sábado, 17 de maio de 2014

Perito do INSS rejeita laudo de cubano do Mais Médicos

Um perito do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) rejeitou um atestado emitido pelo médico cubano do Programa Mais Médicos Israel Revê Robles.

A decisão causou surpresa ao operador de máquinas Marcos Pascoal de Oliveira, morador no Jardim Gilda, periferia de Piracicaba, que teve indeferida a prorrogação de seu afastamento do trabalho por doença.

A negativa, segundo entende Oliveira, teria sido motivada por preconceito contra o cubano já que, de acordo com o documento baseado na avaliação de exames clínicos apresentados pelo paciente, o cubano concluiu que ele realmente não estava apto a retornar ao trabalho.

Já o perito do INSS entendeu o contrário.

Oliveira conta que o profissional da Previdência sequer leu o atestado e tampouco fez qualquer exame, antes de alegar que ele poderia retornar ao trabalho. "Ele mal me olhou, nem leu o atestado que o cubano forneceu. E quando eu ponderei, me disse que o registro profissional dos cubanos (CRM) não tem validade no Brasil. Ou seja, demonstrou preconceito", considera.

Oliveira diz que, em situação anterior, um atestado semelhante, mas fornecido por um médico brasileiro que atendia no mesmo posto de saúde, foi aceito pelo INSS. E afirma que, mesmo sem levar em conta o documento emitido pelo cubano, se o perito tivesse a preocupação em pelo menos ler os resultados dos exames clínicos veria que a taxa de glicose em seu sangue (ele é diabético) está na faixa de 500, ou seja, que ele está 'descompensado' e que não pode retornar ao trabalho.

De acordo com Oliveira, a empresa onde trabalha não aceitaria seu retorno nas condições atuais já que necessita de insulina com frequência. Ele lamenta a postura do perito e diz que vai em busca de seus direitos, pois trabalha e contribui com a Previdência há mais de 10 anos. Sobre o profissional cubano, conta que, apesar do pouco tempo em que atua no Programa de Saúde da Família do Jardim Gilda, "a comunidade adora seu trabalho e a atenção que dispensa aos pacientes".

Outro lado. A assessoria de Imprensa do INSS, afirma que o pedido de reconsideração feito por Oliveira foi aceito e que ele passará por nova avaliação do Instituto no próximo dia 5 de junho.

Em nota o órgão nega ter havido preconceito do perito em relação ao médico cubano e afirma: "em atenção à situação apontada pelo senhor Marcos Pascoal de Oliveira, esclarecemos que ele recebeu auxílio-doença entre novembro do ano passado e maio deste ano. Ele teve o benefício negado neste mês porque a perícia médica do INSS avaliou que ele, embora possua a doença, pode desempenhar suas funções profissionais".

Mesmo o beneficiário tendo negado a realização de qualquer exame pelo perito, a nota assinala "que a decisão de indeferir o pedido de auxílio-doença foi tomada com base em exame clínico feito pelo perito médico do INSS, levando em conta também os exames apresentados pelo segurado".

E ressalta ainda que "a avaliação da incapacidade, ou não, para o trabalho cabe exclusivamente ao perito médico do INSS, não necessariamente de acordo com o atestado feito pelo médico que acompanha o tratamento do segurado".

Estadão

Fazer só duas refeições por dia pode ajudar no tratamento de diabetes tipo 2

Pacientes perderam mais peso e tiveram maior redução do nível de açúcar no sangue ao fazer duas refeições por dia

Comer apenas o café da manhã e o almoço pode ser uma forma mais efetiva de tratar a diabete tipo 2 do que fazer pequenas refeições ao longo do dia, dizem cientistas.

Pesquisadores do Instituto de Medicina Clínica e Experimental de praga testaram os dois métodos com dois grupos de 27 pessoas.

O primeiro grupo fez duas refeições maiores por 12 semanas, comendo pela última vez até às 16 horas.

O segundo se alimentou com seis porções menores ao longo de todo o dia, como é frequentemente recomendado a pacientes com diabetes.

Depois, os grupos inverteram suas dietas. Em ambos os casos, todas as refeições do dia somavam 1.700 calorias.

Quando comeram duas vezes, os voluntários perderam mais peso e tiveram uma maior redução do nível de açúcar no sangue.

Segundo os cientistas, estes resultados corroboram com “evidências anteriores” de que refeições em menor número e porções maiores traziam mais benefícios.

Causa e efeitos
A diabetes tipo 2 é causada quando o corpo não produz uma quantidade suficiente do hormônio insulina, que regula o açúcar no sangue.

Na falta dele, o nível de açúcar fica elevado demais, o que pode causar problemas cardíacos e acidente vascular cerebral, o AVC, danos nos nervos, sensibilidade a luz e problemas renais.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes (FID), há 371 milhões de adultos diabéticos no mundo, dos quais 13,4 milhões são brasileiros, a maioria deles do tipo 2.

O número é especialmente alarmante no caso brasileiro, porque ele supera com muita antecedência o número previsto pelo FIS de 12,7 de diabéticos no país em 2030.

Mudar os hábitos alimentares pode ajudar não só estas pessoas, segundo o estudo realizado em Praga, como quem deseja perder peso.

“Os pacientes com menos refeições tinham medo de passar fome de noite, mas eles sentiram menos fome porque os deixamos comer até ficarem satisfeitos”, diz a pesquisadora Hana Kahleova.

“Mas, quando comiam seis vezes ao dia, eles não ficavam satisfeitos. Isso foi surpreendente.”

O pesquisador Richard Elliot, do instituto Diabetes UK, diz que o estudo reforça resultados de pesquisas anteriores que apontam para um novo tipo de dieta para este tipo de paciente.

“No entanto, antes será preciso realizar um estudo mais duradouro antes de mudar a indicação nutricional dada a pessoas com diabetes”, disse Elliott.

 BBC Brasil

Padre distribui cartilha pedindo fora aos políticos oportunistas


O padre Djacy Pereira Brasileiro está distribuindo uma cartilha que, segundo ele, tem por objetivo esclarecer o eleitorado para votar nas próximas eleições.

Intitulada “A HORA DA LIBERTAÇÃO SERTANEJA NA CAMINHADA APERREADA DA VIDA, OS SERTANEJOS GRITAM”, a cartilha possui apenas três páginas e entre outros tópicos conclama os eleitores a dizer não aos políticos oportunistas e defende que o sertão nunca mais será uma fábrica de voto.

Confira a cartilha na íntegra:

A HORA DA LIBERTAÇÃO SERTANEJA NA CAMINHADA APERREADA DA VIDA, OS SERTANEJOS GRITAM.
Não somos gado, somos cidadãos.

Não queremos ser tratados como boiada. Fomos, durante anos, humilhados e tratados com desdém. Basta! Somos cidadãos livres, por isso, votemos livremente e sem medo. Voto de cabresto, jamais. Ninguém manda no nosso voto. Acabemos com esse negócio de coronelismo politico. Curral, só se for pra gado…
Cansamos de ser enganados…

No nosso sertão de cabra macho e mulher valente e trabalhadora, de tanto sermos enganados, esquecidos, excluídos e maltratados, não devemos votar em políticos mentirosos, desonestos etc., que não cumprem com suas promessas. Basta de enganação, de enrolação, mentira etc. Não nos tratem como ingênuos, idiotas ou eleitores de segunda categoria. Gradualmente, vamos tomando consciência de nossa cidadania. É um processo lento, mas chegaremos lá.
Fora, políticos oportunistas!

Da nossa fome, sede, abandono, sofrimento, dor, exclusão, vocês, políticos, não queiram tirar proveito, feito urubus em cima de carniça. Sabemos que essa gente, de gravata e paletó, na sua maioria, visa tão somente o poder pelo poder, com suas eternas mordomias. Para tal intento, usam de todos os artifícios maldosos para manipular os eleitores menos conscientes.
Povo manipulado, é povo escravizado; e povo escravizado, faz bem aos maus políticos.
Estamos tomando consciência de nossa cidadania

Devemos dar um basta à dependência, à humilhação e ao comodismo. Troquemos os verbos pedir, humilhar, pelos verbos EXIGIR, COBRAR, REIVINDICAR, LUTAR. Somos cidadãos, portadores de plenos direitos. Por isso, vamos exercer nossa cidadania com coragem e determinação. Nada de comodismo e medo. Aprendamos a pressionar democraticamente, pacificamente, respeitosamente, os governantes, através de mobilizações, dos meios de comunicação social (Televisão, internet, rádio, jornais…) etc. Usemos todos os meios viáveis que estão ao nosso alcance. Povo consciente e unido tem força para mudar o rumo da história. Lutar pelos nossos direitos deve ser nossa bandeira de luta.
Os dirigentes políticos (Prefeitos, vereadores, governadores, deputados, senadores, presidente) nada fazem por caridade ou favor, porque são bonzinhos, sensíveis, caridosos, mas por estrita obrigação. Eles são eleitos para trabalhar. E para isso, são muito bem remunerados. Vamos fiscalizá-los.
Queremos políticas publicas eficazes voltadas para o sertão.

Lutemos por politicas públicas voltadas para a qualidade da educação, da saúde, da segurança etc. Não esquecendo também da luta por moradia, saneamento básico, politica de recursos hídricos, políticas publicas de geração de emprego e renda, pela implantação de mais campus universitário no sertão.
Fábrica de voto, nunca mais.

Senhores dirigentes políticos, vocês não nos enganam mais. A gente começa a entender que atraso generalizado, sofrimento, dependência, pobreza, seca, fome, sede, miséria e dependência são fábricas de votos. É por isso que nunca buscaram soluções concretas para os reais problemas sertanejos. Só lhes interessam politicas paliativas. Estamos começando a entender o mistério.
O nosso refrão é outro: paliativo, não! Solução, sim!
Vamos votar com responsabilidade

Não votemos aleatoriamente, cegamente. Pensemos antes de nos comprometer com quaisquer candidatos. Não votemos movidos pela paixão, pelos discursos emocionantes, recheados de belas e celestiais promessas, pela aparência física, pelo tradicionalismo familiar ou pelos brilhos festivos das campanhas. O futuro de nossa região está em nossas mãos. Votemos com seriedade e responsabilidade. Valorizemos nosso voto, que é nossa maior arma cidadã.
Sertanejos que votam mal, vivem mal.
Exigimos tratamento cidadão

 Ainda é assim. Nada mudou. A maioria dos políticos vem ao sertão somente buscar nossos votos. São os famosos políticos “relâmpagos”. Para estes, o que vale não é a nossa pessoa humana, nosso ser cidadão, mas nosso título de eleitor. E para enganar-nos chegam prometendo o céu e a terra.
Deixemos de ser ingênuos, inocentes, e digamos firmemente: exigimos tratamentos dignos, respeitosos e sérios. Queremos ser tratados como cidadãos, e não como meros apertadores de teclas de urnas eletrônicas ou massa de manobra.
Sertanejo consciente não vende seu voto

Não comercializemos nosso voto, que é nossa poderosa arma cidadã. Ora, vender ou trocar voto por quaisquer coisas (Feira, material de construção, passagens, óculos, roupa, remédio etc.) é um grave atentado a nossa dignidade, a nossa cidadania, e é crime eleitoral. Dá cadeia. Só eleitores “cegos”, irresponsáveis, interesseiros, são capazes da prática dessa maldita comercialização eleitoral.
Candidatos e eleitores que negociam votos não estão pensando no bem estar da região, do povo, mas buscando seus próprios interesses. Além disso, estão contribuindo com o agravamento da corrupção e da negligência politica.
Tomemos cuidado com os supostos candidatos angelicais.

Tenhamos cuidado com os candidatos disfarçados de santidade. E são muitos neste tempo. São caridosos, humildes, sorridentes, alegres, soltando beijinho pra lá e pra cá, abraçando todo mundo. Seus discursos são emocionantes, atrativos, comoventes. Nesta época eleitoral, são assíduos frequentadores de igrejas (Missas, Cultos…) ou manifestações religiosas (Procissões, festas de padroeiros…). Desconfiemos desses santinhos no nosso meio. Esses anjos só aparecem em época de eleição, prometendo o céu e a terra. Quando ganham, levantam voo para a capital em busca de suas mansões. E nós ficamos chupando o dedo.
Muito cuidado com a “embalagem” bonita, atrativa, sedutora. É aí onde muitos cidadãos se enganam.
Abaixo o voto tradicionalista

Não votemos em determinado candidato por questão de tradição familiar, porque é de família nobre, rica, importante e influente na sociedade. Todo cidadão é importante, tem o mesmo valor, a mesma dignidade, não importa a classe social. O que importa é que tenha comportamento ético-moral, seja cidadão comprometido com as causas sociais, sobretudo com a justiça social, com verdadeiras políticas públicas direcionadas a todos, de modo particular à população mais pobre, e não se aproveite do poder visando dinheiro, status e mordomias para si, sua família e amigos. Como é notório, o poder não é meio de vida, é serviço.
Devemos acabar, através do voto consciente, com a perpetuação de gente “bacana” no poder. O poder é do povo, logo, o povo tira e bota.
Libertando-se do longo cativeiro, os eleitores sertanejos desabafam.
Nas caminhadas difíceis e escabrosas da vida sertaneja, atingidos na alma pela dor do espinho seco e duro, sofríamos e chorávamos e, lamentando, apenas entregávamos tudo nas mãos de Deus, a dizer: nascemos para sofrer, vamos morrer assim, então é vontade divina. Era a época da visão determinista.
Humilhados e chicoteados pela chibata dos coronéis, tratados como boiada ou massa de manobra pela classe política, a única opção era obedecer e rezar na cartilha dos grandes e poderosos; Era a velha tradição da dependência, da subordinação. Eles falavam, mandavam, e nós, humildemente, ouvíamos e obedecíamos. Era a época do coronelismo e do cabresto eleitoral.
Nesses tempos difíceis, cruéis, de desenganos, de dor, tristeza e lamúria, nada fazíamos. Não gritávamos, não clamávamos nem lutávamos pelos nossos direitos inalienáveis. Não tínhamos consciência critica. O medo e o comodismo imperavam. Era grande a cegueira cidadã impregnada na nossa alma sertaneja. Era o tempo da alienação política.
Na longa caminhada desta vida sertaneja, depois de tanta humilhação, exploração, tosquiado como gado, vamos tomando consciência, gradualmente, que a vida sofrida do sertanejo não é vontade de Deus, é consequência do abandono politico-governamental. Chegou o tempo da consciência cidadã.
É por isso que, em alto e em bom som, gritemos: Não somos gado, somos cidadãos. Estamos tomando consciência de nossa cidadania. Comodismo, medo, humilhação, dependência, nunca mais. Chegou o tempo da libertação sertaneja.
Uma nova historia de luta, de libertação, já desponta no horizonte sertanejo. Avante!
Destaque para Legislação

O objetivo da lei 9.840/99 contra a corrupção eleitoral é punir com a perda do mandato ou da candidatura, os políticos que tentarem comprar votos ou que utilizarem a máquina administrativa em beneficio de campanha eleitoral.
O artigo dessa lei condena a compra de votos, tratando-a como crime eleitoral.
“É proibido ao candidato prometer, oferecer, doar ou entregar ao eleitor, com o fim de obter-lhe o voto, bem ou vantagem pessoal de qualquer natureza…”.
“Caso tenha conhecimento e provas cabais (fotos, testemunhas, documentos, bens utilizados para a prática do ato etc.) de compra de voto, denuncie ao Ministério Publico eleitoral ou à procuradoria regional eleitoral”.
Sertão da Paraíba, Maio de 2014.

Padre Djacy Brasileiro
E-mail: padredjacy@hotmail.com
Twitter: @PadreDjacy

Anvisa Estuda Liberar Uso Controlado De Produtos À Base De Maconha


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou hoje (16) que está discutindo o reenquadramento da substância canabidiol, derivada da maconha e que atualmente integra a lista de substâncias proscritas no país.
“Um novo enquadramento seria necessariamente para uma categoria de produto controlado, semelhante a que já se adota para outros medicamentos de uso controlado no país”, informou a agência, por meio de nota.

Ainda de acordo com a Anvisa, o tema será debatido e deliberado pela diretoria colegiada em reunião pública. A próxima reunião está prevista para acontecer no dia 29 de maio.

O assunto ganhou repercussão depois que o juiz Bruno César Bandeira Apolinário, da 3ª Vara Federal do Distrito Federal, autorizou uma mãe a importar um remédio com princípio ativo do canabidiol. O medicamento não tem venda permitida no Brasil e era importado ilegalmente por Katiele Fischer para tratar crises convulsivas da filha de 5 anos.

Com base na melhora da menina com o tratamento alternativo e com o aval dos médicos, o magistrado decidiu proibir a Anvisa de impedir a importação do medicamento, mas destacou que a decisão vale apenas para o caso da família Fisher.

Agência Brasil

Escola Estadual João Leite Neto de Nova Olinda comemorou dia Nacional da Matemática. VEJA FOTOS


O Dia Nacional da Matemática foi comemorado em 6 de maio, de acordo com Lei aprovada pelo congresso Nacional em 2004, de autoria da deputada professora Raquel Teixeira. 

A escolha desse dia tem como motivação a data de nascimento do professor Julio César de Mello e Souza, mais conhecido como Malba Tahan.

Para comemorar a data e incentivar o estudo da Matemática, gestão escolar e professores da Escola Estadual João Leite Neto da cidade de Nova Olinda (7ª GRE), realizou no dia 06 de maio de 2014 "O Dia Nacional da Matemática".

Na oportunidade, foi realizados campeonatos de Xadrez, Dominó e Torre de Hanói, apresentação de danças, Programa na Rádio Comunitária com perguntas e respostas e premiações, palestra e realização de uma gincana com os alunos do Fundamental II e do Ensino Médio a "GINTEMÁTICA".

A iniciativa foi coordenada pelo professor Deusimar Campos, coordenador do Laboratório de Matemática juntamente com a equipe organizadora Raquel, Rivania, prof. Luis Junior, prof. Ivonaldo e prof. Bela.

Ascom da Escola

Câncer de boca foi responsável por 132 óbitos em 2013 na Paraíba; este ano foram 34


Em 2013, 132 pessoas morreram vítimas de câncer de boca na Paraíba. Este ano, até o mês de março, foram registrados 34 óbitos, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde, como base no Sistema de Informações sobre Mortalidade. E a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é 290 novos casos sejam notificados este ano no Estado, sendo 170 em homens e 120 em mulheres.

Pela estimativa do INCA, a cada 100 mil homens paraibanos são notificados 9,25 casos de câncer de boca, enquanto que nas mulheres a incidência é de 6,06 casos a casa 100 mil. Em João Pessoa, o risco estimado é de 8,96 casos a cada 100 mil, enquanto nas mulheres a taxa é de 5,37 casos a cada 100 mil. A capital deverá registrar 50 novos casos da doença este ano. No Brasil a doença deverá afetar mais de 15 mil pessoas este ano.

Sobre a doença - O câncer de boca é uma denominação que inclui os cânceres de lábio e de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, língua oral e assoalho da boca). O câncer de lábio é mais freqüente em pessoas brancas, e registra maior ocorrência no lábio inferior em relação ao superior. O câncer em outras regiões da boca acomete principalmente tabagistas e os riscos aumentam quando o tabagista é também alcoólatra.

Fatores de Risco


Os fatores que podem levar ao câncer de boca são idade superior a 40 anos, vício de fumar cachimbos e cigarros, consumo de álcool, má higiene bucal e uso de próteses dentárias mal-ajustadas.


Sintomas


O principal sintoma deste tipo de câncer é o aparecimento de feridas na boca que não cicatrizam em uma semana. Outros sintomas são ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (podendo sangrar ou não) e manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios ou na mucosa bucal. Dificuldade para falar, mastigar e engolir, além de emagrecimento acentuado, dor e presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são sinais de câncer de boca em estágio avançado.


Prevenção e Diagnóstico Precoce


Pessoas com mais de 40 anos de idade, dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses mal-ajustadas devem evitar o fumo e o álcool, promover a higiene bucal, ter os dentes tratados e fazer uma consulta odontológica de controle a cada ano. Outra recomendação é a manutenção de uma dieta saudável, rica em vegetais e frutas.

Para prevenir o câncer de lábio, deve-se evitar a exposição ao sol sem proteção (filtro solar e chapéu de aba longa). O combate ao tabagismo é igualmente importante na prevenção deste tipo de câncer.


Exame Clínico da Boca


O exame rotineiro da boca feito por um profissional de saúde pode diagnosticar lesões no início, antes de se transformarem em câncer. Pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar mais atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano.


Tratamento
A cirurgia e/ou a radioterapia são, isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

As lesões iniciais são aquelas restritas ao seu local de origem e que não apresentam disseminação para gânglios linfáticos do pescoço ou para órgãos à distância. Mesmo lesões iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na língua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminação subclínica para os gânglios linfáticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico ou radioterápico eletivo do pescoço.

Nas demais lesões, se operáveis, a cirurgia está indicada, independentemente da radioterapia. Quando existe linfonodomegalia metastática (aumento dos 'gânglios'), é indicado o esvaziamento cervical do lado comprometido. Nestes casos, o prognóstico é afetado negativamente.

A cirurgia radical do câncer de boca evoluiu com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, que permitiu largas ressecções e uma melhor recuperação do paciente. As deformidades, porém, ainda são grandes e o prognóstico dos casos, intermediário. A quimioterapia associada à radioterapia é empregada nos casos mais avançados, quando a cirurgia não é possível. O prognóstico, nestes casos, é extremamente grave, tendo em vista a impossibilidade de se controlar totalmente as lesões extensas, a despeito dos tratamentos aplicados.

Paulo Cosme

8ª Expoleite do Vale do Piancó será nos dias 5, 6, 7 e 8 de junho


À APROLP (Associação dos Produtores de Leite do Vale do Piancó), estará realizando de 05 a 08 de junho a 8ª Edição da Festa do Leite 2014, em parcerias com a Prefeitura Municipal de Piancó, CDL, SEBRAE, Emater, Banco do Brasil, Governo da Paraíba e outros…

O evento se realizará no Parque Elzir Nogueira Matos (sede da Associação) com as seguintes atividades: Exposição e Feira de Animais, VIII torneio de Vacas Leiteiras, V torneio de Cabras Leiteiras, I Leilão das Raças GIR e Girolando, Palestras, Shows Musicais, escolha da Rainha do Leite 2014 e Exposição de produtos derivados do leite.

Lembrando que, à Associação está com uma nova diretoria eleita recentemente, tendo como presidente José Geraldo Mororó.

Piancoinfoco.com

Câmara pode aprovar multa para quem jogar bituca de cigarro na rua

A Câmara dos Deputados pode aprovar um projeto que estabelece multa de R$ 100 para quem jogar filtros de cigarro, as chamadas bitucas, ou qualquer outro produto fumígeno, como cigarrilhas e charutos, em vias públicas. O projeto de Lei (PL 3.259/12), que tramita em caráter conclusivo, foi aprovado na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

O texto ainda deve passar nas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se for aprovado, vai direto para a sanção da presidenta Dilma Rousseff. De acordo com a proposta, fica “proibido jogar filtro de cigarro no chão das vias, praças, parques e de quaisquer outras áreas e logradouros de acesso público.” A multa, que ficará a cargo dos agentes de trânsito federais, estaduais ou municipais, será cobrada em dobro em caso de reincidência.

CVN

Prefeito de cidade do Agreste paraibano tem 72h para demitir comissionados, diz Justiça

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) requereu e a Justiça determinou, na última terça-feira (13), que o Município de Gurinhém (a 67 quilômetros de João Pessoa) exonere, no prazo de 72 horas a contar do recebimento da notificação, os ocupantes de cargos comissionados em número superior ao previsto em lei municipal, sob pena de multa diária. A sentença também determina medidas que devem ser tomadas em relação à prática de nepotismo e à retaliação contra servidor que foram praticadas pelo Município.

A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Gurinhém constatou que, até dezembro do ano passado, o Município já havia feito 90 nomeações ilegais (sendo 35 de cargos comissionados e 55 para o cargo de assessor). Por isso foi ajuizada, no último dia 5 de maio, a ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra o Município requerendo a exoneração e a rescisão das pessoas que foram nomeadas ilegalmente.

Conforme explicou a promotora de Justiça Jaine Didier, a Lei Municipal 229/97 prevê somente 94 cargos comissionados e 35 cargos de assessor. “Ocorre que, desde abril de 2013, a edilidade já vinha fazendo nomeações em número superior, extrapolando o limite máximo. Frise-se que, em dezembro de 2013, eram, segundo informações do Sagres, 129 cargos comissionados nomeados e 90 assessores nomeados”, detalhou.

Nepotismo e retaliação A decisão judicial também determina que o Município de Gurinhém rescinda, no prazo de 72 horas a contar da notificação, o contrato com a fisioterapeuta Adriana Pires Leite de Carvalho, irmã da secretária-adjunta da saúde do município, Jacqueline Pires, uma vez que ficou demonstrada a prática de nepotismo e de diferenciação salarial. Enquanto a outra fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) recebia salário de R$ 1.200,00, Adriana Pires recebia R$ 2.330,00 para trabalhar a mesma carga horária.

A Vara de Justiça de Gurinhém também determinou a relotação da odontóloga que integra o quadro efetivo de servidores, Allana Patrícia de Luna Soares, para que ela volte a prestar seus serviços na Unidade Básica de Saúde da Família do Loteamento Santo Antônio, onde trabalhava desde 2010.

Segundo apurou a promotoria, a odontóloga foi transferida para outra unidade de saúde como forma de retaliação, já que no dia anterior, havia comunicado por escrito à Secretaria Municipal de Saúde que o consultório em que trabalhava continuava quebrado e o autoclave havia parado de esterilizar, solicitando o conserto e reposição dos equipamentos.

A promotora de Justiça explicou que, apesar de o caráter discricionário de determinados atos administrativos, as provas colhidas nos autos do inquérito civil público revelam que a transferência da servidora não teve como finalidade o interesse público, mas a retaliação à funcionária, situação que viola o princípio da impessoalidade. “Em que pese o gestor municipal ter informado que a transferência da dentista se deu porque o serviço de odontologia do PSF Santo Antônio estava suspenso, constatou-se que o serviço odontológico não estava paralisado e que, no lugar de Allane, havia sido contratada outra dentista. Por consequência, ilegal foi o ato praticado pelo município, devendo ser desfeito”, explicou Didier.

Improbidade Além da ação que teve o pedido de antecipação de tutela deferido pela Justiça, as irregularidades levaram a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Gurinhém a ajuizar uma ação civil pública por improbidade administrativa contra o atual prefeito, Tarcísio Saulo de Paiva, contra a atual secretária de Saúde do Município, Ana Caroline Araújo Pinheiro e contra a fisioterapeuta contratada Adriana Pires Leite de Carvalho.

Ascom 

Parece que Cássio vai trocar Santiago por Aguinaldo Ribeiro

Parece que Wilson Santiago sobrou na curva. O deputado Aguinaldo Ribeiro, ex-ministro das Cidades, revelou hoje em João Pessoa que está dependendo apenas do sinal verde da presidente Dilma para fechar com o senador Cássio um acordo para as eleições deste ano,através do qual Cássio será o candidato a governador e ele, Aguinaldo, candidato ao Senado.

Santiago estava todo enfronhado, achando que seria o candidato a senador na chapa de Cássio, principalmente depois que Cássio descartou o senador Cicero Lucena, sob a alegação de que precisava da vaga do chamado Caboclinho para um candidato com partido que lhe desse tempo na televisão.

O canto da sereia, que já tinha iludido Cicero, iludiu também Wilson, já que o nome da vez é Aguinaldo. A não ser que Dilma bote o dedo no suspiro e vete o acordo do ex-ministro com o tucano.

Blog do Tião

Mototaxista e passageiro são presos com armas durante trajeto entre Coremas e Piancó


O mototaxista José Laurentino Vieira, conhecido como Ilton Cabeção, de 31 anos, e o passageiro João Paulo Tito Mamede, de 29, foram presos no final da manhã deste sábado, 17, quando trafegavam em uma moto pela BR-361 em direção a Piancó.

Eles vinham de Coremas e estavam com dois revólveres.

(Imagem das armas apreendidas)

O passageiro era que vinha conduzindo a moto e o mototaxista estava na garupa, mas, quando avistou a guarnição policial, jogou as armas na margem da estrada, o que foi percebido pelos policiais militares, que interceptaram a motocicleta e prenderam a dupla.

João Paulo, que é de Coremas, mas reside no conjunto Mutirão, periférica piancoense, confessou que as armas são de sua propriedade: uma era do seu uso e a outra havia ido pegar em Coremas para revender em Piancó. Ele foi autuado por posse pelo delegado José Pereira.

Já o mototaxista, que mora no bairro Campo Novo, também em Piancó, foi atuado por porte porque era ele que conduzia os revólveres e tentou se livrar delas ao avistar a polícia. Os dois crimes são afiançáveis e os acusados deverão responder em liberdade. 

Folha do Vali

Vinte e sete anos depois de deixar Itaporanga, 1º funcionário do BB local reencontra a cidade

Ele morou cinco anos por aqui e a terra deixou marcas em sua vida


Por Redação da Folha Quando a agência do Banco do Brasil de Itaporanga foi aberta em outubro de 1983, o pessoense Fernando Correia Lima era um dos seus 7 funcionários, mas foi o primeiro a chegar à região e teve que esperar nove meses para a inauguração do banco, a época gerenciado por Paulo Guedes. Trabalhou na agência durante cinco anos, quando foi transferido para Campina Grande, onde ainda hoje atua, mas nunca esqueceu sua passagem por aqui, o que foi marcante em sua vida e de sua família.

De férias, pegou a esposa e resolveu rever a cidade 27 anos depois de deixá-la, e já não reencontrou os amigos de antes: alguns morreram e outros foram embora. Uma das primeiras paradas ao chegar à cidade na manhã desta sexta-feira, 16, foi visitar a agência do BB e lá reviu o único remanescente daquela época: o vigilante conhecido como Negão. Encontrou a agência bem diferente de quando foi inaugurada: a modernidade promoveu a mudança e o número de funcionários foi duplicado. “Quando começamos não havia nem ar-condicionado: a agência não tinha muita estrutura, e foi através de um pedido meu que conseguimos muita coisa para cá”, relembrou.

Mudança também na cidade: encontrou uma Itaporanga maior e bem mais moderna. Diferente de 30 anos atrás, quando os transportes e a telefonia eram precários, a televisão não pegava direito e nem iogurte existia no mercado. “A cidade mudou muito”, comenta, ao recordar a casa onde viveu e os amigos que por aqui conquistou.

Um dos filhos de Fernando que chegou em Itaporanga com dois anos de idade hoje é vereador em Campina Grande: Tovar Correia Lima, do PSDB, está em seu segundo mandato e é pré-candidato a deputado estadual. A emoção de reencontrar a cidade onde viveu boa parte de sua vida era marcante nos olhos e nas palavras do casal.

Foto: revivendo o passado.

Dilma é recebida com vaias em João Pessoa (PB)

Presidente Dilma Rousseff participa de formatura de alunos do Pronatec, na Paraíba (Roberto Stuckert Filho/PR)

A presidente Dilma Rousseff foi vaiada logo que chegou a João Pessoa (PB) nesta sexta-feira. Cerca de 200 manifestantes, entre eles servidores estaduais, professores de instituições federais de ensino e indígenas, receberam a presidente com vaias, faixas e cartazes na porta de uma casa de shows da capital paraibana, onde foi realizada a cerimônia de formatura de alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Professores protestaram por melhores salários. A categoria está em greve desde março. Já os servidores estaduais, beneficiados com apartamentos do Minha Casa, Minha Vida, reclamam das péssimas condições em que as moradias foram entregues. Ainda nesta sexta, Dilma também entregou casas populares em Teresina, Piauí. 

Homem é preso em Itaporanga por ordem da Justiça quando retornava de João Pessoa

Prisão foi na noite dessa sexta-feira


Por Redação da Folha – José Genilson de Lima Leonor, de 26 anos, morador da Rua Manoel Caiana, em Itaporanga, teve a prisão decretada pela Justiça local no dia 7 de abril passado a pedido do delegado Cristiano Santana. O homem é acusado de vários furtos

Temendo a prisão, ele viajou para João Pessoa, mas, ao retornar para Itaporanga na noite dessa sexta-feira, 16, foi preso por policiais militares. O serviço de inteligência do 13º Batalhão, que já monitorava o homem, sabia que ele estava retornando em uma Van de transporte de passageiro, e quando o veículo entrou na cidade foi abordado. O acusado estava no interior do veículo e foi preso, sendo conduzido à cadeia pública.

Conforme o delegado Cristiano Santana, ele é acusado de vários furtos na cidade, dois deles ao hospital, de onde levou uma bicicleta e latas de leite. É acusado também de furtar celular e subtrair a bagagem de um passageiro da Guanabara. 

Eles foram assistir o coral da USP cantar, mas quando a cortina abriu foi uma surpresa comovente…


Um coral formado por 12 pacientes laringectomizados, vítimas do cigarro, surpreendeu a plateia do auditório do MASP que aguardava uma apresentação do Coral da USP, um dos mais famosos da cidade de São Paulo.

Criada para o A.C. Camargo Cancer Center, a ação incluiu as canções “All You Need is Love” e “She Loves You”, dos Beatles, interpretadas pelos pacientes. O objetivo foi alertar as pessoas para o principal fator de risco do câncer de laringe, o tabagismo. Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes que compõem o Coral Sua Voz (a maioria acima dos 60 anos) fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons.


Escute a voz desse coral. Não fume.

Estudantes do ensino infantil de Itaporanga têm privilégio e recebem filhos da terra, acadêmicos em odontologia, com procedimentos preventivos


Na manhã dessa sexta-feira (16), a Escola Municipal João Silvino da Fonseca (Escola Modelo) realizou uma grande oficina de Saúde Bucal que atendeu centenas de crianças que lá estudam, na cidade de Itaporanga.

Os participantes foram os alunos do ensino infantil, que na oportunidade tiveram o privilégio de participar do evento, promovido por acadêmicos filhos da terra.

(Dezenas de crianças participaram do evento)

A ação foi um resultado das Secretarias de Educação e Saúde do município, com itaporanguenses acadêmicos no curso de Odontologia das FIP.

Imagens abaixo:

Para o acadêmico Mario Sergio Figueiredo, é sempre bom, de forma sadia, passar os melhores procedimentos de saúde bucal para que as crianças cresçam sabendo como tratar melhor da própria saúde.

Durante o evento, os acadêmicos puderam ensinar vários procedimentos, inclusive  de escovação correta, aos participantes.


 

Assessoria

Prisão por tráfico de drogas nas proximidades de uma escola em Piancó

Jovem estava com maconha


Por Redação da Folha – O piancoense Maxuel Hidelbrando da Silva, de 22 anos, foi preso por volta das 22h dessa sexta-feira, 16, na praça do colégio Santo Antônio, centro de Piancó. Em atitude suspeita, o rapaz foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar que fazia ronda pelo local e efetuou a prisão.

Com ele, os policiais encontraram 30 trouxinhas de maconha e em sua casa mais 80 gramas da droga, além de dois punhais, um facão e outros pertences. Maxuel, que mora no bairro Santo Antônio, foi preso e conduzido à delegacia de Piancó para o procedimento do flagrante.

A informação inicial é que ele não tem passagem anterior pela polícia. A prisão chocou sua família. O flagrante deverá ser lavrado pelo delegado José Pereira. Foto (PM): acusado e material apreendido são apresentados pela polícia.

Justiça aprova justa causa para quem deixou de trabalhar para ir se divertir

A 1ª Turma do TRT de Mato Grosso reformou a sentença proferida na Vara do Trabalho de Primavera do Leste para reconhecer que cabia justa causa a um trabalhador que faltou ao serviço para ir a um show e apresentou atestado médico de que estava gripado.

Na sentença de 1º grau, a justa causa aplicada pela empresa não foi reconhecida como válida e, assim, o ex-empregado passou a ter direito de receber aviso prévio, décimo terceiro salário, férias integrais acrescidas de mais um terço e ainda a multa de 40% do FGTS.

Além disso, a empresa deveria fornecer as guias para o trabalhador se habilitar ao benefício do seguro desemprego.

Entretanto, com a decisão da 1ª Turma o trabalhador nada receberá.

Caldas Country Show

O trabalhador, que era analista de informações comerciais, pretendendo ir ao show na cidade de Caldas Novas, em Goiás, pediu licença para faltar ao trabalho na sexta-feira após o feriado de 15 de novembro. A empresa, alegando ser necessária a sua presença neste dia, negou a dispensa. Mesmo assim ele faltou ao trabalho.

Na segunda-feira, o empregado apresentou um atestado médico para três dias, por estar acometido de infeção aguda das vias aéreas.

Mas a empresa descobriu que o empregado havia viajado para participar do evento no estado vizinho. E-mails e fotos juntados ao processo comprovam o fato, que também foi confirmado em depoimento de testemunhas. A demissão por justa causa ocorreu uma semana depois.

O juiz Aguinaldo Locatelli entendeu que a aplicação da justa causa foi uma punição desproporcional à falta cometida, além de que a empresa, tendo levado uma semana para tomar a medida, teria concedido o perdão tácito, por não fazer a dispensa imediatamente.

Recurso

A empresa recorreu da decisão ao Tribunal alegando falta grave do empregado que apresentara um atestado médico falso. Disse que se estivesse doente não poderia ter viajado para participar de show e que tal fato significou quebra de confiança.

O relator, desembargador Osmair Couto, acolheu os argumentos da empresa, entendendo que a conduta do empregado se enquadra entre as previstas no artigo 482 da CLT, para aplicação da justa causa. O trabalhador teria quebrado a confiança entre as partes “ao forjar um atestado médico que indicava uma doença e ir viajar para uma festa”, assentou no seu voto reformando a sentença.

Divergência

O desembargador Roberto Benatar apresentou voto divergente após pedir vistas para melhor apreciar o processo e mostrou os argumentos para manter a sentença do juiz de Primavera do Leste.

Segundo o desembargador, a gravidade dos fatos é inegável, tendo havido efetivamente a quebra a confiança. Porém, não haveria no processo provas de que o atestado médico tenha sido forjado, pois o mesmo não foi adulterado, nem comprado e nem consta dele fato falso.

Mesmo achando estranho que alguém vá a uma festa estando doente, o desembargador Benatar assentou no voto divergente que “não haveria nisso nenhum ilícito para legitimar a justa causa aplicada”. Desta forma, votou pela manutenção da decisão que declarou a dispensa ocorreu sem justa causa, daí a necessidade do pagamento das verbas decorrentes.

Mesmo com a divergência, o relator manteve seu voto, sendo seguido pelo desembargador Tarcísio Valente. Assim, a Turma, por maioria, deu provimento ao recurso da reclamada, reconhecendo que a confiança foi quebrada, cabendo por isso a aplicação da justa causa por ato de improbidade.

Processo PJe 0000215-24.2013.5.23.0076)

Artigo 482 da CLT

Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:


a) ato de improbidade;

b) incontinência de conduta ou mau procedimento;

c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;

d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;

e) desídia no desempenho das respectivas funções;

f) embriaguez habitual ou em serviço;

g) violação de segredo da empresa;

h) ato de indisciplina ou de insubordinação;

i) abandono de emprego;

j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;

l) prática constante de jogos de azar.

Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional.

Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região

Letícia Wiermann, filha de Datena mostra corpão em gravação para o Domingão do Faustão; veja fotos

A repórter do 'Domingão do Faustão' esteve em Ipanema, Zona Sul do Rio, na manhã desta terça-feira, 13.


Letícia Wiermann participou de uma gravação na praia de Ipanema, Zona Sul do Rio, nesta terça-feira, 13, e mostrou que está com tudo em cima. Usando um biquíni azul turqueza com estampa de bolinhas brancas na parte de cima e faixa no cabelo, a repórter do "Domingão do Faustão" exibiu as curvas impecáveis e o corpo sequinho.

Letícia costuma ser vista com frequência praticando atividades físicas na orla do Rio. Em entrevista ao EGO, a filha de José Luiz Datena falou que o segredo do corpão são as aulas de beach tênis.


(Foto: J.Humberto / AgNews)

Do EGO

O iogurte feito em casa tem os mesmos valores nutricionais para a nossa saúde que os industrializados?


(Rosangela Maria Forchetto Zacarias)

Os iogurtes caseiros costumam possuir ainda mais probióticos que os industrializados. E, só para reforçar, os probióticos são as bactérias benéficas que regulam o trabalho do intestino. A versão caseira ainda apresenta menos açúcar, corantes e conservantes, outro ponto positivo. Na hora de preparar o seu, opte pelo iogurte natural desnatado. Ele é mais azedinho e tem a consistência firme. Só não exagere na hora de adoçar: uma boa saída é utilizar geleia de frutas 100% natural ou uma mistura de açúcar mascavo e canela. 

Você pode conferir uma receita de iogurte caseiro aqui: http://abr.ai/1n47I61

Agora, dê muita atenção para a higiene da cozinha a e dos produtos usados na hora de preparar o seu próprio iogurte. E, após pronto, ele deve ser consumido em no máximo três dias. 

Tem uma dúvida de saúde? Mande pra gente! Ela pode ser respondida no Facebook ou nas próximas edições da revista.


O que um aperto de mão pode dizer sobre sua saúde?


Segundo uma pesquisa da Universidade Stony Brook, nos Estados Unidos, muita coisa. O artigo, que revisou 50 estudos, sugere que a força com a qual uma pessoa consegue fazer esse cumprimento, pasme, dá indícios de como ela está envelhecendo. Mas calma lá! Não adianta se concentrar apenas nos exercícios que trabalham a musculatura das mãos e dos pulsos. Geralmente, a força dessas partes do corpo é reflexo de uma boa forma física geral. Ou seja, para esbanjar jovialidade e saúde, importante mesmo é se manter ativo.

Saúde é Vital

Pequenos negócios vendem quase R$ 80 milhões para o Governo

As micro e pequenas empresas (MPE) paraibanas venderam cerca de R$78 milhões em produtos e serviços para o Governo do Estado, durante o ano de 2013, segundo dados da Central de Compras do Estado. Durante todo este ano, a Central registrou compras em torno de R$800 milhões. As MPE têm tratamento diferenciado nas licitações e podem participar de pregões exclusivos, através do Programa Compra Legal. Durante a Feira do Empreendedor 2014, no Centro de Convenções Ronaldo Cunha Lima, o programa está com um stand cadastrando empresas e produtores rurais que queiram fornecer para o Governo.

“A Paraíba foi pioneira no tratamento diferenciado às micro e pequenas empresas, realizando licitações exclusivas, que sejam até R$80 mil. Aproveitamos a grande movimentação de empresários e produtores rurais da Feira do Empreendedor para fazermos o cadastro e orientarmos sobre como fornecer para o governo”, explicou a diretora-executiva da Central de Compras do governo do estado, Ana Maria Nóbrega. A Feira estará aberta até o próximo domingo (18), das 14h às 22h.

O stand da Central de Compras na Feira do Empreendedor está instalado junto ao programa Compra Legal do Sebrae. Neste stand há também um mapa interativo, divulgando o panorama das compras governamentais realizadas junto às MPE por município, em todo o Estado da Paraíba.

“O Compra Legal objetiva a ampliação da participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas do Governo do Estado, promovendo ações que facilitem o acesso às contratações governamentais por esses empreendedores”, destacou o gestor de Políticas Públicas do Sebrae Paraíba, Luciano Holanda. O programa, além de oferecer orientação aos pequenos negócios para participação em chamadas públicas e licitações, trabalha junto aos gestores públicos para criar um ambiente favorável à comercialização de produtos e serviços.

Feira do Empreendedor - A Feira do Empreendedor da Paraíba está sendo realizada no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima desde a última quinta-feira (15). Com uma extensa programação composta de mais de 300 atividades gratuitas, o evento, que prossegue até este domingo (18), deverá atender cerca de 20 mil pessoas durante os quatro dias.

Além dos stands de parceiros e de empresas oferecendo oportunidades de negócios, há palestras, oficinas, orientações, consultorias, tecnologias sustentáveis e acesso a financiamento por agentes bancários. Mais informações pelo site www.feiradoempreendedorpb.com.br.

secom 

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Dilma cumprimenta Ricardo e abraça Luciano ao desembarcar na Paraíba

A presidenta DIlma Rousseff (PT) já se encontra em solo paraibano e foi recebida pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) e pelo prefeito Luciano Cartaxo. A presidente cumprimentou o governador, deu um abraço em Luciano Cartaxo e na primeira dama do município. Em seguida acenou para populares que acompanhavam sua chegada e logo entrou no carro  oficial para se dirigir ao Forrock onde participa da formatura de alunos do Pronatec.

A presidenta Dilma Rousseff desembarcou por volta das 10h45 desta sexta-feira (16) no Aeroporto Castro Pinto. 

Esta é a segunda vez que a presidenta vista a Paraíba em menos de uma semana, mas sua passagem pela capital paraibana será rápida. Logo após o evento no Forrock, ela segue para a cidade de Teresina.

Durante a cerimônia, 1700 estudantes de baixa renda recebem certificados de cursos de qualificação profissional. Ao todo o Pronatec oferece 32 cursos profissionalizantes no estado.

Tião Lucena