sábado, 23 de junho de 2012

Prefeito de João Pessoa demite um de seus secretários por rede social


 Após perder o direito de disputar a reeleição e deixar o PSB, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra (sem partido), demitiu um secretário pelo Twitter ontem.
"Comunico a demissão de Lau Siqueira da Secretaria de Desenvolvimento Social.
 O secretário adjunto [Antonio] Jácome responderá pela pasta", publicou Agra pela manhã em sua página na rede social. Horas depois, o site da prefeitura divulgou a informação.
Embora sem partido, o agora ex-secretário é do grupo político do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB).
Agra assumiu a prefeitura em março de 2010, após Coutinho, de quem era vice, deixar o cargo para disputar o governo do Estado.
Agra disse que estava sendo desrespeitado por Siqueira. "Precisa haver o respeito. Primeiro, porque eu tenho mais idade do que ele e sou chefe hierárquico dele. Ele estava 'pedindo para sair'", disse.
O ex-secretário criticou a atitude do prefeito. "O gabinete dele fica a menos de 50 metros da minha sala. Bastaria me chamar já que eu estava na prefeitura a convite dele, que insistiu muito para que eu aceitasse", afirmou.

sexta-feira, 22 de junho de 2012

Misericórdia de Ontem, Itaporanga de Hoje



O PLEITO ELEITORAL DE OUTRORA 
Por TITICO PEDRO  em
 22-06-2012 

O VIL METAL QUE ENVERGONHA


Nos tempos loiros da minha vida, vividos aqui em Itaporanga, registro na memória a firmeza de caráter dos homens públicos de outrora. Políticos memoráveis passaram na nossa terra e, como reza a democracia, pluralidade de partidos aqui sempre existiu. Dois, porém, predominavam e eram representados por dois expoentes. De um lado, o ex-deputado Estadual e médico Balduino Minervino de Carvalho do PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO, o velho PSD,  sob a liderança estadual do Senador Ruy, Carneiro de saudosa memória  e do outro lado, a UNIÃO DEMOCRÁTICA NACIONAL,  a UDN liderada pelo advogado/procurador de justiça Praxedes da Silva Pitanga, ex-deputado federal, estadual e Prefeito Municipal da terrinha, cujo líder a nível estadual era o saudoso Governador João Agripino Filho.


 Êita tempo memorável. A lisura naquela época era tamanha que o voto se disputava pelo trabalho honroso dos partidários à comunidade. Lembrar que a última eleição em que os candidatos disputaram a eleição com o município recheado de seus 06 distritos fora em 1959. Itaporanga sediava os distritos de Pedra do Fumo/Pedra Branca, São Boa Ventura/Boa Ventura, Brusca/Curral Velho, São Paulo/Diamante, Timbaúba/Serra Grande e São José de Caiana.

Àquela época disputaram a eleição majoritária os empresários Cláudio Arruda, Omar Mangueira, Dr. João Franco e o Dr. Francisco Clementino de Carvalho. Finda a eleição, as urnas de metal ainda recolhidas, no dia seguinte começou a apuração. Pense numa contagem de votos complicada, duravam dias. O suspense/surpresa acontecera com o último distrito a ter os votos contados. Itaporanga, Boa Ventura, Curral Velho, São José de Caiana, Serra Grande, com a contagem de votos finalizada, isso em altas horas de uma noite. Ficou o distrito de Pedra do Fumo para ser apurado no dia seguinte, pois a equipe da justiça eleitoral, do juiz aos mesários, no geral ,todos estavam esbaforidos, cansados.

Os candidatos mais votados eram de um lado o advogado João Franco apoiado pela UDN e do outro o médico Dr. Francisco Clementino de Carvalho do PSD. A época o Prefeito era o saudoso Abraão Diniz do PSD cuja eleição tratava-se da sua sucessão. Um fato inusitado acontecera, pois João Franco dormiu eleito e acordou derrotado. É que o resultado da apuração interrompida altas horas da noite dava vantagem e, conseqüente, vitória ao Dr. João Franco e os seus partidários fizeram a maior festa antecipada esquecendo-se que a alegria tinha horas contadas para findar pois, no dia seguinte, com a abertura das urnas do distrito de Pedra do Fumo, reduto eleitoral do PSD comandada na localidade pelo então Vereador o saudoso Petronilo Epaminondas, dobrou a diferença e deu vitória ao Dr. Paisinho para tristeza dos udenistas.

Ali sim ganhava eleição quem melhor serviço prestasse a comunidade. Não havia o escandaloso esquema de compra  de votos. Udenistas a exemplo de Irineu/Lourival Rodrigues, Hosmisdas Teódulo, Zé Figueiredo, Zé Inácio, João Inácio de Araúlo, Luiz Loureiro, Moacir Pinto além de outros tantos e do outro lado, pessedistas do quilate de um Luiz Leite Guimarães, Paulo Costa Lima, Eládio Clementino de Carvalho, Manoel (seu né) Rodrigues, José Ferreira da Fonseca, Manoel Carlos Paulo e mais outros valorosos conterrâneos.

Àquela época, sim, o eleitorado era tratado como cidadãos, era conquistado através de programas de governo em favor da coletividade. A ideologia política não se trocava como na atualidade. Alí sim quem era da UDN, por exemplo, até na Festa da Conceição, no pastoril, tinha a divisão. Dona Eliza Conserva, sobrinha do Dr. Pitanga, entre outras damas, comandava o Cordão Azul já do outro lado, dona Liquinha, esposa do Dr. Balduíno, liderava o cordão Encarnado. Quanta recordação! Não havia como hoje essa nojenta troca de cadeiras onde o alvo maior é o dinheiro que cada um tenha para corromper o indefeso cidadão.

Respeitemos a nossa história, a nossa tradição. Não queiram usar do dinheiro para corromper os nossos cidadãos. Mais coerência. Oxalá! Quiçá! Doravante esse passado de glória não volte a tona. Eu sonho com uma Itaporanga independente cujo povo exercite uma democracia plena com o voto consciente, elegendo quem de fato melhores propósitos a nossa terra.

Fonte: Itaporanga.net

terça-feira, 19 de junho de 2012

Aniversário do Centro Espírita Jesus de Nazareth de Itaporanga



NIVER DO CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARETH EM ITAPORANGA 

Por TITICO PEDRO  


Há 46 (quarenta e seis) anos era fundado o CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARETH , que funcionou provisoriamente na Av. Getúlio Vargas, num prédio de 1º andar, o único da cidade, aquela época, localizado na esquina das ruas Getúlio Vargas,  com a então Oswaldo Cruz, hoje Irineu Rodrigues da Silva.

O surgimento da Doutrina Espírita em Itaporanga nasceu da vontade do casal Mauto e dona Miriam Diniz, ele natural de Diamante, filho do ex-prefeito de Itaporanga, Abrão de Sousa Diniz, de saudosa memória. Dona Miriam, jornalista, natural da cidade de Cruz das Almas (BA). O casal iniciou o estudo da Doutrina Espírita em sua residência sita a rua Horácio Gomes, onde hoje funciona o restaurante de Manoel Juvito.

Aos domingos, a sala da casa do Dr. Mauto era o local em que acontecia a reunião pública em torno do estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo e as demais obras do Pentateuco codificado por Allan Kardec. A primeira diretoria empossada teve como Presidente o Dr. Mauto de Sousa Diniz que atualmente residente em Cruz das Almas-BA, outros membros da Diretoria, Felinto Saturnino da Silva (Quinzinho Satorno), Fernão Dias Sá, José Basílio Alves, Mirian Tourinho, Maria Alves Cartaxo, já não se encontram entre nós, almas encarnadas.

O Centro Espírita Jesus de Nazareth funcionou em sede própria na rua Argemiro de Figueiredo e agora, definitivamente na ex-vereador Francisco Bidô da Silva. Portanto, a Doutrina Espírita surgiu em Itaporanga no dia 19 de junho de 1966 e de lá para cá só cresce o movimento em torno do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. A semente plantada já prospera e se irradia no vale a exemplo do Centro Espírita Seareiros do Bem em Boa Ventura e no Jesus de Nazareth em Catingueira.

O casal Mauto/Mirian também fundou na cidade de Patos o Centro Espírita UNIÃO ESPÍRITA CRISTÃ que funciona ainda hoje nas proximidades da Estação Rodoviária daquela cidade.

O Espiritismo tem como lema FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO. Caridade no entendimento da espiritualidade benfeitora significa BENEVOLÊNCIA para com todos; INDULGÊNCIA com as falhas alheias e PERDÃO das ofensas e tem como princípio FÉ INABALÁVEL É AQUELA QUE ENCARA A RAZÃO EM TODAS AS ÉPOCAS DA HUMANIDADE.

Estude Kardec para compreender JESUS.

Fonte: Itaporanga.net 

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Mineiros Realizam Seminário em Itaporanga e Boa Ventura

Uma caravana de espíritas de Minas Gerais estiveram no Vale do Piancó para conhecer a região e apresentar o Seminário "PEDAGOGIA ESPÍRITA" A  formação da mentalidade cristã", que foi realizado do Centro Espírita Jesus de  Nazaré , de Itaporanga.

Estiveram presentes, Angelina Sales, professora, terapeuta e escritora, com dois livros psicografados: A  Caravana de Luz , do Espírito Joseph Gléber, e Quilombo , do espírito Pedro. Também o médico do trabalho Dáre e o professor universitário da UFCG, José Otávio.

Vamos aos flagrantes:


 EM ITAPORANGA

Em Itaporanga o  primeiro contato foi no programa TITICO EXPLICA, na Rádio Comunitária BOA NOVA FM DE ITAPORANGA.

Perguntas e respostas em torno do SEMINÁRIO DO CENTRO ESPÍRITA JESUS DE NAZARÉ e sobre os livros psicografados por ANGELINA. Júnior Viriato também participou desse bate papo.



EM BOA VENTURA

Os nossos amigos visitantes foram a Boa Ventura conhecer a obra desenvolvida pelo Cesb, sob a Presidência de Angela Gouveia.

Angelina e Dáre, ficaram encantados com o trabalho desenvolvido pela equipe.

Foram momentos de descontração e alegria. À esquerda o nosso irmão, de João Pessoa, Eduardo Maia.

Todos ficaram admirados com o trabalho de arte feitos pelas evangelizadoras KARMEM E LÍVIA, que alegraram as salas de evangelização com pinturas e quadros do Movimento Espírita.

Depois do "tur" pelo CESB nos sentamos para falar das nossas experiência com essa Doutrina de Amor.

Cada um conta a sua estória e todos emocionados com as experiência pessoais. Um bom momento de descontração.


Todos estavam contentes e sentiu-se a presença da espiritualidade amiga que sempre acompanha a todos que resolvem desenvolver trabalhos no bem.

domingo, 17 de junho de 2012

MOMENTOS GRANDIOSOS EM ITAPORANGA

MOMENTOS  GRANDIOSOS
                     (Reynollds Augusto)


Você sabe que a vida é feita de momentos e há alguns que nos trazem aquela felicidade interior que nos inunda a alma, de tal forma que podemos dizer: estou feliz. Pode ser um reencontro de amigos, uma reunião no Centro Espírita ou em sua Igreja, onde o mestre se faz presente, pelo ajuntamento de corações sinceros, sem a hipocrisia de muitos, que macula os objetivos maiores. Pode ser uma simples reunião de família, com os filhos, com os cônjuges. Uma coisa é certa, ela se encontra nos detalhes da simplicidade e jamais na zoada das aparências.

Ser feliz é viver os momentos, mas o danado é que nessa vida , que mais parece uma corrida de fórmula 1, esquecemos de apreciar detalhadamente esse pequenos momentos, que na verdade são os produtores da felicidade relativa, pois como vivemos em um orbe de espíritos atrasados, não conseguimos, ainda, alcançar aquela felicidade plena, que o Mestre Jesus nos indicou. Mas podemos, segundo os imortais, “ser tão feliz quanto o planeta permita”. E ele permite muito, quando adquirimos aquele maturidade que só o tempo nos dá.

Outro dia, eu localizei um amiga de infância , pelo Face, que o tempo e as conjunturas fez distanciar. O fato é que nós estamos vivendo momentos grandiosos e com a internet temos a sensação de que estamos em uma aldeia, e que as pessoas que nos são caras estão mais próximas de nós, e por conta dessa ferramenta, nos “reencontramos”.

Dizia ela que “éramos felizes e não sabíamos”. E é um pouco de verdade, pois na adolescência, nós sabemos aproveitar os momentos, sem aqueles interesses próprios que  foram  impostos pela sociedade consumista. Se não soubermos dizer "sim, sim; não, não", entramos na onda e tudo fica mais difícil. Mas a felicidade é um estado interior, de conquista, e só possui esse sentimento quem atingiu esse ápice. Podemos viver felizes sim, até o dia de voltarmos para o plano espiritual, que a cada dia se aproxima, mas para isso é preciso foco. “Olhar e ver; ouvir e escutar”.

Esse final de semana , em Itaporanga, experimentamos um desses momentos importantes. Participamos de um seminário realizado por irmãos MINEIROS, DE BELO HORIZONTE, que veio nos ensinar a desenvolver uma real mentalidade cristã. Uma turma boa, que nos trouxe as suas vivências pessoais no âmbito dessa Doutrina de Amor, que nos aproxima mais do Cristo, como tantas outras.

Tem algumas que, infelizmente, te distancia mais ainda, pela ilusão, interesses imediatistas e tudo mais, pelas fórmulas . Mas isso é por pouco tempo pois “não se pode enganar alguém todo o tempo e o tempo todo”. A evolução é uma das arquitetas das nossas vidas e “logo, logo” estaremos despertos para um novo alvorecer.



E se você, deixou esse momento passar , podes ouvir pela internet, no site da Fep-pb (www.fepb.tv) e aprender a viver.

Se morar em João Pessoa poderá estar presente: No dia 17.06.2012, hoje ,domingo, no auditório da Federação Espírita Paraibana, onde ocorrerá o Seminário de Pedagogia Espírita, com o tema Pedagogia Espírita da Formação da Mentalidade Cristã e a Construção Interna do Mundo de Regeneração: diálogos à luz da filosofia de Emmanuel.

O evento será das 09:00h. às 12:00h. e tem como condição simbólica de participação a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será repassado ao DAPSE - Departamento de Assistência e Promoção Social da FEPB. Pede-se a gentileza de não trazer arroz, pois já se possui este alimento em quantidade para as doações que serão feitas.

Confira quem vai atuar no evento:

Angelina Sales (MG) é terapeuta com consultório em Belo Horizonte/Minas Gerais. Durante muitos anos atuou na área da educação como professora de Português e Inglês. Espírita desde o berço; é oradora e expositora com trabalhos desenvolvidos em várias casas espíritas, trabalhos estes, voltados ao estudo e divulgação do espiritismo. Médium a mais de 25 anos, atualmente colabora ativamente na Casa Fraternidade e Amor; durante as reuniões de orientação e tratamento espiritual, atuando ainda na orientação às gestantes carentes. Voluntária nas Instituições: Novo Céu; Lar do Marcos; e asilo Frei Otto. Por meio da psicografia tem trazido até nós obras de grande importância na divulgação da Doutrina Espírita, tais como: Gota de Luz na Flor de Laranjeira; O Despertar de um Novo Dia; Quilombo, Calabouço da alma; e, A Caravana de Luz, este último pelo espírito de Joseph Gleber (lançamento).

 
José Otávio (MG) é expositor e conferencista Espírita, colaborador de várias entidades espíritas e filantrópicas. Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), Doutorado em História e Culturas Políticas pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutorado em História, Relações de Poder, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Professor da Universidade Federal de Campina Grande/PB, lecionando na Graduação e Pós-Graduação em História (Mestrado) e em Recursos Naturais (Mestrado e Doutorado Interdisciplinares). Autor e co-autor em diversos livros e artigos.

Renato Dáre (MG) é médico do trabalho, reumatologista, expositor e conferencista espírita e presidente do GEA – Grupo Fraternidade e Amor de Belo Horizonte-MG, entidade que, além de atendimento aos freqüentadores das reuniões públicas semanais, presta assistência a outras entidades de amparo aos idosos, crianças e gestantes carentes, em especial às seguintes entidades: Projeto Novo Céu, Lar de Marcos e Asilo Frei Otto. Em 21 de outubro de 2008 através da Lei Municipal 9.630 o GFA - Grupo Fraternidade e Amor recebeu o título de Entidade de Utilidade Pública Municipal de Belo Horizonte.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA


Você pode acessar, ao vivo, as palestras do seminário em http://fepb.tv/

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO