sábado, 6 de outubro de 2012

O Negócio é Ser Família

O Negócio é Ser Família
(Reynollds Augusto)
O Evangelho no Cesb de Boa Ventura, hoje (06.10.12), foi especial. Aliás todos os encontros de estudos espíritas, que é o mesmo que estudos cristãos, nos acrescentam algo à vida. O tema girou em torno de um belo texto do espírito Joana de Angelis, a mentora do nosso grande Divaldo Franco, intitulado AMOR FILIAL. Joana retirou a mensagem dos Evangelhos, Mateus, cap. XIX, 19.
Descobrimos que a maioria das famílias constituídas não é resultado de um acidente biológico e sim de programação precedente. Somos atraídos, quase sempre para o reencontro com almas compromissadas conosco. Os vínculos nunca se perdem e a vida nos propicia o reencontro. Esse tal de “amor à primeira vista” nos dá certa noção da tese. A minha esposa, por exemplo, antes de me conhecer pessoalmente , já confidenciara a sua amiga particular que iria se casar comigo. Um relance, um momento, resgatou o nosso histórico, encravado no psiquismo profundo, que está nos “porões” da alma.
- Fulana, senti que vou me casar com Reynollds.
- Tá doida, nem o conhece...
Dito e feito, “rodamos”, experimentamos outras emoções, mas a jurisdição divina nos uniu para que pudéssemos cumprir o nosso compromisso com a família, com os filhos, com a vida. Deve ter acontecido, também, com você. Os nossos familiares tem ligação espiritual conosco e a família é o melhor lugar para continuar a caminhada, que não cessa.
É claro que não é regra geral, pois há as exceções. Há os encontros de interesses e quando o casamento é esteado neles, a coisa desanda e logo termina. Há outros tipos de uniões que sempre indicam compromissos, mas o nosso orgulho e o nosso egoísmo não percebe a importância do momento.
É por isso que não temos a esposa e os filhos por acaso, são reencontros de espíritos para reconstrução de caminhos, que em muitos casos são desmerecidos, gerando compromissos maiores lá na frente.
Joana diz que " há soberanas leis que nos atraem e que os pais não são seres fortuitos que aparecem à frente da prole, descompromissados moral e espiritualmente. São pilotis na instituição doméstica, sobre os quais se constroem os grupos da consanguinidade e da efetividade. Cada espírito renasce no clã onde tem necessidade de aprimorar-se pela paciência, pela resignação, pelo silêncio e pela bondade".
É por isso que o bom é viver em família...
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.www.reynollds.blogspot.com

Um Capítulo da Vida

Um Capítulo da Vida
(Reynollds Augusto)

Nossa história é longa, pois somos viajantes do tempo rumo à plenitude, às experimentações, ao aperfeiçoamento, desenvolvendo as duas asas que nos faz chegar a Deus que são o sentimento e a razão.   Os religiosos chamam isso de salvação, nós, os espíritas apelidamos, mais judiciosamente, de EVOLUÇÃO.

Nesse caminhar infinito vamos conhecendo pessoas, desenvolvendo sentimentos, aprimorando o interior, se relacionando, sentindo e vivendo, movimentando o amor. São espíritos se conhecendo, construindo essa energia de vida, móvel da verdadeira felicidade.

Isso me fez lembrar as palavras do apóstolo:

 “Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor”.
É sempre por intermédio do amor que a vida aproxima as pessoas. Muitas vezes esse amor adoece, precisando do remédio da consciência, que aniquila egoísmo e o orgulho, as duas grande chagas da humanidade, segundo os imortais e que estão latentes , lá do fundo, escondidos. Mas o sentimento do amor precisa sempre ser regado, como a flor precisa de água para produzir perfume e beleza. Se nós não o regamos, o vírus do egoísmo e do orgulho pode feri-lo.

O amor é um gênero e ele comporta várias espécies. Amor de Pai e de Mãe, amor de amantes, amor de amigos, amor filial, amor ao estudo, à religião, à vida...

O de Mãe só Deus explica, ninguém pode fazê-lo. É um amor diferente e só quem é mãe sabe do que estou “falando”. Não se explica, só se sente. É um sentimento estranho, desmedido e talvez seja o sentimento que mais se aproxima daquele amor ensinado por Jesus.

Há também o amor de amigos. Esse é forte, também. Traz felicidade, motiva as relações, facilita os caminhos. Alguém pode sentir os dois. Se isso acontecer, o sentimento fica potencializado. Também é uma emoção nobre, quando se apresenta sem interesses. O amor de amigos é o sentimento que sempre nutrimos por UIARA ARAÚJO e a grande VERA, sua mãe guerreira, que dispensou tudo e seguiu a filha rumo aos seus sonhos.

Depois de longos anos sem ver as minhas garotas, agora com 15 anos, UIARA chorou. Creio que de súbito ela deu aquela regredida no tempo e se viu aqui em casa, pequena, brincando, sempre ao lado de Wilianna. Acompanhou o nascimento das meninas, tornou-se nossa filha espiritual, com a permissão de Vera. Brincamos juntos, sorrimos juntos e choramos juntos.  Eu também chorei, pois “a nossa menina” estava para entrar no mundo da responsabilidade e da magia, que é SER FAMÍLIA.

E sou solidário. Se alguém chorar perto de mim, vai ter um companheiro. Mas foi um choro bom, de felicidade. O brilho encantado nos seus olhos mostrava isso. Chorei, também quando falei no fim da cerimônia para abençoar os noivos, naquela consagração ecumênica, na praia, com amigos e familiares reunidos. Não deu para aguentar, regredi também, mas estava feliz. Sustentei a peteca e falei de coração. Os outros, coitados, também foram solidários, choraram todos. Ainda bem que a música de fundo, ao som do instrumento, tocado por nada menos que o irmão de UIARA, amenizou o chororô coletivo. Isso é que é fraternidade. Mas depois foi só festa, músicas, comidas gostosas e felicidade.

A vida é uma grande novela e você é o autor. Cada dia um capitulo, cada capítulo uma emoção. Vamos experimentar várias novelas, em momentos diferentes, viver vários capítulos e seguir em frente rumo a Deus, nessa vida imortal que não cessa.

Se você quiser ser triste, será. Se você quiser ser feliz, também  será.  As suas buscas dirão qual estrada está seguindo.
Escreva uma bela história... E de amor.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

www.reynollds.blogspot.com

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

PENSE DIREITO III

PENSE DIREITO III

É Necessário que Haja Escândalos...
( Reynollds Augusto)


Os ares da democracia só surgiram no nosso espaço social depois de muitas pelejas, lutas, esforços, renúncias. Que o diga o nosso conterrâneo, escritor e jornalista, PAULO CONSERVA, um dos nossos modelos da persistência, pelo empenho que teve no “bom combate”. Hoje saímos dos nossos recantos para eleger os condutores da coisa pública, mas nem sempre foi assim.


A grande verdade é que a humanidade vai sendo direcionada ao seu objetivo maior, que é o homem conquistar-se a si mesmo, e, conquistando-se, possa eleger valores maiores de justiça, fraternidade e igualdade, que são esteios de uma sociedade equilibrada, sendo ideais da revolução francesa e que foram carreados à nossa Carta Política.


Essa evolução ninguém detém, pois provêm de um direito maior, que está acima dos nossos parcos sensos de justiça, que é a jurisdição divina, causa primária de todas as coisas. Deus não está cochilando e tudo “está certo”, à medida que as experiências positivas e negativas são impulsionadoras do progresso pessoal e coletivo. Há uma ordem dentro da desordem e tudo é mecanismo de evolução rumo ao nosso destino maior. “É necessário que haja o escândalo, mas ai daquele por quem o escândalo venha” (Jesus).


Ainda precisamos das leis sociais, para que essas buscas se concretizem. Ainda precisamos dos “puxões de orelhas” do Estado, como uma mãe que castiga o seu filho para que ele se torne um homem de bem.


Mas, o Estado precisa se“armar” na base, com a educação. A formação do bom cidadão é contínua e sistemática e a escola é uma das saídas para que possamos eleger os nossos representantes com consciência e responsabilidade. Adquirir essa maturidade demanda tempo, persistência e constância. A corrupção é uma mazela que pode acabar com qualquer sociedade, pois alguns de locupletam com a ganância egoística e os outros sofrem ocasionando o desequilíbrio e a injustiça social. Poucos com tanto e muitos com quase nada. Lei nenhuma consegue aplacar esse fenômeno, só consciência, educação, comprometimento de ser cidadão, de verdade, espantará o fantasma da corrupção, tão presente.


Tudo tem seu tempo, como diria o apóstolo Paulo. Sabemos que advento da nossa atual constituição foi o resultado do enfraquecimento do regime político instaurado em 1964. Até os militares ensaiavam o retorno ao regime democrático. Era a força das novas ideias que nos impulsionavam a novos destinos. Veio o enfraquecimento natural do governo Geisel, veio a anistia política, veio o processo de abertura do governo Figueiredo, veio a eleição indireta do Tancredo Neves. Virão muitos gostos e desgosto que fazem parte do nosso processo de aprendizado. Estamos aprendendo. Há uma ordem dentro da desordem e no tempo certo seremos uma sociedade justa, fraterna e solidária.


PENSE NISSO! MAS PENSE DIREITO.

Candidato a Vereador Gravando Programa


Candidato a Vereador tentando gravar Programa eleitoral (Hilário)

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Voto Vendido, Povo Vencido


 Voto Vendido, Povo Vencido
                                                  (Reynollds Augusto)


O nome dele é Eduardo Maia e se tornou um grande irmão, ou melhor, fomos amigos de outras épocas, nesse tempo infinito que se perde de vista, para trás; e temos outro tempo infinito, que a vista jamais alcançará, para frente. 
 Somos imortais. Deus não nos criaria para a morte. O reencontro foi “engendrado” por um espírito, o “UM AMIGO POETA”, que, hoje, sabemos tratar-se do Inácio da Catingueira (
www.poesiasdoalto.blogspot.com).

Ano de 1990.
- Reynollds, tem um cara estranho te procurando pela cidade.
-?

Reencontramo-nos e a familiaridade foi de imediato. Ele veio me procurar por sugestão do “Inácio”, traçou um perfil de nossas vidas e até hoje estamos andando juntos, peregrinando pela estrada do conhecimento espiritual, que a Doutrina Espírita nos permite.

Deus tem algumas escolas de aprendizado espiritual, no Planeta. Catolicismo, os Evangélicos, Espiritismo, Budismo... Não importa o rótulo. São escolas de Deus. O nosso preconceito e atraso espiritual é que faz separar as criaturas.

Isso me fez lembrar a grande música do JONH LENON: Imagine.

Mas haverá um dia em que “haverá um só rebanho e um só pastor”. Não precisaremos mais de religião institucionalizada, pois a nossa ligação com a causa de tudo será direta, imediata, automática. Religião é coisa de homem. A religião de Jesus é o amor incondicional. É o respeito às diferenças...

Mas não é disso que eu quero falar.

O Eduardo e o seu colega Diogo, do TRE da Paraíba, veio a Itaporanga conversar com os jovens sobre a importância do voto limpo. Professores e alunos fizeram “uma mesa redonda” para discutir o tema, tão em voga por essa época. O TRE faz um grande serviço à democracia brasileira, que está consolidada. E os alunos e professores do colégio Normal, dirigido pelo meu irmão Paulo Henriques, discutiram, com eficácia, o tema “VOTO VENDIDO. POVO VENCIDO”.

A conscientização política deve ser matéria constante nos educandários, para formar novas mentalidades e ensinar ao jovem como dizer “NÃO”. Mas um NÃO bem forte a esses políticos corruptos, que se aproveitam da fragilidade social para se "dar bem".

Eu sinto que as coisas estão mudando, devagar, mais mudando. E isso está acontecendo porque as instituições estão imbuídas de vontade, para conscientizar o cidadão da importância da uma eleição limpa, onde as ideias sejam o carro forte nas escolhas.

É bom entender que serão esses agentes políticos que conduzirão os destinos da coisa pública e se escolhermos maus condutores, o carro vai virar e poucas pessoas sobreviverão.

NÃO VENDA O SEU VOTO. Você pensa que ganha, mas na verdade todos perdem.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO
www.reynollds.blogspot.com

O MAIOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS




A grande final de O Maior Brasileiro de Todos os tempos aconteceu na noite desta quarta, 3 de outubro, na sede do SBT, em São Paulo. Após encerrada a votação, o jornalista Carlos Nascimento anunciou Chico Xavier como o grande vencedor da competição.

Representado por Saulo Gomes, o ícone espírita obteve 71,4% dos votos do público pela internet e via SMS.

Chico Xavier sempre foi considerado um mensageiro do amor. Um homem sereno e humilde que tocou o espírito de seus seguidores. Com apenas 21 anos, psicografou o primeiro livro. Logo viriam mais publicações, os elogios e as críticas. Durante toda a sua vida, ele teve que lidar com acusações e desconfianças dos descrentes na sua obra. Sua mensagem chegou a milhões de pessoas. Muitos são os relatos de vidas transformadas através das suas palavras.



Chico Xavier O Maior Brasileiro de Todos os Tempos




Biografia


Chico Xavier foi um dos maiores expoentes do espiritismo no Século XX. Da infância pobre ao reconhecimento internacional, ele nunca pensou nele, e sim, no próximo. 

Depois de conhecer seu guia espiritual, Chico levou o dom psicográfico às livrarias. Autores falecidos puderam continuar suas obras através do médium. Foram mais de 400 obras psicografadas e publicadas em diversos idiomas, uma vendagem superior a 50 milhões de exemplares.

Chico Xavier nunca ficou com um centavo do dinheiro arrecadado com as vendas. Toda renda, desde o seu primeiro livro, foi destinada a instituições espíritas e a seus trabalhos sociais, que ajudou sempre os mais necessitados.

O médium recebeu dezenas de homenagens de várias cidades. Porém, humildemente achava que esta admiração pertencia à doutrina espírita e não a ele. 

Chico também era uma ponte de conforto para milhares de mães que buscavam nele a esperança de contato com os filhos já mortos. Um trabalho que passou a ter notoriedade graças ao seu empenho e disciplina.

Chico Xavier O Maior Brasileiro de Todos os Tempos




Curiosidades


• Chico Xavier venceu Ayrton Senna na fase semifinal do programa, com 63,8% dos votos.

• Sempre usava óculos escuros porque sofria de um tipo de catarata que não tinha cura.

• Aos 4 anos, Chico Xavier dizia que via espíritos. O pai pensou que o menino estava com o “demônio no corpo”.

• O primeiro livro de Chico Xavier tinha 259 poesias ditadas por 56 poetas mortos, entre eles Olavo Bilac e Castro Alves.

• Durante sua vida, Chico Xavier nunca ganhou dinheiro como médium. Trabalhou como operário e foi até datilógrafo.

• Emmanuel, o mentor espiritual de Chico Xavier, já teria vivido como um senador romano, um escravo e até mesmo um padre.

• A estreia do filme Chico Xavier ocorreu no mesmo dia em que o médium completaria 100 anos se estivesse vivo.

• Mesmo com problemas de saúde, como hérnia de disco e angina, Chico Xavier cumpriu sua missão espírita por toda a vida.

• Viajou para os Estados Unidos, em 1965, com intuito de divulgar o espiritismo no exterior.

• Tinha uma única vaidade: usava peruca para esconder sua calvície.

• Chico Xavier psicografou cerca de 10 mil cartas de desencarnados durante toda sua vida.

Chico Xavier O Maior Brasileiro de Todos os Tempos


FONTE: SBT

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

VOTO VENDIDO,POVO VENCIDO


Voto Vendido, Povo Vencido
 ( Reynollds Augusto)

A conquista democrática é a maior força do Estado de Direito. Não somos apenas um Estado de Direito, somos um Estado de Direito Democrático e isso faz a diferença, pois é o povo que participa indiretamente, mas elegendo diretamente o seu representantes no direcionamento do Estado.

É preciso escolher bem os nossos administradores e legisladores para que eles persigam a igualdade, a justiça social , corolário de qualquer nação e para que isso aconteça o povo precisa aprender a votar, sem negociar o seu voto, pois quando “se vende o voto ,todos perdem”.

A Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba vem realizando desde agosto a Campanha VOTO VENDIDO, POVO VENCIDO. Aqui em Itaporanga a campanha terá seguimento no Colégio Normal , que é dirigido pelo professor PAULO HENRIQUES, a partir das 9:30 da manhã, neste dia 03 de outubro, no turno da manhã e no intervalo, no turno da Tarde.

Também haverá uma entrevista na RÁDIO BOA NOVA DE ITAPORANGA, que terá um programa especial, TITICO EXPLICA, hoje, dia 03 de outubro às 11:00 horas da manhã.

Vamos todos contribuir para a democracia séria, consciente. Voto não é mercadoria, voto é solução para os problemas sociais.

NÃO VENDA SEU VOTO. NÃO SEJA VENCIDO

PENSE NISSO. MAS PENSE AGORA MESMO

terça-feira, 2 de outubro de 2012

PENSE DIREITO - É TEMPO DE ELEIÇÃO


PENSE DIREITO

É Tempo de Eleição

(Reynollds Augusto)


Uma matéria que eu sempre gostava, quando viajava pelo conhecimento, no ensino secundário, era Educação Moral e Cívica. O professor era o meu amigo Djacir, que nos fazia viajar nas discursões próprias, acaloradas, do que é ser UMA NAÇÃO. “Dja” foi residir em Campina Grande e talvez, a essas alturas, já esteja aposentado, ou não.


Não sei por que cargas d’água o Ministério da Educação tirou a matéria na grade curricular. Acho que foi um desserviço à educação, à preparação de cidadãos conscientes.


Aprender a votar e escolher bem o nossos representantes depende de preparo continuo de discussão, de conscientização. E isso exige reflexão contínua para que o eleitor possa dizer SIM, ou dizer NÃO.


SIM, SIM; NÃO, NÃO, ensinou o maior espírito que já passou por essas bandas, há mais de dois mil anos, o professor, educador, sonhador e verdadeiro, Jesus de Nazaré. Que a humanidade atrasada, interesseira, o usa como objeto de domínio, de discórdia, comércio, enganação e tudo mais.


Mas para que um Estado se solidifique na harmonia e no equilíbrio é preciso que escolhamos agentes políticos compromissados com os ideais do povo. É preciso separar o joio do trigo, é preciso identificar aqueles que estão entrando no processo para “se dar bem” à procura, tão somente, de um emprego fácil, daqueles que sabem cumprir, realmente, o seu papel nessa esfera de poder, a bem do povo.


Seria mais interessante que essas espécies de cargos políticos fossem conquistadas através de concurso, como o são os cargos de promotor e juiz. Talvez o Estado escolhesse o agente com mais presteza, mais isso feriria a democracia, pois o poder é do povo e é ele que tem que aprender a maturar e não deixar que os enganadores de plantão possam alçar despreparados, ao Poder, que é nosso.


Ainda bem que temos a Justiça Eleitoral, que permite o equilíbrio, nesse momento de efervescência social. Ainda bem que temos a Rádio Boa Nova de Itaporanga, na pessoa do consciente TITICO PEDRO e diretores escolares compromissados, como o Professor Paulo Henriques, que oficiaram à Escola Eleitoral do TRE a fim de trazer uma equipe para discutir o tema “VOTO VENDIDO, POVO VENCIDO”.


