sexta-feira, 1 de junho de 2012

Misericórdia da Ontem, Itaporanga de Hoje IV

Misericórdia da Ontem, Itaporanga de Hoje IV

A Roça de Sinval
(Reynollds Augusto)

Este título é do JOÃO DEON, um dos filhos da guerreira “Dazinha”, que usou para contar as velhas estórias de Itaporanga, que estava sendo fertilizada.  

O nobre   e persistente Titico Pedro, também , vez  por outra, elabora   bons textos  e exterioriza momentos de Itaporanga, que estão guardado no seu mundo íntimo, na memória que o tempo não apaga, pois são experiência emocionais.

Titico tem boa memória e pode ficar certo que o seu “HD” não está ficando velho ou estragado, como disse, pois saudades e lembranças são combustíveis para uma vida fértil.  Colocar para fora essas experiência vividas é um serviço grande que fazemos, para deixar aos filhos do futuro. Se nós não "colocarmos para fora", a magia da vida fica esquecida e morre com a personalidade. Como o tempo é uma ilusão, no dizer do Einstein, daqui a pouco nós todos seremos história, para continuar vivendo pelas andanças da vida como espírito imortal, que somos, fazendo outras histórias, rumo a Deus, nossa meta maior.

Talvez ele perca em memória para o grande PAULO MIRATO, mas isso é um desfio injusto, pois o Paulo, por possuir deficiência visual, desenvolveu outras áreas do cérebro e ele vê com os olhos da alma e, em muitos momentos, vê melhor do que todos nós, pois desenvolveu mais conexões.

Os cientistas dizem que os neurônios são ativados quando exercitamos a mente, as conexões tornam-se maiores e lendo, estudando, escrevendo, e tudo mais, vamos enrijecendo a vida e vivendo plenamente.  Nada de ficar doido por que se estudou muito. Isso é balela. Se assim aconteceu é que estava no seu histórico pessoal, pois tudo é causa e efeito e nada “é acidente.

Então, se você quer ter uma velhice sadia, meu filho, leia muito, escreva muito, que isso vai potencializar as suas conexões e viverás com mais lucidez.

Uma cabeça que tem muito a contar, as belas “coisas” de Itaporanga, é o nosso amigo NILTON MENDES, servidor de uma empresa que jamais me deixou na mão, que é a empresa dos Correios.

O homem tem muito a contar. Nilton é um polivalente, cantor, escritor, tocador, filósofo, poeta... E ama  a sua terra como ninguém. Vez por outra faço com que ele dê um paradinha, para botarmos os assuntos em dia e fico encantado com o seu conhecimento em torno da história da nossa Rainha do Vale.  Como ele, têm muitos.

E agora que estamos com a informação realmente democratizada e não precisamos pagar para expor nossos sentimentos, nada mais justo que coloquemos para fora as nossas experiências pessoais, que ajudam o coletivo. O Itaporanga. net, do Ariosvaldo  e o Portal do Vale do grande Rainério , está aí para mostrar ao mundo que Itaporanga tem muito mais a dar do que essas exposições tolas , em torno da politicagem. Um jogo de interesse que dista da verdadeira política. Mas isso é um processo e já foi pior.

E por fala nisso, hoje eu estava relembrando meus momentos de estudante no Adalgisa Teódulo da Fonseca. Na época a diretora do educandário era JULINHA MENDES, que sempre foi disciplinadora e atuante no que fazia.

As nossas “viagens” para se fazer presente ás aulas era um desafio, pois a distancia não contribuía e o colégio ficava ao léu, naquela época, no meio do mato. Muitas vezes tínhamos que atravessar a roça de Sinval, para encurtar a distância, sob persistente ameaças , pois existia um morador, sempre atento, para pegar os alunos desordeiros e graças a Deus eu sempre corri mais do que ele e conseguia chegar ao asfalto são e salvo.

Hoje a roça está urbanizada e se tornou um das melhores áreas de Itaporanga.  Lembro-me das Agarobas, que já não existem mais, de outras plantas nativas, como o aveloz...  e do curral que existia no meio do caminho e sempre foi uma atração para a molecada.

Muitos pássaros, cheiro de verde, um riacho que em tempos de inverno fazia a alegria da estudantada e era o nosso balneário de finais de semana. Se chovesse na sexta, tinha muita alegria com os banhos de farda e muito choro com as peias que tomávamos, das mães, ao retornar, por termos estragado a roupa oficial.

Bons momentos que estão encravados no éter da existência e no "computador de Deus", que tudo sabe tudo vê, e tem domínio sobre a “condução” da vida, apesar de nossa pequenez achar que não.

“Nenhuma das ovelhas do meu Pai se perderá”

Ou seja, temos que evoluir de uma forma ou de outra e a vida não tem pressa. Tudo está certo e tudo são experiências do espírito imortal rumo à plenitude. O que fazemos, o que pensamos, geram resultados e jamais castigos, para que o espírito se depure até atingir a felicidade plena, que algumas religiões apelidam se salvação.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Mães Gestantes São Homenageadas pela Loja Maçônica 20 de Outubro


Mães Gestantes São Homenageadas pela Loja Maçônica 20 de Outubro

                                                                   ( Reynollds Augusto)

Uma tarde muito especial, com o brilho da solidariedade, aconteceu nesse dia 16 de maio de 2012, no BNB Clube de Itaporanga.

 

Por volta das 17 horas os maçons associados à Loja Maçônica 20 de Outubro, que está localizada no Conjunto Chagas Soares, realizaram uma grande festa para presentear às mães daquela região, com produtos específicos para gestantes. O objetivo do festejo foi para comemorar o dia das mães que, para os maçons, não ocorre necessariamente no dia oficial, mas imprescindivelmente, no mes de maio.

 

Segundo o Venerável José Nilton, essa é uma festa tradicional da Loja e todos os anos o evento está ajustado para acontecer. Já faz nove anos que tudo começou e a comemoração, além dos presentes e da confraternização, tem o objetivo de informar às mães assuntos pertinentes à sua condição. O ano passado as mães participaram de palestra com o médico Paulo Soares e esse ano a coordenação do evento trouxe informes gerais sobre a Previdência Social, tema que foi defendido pelas funcionárias Maria do Carmo e Adelaide do Nascimento, do INSS.



 

A Loja Eddeus Feitosa foi representada por um dos seus componentes, Paulo Porcino, que falou às mães presentes e defendeu a importância das mães para a construção de um mundo melhor.

 

Depois das falas, dos presentes sorteados e do tradicional lanche, aconteceu a sessão de fotos para marcar o evento da Loja. Maçons, suas esposas, assistidos, se confraternizaram e todos saíram contentes pela realização da festa tão bonita e tradicional.

FLAGRANTES DA FESTA:


 

Atenção, estudantes do Vale: inscrições do Enem começaram nesta segunda-feira

Inscrições vão até 15 junho, e é um caminho certo para o ensino superior  

Por Isaías Teixeira/Folha do Vale

 Começaram às 10h desta segunda-feira, 28, e terminarão às 23h59 do dia 15 de junho, horário de Brasília, as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições são feitas, exclusivamente, pela internet, através do link http://sistemasenem2.inep.gov.br.

A taxa de inscrição custa R$ 35,00 e o pagamento do boleto pode ser feito até 20 de junho. Mas é isento do pagamento o estudante que está concluindo o ensino médio em escola pública, sendo necessário a escola onde ele estuda estar cadastrada no censo escolar da educação básica, conforme apurou a Folha (www.folhadovali.com.br).

Também são isentos da taxa os estudantes que declararem membros de família de baixa renda em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do estudante em universidades particulares, através do Programa Universidade para Todos (ProUni), e em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Na Paraíba, a UFPB, UFCG, IFPB e UEPB já usam o Enem como meio de ingresso ao ensino superior, destinando parte das vagas dessas instituições à concorrência do Sisu. Serão, ao todo, mais de 10,5 mil vagas ofertadas por essas instituições no estado.

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio teixeira (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo exame, o Enem 2012 traz algumas mudanças, a exemplo da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Aplicação das prova - As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o país, a partir das 13h. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7.

O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer a prova.  

Foto: Enem é caminho para a universidade.