sábado, 5 de abril de 2014

Jovem de 18 anos é morto a tiros quando bebia em bar de Coremas

Homicídio foi na tarde deste sábado


Por Redação da Folha – O servente de pedreiro Caio Vinicius Pereira da Silva, de 18 anos, foi morto a tiros na tarde deste sábado, 5, quando bebia em um estabelecimento conhecido como Bar do Peixe, que fica no bairro Cabo Branco, em Coremas, onde residia.

Segundo informações policiais, um homem de capacete aproximou-se do jovem pelas costas e efetuou cerca de quatro disparos contra a vítima, que teve morte imediata. O autor do crime deixou a moto (uma Bros vermelha) a certa distância do bar e seguiu a pé até o estabelecimento, onde matou o rapaz, que havia chegado havia 30 dias de São Paulo.

A informação é que ele foi enviado à capital paulista pelo pai depois de ser ameaçado de morte em Coremas devido ao envolvimento em uma briga. Retornou a Coremas, e terminou perdendo a vida. Pouco tempo na cidade, e já havia se envolvido em outra confusão, conforme o delegado plantonista José Pereira, mas ainda não há suspeito do crime, segundo ele, que esteve no local do fato.

Depois do trabalho pericial, o corpo foi encaminhado para exame cadavérico em Patos. O crime foi testemunhado por várias pessoas e chocou a cidade. Foto: o pelotão de Coremas chegou a fazer diligências, mas não conseguiu encontrar autor do crime.

Acompanhado de Vital e Maranhão, Veneziano participa de evento político em Piancó

Encontro do PMDB foi neste sábado


Por Redação da Folha Acompanhado do senador Vital do Rego e do ex-governador José Maranhão, o pré-candidato ao governo estadual pelo PMDB, Veneziano Vital do Rego, chegou a Piancó no final da manhã deste sábado, 5, quando foi recepcionado por lideranças políticas locais, entre elas o dr. Paulo Barbosa e o médico e ex-prefeito de Santana dos Garrotes, Willame Teotônio.

O encontro do PMDB foi nas dependências da Câmara Municipal, onde as lideranças do partido discursaram criticamente contra o atual governo Coutinho e apontaram alguns dos problemas mais cruciais do estado atualmente.

Entre as lideranças regionais presentes ao evento peemedebista, os prefeitos de Santana dos Garrotes, Élio Ribeiro; de Emas, Segundo Madruga; de Piancó, Sales Lima; o vice-prefeito de Coremas, Lucrenato Júnior; e o chefe de Gabinete da Prefeitura de Pedra Branca, Antônio Bastos, que é pai do prefeito. O presidente da Câmara de Itaporanga, Jacklino Porcino, também esteve no evento.

O curioso é que dois dos presentes ao encontro do PMDB neste sábado, Antônio Bastos e Sales Lima, também estiveram com o governador e pré-candidato a reeleição, Ricardo Coutinho (PSB), nessa sexta-feira, 4, durante evento do Orçamento Democrático Estadual em Itaporanga e inaugurações na cidade piancoense. Ao que parece, nem o prefeito de Piancó nem o de Pedra Branca ainda decidiram com quem vão votar para governo. Foto (Antônio Cabral): Veneziano fala durante evento.

Individualidade, Diferente de Personalidade.


Individualidade, diferente de personalidade

(Reynollds Augusto)
Amigo leitor, se você pensar bem, na realidade, eu e você "somos um espírito", que possuímos um corpo. O contrário não é verdadeiro, quem pensa diferente se dá mal, pois vai à cata de ilusões. A maioria pensa que é um corpo que tem um espírito. Nunca diga: “o meu espírito”.  Você é o espírito, usando temporariamente um corpo. E isso já faz milênios.
É claro que não nos lembramos. Isso é importante para que recomecemos, sem grandes traumas. Pois, “é necessário nascer de novo para ver o Reino de Deus”. O Reino de Deus não é um local. É um estado interior.
Geralmente quando você “morre”, terá ciência da sua real condição. Ora, nem nos lembramos dos fatos dessa vida! O que você fez no dia 05 de abril de 2013? Não lembra “NE”? – Não vale se foi o dia do seu aniversário ou experimentou algum quadro emocional.
 Não lembramos nem dessa vida imagine de centenas passadas!
Eu não gosto de usar o termo “minhas vidas”. É pobreza de nossa linguagem.  A vida é uma só. Ora encarnados (no corpo), ora desencarnados (fora do corpo). Mas vivendo sempre. Só temos uma única vida, as experiências no corpo são momentos que formam as nossas personalidades, em contextos próprios, que por conseqüência formam as nossas individualidades, que é o espírito imortal, a essência que sobrevive á morte do corpo físico, que está acontecendo agora, comigo e com você.
Saber-se um espírito imortal faz a diferença, pois estamos na contagem regressiva para o retorno ao mundo espiritual.  Por isso é importante não perdermos tempo com bobagens, com sentimentos vãos, com o desamor.
A grande verdade é que estamos numa fase quase embrionária do conhecimento. Nos ainda somos pseudo-s e delimitamos a percepção da vida com o grau de nossa imaturidade.  Não nos lembramos do passado porque o homem não pode e nem deve tudo perceber, por enquanto. Isso é ditame divino, que por ser sábio, sabe que se o homem tivesse dimensão concreta de tudo, ficaria deslumbrado, como aquele que passa sem transição da obscuridade para a luz, dizem os imortais. 
Tudo tem seu tempo.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Um dia inteiro de eventos comemorativos marcou aniversário de 60 anos de Coremas

Cidade comemorou sua emancipação política nesse dia 4


Por Redação da Folha – Alegria e emoção deram um gosto especial às comemorações pelos 60 anos do município de Coremas nessa sexta-feira, 4 de abril. Foi um dia inteiro de celebrações, e os eventos pelo aniversário coremense entraram na noite. O prefeito Antônio Lopes e o vice Lucrenato Júnior e vários secretários municipais participaram intensamente de toda a programação.

Logo cedo, a cidade foi acordada por uma alvorada festiva, e os demais eventos foram sequenciados, entre os quais o café da manhã da emancipação, que aconteceu na Prefeitura, momento que o prefeito cortou o bolo comemorativo. Ocorreram também missa em ação de graça na Igreja Matriz; hasteamento das bandeiras; posse do prefeito como presidente da Junta do Serviço Militar do município, e uma sessão solene na Câmara Municipal, um dos eventos mais duradouros, onde o prefeito e vereadores se pronunciaram com manifestações de parabéns e apologia a Coremas, cuja história também foi expressada e exaltada.


No período da tarde, uma partida de futebol entre a equipe do 4 de Abril de Coremas e o Ferroviário de Pombal, vencida por 1x0 pela equipe pombalense, atraiu muita gente ao estádio municipal.

Mas foram os eventos culturais que chamaram mais atenção: uma homenagem à memória da professora Hercília Paz de Sousa, uma das primeiras educadoras do município e cuja história de vida é igualmente marcante, foi realizada na Casa da Cultura, onde a professora ganhou uma sala. Ela é a mãe do atual prefeito São Mamede.


À noite, o lançamento e exibição do documentário Um homem de borracha, do cineasta local Diassis Filho, que narra a história de um coremense que foi trabalhar nos seringais da Amazônia, onde viveu grandes aventuras e sua relação sentimental com a filha, emocionou o público presente no Centro Pastoral, que foi palco de outro evento cultural importante: o lançamento do livro Barragem de Coremas/Mãe D’água: nos bastidores da construção, do professor Emmanuel Rocha Carvalho, que atualmente reside em João Pessoa. Casa cheia nos dois lançamentos, e entre as dezenas de pessoas presentes, o prefeito Antônio Lopes, que ficou satisfeito com a programação do aniversário e a organização de todos os eventos comemorativos.

As comemorações foram encerradas com show da banda show musical Escaravelos, de Cajazeiras, na Praça Matriz, mas a programação começou na noite do dia anterior com um culto evangélico na Igreja Batista, que reuniu dezenas de evangélicos.


Fotos (Islan Alves): momento em que o prefeito corta o bolo comemorativo; participa da santa missa; e discursa na Câmara Municipal. Imagens também do lançamento do livro e do filme:

Morre no Rio o ator José Wilker


O ator José Wilker, de 66 anos, morreu esta manhã em sua casa no Rio de Janeiro. Ele deixa as filhas Isabel, Mariana e Madá Wilker. Ainda não há informações oficiais sobre a causa da morte, mas suspeita-se de infarto. http://glo.bo/1fVl0gL

Aselmo Gois

Governador anuncia alguns novos investimentos, mas UTI e UEPB ainda são incertas

Ele participou da plenária do orçamento nessa sexta-feira


Por Redação da Folha – Centenas de pessoas de todo o Vale estiveram no Ginásio O Madrugão em Itaporanga na noite dessa sexta-feira, 4, para acompanhar a plenária do chamado Orçamento Democrático Estadual, com a presença do governador Ricardo Coutinho e de alguns secretários estaduais.

Durante o evento, ele fez um balanço das obras realizadas na região durante o último ano e assinou ordens de serviço para alguns novos investimentos no Vale, entre os quais a reforma do estádio O Zezão, em Itaporanga; reforma das Ciretrans de Conceição, Itaporanga e Piancó; calçamento de ruas em Conceição; e abastecimento d’água rural em vários municípios regionais. Assinou também um termo de cooperação com a Prefeitura de Itaporanga e, mais cedo, com a de Piancó, para o funcionamento da Casa da Cidadania nas duas cidades, órgão que realiza a expedição de documentos. O governador também renovou a parceria com o hospital filantrópico de Igaracy por mais um ano e anunciou a conclusão da reforma da escola Nobel Vita, em Coremas.

Sobre a Unidade de Terapia Intensiva para o hospital de Piancó, ele se reuniu com alguns prefeitos antes da plenária em busca de parceria para o funcionamento da UTI, a exemplo do que ocorreu no ano passado. O equipamento já está instalado, mas o governador voltou a dizer que o estado depende do apoio financeiro das Prefeituras para o funcionamento unidade: se as parcerias derem certo, em 45 dias ele prometeu inaugurá-la.

Já com relação a um campus da Universidade Estadual da Paraíba para o Vale, Coutinho disse novamente que a universidade para a região é uma prioridade e tem conversado com o reitor da UEPB sobre a expansão universitária para o Vale, o que poderá ocorrer ainda este ano, segundo o próprio governador. Mais cedo, durante coletiva, disse que pretende instalar a escola técnica estadual em Itaporanga, mas, para isso, estava dependendo de parceria com o Governo Federal.

Antes do orçamento, o governador esteve em Piancó, onde inaugurou a nova estação de tratamento d’água da cidade, e visitou também uma comunidade quilombola em Diamante: pela primeira vez Barra do Oitis recebeu a visita de um governador e teve inaugurado seu abastecimento d’água.

Já no final da noite durante sua última fala no orçamento, o governador Coutinho, que vai concorrer a mais um mandato na eleição deste ano, despediu-se do público presente prometendo voltar em 2015, ou seja, está confiante na reeleição. Foto: Coutinho durante fala no orçamento.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Gastos de Conceição com locação de veículos e consumo de combustíveis foram elevados

Gastos passam de um milhão e meio


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Prefeitura de Conceição gastou R$ 1.504.040,10 com locação de veículos e consumo de combustíveis no ano passado, segundo levantamento feito pela Folha com base em dados disponibilizados pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). Os recursos equivalem a 6,21% de todo o montante financeiro movimentado pela edilidade em 2013, que ultrapassou a casa dos R$ 24 milhões.

O maior gasto foi com locação de veículos (carros, motos e máquinas), que chegou a R$ 964.698,90. O aluguel foi feito por 17 pessoas físicas e jurídicas, e os veículos ficaram à disposição das secretarias municipais. Nessa contabilidade não entraram os gastos com veículos locados pela Prefeitura justificados como fretes ou divulgação de publicidade em carros de som.

Somente a uma empresa, a LC Consultoria, Assessoria e Tecnologia da Informação LTDA, que tem sede na cidade de São José do Egito, no Pernambuco, foram pagos R$ 494.828,90 pela locação de automóveis. A Prefeitura afirma em todos os empenhos que a locação dos carros se destina ao transporte de estudantes da zona rural para a urbana. Segundo informações, a principal atividade da empresa é fornecer suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação, como sugere o seu próprio nome, mas os serviços prestados à Prefeitura administrada por Nílson Lacerda foi o de locação de carros.

Também estão entre as que receberam um bom dinheiro de locação de veículos as empresas patoenses Morada do Sol Construções e Empreendimento LTDA (R$ 142.892) e LN Locadora de Veículos LTDA (R$ 123.600); a Araruna Locadora de Veículos e Produções (R$ 58.100), em nome de Josefa Roberto Alves, de São José de Piranhas; e a R&R Agência de Viagem e Turismo (R$ 30 mil), da cidade de Conceição.

Combustíveis – Em relação ao pagamento de combustíveis, a Prefeitura gastou R$ 539.341,20 para alimentar a sua frota nos onze meses de 2013. As compras foram feitas a dois postos: ao de Valdemiro Tavares Lucena, que fica em Conceição e recebeu R$ 448.136,19; e ao ADF Petróleo LTDA, localizado em Soledade, a quem foram pagos R$ 91.205,01.

É importante salientar que os valores com locação de veículos e compra de combustíveis aqui apresentados se referem, apenas, aos empenhos que foram pagos.

