sábado, 15 de fevereiro de 2014

Imagem do Dia: carro incendiado por criminosos durante fuga após assalto a Correios

Assalto aos Correios de Nova Olinda foi nessa sexta-feira


Por Redação da Folha – Tarde dessa sexta-feira, 14, em uma área rural nas proximidades do distrito de Manguenza, em Nova Olinda. Três criminosos em fuga, depois de assaltaram a agência do Correios da cidade, queimam o veículo em que fugiam (um Golf branco) e seguem em uma moto por uma vereda. Quando homens da Polícia Militar, que estavam em perseguição aos bandidos, chegaram ao local, o carro ainda estava em chamas, mas não houve como os policiais seguirem em face da precariedade da estrada.

Conheça o troféu feito especialmente para o concurso literário de Itaporanga

Certame vai premiar as categorias cordel e erudito


Por Redação da Folha – As dezenas de obras poéticas chegadas à Fundação José Francisco de Sousa das mais diversas cidades do país e até de fora do Brasil já estão sendo analisadas e o resultado do 3º concurso de poesia da fundação será divulgado no do dia 8 de março durante solenidade com  a presença dos candidatos.

O concurso vai premiar os dez primeiros lugares das categorias cordel e erudito. Além de medalhas, os campeões das duas modalidades e o poeta ou poetisa destaque no Vale também vão receber um belo troféu criado especialmente pelo poeta e oficial de justiça, Valterivan Freire, que é de Itaporanga, mas reside em João Pessoa.

Ao doar o troféu para o concurso, Valterivan falou da simbologia que ele carrega: “Trata-se, na verdade, de um pé de mandacaru. Achei interessante a representação dele para o concurso por que, apesar de sermos uma região sofrida pela seca, e de extremo abandono político, ainda assim floramos e produzimos bons frutos. O poeta é como essa árvore solitária. Quando todos a abandonam, quando o sol tosta a terra, quando toda a flora morre e um deserto cresce ao nosso redor, brotamos poesias”, disse ele, ao completar que “É o mínimo de contribuição que posso dar pela cultura da minha cidade. São dois troféus iguais para as duas categorias. E mais dois menores para o primeiro colocado do Vale do Piancó”.

Valterivan foi o vencedor na categoria erudito do 2º concurso e este ano está colaborando com o certame literário de Itaporanga. Defensor árduo da cultura, especialmente a literária, o itaporanguense é também um grande poeta, com destaque em vários concursos de poesia pelo país afora. Foto: exemplar de um dos troféus doados por Valterivan. 

A cultura é a alma de um país, e, crescendo sem alma, nenhuma sociedade vai encontrar a justiça social nem a paz. Por isso, investir em arte é investir em transformação social. O 3º Concurso de Poesia da Fundação José Francisco de Sousa consolida Itaporanga como grande centro de cultura literária do país.

1 -Novo Mundo Center. O que já é grande vai ficar ainda maior. Av. Getúlio Vargas, centro de Itaporanga.

Paraibana mobilizou internet e desagradou até a colegas de emissora


“Aos defensores dos direitos humanos, que se apiedaram do marginalzinho preso ao poste, eu lanço uma campanha: faça um favor ao Brasil, adote um bandido”. Foi assim que Rachel Sheherazade encerrou, no dia 4, mais um dos inflamados discursos que se tornaram a sua marca na bancada do “SBT Brasil”. Mas a repercussão da opinião da âncora sobre o caso do adolescente — suspeito de roubos no Flamengo — espancado e preso nu pelo pescoço a um poste com uma trava de bicicleta foi muito além do que quaisquer outras polêmicas em que ela havia se envolvido anteriormente. Nas redes sociais, o vídeo foi compartilhado ad nauseam, choveram críticas de incitação à violência e desrespeito aos direitos humanos — e algumas demonstrações de apoio. Na terça-feira, parlamentares protocolaram, na Procuradoria Geral da República, uma representação contra a jornalista e o SBT por apologia ao crime. O Ministério Público vai investigar.

Para o sociólogo e professor de Jornalismo da Escola de Comunicação e Artes da USP Laurindo Lalo Leal Filho, duas questões precisam ser avaliadas na declaração de Rachel:

— Ela incita a população a resolver com as próprias mãos problemas que cabem ao Estado solucionar. Dizer isso numa emissora de TV, que é uma concessão pública, agrava ainda mais a situação. Ela até pode ter essa visão como cidadã, mas ao declará-la numa TV, cuja função prevista pela Constituição é entreter, educar e informar, ela comete um delito grave. Fere também o Estatuto da Criança e do Adolescente porque se trata de um menor de idade. São delitos que devem ser averiguados pelo Ministério Público — avalia o acadêmico.

A jornalista, uma paraibana de 40 anos, pareceu não se abalar com a possibilidade de ser investigada e processada:

— Esse burburinho não passa de jogo político. Qualquer um pode te acusar de qualquer coisa. Quero ver provar — afirmou Rachel, que preferiu dar entrevista à Revista da TV por e-mail: — Terei sempre o apoio da empresa onde trabalho, pois sou parte dela, represento o jornalismo do SBT. Ah, e não temo ser processada. Trabalhei durante 17 anos no Poder Judiciário, conheço bem a Justiça, e é claro que terei meu direito ao contraditório. Quem age corretamente não teme os rigores da lei. Esse é o meu caso. As ameaças de processo não passam de tentativa de intimidação ao meu trabalho, à minha liberdade de expressão, garantia, aliás, expressa na Constituição Federal.

Foi na época em que se dividia entre os empregos de escrivã e jornalista da TV Tambaú (afiliada do SBT), de João Pessoa, que Rachel chamou a atenção de Silvio Santos, num vídeo afirmando que o carnaval drenava recursos públicos e impedia o direito básico de ir e vir.

O convite do dono do SBT a trouxe para São Paulo, junto com marido e dois filhos. Especula-se que a jornalista teria trocado a dupla jornada na Paraíba por um salário de R$ 150 mil:

— Sou uma profissional que preza pela ética e sou consciente do meu papel social. Por me posicionar diante dos fatos, acabo passando a imagem de uma pessoa transparente, confiável. Meu público me conhece. Não sou uma “maria-vai-com-as-outras” — defende-se.

Diante da polêmica, o SBT alegou, em nota, que o editorial foi de total responsabilidade da jornalista, e não refletia a opinião da emissora.

— É a mais pura verdade. Quando fui contratada para emitir a minha opinião, ficamos acertados que eu teria liberdade editorial para falar sobre o que quisesse, desde que me responsabilizasse por meus posicionamentos. Para mim, não há nenhuma novidade nisso — afirma a apresentadora.

Nos bastidores, a reação à tal declaração também foi forte. Sem revelarem seus nomes, jornalistas da casa contaram que a equipe ficou chocada com a enorme repercussão das declarações da apresentadora. Quando o telejornal colocou no ar uma nota de esclarecimento, os funcionários pararam diante dos televisores para ver. Entre os repórteres e produtores do telejornal, pouco ou quase nada se comenta a respeito.

— Temos pouco contato com a apresentadora no cotidiano. Ela chega, vai se arrumar, vai para o estúdio, apresenta o jornal e vai embora. Quando muito, cumprimenta as pessoas no corredor — disse uma das jornalistas do programa, que preferiu não se identificar, completando: — Ela sempre teve essas opiniões. É por isso que foi contratada e está nessa função. Mas dessa vez acho que exagerou.

Das reuniões de pauta do telejornal, Rachel conta não participar, pois acontecem por volta das 11h30, horário no qual ela leva os dois filhos à escola.

— Não delego essa missão a ninguém e faço questão de dar toda a assistência que posso às minhas crianças, pois não poderei dar atenção a elas durante o resto do dia e da noite.

A âncora conta que costuma se reunir com o editor do programa, André Basbaum, e com o diretor de jornalismo do SBT, Marcelo Parada:

— Ao fim de cada edição, temos uma reunião de avaliação com toda a equipe — diz a jornalista, que escreve sozinha os editoriais que grava pouco antes do telejornal ir ao ar: — Não saberia defender como meus argumentos e pensamentos de um editor ou produtor.

Na juventude, ela diz ter defendido com “todo o fervor” a esquerda. Agora conta se identificar com bandeiras conservadoras:

— Sou contra o aborto e a liberação do uso de drogas. Ainda não conheço um partido organizado e declaradamente de direita para reunir políticos que façam um real contraponto à hegemonia das esquerdas. Na minha juventude, votava no PT, acreditava nas boas intenções do partido, em sua ética e moralidade. Quando chegou ao poder, vi que era igual aos outros. Então, desisti de votar em partidos. Hoje voto em pessoas, independentemente de legendas. Pessoas cuja principal bandeira seja a ética — diz ela, que é evangélica: — Confio nos planos de Deus.

Marcia Abos/ oglobo.globo.com

Os Carnavais de Outrora – Parte II

As Escolas de Samba e Os Blocos Carnavalescos.

Bloco Carnavalesco Os Cinco Loucos
Como era diferente nos tempos de outrora. Naquele tempo existiam Escolas de Samba compostas por foliões/músicos, que fazia gosto de ver e ouvir; tínhamos verdadeiros arlequim do nosso festejo momesco, a exemplo de Antonio Pereira, Olegário Alves (Chimba) e muitos outros, que sabiam realmente brincar o carnaval.

As escolas de Samba eram quem enviavam os convites para tocar na casa de cidadoees itaporanguenses, cabendo ao dono da casa, oferecer tira-gostos e a bebida para todos os componentes, enquanto o estandarte da escola, perrmanecia em frente a residências escolhida, como para demarcar o terreno conquistado para a folia.

As escolas foram desaparecendo com o passar dos anos, ate serem definitivamente pelos blocos carnavalescos, composto por menos integrantes e consequentemente, de mais baixo custo.
No Brasil, Bloco carnavalesco é um termo genérico usado para definir diversos tipos de manifestações carnavalescas populares. Designa um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma semi-organizada, muitas vezes trajando uma mesma fantasia, ou vestidas do modo que mais lhe agradar. Geralmente constituem uma agremiação.Ao longo do tempo, diversos grupos carnavalescos já foram genericamente chamados de blocos, havendo atualmente blocos que são mais parecidos com escolas de samba, outros mais parecidos com os antigos cordões, e outros de diversos tipos.O termo é análogo a comparsa, em espanhol,em Inglês, sendo que na Argentina as escolas de samba também são entendidas como um dos tipos de comparsas.

Lembro-me de um fato inusitado que aconteceu num destes carnavais, era década de setenta e os filhos de João Belo, brincavam o carnaval, com as camisas escritas cada um com uma letra das que formavam o nome do bloco: OS B.E.LO.S., ou seja, cada um dos componentes tinha na camisa a letra que formava o nome do bloco.

Não sei se foi proposital ou coisa do destino, sei que o camarada que levava na sua camisa, a letra L, faltou ao desfile, talvez por ter excedido na bebida, sei que isto serviu de idéia para alguém que imediatamente mudou a formação do grupo, passando a exibir o nome; S.E.B.O. 

Os blocos atuais são mudos, não têm instrumentos musicas, e apenas um amontoado de gente, com vestimenta iguais, geralmente com um caneco pendurado e que fazem questão de falar: compramos 50 grades de cerveja, tantos litros de Wiskie e outro tanto de Run.

Bons tempos aqueles! Bons carnavais, os de outrora, sabíamos brincar...

Paulo Rainério Brasilino

Ratinho (11/02/14) - Ratinho manda recado para Dilma sobre Black Blocs



Ratinho manda recado para Dilma sobre Black Blocs, assista ao vídeo;

COMENTARISTAS NA TV EM EXTINÇÃO

Qual a hipótese mais grave e preocupante que teria motivado a demissão de três comentaristas que atuavam nos noticiários do Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) – Denise Campos de Toledo, Carlos Chagas e eu -, comunicada aos três na sexta-feira 7 de fevereiro: a oficial ou a paralela? O diretor de jornalismo da empresa, Marcelo Parada, me comunicou que um tal “comitê de programação” da emissora havia decidido extirpar a opinião dos telejornais da casa em nome do primado da notícia. Numa versão aparentemente mais técnica, que circulou em textos divulgados em redes sociais por blogueiros simpáticos à causa, os comentários em questão prejudicavam a “dinâmica” dos noticiários.

A versão oficiosa, negada pelos mesmos blogueiros, era mais apimentada: nenhuma pessoa sensata apostaria um centavo na minha sobrevivência na emissora desde que Parada assumiu a direção. Não é secreta para ninguém sua notória parceria com o presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, que não deve ser um admirador muito fanático da independência absoluta que sempre tive no SBT nas três vezes em que comentei assuntos políticos por lá. Da mesma forma, tinha sido amplamente noticiada a generosidade com que a cúpula petista tratou o momentoso episódio da falência do Banco Panamericano, empresa do grupo Sílvio Santos. Teria sido, enfim, concluída a crônica de minha demissão anunciada?

Bem, fofocas não pagam dívida e a resposta a essa questão só pode ser dada com fatos. Vamos a eles. Fui nomeado três vezes comentarista do SBT por Sílvio Santos, que me disse admirar a forma sucinta e simples com que explico a meus ouvintes da Pan intrincados assuntos da política. Minha primeira passagem terminou quando Boris Casoy foi para a Record e o patrão exterminou o departamento de jornalismo. A segunda teve fim com a contratação de Ana Paula Padrão, que mandou Luiz Gonzaga Mineiro me demitir do jornal ancorado por Hermano Henning, com o qual ela nada tinha a ver, mas faz tempo que desisti de entender esse tipo de falta de senso de loção, como dizia minha tia louca. Desta vez, apesar de não ser um veterano da casa, Parada cumpriu todos os rituais da crueldade e da deselegância na demissão dos três profissionais com currículos que mereciam dele mais respeito. De sua sala fui levado pela secretária para o RH que me comunicou o encerramento do contrato com o pagamento dos sete dias de trabalho de fevereiro. Bem, isso também faz parte da rotina.

A descortesia a que me refiro é outra e tem história. Nem Parada nem seu segundo, Ricardo Melo, fizeram durante esta minha terceira passagem pelo SBT NENHUM reparo a algum comentário de minha lavra – nem contra, nem a favor, nem muito pelo contrário. Na verdade, nenhum dos dois jamais me deu uma orientação ou algum aviso. Melo se abstinha desse dever elementar de qualquer chefe de redação alegando que eu era livre para dizer o que quisesse. Dizia respeitar minha livre expressão, conquista da democracia burguesa que ele, como leal trotskista, desprezava. Tudo bem. Também está no jogo.
Agora tomo conhecimento por interpostas pessoas que fazem fofoca em redes sociais que desde outubro eu já estava fora do SBT Brasil, “carro-chefe” do jornalismo da casa. Uma vez, interpelei Melo (por uma questão de hierarquia e também pelo fato de que era mais comum encontrá-lo na redação do que me deparar lá com Parada) a respeito. E ele me deu uma resposta satisfatória: “Sílvio lhe paga salário e você grava. E me paga para decidir se seu comentário entra ou não no jornal”. Achei a explicação razoável e nunca mais me preocupei em conferir se o comentário que eu gravava tinha sido editado no telejornal do horário nobre, ou não.

Não era tão importante: nunca deixou de ir ao ar nenhum comentário que eu tivesse gravado para o Jornal do SBT e para o Jornal do SBT Manhã. E era isso que produzia a imensa satisfação de ser apoiado e elogiado por gente simples: garçons, porteiros, manobristas… Na certa, foi também isso que decidiu a escolha feita pelo público em pesquisa da Abril Educação que planejou cursos em parceria com o SBT e escalou os três profissionais do elenco da emissora considerados de maior credibilidade pelo público: Ratinho, Celso Portioli e eu. O projeto não prosperou, mas duvido que tenha sido por minha causa ou dos dois queridos companheiros citados junto comigo.

Dito isso, concluo garantindo que não acredito que Parada tenha sido desrespeitoso com profissionais do quilate de Carlos Nascimento e Hermano Henning, que sempre usaram meus comentários, ao desprezar o fato chamando a atenção para minha ausência no noticiário apresentado também por minha conterrânea Rachel Sheherazade e meu companheiro na Pan Joseval Peixoto. Ele não deve ter feito isso.

Ainda que saiba que meus comentários não agradam a cúpula do PT, também não acredito que minha saída se deva a uma pressão sobre o companheiro diretor, mesmo porque Denise e Chagas nada têm que ver com minha ousada impertinência de todo dia. Se minhas críticas obstinadas tivessem algum peso eleitoral, Lula não teria sido eleito duas vezes nem Dilma teria derrotado José Serra, embora eu também não costume ser condescendente com esses tucanos de alto plumagem.

Além do mais, a meu ver, o histórico de imprudências de Parada não inclui a possibilidade de negar a teoria oficial do fim dos comentários substituindo minha presença no dia-a-dia por algum comentarista mais domesticado de acordo com o gosto dos companheiros. Seria uma confissão de culpa imperdoável. Seria também muito menos grave do que de fato deve ter ocorrido.

Acredito piamente e lamento mais ainda que ele não tenha mentido: o que fez foi mesmo substituir comentários por mais notícias. Em vez de um sujeito pernóstico deitando regras, o atual SBT prefere mostrar o flagrante da morte do frentista, o bebê que está bombando na Internet ou o macaquinho dançarino. Não me sinto vítima de nenhum tipo de retaliação nem mártir do jornalismo opinativo na TV. Infelizmente, sou apenas o representante de uma espécie em extinção: a do jornalista que tem opinião e por isso, goza de credibilidade. Em vez de rojões disparados por black blocs, Denise, Chagas e eu estamos sendo vitimados pela mordaça imposta em nome da prioridade da informação.

A COLUNA DE JOSÉ NÊUMANNE PINTO

Nasce Osvaldo Aranha, político e diplomata brasileiro

1894
Político e diplomata brasileiro, Osvaldo Euclides de Sousa Aranha nasceu em Alegrete (RS), no dia 15 de fevereiro de 1894. Amigo e aliado de Getúlio Vargas, esteve nos bastidores para organizar o golpe armado que derrubou Washington Luís na Revolução de 1930. Em seguida, foi nomeado ministro das pastas da Justiça e da Fazenda. Em 1934, tornou-se embaixador em Washington. Nesta época, ficou impressionado com a democracia dos Estados Unidos e sempre atuou na construção de uma boa relação com este país, tornando-se amigo pessoal do presidente Roosevelt. 

Deixou o cargo de embaixador por não aceitar os rumos do país com o Estado Novo, em 1937. No ano seguinte, é convencido por Getúlio Vargas a assumir o ministério das Relações Exteriores, onde novamente trabalhou por uma aproximação com os Estados Unidos. Durante a Segunda Guerra Mundial, defendeu a aliança com os EUA e era contra as ideias dos militares, partidários de uma aproximação com a Alemanha. Em 1944, deixou o cargo de chanceler após se sentir enfraquecido no governo. 

Retornou à cena política em 1947 como chefe da delegação brasileira na recém-criada Organização das Nações Unidas (ONU). Ele presidiu a segunda Assembleia Geral da ONU na votação para a divisão da Palestina, que resultou na criação do Estado de Israel naquele mesmo ano. Em 1953, no segundo governo Vargas, voltou ao ministério da Fazenda com a missão de tirar o Brasil de uma crise econômica. Com a morte do amigo Getúlio Vargas, ele deixou o governo para se dedicar aos negócios particulares. 

No governo Juscelino Kubitschek, Osvaldo Aranha volta para a ONU e depois deixa a vida pública. Na noite do dia 27 de janeiro de 1960, ele morreu em sua casa, no Rio de Janeiro, vítima de um ataque cardíaco. Uma curiosidade é que Osvaldo Aranha também era um apreciador da boa comida. Ele sempre ia ao restaurante Cosmopolita, no Rio de Janeiro, famoso por sua clientela de políticos. Aranha, frequentemente, pedia bife com bastante alho, acompanhado de batatas portuguesas, arroz branco e farofa. O prato ficou tão conhecido, que hoje existe o Filé à Osvaldo Aranha, um prato típico carioca.

Fatos históricos relacionados:

A INFÂNCIA ABANDONADA – ONDE COMEÇA A VIOLÊNCIA URBANA - III

Esse é o “metrô” no Acre que leva crianças às escolas. Um dos legados da Copa do Mundo de 2014

A UNICEF em 2007 já alertava para esta confusão conceitual no Brasil:

“Diferentemente do que alguns jornais, revistas ou veículos de comunicação em geral tem divulgado, a idade de responsabilidade penal no Brasil não se encontra em desequilíbrio se comparada à maioria dos países do mundo. De uma lista de 54 países analisados, a maioria deles como discutido a seguir, adota a idade de responsabilidade penal absoluta aos 18 anos de idade, como é o caso brasileiro. No entanto, tem sido fonte de grande confusão conceitual o fato de que muitos países possuam uma legislação especifica de responsabilidade penal juvenil e que portanto, acolham a expressão penal para designar a responsabilidade especial que incide sobre os adolescentes abaixo dos 18 anos. Neste caso, países como Alemanha, Espanha e França possuem idades de inicio da responsabilidade penal juvenil aos 14, 12 e 13 anos. No caso brasileiro tem inicio a mesma responsabilidade aos 12 anos de idade.”

Terminologia
Maioridade penal: o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa define “maioridade” como “a idade em que o indivíduo entra no pleno gozo de seus direitos civis”, e “maioridade penal” como “condição de maioridade para efeitos criminais”. A maioridade penal também é chamada de imputabilidade penal que significa a partir de que idade uma pessoa já é considerada maior de idade.
Idade da responsabilidade criminal – do inglês age of criminal responsibility: a expressão não é um sinônimo para maioridade penal, indicando apenas a idade a partir da qual uma pessoa pode ser criminalmente processada e julgada segundo as leis penais específicos para sua idade. Normalmente os países adotam modelos jurídicos diferenciados para o julgamento de menores de 18 anos (ou próximo desta idade), impedindo terminantemente ou evitando ao máximo tratá-los juridicamente da mesma forma que os adultos.
Regime penal especial para jovens: em alguns países, a legislação penal possui dispositivos criminais diferenciados para jovens na faixa etária acima da responsabilidade criminal até a maioridade penal (conforme o caso, até 18 anos, até 21 anos etc.). Em Portugal, por exemplo, há um regime penal diferenciado para a faixa etária dos 16 anos até aos 21 anos (ver seção “Portugal”). Na França, há tribunais criminais especiais para menores entre os 13 anos e os 18 anos (ver seção “Europa”). 
Regime legal para jovens infratores (não-penal): em outros países, a legislação estabelece procedimentos e penalidades administrativas ou “medidas socioeducativas” para crianças ou adolescentes em conflito com a lei, situados abaixo da maioridade penal. É o caso, por exemplo, de três países da América do Sul: Brasil, Colômbia e Peru, que adoptam esses procedimentos não-penais para jovens entre 12 e 18 anos. No entanto, o fato de não estarem classificadas como “medidas penais” na legislação destes países, não significa que não tenham cunho penal idêntico aos demais países que não adoptam um regime jurídico para menores mais claramente diferenciado, como no Brasil. Cabe atentar, por exemplo, que as 6 medidas “sócio-educativas” previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente tem finalidade de sanção-punitiva igual ou superior aos países que adotam explicitamente algum regime penal para jovens. (Fonte: Wikipédia).

Publicada a exoneração de Zé Lacerda


A edição do Diário Oficial do Estado deste sábado (15) traz a exoneração do cargo de consultor técnico do governo. O ato é assinado pelo governador Ricardo Coutinho (PSB). Lacerda respondia pelo cargo de confiança vinculado à Secretaria de Estado do Governo.

A exoneração de José Lacerda é confirmada após uma semana de muitas polêmicas. Elas começaram a partir das declarações de sua filha, a vereadora pessoense Raíssa Lacerda (PSD), que insinuou um rompimento político entre o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador. Em entrevista ao Correio Debate, da 98FM, a vereadora chegou a dizer que "os paraibanos vão pular num pé só de alegria com a reviravolta na política".

Blog do Tiao

Novas informações: Assalto aos correios de Nova Olinda resulta em veículo queimado e acidente com Policiais; três homens foram presos pela PRF e podem ser os assaltantes


O final da manhã desta sexta-feira (14) foi de bastante correria no centro da cidade de Nova Olinda, situada na microrregião do Vale do Piancó paraibano.

De acordo com as informações policiais, três homens fortemente armados chegaram em um veículo modelo Golf de cor branca, e em seguida anunciaram um assalto a Agência dos Correios local.  

(Veículo completamente destruído)

As informações são que os assaltantes levaram todo o dinheiro da agência, além da arma do vigilante. Logo após realizar o assalto, o trio fugiu em direção ao distrito de Manguenza, que também dá acesso a região de Princesa Isabel.

Imagens abaixo:

Acionado, dezenas de homens da Polícia Militar do 13º Batalhão de Itaporanga se mobilizaram para tentar identificar os criminosos. Após poucos minutos de diligências, a guarnição da Rotam encontrou o veículo utilizado durante a fuga, próximo a um riacho, ainda no município de Nova Olinda. Os criminosos atearam fogo no veículo e logo fugiram em duas motos, conforme o levantamento do Sargento Vilar.

Pouco tempo depois de ter sido vítima do assalto, o funcionário da Agência, prestou queixa do crime na Delegacia Civil da cidade de Piancó. Uma equipe da Polícia Federal da cidade de Patos só chegou ao local do crime, por volta das 17h, para colher provas e dar início as investigações.

Após realizar diligências por toda a redondeza, uma equipe da Força Tática, quando voltava para a Base do 13º BPM, por volta das 17h, se envolveu em um acidente. Segundo as informações, a viatura em que a equipe estava colidiu com uma moto que transitava no sentido contrário. Apenas o condutor da moto teve lesões, mas logo foi socorrido pelo Samu da cidade de Manaíra-PB.

(Trio preso pela PRF)

Já no início da noite, três homens foram presos no Posto Rodoviário Federal da cidade de São Mamede-PB. Segundo as informações, eles foram presos portando uma pistola e um revolver, além de várias munições. Os três homens estão presos na cidade de Patos e disseram que saíram da cidade de Jurú. Tudo indica que o trio possa ser o mesmo que assaltou a Agência dos Correios da cidade de Nova Olinda.  

(Armas apreendidas com o trio)

A Agência dos Correios de Nova Olinda já foi assaltada ao menos três vezes nos últimos anos. O último assalto a agência postal na região ocorreu em Curral Velho no final do ano passado, mas os assaltantes foram presos.

DiamanteOnline

Mais um assalto no Vale: desta vez em posto de combustível de Coremas

Assalto foi nessa madrugada e é o segundo ao posto em menos de seis meses


Por Redação da Folha – Depois do ataque aos Correios de Nova Olinda, na manhã dessa sexta-feira, 14, mais uma assalto foi registrado na região: agora em Coremas. O alvo dos criminosos foi um posto de combustível. O crime foi na madrugada deste sábado, 15.

Dois homens em uma moto chegaram ao posto Coremense, que fica na saía para Piancó, e, se fingindo de cliente, solicitaram um abastecimento, mas, no momento que o frentista, foi abastecer o veículo, eles anunciaram o assalto.

Depois de pegar todo o dinheiro que estava com o trabalhador, os criminosos ainda tentaram trancá-lo dentro de um cômodo do posto, mas não quiseram perder tempo e desistiram, fugindo em seguida, momento que o frentista acionou o pelotão da Polícia Militar. Diligências foram realizadas, mas sem êxito. Esse é o segundo assalto ao posto Coremense nos últimos seis meses. 

Reunião Espírita


 Pintura: Fernão Dias
REUNIÃO ESPÍRITA

( Espírito: UM AMIGO POETA
Médium: Aurelúcia.
CEJN – Catingueira.Pb)

A Serra se fez mais bonita
Vestida num manto antigo.
                                                                    
Pra receber a visita,
                                                             
grupo tão amigo.
Esta casa pobre e simples
Habitat de Jesus,
Parece se tornar cúmplice,
Daquele que busca a luz.
Quando um grupo se  reúne,
Em torno de uma crença,
Cristo a este se une,
E  marca sua presença.
A reunião se inicia, com a prece,
Vem a assistência espiritual,
Um coro de “anjos” desce,
Para fazer o  coral.
Depois  o evangelho é lido,
Alguém  fala de Jesus,
E “pequeninos” são trazidos,
Para aqui encontrar a luz.
O “alto” , da médium se aproxima,
E toma o seu pensamento.

Grava uma mensagem em rimas,

Em versos e ensinamentos.

Hora da fluidificação,
E a assistência  divina,
Coloca a medicação,
Nessa água cristalina.

Na prece final alguém pede,

Pra Jesus nos amparar,

A espiritualidade se despede,

Mas prometendo voltar.

Diretor, vice e agentes penitenciários são afastados por tortura no Sertão da Paraíba


O diretor e vice-diretor da Colônia Penal Agrícola de Sousa, no Sertão paraibano, e mais sete agentes penitenciários foram afastados dos cargos por determinação da justiça nesta sexta-feira (14).

O juiz José Normando Fernandes, da Vara de Execuções Penais, resolveu acolher denúncia do Ministério Público por tortura e abuso de autoridade dos servidores públicos.

Uma equipe de reportagem entrou em contato com o secretário de Administração Penitenciária (Seap), Wallber Virgolino, e o gerente executivo do sistema penitenciário, coronel Arnaldo Sobrinho, mas as ligações para os respectivos celulares não foram atendidas.

"Quando os apenados pediam tratamento médico ou odontológico, eram retirados de suas celas, encaminhados para o quarto chamado por eles de 'quartinho da tortura', eram agredidos e depois colocados no isolado", explicou o promotor Manoel Pereira.

"Em outras circunstâncias, quando detentos cometiam algum delito, eles colocavam o preso dentro de uma viatura fechada, nesse sol causticante de Sousa, depois levavam à delegacia para fazer inquérito, ao hospital para fazer exame de corpo de delito, na volta eram agredidos e colocados no isolado", destacou.

Segundo o promotor Manoel Pereira, além da tortura, os agentes também cometiam maus tratos contra animais que ficavam na unidade prisional, praticando 'tiro ao alvo' contra os bichos. "Pedimos o afastamento das funções e recolhimento da arma por crimes de tortura, formação de quadrilha, prevaricação e maus tratos contra animais. Havia gatos e cachorros no presídio e alguns agentes usavam animais como mira ou alvo, usando balas de borracha e espingarda de chumbo", afirmou o representante do Ministério Público de Sousa.
G1

Camila Vernaglia desamarra o biquíni em praia carioca



Camila Vernaglia desamarrou o biquíni enquanto tomava sol na tarde desta sexta-feira (3), na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Para evitar ficar com marca de sol, a modelo acabou deixando parte do seio à mostra.

Ex-assistente de palco de Marcos Mion, no Legendários, Camila ficou em 3º lugar no concurso Miss Bumbum no ano passado.

Para se refrescar, a modelo tomou um banho de mar e precisou segurar a parte de cima do biquíni para evitar mostrar demais.


Benefícios da melancia


A melancia, ou Citrullus vulgaris, é uma das frutas preferidas no verão. Sua cor rosa avermelhada, o sabor doce, a sensação refrescante que oferece junto a seu alto poder hidratante, a transformam em um alimento ideal para o verão.

Em seu cultivo, a melancia acumula grande quantidade de água, por isso, é importante que nos asseguremos de que a água seja pura e os fertilizantes utilizados sejam orgânicos.

Alguns produtores optam por regar a fruta com água de procedência duvidosa e, nesse caso, o consumo dessa melancia seria duplamente prejudicial.

Melhor com melancia

Essa fruta aquosa, que nos ajuda a matar a sede, também tem grandes benefícios para a circulação, melhorando consideravelmente os problemas de inchaço nas mãos e nos pés.

Porém, esse é apenas um de seus benefícios, a melancia também contém 90% de água, o que a torna um diurético natural, ajudando a limpar o corpo. É ideal para quem sofre de problemas renais ou apresenta problemas urinários.

Além dessa grande quantidade de água que nos oferece, o resto de sua composição apresenta uma alta porcentagem de fibras, que são úteis para melhorar a limpeza do intestino, colaborando na eliminação de resíduos tóxicos.


Ideal para fazer dietas

Apesar de seu sabor doce e o alto índice de hidratação que nos oferece, a melancia nos sacia sem acrescentar calorias em excesso ao organismo.

Isso faz com que ela esteja incluída em muitas das dietas propostas para emagrecimento, e inclusive dietas saudáveis para resolver algumas doenças que já citaremos.

Apesar de seu sabor doce, como já dissemos a melancia não é calórica (20 calorias a cada 100 gramas), e contém muitas vitaminas e minerais, dentre os quais se destaca o potássio em altas porcentagens.

Esse último elemento faz com que a melancia seja ideal para um café da manhã ou um lanche da tarde, diminuindo a oferta calórica em dietas e favorecendo a perda de peso.

Grandes princípios ativos

A melancia é composta por licopeno, um potente antioxidante, o mesmo presente no tomate e em diversas outras frutas e verduras, que é muito benéfico para o organismo, ajudando a levantar o sistema imunológico frente a problemas cancerígenos, asmáticos, osteoporóticos e artríticos.


Além disso, a casca da melancia, sobretudo sua parte branca, possui citrulina, que nada mais é que um princípio ativo com efeitos que potencializam a virilidade.

A citrulina, uma vez presente no organismo se transforma em arginina, um aminoácido que favorece o sistema circulatório ao aumentar a elasticidade das paredes e artérias.

O consumo diário de melancia oferece um efeito cardíaco saudável ao nosso organismo. Mas é conveniente consumi-la bastante tempo depois das refeições e das horas de descanso, para que seja mais digestiva.

Ao misturar com outros alimentos certas quantidades de frutas aquosas, dificultamos a digestão e o descanso, assim, o melhor a fazer é consumi-la entre as refeições.

Imagens oferecidas por: Miguel Angel, Arina Habich e S n o R k e l.

Melhor com Saúde

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Funcionária do Detran-PB é presa quando recebia R$ 100 para facilitar aprovação de CNH

Outra pessoa também foi detida em flagrante, enquanto pagava a quantia para a psicóloga do Departamento; os dois estão presos na 3ª Delegacia Distrital, em João Pessoa 

Mais duas pessoas foram presas em flagrante na tarde desta sexta-feira (14), em João Pessoa, acusadas de envolvimento em esquema de vendas de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH), que começou a ser desmanchado nessa quarta-feira (13). Uma delas é funcionária do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/PB). Até analfabetos pagavam R$ 2,5 mil para ter carteira de habilitação.

De acordo com a Corregedoria do Detran/PB, a ação foi realizada na própria sede do Detran-PB, no bairro de Mangabeira, Zona Sul da Capital. Amilton Gomes da Silva, de 47 anos, tentava pagar a quantia de R$ 100 para a psicóloga do órgão, Severina Celestina da Silva, de 63 anos, com o objetivo de ser aprovado na avaliação psicotécnica sem realizar a prova.

“Depois das cinco prisões efetuadas durante a operação da quarta-feira, nos estados da Paraíba e no Rio Grande do Norte, nós avançamos com as investigações visando localizar novos envolvidos na prática da venda de CNH. Agora, flagramos esse homem pagando pela aprovação no teste psicotécnico e infelizmente uma funcionária nossa também está envolvida”, declarou o delegado Leonardo Souto Maior, corregedor do Detran/PB, adiantando que as investigações serão intensificadas para tentar identificar outros envolvidos e coibir esse tipo de prática delituosa.

A dupla foi levada à 3ª Delegacia Distrital de João Pessoa, localizada no bairro do Pedro Gondim, onde deve permanecer até o encaminhamento judicial. Amilton Gomes da Silva vai responder pelo crime de corrupção ativa, de acordo com o artigo 333 do Código Penal Brasileiro, enquanto Severina Celestina da Silva será enquadrada no crime de corrupção passiva, previsto no artigo 317. Os dois delitos possuem pena de reclusão que podem ser de dois a doze anos, além de multa.

PortalCorreio

Jovem de Itaporanga tenta suicídio em S. Grande, e sobrevive graças à ação de populares

Ocorrência foi no começo dessa tarde


Por Redação da Folha – Thalisson Rodrigues de Caldas, que tem 25 anos e é de Itaporanga, tentou se matar em uma casa da Rua Francisco Vidal de Moura, em Serra Grande, onde, segundo Polícia Militar, vive maritalmente com uma mulher, que não se encontrava na residência no momento do fato.

A tentativa de suicídio ocorreu no começo da tarde desta sexta-feira, 14. De acordo com os policiais que atenderam a ocorrência, ele amarrou uma corrente em uma dobradiça de uma janela e tentou se enforcar, mas populares agiram rápido e conseguiram tirar a corrente do pescoço do jovem.

O Samu foi acionado e socorreu o rapaz, que chegou a desmaiar, mas se recuperou rapidamente e preferiu não dar entrada no hospital, segundo ainda a polícia, no entanto, ficou em Itaporanga, onde residem os seus pais. 

Creche Municipal de Emas começa a funcionar em dois turnos


A Creche Angelita Pereira na cidade de Emas começou o ano de 2014 funcionando pela primeira vez em dois turnos. Mães e Pais de Emas comemoram o início do ano letivo da CRECHE que agora está funcionando pela manhã e tarde

Há 4 anos que a creche não funcionava os dois turnos. Com muita garra e coragem, o prefeito Segundo Madruga abriu as portas do local o dia todo e ressaltou a importância desse período preparatório para as crianças desde os seus primeiros anos até os 5 anos de idade.


Foram matriculados 110 alunos neste ano e para comemorar este resultado, foi preparado um dia especial para os pais dos alunos na própria creche. Os mesmos conheceram todo o espaço e qualidade do material de seus filhos, ouviram testemunhos dos próprios professores e palestra da secretária de educação sobre convivência social, começando pelo processo da amizade, da divisão e colaboração mútua no desenvolvimento da linguagem e do conhecimento do mundo. 


A diretora da creche Fátima Galdino agradeceu ao Prefeito pelo seu empenho e carinho e diz que a cada dia se surpreende pela sua coragem e dedicação pelo município. Ela ainda agradeceu a Vice-Prefeita Anete Loureiro, a secretária de educação Soneide, e ao secretário de ação social Leonardo Júnior, pela honrosa presença na abertura das aulas da nossa creche. 

CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Assessoria

A jornalista paraibana Rachel Sheherazade é destaque na Forbes. Valeu!


A jornalista paraibana Rachel Sheherazade, âncora do jornal SBT Brasil, foi parar nas páginas da renomada revista Forbes, uma das mais importantes do mundo. Em matéria assinada pelo correspondente Anderson Antunes, a revista estampa a manchete que faz morder o cotovelo os esquerdistas doentes pela piedade com bandidos e defensores radicais do governo petista.

Eis a chamada da Forbes: “O Brasil não é um país civilizado, diz a mais controversa apresentadora de TV do país“. Nas redes sociais, Rachel tem recebido inúmeros apoios pelo seu comentário sobre a reação da sociedade à violência dos marginais.

No microblog Twitter, ela já acumulou em três dias mais de 25 mil novos seguidores, principalmente depois que o Sindicato dos Jornalistas do Rio de Janeiro, formado basicamente por militantes de esquerda, emitiu nota condenando sua fala e estimulando a censura contra ela.

Quando a nota dos sindicalistas foi publicada, a âncora do SBT tinha pouco mais de 53 mil seguidores no Twitter. Hoje, ela já ultrapassa 79 mil e deverá cravar a marca dos 80 mil até o final da noite. Rachel Sheherazade se tornou, sem pedir isso, a representante de um sentimento que tomou conta do povo brasileiro: indignação e reação ao caos.

YouTube é lançado oficialmente

2005
Em um dia como este, em 2005, era fundado o YouTube, um website que permite aos seus usuários o compartilhamento de vídeos. Seus fundadores foram Chad Hurley, Steve Chen e Jawed Karim, que trabalhavam para o site PayPal. O nome YouTube vem do inglês e significaria algo como “você televisiona” ou “você transmite”. 

O YouTube é o site mais popular do tipo na internet. Ali estão uma grande variedade de filmes, videoclipes e materiais caseiros. No dia 9 de outubro de 2006 foi anunciado que a companhia seria comprada pelo Google por US$ 1,65 bilhão em ações. A aquisição foi fechada em 13 de novembro.

Fatos históricos relacionados:

DISSE QUE NÃO IRIA E ACABOU FONDO: José Lacerda recua e decide pelo afastamento do Governo

Poucas horas após ser convencido pelo governador Ricardo Coutinho (PSB) a continuar à frente da Secretaria de Articulação Política do Governo do Estado, o ex-vice-governador José Lacerda Neto (PSD), declinou do convite e decidiu permanecer afastado da gestão estadual. 

O ex-deputado estadual entregou o cargo a Ricardo Coutinho após declarações da filha, vereadora Raíssa Lacerda (PSD), demonstrando torcida por um rompimento entre Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho no início da semana.

Na manhã desta sexta-feira (24), José Lacerda foi até a Granja Santana, residência oficial do governador do Estado, para agradecer o gesto de Ricardo Coutinho pela confiança, mas alegou que, por motivo de foro íntimo, não poderia mais permanecer a frente da pasta. O governador compreendeu a decisão de Lacerda e agradeceu pela sua participação na gestão. 

No entanto, o afastamento de Lacerda da gestão socialista está sendo feita de forma que não ficará nenhuma “rusga” com o gestor estadual, como garantiu agora a pouco a assessoria do ex-parlamentar.

Blog do Tião

Doações ‘sabotam’ cumprimento de pena, diz Gilmar Mendes a Suplicy

Em carta enviada ao senador petista Eduardo Suplicy (SP), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), faz duras críticas às campanhas criadas na internet para arrecadar doações para o pagamento das multas de filiados do PT condenados no processo do mensalão. Segundo o magistrado, essas iniciativas “sabotam e ridicularizam” o cumprimento das penas.

No texto, a que o Blog teve acesso com exclusividade, Gilmar Mendes afirma que a “falta de transparência” na arrecadação desses valores torna ainda mais “questionáveis” os sites lançados por simpatizantes de José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino.

No dia 4 de fevereiro, durante ato em defesa do ex-deputado João Paulo Cunha, Suplicy revelou a jornalistas ter feito doações a Genoino e Delúbio, mas não mencionou os valores. Na ocasião, o senador do PT disse que gostaria de ouvir explicações de Gilmar Mendes sobre os motivos de o magistrado ter levantado suspeitas sobre as doações. No mesmo dia, o magistrado havia cobrado que o Ministério Público investigasse a arrecadação promovida por aliados dos condenados do PT.

Na mesma semana, Suplicy enviou uma carta a Gilmar Mendes na qual afirmou que as doações foram legais e que o ministro não poderia colocá-las sob suspeita.

Na resposta enviada a Suplicy, o magistrado da Suprema Corte ressalta que não é contrário “à solidariedade a apenados”.  Mendes escreve ainda que tem certeza que Suplicy “liderará o ressarcimento ao erário público das vultosas cifras desviadas”. Ele, no entanto, reclama que os organizadores das campanhas dos petistas condenados na ação penal usaram sites hospedados no exterior para dificultar a fiscalização por parte das autoridades brasileiras.

“A falta de transparência na arrecadação desses valores torna ainda mais questionável procedimento que, mediando o pagamento de multa punitiva fixada em sentença de processo criminal, em última análise sabota e ridiculariza o cumprimento da pena – que a Constituição estabelece como individual e intransferível – pelo próprio apenado, fazendo aumentar a sensação de impunidade que tanto prejudica a paz social no país”, escreveu Gilmar Mendes na carta.

Procurada pelo Blog, a assessoria de Suplicy informou que o senador viajou para o Irã nesta sexta (14) e ainda não tem conhecimento do conteúdo da carta. Porém, funcionários de seu gabinete já encaminharam, por e-mail, o conteúdo da mensagem reproduzida no Blog. De acordo com assessores do parlamentar de São Paulo, o documento original ainda não chegou ao gabinete de Suplicy.

Publicado às 11h03

O gabinete do ministro Gilmar Mendes informou ao Blog que a carta foi encaminhada e recebida pelo gabinete do senador Eduardo Suplicy ainda na noite do dia 12 de fevereiro.

Atualizado às 16h57

Leia a íntegra da carta enviada pelo ministro do STF ao senador Eduardo Suplicy:

G1




Presidente estadual da OAB visita o Vale e se encontra com advogados de Itaporanga e Piancó

Visita foi na manhã desta sexta-feira


Por Redação da Folha – O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Seccional da Paraíba, Odon Bezerra, visitou o Vale na manhã desta sexta-feira, 14, e se encontrou com advogados de Itaporanga e Piancó em solenidade de abertura das atividades advocatícias de 2014.

Em Itaporanga, onde funciona a subseção regional da Ordem, o encontro foi no auditório do fórum local. Recepcionado pelo advogado Francisco Miguel da Silva Filho (Flexa), presidente da subseção, Odon Bezerra participou de um café da manhã e fez a entrega de carteiras da OAB para cinco novos advogados. Ele também inaugurou a nova sede da subseção regional.

Em Piancó, o presidente inaugurou a Sala dos Advogados no fórum local e se reuniu com advogados atuantes na comarca piancoense.

Em sua passagem pela região, Odon Bezerra ouviu muitas queixas dos colegas com relação ao funcionamento precário do judiciário regional, e concordou com as reclamações. Segundo ele, atualmente as comarcas da Paraíba têm um déficit de 61 juízes, além da falta de servidores. “Hoje o advogado tem muita dificuldade para atuar na Justiça comum por conta dessa falta de estrutura e está perdendo a credibilidade junto ao seu constituinte por essa lentidão da Justiça”, lamentou. 

Foto: momento que Flexa abre a reunião. 

Agência dos Correios de Nova Olinda é assaltada

A Agência dos Correios da cidade Nova Olinda foi assaltada por volta das 11:00 horas da manhã de hoje. Segundo informações da policia militar três homens chegaram em um veículo Golf de cor branca e anunciaram o assalto. Ainda com informações da policia dois homens usavam capuz e adentraram no local o terceiro homem ficou fora da Agência em apoio aos dois assaltantes.

No momento do assalto a policia informou que os assaltantes usavam armas de grosso calibre. Após o assalto os três homens fugiram de carro em direção ao povoado de Manguenza município de Nova Olinda. Os assaltantes abandonaram e queimaram o veiculo e agora estão em fuga utilizando uma moto Honda Broz

A polícia militar se encontra nesse momento em perseguição aos acusados e todos os acessos a Nova Olinda e cidades próximas estão sob vigília policial. A polícia militar do Pernambuco também se encontra em estado de alerta nas proximidades já que existe a possibilidade dos assaltantes usaram uma rota de fuga rumo ao vizinho estado. Aguardem mais informações.

ValenewsPB