sábado, 8 de março de 2014

Os dados apresentados pela Seds também revelam que há dois anos o Estado acumula redução de assassinatos com vítimas do sexo feminino.


As ações realizadas pelo Governo da Paraíba, por meio da Secretaria da Segurança e da Defesa Social (Seds), para o enfrentamento à violência contra a mulher na Paraíba já apresentaram resultados em 2014. Nos dois primeiros meses do ano a redução desse tipo de crime foi de 25%, com o registro de 15 casos de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte. Em 2013, no mesmo período, aconteceram 20 CVLI de mulheres. 

Os dados apresentados pela Seds também revelam que há dois anos o Estado acumula redução de assassinatos com vítimas do sexo feminino. Foram contabilizados durante os doze meses do ano passado 118 homicídios de mulheres, enquanto que em 2012 foram 139 vítimas. O Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Secretaria ainda aponta que de 2011 para 2013 os órgãos operativos de Segurança conseguiram diminuir em 19,2% os CVLI desse tipo (de 146 para 118). 

Para secretário de Estado da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima, a redução é resultado das ações no enfrentamento à violência doméstica e de gênero realizados pelo Governo do Estado, a exemplo do SOS Mulher, lançado nesta sexta-feira, pelo governador Ricardo Coutinho. “O maior objetivo do SOS Mulher é reduzir o tempo de atendimento à vítima de violência. Essa ação se alia a operação ‘Contra a Ameaça’, já prevista nos planos operacionais da Secretaria da Segurança, e ao programa ‘Mulher Protegida’, desenvolvido nas cidades de João Pessoa e Campina Grande, por meio do qual a Polícia faz o acompanhamento da vítima após a ameaça, indo à comunidade e sempre em contato direto para que um outro crime, contra a vida, por exemplo, não aconteça”, lembrou o secretário. Outra medida relevante foram duas portarias publicadas pela Secretaria da Segurança, segundo as quais não é mais necessária a presença de testemunhas para que se denuncie a violência contra a mulher. 

A delegada titular da Delegacia de Atendimento à Mulher de João Pessoa, Maísa Félix, destacou que campanhas desenvolvidas em parcerias com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e também com o Tribunal de Justiça, são importantes para que as mulheres procurem as Polícias e denunciem violências sofridas. “O registro nas delegacias aumentou graças à conscientização que se torna cada vez maior e também pela confiança que as vítimas têm na polícia. A vítima procura o aparelho estatal, que está pronto para recebê-la e solicitar medidas protetivas e o homem se sente receoso em agredir, já que será punido”, destacou a delegada, que ressaltou a importância do Disque Denúncia – 197 – como instrumento de denúncias, quando a mulher por qualquer motivo não se sentir à vontade para denunciar na delegacia.

Secom/PB

No Dia Internacional da Mulher, Walter Marinho parabeniza as mulheres caianenses


Alusivo ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado, dia 08 de março, o Município de São José de Caiana parabeniza a todas as mulheres caianenses que, a cada dia, vem se destacando, conquistando mais espaço e se firmando na sociedade como pessoa em potencial.

Nesta manhã de sábado, o prefeito José Walter Marinho Marsicano Junior, juntamente com a 1º Dama do município, Adriana Marsicano, entraram em contato com a nossa redação especialmente para parabenizar todas as suas munícipes que acima de tudo são mulheres guerreiras.  

De acordo com o prefeito Walter, a mulher tem assumido um papel cada vez mais importante na sociedade, através de suas conquistas.

“A evolução da mulher, como alicerce da sociedade, é visível. Na nossa administração temos a grata alegria de contarmos com mulheres valorosas e que nos ajudam a melhorar a qualidade de vida da população caianense, evidenciando a importância e os avanços conquistados pelas mulheres dentro da sociedade. Por isso, parabenizamos a todas as mulheres caianenses, pela sua força e determinação, conquistando cada vez mais espaço e sucesso através de seu potencial”, ressaltou.

A 1º Dama, Adriana Marsicano também prestou sua homenagem às mulheres. “É importante lembrar o valor e a dedicação de cada mulher que, em sua grande parte, é trabalhadora, mãe e também dona de casa. Parabéns a todas as caianenses pela sua força, dignidade e sensibilidade”.

O Prefeito José Walter, destacou o importante papel das mulheres na sociedade. “As mulheres já alcançaram várias conquistas, já mostraram ser capazes e ao longo dos anos elas ocuparam espaços importantes em todas as esferas. Por isso, parabenizamos elas e também as servidoras municipais pelo Dia Internacional da Mulher, reforçando a nossa luta pelo implemento às políticas públicas voltadas aos direitos das mulheres caianenses”, finalizou.

DiamanteOnline

Caminhada celebrou Dia Internacional da Mulher em Itaporanga


Uma caminhada marcou as comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher em Itaporanga. O evento foi Realizado pela Secretaria de Ação Social do Município  com uma caminhada no final da tarde e reuniu dezenas de mulheres, que saiu da Praça da igreja matriz, percorreu avenidas e se concentrou em frente a prefeitura municipal.

Em especial a grande homenageada da noite foi a exemplar Maria Nery Conserva – DONA BRANCA, em seus 99 anos de vida, esbanjando lucidez e alegria, homenagem merecidíssima, PARABÉNS a todas as mulheres pelo seu dia!!!

“É uma avaliação bastante positiva que fazemos deste evento. A presença das mulheres no nosso evento foi um sinal de receptividade.Elas estão na rua para pedir o respeito que merecemos”, disse Naura Ney Ferreira secretaria da Ação Social.


