sábado, 7 de julho de 2012

MISERICÓRDIA DE ONTEM, ITAPORANGA DE HOJE: UM GRANDE JORNALISTA: JOÃO BOSCO GASPAR


MISERICÓRDIA DE ONTEM, ITAPORANGA DE HOJE.

UM GRANDE JORNALISTA: JOÃO BOSCO GASPAR
Por Joao Dehon Fonseca em 07-07-2012
Fonte: Itaporanga.net


Era pouco mais de 10:00 horas quando Fátima Gaspar, falou comigo pelo FACEBOOK e me informou que Bosco estava na UTI. Como sou muito Católico e tenho fé nas minhas preces, disse-lhe que ia rezar para que ele saísse dessa fase. Ela me agradeceu e falou que estava saindo para o hospital.

A partir dali o tempo parou um pouco e começou a retroceder e eu me vi em Itaporanga na Rua do Rosário, hoje Padre Lourenço, bem em frente à casa de João Firmino, avô de Bosco, jogando pelada com Bosco, Antonio Fonseca, Ernesto Arruda, Evandro Negreiros, Cosme Negreiros, Paulo Cordeiro, Negro Cordeiro, Tota Ferreira, Hugo Mangueira, Arcenio Mangueira,Wandreile Sousa entre outros. De toda essa gente alguns já estão com Deus e outros são pessoas bem resolvidas cada um na sua área inclusive o Zé Coringa(Zé Ninguém) que dizem que é Padre lá pras bandas de Goiás.

Depois daquela conversa com Fátima me veio uma sensação de despedida e vez por outra a máquina do tempo insistia em me colocar bem ali em frente a Bosco e agora eu estava em 1970 quando João Bosco Gaspar, depois de Soares Madruga, ter me indicado para trabalhar na Rádio Correio da Paraíba, que estava em fase experimental, me levou até o Sr. Zacarias Sitônio e me apresentou com os maiores elogios possíveis e ali fiquei trabalhando na recepção, juntamente com Gaspar, pai de Bosco.

Quando falei com Fátima senti que ela estava muito emotiva e diferente das outras vezes, também fiquei sentido, pois sabia que aquela minha nostalgia não podia ser normal. Fui atender algumas pessoas que estavam na minha repartição, mas parecia que o tempo perdera a respiração, enquanto isso, eu torcia as mãos num gesto real tentando buscar energia suficiente para sentir se meu amigo e parente realmente poderia sair dessa.

Todas aquelas lembranças daquele momento, impregnadas de emoção, iam surgindo e no silencio do meu coração senti que se impôs um grande ar de despedida, pois minha visão, que parecia premonitória, me conduzindo a um seleto mundo imortal e lá estava meu amigo Bosco.

Quem de Itaporanga um dia não se encontrou com Bosco em algum lugar em João Pessoa e ele com aquele sorriso largo sentia a satisfação de estar diante de um conterrâneo? Quantas e quantas vezes me sentei com ele, eu como estudante e ele já profissional de comunicação la na churrascaria Bambu, ao lado de Carlos Augusto de Carvalho tomamos algumas doses.

A trajetória desse cidadão, sempre foi ilibada, fez um grande esforço para trazer a família para João Pessoa e conseguiu, ajudou na formação dos irmãos como da Dra. Graça que terminou medicina, de Tarcisio que é um grande perito, enfim de toda a família.Fez do jornalismo um sacerdócio e no tempo que jornal era escrito e editado com chumbo ou linotipo, ele foi de linotipista a colunista do Correio da Paraíba, tendo trabalhado ao lado de Jesus Soares Fonseca, um dos melhores revisores, que o Correio já teve; Soares Madruga grande colunista; Biu Ramos; Ney; Carlos Aranha; Anco Márcio e montão de feras que sabiam fazer jornal, pois na época não tinha o famoso COPIA E COLA.

Às treze horas desse dia 06 de Julho do ano de 2012 da era cristã o tempo terreno de João Bosco Gaspar parou, seu coração deixou de bater, sua alma ou espírito desencarnou, como querem os nossos irmãos espíritas, mas não parou o tempo espiritual e ele agora deve estar assinando a sua primeira coluna jornalística ao lado de Deus não Correio, não da Paraíba, mas Correio da Glória.


Até breve Bosco, espero lhe encontrar nos braços de Deus


quarta-feira, 4 de julho de 2012

NOTÍCIA! SÓ COM CHEIRO DE VERDADE.


 5387
NOTICIA! SÓ COM CHEIRO DE VERDADE. 
Por João Dehon Fonseca  em 04-07-2012 


do Itaporanga .net

Por várias vezes tenho vindo até este "site" e ao "Portal do Vale" dizer que gosto de ler os grandes filhos de Itaporanga que aqui escrevem, como adoro ler as notícias do Portal do Vale porque elas cheiram à verdade, não têm delongas, não são fantasiosas e o Rainério não costuma copiar e colar de nem um outro blog, pois nasceu jornalista e só veio descobrir depois de adulto.

Furar notícia, em jornalismo é muito bom, mas o furo tem que ter responsabilidade, abalizamento, fundamento. Furar por furar, a notícia deixa de ser notícia e passa a ser fofoca, sendo que esta não faz parte do mundo do jornal, a não ser que o comunicador queira transportar para o mundo tupiniquim da notícia aquilo que poderia lhe dar notoriedade e confiança do leitor.

Dito isto, quero que fique bem claro que a escritura exibida pela Portal do Vale é verdadeira e que este presente que Itaporanga recebe não pode ser dado como mérito de politicóides que passam a vida mentindo para uma população e aproveitam uma campanha política para batizarem o feito dos outros como sendo seus.

Parabéns Titico Pedro! Parabéns Reynollds, Herculano, Rainério e mais uma meia dúzia de heróis que batalharam, gritaram e foram às ruas pedir ao mundo à introdução do Campus IFPB. 

Não se pode deixar de agradecer ao GOVERNO DO ESTADO que ouviu o clamor dos nossos heróis e escriturou o Terreno na Malhada Grande.

Esse fato que marca a História de Itaporanga e terá que ser contado às gerações futuras como uma luta da sociedade civil encabeçada por homens de bem e que amam nossa terra e nunca ser contada como luta desses políticos que só aparecem para nós às vésperas de eleições

terça-feira, 3 de julho de 2012

UM NOVO TEMPO!


Parabéns Portal do Vale. Parabéns Rainério
(Reynollds Augusto)


Sabe aquela sensação de quase estar chegando ao fim e morrer de súbito. Era o que estávamos sentindo, com essa novela do IFPB para Itaporanga. Mas, agora, chegamos a um capítulo de suma importância para os filhos de Itaporanga, presente e ausentes, pois mesmo estando fora, todos se sentem felizes com o progresso de nossa terra.

O meu agradecimento pessoal vai para Rainério e o Portal do Vale, que nos propiciou, em primeira mão, esse momento de alegria. O Blog, administrado por Paulo Rainério, foi emissário de uma grande boa nova. Confesso a vocês que, de início, estava meio que desconfiado, pois surgiam conversas e mais conversas, mentiras e mais mentiras, ao ponto de fazer com que o Titico Pedro, em vários momentos, na Rádio, subisse a pressão, por ocasião do ultimo TITICO EXPLICA. Fui ajudá-lo a colocar no ar o programa, pois estava sozinho e era cada telefonema, cada conversa. Coisas dessa politicagem sórdida que Itaporanga ainda vive. 

Mas a fonte de RAINÉRIO não era política e, por conseguinte, segura, sem os “interesses” de ocasião. Fonte séria, tão séria quanta a notícia divulgada agora, que nos trouxe alento e esperanças.

Não há dúvidas que chegamos a tudo isso, depois de um longo processo iniciado pelo TITICO PEDRO, que chamou o povo às ruas. O movimento não tinha graduados e sim, só soldados, para arrefecer os interesses políticos de muitos. Depois de muitas pelejas, insegurança, a bola foi passada para o Reitor, que agora deve fazer o gol, tão esperado pela comuna. E esperamos que o trâmite burocrático, que há para ar início a construção nos seis hectares, doados pelo governo, possa desvencilhar-se rapidamente.

Estamos ficando bem servidos de cursos superiores. Os novos pais não terão mais porque ficar apreensivos, em ver os seus filhos se deslocarem a Patos, arriscando a vida. Os “busões” estão com os dias contados e já não era sem tempo. Temos vários cursos na Universidade aberta. Tenho um amigo, do coração, que licenciou-ser em letras pela UFPB digital e está a caminho da especialização, aqui mesmo em Itaporanga. Agora vamos iniciar outro tempo com a vinda do IFPB. 

Alvíssaras” 

Parabéns TITICO PEDRO,
Parabéns Portal do Vale.
Parabéns a todos os que participaram do processo, principalmente aos “soldados”.

UM NOVO TEMPO....

Acho que vou fazer vestibular para ITAPORANGA. Informática, quem sabe.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA. 

IFPB JÁ!




MEDO E ANSIEDADE. DOIS GIGANTES DA ALMA. IFPB , 03 DIAS.
Por Reynollds Augusto  em 03-07-2012



Onde Está a Escritura do IFPB de Itaporanga?
(Reynollds Augusto)

Aprendi com a Doutrina Espírita que um dos gigantes da alma é a ansiedade, que deve ser controlada,para que se alcance o equilíbrio. O ansioso sofre antes do tempo e cria expectativa diversas, que prejudicam a máquina orgânica. Pode gerar ,até, as chamadas doenças psicossomáticas, ou seja, aqueles doenças que partem da alma e atingem o corpo físico, instrumental do Espírito.

Outro gigante da alma é o medo. O medo acaba com o ser humano e a pressão interior é tão grande que acaba por fragilizar a vida. Mas há medos reais , que são estratagemas da vida para que o indivíduo não se abestalhe e não faça o que não é devido. Esse é instintivo, natural, bom e vem de Deus, para preservar as espécies.

Estou na expectativa e estou com medo.

Na expectativa por que até agora não houve a confirmação de que a escritura do terreno doado à instituição, realmente aconteceu. E com medo, porque se isso não acontecer será um prejuízo intelectual, econômico, jamais visto na Rainha do Vale.

E o pior de tudo que, nesse momento importante, não vejo nem uma candidato ou político se manifestando. O único que se movimentou para valer nesse final da corrida, foi o DEPUTADO BRANCO MENDES. Merece aplausos de todos do Vale

FOI, OU NÃO FOI ESCRITURADO O TERRENO DO IFPB DE ITAPORANGA.

Ansiedade e medo adoecem.

Socorro!



............................................................................................................................................................


IFPB URGENTE! - 3 DIAS apenas ! ! ! .
Por EDILMO  em 03-07-2012




Itaporanga vive grande expectativa frente à tão sonhada implantação do Campus do Instituto Federal de Educação Cientifico e Tecnológico ou simplesmente Instituto Federal o IF/PB, pois não há informações concretas acerca da lavratura da Escritura Pública de Doação e, consequentemente, o competente registro no Cartório Notarial do Registro Público Imobiliário de Itaporanga, documento esse que dar ao IFPB condições plenas para construção do já mencionado campus. 

É cediço que o IFPB só iniciará a construção do monumental espaço físico se houver a efetivação do domínio sobre aludido imóvel. As lideranças políticas de Itaporanga devem estar atentas a essa providência pois se nada acontecer até dia 05 próximo o Instituto não mais se instalará em Itaporanga podendo ser deslocado para qualquer outro município do vale do Piancó ou quem sabe de outra região do Estado da Paraíba. 

Não se admite tamanha desídia desses inescrupulosos agentes políticos. É preciso maior dedicação dos que se dizem representantes dos partidos com diretórios em Itaporanga pois nessa displicência, nessa falta de vontade, até prova em contrário, todos calçam 40. 

Nenhum até o momento demonstrou estar interessado no que virá, o que dará a Itaporanga igualdade às demais cidades sedes de uma região no contexto político da Paraíba. 

O que se encontra postado no www.portaldovale.net de ontem já é um prenúncio mas falta maiores detalhes inclusive quanto ao pai da criança que ainda se mostra obscuro. É deveras, um marco muito importante para a história do IFPB que ainda tenho fé que seja instalado aqui em Itaporanga. 

Quão bom e quão suave é para os que nasceram e estão vivendo em Itaporanga a ser contemplada com um marco de tamanha monta. Que as bênçãos dos céus façam com que tudo aconteça com o Campus do IFPB que queremos ver sua instalação aqui na terrinha. Faltam apenas 03 dias para que o bom aconteça ou pior, se a Escritura Pública não for lavrada consagrando a doação do terreno ao Instituto. APENAS 03 DIAS

Fonte: Itaporanga net.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

DR JOÃO FRANCO PARTIU


DR. JOÃO FRANCO PARTIU . . . 
                                                TITICO PEDRO 

O místico Dr. JOÃO FRANCO partiu sem nos dar a oportunidade de uma despedida. Assim como acontecera com a sua vinda a esta terra tão hospitaleira, é que naquela época não existia a ultrassonografia tão comum nos dias atuais.

Da mesma forma, despede-se dela sem nos dar, sequer o aviso prévio. Imagine a dificuldade do Dr. João em concluir o seu curso de Direito. Por sacerdócio, João Franco exercera a advocacia de ofício, alçando mais tarde ao cargo de procurador do estado, atingindo ao ápice da carreira, em cujo cargo se aposentara.

No mais primórdio tempo da sua existência, João Franco da Costa, pela soberana decisão de um colegiado de homens de bem, respeitosos na maneira de entender a fraternidade,  sob a égide do G.’.A.’.D.’.U.’. torna-se membro de uma irmandade que levanta templos a virtude e cava-se masmorra ao vício.Essa filosofia, incógnita,  que ainda perdura nos dias atuais, levou Dr. João, adormecido há algum tempo, a sofrer derrotas constantes no seu intento de administrar Itaporanga.

Taxado de ATEU o Dr. João de tanto relutar e já nos idos de 1982, com a evolução da comunicação, o saudoso João Franco da Costa consegue se eleger Prefeito de Itaporanga, graças à participação imanente do fenômeno SOARES MADRUGA, Deputado e bem feitor do Vale do Piancó.

Doutor João Franco vence o Dr. Adailton Teódulo já residente da pátria espiritual, que oportunamente registramos esse episódio no seqüencial pleito eleitoral de outrora. Seria por demais justo que o Prefeito Municipal de Itaporanga decretasse feriado municipal, se este for permitido, ou no mínimo luto oficial por 3 dias, número símbolo da sua identidade entre os que c.”. t.’. rr.’. 

Aos familiares do Dr. João Franco da Costa, dona Maria José, sua cara metade, esposa exemplar, filhos Dr. João Franco Filho e Ana Catarina, irmãos Joaquim, Joselita (Melita) e Jacy (Galega), demais netos, sobrinhos, e outros afins, a nossa condolência e a afirmativa de que a personalidade João Franco continuará eternamente, na grande escada de Jacó, sempre identificando o ramo de acácia que um dia lhe foi oportunizado conhecer.

Um T .’. e F.’. A.’. deste teu admirador TITICO PEDRO.

domingo, 1 de julho de 2012

FALTAM 05 DIAS


IFPB URGENTE! - 5 DIAS apenas !!!!!. 
  1. Por EDILMO em 01-07-2012 


    Não compreendo como tamanha dedicação do radiofonico TITICO EXPLICA acerca da luta incessante em torno da implantação do CAMPUS do IFPB em Itaporanga. As vezes penso que alguma coisa vantajosa corre por trás do Dr. Titico Pedro. Agora, após o encerramento do ...prazo para lançamento de candidaturas pude perceber que o homem atua, na verdade, com o entusiasmo de um sonhador que quer o bem para os nossos valepiancoenses, sem qualquer exigência de retorno. 


    Isso é louvável, parece até com a máxima do Cristo fazei ao outro o que quereis para vós. Cheguei a essa conclusão quando escutei dele da oportunidade que tivera à obtenção do curso superior que externou a gratidão ao Monsenhor José Sinfronio que fincou na terrinha o magnânimo Ginásio Diocesano Dom João da Mata. 

    Lendo o escrito do conterrâneo Reynolds Augusto cheguei a conclusão do que estava pensando, que o Dr. Titico pela explanação que fizera ontem de tão condudente, sem dúvida, estava tendo alteração de sua pressão arterial. Muito bem. Ouví até o fim as verdades que acontecem com o IFPB e se não houver uma dedicação com dedicação exclusiva dos que comanda a política de Itaporanga o nosso IFPB alçará outros municípios com maior atuação dos seus representantes para carrear benefícios a essa localidade. 

    O desafio que considero o cúmulo de dedicação é a afirmativa do Dr. Titico que estará presente no palanque partido/coligação que arrancar da burocracia do Palácio do Governo o documento de transmissão de domínio devidamente registrado no Cartório do Registro de Imóveis de Itaporanga. 

    Parabéns Dr. Titico. Já entendemos a sua mensagem. 

    O porvir haverá de compreender a sua incansável luta. IFPB-ITAPORANGA. 

    FALTAM APENAS 05 DIAS

Um Tur No Ultimo Dia de Festa em Itaporanga

Um Tur No Ultimo Dia de Festa em Itaporanga
Por REYNOLLDS AUGUSTO   em 30-06-2012
Em junho, de cada ano, a cidade de Itaporanga fica festiva e os seus filhos retornam à terra mãe para se divertirem e matarem as saudades de um tempo que não volta mais. É a vida em movimento. As impressões vividas nunca mais retornarão, mas permanecem no subjetivismo interior. Cada momento uma experimentação, no espetáculo da vida, que não cessa.
Confesso a vocês que á época do velho campestre de guerra, a diversão era melhor, mais familiar e nós nos divertíamos com mais propriedade. O meu Tio Carlito, agora na pátria espiritual, nossa verdadeira casa, um boêmio por natureza, meses antes das festas, tinha por hábito adquirir as mesas principais, perto do palco, para que pudesse, junto com a família bonita que tinha e que tem, apreciar as atrações nacionais como, O Trio Nordestino, Os três do Nordeste, O velho Luiz Gonzaga, a nossa conterrânea Elba Ramalho e tudo mais...
Veio-me à mente a imagem do velho Deassis Leite e sempre me recordo daquele seu sorriso largo. O homem dançava um forró, como ninguém, com a sua esposa Lourdinha, que o tempo parece não ter conseguido arrefecer a beleza. O tempo é generoso com algumas pessoas.
Foi lá que o danado do cupido me flechou profundo. E no intenso da alma fui atraído aos braços da mulher amada, que hoje nos “renderam” três lindas filhas: duas gêmeas, uma galega e uma morena;  e uma de quatro anos, linda como o Pai. Sem falsa modéstia.
Hoje, também, bati um belo papo, pela rede, com uma amiga do passado e que surgiu no Face. Hoje, estamos todos juntos emaranhados pela tecnologia e o mundo se transformou em uma aldeia global. Estou me referindo a Tácita, prima dos amigos Everaldo, que hoje está na Alemanha e de Maurílio, que também localizei no Face. Tácita sempre foi uma loura linda e arrancava suspiros da molecada da época. O tempo, também, não matou a beleza da linda galega. Conversamos muito e falamos dos nossos dramas pessoais, que são ferramentas da evolução. A dor é um convite ao equilíbrio e depois da tempestade o ar sempre fica mais puro. Fiquei feliz quando ela me confessou ter se tornado espírita, pois o Espiritismo nos ajuda a viver em ilusões.
O meu amigo Titico Pedro, também irmão de ideal espírita, estava passando certa dificuldade técnica, no Titico explica de Hoje, que tratou do descaso dos nossos políticos no que diz respeito à implantação do IFPB, que está na contagem regressiva para se despedir de Itaporanga e não voltar mais e tudo por causa de uma “mísera” escritura. É triste morrer na praia e se isso acontecer será um estigma político, que jamais se apagará no histórico de todos esses que são candidatos a cargos eletivos e que ficam por aí usando a capa do “bom moço” e que estão preocupados com a nossa Terra. Fogos e mais fogos, para sobreavisar os eleitores que eles estão no pedaço.
 SÓ FALTAM 4 DIAS E MEIO. Triste episódio para a história de Itaporanga e do Vale do Piancó.
Como bom amigo que sou fui ajudá-lo, tecnicamente, para que ele desse o seu recado. LI a Carta do Dr. RIDELSON, um dos professores do IFPB, dizendo que apesar de ser filho de Itaporanga, se logo-logo o reitor não estiver com a escritura na mão, por uma questão de cronograma do Ministério da Cultura, a instituição pode ser levada a outro município, pois houve um ajuste entre o Ministério da Cultura, o Estado e o Município que envidariam os esforços para que o terreno, em tempo hábil, passasse às mãos do reitor. E o pior de tudo é o silêncio dos setores sociais. Titico, coitado, está com a pressão alterada, pelo descaso. Disse a ele para se equilibrar, pois se perdemos o IFPB, perdido está, e que os “santos” da política, tentem explicar a sociedade a falta de compromisso com a nossa terra.
Mas bom mesmo foi à noite. Fui ao Centro Espírita Jesus de Nazaré ouvir uma daquelas belas palestras realizada pelo             NETO BATISTA. O homem fala bem e fala o que realmente interessa. Antes, e fiquei surpreso, ouvi o EXÓRDIO da sua filha ISABELE, linda como a mãe. A garota fala bem como o Pai. Também, filha de peixinho...
 E o melhor de tudo é que a FEP-TV transmitiu para o mundo a bela palestra da noite e eu que não sou besta abri o face e espalhei. Resultado: muitos itaporanguenses espalhados pelo mundo também assistiram, na comodidade do seu lar, a exemplo de MONAISA CAIANA, que reside em PORTUGAL. De Itaporanga para o mundo.  

O Grupo FEIXE DE LUZ, com DANIEL, PABLINA, THAYS E CAMILA, cantou para os presentes.

Fui ao forró e cheguei ao momento em que estava cantando o grande Saulo. Muita gente na rua. Não dava para dançar. Senti saudades do Campestre. A garotada toda, se divertindo sem parar. O São Pedro virou festa de adolescente, pois só eles conseguem encarar aquela multidão e ainda se divertirem.
Dirigi-me a rua da arte e visitei o espaço da ALCAITA. A mostra estava florida de livros. Dois grandes escritores , DEMIR CABRAL E DOUTOR LISBOA, estavam divulgando os seus trabalhos. Divulgar a cultura é um grande desafio e fornecer luz, para que se disperse a sobra da ignorância, é para missionários. Parabenizo todos os seus sócios por intermédio desses dois formadores de opinião.
Por fim ,fui prestigia o movimento da Igreja Batista, coordenado pela Pastora Selma, lá no começo da avenida, chamado  “SEM JOÃO E COM JESUS”  e gostei do que vi. Muitos Jovens, se divertindo, sem a ilusão do álcool.
É a vida em movimento
O ano que vem tem mais.
E espero que, desta feita, com o IFPB.
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO