sexta-feira, 14 de junho de 2013

CEJN Com Nova Direção


Centro Espírita Jesus de Nazareth de Itaporanga Com Nova Direção

(Reynollds Augusto)

 

Nunca houve, propriamente, eleição no Centro Espírita Jesus de Nazareth, de Itaporanga. Faz mais de quarenta anos que o semeador MALTO DINIZ, engenheiro, espalhou a semente da vida por essas bandas do Vale do Piancó e até, também, na região das Espinharas.

A “terra” era fértil e a semente caiu nos corações nobres, que sentiram o chamado do alto para a propagação do Consolador Prometido, do modelo e guia da humanidade que é Jesus. Hoje a instituição tem a satisfação de ter como dirigente maior uma mulher, Ângela Gouveia, que foi aclamada pelos sócios e já instituiu a sua diretoria para o biênio 2013/2015.

Malto Diniz, Fernão Dias, Ribot Aguiar, Antônio Bandeira, José Basílio Alves, Paulo Henriques, Osmando Porcino, Nivaldo Freitas Reynollds Augusto, Vicente Tobias, Alberlando Araújo e agora Ângela Gouveia, se não me falha a memória, não necessariamente nessa ordem, foram os condutores dessa “orquestra” da boa música, que nos permite a sinfônica da fé racional.

                 Quem participou, também, no início da apresentação e até hoje está conosco, cantando “nos bailes da vida”, na esfera material, foi o fomentador TITICO PEDRO.

E por falar em Titico Pedro, a última ação do presidente ALBERLANDO ARAJO, foi reunir os “instrumentos” para possibilitar o acesso de cadeirantes, nessa que é um das casas de Deus. Titico agora vai bailar sem obstáculos, ouvindo a melodia da vida, que a Doutrina Espírita nos ensina, com o acesso apropriado à sua nova condição e de acordo com a legislação.

Essa é a primeira vez que uma mulher conduzirá a instituição. Os “instrumentos” dessa orquestra são afinados, necessitando sempre, de maior ajuste, para que a melodia embeleze sempre mais a letra racional da Doutrina de amor e esclarecimento. Para isso o apoio maior da espiritualidade, cujo maestro é Jesus de Nazaré.

Vejamos a nova diretoria para o biênio 2013/2015:

Presidente: Ângela Maria Gouveia Correia de Oliveira

Vice-Presidente: Paulo Henrique

Secretário: Vicente Tobias

2° secretária: Isabel Egídio

Tesoureira: Lilian Tobias

2° Tesoureira: Williana Mangueira

Departamento de Divulgação: Reynollds Augusto

Departamento Mediúnico: Jardel Carlos e Paulo Porcino

Coordenadora da Campanha do Quilo: Rosa Campos

Coordenadora das Gestantes: Williana Mangueira

Coordenadoras da Sopa Fraterna: Eva e Netinha

Departamento de Infância e Juventude: Vandeilton e Paulinha

Biblioteca: Williana Mangueira e Isabel Egídio

Departamento de Patrimônio: Antônio de Eva e Nivaldo de Ângela

CONSELHO FISCAL: José Martins. Marcone Alexandria e Alberlando Leite.


Os instrumentos estão postos. Cabe agora a execução acertada da letra de amor e conhecimento, que se estenderá pelos próximos curtos dois anos de “apresentação”, até que outro companheiro seja chamado a contribuir, pois a “seara é grande e os trabalhadores são poucos”.

 

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO!

 

 

 

 

 

 

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Passado


PASSADO

(ESPÍRITO “UM AMIGO POETA”- CATINGUEIRA.PB)
Médium : Maria Aurelúcia

 

Se o passado fosse conhecido

A vida seria sem sentido.

Pois o cego saberia

Que “pecou” pela visão.

O surdo saberia

Que pecou por audição.

E o mudo  saberia

Que pecou  por omissão.

O Escravo saberia

Que um dia  foi senhor.

E um negro saberia

Porque nasceu  dessa cor.

Um pobre  teria certeza

Que usou mal a riqueza

E  um louco  saberia

Que já  foi gênio  um  vez.