Assessoria

Tânia Nitão parabeniza mulheres pela passagem de seu dia


Com toda luta do dia a dia a mulher tem conquistado o seu espaço devido na sociedade e como frutos dessas lutas vêm ocupando funções cada vez mais importantes no corpo social.

Reconhecendo a importância das mulheres nas mais distintas esferas de poder, na medicina, na educação, no comércio, ou sendo apenas a mãe que cuida da família, a Prefeita de Santana de Mangueira, Tânia Mangueira Nitão Inácio, parabeniza todas as mulheres pelo Dia Internacional da Mulher, comemorado neste sábado 8 de março.

“Queremos dizer da satisfação na nossa vida de contarmos com mulheres valentes, trabalhadoras, mulheres que estão conquistando seu espaço com muita justiça, não só no trabalho, mas também como ser humano de um modo em geral”, disse a Prefeita santanense.

DiamanteOnline

Ricardo Coutinho diz no sertão que não tem medo de nada

Ricardo Coutinho fala de política na PB
O governador Ricardo Coutinho (PSB) pegou pesado em entrevista nesta sexta-feira (07), e declarou que muitas pessoas querem ver a Paraíba retroceder.“Querem ver a população mendigando esmolas de joelhos, e que teria que catalogar seu título para responder com o voto obrigatoriamente. Aquilo era visto como favor”. Assegurou Ricardo
De acordo com o socialista, no seu Governo houve um “corte” dessa prática politiqueira, e isso incomoda alguns que fazem parte do universo da política. “Esse corte é fundamental para nós”

Cássio
Perguntado se ele temia um embate político com o senador Cássio, o socialista respondeu que não, pois acredita na força das idéias. “Se eu temesse alguma coisa não teria assumido um Governo, tendo todo tipo de boicote que tive no Estado. Todas as forças acomodadas há décadas se levantando para derrubar o Governo”.
Ricardo Coutinho declarou que fez tudo para tirar a Paraíba do “buraco”, e conseguiu, mas alertou que agora é hora de avançar. “Vamos avançar muito mais”

Base
O governador afirmou que quer uma base de sustentação ao Governo, mas que esteja na caminhada da reeleição. “Quem quiser continuar neste projeto será muito bem-vindo”
“Quero manter todos os deputados, e ampliar se possível a base, mas tem coisas que não depende só de mim” Declarou Ricardo Coutinho

Ouça áudio!

Nilson de Conceição e Marcília de Diamante; ambos comemoraram recebimentos de benefícios para suas respectivas cidades


A alegria foi vista estampada nas faces dos respectivos prefeitos novatos, Marcília Mangueira de Diamante e Nilson Lacerda de Conceição, ambas do Vale do Piancó.

É que na manhã desta sexta-feira (07), em João Pessoa, eles receberam maquinas de grandes portes que irão auxiliar no crescimento dos seus municípios.


(Prefeitos comemoraram recebimentos de novos equipamentos para seus municípios)

O Ministro das Cidades, Agnaldo Ribeiro, foi quem representou o Governo Federal na entrega de 238 máquinas agrícolas para municípios da Paraíba, por meio de programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.

DiamanteOnline

Senador Vital Filho recusa o ministério do Turismo; veja


O vice-presidente Michel Temer telefonou para o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) nesta sexta-feira (7). Disse-lhe que Dilma Rousseff deseja acomodá-lo na poltrona de ministro do Turismo, em substituição ao deputado federal Gastão Vieira (PMDB-MA). Para desassossego de Temer, o senador recusou a oferta.

Vital apresentou duas razões. Primeiro, acha que se trata de uma pasta de pouca relevância (ele se refere ao Turismo com um vocábulo de calão rasteiro). Em segundo lugar, o senador declarou que não cogita passar por “traidor” da bancada do PMDB na Câmara, que lhe foi “muito leal”.

O Turismo já está na cota de cinco ministérios que Dilma destinou ao PMDB. Na divisão interna do partido, a pasta compõe a subcota do PMDB da Câmara. Em setembro do ano passado, Vital recebera o aval de senadores e deputados da legenda para ocupar o endinheirado ministério da Integração Nacional.

Depois de dar de ombros para Vital, ignorando a preferência dos aliados, Dilma convidou para a Integração outro senador do PMDB: o líder Eunício Oliveira (CE). Fez isso a pedido do governador cearense Cid Gomes (Pros), que deseja arrancar pela raiz a nascente candidatura de Eunício ao governo do Ceará.

Eunício recusou o assédio de Dilma uma, duas, três, quatro, cinco vezes. Súbito, a presidente decidiu nomear Vital. Não para a Integração, que voltou para os domínios de Cid Gomes. Ela o quer no Turismo, a pasta que, além de ser considerada mixuruca, já pertence ao PMDB da Câmara.

Vitalzinho, como o senador é chamado pelos correligionários, avalia que, aceitando o posto, pode ser visto como tolo, traidor e, de quebra, também fisiológico. Sobretudo depois que Eunício disse “não” à Integração Nacional cinco vezes.

Tudo isso acontece a 48 horas da reunião que Dilma marcou para este domingo (9) com o generalato do PMDB: Temer e os presidentes da Câmara, Henrique Eduardo Alves, e do Senado, Renan Calheiros.

Nesse encontro, a presidente pretendia: 1) fechar a conta do PMDB na reforma ministerial; 2) escantear o desafeto Eduardo Cunha, que lidera uma indomável bancada de deputados peemedebistas; e 3) apagar o incêndio que levou seu principal aliado a comandar a constituição de um megabloco de oito legendas hostis ao Planalto na Câmara, sete delas governistas -mas com a lealdade ao governo já bem cansada.

Quando conversou com Vital, Temer estava nos Estados Unidos. Desembarca em São Paulo neste sábado (8), em tempo retomar as articulações e voar para o encontro com Dilma, no domingo. A turma do ‘deixa disso’ ainda insiste para que Vital engula ao Turismo. Mas, tomado pelo que disse nesta sexta (8), o senador parece considerar o ministério duro de roer. Ficou entendido que a pretendida pacificação do PMDB talvez não seja empreitada para um final de semana.

Josias de Souza, do UOL 

Neste 8 de Março, violência e pobreza ainda atingem milhares de mulheres em nosso Vale

Para muitas há pouco o que comemorar


Por Redação da Folha – As mulheres são maioria na população e no eleitorado regional, mas a realidade de grande parte delas é difícil e milhares por esse Vale afora não têm o que comemorar neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher.

Dificuldade de acesso a serviços especializados de saúde pública e falta de moradia própria são dois dos mais greves problemas que atingem as mulheres regionais, mas há outros: a falta de qualificação profissional, o desemprego e até a exclusão dos programas de transferência de renda: mesmo necessitadas e criando filho sozinhas, muitas estão fora do Bolsa Família.

Se a pobreza é uma realidade dura, a violência é outra igualmente grave: informações da Polícia Civil apontam que agressão contra a mulher é hoje o crime mais frequente na região. São inúmeras mulheres oprimidas e agredidas moral e fisicamente dentro de suas próprias casas por parte dos homens com os quais convivem.

Dependendo financeiramente dos maridos para viver e criar os filhos, muitas preferem apanhar caladas, mas, em muitos casos, as lesões são tão greves e covardes que chegam ao conhecimento da polícia. A Lei Maria da Penha endureceu as penas contra maridos agressores. No entanto, sem amparo e sem apoio do poder público para sobreviver, as mulheres terminam se reconciliando com seus companheiros por não terem condições de criar os filhos sozinhas. Por isso também é grande o número de casos reincidentes de violência.

Além da questão penal, lei prevê a instalação de abrigos para mulheres vítimas da violência dos seus companheiros e que não têm para onde ir, mas nenhuma casa de apoio à mulher funciona na região. Com isso, agressor e vítima terminam quase sempre sob o mesmo teto, e as agressões continuam. Há dois telefones para denunciar agressão contra a mulher: o 180 e o 190.  

Saúde de São José de Caiana saiu na frente e realizou evento dedicado as mulheres


Tendo em vista a comemoração do Dia Internacional da Mulher neste sábado (08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São José de Caiana saiu na frente com a realização de várias ações voltadas as homenageadas deste dia.

De acordo com o Secretário Isidro Ferreira Neto, foram realizadas palestras de prevenção, distribuições de folders, preservativos e muita alegria entre as participantes. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde, no centro da cidade.    

(Dezenas de mulheres caianenses participaram do evento)

As palestras foram ministradas pela Coordenadora da Unidade, a enfermeira Maria Jaíra Barros, e a médica Ginecologista Lúcia Davi.

“O maior intuito é prevenir doenças como o vírus a Aids, Hepatites Virais, outras DST em mulheres, além de uma gravidez não desejada”, comentou a enfermeira.


Ainda no local, foram tratados assuntos relacionados ao câncer do colo uterino, câncer de mama e a importância de se fazer os exames de prevenção.
Segundo Isidro Ferreira, as mulheres que participaram do evento, que são mães de alunos, tomaram o conhecimento que a partir desta quarta-feira (12), será iniciada em toda a rede municipal de ensino, a campanha de vacinação contra o HPV que tem como público alvo as crianças de 11 a 13 anos, além disso, a saúde estará mobilizada para realizar a campanha em todo o município.

No encerramento, foi oferecido um café da manhã. “Essa é mais uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde entre tantas outras já desenvolvidas e as que estão por vir”, finalizou o secretário.

DiamanteOnline

Negócio mal-sucedido: jovem compra moto por 500 reais e termina na cadeia

Veículo era produto de furto e foi recuperado pela Polícia Civil


Por Redação da Folha – Uma motocicleta furtada no sábado de carnaval em Piancó e que pertence ao igaraciense Geovane Alves Lopes foi recuperada nessa sexta-feira, 7, pela Polícia Civil.

O veículo, uma Yamaha YBR, estava circulando na cidade de Piancó em posse do borracheiro Thales Cristóvão Valdivino de Lima, conhecido por Talismã, de 22 anos, que mora em uma praça próxima à Igreja do Rosário.

O veículo havia sido todo adulterado: além da substituição da placa original da moto por uma fria, a cor da motocicleta também foi mudada: o veículo, que era vermelho, foi pintado de preto e verde.

Policiais civis desconfiaram do veículo e, com colaboração da própria vítima, chegaram até o acusado, que revelou ter comprado a moto por 500 reais, mas não revelou a quem, e negou que tivesse pintado a moto e substituído sua placa. Ele, que disse inda estar devendo 100 reais do negócio, foi autuado em flagrante por receptação e adulteração de veículo pelo delegado José Pereira e encaminhado à cadeia pública. 
Foto: moto foi recuperada, mas estava adulterada e com o tanque amassado

Samu regional sem comando: coordenadora do serviço confirma à Folha que deixou o cargo

Euda Ayala afastou-se do cargo nessa sexta-feira


Por Redação da Folha – Na coordenação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional, com sede em Piancó, desde 2010, a enfermeira Euda Ayala deixou o cargo nessa sexta-feira, 7.

Em contato com a Folha por telefone, ela informou que deixou o serviço por motivos pessoais e que sai com a certeza do dever cumprido. Depois de seis anos no Samu, a maior parte desse tempo na coordenação, Euda disse que já deu a sua contribuição ao serviço e que sentiu que era chegada a hora de sair. Ela confirmou que continua ligada politicamente ao prefeito Sales Lima e deve ocupar outro cargo na Saúde de Piancó.

Durante sua sua coordenação, ela participou ativamente do processo de regionalização do Samu e inagurou todas as 13 unidades descentralizadas do serviço. Caberá agora ao prefeito Sales nomear um novo coordenador para o serviço, que coordena várias unidades no Vale, mas, por enquanto, está sem comando. 

Aprovado no exame da OAB, jovem itaporanguense recebe os parabéns do irmão; diamantense também passou


O Conselho Federal da OAB divulgou o resultado da 2ª fase do XII Exame de Ordem Unificado na Paraíba. No total, 364 foram aprovados no Estado, sendo 243 dos candidatos que fizeram as provas em João Pessoa, 65 em Campina Grande, 34 em Sousa e 22 em Patos.

Entre os aprovados, o itaporanguense Clebson Wellington Sousa e a diamantense Joelma Leite Demésio.

(Irmãos comemoram a aprovação na OAB)

Aos pulos de felicidade, o farmacêutico Clistenes Klayton Sousa, que é irmão de Clebson, deixou uma pequena mensagem em sua homenagem, por ter conseguido a aprovação mais temida pelos bacharéis em direito, a OAB.

Wellington. Quero através deste pequeno texto, parabenizá-lo, e abraçá-lo pela grande conquista. Mas vou acrescentar umas palavras, lhe dizendo que a nossa vida está cheia de motivos e ensinamentos: a cada dia nos torna melhor, pois aprendemos sempre e temos a oportunidade de escrever nossa própria história. Você está construindo a sua e que ela esteja alicerçada em bases que o tornem um homem honesto, de caráter e com discernimento suficiente para saber que a vida é uma constante experiência de limites, fronteiras e os obstáculos não podem ser causa para desistir, porém figuram em nossa vida um sinal de que tudo que virá será melhor. Este é apenas o começo de muitas vitórias. Nunca esqueça que DEUS é o guia da nossa vida; Ele é a verdadeira FONTE em que podemos encontrar a verdadeira sabedoria, felicidade, amor, justiça...pois o RESTO É AREIA!. Estendo também meus parabéns a nossos pais, Francisco Pereira de Sousa (Dedê) e  Juvinete Leite de Sousa (Netinha), compartilham dessa sua vitória.

Clistenes Klayton Leite de Sousa

DiamanteOnline

Dia Internacional da Mulher - Origem


O dia 8 de Março é, desde 1975, comemorado pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher.  Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.  

Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women´s Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.  Em 1908, mais de 14 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova Iorque: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan Pão e Rosas, em que o pão simbolizava a estabilidade econômica e as rosas uma melhor qualidade de vida.  

Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como Dia Internacional da Mulher.

Jovem de 100 anos é homenageada em Itaporanga


A prefeitura municipal e a secretaria de Assistência social, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizou ontem (11/03), nos salões do Atlântida Esporte Clube, uma palestra com a pastora Selma.

A grande homenageada da noite foi Maria Nery Concerva, mais conhecida como Vô Branca, que no próximo mês de junho, completará cem anos, gozando de perfeita lucidez.


Vô Branca agradeceu a homenagem e ainda brindou as mulheres presentes cantando e declamando suas poesias. Ela é a mãe do jornalista e escritor Paulo Conserva.

Jovem estudante da cidade de Conceição é aprovado na OAB, na primeira tentativa

O resultado da aprovação saiu nesta sexta-feira(7)

O Portal Vale do Piancó Noticias parabeniza mais um filho de Conceição que consegue ser aprovado na prova da OAB. O jovem Wallyson Xavier está terminando o curso de direito, na cidade de Cajazeiras e trabalha como Estagiário do Ministério Público.


O resultado da aprovação, que saiu nesta sexta-feira(7), deixou a Família e amigos muito felizes. Dessa forma a cidade de Conceição ganha mais um advogado.

Wallyson deu uma verdadeira demonstração de que as conquistas continuas das mais duras lutas, somente são possíveis quando seus maiores interessados se dispõe verdadeiramente pelos objetivos da causa. E foi nessa dedicação verdadeira que ele alcançou o seu objetivo.

Portal Vale do Piancó Notícias

Membro da Executiva Estadual do PTB diz que o Sertão não pode ficar de fora da majoritária e defende nome de Wilson Santiago, para Senado


Em contato com a imprensa do Sertão nessa sexta-feira (07), o membro da Executiva Estadual e coordenador político do PTB, Radomécio Leite, convocou a população e as lideranças políticas a fazerem uma reflexão sobre a importância em reconduzir Wilson Santiago ao Senado da República.

"O histórico político de Wilson, sua identidade com as causas municipalistas serão determinantes para levá-lo de volta ao Senado", comentou.

Fazendo um relato de grandes ações, Radomécio elenca várias projetos de iniciativa de Santiago que hoje são realidade na vida dos municípios paraibanos.

"Wilson tem um olhar progressista e de preocupação com o desenvolvimento da Paraíba. A redistribuição do ICMS para os 223 municípios, o curso de medicina na UFCG em Cajazeiras; a federalização com reforma e ampliação do trecho rodoviário entre Patos e Itaporanga, passando à competência federal; a restauração em sua totalidade das rodovias federais que cruzam o Estado, a representação de Wilson em Brasília, possibilitando uma eficiente atenção aos prefeitos e lideranças nos pleitos junto ao Governo Federal", pontuou.

Radomécio cita também a luta de Wilson para interiorizar a Universidade Federal e o IFPB para as cidades de Itaporanga, Princesa Isabel, Picuí, Catolé do Rocha, Monteiro, Queimadas, Soledade, e Uiraúna.

O militante do PTB ainda destacou o projeto de criação da Zona Franca do Semi Árido que será discutido esse ano na Câmara Federal, de autoria de Wilson Santiago: "O Presidente da Câmara Federal Henrique Alves já assegurou a pauta de discussão sobre o Desenvolvimento do Semi Árido Nordestino. Esse projeto será determinante para o futuro da Paraíba e dos demais Estados nordestinos".

Instado a responder sobre composições para as eleições estaduais, Radomécio disse que Wilson está conversando com os seus aliados em todas as regiões do Estado, e que a decisão será alinhada com o sentimento e perspectiva da população.

Assessoria

Participação das mulheres na política ainda é desafio


O Dia Internacional da Mulher, comemorado hoje (8), reacende o debate e o desafio sobre a participação feminina na política. Apesar de representarem 51,95% do eleitorado no país, o percentual de mulheres no Congresso Nacional não chega a 10%, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Por exemplo, dos 513 deputados federais, 45 mulheres foram eleitas nas últimas eleições gerais em 2010, o que representa 9% do total, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para a socióloga do Centro Feminista de Estudos e Assessoria, Joluzia Batista, os números mostram que a norma, de 2009, que obriga os partidos a destinarem 30%, no mínimo, das candidaturas às mulheres não tem sido cumprida. Ela defende adoção da lista alternada: 50% das candidaturas para homens e a outra metade para as mulheres, além da reforma política.

“Geralmente, as candidaturas de mulheres, sobretudo essas de trajetória de luta popular e comunitária, não são atraentes para o perfil dos financiamentos [de campanha]. Esse é um dado crucial. Tanto é que defendemos a reforma do sistema político e uma das questões é o financiamento público de campanha”, disse.

De acordo com o TSE, em outubro de 2010, o Brasil elegeu a primeira presidenta da República, duas governadoras e 134 deputadas estaduais. Nas eleições municipais de2012, foram eleitas 657 prefeitas (11,84%) e 7.630 vereadoras (13,32%).

Raio X descobre celular enfiado no orificio de mulher que tentava entrar com o dito cujo no presídio


Uma mulher, de 28 anos, foi detida enquanto tentava entrar na Unidade Penitenciária Evaristo de Morais, no município de Sena Madureira, distante 144 km da capital Rio Branco, com um celular introduzido no ânus. O caso ocorreu durante o horário de visitas no período carnavalesco, no domingo (2).

O objeto foi encontrado após a mulher passar por um exame raio-X, no Hospital João Câncio Fernandes. De acordo com o diretor da unidade prisional, Aécio Lima, antes do exame, duas revistas foram feitas.

"Nós temos uma revista pessoal realizada com as agentes penitenciárias femininas, um procedimento de agachamento. Nada foi detectado. Ela foi encaminhada para entrar no interior da unidade, nós usamos o detector de metais e o sensor apitou informando que havia alguma coisa de metal nela", explica.

Depois disso, segundo o diretor, foi sugerido à mulher o exame de raio-X, caso ela realmente quisesse entrar na unidade. "Ela, de pronto, disse que seria um prazer fazer o exame e que não devia nada. O raio-X apontou um corpo estranho quadrado no reto. Diante disso, ela concordou que fosse feita a retirada do objeto. Depois, ela foi encaminhada para a Unidade de Segurança Pública de Sena Madureira", conta.

De acordo com Aécio Lima, a mulher é companheira de um reeducando. Ele explica que geralmente pessoas tentam trazer objetos aos que estão reclusos. Segundo o diretor, uma sindicância administrativa foi aberta para apurar a culpabilidade do companheiro da mulher. Caso seja comprovada a participação, ele pode ser colocado em situação disciplinar.

A direção do Hospital João Câncio Fernandes informou que todos os procedimentos para a retirada do aparelho do interior da mulher correram de forma satisfatória e ela passa bem. O delegado da Polícia Civil de Sena Madureira, Cleber Gnatta, que recebeu o caso, afirma que foi feito um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e em seguida a mulher foi liberada. "A parte criminal foi feita, agora a gente encaminha para o fórum e ela vai ter uma audiência", finaliza.

Blog do Tião

Prefeitura de Nova Olinda realiza neste sábado seresta em homenagem as mulheres


A prefeitura municipal de Nova Olinda, por meio da secretaria de Saúde e Assistência Social está convidando todas as mulheres novolindenses para participar de uma seresta dançante em comemoração ao "Dia internacional das mulheres"

O evento será realizado neste sábado na praça do povo a partir das 19hs. Será realizada uma palestra com sorteio de brindes e varias apresentações

A seresta será animada ao som do seresteiro EDUARDO MELODY

Ascom 

Rafaela Didea a Bella da Semana é puro romance


Data e local de nascimento: 18 de abril de 1987, em Erechim (RS).
Cidade onde mora: Florianópolis (SC).
Signo: áries.

Medidas
Altura: 1,62 m.
Quadril: 97 cm.
Cintura: 66 cm.
Busto: 90 cm.
Pés: 36.

Você leva jeito, Rafa! Já tinha feito algum ensaio sensual antes? Nunca fiz ensaio sensual antes, esta é a primeira vez.

Qual foi a parte mais difícil do ensaio? O começo sempre dá um pouco de nervosismo…

Além de modelo, você tem outra profissão? Sim, trabalho com vendas.

E quais são seus planos profissionais daqui para frente? Ter meu próprio negócio.

Agora vamos falar um pouquinho mais sobre a sua beleza… Qual é a sensação de ser muito, mas muito gostosa? Nem sempre me sinto gostosa. Por outro lado, tenho autoestima lá em cima e sempre me sinto linda.

As fotos que postamos no Instagram mostrando momentos do ensaio ao vivo fizeram muito sucesso. O que você faz para manter tudo em cima? Eu malho pouco,  a genética ajuda bastante (risos).

Como você se definiria? Uma mulher forte, simpática  e amiga.

O que mais chama a atenção em um homem? O olhar. Depois tem que ser verdadeiro.

A quê você não resiste? Não resisto ao amor, sempre me entrego.

Como foi a sua primeira vez? Minha primeira vez foi divertida, lembro até hoje.

O que fazer para não cair na mesmice durante o sexo? Gosto de brincar, imaginar fantasias…

Se a sua calcinha falasse, o que ela diria agora? Que ela esta sempre quentinha… (risos)

Se você pudesse mudar qualquer coisa no mundo, o que mudaria? Mudaria o coração das pessoas. O mundo está muito ruim com tanto ódio e preconceito.

Quer deixar um recadinho aos fãs que você conquistou no Bella da Semana? Oi! Quero agradecer pelo carinho de todos e dizer que foi uma sensação incrivel fotografar para o Bella.

FOTOS:


Cinco receitas caseiras para eliminar verrugas


As verrugas são causadas pelo vírus do papiloma humano (HPV), que tem mais de cem subtipos.

Elas geralmente são inofensivas e, em algumas pessoas, costumam surgir com frequência, indicativo de queda na imunidade.

Nas crianças, elas desaparecem naturalmente depois de um tempo.

Já nos adultos é preciso ficar atento.

 Caso elas não desapareçam depois de algumas semanas, deve-se procurar um médico, no caso, um bom dermatologista.

Há ótimas receitas caseiras para eliminar verrugas.

Selecionamos cinco:

1. SUMO DE CEBOLA

Descasque uma cebola e corte-a em pedaços. Depois, amasse ou esprema para que saia um sumo, que você vai passar na verruga. Faça isso três vezes por dia até a verruga ser eliminada.

2. DENTE DE ALHO

Amasse bem um dente de alho deixe-o sobre a verruga com o auxílio de uma fita adesiva ou um esparadrapo. Troque o alho todos os dias e mantenha o tratamento até a verruga "cair".


3. CASCA DE BANANA

Passe a parte interna da casca de uma banana na verruga quatro vezes por dia. Normalmente, em uma semana a verruga desaparece.

4. LEITE DE MAMÃO

Pegue um mamão verde e faça um furo até sair o leite da fruta. Use um cotonete para passar esse leite na verruga. Faça três aplicações por dia, até ela desaparecer.

5. ANTISSÉPTICO BUCAL

Este tratamento não é natural como os outros, mas é caseiro e funciona mesmo.

Passe na verruga, com um algodão, um pouco de antisséptico bucal sem álcool.

Faça isso três vezes por dia. 

Em duas semanas, ou menos, a verruga ficará sequinha e desaparecerá. 

Mulher

Mulher
Pablo Neruda



Elas sorriem quando querem gritar. 
Elas cantam quando querem chorar. 
Elas choram quando estão felizes. 
E riem quando estão nervosas.  

Elas brigam por aquilo que acreditam. 
Elas levantam-se para injustiça. 
Elas não levam "não" como resposta 
quando  acreditam que existe melhor solução.  

Elas andam sem novos sapatos para  
suas crianças poder tê-los. 
Elas vão ao médico com uma amiga assustada. 
Elas amam incondicionalmente.  

Elas choram quando suas crianças adoecem  
e se alegram quando suas crianças ganham prêmios. 
Elas ficam contentes quando ouvem sobre  
um aniversário ou um novo casamento.

sexta-feira, 7 de março de 2014

Vice de Bayeux vai preso por não pagar pensão de 19 mil reais, mas jã está solto


Já está em casa, depois de passar a manhã preso em Santa Rita, o vice-prefeito de Bayeux Francisco Macedo. Ele foi preso por não pagar uma pensão alimentícia no Estado do Ceará. O mandado de prisáo foi expedido pela Justiça daquele Estado. Na hora da prisão, Dr. Francxisco estava na cidade de Santa Rita. Após pagar a pensão, Dr. Francisco foi solto.

De acordo com o Alexandre Antônio, chefe do cartório da 3ª Vara da Família do Fórum de Santa Rita, a juíza Ana Maria Cavalcante deu cumprimento ao mandado após a justiça cearense determinar a prisão do político por não ter feito o pagamento de R$ 19 mil de pensão alimentícia.

“O valor corrigido chega a R$ 19 mil. Um oficial de Justiça foi até a residência de Francisco Macedo e deu voz de prisão. A Dra. Ana Maria apenas determinou o cumprimento do mandado, após a Justiça do Ceará enviar precatórios com a expedição do pedido de prisão”, disse Alexandre Macedo. Uma viatura do 7º Batalhão da Polícia Militar acompanhou a prisão do vice-prefeito, conforme o tenente-coronel, Júlio Cesar, comandante do 7º Batalhão.

Ainda de acordo com o chefe do cartório, o vice-prefeito está recolhido em uma cela especial da Cadeia Pública de Bayeux onde estão os detidos em processo civil. “Francisco Macedo está recolhido até o pagamento do valor. Um advogado dele já veio no Fórum e adiantou que fará o pagamento. Quitando o débito, ele será posto em liberdade”, comunicou.

Blog do Tião

Palanque eleitoral: A guerra será na internet


Os políticos vão enfrentar pela primeira vez uma campanha nas eleições deste ano em que a internet será igualmente o mapa e o termômetro da disputa pelo voto. Boatos, fuxicos, promessas e todo tipo de problemas “virtuais” vão se  incorporar aos obstáculos já tradicionais para quem tenta conquistar o eleitor.

CVN

Prefeito de Itaporanga recebeu grande parte das diárias pagas pela Prefeitura em 2013

Foram mais de 65 mil de diárias desembolsados pelo município no ano passado


Por Isaias Teixeira/Folha do Vale - A Prefeitura de Itaporanga gastou R$ 65.794,63, no ano passado, com pagamento de diárias, incluindo os valores efetuados pelo Fundo Municipal de Saúde. Cerca de 26,98% desse dinheiro, o equivalente a R$ 17.756,73, foram pagos ao prefeito Audiberg Alves de Carvalho por viagens feitas por ele, principalmente, a João Pessoa e Brasília.

Uma dessas viagens ocorreu em outubro e proporcionou ao prefeito o recebimento de R$ 2.088 referentes a quatro diárias na Capital Federal. Na justificativa ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), a contabilidade da Prefeitura afirmou que o gestor foi participar de uma reunião de interesse do município com o então ministro da Educação, Aloísio Mercadante, e outros técnicos da pasta.

A secretária de Saúde do município, Aparecida Alves Conserva, que é prima do prefeito, também recebeu um bom volume de recursos referentes a diárias: foram R$ 6.304 no período. A viagem que ela fez em dezembro à Costa do Sauípe, empreendimento turístico hoteleiro que fica a 76km de Salvador, na Bahia, para receber uma premiação no 8º Encontro dos Secretários de Saúde do país, rendeu aos cofres municipais R$ 910 por quatro dias de estadia da fisioterapeuta.

Outra secretária que está entre os gestores que receberam os maiores valores de diárias foi a de Educação, Josilene Gonçalves. Mas o valor, R$ 2.436, é quase três menor do que foi pago para Aparecida Alves.

Diária é a verba concedida ao servidor por viagens de interesse do poder público, mas o Tribunal de Contas do Estado orienta evitar exageros. 

Capas atribuídas a VEJA tentam confundir o leitor

Quem divulga imagens que simulam a revista quer brincar, elogiar, criticar – ou, eventualmente, confundir. No último caso, a escolha é infeliz. Para dirimir dúvidas, o leitor deve recorrer a endereços oficiais de VEJA na rede.

Capas falsas: episódios são reconhecimento tácito da presença da revista na vida brasileira (Arte/VEJA)

VEJA já entrevistou Darth Vader, o senhor das trevas da saga Guerra nas Estrelas? É desnecessário dizer que não. Mas circula pela internet a imagem de uma capa da revista com a tal entrevista: "O rei do pedaço – Conheça a fascinante trajetória de Darth Vader e saiba porque (sic) ele é o mais preparado para suceder o imperador." São divertidas a falsa edição e seu tropeço gramatical. Outras "capas" que correm a rede foram criadas a partir de edições autênticas de VEJA. São paródias (ácidas, por vezes) que atraem atenção a ponto de se tornarem memes, replicados centenas de vezes. Em outubro de 2012, a revista publicou uma reportagem acerca de descobertas médicas sobre os malefícios da maconha, estampando na capa uma folha de cannabis. Os clones substituíram a erva por cheeseburguer, chocolate e até pela mistura de leite com manga, transferindo para esses alimentos os alertas acerca da maconha. O pastiche invade uma zona nebulosa, contudo, quando a "capa" tenta vender como informação jornalística uma invenção emoldurada pelo layout de VEJA.

Na última semana, circulou pela rede uma "capa" que estampa uma foto em que o ex-presidente Lula leva um lenço ao rosto, como se tivesse sido golpeado. O texto da chamada principal: "Interpol descobre – Desvio de mais de US (sic) 500 bilhões em paraíso fiscal em nome de 18 integrantes do PT." O leitor que não percebesse o erro na representação da moeda americana ("US" em lugar de "US$") poderia ser enganado pela imagem que em quase tudo se parece com uma capa autêntica: o logotipo da Editora Abril, que publica a revista, o destaque para outros assuntos no topo da página, a chamada principal revelando mais uma falcatrua envolvendo políticos. Muita gente, nas ruas e nas redes, se indagou: seria verídica a informação? Não, não se trata de uma reportagem de VEJA.

Não é a primeira vez que o Photoshop é mal-usado. Uma edição de VEJA que circulou em setembro de 2012 destacou na capa reportagem que revelava que o publicitário Marcos Valério, o operador condenado do mensalão, confidenciou a interlocutores detalhes do esquema de desvio de verbas públicas para compra de parlamentares. A imagem: uma foto avermelhada de Valério. Dias depois, circulou – na internet, mas também numa versão impressa entregue clandestinamente a jornalistas e blogueiros de São Paulo – uma "capa" semelhante, tendo Lula como personagem. O texto dizia: "Ih, Lula – O Ki-suco ferveu." A chamada absurda entregava o jogo. Ainda assim, é possível que muita gente tenha se assustado.

Muitas capas de VEJA se tornaram registros históricos. É o caso, entre várias outras, da edição que tratou da promulgação do AI-5, em dezembro de 1968, ilustrada pela foto do general Costa e Silva em um Congresso literalmente esvaziado. É também o caso da revista que resumiu o afastamento de Fernando Collor de Mello da Presidência, em outubro de 1992, com uma palavra: “CAIU!” (assim, em letras maiúsculas seguidas de exclamação). Os episódios de imagens que simulam capas são, portanto, um reconhecimento tácito da presença da revista na vida brasileira. Quem replica a capa de VEJA tem um ou vários objetivos: brincar, opinar, elogiar, criticar – além de, eventualmente, confundir. No último caso, é uma escolha infeliz.

Para dirimir dúvidas, o leitor deve recorrer aos endereços oficiais de VEJA na rede, como o site ou seu perfil no Facebook: ali, estão as informações autênticas.
Veja

Prefeitura de Piancó foi a que mais movimentou dinheiro em 2013 na região

Movimento passa dos 30 milhões de reais


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - A Prefeitura de Piancó foi o município que mais movimentou dinheiro no ano passado na região. Foram R$ 30.740.219,55, um aumento de 12,7% em relação a 2012, quando foram movimentados mais de R$ 26,8 milhões. O maior gasto foi com os servidores: até novembro, a folha de pessoal já tinha consumido R$ 17 milhões, ou seja, mais da metade do dinheiro movimentado em 2013 foram para pagar aos servidores, que no mês onze tinha 1.304 funcionários.

O TCE não divulgou os gastos com o funcionalismo no mês de dezembro, mas, tendo como referência que a Prefeitura desembolsa cerca de R$ 1,5 milhão mensal para quitar a folha, o gasto total com servidor em 2013 deve ter ultrapassado os R$ 18,5 milhões.

Em relação às funções de governo, a Saúde foi quem mais gastou. Dos R$ 15,9 milhões, R$ 14,2 milhões foram consumidos pelo Fundo Municipal da Saúde. Nesse montante financeiro não estão incluídos os R$ 336,7 mil que foram movimentados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde, que tem sede em Piancó e é gerido pela Prefeitura, mas que também recebe recursos de outros municípios consorciados.

Na sequência das áreas que tiveram melhor atenção, o segundo maior investimento foi feito na Educação, para onde foram destinados R$ 8,6 milhões. A Administração e o Urbanismo foram os outros dois setores melhores contemplados, com investimento de R$ 1,7 milhão e 1,2 milhão, respectivamente.

Pelo outro lado, os menores gastos foram com Gestão Ambiental (apenas R$ 950,00); Desporto e Lazer (R$ 20,6 mil); Cultura (R$ 219,9 mil); e Agricultura (R$ 222,9 mil).

No que se refere aos elementos da despesa, que revela efetivamente onde o dinheiro foi gasto, a Prefeitura efetuou pagamentos importantes com material de consumo (R$ 3,5 milhões); obrigações patronais (R$ 1,9 milhão); e obras e instalações (R$ 1,2 milhão). Para o pagamento de diárias foram gastos R$ 13,4 mil.

Rixa familiar: Pai de músico santanense é morto a tiros no centro da cidade


Mais uma história sangrenta surge no município de Santana de Mangueira, Sertão da Paraíba.

Desta vez, José Delfino de Lima, de 43 anos, conhecido por Dedé de Joaquina, que é pai de um músico local, foi assassinado a tiros no centro da cidade, enquanto estava no meio da feira livre, ao meio-dia desta sexta-feira (07).

De acordo com as informações, o agricultor foi atingido por cinco disparos de arma de fogo, que foi o suficiente tirar a vida dele. Dedé de Joaquina, assim identificada a vítima, chegou a sair do local aonde foi atingido, mas não resistiu aos ferimentos e caiu no meio da rua.

Dezenas de pessoas que participavam da feira livre ficaram horrorizadas com o acontecimento.

O crime pode ter sido motivado por rixa familiar, uma vez que o suposto executor teve um ente da família morto brutalmente recentemente na cidade.

A Polícia Militar foi solicitada no local, mas não encontrou o autor dos disparos e neste momento, iniciaram-se as diligências para tentar prendê-lo.

DiamanteOnline  

Secretária e Educação de Piancó ganha mais um prêmio de destaque nacional.


A professora Sheila de Sá Leite Ferreira Lacerda segue firme a frente da Secretaria de Educação do Município de Piancó. 

O trabalho da Secretária e sua equipe têm sinto notório e toda a cidade reconhece o empenho e dedicação que mais uma vez ganha destaque nacional. 

O reconhecimento agora vem com o Prêmio Palma de Ouro 2014, a homenagem será entregue durante o 12º Congresso Nacional de Secretários Municipais de Educação: Educa Brasil , que acontecerá de 09 a 12 de Março na Costa do Sauipe Bahia .

“O prêmio é um reconhecimento pelo trabalho árduo que desempenhamos cotidianamente, em busca de educação pública de qualidade. Temos ciência que o papel da educação se modificou ao longo dos anos acompanhando os avanços e necessidades da sociedade, mudanças essas que foram significativas para o nosso município, principalmente no que diz respeito ao funcionamento e acesso da população ao ensino público. Com essas mudanças, é preciso repensar a escola e garantir que a promoção de uma educação de qualidade para a formação plena do cidadão, aconteça”, disse a Secretária ao ser comunicada da premiação.



Secretaria de educação de piancó