas, próximo a Câmara de vereadores, no centro da cidade de Cajazeiras. 

O vídeo vazou no WhatsApp neste sábado (19) e já é mais nova sensação da cidade e o assunto mais comentado nas redes sociais.

Um jovem apenas de cueca e o outro de sutiã foram filmados por uma terceira pessoa, que gravou com um celular e narrou a cena.

Ao perceber que estavam sendo filmado, o casal interrompeu o sexo e correu para vestir as roupas e um deles disse: “Eita a polícia”

Em respeito aos internautas, resolvemos não postar o vídeo neste site, porém, o mesmo encontra-se hospedado no youtube.

Assista o vídeo:


Fonte: diariodosertão

Santana de Mangueira e seus últimos preparativos para mais uma grande festa da padroeira


A cidade de Santana de Mangueira mais uma vez é surpreendida com um show em organização pública: os preparos para a maior festa social do município já estão nos ajustes finais com uma bela ornamentação e programação musical.

Para a Prefeita Tânia Nitão, tudo está sendo elaborado com muito carinho e coerência. O evento contará com shows de grandes atrações e uma delas promete atrair público recorde para o centro de eventos.

(Centro de evento está pronto)

As praças, cartão portal santanense, receberam reparos na vegetação e pintura, para que tudo fique muito lindo.

Programação e imagens abaixo:


A festa que teve início desde o último dia 16 de julho terá seu encerramento no dia 26, já que se trata da Padroeira Senhora Sant’Ana, porém, de 23 à 25 abre uma exceção para a realização da parte social, com três noite de festa, que é responsável por atrair centenas de filhos da terra e visitantes de outras regiões.

Para a santanense Nathália lima, “a cidade está linda e conta com a sua presença nos dias festivos” publicisou a jovem em uma rede social.

(Programação oficial)

Os três dias de festa deve aquecer economicamente o comércio local. além disso, nos dias 16, 17 e 18 foram realizadas as festas das barracas com vendas de comidas e muita fraternidade do povo santanense.


Desde o início da festa da padroeira, a cidade está em clima de muita alegria.

Nesse sábado (19), um grupo de amigos está realizando um torneio quadrangular de futsal masculino, tendo a abertura com uma partida feminina, das atletas local. Após o jogo, haverá uma prévia forrozeira no Clube F1 conforme o cartaz ao lado.   

O evento contará com uma grande estrutura, além de um forte esquema de segurança que já está traçado pela 2ª Cia de Polícia da cidade de Conceição.

DiamanteOnline 

Senado aprova lei que eleva farmácias à categoria de postos de saúde no Brasil

Projeto aprovado na quarta-feira (16), segue para sanção presidencial; farmacêuticos comemoram a aprovação e entendem que se trata de uma grande evolução na assistência básica de saúde no País

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (16) o Projeto de Lei que obriga farmácias, drogarias e postos de dispensação de medicamentos a ter presença de farmacêuticos responsáveis durante todo o período de atendimento. A nova lei eleva à categoria de posto de saúde estabelecimentos que comercializem ou manipulem medicamentos industrializados, magistrais, oficinais e farmacopéicos, insumos farmacêuticos, cosméticos e produtos farmacêuticos e correlatos. O Projeto de Lei 41/1993 foi aprovado na Câmara dos Deputados no início de julho, no Congresso Nacional, e segue para sanção presidencial.

O projeto estipula um prazo de três anos para que outras unidades fornecedoras de medicamentos se transformem em farmácia segundo as novas regras. Essas unidades são previstas pela Lei 5.991/1973, que permite a existência de postos de medicamentos e unidades volante, destinados exclusivamente à venda de medicamentos industrializados em suas embalagens originais e constantes de relação elaborada pelo órgão sanitário federal para atendimento de localidades desprovidas de farmácia ou drogaria.

Também terão de optar por se tornar farmácia, sob pena de cancelamento de seu registro de funcionamento, os dispensários de medicamentos, privativos de pequenas unidades hospitalares ou equivalentes.

Farmacêutico

O farmacêutico será responsável pelo estabelecimento e dispensação dos produtos durante o horário de funcionamento e autorização e licenciamento nos órgãos competentes. As regras também serão aplicadas à indústria farmacêutica. Outra função que cabe ao profissional, pelo texto, é notificar aos profissionais de saúde, aos órgãos sanitários competentes e ao laboratório industrial os efeitos colaterais, as reações adversas, as intoxicações, voluntárias ou não e a farmacodependência de medicamentos, entre outros pontos.

O projeto cria ainda a figura do fiscal farmacêutico, para exercer atividades de fiscalização dos estabelecimentos. Ao fiscal, é proibido exercer outras atividades profissionais de farmacêutico, bem como ser responsável técnico, proprietário ou participar de sociedade de estabelecimentos farmacêuticos.

Os postos farmacêuticos, devidamente licenciados, terão um ano após a publicação da nova lei para se adequar as regras atualizadas. Do contrário, o registro de funcionamento será cancelado automaticamente.

Além da presença do farmacêutico, as farmácias de qualquer natureza deverão ter localização adequada sob o aspecto sanitário, dispor de equipamentos necessários à conservação adequada de imunobiológicos (vacinas, por exemplo) e outros equipamentos exigidos pela vigilância sanitária.

As mesmas exigências valerão para as farmácias instaladas em unidades hospitalares e de uso exclusivo de seus usuários.

Categoria

Para Ronald Ferreira dos Santos, presidente da Federação Nacional dos Farmacêuticos, a aprovação do projeto de lei vai fortalecer o movimento de mudança de comportamento da população em relação aos medicamentos. “É preciso mudar essa sensação de que o medicamento é um produto comum. Medicamento é produto com uma característica específica e é necessário o suporte de um profissional qualificado para que possa ser ministrado com segurança”, afirma Santos.

Segundo Ronald, a aprovação do projeto também produzirá impactos significativos no atendimento básico à população, uma vez que, a partir da sanção presidencial do texto, as farmácias terão uma posição mais fortalecida dentro do sistema de saúde brasileiro.

“Além da orientação à população ao comprar medicamentos, o farmacêutico também poderá fazer outras coisas, como, por exemplo, medir a pressão do paciente, prática hoje proibida. Isso vai ter impacto no nosso sistema, pois são cerca de 80 mil estabelecimentos que poderão providenciar esse tipo de serviço, desviando o fluxo dos pronto-socorros e postos de saúde”, explica. Pelo novo texto, as farmácias também poderão comercializar e aplicar vacinas contra doenças de incidência local, aumentando o acesso da população a esse tipo de atenção.

A presidente do Conselho Regional de Farmácias da Paraíba, farmacêutica Cila Estrela Gadelha de Queiroga, e a diretora do CRF-PB, a farmacêutica Patrícia Avelar Navarro, comemoraram os resultados e concordam com a Fenafar de que se trata de um grande avanço na prestação de serviços de saúde aos brasileiros, bem como no reconhecimento do farmacêutico como fundamental na orientação de pacientes.

Portal Correio

Prefeitura de São José de Caiana realizará mutirão da cidadania nesta segunda-feira

A Prefeitura de São José de Caiana estará, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), realizando um verdadeiro mutirão de cidadania com emissão de vários tipos de documentos, nessa segunda-feira (21).

De acordo com a Secretaria de Ação Social do Município, o evento terá início a partir das 10h da manhã e segue até ás 14h, na Sede da Prefeitura.

Durante a ação, serão disponibilizadas para a população caianense, 1ª e 2ª vias da carteira de identidade, Carteira de Trabalho e do CPF.

Documentação necessária abaixo:

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA 1ª e 2ª Via:

Emissão de Carteira de Identidade (RG)
1ª VIA - Certidão de nascimento ou de casamento (original) e duas fotos 3x4.

2ª VIA - Certidão de nascimento ou casamento (original), a identidade anterior (ou o n°) ou boletim de ocorrência e duas fotos 3x4. 

Emissão de Carteira de Trabalho
1ª VIA - Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento (original) e uma foto 3x4.

2ª VIA -  Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento (original), uma carteira de trabalho anterior (ou o n°) ou boletim de ocorrência e duas fotos 3x4. 

Emissão de CPF
1ª VIA - Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento (original) e, para os maiores de 18 anos, é necessário uma Apresentação do Título de Eleitor.

Assessoria

Contas rejeitadas são razão de 6 em cada 10 fichas-sujas


A Folha destaca que seis em cada dez candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa neste ano tiveram a inscrição contestada porque suas prestações de contas foram rejeitadas quando ocupavam cargos públicos. Levantamento da Folha em 25 Estados e no Distrito Federal mostra que, das 1.850 contestações de candidatura propostas pelas Procuradorias Regionais Eleitorais, 366 (20%) referem-se a casos enquadrados na Ficha Limpa.

Aprovada em 2010, a norma será aplicada pela primeira vez em eleições para presidente, governador, deputados e senadores. Faltam ainda os números de São Paulo, cujo prazo para as primeiras impugnações termina neste sábado (19). O maior colégio eleitoral do Brasil recebeu 3.386 pedidos de registro de candidatura.

Dentre os motivos de rejeição de contas, estão infrações como investimentos em educação e saúde abaixo do limite constitucional, contratação irregular de servidor, dispensa ilegal de licitação e superfaturamento de contratos. Pela lei, para gerar contestação, a irregularidade nas contas deve ser insanável e configurar ato intencional de improbidade administrativa.

CVN

Morte de família dona da Panificadora "O Pão Quente": Parentes descobrem golpe de passagens

Os parentes da família de Patos, no Sertão paraibano, que morreu em um acidente na BR-230, na última quarta-feira, descobriram que as vítimas sofreram um golpe na compra das passagens e, por este motivo, não conseguiram um voo para a Argentina.

Depois de ter perdido o voo no domingo no aeroporto de Recife (PE), o empresário Manoel Messias de Oliveira, 52 anos, encontrou um homem que se comprometeu a conseguir novas passagens, mas ao chegar no aeroporto na quarta-feira descobriram que tinham sido enganados.

A informação foi repassada pelo agropecuarista Mozart Medeiros, que é cunhado da esposa do empresário, Daniele Medeiros Monteiro, 40 anos, que também morreu no acidente.

Segundo ele, antes de voltar de Recife, Manoel Messias ligou para os familiares informando que um homem teria pedido o dinheiro para conseguir novas passagens para a Argentina na quarta-feira, mas, ao chegar no aeroporto internacional do Guararapes, não encontrou a pessoa e nem havia passagens agendadas.

O casal pretendia viajar para a Argentina para visitar dois filhos que estudam no país. A viagem estava prevista para o último domingo, mas as vítimas se atrasaram e perderam o voo. “Ele disse que encontrou esse homem que ficou de conseguir as passagens. Ele deu o dinheiro ao rapaz e achava que ia dar tudo certo. Depois que percebeu o golpe, ele ligou para um irmão contando o que tinha acontecido e dizendo que iria voltar mais uma vez para Patos”, explicou Mozart.

As vítimas morreram quando estavam voltando do aeroporto de Guararapes e a caminhonete em que eles estavam, uma Ford Ranger, bateu na traseira de um caminhão carregado de madeira. O empresário Manoel Messias e a esposa dele, Daniele Medeiros, tiveram morte imediata. Já a filha do casal, que estava no banco de trás, Emmanoely Medeiros Monteiro, 14 anos, morreu três horas depois do acidente, no Hospital de Trauma de Campina Grande.

Manoel e Daniele eram proprietários da rede de panificadora Pão Quente, em Patos. Os familiares ficaram de agendar uma reunião para decidir como farão para dar continuidade à empresa e para identificar o outro motorista envolvido no acidente e a pessoa que teria aplicado o golpe na compra das passagens. O cunhado de Daniele disse que a família ainda não acionou a Polícia Civil, pois deu prioridade ao sepultamento.

ENTERRO EM PATOS

Ainda sem entender as causas do acidente e sem saber a identificação do outro motorista envolvido no acidente, os familiares enterraram os corpos das vítimas em Patos, no início da manhã de ontem. Muitos ainda estão sem acreditar no que aconteceu.

Uma multidão acompanhou o cortejo e o sepultamento, que aconteceu por volta das 8h, no cemitério Campo Santo. Os filhos do casal, Priscila Medeiros Monteiro, 21 anos, e Manoel Messias de Oliveira Filho, 18 anos, que estavam na Argentina, também participaram do sepultamento. Eles chegaram na tarde da última quinta-feira, depois de desembarcarem em João Pessoa e pegarem um táxi aéreo para Patos. 

JPB

Referência no ensino de qualidade, Monteiro Lobato retoma suas aulas no próximo dia 31

Tudo pronto para o segundo semestre letivo


Por Redação da Folha – As aulas no Colégio Monteiro Lobato, de Itaporanga, recomeçarão no próximo dia 31 e a escola está pronta para receber seus alunos para o segundo período letivo do ano, mais uma etapa de intenso trabalho.

As férias do meio do ano são fundamentais para alunos e professores descansarem e retomarem as atividades ainda mais estimulados no enfrentamento da luta escolar cotidiana, porque no processo de ensino-aprendizagem os desafios não param.

Apesar do recesso, a escola não fecha suas portas: o trabalho da secretaria escolar e de outros setores internos é permanente, e dele depende a organização documental e estrutural do colégio, que é uma das grandes referências no ensino de qualidade na região. 

Após Prefeito de Serra Grande anunciar adesão a Cássio, grupos de oposição e a vice-prefeita se unem e apoiarão RC

As oposições no município de Serra Grande se uniram para garantir à reeleição do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Após a adesão da vice-prefeita Maria Eliane e do vereador Deusimar Abreu, ambos do PTB, nesta sexta-feira (18) foi a vez da então candidata a prefeita Eliana Nunes (PPS) e dos vereadores Francisco de Assis, o Novo, (PC do B) e Chico Véi (PSD) e dos presidentes do PT do B, ex-vereador Chico Germano, do PPS, Edmar Nunes e do PV, Eloi, que também anunciarem que votam em Ricardo para governador e Lucélio Cartaxo para Senador.

Tudo aconteceu após a decisão do Prefeito Jairo Halley de Moura Cruz (PSB) anunciar seu apoio ao PSDB. Serra Grande tem uma população estimada em quase 3 mil habitantes. Nas últimas eleições, Jairo venceu com 948 votos que representas 43,53% do eleitorado.

DiamanteOnline com Assessoria

TRE autoriza quebra de sigilo bancário de Lindolfo em 2012

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu, ontem, autorizar a quebra do sigilo bancário do deputado estadual Lindolfo Pires no período de 3 meses do microprocesso eleitoral das eleições de 2012.

Na sessão de ontem do TRE foram julgados três mandados de segurança impetrados pelo parlamentar referentes a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) na qual é investigado por captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais e compra de votos nas eleições de 2012, quando concorreu à Prefeitura de Sousa.

A decisão da Corte eleitoral divergiu da decisão em primeiro grau, na qual a quebra do sigilo bancário seria por 12 meses.

A Corte concedeu a segurança apenas parcialmente, restringindo a três meses.

Durante a sessão, a defesa do deputado argumentou que, como o parlamentar não venceu as eleições, não poderia ser punido como prevê a lei: com cassação do registro ou diploma. No entanto, a Corte Eleitoral entendeu, por unanimidade, que a ação deve ser primeiro julgada em primeiro grau, cabendo a aplicação da lei pelo juiz eleitoral de Sousa.

Um dos mandados de segurança providos pela Corte do TRE pede que seja respeitado foro privilegiado para oitiva do deputado Assis Quintans, arrolado no processo como testemunha de defesa.

Michelle Farias

Cicero sente nojo da política da Paraíba

Assisti a uma cena bastante interessante na tarde noite desta sexta-feira no cafezinho do Manaíra Shopping. E como não sou baú, vou contar. Estávamos em animada mesa  no Cafezinho do Roberto, eu, o deputado Aloysio Pereira e seu filho Zé Pereira, mais o deputado Nilo Feitosa e outras ilustres figuras, quando passou por lá o senador Cicero Lucena.

Afável como sempre, Cicero cumprimentou cada um com caloroso aperto de mão e a tradicional pergunta de “tudo bem”, e foi interpelado pelo Doutor Aloysio Pereira:
-Diga-me, senador, o senhor já viu uma política tão fétida como esta que estamos vivendo na Paraíba?

O senador respondeu assim:
-Ronaldo Cunha Lima dizia que a gente deixa a política por dois motivos: quando o eleitor não nos quer mais ou quando a política dá nojo. Estamos na fase do nojo”.
E nada mais disse,nem foi perguntado.

Blog do Tião

Escolas municipais do Vale têm até dia 4 para se inscreverem em programa de educação integral

Programa é um importante passo para melhoria educacional


Por Isaías Teixeira/Folhado do Vale - As escolas públicas municipais do Vale interessadas em se inscrever no programa Mais Educação, do Governo Federal, têm até o dia 4 de agosto para efetuarem o cadastro, que está sendo feito pelo site http://pdeinterativo.mec.gov.br, do PDDE Interativo, que é uma ferramenta de planejamento da gestão escolar. Ao acessar o site, o gestor deve informar dados, como o número de estudantes, e escolher as atividades que desejam promover na escola. As inscrições terminavam na primeira quinzena deste mês, mas o Ministério da Educação (MEC) resolveu prorrogar por mais 20 dias. O Mais Educação destina-se a apoiar o oferecimento da educação integral ou ampliação da jornada escolar das escolas públicas não apenas do município, mas também dos estados e Distrito Federal.

Após a adesão ao programa e, de acordo com o projeto educativo em curso, as escolas optam por desenvolver, sob acompanhamento pedagógico, atividades nos macrocampos de acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza e educação econômica. Para assegurar que as atividades sejam realizadas e funcionem nos finais de semana, o programa destina recursos financeiros às escolas públicas, nos moldes operacionais e regulamentares do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

“Ao oferecer educação integral ou jornada ampliada, as redes públicas contribuem para qualificar a aprendizagem de crianças, adolescentes e jovens, reduzir a repetência e a evasão escolar. Escolas que ingressam no programa oferecem, no mínimo, sete horas diárias de atividades, que compreendem aula das disciplinas do currículo, orientação de leitura e estudo, acompanhamento pedagógico e atividades orientadas nos campos da cultura e dos esportes”, segundo enfatiza o MEC.

Uma necessidade urgente - Todas as escolas públicas municipais da região deveriam oferecer educação em tempo integral aos seus estudantes. Em Itaporanga, o Mais Educação já é uma realidade em escolas da rede estadual, embora o programa ainda precise amadurecer. As crianças e jovens com mais tempo na escola, praticando atividades artísticas, culturais, físicas e até intelectuais, preencheriam suas mentes e evitariam de elas estarem nas ruas ou em qualquer ambiente ocioso. Por isso, a importância desse programa federal para a região. Mas é importante lembrar aos prefeitos que as escolas do Vale precisam se adequar à nova realidade educacional, principalmente do ponto de vista físico e intelectual, o que requer a construção de escolas modernas, com salas dotadas de ar-condicionado; laboratórios de informática e de robótica; quadras poliesportivas; espaço para recreação; e auditório para palestras e eventos.

Na paraíba, Hulk nega processo contra o Campinense

Titular da Seleção Brasileira na última Copa do Mundo o atacante Hulk, do Zenit da Rússia, negou que tenha processado o Campinense conforme notícias divulgadas pela imprensa nas vésperas do mundial.

Em sua primeira visita a Campina Grande após a Copa, Hulk falou sobre a polêmica e E negou que tenha qualquer processo na justiça contra times de futebol da Paraíba.

Ele disse que nunca processou o Campinense e que só ficou sabendo do caso por meio da sua advogada.

- (A polêmica) me pegou de surpresa, porque eu nem sabia disso. O meu assessor me ligou perguntando se eu estava com processo contra o Campinense, minha advogada (Marisa Alija) também me perguntou e eu falei: “Doutora, a senhora que é minha advogada. Se eu tivesse algum processo, estava na mão da senhora”. E eu não tenho nada contra ninguém de nenhum clube da Paraíba - detalhou Hulk, que ainda admitiu ser torcedor do Treze, além de reiterar que nunca jogou oficialmente por qualquer equipe paraibana.

A polêmica envolvendo Hulk e o Campinense veio a tona dos dias antes da convocação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. O noticiário, que se baseou em declarações e notas das assessorias de imprensa e jurídica do jogador paraibano, dava conta de que a Raposa seria processada por uma suposta fraude relacionada ao Mecanismo de Solidariedade da Fifa.

É que com a venda de Hulk do Porto para o Zenit, há três temporadas, o Campinense apresentou uma foto do atleta com a camisa do Rubro-negro e teve direito a cerca de R$ 1 milhão referente ao percentual de clube formador. (Clique aqui e leia mais)

Questionada, na época, a diretoria do Campinense não se manifestou sobre a polêmica e responsabilizou a CBF por todo o procedimento, admitindo ter recebido duas parcelas do mecanismo. Ao voltar para a sua terra natal, Hulk enfim, esclareceu as denúncias afirmando que nunca processou o clube paraibano. Ele também disse que gostaria muito de ter jogado em algum time da Paraíba antes de deixar Campina Grande aos 13 anos para buscar a sorte em outras terras distantes. O paraibano também manifestou a sua torcida pelo Treze mas não escondeu a simpatia pelo Campinense. Durante a entrevista coletiva, revelou que vibrou na Rússia quando soube da conquista da Copa do Nordeste pelo rubro-negro.

Fonte: Severino Lopes

SINTEMI - Eleições


SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO 
DO MUNiCíPIO DE ITAPORANGA - PB 

COMISSÃO ELEITORAL 

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ELEIÇÕES SINDICAIS 

Pelo presente Edital, a Presidente da Comissão Eleitoral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Itaporanga, Estado da Paraíba, nos termos do art. 30 e seguintes do Estatuto Social, e diante da deliberação da Egrégia Assembleia Geral, em sessão do dia 14 de julho de 2014, convoca todos os associados para a formação de ASSEMBLEIA GERAL ELEITORAL onde serão escolhidos os Diretores e o Conselho Fiscal para o triênio 2014/2017, a ser realizada dia 16 de agosto de 2014, às 8h00, na sede do SINTEMI, com a seguinte Ordem do Dia: 

• das 8h00 às 9h00: registro das chapas que desejarem concorrer aos cargos da Diretoria e do Conselho Fiscal, apresentando-se as informações e a documentação constante nos arts. 33 e 34 dos Estatutos, sob pena de preclusão; 

das 9h01 às 9h15: impugnações às chapas registradas; 

das 9h16 às 10h00: julgamento das impugnações e publicação das decisões da Comissão Eleitoral a tal respeito; 

das 10hOO às 10h15: substituição dos candidatos eventualmente impedidos pelo acoIhimento das impugnações; 

das 10h16 às 10h30: recesso para organização dos trabalhos de votação; 

• 10h30: Eleição da Diretoria e Conselho Fiscal, efetivos e suplentes, nos termos do art. 27 do Estatuto; 

• 11 h30: Apuração dos votos e proclamação dos eleitos; 

• 12h00: Posse da Diretoria e do Conselho Fiscal, efetivos e suplentes, para o triênio 2014/2017. 

A Comissão Eleitoral comunica que, se não houver impugnações às chapas registradas, o horário da votação será antecipado para as 9h30, a apuração para as 10h30 ~ à posse dos eleitos para as 11h00. 

Igualmente, a Comissão Eleitoral informa aos que desejarem registrar suas candidaturas, que é necessário apresentar as informações e os documentos indicados nos arts. 33 e 34 do Estatuto do SINTEMI, cuja cópia se encontra à disposição dos interessados na Sede do SINTEMI, em poder da Comissão Eleitoral. 

Itaporanga, 17 de julho de 2014. 
                                                  Presidente da Comissão Eleitoral 
_______________________________________________________________________
Rua Coronel João Severino, 50, Centro, Itaporanga - PB
CNPJ 08.020.312/0001-79

Usuário denuncia que SAMU de Santana dos Garrotes funciona duas vezes irregular: 1º emplacamento atrasado, 2º não possui enfermeiro


De acordo com a denúncia de um usuário, a unidade do Serviço de Atendimento Móvel (SAMU) da cidade de Santana dos Garrotes, no Vale do Piancó, está circulando duas vezes irregular: licenciamento atrasado há mais de dois meses e falta de enfermeiro.

Segundo as informações, a ambulância circula com ausência de enfermeiro junto aos pacientes, descumprindo assim, as normas da resolução 003/2007, da Agevisa/PB que regula o transporte e remoção de pacientes no âmbito do Estado da Paraíba.

(Cópia do documento da ambulância do SAMU)

A cidade de Santana dos Garrotes que possui mais de 7 mil habitantes, vem executando os serviços do SAMU a cerca de três anos.

DiamanteOnline

A Musa do Internacional Fernanda Araldi vira Musa da Alemanha para a grande final contra Argentina

A Musa do Internacional Fernanda Araldi vira Musa da Alemanha para a grande final contra Argentina.


Fernanda Araldi coleciona títulos de Musa, mesmo que este seja para uma campanha, Musa da F1, Musa do Internacional, agora Musa da Alemanha, este em uma campanha para que não possamos sofrer uma outra humilhação, de ver a Argentina ser campeã no Brasil, essas são as palavras da gaúcha que convoca a torcida, mesmo que esta seja rubro negra para apoiar a seleção germânica no Maracanã.


Araldi que é de família italiana se considera brasileira de coração e italiana de tradição.


Alle Vidal / MF Models Assessoria para o RN EM REDE

ALECRIM TEM EFEITO SEMELHANTE AO DO GINSENG

ALECRIM TEM EFEITO SEMELHANTE AO DO GINSENG

O alecrim tem aplicações muito vastas: utiliza-se para as doenças nos rins, calculoses, vômito, vertigens e tonturas, indigestão, anemia, reumatismo, diarreia, sistema imunitário, epilepsia, vesícula, cansaço, memória, entre outros. É antisséptico e pode ser utilizado em lavagens, para problemas de pele (juntamente com outras plantas), como tônico capilar e, junto com a sálvia, para combater a caspa. O alecrim é um arbusto rústico e persistente, atinge de 50 cm até 2 metros de altura, com folhas coriáceas, resinosas, lineares e verde-escuras na parte superior e verde-acinzentadas na inferior. Elas emanam um forte e agradável aroma. As flores, brancas e rosadas, são muito procuradas pelas abelhas. Todos sabem para que serve, a utilidade e as inúmeras vantagens do ginseng. Tal como o ginseng, o alecrim faz aumentar a pressão arterial, embora sejam mais frequentes os casos de taquicardia relacionados com o ginseng; é estimulante, favorece a atividade mental (memória), o ritmo cardíaco, serve para problemas de hipotensão (pressão arterial baixa) e para os nervos, o estresse e a ansiedade. E tudo isso a um baixo custo em relação ao ginseng. Nos melhores tratamentos para os nervos e o estresse utilizam-se estimulantes de manhã e calmantes ao fim da tarde. Como chá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como um antidepressivo nos casos de esgotamento físico e mental. Combate a diabetes e tem propriedades antirreumáticas. Alguns dizem que tomado quente acalma a tosse. Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação. Externamente, serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização. Para asma: fumo de alecrim (reduzir a pedaços pequenos as folhas secas, fazer um cigarro e fumar quando ameaçar ataque de asma). Para reumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente. Antisséptico bucal: infusão comum. Para sarna: infusão bem forte aplicada externamente. Cicatrizante de feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco. Como medicação, só se utilizam folhas de alecrim. Galhos floridos secando num vaso na casa estimulam a memória. Uso caseiro: insecticida natural, plantado na horta, protege as outras plantas. Ramos de alecrim frescos, colocados entre as roupas, defendem-nas de ataque de traças. Desinfetante de alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim durante meia hora. Quanto menos água, mais concentrado será. Espremer e usar para limpar louças e casas de banho. Para desengordurar melhor, misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira. Dura uma semana. Aromaterapia: o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite. O uso popular consagra o alecrim como remédio infalível para curar anemias. Para isso, basta jogar um ramo de alecrim em um copo de água (cerca de 200 ml) fervente, deixar repousar durante dez minutos, coar e beber meia chícara todas as manhãs, em jejum, mantendo na geladeira. Repetindo este tratamento cinco vezes (cerca de um litro de chá) consegue-se curar qualquer anemia. Para tonturas e sequelas de derrame, preparar um chá com três cravinhos ou cravos-da-índia sem cabeça, uma colher de chá de alecrim e uma colher de chá de erva-doce. Tomar à noite antes de dormir. O alecrim pode ainda ser usado como tônico capilar e para a caspa. Para isso, faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de um quarto de chá para um frasco de xampu. Pode também preparar uma tintura de alecrim e juntar 10 ou 15 ml ao xampu. O alecrim parece ter a particularidade de adaptar o nosso sistema imunológico, adequando as respostas às necessidades do organismo, pelo que tem excelentes resultados nas doenças autoimunes. Se você não gosta do sabor do chá de alecrim, junte um pouco de erva-doce. O chá com estas duas plantas é ótimo também para combater o mau hálito, no entanto, não é aconselhável a pessoas hipertensas. Fonte: Viagem do Fazer (texto adaptado) 

curapelanatureza

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Prefeito do PSDB não vai seguir partido, mas presidente da Câmara reafirma apoio a Cássio

Isaac Carvalho está trabalhando por vitória cassista em Olho D’água

Por Redação da Folha – Além de partidário e um histórico aliado de Cássio Cunha Lima (PSDB), o presidente da Câmara de Olho D’água, Isaac Carvalho (foto), tem outra razão para apoiar a candidatura cassista ao governo estadual: “Cássio foi um grande governador para Olho D’água, realizou aqui importantes obras e a população saberá reconhecer isso”, comentou o vereador-presidente.

O parlamentar mirim está confiante em uma vitória de Cássio no estado e também em Olho D’água e vai dar sua contribuição para o retorno do PSDB ao governo. “Não tenho dúvidas da vitória de Cássio”, enfatiza o vereador, que é hoje uma das grandes lideranças políticas do município.

Isaac está realizando um trabalho forte junto ao eleitorado municipal, mostrando a população que, conforme ele, o projeto político-eletivo de Cássio é o melhor para Olho D’água. Mas, ao contrário do presidente da Câmara, o prefeito Chico Carvalho, mesmo sendo do PSDB, decidiu tomar outro rumo político e vai apoiar a candidatura à reeleição de Ricardo Coutinho (PSB). O vereador, no entanto, opina que isso faz parte da democracia e que cada um tome o caminho político que achar mais conveniente. 

Delegado fala sobre prisão de acusado de aplicar Golpe dos Cursos em Patos e Itaporanga

Bruno Ribeiro Duarte, 34 anos, suspeito de aplicar golpes na cidade de Patos, foi preso na noite dessa quinta-feira (17), na cidade de Itaporanga-PB. De acordo com o delegado Manoel Martins, responsável pelo caso, as providências estão sendo tomadas para que se possa chegar à verdade dos fatos. 

“Várias pessoas já registraram queixa dele aqui na delegacia, e já foi instaurado um inquérito policial. Essa mesma empresa que passou por Patos já estava atuando na cidade de Itaporanga, onde tomamos conhecimento. Diante disso, entramos em contato com a delegacia de lá e eles fizeram a abordagem ao Bruno. Sabemos que apenas o Bruno estava lá matriculando as pessoas que supostamente participariam dos cursos. Ele vai para o presídio de Patos e lá aguardará as medidas judiciais. Todas as pessoas envolvidas no fato serão ouvidas”, afirmou o delegado. 

Ainda de acordo com o delegado Manoel Martins, até que se prove o contrário, a princípio trata-se de uma prática de estelionato. “Também existem outros inquéritos em outras cidades, que indicam golpes semelhantes aplicados por um grupo de pessoas. Vamos investigar para saber se pode haver alguma ligação com o acusado”, acrescentou. 

CLICK AQUI E OUÇA A FALA DO DELEGADO

PATOSONLINE

Facebook terá de apagar boatos contra senadora


Mensagens afirmavam que a senadora Ana Rita (PT-ES), que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado, seria autora de um projeto para a criação de uma Bolsa Prostituta, no valor de R$ 2 mil mensais; medida nunca existiu; decisão exige que a rede social também informe os responsáveis pelas páginas em questão

247 – A Justiça do Espírito Santo determinou a retirada de publicações contra a senadora Ana Rita (PT-ES) do Facebook, em 48 horas. Segundo a colunista Clarissa Oliveira, do Poder Online, decisão do juiz substituto Diego Ramirez Grigio Silva, da 5ª Vara Cível de Vila Velha, exige que a rede social também informe os responsáveis pelas páginas em questão.

As mensagens afirmavam que a senadora, que preside a Comissão de Direitos Humanos do Senado, seria autora de um projeto para a criação de uma Bolsa Prostituta, no valor de R$ 2 mil mensais. O projeto nunca existiu.

“A referência ao partido nos dá a clara impressão de que há um interesse político por trás, especialmente neste momento eleitoral”, afirmou o advogado da senadora, Alexandre Zamprogno. “Mas a retratação não basta, pois não terá a mesma repercussão que a difamação.”

Caixão de defunto aparece abandonado às margens de rodovia no Sertão

A administração do Cemitério Frei Damião de Bozzano, o mais próximo a localidade descartou qualquer ligação entre a urna fúnebre e o cemitério local. 

Na última quinta-feira (17), um fato inusitado assombrou os populares que passaram na principal rodovia que interliga Catolé do Rocha, a Rodovia BR-230, mais precisamente nas imediações do sítio Santíssimo. Quem passou viu um caixão de defunto abandonado às margens da PB-325.

O caixão de defunto, em estado seminovo intrigou o secretário de Infraestrutura do município, Ney Maia. A administração do Cemitério Frei Damião de Bozzano, o mais próximo a localidade descartou qualquer ligação entre a urna fúnebre e o cemitério local.

Aparentemente, o caixão de defunto abandonado na entrada de Catolé do Rocha teria sido usado recentemente, pois, existia ao lado da tampa, um travesseiro e algumas manchas de sangue no interior na urna.

diário do sertão com Catolé News

PRE/PB emite parecer em 254 processos de registro de candidatura


Análise, nos 543 casos, agora está voltada para as condições de elegibilidade e desincompatibilização

A Procuradoria Regional Eleitoral na Paraíba (PRE/PB) emitiu parecer em 254 processos de registro de candidatura, número contabilizado até a quinta-feira, 17 de julho. Os novos trabalhos de análise nos 543 pedidos de registro de candidatura foram iniciados na última terça-feira, logo após a apresentação das 14 ações de impugnação de registro de candidatura, protocoladas perante o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB).

Segundo o procurador regional eleitoral Rodolfo Alves Silva, esse novo momento de análise é referente às condições de elegibilidade e desincompatibilização. Portanto, as 14 ações de impugnação de registro de candidatura, apresentadas na segunda-feira, 14 de julho, dizem respeito apenas às situações de inelegibilidade.

A PRE/PB optou por usar a estratégia de analisar as situações de inelegibilidade, dentro dos cinco dias para impugnação, porque elas só podiam ser indicadas pelo Ministério Público dentro desse prazo. “Por isso, num primeiro momento, fizemos uma análise focada e, agora, continuamos a apreciação das condições de elegibilidade e desincompatibilização, dados meramente documentais, isto é, aspectos que podem ser verificados dentro dos processos de registro de candidatura, na condição de fiscal da lei do Ministério Público, não necessariamente dentro do prazo de cinco dias para impugnação”, explicou.

Os trabalhos de análise do Ministério Público serão concluídos antes que ocorra o julgamento dos processos de registro de candidatura pelo TRE-PB (prazo limite até o dia 5 de agosto, conforme o artigo 54, da Resolução do TSE nº 23.405/2014). Para alguns casos estão sendo emitidos pareceres por escrito e, nos outros, a opinião da PRE/PB será apresentada oralmente, durante a sessão do Pleno Eleitoral.

Opinião favorável – Foram emitidos 200 pareceres favoráveis ao prosseguimento das candidaturas. Nesses casos, não foi identificada nenhuma ausência de condição de elegibilidade ou incidência de causa de inelegibilidade, portanto não foi proposta ação de impugnação e, materialmente, a documentação que o candidato juntou já é suficiente para dizer que ele atendeu às condições de elegibilidade e não apresentou qualquer problema com desincompatibilização.

Prova da desincompatibilização – Em vários casos (41), o Ministério Público visualizou duas situações. A primeira, quando o candidato declarou que exerce um cargo ou função pública, mas não trouxe aos autos o comprovante de desincompatibilização. E a segunda, quando a PRE/PB constatou, após pesquisa, que o candidato ocupa ou ocupou algum cargo ou função, mas não declarou. Nos dois casos, o Ministério Público solicitou que o relator notifique o candidato a comprovar nos autos que se desincompatibilizou, pois o prazo para realizar o procedimento já encerrou. 

Requerimentos individuais – Concomitantemente, a PRE/PB está analisando 35 requerimentos de registro individual de candidatos que pediram seu registro após o prazo de 5 de julho de 2014, uma vez que os partidos ou coligações não os incluíram no momento oportuno. O Edital nº 59/2014 do TRE/PB, com os nomes, foi disponibilizado em 14 de julho no Diário da Justiça Eletrônico, considerando-se publicado em 15 de julho. O prazo da PRE/PB para impugnação desses casos também é de cinco dias (iniciou em 16 de julho e finaliza no domingo, 20 de julho). Na próxima segunda-feira serão apresentados os dados referentes à análise dos requerimentos individuais.

Tião Lucena

Aprovado na CCJ Projeto de Lei que destina veículos apreendidos para o transporte escolar

Projeto é importante para o Vale



Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira, 16, o Projeto de Lei (PL) 6.711/2009, que destina veículos apreendidos, como ônibus e micro-ônibus, às prefeituras municipais para utilização obrigatória em transporte escolar. Caso o projeto vire lei, os municípios regionais também poderão ser beneficiados.

De acordo com a Câmara dos Deputados, o PL, que é originário do Senado Federal, acrescenta um quinto parágrafo ao artigo 29 do Decreto-Lei 1.455/1976, que dispõe, entre outras providências, sobre a destinação de mercadorias abandonadas entregues à Fazenda Nacional ou objeto de pena de perdimento. Segundo o parágrafo acrescido, serão destinados ao transporte escolar os veículos de passageiros apreendidos que tenham sido considerados “objeto de perdimento”, que é quando eles forem revertidos em favor da Fazenda.

Uma vez apreendidos, os ônibus e micro-ônibus serão entregues a prefeituras municipais para uso obrigatório no transporte de estudantes, obedecendo a lista de prioridade fornecida anualmente pelo Ministério da Educação (MEC). Por isso, os gestores municipais devem ficar atentos à regulamentação desse novo dispositivo legal. “Será necessário conhecer a forma, os critérios e a periodicidade com os quais o MEC vai elaborar e divulgar a lista de prioridades dos municípios para recebimento desses veículos destinados ao transporte escolar”, orienta a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Caso não seja apresentado recurso ao projeto no prazo regimental para que seja votado em plenário, “ele será encaminhado pela Mesa da Câmara para a sanção presidencial e seguido de publicação para se tornar lei”, enfatiza a CNM. 

Golpe na internet usa mensagem sobre Enem para enganar usuários

Mais um e-mail criado por golpistas circula na internet com o provável intuito de roubar dados das pessoas ou instalar programas maliciosos nos computadores.

Os golpistas, desta vez, procuram, prioritariamente, enganar os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Identificamos que ocorreu um erro na emissão do cartão de inscrição do candidato com o email@radiobras.gov.br cadastrado em nosso sistema, podendo resultar no cancelamento de sua inscrição em até 48 horas. Evite o bloqueio do seu cadastro pois o Enem é a única forma de ingresso para 2015 em faculdades públicas, requisições para PROUni, Fies e outros programas aos quais o Governo Federal oferece a população”, consta no e-mail.

No caso em questão, algumas divergências podem causar estranhamento ao destinatário do e-mail, como o uso do endereço eletrônico da Radiobras, empresa extinta que deu lugar à Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em 2007. Além disso, a assessoria do Ministério da Educação negou que tenha enviado a nota oficial nº 12838-2014, como consta na mensagem, e confirmou que trata-se de um e-mail falso.

Como em diversos e-mails, cujo objetivo é se apropriar de dados de terceiros, os golpistas pedem que as pessoas preencham um formulário com seus dados ou de parentes. O texto mostra isso claramente: “Preencha manualmente o recadastramento passo a passo e normalize já sua situação (repare que algum parente pode ter usado seu email para cadastro de informações). Segue abaixo o link para consulta e regularização do seu cadastro.”

Golpes parecidos com esse são frequentes na internet, principalmente pela curiosidade que essas mensagens despertam nas pessoas. O ideal é ficar atento, instalar antivírus no computador e não abra e-mails considerados suspeitos.

Agência Brasil

Festival Curta Coremas divulga filmes selecionados


O Festival Curta Coremas divulgou nesta quarta (16) os filmes selecionados para esta 4º edição do evento. Foram mais de 300 títulos inscritos de vários estados do país. 

O Curta Coremas é atualmente um dos mais importantes festivais de cinema da Paraíba e congrega, além das mostras de filmes, debates, oficinas, música, teatro e atrações culturais diversas, promovendo um grande encontro de cineastas e artistas de vários estados brasileiros.

O evento acontece de 24 a 27 de julho na cidade de Coremas, alto sertão paraibano com a participação de artistas de vários lugares do país.

A lista detalhada dos filmes pode ser consultada em www.curtacoremas.com.br ou facebook.com/curtacoremas. A programação do festival será divulgada neste sábado (19) no site oficial.

O 4º Festival Curta Coremas é uma realização do Coletivo Turbina Cultural com o apoio da Prefeitura Municipal de Coremas.

Selecionados 2014:

MOSTRA COMPETITIVA PANORAMA BRASIL

- ABRAÇO DE MARÉ (Doc. 16', Dir: Victor Ciriaco, Natal RN)
- O QUE LEMBRO TENHO (Fic. 20', Dir: Raphael Barbosa, Maceió AL)
- ACALANTO (Fic. 23', Dir: Auturo Saboia - São Luiz MA)
- MARCELO (Doc.12’. Dir: Jéssica Lopes – São Paulo SP)
- BRASIL (Fic. 13’.Dir: Aly Muritiba - Curitiba PR)
- A GUERRA DOS GIBIS (Doc. 20' Dir: Rafael Terpins – São Paulo SP)
- O MELHOR AMIGO (Fic. 12’ Dir: Allan Deberton – Fortaleza CE)
- DENTRO (Fic. 15', Dir: Bruno Autran – São Paulo SP)
- PERSONAL VIVATOR (Fic. 21’. Dir: Sabrina Fidalgo – Rio de Janeiro RJ)
- O TEMPO QUE LEVA (Fic, 15', Dir: Cintia Domit Bittar - Florianópolis SC)

MOSTRA COMPETITIVA MÃE D’ÁGUA (filmes paraibanos)

- A QUEIMA (Doc. 13’. Dir: Diego Benevides – João Pessoa)
- O VENDEDOR DE COISAS (Fic. 20’. Dir: Deleon Souto - Patos)
- SÓ SINTO AMOR (Fic. 17’. Dir: Marcelo Paes - Sousa)
- ADIOS, JAMPA VIEJA (Doc. 15’. Dir: Virgínia Gualberto – João Pessoa)
- XODÓ (Doc. 12’. Dir: Yendys Sydney – Campina Grande)
- HERDEIRAS DA MENTIRA (Fic. 18’. Dir: Laercio Ferreira – Aparecida)
- SOBRE CABELOS (Fic. 15’. Dir: Lincoln Ferdinand – Campina Grande) CAPELA (Doc. 12’. Dir. Ramon Batista – Nazarezinho)
- UM HOMEM DE BORRACHA (Doc. 20’. Dir: Diassis Pires – Coremas)
- A ALMA DAS RUAS (Doc. 13’. Dir: Jaime Guimarães – Campina Grande) ILHA (Fic. 15’. Dir. Ismael Moura – Cuité)
- AMADOR (Fic. 15’. Dir. Nathan Cirino – Campina Grande)
- O TERCEIRO VELHO (Fic. 15’. Dir: Marcus Vilar – João Pessoa) INOMINÁVEL (Fic. 12’. Dir: Felipe Lavorato – Campina Grande)
- O LENDÁRIO ESCRITOR DE FRASES DO BISCOITO DA SORTE (Fic. 20’. Dir: Marcelo Quixaba – João Pessoa)

MOSTRA RIO TURBINAS (CURTÍSSIMOS)

- BABA 105 (Doc. 5’. Dir: Felipe Bibian - Rio de Janeiro RJ)
- A ESCADA (Ani. 5’. Dir: Andre Arôxa - Recife PE)
- PALITOS’ STORY (Fic. 1’. Dir. Leandro Ponciano - Campina Grande PB)
- FUGA ANIMADA (Ani. 3’40’’. Dir. Augusto Bicalho - São Paulo SP)
- QUE A TERRA LHE SEJA LEVE (Doc. Dir Carlos Frederico - Garanhus PE)
- FALE AGORA, OU CALE-SE PARA SEMPRE (Fic. Dir. Beto Besant - São Paulo SP)
“CINE ARRUPIO” (CINEMA DE HORROR)
- O DESEJO DO MORTO (Fic. 34’, Dir. Ramon Porto Mota – Campina Grande PB) - O QUE APRENDI COM MEU PAI (Fic. 15’ Dir. Getúlio Ribeiro - Goiânia – GO)
- CARNE (Fic, 20', Dir: Carlos Nigro - PE)

MOSTRA INFANTOJUVENIL

- PALEOLITO (Ani. 6’. Dir. Ismael Lito e Gabriel Calegario – Rio de Janeiro RJ)
- OS IRMÃOS MAI (Fic. 13’ Dir. Thais Fuginaga – São Paulo SP)
- HOTEL FARRAPOS (Ani. 12’. Dir. Lisandro Santos – Porto Alegre RS)
- AMARELINHA (Fic. 12’. Dir. Rafael Jardim – Salvador BA)
- BORAVUS FLÁVIUS (Fic. 13’ Dir. Lucas Calmon – Rio de Janeiro RJ)

MOSTRA ESPECIAL DE LONGA-METRAGEM

- CIDADE DE DEUS – 10 ANOS DEPOIS. Documentário, 2013. 75 min. Dir: Cavi Borges e Luciano Vidigal. Brasil.
- FAROESTE CABOCLO. Ficção, 2013. 108 min. Dir: René Sampaio. Brasil.

Catinguiraonline