Enfim , todos saberiam
                                                               
  Qual foi a sua estupidez.

domingo, 9 de junho de 2013

Festa Espiritual

Festa Espiritual

(Reynollds Augusto) 

Todos nós vivemos sob o impacto das ocorrências cotidianas, que beiram à incredulidade. Uma grande parte da humanidade está agindo com um primitivismo inaceitável em tempos de sociedade, de Estado de Direito. O marginal não teme o Estado, devido às leis penais serem “frouxas”, como disse o ministro. Mas não é só isso. O maior problema é a falta de consciência, pois há Estados em que as leis não são “frouxas” e o crime acontece com mais gravidade, como nos Estados Unidos, por exemplo.  

As leis não mudam  a realidade, a consciência sim. É por isso que o Centro Espírita Seareiros do bem, da cidade de Boa Ventura, realiza um trabalho de educação moral, evangélico e cívico, há duas décadas e tem como lema: “EVANGELIZE A CRIANÇA PARA NÃO PRECISAR PUNIR O ADULTO. CRIANÇA EVANGELIZADA HOJE, HOMEM DE BEM AMANHÔ.

Tais horrores ocorrem, com maior frequência, devido estarmos deseducados da vida, por não sabermos o que realmente ela é. Qual a sua proposta? E por que Deus nos criou? Tem uns que defendem ser isso bobagem por que Deus não existe. O difícil é provar a tese.
 
Partindo do princípio científico que para todo efeito existe uma causa, a causa da vida não poderia ser o nada, pois o nada não existe. O difícil é provar que toda esta estrutura natural de cosmos, das macros e micros partículas, surgiu por acaso, através de uma “explosãosinha” que os , materialistas denominam de BIG BANG. É como se jogássemos para cima milhares de letras e cada uma delas se concentrassem para construir livros inteligentes, de todas as áreas do saber humano e finalmente formasse uma biblioteca perfeitamente organizada. É mole!

O leitor vai concorda comigo que para que tudo exista é necessário que antes tenha existido um pensamento. Esse teclado, esse computador, essa música clássica da grande ENYA, que ouço nesse momento, provocando emoções indescritíveis, não podem ter surgido do nada. Alguém pensou antes.

 A vida é um grande pensamento e o que não foi feito pelo homem, que pensou antes, foi feito por outro ser, que também pensou antes e que chamamos de Deus, Alá, Jeová, Grande Arquiteto do Universo... e tudo mais. Nomes, apenas nomes, que jamais alcançarão o entendimento da causa. Pelo menos nessa condição em que nos encontramos, pobres orgulhosos e egoístas.

Mas ontem, no Centro Espírita Jesus de Nazaré, passamos momentos agradáveis com a apresentação artística do recém-grupo musical DESPERTAR, da cidade de Patos e a magnífica exposição da jovem KATIELE, filha do nosso querido OSVALDO, gerente da agência do IBGE, da cidade de Patos.

KATIELE nos fez movimentar em torno da proposta de Deus às nossas vidas, sem o pieguismo e as ilusões de muitos, que faz dos temas evangélicos ou bíblicos instrumento de terror, domínio e enganação. Foi uma palestra racional enfocando as três fases vividas pela humanidade até os dias atuais e esclarecendo como devemos encarar a vida, que segue sempre, mesmo depois da morte do instrumento, que é o corpo físico e que todos os dias de despede  de nós.

Em seguida apreciamos a apresentação do novel grupo espírita DESERPERTAR, que arrancou lágrimas dos presentes.

A VIDA É UM GRANDE PENSAMENTO

 

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO

Frei Marcelino Devolve Túnica e Segue a Caminhada no Constante Estágio Evolutivo.

Frei Marcelino Devolve túnica e segue a caminhada no constante estágio evolutivo.
(TITICO PEDRO)

                               Não fosse a compreensão da Doutrina Espírita, que explica a miúde, o porquê da vida em constante evolução, diríamos que fora grande a sorte do Frei Marcelo, sacerdote, que exercera o seu pontificado pelas bandas de Catolé do Rocha. Diriam os movidos pela fé, quanta felicidade do Frei Marcelino!

                              Chegou perto, bem pertinho, ficando na primeira suplência do velho guerreiro MDB de outrora. Esse partido fora propositadamente idealizado pela revolução de 1964, evitando, pois a letra P que significasse partido, o Governo disfarçava para o exterior que o Brasil era eminentemente democrático com pequeninas privações.

                           Ninguém em Itaporanga ousava em insurgir-se com essa pressão tão forte física e moralmente falando. Terrível era sim a rigorosa imposição dos militares, você se lembra meu companheiro Demir Cabral idealizador da ALCAITA, minha patativa da boa oratória? Companheiro Jurandir Eufrausino e hoje saudoso o Chico Monteiro, ex-prefeito de Araçagi, em dois mandatos alternados, e o próprio signatário, ainda em alma caminhante à eternidade.

                          Esse tempo dos primeiros anos de 1970, em represália ao desmando do Governo, nos intervalos das aulas do saudoso professor Cláudio Santa Cruz, língua presa por imposição da ditadura, ministrando a disciplina Economia Política, sob a presença de ‘estudantes preferenciais, por usar as escondidas crachás da PF’. Sim, eles eram ‘normais estudantes’ que viviam a testemunhar o que se passava na sala de aula.

                     A novel Desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, Presidente do TJ, não faz esse tempo todo, nos bates papos de estudantes, mais voltados para o aprender com um papo mais sadio. É, eu me lembro bem do Gil Messias, Adalberto Targino, Eliane Souto, Eleonora, a filha do saudoso Mário Silveira, então Secretário das Finanças do Governo Ivan Bichara, quantas saudades do Professor e hoje Desembargador do TRT-PB, Carlos Coelho.

                              Isso mesmo nós quatro estudantes fundamos o antigo MDB com o indispensável apoio do então Deputado Estadual, saudoso Desembargador do TRF-5, tribuno Paulo de Tarso Benevides Gadelha e do então Deputado Federal, Marcondes Gadelha.

                 A Assembleia Legislativa já gosta de Padres e pastores nas suas bancadas. Pois é, os céticos diriam morre Gustavo Amorim, Deputado eleito pelo MDB com maior concentração de votos em Guarabira, onde mantinha a empresa de ônibus Guarabirense, tenho dúvida se esse era o real nome fantasia. Pois é, mal recebeu o seu diploma fornecido pelo TER, o ‘homem morre para deixar a vaga para o Frade de Catolé do Rocha, isso é que é “infelicidade”.



                      Na época a casa tinha três padres Américo Maia (ARENA), Levi Rodrigues de Patos e Frei Marcelino de Catolé do Rocha, ambos do MDB e Pastor Sócrates Pedro, ARENA, de Campina Grande.


                              Hoje eu me surpreendo com lamentável notícia da devolução ao campo santo, a túnica da personalidade Frei Marcelino. Siga sempre, oh! Meu irmão toma a tua charrua e continua no fazer constante agora desprendido do corpo. Eis, pois o release que nos encaminhou a ALPB:


Morre Frei Marcelino de Santana: O corpo do ex-deputado Francisco Muniz de Medeiros, conhecido como Frei Marcelino de Santana, será velado no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), entre as 17h e 22h, deste sábado (08). Após esse horário, será trasladado para Catolé do Rocha, onde será sepultado.
O religioso, que faleceu nesta manhã, dedicou a vida à educação. Como político, foi presidente da Comissão de Negócios Municipais e Serviço Público na Casa de Epitácio Pessoa (1978), onde também foi 2º vice-presidente de 1975 a 1979.
Fundou com a ajuda de jovens professores o Colégio Técnico Dom Vital (1959), em Catolé do Rocha. No mesmo ano, fundou o Sindicato de Trabalhadores Rurais da Paraíba. Foi professor de Português, Inglês, Grego e Latim, Educação Artística, Sociologia, Psicologia e Filosofia da Educação
Fonte: