sábado, 8 de fevereiro de 2014

Apoie Rachel Sheherazade contra a ditadura do discurso único!


A jornalista Rachel Sheherazade, apresentadora do telejornal SBT Brasil, está sendo perseguida por seus comentários durante o programa que apresenta. A jovem apresentadora ficou famosa por apresentar posicionamentos em rede nacional diferentes dos que estamos acostumados a ouvir: várias vezes criticou duramente o governo Dilma, o PT, posicionou-se contra o aborto e até mesmo exaltou a vinda do Papa Francisco ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude.

Agora, a intolerância dos “tolerantes” mostra mais uma vez suas armas: a jornalista está sendo alvo de duras críticas, e foi inclusive mencionada pelo ex-presidente Lula num almoço com a bancada do PTB. Lula disse que as opiniões da jovem jornalista “não tinham embasamento algum”, num claro descontentamento com as opiniões da jornalista. Além disso, diversas campanhas virtuais têm sido dirigidas contra a apresentadora, simplesmente porque ela discorda da opinião dominante vigente.

Mais uma vez, aqueles que se dizem tolerantes na verdade só toleram as opiniões que estão de acordo com o discurso único que cada vez mais toma conta dos meios de comunicação em nosso país. E como se não bastasse, discordâncias mínimas são suficientes para gerar uma onda de auto-vitimização que, na verdade, tem como fundamento o desejo de estabelecer um discurso único, sem nenhuma brecha para divergência de opiniões. 

Por isso, peça ao SBT que não só mantenha a apresentadora no ar, mas que, se possível, amplie o tempo para seus comentários, que ajudam os brasileiros a perceberem os graves problemas existentes em nosso país, muitos deles causados diretamente pelos quase 12 anos de governo do PT.

Deve haver em nosso país um ambiente em que, na imprensa, na academia ou em qualquer outro contexto, os profissionais das diversas áreas possam manter debates honestos, nos quais cada lado possa sustentar seus princípios e opiniões sem medo de ser patrulhado. A presença de Rachel Sheherazade no SBT Brasil, ainda que alguém não concorde com todos os seus posicionamentos, contribui para a manutenção da ordem democrática em nosso país, a qual, infelizmente, tem sofrido ataques cada vez mais graves pela esquerda autoritária no poder.


Citzen

Padre tarado

Eilzo Matos

Acho que Piancó não merece o rebaixamento moral de ter o Padre Aristides Ferreira da Cruz como seu herói. Das sombras emergiu como uma maldição, a sua figura sinistra. Indivíduo de comprovado mau comportamento social desde o seminário, fez pior no vicariato em Piancó. 

Fornicava adolescentes na matriz e nas capelas. Deixou mulher e filhos, mancomunou-se com assassinos, bandoleiros de feira, numa promiscuidade criminosa, estabeleceu censura nos costumes (logo ele), pintou e bordou. Um taradão, assediador sexual perigoso. A justiça divina tarda, mas não falta. Teve o fim que merecia. 

Escutei ainda criança, em conversas na calçada da minha avó, o padre Manoel Otaviano descrever cenas insólitas da conduta do padre Aristides, guindado à chefia política local com a derrota do candidato dos Leite Ferreira, o Monsenhor Walfredo Leal na eleição estadual em 1915, para o governo do Estado. 

A violência própria do cangaço dominou a vida do município. O padre Aristides decretou “toque de recolher” aplicável aos seus adversários, como acontece hoje nos morros cariocas dominados pelas gangues de traficantes de droga. Até o dr. Felizardo Leite Ferreira, médico, deputado federal, para atendimento profissional à noite, tinha de comunicar ao delegado de polícia pau mandado do padre Aristides. 

Tudo está narrado pelo padre Manoel Otaviano da APL e do IHGP na monumental e mais detalhada obra sobre a política em Piancó: “O Dr. Felizardo já estava em Misericórdia, Paula e Silva fez morada em Princesa, capitão Tolentino Leite recolheu-se à sua fazenda Pedra D´Água. Outros fugiram para mais longe.”, (OTAVIANO, Pe. Manoel - Os Mártires de Piancó Editora Teone – A Coluna Prestes na Paraíba – Editora Acauã João Pessoa PB”). Documento: Carta de Suspensão do Pe. Aristides "Ao Remº Padre Aristides Ferreira da Cruz.Tendo chegado ao nosso conhecimento a falta de obediência as nossas paternas admoestações, feitas pessoalmente a Vosso irmão, para fatos que desabona inteiramente a dignidade sacerdotal e até mesmo do homem de bem, o que infelizmente vemos comprovado e ao domínio de todos, com pesar retiramos de Vosso irmão, o exercício de todas as sagradas ordens, até que tenhamos a obediência que sempre temos recebido do nosso clero. 

Prezo ao Sagrado Coração de Jesus que o irmão, bem se compenetre da gravíssima responsabilidade que tem diante de Deus, servindo de escândalo a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo." Paço Episcopal da Paraíba. Em 16 de Julho de 1912. Adauto, Bispo Diocesano.

Corpo é encontrado em área rural de Olho D’água já em estado de decomposição

Homem ainda não foi identificado nem é possível saber se há sinais de violência no corpo


Por Redação da Folha – O corpo de um homem foi encontrado por populares em uma mata do sítio Garra, município de Olho D’água, na manhã deste sábado, 8. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local, que é de difícil acesso.

Assim que constatou o fato, a PM comunicou-o à Polícia Civil para os procedimentos necessários. Segundo o delegado plantonista José Pereira, que também esteve no local, o corpo já se encontra em elevado estado de decomposição e não é possível saber se foi ou não vítima de violência. Até agora o homem, que aparenta 40 anos, segundo dr. Pereira, não foi identificado.

O corpo ainda se encontra no local e o delegado vai acionar os bombeiros para a retirada do cadáver e encaminhá-lo para exame necrológico em Campina Grande. “Não temos pessoal para fazer a remoção do corpo, e somente os bombeiros podem resolver isso”, comentou. 

TA TODO MUNDO QUERENDO TIRAR UMA CASQUINHA DO PADRE


Ninguém se entende com relação essa suposta “coluna prestes” o certo, é que todos  tem a sua versão onde na verdade tudo não passou de um grupo de: Assassinos, ladrões, famintos, e poucos comunistas fracassados tentando sobreviver ao fiasco do movimento que caiu em decadência antes mesmo de entrar em Piancó.

Nosso desconfiômetro suspeita de que todos querem tirar uma casquinha as custas do pobre padre que Deus a tenha.

Na verdade, o  que houve mesmo, foi um ato arrogante entre poderosos da cidade, contra a injustiça causada por um sargento ” embriagado” que  impunemente alvejou a tiros um dos integrantes do grupo que passava pacificamente pela cidade, onde apelaram por justiça e nenhuma providencia foi tomada, dai apenas uma briga entre ” quadrilhas” que resultou em varias mortes .

.Aguardem, que a verdade vem a tona em breve.

Site do Tavinho

Professor lança cordel sobre passagem da Coluna Prestes em Piancó

 “A Coluna Prestes em Piancó”. Esse é o título do cordel que o professor João Trindade lançará hoje, às 19h30, na Escola Estadual Santo Antônio, em Piancó, sua terra natal. A publicação, que tem capa de Flávio Tavares, conta a saga da passagem da coluna por aquela cidade; uma passagem turbulenta, em que houve chacina e derramamento de sangue.

 O autor destaca que, apesar de haver nascido na cidade, procurou ser ser imparcial, coisa que, ainda segundo ele, ainda não foi feita: “Todas as obras publicadas até agora são parciais”, afirma o professor e poeta. A obra é um apanhado histórico feito em vários livros, entre eles os de padre Manuel Otaviano e Glauco Carneiro, sendo que este último não é apenas sobre a coluna, mas sim, sobre as revoluções brasileiras. Na ocasião, haverá, também, apresentação musical da banda filarmônica Novo Horizonte, de corais de estudantes,  do músico João leite e o do próprio professor Trindade.

O lançamento integra a  programação comemorativa aos 88 anos da passagem da coluna por aquela cidade, que prossegue no domingo, dia 09 (dia em que a coluna passou), com caminhada ao ar livre pelos locais onde se desenrolou a resistência da população à Coluna,  visita à casa onde morava o padre Aristides, encerrando-se no barreiro onde houve  a chacina de que foram vítimas vários piancoenses. Haverá, ainda, apresentações musicais com as atrações já citadas, e, finalmente, Palestro sobre o tema, com o escritor e advogado Yurick Azevedo de Lacerda, no Auditório da Escola Estadual Santo Antônio.

Blog do Tião

Tiririca vai novamente de fantasia tentar a reeleição


Francisco Everardo Oliveira Silva (PR) ainda não fechou o discurso que pretende trazer par tentar a reeleição como deputado federal, mas já decidiu que trará o personagem Tiririca de volta ao horário eleitoral, revela Marcel Frota, no blog Poder Online.

Em 2012 — lembra o colunista, — durante a campanha municipal em São Paulo, Tiririca não apareceu caracterizado para pedir votos para o tucano José Serra, candidato que o PR decidiu apoiar na Capital paulista. Havia uma discussão sobre a legalidade de o deputado usar o personagem para pedir votos para outros candidatos.

‘Tiririca diz que está cedo para definir a abordagem que usará para tentar a reeleição. Em 2010, os motes do personagem eram pedir votos para que ele descobrisse o que faz um deputado e o emblemático ‘pior que está não fica’.

Secretaria de educação de Nova Olinda inicia o ano letivo com jornada pedagógica

A Jornada Pedagógica 2014, promovida pela Secretaria de Educação de Nova Olinda, aconteceu nos dias 5 e 6 de fevereiro com a participação de Professores, Gestores, Técnicos da área pedagógica, Nutricionista e Psicóloga da Secretaria.

Esse primeiro tempo da trajetória do ano letivo foi oportuno para dar boas vindas aos profissionais de educação e oportunizar reflexões, com vistas à atualização do PPP das escolas. 

O evento teve uma programação bastante acolhedora, na avaliação dos participantes, que destacaram um grau de satisfação elevado, sentindo-se motivados para iniciar mais um ano letivo.

Na ocasião os professores receberam um kit contendo itens básicos para auxiliar em seu trabalho com os alunos. Houve também uma homenagem da Secretaria aos professores que se destacaram em 2013, os quais receberam uma placa em vidro, trazendo registrados seu nomes, o nome da escola onde lecionou em 2013 e uma frase parabenizando-os pelo excelente desempenho. 

Durante o evento foi apresentado o Plano de Trabalho da Secretaria de Educação, O Plano de Trabalho da Equipe Pedagógica, o Plano da Mobilização Social pela Educação e a Portaria nº 001/2014- SME, publicada pela Secretaria de Educação do município, para instituir as normas de funcionamento e organização do ano letivo de 2014 e estabelecer metas e diretrizes pedagógicas e administrativas para as escolas da rede municipal de ensino. Houve também a entrega de certificado aos professores cursistas do Proinfo. e uma apresentação. 

Pontua-se ainda a palestra ministrada pela Psicóloga da Secretaria, Maria do Socorro Costa, seguida de uma mesa redonda que oportunizou discussões bastante relevantes. A apresentação do PSE ficou por conta da Coordenadora Aline Morais que destacou a importância do cumprimento das ações pactuadas, ressaltando a necessidade de se concretizar o trabalho intersetorial das Secretarias de Educação e Saúde para melhorar o atendimento. 

O encontro contou ainda com uma fala da Nutricionista que discorreu sobre a proposta de trabalho para este ano, assegurando maior disponibilidade para estar acompanhando mais de perto o atendimento de sua competência. 


A presença da equipe da Educa Assessoria Educacional, no segundo dia do encontro, foi muito interessante, conduzindo as discussões sobre Proposta Pedagógica e Avaliação e apresentando informações sobre o sistema de informatização que a partir do segundo semestre, estará sendo implantado, gradativamente, na Secretaria de Educação do município.

A pauta proposta para os dois dias foi rigorosamente cumprida e, como pontuou a Secretária de Educação, em sua fala, “A Jornada Pedagógica 2014 foi um sucesso resultante do envolvimento da equipe, da receptividade e compromisso com a agenda dos dois dias de encontro.” 

CLICK AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Secretaria de Educação de Nova Olinda

Após ataque de governista, Vital do Rêgo defende legado de Ronaldo Cunha Lima

Cassistas viram abertura para composição e sinalização de chapa entre os dois partidos


Um dia depois de o deputado governista Tião Gomes (PSL) atacar os legados dos governos Ronaldo e Cássio Cunha Lima (PSDB), o senador Vital do Rêgo (PMDB) postou mensagem no twitter neste sábado (8) que pode ser interpretada como solidariedade ao clã Cunha Lima e até senha para, quem sabe, a especulada aliança entre os grupos e o PSDB e PMDB na eleição deste ano na Paraíba.

Na tuitada, Vital foi categórico: “Há memórias que, pela sua história, são inatacáveis. Verdadeiros patrimônios que honram a Paraíba”. Logo abaixo das frases, uma fotografia de Vital do Rêgo e Ronaldo Cunha Lima, pais de Vitalzinho e Cássio, respectivamente.

Cassistas ouvidos pelo MaisPB entenderam a postagem como uma senha, inconfundível, para uma provável chapa a ser formada no futuro. Cássio governador e Veneziano Vital, ex-prefeito de Campina Grande, para o Senado.

Nos bastidores, são cada vez mais crescentes os burburinhos e conversações em torno de uma aliança entre PSDB e PMDB na Paraíba, em caso da confirmação de rompimento de Cássio com o governador Ricardo Coutinho (PMDB).

Setores do PMDB defendem internamente a aliança já no primeiro turno. Entre eles, os deputados Manoel Júnior e Trócolli Júnior.

Ataque - Essa semana, em entrevista nas rádios de João Pessoa, o deputado governista Tião Gomes (PSL) espinafrou as gestões de Ronaldo Cunha Lima e Cássio Cunha Lima (PSDB), pai e filho, para quem as duas não têm o que mostrar, diferente dos resultados da administração do governador Ricardo Coutinho. Tião sugeriu o comparativo e foi além na crítica a Cássio: "Ele só sabe abraçar e dar cheirinho",

MasPB

Reajuste do piso nacional do magistério e as Prefeituras que mais arrecadam Fundeb no Vale

Há Prefeituras regionais que ainda não cumprem a lei do piso, apesar de uma boa receita do Fundeb


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale – O piso nacional do magistério sofreu um reajuste de 8,32% em 2014 em relação ao ano passado, passando de R$ 1.567,00 para R$ 1.697,39, para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. O reajuste deve gerar um impacto financeiro nas finanças da Prefeituras do Vale, mas nem todas cumprem a lei do piso.

Com o aumento, uma boa parcela dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb) será para pagamento dos professores, mas em muitos municípios o salário da categoria ainda está distante do piso nacional.

Em 2013, o município que recebeu o maior volume de recursos do fundo foi Piancó, para onde foram destinados mais de 5,5 milhões de reais. Depois veio Conceição, com mais de 5,1 milhões; Itaporanga, que superou os 4,2 milhões; e Coremas, que recebeu mais de 3,7 milhões de reais e, a partir do ano passado, começou a pagar o piso aos seus professores, um reajuste expressivo no contracheque da categoria coremense.

Segundo a CNM, “O piso é reajustado anualmente no mês de janeiro pelo percentual de crescimento do valor mínimo por aluno referente aos anos iniciais do ensino fundamental urbano do Fundeb. Aplicado entre 2010 e 2013, esse critério vem implicando aumentos acima da inflação do ano anterior e acima do crescimento da receita do próprio fundo”.

Advogado diz que revisão de FGTS pode dobrar o saldo; saiba quanto você pode ganhar


A discussão sobre o índice a ser usado para corrigir o saldo das contas de FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ganhou um novo capítulo nesta semana, quando a DPU (Defensoria Pública da União) entrou com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul.

Se o juiz der ganho de causa para os trabalhadores, o saldo do fundo de garantia pode dobrar de valor, segundo o Instituto FGTS Fácil.

Confira abaixo alguns exemplos da diferença na remuneração desde 1999 a janeiro deste ano.

Tabela abaixo:

Atualmente, o saldo das contas do fundo de garantia de todos os trabalhadores com carteira assinada é corrigido pela TR (Taxa Referencial) mais 3% ao ano. No entanto, esse cálculo não reflete a inflação. Com isso, os trabalhadores estão perdendo o poder de compra.

Segundo o presidente do Instituto FGTS Fácil, Mario Alberto Avelino, os trabalhadores precisam saber exatamente quanto eles têm em conta para calcular o que teriam direito se o saldo fosse corrigido pelo INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor), por exemplo.

— Criamos uma ferramenta gratuita para que todas as pessoas possam saber o quanto terão de correção. Mas os trabalhadores não devem ficar esperando uma decisão sobre essa ação na Justiça gaúcha. Cada profissional deve entrar com uma ação, seja individual, em grupo de até dez pessoas ou por meio dos sindicatos, com cobrança simbólica que vai de R$ 5 a R$ 10.

De acordo com Avelino, se a Justiça decidir que os trabalhadores têm direito a receber a correção pelo INPC, no lugar do cálculo atual, haverá um impacto de R$ 200 bilhões.

— Apenas de multas por demissão sem justa causa nesse período, as empresas deixaram de pagar R$ 50 bilhões.

Devo entrar com ação?
O advogado Vanderly Pinto, atuante na região do Vale do Piancó paraibano, afirma que os trabalhadores devem entrar com ação o quanto antes, até para ter a segurança de que vão receber a diferença caso a Justiça limite a correção no tempo.

— Para não haver um colapso com a quantidade de dinheiro a ser paga, e para que a Caixa tenha condição de pagar, a Justiça pode dar o reajuste apenas a quem entrou com ação até uma determinada data. Por isso, é interessante aproveitar o momento e entrar com uma ação.

A ação da defensoria se une a outras 39 mil que estão na primeira instância e aguardam uma solução definitiva da Justiça. Das que foram avaliadas, a Caixa ganhou 18 mil e perdeu 15.

A polêmica sobre o índice de correção a ser adotado só deve ser resolvida definitivamente após a questão chegar ao STF (Supremo Tribunal Federal), o que pode levar três ou quatro anos, segundo os especialistas. No julgamento sobre o valor de correção de precatórios, o STF decidiu que deve ser utilizado o índice de inflação e não o da poupança.

Click na imagem para ampliar

R7 com DO

Aluno de Medicina é expulso de faculdade paraibana após fraude em vestibular

A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba cancelou a matrícula de um estudante de 22 anos porque, segundo a instituição de ensino superior, ele teria sido aprovado no vestibular por meio de fraudes. O estudante recorreu ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), mas teve o provimento negado nessa quinta-feira (6).

A faculdade constatou, por meio de confronto papiloscópico e comparação de fotografias, que uma terceira pessoa teria realizado as provas no lugar do rapaz. A Terceira Turma do TRF5, por unanimidade, entendeu que ele teve tempo de oferecer defesa, mas disse no mandado de segurança que não sabia o motivo de ter sido desligado da faculdade.

“Vale salientar que, mesmo que o Aviso de Recebimento não tenha sido recebido pelo impetrante, como alegado na sua apelação, constata-se que foi remetido para o endereço correto e que se verifica que o recibo de entrega foi assinado por uma pessoa que pelo sobrenome, denota ser parente do impetrante/apelante, o que afasta a alegação de que o telegrama havia sido recebido por terceiro desconhecido, ocasionando o cerceamento de defesa”, afirmou o relator, desembargador federal Geraldo Apoliano.

O jovem estava matriculado no curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba, visto que havia sido aprovado no vestibular daquela instituição, realizado em junho de 2012.

Em 18/09/2012, o aluno foi impedido de adentrar na Faculdade de Medicina e de ter acesso ao sistema acadêmico do curso. Depois, foi desligado da instituição. Inconformado, o estudante ajuizou mandado de segurança contra o ato proibitivo do diretor geral do Centro Nordestino de Ensino Superior.

Convocada para prestar informações, a Faculdade de Medicina comprovou nos autos que ele teria sido aprovado no vestibular por meios fraudulentos. Segundo os laudos periciais realizados, as impressões digitais colhidas na ocasião do processo seletivo não apresentavam pontos característicos idênticos e coincidentes.

Além disso, os registros fotográficos entregues na inscrição do vestibular eram completamente diferentes dos apresentados quando da inscrição na biblioteca da faculdade.

PortalCorreio

Empresário itaporanguense compra cavalo por 300 mil reais e aquece o mundo da vaquejada


A informação foi colhida pelo Portal DiamanteOnline, o empresário Mauricélio Costa, natural de Itaporanga acaba de comprar o cavalo Kiko, que conquistou vários títulos na sela de Wesley Paiacan.

Considerado um dos cavalos mais caros do nordeste, Mauricélio ofertou a quantia de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais) e trouxe para o haras 4M o seu mais novo mascote.


(Imagem de Mauricélio comemorando premiação em vaquejada recente)

A cada dia o esporte fica mais caro. Nos últimos anos, são vários os empresários do Vale do Piancó que vem investindo caro no mundo das vaquejadas.

DiamanteOnline 

Diocese de Cajazeiras celebra seus 100 anos

A comunidade católica do sertão paraibano já vive, de forma intensa, o clima festivo que marca o inicio da programação do ano centenário da Diocese de Cajazeiras.

A programação será aberta neste sábado (08), com uma missa campal, as 17h00, em frente à catedral de Nossa Senhora da Piedade, que será presidida pelo Arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto e contará com as presenças de dezenas de bispos de todo o nordeste e centenas de padres das mais diversas dioceses.

O bispo da Diocese de Cajazeiras, Dom José Gonzáles Alonso, presidiu a concelebração da missa na catedral de Nossa Senhora da Piedade, no final da tarde desta quinta-feira (06), para registrar a data em que a Diocese foi criada – (06 de fevereiro de 1.914), pelo Papa Pio X, através da Bula “Maius Catholicae Religionis Incrementam”, desmembrando-a da diocese da Paraíba que, na mesma data, foi elevada a dignidade de metrópole.

A Diocese de Cajazeiras abrangia, inicialmente, toda a região sertaneja do estado da Paraíba, deste Santa Luzia, Teixeira, Patos e região de Piancó. Atualmente ela se limita com as Dioceses de Crato/CE, Iguatú/Ce, Mossoró/RN, Patos/PB e Afogados da Ingazeira/PE, englobando 54 municípios, numa área de 14.574,7 km².

Como a Diocese só foi instalada em 29 de junho de 1915, pelo papa Bento XV, as comemorações do Ano Centenário se estenderão até o próximo ano, com shows de artistas de renome nacional, Congressos, Romarias, Peregrinação da imagem da padroeira Nossa Senhora da Piedade, por todas as paróquias e no encerramento a Missa contará com a presença do Núncio Apostólico, que é o representante do Papa no Brasil.

Adjamilton Pereira

Prefeitura regional tem recursos sequestrados pelo TJ para pagamento de precatórios

Despacho foi publicado nessa sexta-feira


Por Redação da Folha – O Tribunal de Justiça da Paraíba determinou o sequestro de recursos da Prefeitura de Emas para o pagamento de precatórios, que são dívidas do poder público cobradas judicialmente. A determinação foi publicada nessa sexta-feira, 7, na edição eletrônica do Diário Oficial da Justiça.

A Prefeitura teve uma retirada em sua conta de quase 6 mil reais em razão do não pagamento dos precatórios referentes ao exercício de 2012, o que motivou a abertura de processo administrativo no âmbito do judiciário estadual, culminando com a determinação do sequestro dos recursos.

Além de Emas, mais seis Prefeituras do Estado também tiveram recursos sequestrados para o pagamento de precatórios.

UFPB e UFCG aderem a movimento grevista e podem parar as aulas a partir de março

As universidades federais da Paraíba e de Campina Grande sinalizam que podem parar as atividades em uma greve prevista para começar em março deste ano.

As duas instituições estão entre as 46 que concordaram com a interrupção do calendário escolar, por tempo indeterminado, conforme consta no quadro da greve nacional das universidades federais divulgado pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra).

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba (Sintesp-PB), Severino Ramos, está em Brasília/DF, onde participa de uma série de atividades marcadas pela Fasubra.

Segundo o calendário de Lançamento da Campanha Nacional dos servidores públicos federais, a Fasubra realizou em 3 e 4 de fevereiro a reunião da Direção Nacional; no dia 5, fez uma grande manifestação para marcar o lançamento nacional da Campanha Salarial 2014 e na quinta-feira (6), o Fórum realizou o Seminário Dívida Pública, em Brasília. 

Encerrando a etapa de mobilização, os trabalhadores federais se encontram em uma Plenária do Fórum das Entidades dos Trabalhadores no Serviço Público nesta sexta-feira (7), também na capital federal. Neste sábado (8) e domingo (9), as delegações dos sindicatos de base da Federação voltam a se reunir em Plenária Nacional para debater a conjuntura e deliberar sobre o indicativo de greve. 

De acordo com uma das dirigentes do Sintesp-PB, Evanilda dos Santos, não está definido que realmente vai haver uma paralisação por tempo indeterminado na UFPB e na UFCG, mas que isso está previsto para ocorrer. As reivindicações da categoria ainda são estudadas. “Somente quando o presidente voltar da capital federal é que vamos saber se haverá o não uma greve”, disse a dirigente.

A última greve das instituições federais ocorreu em 2012, quando houve uma longa paralisação que ainda interfere nos calendários escolares de 2014.

Alisson Correia

PUNIÇÃO LEGAL, RETRATAMENTO EM REDE NACIONAL E RETIRADA DO SBT DA JORNALISTA RACHEL SHEHERAZADE

Por que isto é importante


A jornalista do "jornal do SBT" Rachel Sheherazade, tem emitido opiniões que ofendem ativistas, protetores e defensores das causas em defesa dos animais, em uma atitude antiética. a mesma em suas falas, ignora as leis conquistadas a favor dos animais e reporta, em rede nacional, opiniões que excitam negativamente a população.

Assine a peticiona:

Vereador denuncia Energisa por cobrar muito mais a taxa de iluminação pública

O vereador Ivanilton Palmeira provoca polêmica na primeira sezão da Cãmara Municipal de Itaporanga, após a volta do recesso parlamentar ao acusar a concessionária de energia elétrica, no caso a Energisa, de extorquir o contribuinte itaporanguense.

O presidente da casa, aproveita para alfinetar o prefeito, pelo não comparecimento ao inicio dos trabalhos do ano de 2014.

Veja o vídeo: 

Babi Rossi diz que usa ‘kit de sexo’ orientada pela mãe: adoro vibrador


Durante o ensaio para o Paparazzo, Babi Rossi fez várias revelações. A ex-panicat contou que sempre que engrena um namoro sai de casa com apetrechos especiais para incendiar as noites de amor. Trata-se de um kit para a hora do sexo. Na bolsinha tem de vibrador até creminhos especiais que aquecem. Esses últimos, por sinal, são seus preferidos. “Toda mulher deve ter um kit desses. Acho que quando bate o tesão vale tudo”, diz Babi, nos bastidores do ensaio.

Todas as novidades que surgem nessa área são apresentadas a Babi pela mãe, Margareth, de 43 anos. Margareth é dona de um sex shop em São Paulo e uma das maiores incentivadoras da filha para usar os brinquedinhos. “Sempre tive um relacionamento de sinceridade com meus pais. Somos muito amigos e conversamos abertamente sobre sexo”, diz Babi, que ainda mora com os pais em São Paulo. “Temos que ser criativas com os parceiros, porque se não fizermos com eles, eles farão com outras”.

Babi, que já revelou ter sido ‘professora’ do ex-namorado Olin no quesito sexo , conta que costumava usar com ele um gel especial. “Dá um calorzinho na hora que passa. Muito bom!” O kit do sexo, no entanto, só entra em cena quando o namoro já engrena. Do contrário, o felizardo não irá usufruí-lo. “Se eu chegar logo com os brinquedos, acho que assusto o cara (risos)!”.


Como aliviar câimbras musculares


Se sentir dor nos incomoda e desanima, o que falar das dores causadas pelas câimbras musculares. Essas dores podem nos levar ao desespero!

Neste artigo, analisaremos quais são as possíveis causas das câimbras e de que maneira – com técnicas simples – podemos aliviar o mal estar causado por elas.

Como veremos, essa “paralisia” dolorosa e temporária que chamamos de câimbra pode ser produzida por diversas razões: submeter nossos músculos a esforço excessivo, realizar algum movimento não usual… Inclusive é possível que aconteça também por permanecermos muito tempo na mesma posição (sentados, parados, etc.).

Outro possível motivo é que o corpo fique desidratado, ou seja, que não haja a quantidade de líquido necessária ou que haja carência de minerais na dieta, e até mesmo por chegada insuficiente de sangue aos músculos.

Mas, as câimbras também são causadas pela exposição ao frio, o estresse, a anemia, deficiências de vitamina E, doenças tais como artrite, arteriosclerose e fibromialgia ou o uso de alguns medicamentos como os diuréticos.

E podem afetar a qualquer músculo do corpo, sendo mais comuns nas panturrilhas, coxas, pés e mãos.

Métodos para aliviar a dor causada por câimbras

1. Como uma primeira medida, aplique gelo, receita infalível na maioria dos casos. Um pouco de gelo na zona afetada fará com que o músculo relaxe.

2. Também é bom aplicar na região panos encharcados de infusão de arnica ou vinagre de maçã por 5 minutos. Passado esse tempo, retirar e voltar a aplicar se a dor persistir. A arnica alivia a dor e ativa a circulação.

3. Caso a câimbra seja nas pernas, misture uma colher de chá de semente de mostarda em um litro d’água. Deixe ferver por 10 minutos e adicione à água do banho para banhar as pernas durante 20 minutos.

4. Além disso, várias vezes ao dia, aplique sobre a região afetada, óleos essenciais como o de eucalipto, pinho, alecrim ou tomilho, que proporcionam uma sensação de calor que ajudará a relaxar a zona afetada.

5. Quando as câimbras são causadas pela realização de uma grande carga de esforço, a melhor solução é descansar. Se pode conciliar o descanso ao sono, melhor ainda.

6. Caso não consiga dormir e a dor gerada pela câimbra se estenda por mais de cinco minutos, tome um banho de água morna. Isto ajudará a alcançar o grau de relaxamento necessário.

7. Se a câimbra é produzida, por exemplo, em uma perna, ou braço, o melhor é que realiza um leve estiramento do músculo, ou aplique uma massagem na direção contrária à direção da dor, o que estirará gradualmente o músculo e conseguirá relaxa-lo.

O importante é que deve ser feito no momento em que a dor começar, para evitar lesões musculares.

8. Preste muita atenção à hidratação, caso esteja realizando atividades físicas ou não. É fundamental manter o organismo hidratado o tempo inteiro. Porém, é conveniente que não consumamos produtos com altos teores de açúcar.

9. Se a causa da câimbra é falta de minerais, misture uma colher de mel e outra de vinagre de maçã em uma xícara de água quente e beba. Isto proporcionará uma distribuição adequada de cálcio no corpo e assim, evitará as câimbras crônicas.

Como prevenir as câimbras musculares?

Caso decida realizar alguma atividade física ou esporte específico, considere as seguintes dicas:

- Antes de começar qualquer exercício físico, realize exercícios de aquecimento.

- Descanse o suficiente antes e depois de fazer exercícios.

- Alimente-se bem para que seu corpo tenha todos os nutrientes necessários, sobretudo, consuma alimentos ricos em potássio, tais como a banana.

- Toma água antes, durante e depois de qualquer atividade física.

Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio.

E se ainda assim você estiver experimentando episódios frequentes de câimbra, o mais recomendável é procurar seu médico, pois câimbras podem ser indicadores de algum tipo de problema muscular mais sério.

E depois de pôr em prática essas dicas, só resta dizer adeus às câimbras!

Imagem oferecida por: Maxey

Melhor com Saúde

Retirar o Espirito da Letra

Retirar o Espírito Da Letra
(Reynollds Augusto)

Todos nós sabemos que existe a verdade. Mas ela ainda está, inalcançável a nós, pobres espíritos orgulhoso e egoístas, que moramos em um planeta atrasado moralmente, que parece mais uma poeira cósmica, viajando pelo espaço infindo. Esse é o universo material, que vemos.

Há o universo espiritual, que existe, pré-existe e sobrevive a tudo, bem maior. Nossa “racionalidade” não consegue perceber essa verdade. Na nossa condição, entender a vida é um mistério.  Somos, ainda, como feras, devorando os outros, alimentados pelas ilusões e inventando fórmulas, para projetar a nossa personalidade.

Alguns se arvoram detentores dessa verdade e enganam os incautos, fragilizados pelo sofrimento e influenciados pela fé irracional, que aprisionam muitos no carro das ilusões.  Jesus, sempre maduro e tendo percepção de futuro, pois via além do tempo, já asseverara que “haverá falsos Cristos e profetas que enganarão até os escolhidos”. Eita!

 Há aqueles, de boa fé, que realmente interpretam as passagens bíblicas ao sabor da sua maturidade e isso é compreensível, pois cada qual tem o seu papel na senda do progresso. Mas há os de má-fé mesmo, que manipulam e utilizam as forças vivas do universo para se locupletarem financeiramente ás custas do sofrimento dos outros. Divulgam um Jesus que não é aquele nazareno, filho dos humildes Maria e José, que ensinou a humanidade: “De que adianta ao homem ganhar o mundo e perder a sua alma”

Entende?

Eu até acredito que o povo sofrido, buscando curas para as suas dores, alcance o resultado de seus sinceros pedidos, pois a “fé remove montanhas”.  O Pai não vê as aparências e sim a sinceridade.  E há médicos espirituais que agem do perispírito (que é o nosso corpo espiritual), para minimizar as dores, repercutindo no corpo somático, que é o corpo físico. É por isso que os médicos da medicina convencional têm à conta de “milagres” certos restabelecimento orgânicos, que seriam impossíveis aos seus olhos profissionais e á luz da ciência tradicional. Quando a medicina descobrir a existência do perispírito, a “coisa” vai melhorar.

É como a figura do demônio. Tem gente que acredita mesmo no “coisa ruim”.  Não entende que sempre foi um símbolo criado pela ortodoxia religiosa e que representa o nosso estado interior desajustado, que precisa ser “trabalhado” para adquirir valores morais e substituir sentimentos ineficazes.

A estória afirma que eles, os demônios, tinham sido anjos que pecaram antes da criação de Adão. Foram castigados à marginalização. Foram para o inferno, uma região atormentada. Dizem que está no centro da Terra e ele estão no firme propósito de torturar as almas. Alguns pastores os amarram em nome de Jesus, mas esses nóis são frouxos, pois logo estão de volta a atormentar os desavisados.

Essa é uma tese que não se sustenta mais às luzes da racionalidade presente. É claro que existem espíritos atrasados, mentirosos, enganadores, como os seres humanos. Pois os espíritos somos nós, sem esse corpo físico, que está na contagem regressiva e que morre todo dia.

Eles podem nos influenciar, pois tem “lá” cada “cabra” ruim, mas só nos deixamos ser influenciados quando não buscamos o equilíbrio interior. O mestres já nos disse “Orai e Vigiai, para não cairdes em tentação”. Orar é estar ligado a Deus, vigiar é se conhecer para controlar as más tendências e realizar o que o sábio da antiguidade ensinou: “Conhece-te a ti mesmo”.

Santo Agostinho no Evangelho segundo o Espiritismo já ensinou a fórmula: “Fazei o que eu fazia, quando vivi na Terra: ao fim do dia interrogava a minha consciência, passava revista ao que fizera e perguntava a mim mesmo se não faltara algum dever, se ninguém tivera motivo para de mim se queixar. ”

Demônio e anjos estão dentro de nós. E “ninguém pode ser induzido o mal, senão pelo mal que guarda em seu próprio coração.

É preciso extrair o espírito na letra.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

PF apreende 102 kg de maconha em cadeiras de balanços infantis na PB

Tábua de cadeirinhas tinha droga enxertada. Preso vinha de Curitiba, Paraná, em ônibus interestadual.

PF encontrou 102kg de maconha em cadeiras de balanço infantis (Foto: Antônio Glautter/Polícia Federal)

Mais de 102 kg de maconha foram encontrados pela Polícia Federal no Sertão da Paraíba, nesta sexta-feira (7), escondidos em cadeiras de balanços infantis. De acordo com o delegado Antônio Glautter, durante toda a semana a Polícia Federal realizou abordagens na região da cidade de Patos e acabou flagrando a droga sendo transportada por um paraibano dentro de um ônibus interestadual do Paraná. Segundo a assessoria de comunicação da PF, esta foi a maior apreensão de droga no ano no estado.

saiba mais

Por volta das 9h, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Cajazeiras, os agentes abordaram passageiros em um ônibus que havia saído de Curitiba,no Paraná, e passado também por São Paulo e outros estados. Segundo a polícia, a droga foi encontrada com um homem de 27 anos, natural de São Bento, também no Sertão paraibano, local onde ela seria entregue a um distribuídor por cerca de R$ 100 mil.

O delegado Antônio Glautter explicou que os policiais desconfiaram do passageiro durante a operação e fizeram buscas na bagagem que ele transportava. "Conforme nosso trabalho de investigação, desde segunda-feira (3) fizemos barreiras em vários pontos próximos a Patos, abordando ônibus de linha que vinham de fora do estado. Na hora da entrevista, conversamos com as pessoas e ele chamou a atenção dos policiais", explicou.
A droga foi encontrada escondida em balanços de crianças. São cadeiras com tampo de madeira, revestida com pano rústico artesanal, que podem ser penduradas no tronco de árvores, por exemplo. "A maconha estava enxertada na tábua. Sabemos que ele embarcou em Curitiba, mas ainda estamos investigando onde ele pegou a droga e a que distribuidor ela seria repassada em São Bento", destacou o delegado.

O preso foi levado para a delegacia da Polícia Federal de Patos e autuado em flagrante por tráfico e associação para o tráfico, pela Lei 11.343/2006.

G1 PB

Vital admite candidaturas do PMDB, PT e Blocão, mas aposta na unidade pró Dilma

Senador entende que é preciso Pacto de superação respeitando diversos interesses

 
O senador Vital do Rego Filho deixou uma reunião em Campina Grande para fazer uma avaliação contemporânea sobre seu mandato, o PMDB, PT, outros aliados e a perspectiva de Ministério no Governo Federal dizendo-se sereno, obediente aos projetos de seu partido e compreendendo as candidaturas expostas peemedista e petista na Paraiba como um amadurecimento dos tempos atuais, mesmo assim advoga que, em nome do projeto maior em torno da reeleição de Dilma Rousseff, as duas agremiações, bem como os demais partidos da base aliada encontrem meios e pacto para superar os problemas pessoais ou locais.
- O PMDB tem candidatura própria em torno de Veneziano Vital, da mesma forma que o PT tem a combativa ex-vereadora Nadja Palitor, além do mais precisamos respeitar a postulação do deputado federal Leonardo Gadelha neste sentido e, muito especialmente, o Ministro Aguinaldo Ribeiro com idêntica e legitima intenção, mesmo assim, apesar de valorizar a importância de Vené temos a compreensão de que se nos unirmos em torno de Dilma o resultado será de vitória – observou.
Para ele, as dificuldades particulares podem e devem ser respeitadas, mesmo assim compreende a necessidade de que as questões pessoais sejam menores do que as coletivas.

- Compreendemos o movimento do PT de lançar Nadja, mas não vamos pactuar com distanciamento porque na conjuntura de valorização de Dilma com Temer tudo pode acontecer, mas respeitando a liderança do PT e do prefeito Luciano Cartaxo, que precisam estar antenados e próximos da luta em favor de Dilma – frisou.
Sobre o PP e PSC, ele disse que mantém respeito pelos movimentos e intenções dos dois partidos, em especial dos seus líderes Aguinaldo Ribeiro e Leonardo Gadelha, mas observou que o tempo é de superação. 
- É possível que tenhamos divergências e até convivamos com dificuldades, mas prefiro compreender tudo dentro da normalidade da vida democrática e propor um novo Pacto assumido publicamente para agora e 2016 admitindo os projetos também dos partidos da base de Dilma e João Pessoa, Campina Grande e Sousa – completou.
Sobre a nomeação num dos ministérios, ele explicou que não postula individualmente nenhuma pretensão de poder, mas entende a conjuntura com esforço e determinação do partido porque sou aliado e cumpro com as missões do meu partido - frisou se dizendo tranquilo.
 
Walter Santos / WSCOM Online

Região Metropolitana do Vale do Piancó


A Região Metropolitana do Vale do Piancó é uma região metropolitana brasileira localizada no estado da Paraíba e é constituída por 18 municípios. Foi sancionada pelo então governador Ricardo Coutinho (propositura do deputado estadual Wilson Leite Braga) no dia 6 de julho de 2012 e publicado no Diário Oficial da Paraíba no dia 8 de julho de 2012.

Municípios

  1. Aguiar
  2. Boa Ventura
  3. Conceição
  4. Coremas
  5. Curral Velho
  6. Diamante
  7. Ibiara
  8. Igaracy
  9. Itaporanga
  10. Nova Olinda
  11. Olho d'Água
  12. Pedra Branca
  13. Piancó
  14. Santa Inês
  15. Santana de Mangueira
  16. Santana dos Garrotes
  17. Serra Grande
  18. São José de Caiana.


Com uma área de 5.569.275 Km2 e população de 148.716 hab. (50º) pelo Censo IBGE/2013. Tem uma densidade demográfica de37,45 hab./km². Seu IDH é de 10,607 – elevado PNUD/2010 e seu PIB R$ 681 518 mil IBGE/20102. 

Ver lei de criação:


Comuncado



Comunicamos a todos os alunos da Escola normal que o início do ano letivo foi adiado para o dia 17 de fevereiro de 2014, em virtude da conclusão da reforma e ampliação. Outro sim informamos aos professores que o planejamento escolar acontecerá nos dias 13 e 14 de fevereiro. 

Itaporanga sediará a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil do Vale


Com a convocação da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – 2ª CNPDC, conforme o disposto na Portaria nº 482, de 29 de outubro de 2013, do Ministério da Integração Nacional, o qual recomenda a realização das Etapas Municipais, Estaduais e consequentemente a Nacional.

Dentre os diversos municípios circo vizinhos da região do Vale do Piancó, Itaporanga foi escolhido como município sede, para sediar 2ª Conferência Intermunicipal de Proteção e Defesa Civil – 2ª CIPDC, a se realizar no dia 12 de Fevereiro de 2014,tendo início as 09:00h na Escola Modelo João Silvino da Fonseca, Rua João Silvino da Fonseca, neste, com o tema: “Proteção e Defesa Civil: Novos paradigmas para o Sistema Nacional”, como etapa preparatória da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil.

O Evento que terá a presenças dos Prefeitos dos 20 municípios do vale sendo eles: Aguiar, Boa Ventura, Coremas, Conceição, Catingueira, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, OlhoD’água, Piancó, Pedra Branca, Serra Grande, São José de Caiana, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes e Santa Inês. Além dos Órgãos das esferas Federais e Estaduais da Região.

No Evento aconteceram palestras sobre o tema e questão sobre responsabilidades do Coronel BM. Cicero Hermínio do Nascimento Filho – Gerente Executivo Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Sr. Antônio Cavalcante de Brito – Gerente Operacional de Minimização e Desastres do Estado da Paraíba e o Sr. José Osfânio da Silva – Coordenador de Proteção e Defesa Civil de Itaporanga.

Comentou o coordenador José Osfânio: Com a edição da Lei nº 12.608, de 10 de abril de 2012, tornou-se necessário provocar no Brasil uma discussão ampla e articulada entre as três esferas de governo e a sociedade civil, para promover fortalecer ainda mais a abordagem sistêmica das ações de Defesa Civil, priorizando a prevenção, a minimização de desastres e o apoio a comunidades atingidas, o vale do Piancó dá um salto enorme pois quando adotarmos esses métodos como cultura, o Brasil e as comunidades em gerais serão beneficiadas.

Câmara de Itaporanga volta aos trabalhos

Casa Adauto Antonio Araujo, reabriu os seus trabalhos para o ano de 2014.


Veja Vídeo:

Personagem "Carlitos" completa 100 anos

Tempos Modernos, um clássico

Criado às pressas, o personagem surgiu nos bastidores do Keystone Studios, quando Charlie Chaplin se preparava para filmar Mabel's Strange Predicament (Carlitos no Hotel). O público, porém, o veria pela primeira vez em Kid Auto Races at Venice (Corridas de Automóveis para Meninos), filmado depois, mas lançado dois dias antes, em 7 de fevereiro de 1914.

Em sua autobiografia, Chaplin explica a criação espontânea do personagem: "Não tinha ideia de que maquiagem usar. Não gostei do meu visual como repórter [em Carlitos Repórter (Making a Living, 1914, primeiro filme com Chaplin)]. Porém, no caminho para o figurino pensei em usar calças largas, sapatos grandes, uma bengala e um chapéu formal. Queria que tudo fosse uma contradição: as calças largas, o paletó justo, o chapéu pequeno e os sapatos grandes. Não sabia se devia parecer velho ou jovem, mas lembrando que [o produtor Mack] Sennett esperava que eu fosse um homem bem mais velho, adicionei um pequeno bigode que, pensei, me daria maturidade sem limitar minha expressão. Não tinha ideia de como seria o personagem. Mas no momento em que me vesti, as roupas e a maquiagem fizeram com que me sentisse como a pessoa que ele era. Comecei a conhecê-lo e no momento em que entrei no set ele estava completamente formado".

Depois de resistir por anos ao cinema falado, estrelando em inúmeros curtas e longas, Chaplin aposentou oficialmente O Vagabundo (ou Carlitos, como ficou conhecido no Brasil) em Tempos Modernos (1936). Alguns dos seus trejeitos foram mantidos no barbeiro de O Grande Ditador (1940), sempre refletindo os ideais sociais de seu criador, mas o personagem seguiu mesmo, ao lado de Paulette Goddard, por uma estrada infinita em direção ao horizonte. Sempre sorrindo.

Veja um clipe do impagável humor de Chaplin, que não precisa de legendas nem de explicações:


Corrida de Automóveis para crianças: 1914


ClickPB

Pedra Branca realiza encontro com crianças e jovens. [FOTOS]


A Prefeitura Municipal de Pedra Branca, por meio da Secretaria de Assistência Social e o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), mais uma vez mostrando o seu trabalho, realizou na noite da última terça-feira (04-02) o encontro de abertura das oficinas com crianças, adolescentes, jovens e pais que irão participar das oficinas que estão sendo oferecidas pelo S.C.F.V (Serviço de convivência e Fortalecimento de Vínculos), do município na sede do Cras 

A Secretária Municipal de Assistência Social, Vanderli Silvino, falou sobre a importância dos mesmos participarem do SCFV, ressaltando que as oficinas oferecem atividades que potencializam suas habilidades, ajudando na socialização dos participantes, oferecendo atividades não encontradas, no momento, no município.


CLICK AQUI E VEJA AS FOTOS

Gilclean Francelino

Os 4 maiores municípios do Vale receberam mais de R$ 37,6 milhões só de FPM em 2013

Entre as receitas dos municípios, o fundo é a principal


Por Isaías Teixeira/Folha do Vale - Somente em 2013, as Prefeituras de Itaporanga, Conceição, Coremas e Piancó, receberam, juntas, mais de R$ 37,6 milhões do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Somente o repasse de janeiro deste ano para todos os vinte municípios da região ultrapassou os R$ 13, 1 milhões. O valor corresponde a 6,33% do que recebeu todos os 223 municípios do estado.

O FPM representa a maior receita dos municípios do Vale, e as Prefeituras de Itaporanga e Conceição são quem mais recebem dinheiro do fundo na região. Em 2013, o Tesouro Nacional repassou mais de R$ 10,2 milhões para cada um deles. Mas, no mês de janeiro último, o repasse de Itaporanga foi maior do que o de Conceição: R$ 1.292.382,03 contra R$ 1.107.756,04.

Os outros dois municípios regionais que mais arrecadaram FPM em 2013 foram Coremas e Piancó. No ano passado, eles receberam, individualmente, R$ 8.561.166,61. Em relação ao primeiro mês de 2014, o repasse foi de R$ 923.130,03 para cada um.