sábado, 18 de janeiro de 2014

Mortes maternas aumentam na PB

Ao todo, 386 mulheres já perderam a vida no Estado em decorrência de complicações no parto; números são da SES.

Ao longo de 14 anos, a quantidade de mortes maternas subiu de 17 casos em 1999 para 42 em 2013
Nathielle Ferreira / Leonardo Silva / JP

Ao longo de 14 anos, a quantidade de mortes maternas subiu de 17 casos em 1999 para 42 em 2013

LEIA TAMBÉM

Enquanto as pessoas comemoravam nas ruas a chegada do Ano Novo, a dona de casa Francisca Evaristo de Sousa, aos 29 anos, entrava na sala de parto. Grávida de uma menina, ela foi submetida a uma cesariana no dia 31 de dezembro do ano passado. Horas depois, a expectativa da família dava espaço a um sentimento de dor e angústia. Mãe e filha enfrentaram complicações cirúrgicas e não resistiram. As duas foram levadas da maternidade para o Cemitério do Riachão de Bacamarte, cidade onde moravam, a 90,44 quilômetros de João Pessoa.

O caso aconteceu no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande, a 113 quilômetros da capital, mas só foi divulgado quatro dias depois, quando a família da paciente acusou a maternidade de negligência e registrou queixa na delegacia. A Secretaria de Saúde de Campina Grande também instaurou sindicância para apurar o ocorrido.

Além de se tornar o centro das duas investigações, Francisca entrou em estatísticas que não param de crescer no Estado. Ao longo de 14 anos, a quantidade de mortes maternas aumentou em 147,05% na Paraíba. Subiu de 17 casos em 1999 para 42 em 2013.

Ao todo, 386 mulheres já perderam a vida no Estado em decorrência de complicações no parto. Os números são do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e mostram que, apesar de ser evitável na maioria dos casos, a morte materna ainda é uma realidade em 37 dos 223 municípios paraibanos.

Entre 1999 a 2013, as cidades que mais registram as ocorrências foram Campina Grande (128), João Pessoa (125), Patos (27), Santa Rita (10), Guarabira (10), Cajazeiras (9), Sousa (8), Pombal (6), Itaporanga (5), Esperança (5), Picuí (5) e Bayeux (4).

Segundo o ginecologista e membro da Sociedade de Ginecologia da Paraíba, Geraldez Tomaz, a principal causa de mortalidade entre gestantes é a deficiência na assistência médica antes do parto. Com 45 anos de experiência na área, ele observa que problemas de saúde que podem causar complicações na sala de cirurgia podem ser evitados com cuidados simples no pré-natal.

“A hipertensão é uma das principais causas de mortalidade materna, mas ela pode ser controlada, com medicamentos e alimentação. Sem tratamento, ela causa a chamada pré-eclampse ou eclampse propriamente dita, que pode levar à morte. Mas se a paciente atender as recomendações médicas, esse risco é reduzido”, afirma o ginecologista e membro da Sociedade de Ginecologia da Paraíba, Geraldez Tomaz.

Além da hipertensão, cardiopatias e diabetes podem afetar o feto, causando má formação ou crescimento elevado. “Se a paciente tiver um pré-natal correto, tomar os medicamentos e tiver acompanhamento com médico mensalmente, a chance do parto ser realizado com sucesso é bem maior”, diz Geraldez Tomaz.

Outra causa de morte é o parto mal realizado e sem o rigoroso processo de higiene. “Quando isso acontece, a paciente morre por conta da infecção grave. Ela sente febre alta, mau cheio nas genitais, presença de secreções e é preciso que o tratamento seja feito com antibióticos”, ressalta o ginecologista.

ATENDIMENTO RÁPIDO

A rapidez no atendimento é outro fator que reduz os risco de óbito na hora do parto. No entanto, as mulheres de algumas cidades paraibanas ainda precisam enfrentar viagens para encontrar socorro no momento de dar a luz.

O motivo é que só existem maternidades em 62 municípios do Estado, segundo o estudo “Perfil Básico dos Municípios Brasileiros 2011”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas cinco maternidades são interligadas e só seis possuem posto de cartório.

NÚMEROS PREOCUPAM O ESTADO

Para a gerente de Equidade de Gênero da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, Elinaide Carvalho, os números são motivos de preocupação. “Somos um Estado que tem alta incidência de morte materna, apesar dela ser evitável em 98% dos casos”, admitiu.

No entanto, ela destaca a criação de algumas medidas que buscam reduzir essa mortalidade. Uma dessas ações é a constituição de comitês que discutem políticas para melhorar a qualidade do atendimento às mulheres e às crianças. Esses comitês têm a presença de representantes de órgão públicos e da sociedade civil.

Já para a coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria de Estado de Saúde, Fátima Morais, as mortes são decorrentes de alguns desafios que ainda precisam ser superados na Paraíba. Ela observa que ainda é grande a resistência por parte das mulheres em realizar os exames de pré-natal e de obedecer a orientação médica. Outro fator que a gestora aponta é a dificuldade da gestante em encontrar os serviços especializados em algumas regiões.

Para resolver esse problema, o Governo do Estado realiza capacitações permanentes junto às equipes do Programa de Saúde da Família. O objetivo é mostrar a esses profissionais a importância de acompanhar, orientar e incentivar as gestantes a realizarem o pré-natal.

Outra iniciativa adotada pela SES é a implantação da Rede Cegonha, uma política do Governo Federal que concede uma série de benefícios à gestante e as crianças. Entre outras medidas previstas, as mulheres terão direito a fazer uma reserva prévia na maternidade e evitar, por exemplo, que perca tempo na hora de ter a criança.

Outra ação prevista pela Rede Cegonha é a construção de centros de partos normais e de casas que darão apoio às mães, enquanto os filhos estiverem internados.

Essas casas servirão para desocupar as vagas nas maternidades. De acordo com Fátima Morais, as mães serão levadas para essas casas, onde permanecerão até que os bebês sejam liberados do hospital. Com isso, as vagas na maternidade poderão ser ocupadas por outras gestantes.

Na Paraíba, a portaria da Rede Cegonha já foi assinada e os recursos estão assegurados pelo governo federal. No entanto, o Estado ainda precisa estruturar os serviços para que a rede funcione adequadamente.

Anísio Maia devia se filiar ao PSDB e pedir voto para Aécio Neves, diz Luiz Couto


O Deputado Federal Luiz Couto esteve neste sábado (18) concedendo entrevista ao programa Revista Independente transmitido pela Rádio Independente FM de Serra Branca em cadeia com a Rádio Princesa AM de Princesa Isabel.

Durante sua entrevista o deputado teceu críticas ao colega de partido, Anísio Maia, que em entrevista ao mesmo programa há alguns dias criticou a Presidenta Dilma Rousseff dizendo que o Governo Federal só mandava migalhas para a região nordeste.

"Anísio Maia devia logo se filiar ao PSDB e declarar que vota em Aécio Neves", disse Luiz Couto argumentando que a presidenta do PT fez muito pela região nordeste com investimentos principalmente na área da saúde, educação e apoio ao agricultor, através de centros de saúde, creches, universidades, máquinas para os municípios, entre outras ações.

Luiz Couto ainda disse que a 'raiva' do deputado Anísio Maia com a presidenta Dilma era pelo motivo de perdido o comando da Secretária da Pesca no estado da Paraíba.

Blog do Tião

Itaporanguenses pagando iluminação pública oito vezes a mais do que o previsto em lei

Um verdadeiro furto ao bolso do consumidor


Por Redação da Folha – Os consumidores de energia elétrica residenciais e comerciais de Itaporanga estão sendo vítimas de uma cobrança abusiva por parte da Prefeitura com relação à Contribuição para Iluminação Pública. Eles estão pagando cerca de 8 vezes a mais do que o determinado na lei municipal complementar que disciplinou a cobrança.

A lei estabelece que o imóvel residencial com consumo entre 51 e 70 kWh pague 2,5% de iluminação pública, mas a norma legal não é cumprida e os percentuais da cobrança chegam a patamares absurdos, lesando o consumidor. Um exemplo disso é uma conta apresentada à Folha onde consta um consumo residencial de 52 kWh e valor de 26, 66 reais, mas a iluminação pública chega a 19%, quando deveria ser apenas de 2,5%.

A cobrança abusiva também atinge os consumidores comerciais: em um estabelecimento da Avenida Padre Lourenço, o proprietário está pagando 23% de iluminação pública, percentual muito acima do previsto legalmente. Como consome 61 kWh, ele deveria pagar apenas 7%.

Conforme a lei, os consumidores comerciais têm o seguinte percentual: consumo de 0 a 30 kwh (2%); de 31 a 50 kwh (4%); de 51 a 300 (7%); e acima de 300 kwh (8%).

Já os consumidores residenciais têm os seguintes percentuais: de 51 a 70 kwh(2,5%); de 71 a 100 kwh(3%); de 101 a 130 kwh(3,5%); de 131 a 180 kwh(4%); de 181 a 200 kwh(5%); de 201 a 300 kwh(6%); acima de 300 kwh(7%). Neste grupo, os consumidores que gastam até 50khw estão isentos da cobrança.

Diante do comprovado abuso, a Prefeitura poderá responder por apropriação indevida, mas, até agora, a informação é que o Ministério Público não apurou o caso, que é um desrespeito brutal ao consumidor, que tem sua conta de luz muito onerada por causa da cobrança abusiva. 

Imagem: consumidor pagando 8 vezes a mais do que deveria.

Corpo de homem é encontrado sem vida em área rural de Curral Velho-PB

De acordo com as informações policiais, após um chamado de um morador do Sítio Miguel, nas proximidades da comunidade Cabaceiras, município de Curral Velho-PB, às 20h deste sábado (18), o Destacamento Policial Local, constatou veracidade a um cadáver encontrado.

Segundo as informações, o corpo foi identificado ocularmente como sendo um cidadão chamado de Valdic de mais de 60 anos, que morra em Curral Velho, porém não possui familiares na cidade.  


O local aonde o corpo foi encontrado, fica a cerca de 20 km distantes da cidade.

O corpo estava debruçado sobre a areia de um riacho e provavelmente, a vítima não suportou a fome e sede, já que não há registros da passagem dele pela redondeza onde ele foi encontrado.

Ainda com base nas informações do Destacamento Policial da cidade, a guarnição ao chegar ao local, fez o isolamento da área e logo solicitou uma equipe do Gemol de Itaporanga, mas foi avisada do não funcionamento do equipamento e teve que esperar até as 3h da madrugada deste domingo, para que a Unidade de Catolé do Rocha chegasse para fazer a remoção do corpo e em seguida conduzir até o IML de Patos para que seja realizado os exames cadavéricos.

Populares dão conta que Valdic chegou há mais de 20 anos na cidade e não sabia explicar como chegou até lá, nada sabia sobre sua origem, e o mesmo apresentava surtos psicóticos, mas não oferecia perigo a ninguém.

DiamanteOnline

Pâmela Bório esclarece proposta da Playboy e nega que tenha aceitado


BELA: primeira dama da PB, Pâmela Bório esclarece proposta da Playboy e nega que tenha aceitado posar nua 

A jornalista Pâmela Bório, primeira-dama da Paraíba, negou nesta sexta-feira (17) que tenha aceitado posar nua para a Playboy. A informação foi divulgada ontem em um veículo da Imprensa da Capital, usando como fonte uma declaração, que também não deixou isso claro, do fotógrafo Toddy Holland, em entrevista dada ao Jornal Correio.

A primeira-dama usou seu perfil no Facebook para desmentir a informação do contato da revista para posar nua. Segundo Pâmela, a revista de circulação nacional a contactou para que participasse da coluna Insiders, não para fazer um ensaio sensual. Todavia, o contato não foi à frente.  

Confira a postagem:



Veja agora trecho de reportagem publicada no Correio da Paraíba sobre o convite da Playboy:



Ontem, Pâmela também publicou fotos no Facebook de um voo de parapente pela orla de João Pessoa. Confira os cliques:



Redação com Correio, Facebook e Paraiba.com

Participativa em eventos sindicais e políticos, ex-secretária de Diamante faz fotos com Dilma Rousseff e Lula


Sempre participativa em eventos políticos e sindicais, sejam na cidade de Diamante, no Vale do Piancó ou mesmo nas grandes metrópoles do país, a ex-secretária Municipal de Ação Social, Iolanda Anastácio, fez fotos com a Presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula, recentemente em uma inauguração de um Hospital, em São Bernardo do Campo-SP.

Apesar de participar deste evento, no local onde ela se encontra por uma curta temporada, esta não é a primeira vez que Iolanda abraça Dilma e Lula. A paraibana natural de São Gonçalo que constituiu família em Diamante, quando morou em São Paulo participara de eventos políticos e sindicais, onde tinha encontros frequentes com ambos os políticos.  


As imagens foram enviadas com exclusividade ao Portal DiamanteOnline o qual, segundo ela tem muito apreço, além de aproveitar o espaço para matar a saudade de sua terra amada.

DiamanteOnline

Veneziano é recebido por lideranças de seis cidades do Brejo e participa de convenção do PMDB em Caiçara


O pré-candidato do PMDB ao Governo do Estado nas Eleições 2014, Veneziano Vital do Rêgo participou nesta sexta-feira (17) da Convenção Municipal do PMDB na cidade de Caiçara, no brejo paraibano. Durante o encontro, Veneziano foi recebido por prefeitos, vice-prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e diversas lideranças políticas e comunitárias de seis cidades da região.

Na convenção, o ex-prefeito de Caiçara Hugo Antônio Lisboa Alves foi aclamado presidente do Diretório Municipal do PMDB na cidade. Veneziano estava acompanhado do deputado federal Hugo Motta e do deputado estadual Gervásio Maia Filho. Ele discursou durante a convenção destacando a importância do fortalecimento do PMDB em Caiçara e região, em face da disputa eleitoral deste ano.

Segundo Veneziano, o PMDB, que recentemente foi confirmado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – TRE-PB como o maior partido do Estado, tem se fortalecido a cada dia, o que consolida ainda ainda mais o projeto peemedebista de elegê-lo Governador da Paraíba agora em 2014. “Teremos um grande embate pela frente e, para encarar a disputa que vem pela frente, o PMDB tem se fortalecido nos municípios”, destacou.

Em Caiçara, Veneziano foi recebido, além do ex-prefeito e novo presidente do PMDB local, Hugo Alves, pelo ex-prefeito Roberto Carlos Nunes, de Duas Estradas; pela prefeita Célia Maria de Queiroz Carvalho, de Logradouro; pelo ex-prefeito de Belém, Roberto Flávio; pelo ex-prefeito de Mulungu, Achilles Leal, além de lideranças diversas, a exemplo do ex-candidato a prefeito de Guarabira pelo PMDB, Josa da Padaria, vereadores de várias cidades do brejo e lideranças diversas.

“A Paraíba precisa de um governante que tenha mais respeito e atenção com os municípios. Precisamos de um governante que saiba dialogar, que entenda os problemas do homem do campo e da cidade e, mais que isso, que tenha um projeto real e exequível para que a Paraíba retome o caminho do desenvolvimento. Da forma que está, não dá pra continuar”, afirmou Veneziano, em seu discurso, durante a convenção peemedebista.

Blog do Tião

Dirigente nacional avalia positivamente primeiro ano de gestão do PT em João Pessoa

Em entrevista à imprensa paraibana, o dirigente nacional do Partido dos Trabalhadores e secretário de Articulação Política da Prefeitura Municipal de João Pessoa, Rodrigo Soares, avaliou positivamente o primeiro ano de gestão do partido na Capital paraibana, sob o comando do prefeito Luciano Cartaxo (PT).

Falando sobre o atual cenário político na Paraíba, Rodrigo Soares lembra que com a chegada de 2014, as forças políticas que fazem oposição ao governo municipal já estão agindo. “Percebemos pelas movimentações públicas que estão postas, com uma conjuntura mais “tensionada” não só em João Pessoa, mas em toda a Paraíba”, disse. “Neste sentido continuamos trabalhando numa agenda pelo desenvolvimento, sem sermos atropelados pelo debate eleitoral, pois em João Pessoa, cabe ao PT foco para cuidar da administração municipal”, completou.

O dirigente petista disse ainda que com a chegada do ano eleitoral, percebe um movimento político por parte do governo estadual, no sentido de atingir a administração municipal. “Há uma disputa de forças políticas vinculadas à aliança existente no estado, que “parte para cima” da administração local”, disse. “Sempre tenho colocado que nós do Partido dos Trabalhadores, pelo que fizemos ao país nas administrações do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff, somos atacados não pelos erros, mas pelos acertos, pelo fato de termos invertido a pauta no país, retirando, por exemplo, mais de 36 milhões de pessoas da condição de miséria”, declarou.

Ainda segundo Rodrigo Soares, “assusta muita gente o fato de o Partido dos Trabalhadores ter instituído o “passe-livre” assim que chegou ao comando da Prefeitura de João Pessoa, ter avançado no Centro de Referência da Educação infantil com investimentos na ordem de R$ 50 milhões, com nove unidades de ensino em construção, outras 27 unidades avançando na licitação para construção, a municipalização de quatro creches do estado e outras 25 que estão em andamento, a ampliação da Avenida Epitácio Pessoa, a reforma do Ginásio Padre Hildon Bandeira, na Torre, a reforma e entrega da Praça dos Motoristas, em Jaguaribe, e o diálogo com o servidor público fornecendo aumento de 8% já o início de 2013, chegando a 10% aos professores”.

O secretário de Articulação Política de João Pessoa ressaltou ainda que o partido está centrado na administração municipal, mesmo com algumas forças políticas do Palácio da Redenção tentando tirar o foco dos trabalhados que estão sendo realizados. “Querem nos chamar ao debate político/eleitoral e nós não vamos fazê-lo. Quem fará este debate não é a prefeitura, mas o Partido dos Trabalhadores. É nesta pauta que iremos avançar”, concluiu.

*Assessoria

Enquete aponta 10 prefeitos mais bem avaliados da Paraíba; um deles no Vale do Piancó

Uma enquete feita pelo aplicativo da rede social facebook, conhecido como ‘Enquete Política’, apontou dez prefeitos paraibanos como melhores atuações em seus redutos eleitorais.

Entre eles, estão de Cubati, Serra Grande, Rio Tinto e Malta.

A pesquisa virtual foi feita entre os dias 01 e 30 de dezembro de 2013.

Conforme consta no regulamento da pesquisa, a participação dos usuários se deu de forma espontânea que responderia a três questionamentos: "aprovo", "desaprovo" e "regular". Cada usuário só podia opinar uma vez para cada político.

“Essa enquete, que ocorreu de forma espontânea, comprovou e atestou a boa administração nos prefeitos Dudu (Cubati), Jairo (Serra Grande), Dudu de Brizola (Rio Tinto) e Nael Rosa (Malta). São gestores bem avaliados e compromissados com o bem estar dos munícipes”, frisou o deputado Federal Wilson Filho (PTB).

O aplicativo já conta com mais de 360 mil usuários participantes. Os dirigentes do ‘Enquete Política’ divulgaram o programa surgiu em junho de 2012 realizando enquetes sobre intenções de votos para o pleito daquele ano. Na ocasião, quase 1 milhão de usuários do facebook opinaram sobre às eleições.

Assessoria

Sem maioria, prefeitos de Itaporanga e Conceição deverão ter ano difícil no legislativo

Este deverá ser mais um ano de polêmica entre executivo e legislativo nos dois municípios


Por Redação da Folha - Votações importantes no final do ano passado nas Câmaras Municipais de Itaporanga e Conceição mostraram que nem o prefeito de Itaporanga, Audiberg Alves (PTB), nem o de Conceição, Nilson Lacerda (PSDB), têm maioria segura no legislativo. Matérias de interesse dos dois gestores foram reprovadas pelos vereadores, evidenciando as dificuldades políticas que eles enfrentam no parlamento mirim.

Em Itaporanga, o novo Código Tributário do Município elaborado pela Prefeitura e de tanto interesse para a gestão foi reprovado pela maioria dos parlamentares mirins. A mesma frustração teve o prefeito conceiçãoense, que viu seu projeto para criação de uma secretaria municipal rejeitado e uma nova lei tributária retirada de pauta.

Nas votações das duas Câmaras, dois vereadores se destacaram por suas posições independentes, mesmo ligados politicamente ao poder. Em Itaporanga, Nenen de Adailton (PSB) não concordou com a matéria do prefeito e se posicionou contra, enquanto que em Conceição, a vereadora Dior Sabino (PSDB) também votou conforme suas próprias convicções e rejeitou projeto do executivo, ou seja, os prefeitos já não podem contar seguramente com esses dois aliados em face de seus entendimentos autônomos.

Em Itaporanga, as dificuldades na Câmara tendem a ser maiores ainda para o prefeito porque o legislativo é comandado pela oposição, ao contrário do parlamento conceiçãoense, que é gerido por um irmão de Nilson Lacerda.

Sem uma base consolidada e ampla, os dois prefeitos podem enfrentar grandes problemas em 2014, a exemplo do que ocorreu no final do ano passado, para que os interesses de suas gestões recebam o aval do legislativo. 

Transposição tem 51% de execução e obra completa deve ser entregue até o final de 2015


Um ano após se encerrar o prazo inicial de conclusão das obras da transposição das águas do Rio São Francisco, o projeto está com apenas 51% de execução.

As obras começaram em 2007 e de acordo com o primeiro cronograma do Ministério da Integração (MI), deveriam terem sido concluídas em 2012.

O MI assegura que a transposição será totalmente concluída até o final de 2015, no entanto, apesar de todas as frentes de serviços estarem remobilizadas, existem trechos que tem apenas 24,1% de serviços realizados. 

Na Paraíba, a Meta 3L, que envolve o lote 12, em Monteiro, no Cariri, tem apenas 26,2% de obras prontas. E no Sertão, a Meta 3N, que cobre os lotes 7 e 14 em São José de Piranhas, tem somente 46,4% de execução.

De acordo com o departamento técnico responsável pela transposição, no MI, em Brasília, o valor inicial do projeto, que era de 4,7 bilhões em 2007, saltou para R$ 8,2 bilhões e que após a remobilização de todos os 16 lotes que compõem o projeto, a ordem do governo é acelerar para cumprir a meta de concluir em dezembro de 2015.

O órgão também afirma que ainda este ano, serão entregues 200 quilômetros das obras, sendo 100 do eixo Norte e outros 100 do eixo leste. 

Jornal Correio da Paraíba/Daniel Motta

Governador garante que reajuste de funcionalismo público “será o melhor possível”


O governador Ricardo Coutinho (PSB) garantiu que seu governo trabalha para conceder aos  servidores públicos o melhor reajuste salarial possível. Na oportunidade, o socialista destacou que a data base foi criada em seu governo. “Nós vamos respeitar a data base criada pelo meu governo, vamos dar reajuste e vou procurar dar o melhor possível, como tenho feito todos os anos. Na Paraíba, não se precisa mais esperar dez anos para ter reajuste, que será feito dentro da capacidade do estado”, declarou.

Luis Torres

Estudante da Paraíba é destaque por ter tirado nota máxima da redação do Enem

Abdias recebe diploma na Câmara Municipal pelo
desempenho nas Olimpíadas Científicas de 2012
(Foto: Arquivo Pessoal/Abdias Aires)

Um estudante de João Pessoa passou em primeiro lugar para o curso de medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB) usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A pontuação de Abdias Aires, de 17 anos, foi de 838,86, resultado que o colocou no primeiro lugar geral da instituição, mas o que chamou mesmo a atenção foi a nota da redação do adolescente: 1.000 pontos, a pontuação máxima do exame.


O segredo para a redação perfeita? Leitura e treino, segundo o estudante. “É preciso treinar bastante e se informar, ler sobre assuntos atuais”, explicou. Na redação deste ano, os candidatos tiveram que escrever sobre o tema Lei Seca. “Escrevi que a Lei Seca está trazendo benefícios em relação à formação da consciência da sociedade com relação à bebida e isso é perceptível. Disse também que ainda havia muito a ser feito para se aumentar a segurança no trânsito, citando as estradas e acidentes”, descreveu.


Abdias nunca fez cursinhos preparatórios. Ele explicou que, desde cedo, ainda no ensino fundamental, foi incentivado a estudar todos os dias. “Eu estudava para entender e não para a prova. Quando eu cheguei no ensino médio, eu não me estressei para o vestibular. Apenas dei continuidade ao que eu já estava fazendo, mantive a rotina”, comentou.

O equilíbrio entre lazer e estudos também influenciou na boa colocação no vestibular, conforme explicou o rapaz. “Claro que no 3º ano a gente tem que disciplinar um pouco mais. Mas nos fins de semana e nas férias eu procurava sair com os amigos, relaxar. Houve ocasiões em que eu tive que estudar nesses momentos, mas eu não recomendo, procuro evitar”, pontuou.

Abdias foi o primeiro lugar geral da UFPB
(Foto: Ailton Ferreira/Pio X/Divulgação)

A fórmula de Abdias deu certo. Ainda no 2º ano do ensino médio, ele fez o Enem e tentou entrar para medicina. Ele passou em terceiro lugar e entrou com um recurso para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio para poder cursar. Porém, mesmo com o certificado, ele preferiu não entrar na universidade naquele momento.

“Eu fiz o 3º ano normalmente. No segundo semestre, fiz o vestibular da UFCG[Universidade Federal de Campina Grande], que também usa a nota do Enem, para engenharia elétrica e passei em primeiro lugar geral. Dessa vez, eu resolvi cursar”, relatou Abdias.

O adolescente ainda não decidiu se vai continuar cursando engenharia ou se vai mudar para medicina. Ele comentou que sempre teve dúvida entre os dois cursos. “Me atrai muito o lado humanitário da medicina”, disse.

Com G1

Inscrições para o concurso público da UFCG começam nesta segunda-feira

As inscrições para o concurso público para o cargo de professor da Universidade Federal de Campina Grande (UCG) começam nesta segunda-feira (20) e seguem até o dia 07 de fevereiro.

Elas serão realizadas na Secretaria da Unidade Acadêmica de Ciências e Tecnologia Ambiental, do Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar, Campus de Pombal e na Universidade Federal de Campina Grande.

A remuneração varia de R$ 5.466,55 a R$ R$ 8.049,77, dependendo da titulação exigida no cargo.

Localizada na Rua Jairo Vieira Feitosa, no bairro dos Pereiros, em Pombal, das 7h às 11h e das 13h às 17h. O valor da inscrição é de R$ 75,00.

As vagas são para graduados em Agronomia, Arquitetura, Ciências da Computação, Engenharia Agrícola, Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitária e Matemática.

Portal Correio

Após 24 anos, Rádio Difusora de Cajazeiras deixa de transmitir programa de Antonio Malvino


Depois de pelo menos 24 anos, a Rádio Difusora de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixa de transmitir o programa Debate Sem Censura que é comandado pelo radialista, Antonio Malvino, pela Rádio Sanhauá de João Pessoa.

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras das 12:00 às 14:00 horas, retransmitido por uma cadeia de emissoras para todo Estado.

Os motivos oficiais da medida tomada pela direção da emissora cajazeirense ainda não foram divulgados.

Informações preliminares afirmam que o motivo é meramente político, já que depois que o jornalista Gutemberg Cardoso assumiu a direção da emissora da capital e passou a fazer parte do programa Debate sem Censura, as críticas feitas ao Governo do Estado aumentaram.

A programação normal da Difusora de Cajazeiras segue normal nas sextas-feiras.

Fonte: Radar Sertanejo

EX-NAMORADA DE DILMA ROUSSEFF VAI PEDIR PENSÃO, SEGUNDO BLOG

Veronica Maldonado que namorou com Dilma Rousseff vai exigir pensão na Justiça


A doméstica Verônica Maldonado (foto), afirma que teve um longo romance com a ex-guerrilheira e atual presidente da república, Dilma Rousseff.

Verônica disse que pode provar a relação amorosa com Dilma, por que tem fotos, cartas e outros documentos e por isto vai mover uma ação contra a ex-guerrilheira pedindo o direito à uma pensão mensal, já que, por mais de quinze anos a doméstica deixou de trabalhar e de estudar para se dedicar apenas a vida conjugal com Dilma.

O advogado Celso Langoni Filho, citou o artigo 226 da Constituição, dizendo que a família é um bem da sociedade e que tem proteção especial do estado. A doméstica que amava Dilma foi escanteada logo depois que a guerrilheira foi trabalhar em Brasília.

http://www.infobr.net

Polícia Ambiental resgata preguiça e aves silvestres em João Pessoa

Papagaio, espécie em risco de extinção, estava entre as aves. Espécie típica do Pantanal também foi apreendida.

Preguiça foi resgatada em residência próxima à Mata do Buraquinho (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Uma preguiça e 22 aves silvestres foram resgatadas nesta sexta-feira (17) pela Polícia Ambiental nos bairros de Jaguaribe e Cristo Redentor, em João Pessoa. Segundo o comandante do batalhão, o tenente-coronel Paulo Sérgio de Oliveira, foram aplicados R$ 6,5 mil em multas para os infratores.

As aves estavam sendo criadas irregularmente. Entre elas, estava um papagaio, que está em risco de extinção. Apenas por esse exemplar da espécie, a multa é de R$ 5 mil. Também foi resgatada uma ave da espécie Pega, típica da região do Pantanal. “Com isso, a gente vê que existe tráfico de aves por aqui”, comentou o comandante.

saiba mais

O bicho-preguiça, por sua vez, foi encontrado em uma residência próxima à Mata do Buraquinho. “Esses animais muitas vezes saem da reserva e vão para as casas ou tentam atravessar a rodovia, desorientados. Fizemos o resgate dela e vamos soltá-la em seu habitat”, explicou.

As aves serão encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama, onde serão avaliadas. Dependendo do resultado, elas vão ser devolvidas à natureza. No caso do Pega, ele deverá voltar para o Pantanal.

A ação faz parte da operação Resgate, da Polícia Ambiental e visa conscientizar a população de que criação de animais silvestres é crime. Em caso de entrega voluntária, a lei prevê o abono das penalidades. Para outras ocasiões, são cobradas multas de R$ 500 por espécie apreendida ou R$ 5 mil em caso de espécies em risco de extinção.

Aves silvestres estavam sendo criadas irregularmente (Foto: Walter Paparazzo/G1)

G1 PB

Um menor e dois maiores foram indiciados por furto na casa de ex-prefeito

Acusados estão respondendo em liberdade


Por Redação da Folha – O delegado Roberto Barros indiciou dos maiores e um menor de 16 anos pelo furto à residência do médico e ex-prefeito de Santana dos Garrotes, José Carlos Soares, de 47 anos, que reside em Piancó.

Segundo a polícia, entre o final da noite e a madrugada da última quinta-feira, 16, eles escalaram o muro da residência e chegaram a abrir a casa e o carro do médico, mas, temendo seres vistos, deixaram o local levando apenas o controle remoto do portão e a chave do veículo.

Em seu depoimento, o ex-prefeito disse que acordou com o barulho de uma batida no portão e encontrou a porta da frente da casa aberta, momento que acionou a Polícia Militar. Os envolvidos foram presos minutos depois nas proximidades do terminal rodoviários e levados para a delegacia junto com os objetos retirados da casa.

Além do crime de furto, os dois maiores, Adailton Jerônimo Soares da Silva, de 18 anos, e Állison Vilander Caldas da Silva, conhecido por Lalá, de 21, foram indiciados também por corrupção de menor, por terem utilizado o adolescente no delito, mas estão respondendo ao processo em liberdade. 

Primeiro lugar geral da UEPB passa também para medicina na UFPB

Amanda passou para direito na UEPB e medicina na UFPB. Ela ainda espera resultado da UFCG, onde tenta engenharia elétrica.

Amanda usa curativo na sobrancelha por ter passado no vestibular para direito e medicina; ela aguarda ainda resultado de engenharia elétrica (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Depois de um ano intenso de estudos, uma estudante conseguiu vagas em pelo menos duas das universidades públicas da Paraíba. No vestibular comum, Amanda Ramalho, de 17 anos, conquistou o primeiro lugar geral na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), onde poderá cursar direito. Usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ela passou para medicina na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Agora, ela espera o resultado do vestibular da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), onde tenta uma vaga para engenharia elétrica.

saiba mais

Amanda ainda não tem certeza sobre o que quer cursar. Por isso, ela se inscreveu para cursos de diferentes áreas em cada instituição. “Ainda estou pensando nas opções, no que eu gosto e conversando com amigos que fazem os cursos”, comentou a adolescente. Enquanto decide o curso que quer, ela vai fazer as matrículas para garantir as vagas até saber resultado da UFCG.

A adolescente estudava no colégio Motiva, em Campina Grande, e explicou que não esperava conquistar o primeiro lugar geral da UEPB, com 884,30 pontos. “Muita gente inteligente e estudiosa fez a prova. Foi uma surpresa pra mim”, comentou. No Enem, ela fez 789,12 pontos e entrou em medicina na 57ª colocação, podendo entrar no segundo período.

Adolescente usava a biblioteca do colégio para
estudar (Foto: Taiguara Rangel/G1)

Para conseguir as vagas, Amanda abriu mão de várias coisas. “Eu estudava todo dia, inclusive no fim de semana. Também estudei nas férias, quase todos os dias. Aproveitei que a escola oferece a biblioteca mesmo nesses períodos e a usei bastante”, explicou a estudante. Ela também contou que terminou um namoro logo no início do ano. “Um dos motivos para o término foi os estudos”, disse.

A garota só não deixou o balé. E até isso teve uma razão. “Tem que aliar a mente e o corpo. Não adiante cuidar só da mente, senão há um desequilíbrio”, justificou. Apesar de manter a dança, ela diminuiu o número de aulas para poder se dedicar aos estudos com mais vigor. “É um momento de lazer, que desestressa e você não pensa no colégio”, afirmou.

Método
O segredo de Amanda para entrar nas universidades públicas que queria foi estudar matérias alternadas. Ela preferia estudar assuntos de humanas e exatas em um mesmo dia.

“Quando fosse humanas, eu tentava ler mais e escrever tudo aquilo que eu achava mais importante. Em exatas, eu dava prioridade a fazer exercícios. Para física, tinha que ter um pouco de cada. Eu alternava entre ler o conteúdo e fazer exercícios”, revelou Amanda.

G1 PB

Colhendo bons frutos


A cantora paraibana Lucy Alves, finalista do The Voice Brasil, assina contrato com a Universal Music e já inicia o processo de gravação do primeiro CD. link: http://glo.bo/1fFOOTV


A cantora Lucy Alves foi uma das convidadas especiais do Encontro desta sexta-feira (17). Com a sua inseparável sanfona, ela mostrou no palco da atração todo o talento paraibano que conquistou não só o Nordeste, mas todo o país. Link: http://glo.bo/1fG1j1D

Ministério do Desenvolvimento Agrário entrega 56 caminhões-pipa em cidades da Paraíba


Mais 56 municípios da Paraíba receberão reforço do Governo Federal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) fará a doação de 56 caminhões-pipa, nesta segunda-feira (20), para minimizar os efeitos da seca em municípios localizados na região semiárida do estado, ajudando mais de 35 mil famílias de agricultores familiares.

O Semiárido brasileiro abriga 1.135 municípios. Dos 223 municípios paraibanos, 170 estão localizados nessa região, o que representa 76,23%. O estado fica atrás apenas do Rio Grande do Norte, que registra mais de 88% dos municípios em situação de seca, e do Ceará, com 81,52%, segundo dados do último Censo Demográfico para o Semiárido Brasileiro, de 2010.

“Todos estão sofrendo com a estiagem. As prefeituras vão poder usar os caminhões-pipa, por exemplo, para fazer açudes, para ter onde acumular água”, exemplifica a delegada federal do MDA na Paraíba, Giucélia Araújo. Ela conta que alguns prefeitos têm que alugar caminhões para ter acesso à água. “Agora, com os caminhões doados, não precisarão mais ter esse gasto”, diz.

O investimento para aquisição dos caminhões-pipa será superior a R$ 14,7 milhões, beneficiando 220 mil pessoas no campo. Até o final das entregas, previstas para o primeiro semestre de 2014, o Governo Federal terá atingido uma população rural de 907 mil paraibanos – do total, 147 mil famílias só de agricultores familiares.

Agricultura no estado

Até 2006, data do último Censo Agropecuário, 89% dos estabelecimentos no campo pertenciam a famílias de agricultores familiares. O destaque da participação dos agricultores familiares na produção vai para o arroz (92%), mandioca (88%) e feijão (88%).

Serviço

Entrega de 56 caminhões-pipa pelo PAC 2 na Paraíba
Data: 20 de janeiro (segunda-feira)
Hora: 10h (horário local)
Local: Associação Comercial e Industrial de Patos – Rua José Gomes Alvez, 91 – Centro de Patos (PB)

Confira os municípios paraibanos beneficiados com a entrega dos equipamentos:

Aguiar
Alcantil
Arara
Areial
Barra de Santa Rosa
Barra de São Miguel
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bonito de Santa Fé
Boqueirão
Cabaceiras
Cachoeira dos Índios
Junco do Seridó
Livramento
Logradouro
Mãe D’agua
Maturéia
Montadas
Natuba
Nova Floresta
Nova Palmeira
Olho d’Água
Olivedos
Patos
Paulista
Pedra Lavrada
Piancó
Pombal
Princesa Isabel
Puxinanã
Remigio
Riachão
Riacho dos Cavalos
Santa Cecília
Santa Cruz
Santa Helena
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
Santo André
São João do Cariri
São João do Tigre
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Princesa
São Jose dos Cordeiros
Seridó
Serra Branca
Soledade
Sossêgo
Sousa
Sume
Tacima
Taperoá
Triunfo
Uiraúna
Umbuzeiro

PortalCorreio

Ensaio da miss bumbum e tigresa do funk, Ellen Santana, em ensaio quente


Dona de um bumbum de 106 cm, a morena caprichou nas poses e mostrou que estava à vontade durante a sessão de fotos .

A miss bumbum Ellen Santana que também é dançarina das tigresas do funk exibiu suas curvas generosas em seu mais novo ensaio sensual.

Dona de um bumbum de 106 cm, a morena caprichou nas poses e mostrou que estava à vontade durante a sessão de fotos. Ela que também vem forte na disputa pelo titulo de miss bumbum 2013.


Dicas para branquear os dentes


Com o passar do tempo os dentes tendem a perder a coloração branca natural, por vários fatores, como tabaco, bebidas como o vinho, café ou chá, ou por ação de certos alimentos que tendem a manchar ou amarelar os dentes.

Por isso é primordial manter a boa saúde dental, para conservá-los brancos e brilhantes, como escovar sempre depois de qualquer refeição, principalmente antes de deitar-se, usar fio dental todos os dias e não beber em demasia as bebidas citadas acima ou comer igualmente em demasia alimentos que podem manchar os dentes com mais facilidade.

Alimentos auxiliares na limpeza

Alguns alimentos atuam como abrasivos naturais e ajudam a limpar os dentes, eliminando manchas superficiais, como o aipo, ou salsão, maçãs e cenouras, que fazem com que os dentes pareçam mais limpos. Verduras como brócolis couve e espinafre contêm compostos minerais que formam uma película sobre a superfície dos dentes, e servem de barreira para os alimentos que mancham.

Alimentos que se deve evitar

Se você esta tentando branquear os dentes, evite alimentos como chocolate negro, ensopados, molho de tomate, beterraba, amora e molho de soja. O mesmo para as bebidas, café, chá, refrigerantes e vinho tinto.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio serve pra limpar e clarear as manchas, assim os dentes se apresentam mais brancos; ele pode provocar sensibilidade dental, por isso só se deve escovar os dentes com esse composto uma vez por semana.

Água oxigenada

Pode-se utilizar água oxigenada de 10 volumes no máximo; basta que escove os dentes como de costume e depois enxague a boca com agua oxigenada durante 10 segundos, isso clareia os dentes. É recomendável que seja feito uma vez por semana e antes de deitar-se, pela noite.

Também pode-se mergulhar um cotonete na água oxigenada e esfregar na superfície dos dentes; não entra nos espaços entre os dentes mas pode aumentar o branqueamento das superfícies visíveis dos dentes. Utilize uma vez por semana para não causar dano ao esmalte dental.

Limão com sal

A acidez do limão o torna o ingrediente adequado para tirar as manchas dos dentes. Faça uma pasta com suco de limão e uma pitada de sal e esfregue os dentes com essa mescla para eliminar manchas escuras. O inconveniente é que não se deve usar frequentemente, porque a acidez também pode danificar o esmalte dos dentes, é ideal que utilize-se uma vez por semana.

Casca de laranja

É um medicamento popular utilizado com a finalidade de clarear os dentes. Deve-se esfregar o interior da casca de laranja sobre os dentes para eliminar as manchas.

Vinagre

Vinagre branco e vinagre de maçã também contêm agentes branqueadores naturais, que podem eliminar as manchas dos dentes, mas deve-se usar somente uma vez por semana, o uso prolongado igualmente danifica o esmalte dos dentes.

Imagem oferecida por juanjolostium

Petistas colocam cargos à disposição de Ricardo Coutinho e anunciam afastamento do partido


Após receberem um ultimato do Partido dos Trabalhadores, os integrantes do governo Ricardo Coutinho (PSB) filiados à legenda já tomaram a decisão de colocar os cargos à disposição do governador. Eles ainda anunciaram o afastamento da agremiação partidária para se engajarem na campanha de reeleição do socialista, a fim de não sofrer represálias da direção estadual do PT.

O diretor da PBtur, Francisco Linhares, filiado ao PT há 26 anos, afirmou que a ideia já vinha sendo amadurecida desde o mês de dezembro quando a sigla decidiu notificá-los. “A decisão de participar do governo de Ricardo Coutinho foi pessoal e não houve nenhuma interferência do PT na indicação. Nós entendemos que não caberia ao partido essa postura, mas para evitar truculência e caça às bruxas, achamos por bem tomarmos essa decisão”, declarou.

Linhares assegurou que independente de continuar ou não no governo do estado, sua posição de defender a reeleição do governador Ricardo Coutinho está mantida. “Se ele achar que devemos permanecer, assim o faça, mas continuaremos trabalhando pela sua reeleição”, garantiu.

O diretor da PBtur também destacou que o PSB tem sido um aliado histórico do PT  e mesmo caminhando em campos opostos nas eleições deste ano, é possível que as duas legendas se entendam na administração que se inicia em 2015. “O PSB tem mais identidade com o PT do que o próprio PMDB, que se colocou contra o governo na discussão do Código Florestal, por exemplo. O PT e o PSB não têm grandes contradições, pois ambos defendem um projeto de esquerda e, por isso, não podemos nos tratar como inimigos”, pontuou.

Já o secretário executivo de Infraestrutura, Carlos Alberto, disse que se afasta do PT consciente de que tomou a melhor decisão.  “O governo Ricardo representa o que existe de melhor na Paraíba, em busca de desenvolvimento com justiça, democracia e respeito ao erário público e, por essa razão, queremos ajudar na reeleição do governador. Mesmo divergindo politicamente do partido, faço com a consciência de que estou fazendo o melhor pelo estado”.

Carlos Alberto informou ainda que a direção estadual do PT já foi comunicada da decisão através de uma carta aberta aos paraibanos e ao partido, assim como o governador, que deverá se pronunciar sobre o fato nos próximos dias. O secretário de Agricultura, Marenilson Batista, não assinou o documento subscrito pelos demais petistas ocupantes de cargos no governo estadual.


Luis Torres