A equipe terá à frente o Analista Judiciário daquele Corte, o SR, EDUARDO MAIA. A entrevista será na Rádio Boa nova às 11 horas e a palestra no “Colégio Normal”, nos dois turnos. DIA 03, QUARTA FEIRA.


Você não pode perder.


PENSE NISSO! MAS PENSE DIREITO.

domingo, 30 de setembro de 2012

PODER JUDUCIÁRIO PREPARANDO AGENTES PARA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL, EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO - ESMA/TJPB/UEPB


PODER JUDUCIÁRIO PREPARANDO AGENTES PARA PRESTAÇÃO JURISDICIONAL, EM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO -  ESMA/TJPB/UEPB
(Reynollds Augusto)
A juíza é recém-ingressa nos quadros do Tribunal de Justiça da Paraíba, sendo Juíza substituta, rumo à vitaliciedade. Esse é um percurso legal, institucional e constitucional para averiguar a condição psicológica e a competência jurídica do novo agente político, que lida com uma das parcelas de poder, objetivando distribuir Justiça aos cidadãos.
Nada é mais reconfortante do que um Juiz equilibrado, seguro, que usa a força do Estado para aplicar a real justiça, que não é apenas um valor e que dependente da maturidade psicológica do aplicador do Direito, como também de conhecimento da lei, que é o nosso primeiro padrão de honestidade e ainda, da jurisprudência, que representa a maturidade nas interpretações.  Como também, da visão abrangente dos doutrinadores. “Tudo isso para aproximar esses instrumentos estatais do bem, do justo, do verdadeiro”, como diria o grande pensador grego, Sócrates.
    Foi essa impressão que todos nós, serventuários da justiça, das diversas comarcas do sertão, sentimos com as falas e aulas da juíza Coremense, Drª KAREN CRISTINA. A Paulista que fala bonito, com segurança, firmeza e o mais importante, humanidade. Tudo isso associado à lei, melhor interpretada, resulta na JUSTIÇA, a nossa eterna busca.
De parabéns o Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba e a ESMA (Escola Superior da Magistratura) por possibilitar que o conhecimento seja interiorizado e que os agentes administrativos do interior, que fazem parte dos quadros estáveis do nosso Tribunal, reforcem a sua condição e ajudem ao magistrado a ir à busca da Justiça, esteio e equilíbrio de qualquer sociedade organizada.
Essa primeira aula, esse primeiro contato, já nos dá conta de o quanto a experiência será de grande valia para todos aqueles que auxiliam o JUIZ a fazer JUSTIÇA . Colocamos os pés nesse “mar” de conhecimento. Começamos estudando a LOJE (Lei de Organização Judiciária do Estado da Paraíba) e ainda temos muito a navegar, pois o conhecimento jurídico é amplo, dinâmico, como ampla e dinâmica é a vida em sociedade.   O Direito tem que estar a serviço do equilíbrio e o equilíbrio para atingir a sociedade depende, em sua maior parte, da maturidade do poder judiciário, que em última instância vai dizer o que é certo e o que é errado.
Estudar é importante e aperfeiçoa o cidadão, qualifica o servidor, norteia os passos, que ficam apurados, com o conhecimento, que a ferramenta da evolução.
 O grande pensador “Albert Einstein” já asseverara que? “É fundamental que o estudante adquira uma compreensão e uma percepção nítida dos valores. Tem de aprender a ter um sentido bem definido do belo e do moralmente bom”.
 
Parabéns à atual administração do Tribunal de Justiça.
 
Parabéns à ESMA.
Parabéns à professora KAREN, Juíza de Direito. Que ela possa amar a Paraíba e o Sertão, como nós os amamos e que durante a sua passagem por esse sertão poético, possa dar o melhor de si e distribuir a justiça, que a sociedade necessita.
 
PENSE NISSO! MAS PENSE DIREITO.