Paralisação deixa 400 mil alunos sem aulas na Paraíba

Os 1.200 professores da rede estadual estão com as atividades paralisadas desde ontem e alegam que não foram atendidos pela Secretaria de Educação acerca da implantação do piso integral nacional e da formulação do Plano de Educação Estadual.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sintep-PB), mais de 400 mil alunos da Paraíba estão sem aulas até hoje.

Insatisfeitos ainda pela retirada de duas gratificações, a de estímulo à docência e à atividade pedagógica, que correspondem a 40% dos vencimentos, os professores ainda cobram elevação na gratificação dos gestores das escolas e a implantação do regime de 30 horas para os funcionários da Educação.

De acordo com Edna Serafim, diretora do Sintep, o pagamento que o Estado faz apresenta defasagens para os professores. Ela ainda apontou que os membros do governo que fazem parte do Conselho de Educação ainda não realizaram nenhuma reunião.

“A nossa categoria tem representação no conselho, mas como a maioria faz parte da equipe da secretaria, eles ainda não se dispuseram para começar a discutir a formação do Plano de Educação Estadual. E isso é muito ruim porque estamos começando a conhecer e discutir o Plano Nacional, mas ainda não estabelecemos nenhuma meta para a Paraíba. Sem falar na prática do governo que não paga o piso salarial”, atestou Edna Serafim. A diretora do Sintep confirmou que hoje à tarde em João Pessoa na sede do sindicato haverá mais assembleia para a categoria discutir se haverá outras paralisações. Já são três paralisações este ano.

A Secretaria de Educação da Paraíba emitiu nota reconhecendo o direito de mobilização da categoria, mas determinou que as escolas devem repor as aulas para garantir os 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Base (LDB) e evitar prejuízo aos alunos.

O documento ainda explica que as gratificações apontadas estão sendo pagas de acordo com a lei e que o Estado paga o salário base ao professor de R$ 1.273,03, mais uma bolsa desempenho que varia de R$ 265,00 a R$ 610,00, num total de R$ 1.538,03, para uma carga horária de 30 horas semanais, o que é proporcional ao piso nacional de R$ 1.697,00 para 40 horas semanais.

Givaldo Cavalcanti

Prefeito se decepciona ao ser impedido de se defender das acusações de vereador depois de apresentar suas ações, em Itaporanga


O Prefeito Audiberg Alves de Carvalho esteve, na Câmara Municipal, na sessão do dia 03 de abril de 2014, para rebater as acusações do Vereador Ivanilto da Costa Vieira (Ivanilto Palmeira) que o chamou de “ladrão” e “saqueador” dos cofres públicos.

Mas, antes de dar início a sua defesa, ouviu atentamente à leitura da Ata da última reunião da Casa Legislativa, onde o Vereador Ivanilto Palmeira, antes de fazer a denúncia fez a seguinte indagação: “...Votei no Prefeito e não vi problema em pedir que ele comprasse a meu irmão...”.

(Prefeito saiu decepcionado com a Câmara Municipal)

Mas, antes de trazer a todos a resposta dessa proposta feita pelo Vereador, foi impedido de dizer que é Gestor de uma Administração que segue os ditames legais, que NÃO DIRECIONA LICITAÇÃO, que estava de posse de um procedimento licitatório na modalidade Carta Convite, devidamente elaborada e instruída, que foi a Câmara Municipal, para dar esclarecimentos e porque zela pelo bem estar da população e que tem por objetivo uma Gestão Transparente.

É claro que ele seria calado, aliás, não poderia ser taxado de ladrão, depois de apresentar imagens de escolas limpas, climatizadas, com portões, portas que por sinal foram obtidas nesta gestão, pois, as fotos demonstraram que muitas escolas, a exemplo da Escola Josino Ricarte, nem sequer possuíam portas.

O prefeito Audiberg Alves, ao contrário do que tentam relatar com invencionices, mostrou que trabalha com eficiência, efetividade e transparência, o que causa temor em gente que está acostumado com atitudes corruptas e autoritárias.

E assim, vendo-se tolhido no seu sagrado direito de defesa, agradeceu ao Presidente e se retirou do recinto, sem ter a oportunidade de mostrar que os cadernos, objeto das acusações, contra ele, assacadas, foram adquiridos, mediante um Procedimento Licitatório, onde três Empresas concorreram e uma venceu, oferecendo o “menor preço”.

Ora, se houve a licitação, obedecendo a todos os trâmites legais, como pode, o Vereador, dizer que houve superfaturamento e que o Prefeito roubou e saqueou os cofres públicos?

Justamente, na hora em que o Prefeito ía derrubar todas as acusações do Vereador, com documentos e comprovantes de habilitação das Empresas concorrentes, o Presidente da Câmara não o permitiu.

A atitude do Presidente, Vereador Jacklino Porcino, determinando tempo para a defesa do Prefeito, deixa margem para se concluir que houve, previamente, um plano arquitetado de não deixar o Prefeito exibir a documentação integrante do Procedimento Licitatório e deixa margem, também, para o Blogueiro Ricardo Pereira macular, mais uma dentre várias vezes, a honra e a dignidade do Cidadão Audiberg Alves, cuja formação é, de todos, por demais e sobejamente, conhecida.

No que diz respeito à atitude do Presidente da Câmara, o Prefeito Berguim disse que, oportunamente, daria as explicações devidas à Sociedade Itaporanguense e no tocante ao comportamento do Blogueiro, Ricardo Pereira, iria, como já o fez, tomar as medidas judiciais cabíveis, entrando com uma representação criminal e a ação de danos morais competente, dizendo ainda que “Lamento que o Sr. Riacardo Pereira, sinta-se incomodado por não tê-lo como um homem de confiança, apto a ser contratado por mim, mas, como confiar em alguém que vive de corromper a imagem de homens de bem?”, finalizou o Prefeito.

Assessoria

Depois da apreensão de aves em Conceição, Ibama está de olho em gaiolas por todo o Vale

Em uma única casa na cidade foram apreendidas uma centena de pássaros


Por Redação da Folha – Novas operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) deverão ser realizadas na região na busca por aves silvestres criadas em cativeiro sem a devida autorização do órgão ambiental. Nessa quinta-feira, 3, em uma única residência localizada nas proximidades do terminal rodoviário de Conceição, agentes do instituto apreenderam cerca de 100 aves silvestres que eram mantidas em gaiolas, algumas delas ameaçadas de extinção.

Além da responsabilidade criminal, o proprietário das aves, que foi surpreendido pela presença do Ibama, acionado por uma denúncia anônima, também será multado por cada ave apreendida: a multa pode variar de 500 reais a 5 mil por cada pássaro mantido em cativeiro, dependendo se a ave está ou não em extinção, conforme apurou o site Valedopiancotícias.

Dezenas de gaiolas foram apreendidas e as aves levadas para o centro de triagem de animais silvestres do instituto, e algumas poderão voltar à natureza dependendo de sua capacidade de readaptação ao habitat natural. O proprietário assinou o ato infracional, e vai responder em liberdade por crime ambiental.

No Vale, criar passarinhos em cativeiro é uma cultura antiga e muitas pessoas mantêm gaiolas em casa com as mais diversas espécies de aves, especialmente as que cantam, a exemplo de galo de capina, sabiá, pintassilgo, golado, rouxinol e gangarro, além de espécies como o papagaio, que também é muito procurado por criadores. 

Foto: momento da apreensão.

Hulk muda a vida de jovens na Paraíba


O sucesso do atacante Hulk não impulsiona apenas o Zenit, ou a Seleção brasileira.

Bem longe de São Petersburgo, onde mora atualmente, o paraibano é o responsável por um projeto que promete mudar a vida no município de Bayeux, Região Metropolitana de João Pessoa.

É lá que atualmente 66 adolescentes de 12 a 16 anos são atendidos no projeto "Hulk em ação, o craque da solidariedade".

Todos eles moram no conjunto habitacional Mário Andreaza, na periferia da cidade, e convivem com situações de risco. É essa realidade que o atacante quer mudar.

Hulk esteve em Bayeux no lançamento do projeto, em janeiro. E acompanha de perto a atividade, que é desenvolvida pela juíza Conceição Marsicano, da 1ª Vara Cível de Bayeux.

"Por enquanto o nosso objetivo é educar os jovens através do esporte. Reformamos o campo, que atualmente só falta o gramado. E pretendemos expandir esse projeto para outras áreas", explicou Conceição Marsicano.

A juíza vai receber nesta sexta-feira todos os parceiros do projeto para uma prestação de contas do que foi feito até aqui e os próximos passos a serem dados. Hulk será representado por seu pai, Gilvan de Souza.

"Vamos mostrar tudo que já conseguimos e o que pretendemos fazer daqui para frente para atender essas crianças e adolescentes", disse Conceição Marsicano, lembrando que o objetivo é criar uma Escola de Esportes para combater não só a criminalidade, mas a prostituição infanto-juvenil.

Expedito Madruga

Furto em ônibus da Guanabara no terminal rodoviário de Itaporanga

Fato foi no final da tarde dessa quinta-feira


Por Redação da Folha – Um passageiro do ônibus da empresa Guanabara teve parte de sua bagagem furtada do interior do veículo no final da tarde dessa quinta-feira, 3, quando parou no terminal rodoviário de Itaporanga.

O ônibus vinha de João Pessoa e seguia para Conceição, e, no momento que parte dos passageiros desceu, um homem teve acesso ao interior do veículo e furtou objetos de uma das pessoas que estava viajando: Cláudio Ramos de Figueiredo, de 63 anos, que é morador de Santa Inês, teve furtada uma caixa com vários objetos, entre os quais um alicate de pressão novo, uma camisa, um documento pessoal, cinco cabeças de alho e uma máquina politriz de marca Bosch, totalizando, segundo a vítima, um prejuízo de R$ 1. 200, 00.

Depois que o furto foi notado, o motorista levou o ônibus até a delegacia, onde o passageiro registrou uma queixa, onde consta o nome de um suspeito. Testemunhas apontaram para um rapaz morador da cidade. Depois do registro do Boletim de Ocorrência, o carro seguiu viagem. 

MP apura fraudes em 10 municípios da Paraíba


O Ministério Público da Paraíba (MPPB) investiga dez prefeituras paraibanas acusadas de participação em um esquema criminoso que desviou R$ 200 milhões através de fraudes em processos licitatórios. Contudo, o número de prefeituras envolvidas no esquema pode chegar a 83.

Na manhã de ontem, o MPPB, em parceria com outros órgãos, deflagrou a operação 'Papel Timbrado' para cumprir 63 mandados de busca e apreensão nas sedes das prefeituras, em 15 empresas investigadas, residências dos sócios e escritórios de contabilidade.

Segundo as investigações do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) do MPPB, o desvio ocorreu através das 15 empresas, que conseguiram vencer 306 processos licitatórios em 83 municípios paraibanos.

No entanto, as investigações do Ministério Público foram concentradas em apenas dez municípios, onde os contratos eram recorrentes.

Conforme o Ministério Público, além de atuar na Paraíba, as empresas investigadas agiam também nos Estados de Pernambuco e Bahia.

De acordo com o promotor responsável pelas investigações, Rafael Linhares, as fraudes ocorreram nas prefeituras de Cabedelo, Mamanguape, Sapé, Barra de São Miguel, Mari, Caaporã, Alhandra, Salgado de São Félix, Solânea e Cacimba de Dentro. Os mandados de busca e apreensão foram expedidos pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).

De acordo com levantamentos do Gaeco, entre 2011 e 2013, as 15 empresas investigadas foram beneficiadas com contratos cujos valores ultrapassaram os R$ 60 milhões e com pagamentos já realizados que superaram R$ 45 milhões, conforme dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

A investigação foi iniciada a partir de duas outras operações realizadas pelo Ministério Público, a 'Pão e Circo' e a 'Gabarito'.

Nas duas operações, o MP coletou uma série de documentos que viria a ser analisado posteriormente.

“Guardamos esse material até que um magistrado, em um determinado processo, determinou a citação de uma empresa e verificou que essa empresa não foi localizada, apesar de haver um endereço registrado. Ele entendeu como se aquela empresa não existisse e remeteu estas informações para o Gaeco. De posse das informações e com os materiais que já haviam sido apreendidos, o Gaeco iniciou o processo de investigação”, disse o promotor Rafael Linhares.

APENAS UMA PEQUENA PARCELA DOS RECURSOS É RECUPERADA

Em uma escala de 0 a 10, o Ministério Público estima que a possibilidade de ressarcir o erário com os R$ 200 milhões desviados chega a apenas 1.

“Há uma grande dificuldade em se recuperar esses valores. Por isso estamos com tantos órgãos envolvidos nessa operação. Nossa intenção é minimizar esse montante, mas a possibilidade de recuperar os R$ 200 milhões chega a 1. Isso retrata a necessidade da participação popular, o que não aconteceria se houvesse o controle social por parte da população”, destacou o coordenador do Gaeco, promotor Octávio Paulo Neto.

O procurador-geral de Justiça, Bertrand Asfora, salientou que as fraudes são recorrentes no serviço público.

“É o mesmo modus operandi, sempre nas prefeituras. Onde é que está a cidadania desse Estado? Nós estamos trabalhando firme para combater isso e se isso chegar até o senhor prefeito, cabe a mim processá-lo. Estamos na coleta de provas e vamos aprofundar as investigações”, disse Bertrand Asfora.

A partir dos documentos coletados, os Tribunais de Contas do Estado e União, além da Controladoria Geral da União (CGU) vão emitir relatórios que serão encaminhados ao Ministério Público.

No âmbito do Tribunal de Contas do Estado (TCE), as irregularidades podem resultar em reprovação de contas, no entanto, o presidente da Corte de Contas, conselheiro Fábio Nogueira, descartou que os envolvidos no esquema sejam inseridos na lista dos 'ficha-suja' que será encaminhada à Justiça Eleitoral. Segundo ele, os dados coletados ainda serão analisados até que seja emitido um parecer.

Já as empresas envolvidas serão consideradas inidôneas e proibidas de realizar contratos com os órgãos públicos.

Michelle Farias

De férias da TV, Rachel Sheherazade rebate crítica de Ana Paula Padrão

Ao iG, âncora do SBT respondeu à colega de profissão, que a chamou de "imatura, bem-intencionada e um perigo" no "CQC"

A declaração de Ana Paula Padrão sobre Rachel Sheherazade no "CQC" de segunda-feira (31) ainda está dando o que falar. Ana disse que a colega de profissão é "imatura, bem-intencionada, ou seja, um perigo". Nas redes sociais, a maioria dos internautas desaprova as críticas à âncora do "SBT Brasil". "Acho que é ciúme porque hoje a Rachel ocupa o lugar que foi dela. Aliás, ocupa com maestria", escreveu um internauta. "Rachel fala o que a maioria gostaria de falar mas não tem coragem", emendou outro.

Ao iG, Rachel falou sobre o assunto pela primeira vez e rebateu a crítica: "Imaturidade não é perigo. Perigo é a desonestidade, a ausência de valores, de ideais, a subserviência cega ao poder... Imaturidade, o tempo resolve! Mas, o caráter, nem sempre", alfinetou Rachel, que está de férias e volta a apresentar o telejornal da emissora de Silvio Santos no dia 14 de abril.

Rachel ganhou notoriedade por seus comentários e suas opiniões na televisão. Atualmente, ela está sendo investigada por apologia ao crime após polêmica declaração "adote um bandido".

IG Gente

Alunos de medicina terão que estagiar no SUS

Após meses de discussão, a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou nesta quinta-feira (3) as novas diretrizes curriculares nacionais dos cursos de medicina, com a obrigatoriedade de que pelo menos 30% da carga horária do estágio obrigatório, em regime de internato, ocorra no Sistema Único de Saúde (SUS), na atenção básica e em serviço de urgência e emergência.

O documento segue agora para o ministro da Educação, Henrique Paim, a quem caberá analisar e homologar as diretrizes.

As novas diretrizes aprovadas pelo CNE incluem ainda uma avaliação nacional dos estudantes de medicina a cada dois anos, que será obrigatória e classificatória para os programas de residência médica.

A previsão é que a avaliação comece em um prazo de dois anos após a aprovação da medida e seja aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As mudanças foram apresentadas pelo conselho e discutidas em audiência pública no dia 26 de fevereiro com a participação de entidades que representam estudantes de medicina, médicos e instituições de ensino e também integrantes dos ministérios da Saúde e da Educação.

Segundo o conselheiro da Câmara de Educação Superior Arthur Roquete de Macedo, a expectativa é que o Ministério da Educação aprove rapidamente o documento. “Tenho absoluta convicção de que o ministério vai homologar as diretrizes que foram aprovadas hoje no conselho em um prazo relativamente curto. Elas são importantes e consolidam alguns avanços que ocorreram nas diretrizes de 2001, abrem perspectivas para que novos aprimoramentos ocorram, como resultado do avanço da medicina no Brasil, do atendimento do SUS, das transformações sociais e do avanço tecnológico que vai ocorrer”, disse ele.

A reformulação das diretrizes dos cursos de medicina foi motivada pela Lei 12.871/2013, que instituiu o Programa Mais Médicos. Um dos objetivos do programa – aumentar o número de vagas na residência médica – foi incluído nas novas diretrizes. O documento aprovado prevê que, até o final de 2018, os programas de residência médica devem ofertar vagas em número igual ao de egressos dos cursos de graduação em medicina do ano anterior.

Pela resolução aprovada, a duração do curso de medicina ficou confirmada em seis anos. Ao criar o Mais Médicos, o governo cogitou ampliar a duração para oito anos.

Para o conselheiro Arthur Roquete, as mudanças permitem a humanização da formação do médico, sem prejuízo da formação técnica. Ele acredita que o SUS terá capacidade de absorver o trabalho dos médicos que terão de cumprir 30% do estágio obrigatório no sistema. “O SUS já tem oferecido, de forma crescente, a possibilidade de estágios [para alunos] dos cursos de medicina", disse Roquete, que  considera importante os estudantes terem formação condizente com a realidade da medicina praticada no país. "A proposta é que o SUS vá aumentando essa capacidade de absorção”, acrescentou.

Os cursos de medicina em funcionamento têm prazo de um ano, a partir da data de publicação da resolução do CNE, para aplicar as determinações às turmas abertas após o início de sua vigência. Os estudantes matriculados antes da aprovação das novas diretrizes podem optar por concluir o curso com base nas diretrizes anteriores ou nas novas.

Agência Brasil

Por que ao invés de se fazer de vítima, Ricardo Coutinho não vai à ALPB rebater as 13 irregularidades apontadas nas contas de 2011?


O governo e seus seguidores se esforçam para criar um clima de golpe em torno da votação das contas de 2011 na Assembleia Legislativa. Mas em momento algum o governador Ricardo Coutinho e seus auxiliares entram no mérito da questão para rebater todas as 13 irregularidades apontadas no relatório do conselheiro Umberto Porto; técnico da mais alta competência, que pediu a reprovação das contas baseado no que determina a lei.

Qual o medo? Por que partir para a ofensiva e politizar um debate que é meramente técnico? Se existe um político na Paraíba que entende muito bem do ordenamento jurídico competente a um gestor público, esse alguém é Ricardo Coutinho.

Porém, mesmo sabendo que estava incorrendo em erros, Ricardo achou que poderia passar por cima das leis, como se ele fosse um político especial, uma espécie de ser humano incontestável, probo por natureza. Leis que ele mesmo usou para massacrar seus adversários enquanto fazia oposição no legislativo.

Por exemplo, Ricardo Coutinho sempre soube que os investimentos mínimos constitucionais com Saúde (12%) e Educação (25%) devem ser cumpridos à risca. E que tal irregularidade é insanável e passível de reprovação das contas. Porém, mesmo assim, se achou no direito de passar por cima das leis da administração pública.

Confira as demais irregularidades cometidas por RC em 2011:

Utilização de medidas provisórias para alterar o PPA contrariando a Constituição federal;
Transferência de valores um órgão para outro por Medida Provisória, quando para isso se exige autorização legislativa;
Edição de Medida Provisória sem urgência;
Não cumprimento da meta fiscal de 2011;
Aumento da despesa de pessoal;
Transformação de cargo por decreto;
Divergência entre valores de despesas de ativos e inativos publicados no relatório de gestão fiscal;
Ausência de comprovação de despesas;
Repasse de valores inferiores ao previsto;
Utilização de Medida Provisória para tratar de matéria orçamentária;
Cancelamento de restos a pagar;
Aplicação inferior do Fundeb.

Blog do Kardec

Confira as fotos da gostosa Ryan Ryans pelada na Penthouse dos EUA , edição de abril de 2014

A gostosa Ryan Ryans mostra seu corpãona revista Penthouse de abril. Veja abaixo todas as fotos da gata na revista americana.


Controlar a pressão para evitar um segundo derrame


Cientistas da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, investigaram se, ao regular os níveis da pressão arterial, pacientes que sobreviveram a um acidente vascular cerebral (AVC) teriam um risco reduzido de sofrer outro episódio do problema. Para isso, eles analisaram dados de 3 680 indivíduos com idades acima de 35 anos e que haviam sofrido um derrame. Após dois anos de acompanhamento, os estudiosos notaram que aqueles que mantiveram sua pressão sob controle durante a maior parte do tempo apresentavam uma probabilidade 54% menor de passarem por mais um AVC quando comparados aos que não tiveram o mesmo cuidado. 

Sabe-se que a hipertensão é um dos fatores que abrem portas para males cardiovasculares, entre eles o derrame. Por isso, os autores desse artigo sugerem que quem padece com o problema deve medir a pressão em casa regularmente. Converse com o seu médico para saber se essa atitude é necessária para você e qual o equipamento mais indicado.

O exército de um homem só. Ou: Por que Jair Bolsonaro deve ser defendido Bolsonaro e Vargas


Terceira Lei de Newton: a toda ação sempre se opõe uma reação. Em meu mundo ideal, haveria debates civilizados entre a social-democracia, os liberais e os conservadores. Comunistas, socialistas, nacional-socialistas e fascistas seriam simplesmente ignorados. E militares com viés autoritário também.

Em meu mundo ideal, todo o PT seria visto como um bando de radicais golpistas, dispostos a quaisquer meios para seus fins. O PSOL seria visto como o PT de ontem, nada mais. E do lado direito, o deputado Jair Bolsonaro seria apenas uma voz estridente sem muito eco, pois desnecessária.

Mas não vivemos no mundo ideal. Vivemos num mundo em que os petistas não só estão no poder, como seus velhos trotskistas insistem em seus planos golpistas de rescrever a história, controlar a imprensa e conquistar poderes absolutos.

É justamente esse avanço de uma esquerda radical que produz a reação de uma direita mais reacionária. A existência política de Jean Wyllys produz um Marco Feliciano. A existência política de um Franklin Martins ou um José Dirceu produz Jair Bolsonaro.

Enquanto aqueles existirem politicamente, e pior!, estiverem no poder, a reação de um Bolsonaro será mais que inevitável ou desejável; será necessária. Trata-se de um exército de um homem só, combatendo isolado no Congresso os socialistas e comunistas que ainda sonham com a revolução totalitária, com o regime cubano. Quem mais teve coragem de apontar o dedo para José Dirceu, quando este estava em alta ainda, e gritar: “terrorista”?

Digo tudo isso para protestar veementemente contra a censura que o deputado Jair Bolsonaro sofreu na Câmara essa semana, tendo sido impedido de realizar seu discurso. É essa a “democracia” que essa gente defende? Sabemos, no fundo, que os socialistas jamais defenderam a democracia, e é essa verdade que querem ocultar de todos.

Em artigo publicado hoje na Folha, Bolsonaro afirma exatamente isso, e mostra parte do que seria dito em seu discurso proibido. Seguem alguns trechos, pois, por mais que o leitor considere o deputado uma figura caricata e reacionária, não é possível negar que faz perguntas e acusações pertinentes:

Que pavor um só homem causa à esquerda brasileira a ponto de lhe cassar a palavra da tribuna da Câmara dos Deputados a não ser o temor à verdade?

O discurso que acabou proibido na terça-feira abordaria fatos como o ocorrido em março de 1963, na sede do Sindicato dos Operários Navais, em Niterói (RJ), por ocasião do Congresso Continental de Solidariedade a Cuba, patrocinado pelo Partido Comunista Brasileiro, onde Luís Carlos Prestes proferiu: “Gostaria que o Brasil fosse a primeira nação sul-americana a seguir o exemplo da pátria de Fidel Castro”.

[...]

A alegação de quase 400 mortos e desaparecidos –em sua maioria, sequestradores, terroristas, assaltantes de banco, ladrões de armas– seria um preço muito pequeno para que, hoje, nosso povo não vivesse nas condições dos cubanos. Não tivesse Fidel Castro treinado e financiado a luta armada no Brasil, certamente, no início dos anos 70, o poder teria sido passado aos civis.

[...]

Que moral tem um governo para falar em tortura quando esconde qualquer investigação sobre o sequestro, tortura e execução do prefeito Celso Daniel, justiçado pelos próprios companheiros; quando cria uma Comissão da Verdade cujos integrantes são indicados por alguém como a presidente, que, à frente de grupos terroristas como VPR, Colina e VAR-Palmares, sujou suas mãos de sangue de inocentes como o tenente Alberto Mendes Júnior, executado a pauladas nas matas do vale do Ribeira, e o recruta do Exército Mário Kozel Filho, morto por carro bomba no QG do então Segundo Exército. A esquerda continua posando de vítima na busca de compaixão, votos e poder.

[...]

Como Lênin disse que “compraria da burguesia a corda para enforcá-la”, afirmo que o PT vem comprando no Congresso os votos para fechá-lo e em grande parte da mídia matérias para silenciá-la.

Chegará o momento em que um novo 31 de março ou uma nova Operação Condor não serão suficientes para impedir o Brasil e a América Latina de serem lançados nos braços do comunismo. Que o diga o Foro de São Paulo congregado pelo PT, pelas Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) e pelo que há de pior na América Latina.

Como não ter algum respeito ou simpatia por quem escreve tais coisas na imprensa? Em condições normais de temperatura e pressão, eu mesmo seria um crítico de Jair Bolsonaro, cujo radicalismo não aprovo. Mas na situação atual brasileira, com os vermelhos tomando conta de tudo e levando o Brasil cada vez mais para perto do modelo venezuelano, prefiro aplaudir aquele que, sozinho, tem tido a coragem de mostrar certas verdades inconvenientes sobre esses golpistas travestidos de democratas.

Vejam esse vídeo:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Prefeito de Itaporanga foi à Câmara, mas terminou não respondendo a denúncias

Sessão que era para esclarecer polêmica criou ainda mais celeuma


Por Redação da Folha – Câmara Municipal lotada na noite dessa quinta-feira, 3, e cheia de polêmicas também. Centenas de pessoas foram ao legislativo para acompanhar a sessão em que o prefeito Audiberg Alves (PTB) iria se pronunciar sobre denúncia de supostas irregularidades na compra de material escolar para a rede municipal de ensino no ano passado, mas o gestor municipal terminou deixando a Câmara sem fazer nenhum esclarecimento.

Segundo o presidente do legislativo, Jacklino Porcino (PMDB), o problema é que o prefeito não aceitou ser questionado pelos vereadores durante sua fala sobre o assunto pautado, motivando o presidente a encerrar a sessão com o argumento de que, como a sabatina está prevista no regimento interno do legislativo, ou seja, os parlamentares mirins têm direto a fazer indagações e questionamentos ao prefeito durante sua presença na Câmara, não poderia manter a reunião em afronta ao regimento.

Mas o prefeito ainda chegou a falar antes do encerramento: por cerca de 20 minutos, ele fez uma explanação sobre como recebeu da gestão passada algumas escolas municipais e falou também dos investimentos que realizou no campo educacional, mas, no momento de responder às denúncias, alegou que não entendia "muito" de licitação e convocou seu assessor jurídico, Neto Porfírio, para fazer os esclarecimentos sobre o caso. Foi aí onde começou a polêmica: o presidente do legislativo argumentou que no ofício enviado pela Prefeitura à Câmara não previa a fala do assessor durante a sessão, mas somente o pronunciamento do prefeito, mas, de acordo com o presidente, o assessor poderia falar, desde que aceitasse o questionamento dos vereadores sobre o assunto tratado.

No entanto, conforme ainda Jacklino, como nem o prefeito nem seu auxiliar aceitaram responder a indagações dos vereadores, ele não teve outra alternativa a não ser encerrar a reunião, e o prefeito deixou a Câmara sem falar sobre as denúncias. “Se eles estivessem preparados para responder às denúncias teriam aceitado os questionamentos dos vereadores, que estão dentro de sua casa e têm o direito de questionar quem quer que seja, direito esse garantido pelo regimento interno”, comentou o presidente ao final da sessão.

Pelo outro lado, o prefeito disse que teve sua honra maculada pelas denúncias levantadas na Câmara e suas consequentes repercussões na imprensa e, por isso, tem o direito a se defender das acusações no legislativo com o auxílio do seu assessor. Segundo Audiberg, sua ida à Câmara Municipal foi de livre e espontânea vontade intencionado a prestar esclarecimentos aos vereadores e à opinião pública sobre os questionamentos feitos contra sua gestão e que o atingem pessoalmente, causando, conforme ele, constrangimento e angústia à sua família. 

Em 1 ano e 3 meses de governo, prefeito de Santana já foi alvo de 17 denúncias no MP

E oposição diz que ainda tem mais 


Por Redação da Folha – O prefeito de Santana dos Garrotes, Élio Ribeiro, do PT, já é um dos gestores mais denunciados da região, embora esteja somente há um ano e três meses no poder. Conforme vereadores oposicioninistas, 17 denúncias já foram protocoladas no Ministério Público Federal e Estadual contra o prefeito e estão sendo apuradas.

Entre as várias denúncias de irregularidades na administração municipal, estão queixas com relação a processo licitatório para aquisição de produtos e locação de veículos. Além disso, a oposição critica o governo municipal por falhas em diversos setores administrativos.

Uma das queixas está relacionada à ausência do gestor do município. Conforme o vereador Neto Pinto, o prefeito aparece apenas duas vezes por mês na cidade e a gestão é entregue a familiares dele. “O município está abandonado”, disse o parlamentar mirim, cuja uma das preocupações é com a folha de pagamento, que, segundo ele, já ultrapassou o limite legal de gasto permitido, que é de 54% da receita total da Prefeitura.

A tendência, segundo Neto, é que esse problema se agrave em razão do aumento concedido pelo prefeito aos servidores comissionados, ou seja, aqueles que ocupam cargos de confiança na gestão e que tiveram um reajuste de 100%, o que elevou seus salários para R$ 1.500,00, podendo aumentar ainda mais pelo teto que foi estabelecido, conforme projeto de lei aprovado pela Câmara, onde o prefeito ainda tem maioria. 

Jovem que ficou paraplégico por causa de tiro presta depoimento em Itaporanga

Ele foi ouvido pelo delegado Cristiano Santana, que apura o caso

Por Redação da Folha – Seis meses depois de sofrer um tiro que atingiu sua coluna e o deixou paraplégico, o jovem conceiçãoense Aroldo Ferreira (foto), de 23 anos, prestou depoimento à polícia na tarde da última terça-feira, 1º.

Ele chegou à delegacia de Itaporanga em uma cadeira de rodas e acompanhado do pai, o cabo Aniceto Ferreira. No depoimento, Aroldo contou ao delegado Cristiano Santana, que apura o caso, tudo o que ocorreu no começo da noite da quarta-feira, 2 de outubro do ano passado, quando ele sofreu o atentado à bala.

O rapaz, que é solteiro, trafegava em uma moto para Conceição, depois de atividades em uma ótica de Itaporanga, mas, ao passar por um trecho da PB-386 no município de Diamante, foi perseguido por três criminosos em um Fiat Uno. Um dos ocupantes do carro atirou nas costas do jovem e levou sua moto, que posteriormente foi recuperada pela polícia, mas os acusados não foram presos.

O depoimento da vítima vai embasar o inquérito policial, mas, segundo o dr. Cristiano, os homens envolvidos no crime já foram identificados, inclusive a polícia já sabe quem dos três acusados atirou no rapaz e deve pedir a prisão temporária do trio.

Com relação à saúde do jovem, o seu pai informou à Folha que, lentamente, ele está se recuperando e já começou a sentir parte das pernas, mas o caminho para a reabilitação total ainda é longo. “Agora só tempo”, comentou o cabo Aniceto, que hoje se dedica totalmente ao filho. Ele precisa de cuidados especiais, e o apoio da família tem sido fundamental neste momento difícil que vive o jovem. 

Governador chega a Itaporanga nesta sexta com seu dito Orçamento Democrático em descrédito

Ele passa por Piancó e Diamante antes de chegar por aqui


Por Redação da Folha – Mais uma plenária do chamado Orçamento Democrático Estadual será realizada em Itaporanga. O evento está previsto para começar a partir das 19h dessa sexta-feira, 4, no Ginásio O Madrugão, e é o quarto ano de sua realização, mas o crédito popular ao debate orçamentário deste ano já não é o mesmo do primeiro, realizado em 2011.

Embora o povo seja conclamado a participar da plenária e apontar as obras prioritárias para sua cidade e região, nenhuma realização solicitada no debate orçamentário foi realizada até agora pela gestão Coutinho, que está em seu último ano. Essa não atenção do governo aos pedidos populares, como a Casa da Cidadania, corpo de bombeiros, maternidade, escola técnica estadual, UEPB, hospital infantil, saneamento básico, melhoria na sáude pública, UTI e novas adutoras em várias cidades do Vale, levou a população a desacreditar no papel do orçamento. “Acho que esse orçamento é somente para o governador se promover às custas do dinheiro público, porque é caro fazer um evento desses”, comentou um cidadão local.

Antes de chegar com sua comitiva de secretários à noite em Itaporanga, o governador, que é candidato à reeleição, visita a cidade de Piancó, onde inaugura uma estação de tratamento d’água e, depois, passa pela comunidade quilombola de Barra de Oitis, em Diamante, onde entrega um abastecimento d’água rural.

quarta-feira, 2 de abril de 2014

" Santa Ignorância"

  1. “Santa” ignorância
    (Reynollds Augusto)

    Na verdade nenhuma ignorância é santa. É ignorância mesmo. Vez po
    r outra eu recebo em minha caixa de E-mail algumas “pérolas” de padres, pastores ou representantes religiosos, que se arvoram representante de Deus na Terra. E têm muitos.

    Dou uma risada, sem sarcasmo, mas fico triste por ver o quanto “as ovelhas” estão mal orientadas. Deve ser por isso que a humanidade chorou e chora tanto com as grandes guerras santas, em nome de Deus, que muda de nome, mas não deixa de ser a causa.

    E ignorantes têm em todas as culturas. Os mulçumanos estão matando cristãos em praça publica, sob o argumento de que eles são hereges. O cristão, mais precisamente, a igreja tradicional, nas fogueiras da inquisição, cometeu absurdos que até Deus duvida tudo em seu nome. Chegaram a queimar Joana dÁrc, que tinha uma mediunidade fora do comum e depois a transformaram em santa.

    Recebi uma postagem de um tal “Jornal O Rebate”, que destaco: Como Lidar com Demônios e Espíritas? Diz o padre (sic): “A experiência que tenho é que a doutrina espírita se combate "corpo-a-corpo", com amizade e cuidado. Os "embates públicos" não ajudam muito. De modo que, se um espírita kardecista, por exemplo, me pergunta se o espiritismo é do demônio, eu conversaria com ele para que juntos chegássemos à conclusão de que "sim, é do demônio". Só deste modo ele teria argumento suficiente para decidir (isso mesmo!) se quer continuar no espiritismo ou não, se quer seguir a Jesus Cristo ou não. ”(1)

    Padre, meu filho, a Doutrina Espírita não se combate, se estuda ,absorvendo as suas propostas que implicam em amor e sabedoria. Ela é o consolador prometido por Jesus, que seguimos efetivamente. Espalha o seu evangelho na sua pureza primitiva, em sua raiz, sem os enxertos dos dogmas da ilusão.

    Não sei se o senhor sabe, mas Jesus não era cristão. Era judeu. O cristianismo foi um movimento criado após a sua morte e que foi muito distorcido. Talvez tenha sido por isso que ele, Jesus, nada escrevera. E olha que acho que ele era trilingue: Falava aramaico, uma espécie de dialeto, já morto; falava o hebraico e com certeza o latim. Pois o romano Pilatos não ia se “rebaixar” a falar a língua do povo judeu.

    Não tendo sido ele que escreveu o erro ficou por conta de quem transmitiu a sua mensagem redentora. Mas, é preciso "ter olhos de ver e ouvidos de ouvir”.

    O senhor talvez não queira debater, “em praça” pública, temas de relevância espiritual, pois as argumentações tradicionais não se sustentam mais. E o espírita não se presta a isso. Cada um com sua escuridão, mas é preciso buscar luz padre e o Espiritismo é a luz no velador, como disse o nosso mestre Jesus.

    Sugiro que o Senhor leia atentamente as obras do Professor Severino Celestino, professor universitário da UFPB. Comece por “Analisando as Traduções Bíblicas”. Apesar de ser doutor, com esses títulos sociais, que incitam o orgulho humano, é “cabra” simples, mas que conhece o hebraico e identificou o quando as traduções são tendenciosas.

    Também, padre, as obras do Juiz de Direito Mineiro, Doutor Aroldo Dutra dias, que é magnífico em suas argumentações e consegue tirar das entrelinhas a verdade proposta por Jesus, tão manipulada pelos interesses dos homens e das religiões.

    Demônio, padre, é um símbolo, não é uma entidade. Deus não pode criar o mal, pois ele é bem e amor pujante. Esse negócio de que Satanás foi um anjo que se rebelou para tomar o trono de Deus, é balela. Conversa fiada. Quem é anjo, não regride, pode até se transformar em “mais anjo” e não virar a figura do mal, que em minha opinião é a ignorância, como essas bobagens que o senhor anda dizendo. Procure entender a origem da expressão, sem as manipulações, que o senhor vai compreender.

    Padre, Espiritismo e Jesus andam juntos. Alías, o espiritismo é proposta do Cristo. É o seu consolador. Resgata as verdades que foram “enterradas” na sua pureza primitiva e apontam outras, pois o próprio mestre Jesus já afirmara que não deu tempo de dizer tudo e que mandaria outro consolador.

    Padre vou continuar com o ESPIRITISMO, que é o mesmo que estar com JESUS. Se a sua religião lhe satisfaz, continue seguindo a sua crença, pois religião é coisa do homem, religiosidade é “coisa” de Deus.

    Eu nasci no seio católico e amo a igreja católica. A minha avó tinha um profundo respeito aos seus ritos, as suas fórmulas e sempre foi uma pessoa de verdade, fazendo o bem, amando as criaturas. É isso que importa.

    Se eu quisesse rebater as incongruências da sua fé, daria um livro. Mas focalizo o lado positivo, que é maior que os equívocos. As pastorais, por exemplo, são coisas de Deus. É Padre, como a Doutrina Espírita, que produz o bem efetivamente. Se o senhor conhecesse as atividades das “Casas André Luiz”, o senhor teria vergonha da bobagem que está dizendo.

    Se o senhor desse um pulinho em Boa Ventura, e visse o trabalho de amor que o CESB – Centro Espírita Seareiros do Bem de Boa Ventura, faz todo final de semana, o Senhor se envergonharia dessas opiniões preconceituosas que jamais deveriam advir de um sacerdote.

    Mas, sei que o senhor faz isso não é por maldade, é por ignorância mesmo. Espírito de sistema, que a razão e o tempo vão dispersar. No futuro, padre, as teses espíritas vão preencher os seus conceitos.

    Quando Jesus disse que “haverá um só pastor e uma só rebanho” é que todas as religiões vão defender a mesma verdade. A Doutrina Espírita vai ajudar vocês a encontrar o caminho.

    Beleza é o arcebispo católico DOM ALDO PAGOTO, que vez por outra dá palestras nos centros Espíritas da Capital. Já estive presente a uma delas e dei aquele abraço no nosso irmão, católico. Temos mais pontos de união do que de divergências.

    Padre, morte só a do corpo. Até o nosso grande DOM HELDER, um cristão de verdade, se comunicou após a morte do seu corpo. Espie. Compre. Leia. Uma parte dos lucros vai para as obras assistenciais católicas.

    Somos imortais!

    https://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20111020124143AABXqOg

    PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO