quinta-feira, 15 de setembro de 2011

QUEM TEM O PODER?

QUEM TEM O PODER?
(  Reynollds Augusto)

A vida, a sociedade , em essência, não é  apenas uma construção revolucionária do tempo, e sim programação divina para que os filhos de   Deus evoluam  rumo ao aperfeiçoamento. Somos impulsionados a seguir .Os espíritos afirmaram que o homem foi feito para viver em sociedade e  é na sociedade que expirienciamos os maiores e diversos reveses, que nos impulsionam ao progresso, lei de Deus e fim de todo homem.
Mas de quem realmente é o poder?

O poder é abstração humana pois , na verdade, quem pode tudo e sabe tudo é Deus. O poder aqui em voga é aquele que não fere as próprias leis da natureza, que regulam a vida. Deus não tem o poder de dar a você o que você não merece. Ele até poderia fazê-lo, pois é o criador “dos ceús e da Terra”, mas não o faz,  para exatamente não derrogar as suas lei magnânimas  é por isso que não existe milagre, pois seria uma derrogação da lei do  póprio Deus. O que existe é conseqüência.

O evangelho não especificou os muitos casos de pessoas que procuraram Jesus e ele não as curou, pois não era o tempo e não conquistaram o fenômeno pelo merecimento. Muitos não foram curados e os tantos outros, que assim foram,  são exatamente aqueles que ao longo da vida conquistaram o merecimento de mudar de estado,  pelo comportamento e pensamento  se adequando  à essas leis da vida. Eles  tinham “pago o último ceitil”. Esse negócio de manipular o poder para beneficiar o outro, irresponsavelmente, é coisa de homem. No mundo espiritual não tem esse negócio de jeitinho brasileiro não.

 Mas até o nosso poder, abstrato,é o resultado do aperfeiçoamento do homem em torno da busca de igualdade e de justiça social. Nós sabemos que o Poder Constituinte Estatal legisla para elaborar normas constitucionais e que essas normas, são reguladoras de nossas vidas no plano máximo.

No tempo certo , quando a humanidade saiu do primitivismo das concepções, grandes homens ou espíritos vieram à Terra para instituir uma nova ordem. Isso é programação. Fomos iluminados pelos primeiros raios de luz do movimento iluminista. O povo não agüentava mais ser escravizados, dominado,  explorado pelas mentes doentes de outrora. O poder absoluto  exercido pelas monarquias de Direito Divino , em que “Deus” era quem dava as cartas, foi substituído  pelo povo. O Abade Emmnauel Siyés defendia que o poder era da nação e hoje nós entendemos que , em verdade  o poder não é da nação e sim do povo. Isso acontece porque só o povo  promove as mudanças legítimas. A fonte primária dos poderes constituídos, executivo, legislativo e judiciário é o povo. Esse poderes só existem porque o povo assim lhes deram forças, depois de um longo processo de conquistas, lutas e de muito sangue derramado.

A nossa democracia é indireta, por falta de instrumentação para  uma democracia direta e é por isso que elegemos representantes para nos substituir na condução do poder. O  presidente, o governador, o prefeito, os parlamentares das esferas legiferantes são o povo no poder. Chegará o dia em que as mentes estarão harmonizadas com as leis de Deus e o próprio povo terá instrumental para se conduzir rumo à evolução. E isso vai acontecer no dia em que só “os bons herdarem” a Terra, naquele momento  em que ela se transformará em um mundo feliz. Essa seleção será natural, pois tem gente quevai “morrer” ou melhor desencarnar e  não poderá  mais vir a essa escola, e isso já está acontecendo, por seus comprometimentos. 

A direção será moral. O melhor, mais honesto, será aquele que nos representará nessa futura democracia direta-indireta e não haveremos de ver tanta dor e tantos escândalos. Quem viver verá.

E todos verão, pois a morte é uma ilusão.

Toda  essa reflexão me fez relembrar um poema da veneranda JOANA DE ANGELIS, que muito tem a ensinar.  Ela é um daqueles espíritos da “turma” de Jesus. Asseverou que o maior poder é o PODER DO AMOR. Vejamos:


Acredita no amor e vive-o plenamente.

Qualquer expressão de afetividade
propicia renovação de entusiasmo, de
qualidade de vida, de metas felizes
em relação ao futuro.

O amor não é somente um meio, porém
o fim essencial da vida.

Emanado pelo sentimento que se
aprimora, o amor expressa-se, a
princípio, asselvajado, instintivo,
na área da sensação, e depura-se
lentamente, agigantando-se no campo
da emoção.

Quando fruído, estimula o organismo
e oferece-lhe reações imunológicas,
que proporcionam resistência às
células para enfrentar os invasores
perniciosos, que são com batidos
pelos glóbulos brancos vigilantes.

A força do amor levanta as energias
alquebradas, e torna-se essencial
para a preservação da vida.

Quando diminui, cedendo lugar aos
mecanismos de reação pelo ciúme,
pelo ressentimento, pelo ódio,
favorece a degeneração da energia
vital, preservadora do equilíbrio
fisiopsíquico, ensejando a instalação
de enfermidades variadas, que
trabalham pela consumpção dos
equipamentos orgânicos...

Situação alguma, por mais
constrangedora, ou desafio, por
maior que se apresente, nas suas
expressões agressivas, merecem que
te niveles à violência, abandonando
o recurso valioso do amor.

Competir com os não-amáveis é tornar-
se pior do que eles, que
lamentavelmente ainda não despertaram
para a realidade superior da vida.

Amá-los é a alternativa única à tua
disposição, que deves utilizar, de
forma a não te impregnares das
energias deletérias que eles exalam.

Envolve-los em ondas de afetividade
é ato de sabedoria e recurso
terapêutico valioso, que lhes
modificará a conduta, senão de
imediato, com certeza oportunamente.

O amor solucionará todos os teus
problemas. Não impedirá, porém, que
os tenhas, que sejas agredido, que
experimentes incompreensão, mas te
facultará permanecer em paz contigo
mesmo.

É possível que não lhe vejas a
florescência, naquele a quem o
ofertas, no entanto, a sociedade do
amanhã vê-lo-á enfrutecer e
beneficiar as criaturas que virão
depois de ti. E isto, sim, é o que
importa.

Quando tudo pareça conspirar contra
os teus sentimentos de amor, e a
desordem aumentar, o crime triunfar,
a loucura aturdir as pessoas em
volta, ainda aí não duvides do seu
poder. Ama com mais vigor e
tranqüilidade, porque esta é a tua
missão na Terra - mar sempre.

Crucificado, sob superlativa
humilhação, Jesus prosseguiu amando
e em paz, iniciando uma Era Nova para
a Humanidade, que agora lhe tributa
razão e amor.

[Joanna de Ângelis]
[Divaldo Franco]
[Momentos Enriquecedores]
[Editora LEAL]


PENSE NISSO ! MAS PENSE AGORA.

            www.seareirosdobem.blogspot.com


segunda-feira, 12 de setembro de 2011

DEU NO "FOLHA DO VALE"

FOLHA DO VALE"

Centro espírita de Boa Ventura completa 21 anos de fundação


12/09/2011 16:14:47



O centro espírita Seareiros do Bem, de Boa Ventura, festejou no último sábado, dia 10, seus vinte e um anos de fundação. E, para comemorar a data, foi elaborada e colocada em prática uma programação especial, que contou com a participação de membros da doutrina espírita de Boa Ventura e Itaporanga, além de representantes de segmentos sociais e pessoas da comunidade local.



O momento foi marcado por pronunciamentos emocionados de membros da entidade, que destacaram as dificuldades atravessadas desde o início até os dias atuais. O coordenador do movimento espírita do Vale do Piancó, empresário José Campos Lacerda, chorou ao fazer uso da palavra.



Ele disse que se sentia emocionado pelo crescimento e o reconhecimento da comunidade de Boa Ventura pelo trabalho ali desenvolvido, citando o esforço de algumas pessoas, desde a sua fundação, para o engrandecimento do Seareiros do Bem, a exemplo do médico Ernani Diniz; do professor José de Firmino, já falecido; de Manoel Ferreira, que tem se dedicado à edificação da obra a serviço da comunidade, entre outros. Também fizeram uso da palavra o advogado Titico Pedro, o empresário Alberlando Leite e a presidenta do conselho administrativo, a senhora Ângela Gouveia. O vereador itaporanguense Herculano Pereira também se fez presente ao evento.



O evento contou com a participação de algumas crianças, que apresentaram cânticos de evangelização. Aos presentes foi servido um lanche. De acordo com Manoel Ferreira, que é o conselheiro fiscal do centro espírita e coordenador local, a entidade possui uma escola de evangelização para crianças, com recreação e, acima de tudo, transmitindo valores cristãos, éticos e morais aos menores. A escola funciona aos domingos, a partir das oito horas, e conta com a ajuda de membros da cidade de Itaporanga, como Reynollds Augusto, que é o diretor de infância e juventude.



A entidade comanda um programa radiofônico, na rádio comunitária Portal do Vale FM, desde o ano de 1998, cujo objetivo, segundo Manoel, é a implementação dos princípios éticos e morais para a formação de uma sociedade calcada nos ensinamentos de Cristo. Aos sábados, a partir das 17h, acontece as reuniões públicas doutrinárias para os adultos, com palestras e temas de interesse social; e no domingo, às 19h, acontece um estudo sobre mediunidade. “Estamos de portas abertas a todos que quiserem nos visitar”, enfatizou Manoel Ferreira.

domingo, 11 de setembro de 2011

UMA TARDE DE FESTA E ALEGRIA

UMA TARDE DE FESTA E ALEGRIA

                                         ( Reynollds Augusto)

Foi muito emocionante a comemoração de aniversário dos 21 anos do Cesb de Boa Ventura. Uma festa para espírito nenhum botar defeito. Muita alegria, muito amor, muita satisfação. Uma festa nossa com “gente da gente”.

A comunidade do Conjunto Arsênio Alves estava em peso. As mães dando o seu testemunho do valor da mensagem espírita, que é a mensagem de Jesus, para a vida dos seus filhos e a emoção tomou conta da sua sede.

Muitos amigos presente a exemplo de Titico Pedro, diretor da FUNCAR; José Campos , coordenador do Movimento Espírita no Vale do Piancó; Vicente Tobias, que está trazendo o projeto Vaga-lume do Ceará, para O VALE DO PIANCÓ; o vereador de Itaporanga, Herculano pereira, incansável divulgador da mensagem espírita; o grande Jardel Amâncio, o nosso blogueiro Oficial; o presidente do Centro Espírita Jesus de Nazareth, ALBERLANDO ARAUJO , que estava encantado com a estrutura do CESB e se sentiu um devedor, por não ter contribuído para esse processo de evolução.

Muitas luzes presentes na festa da vitória: mães, amigos, evangelizandos.

Quem arrasou geral foi o evangelizando WESCLEY que preparou uma apresentação artísticas de crianças em torno de uma música com cunho evangélico e que nos passou uma linda mensagem. De parabéns a garotada.

Queremos registrar a presença do jornalista e irmão do combativo padre Djaci Brasileiro, DELCIDES BRASILEIROS , que usou da palavra emocionou a todos. Uma unicidade de emoções para comemorar aquele célula, cristã que veio ajudar a humanidade a se transformar para melhor em busca do bom e do belo, como diria o pensador grego Sócrates e qualificada pela nobreza de Jesus que disse que a nossa meta é atingir a perfeição, como Deus. É a meta. É o continuar caminhando em direção ao horizonte.

Quem estava contente, por demais, foi a presidente ANGELA GOUVEIA, emocionada com a presença de todas as mães e amigos do Centro Espírita Seareiros do Bem.



Muitas apresentações, falas.



Uma Noite de encantos...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.