sábado, 10 de setembro de 2011

RELEMBRANDO ADEMAR AUGUSTO III

RELEMBRANDO ADEMAR AUGUSTO III

VARIEDADES
Ademar Augusto
Jornal Folha do Vale


Registro o aniversário natalício  da Drª Wilna Procópio Rodrigues, comemorado dia vinte e cinco de abril passado. Os nossos parabéns e felicidades.

-x-x-x

UMA CORREÇÃO: na coluna anterior  afirmei  que o dia do soldado seria comemorado na data de 21 de abril; quando na verdade será 25 de agosto ( Caxias Luis  Alves  de Lima e Silva, patrono do Exército  Brasileiro). Já a data de 21, confundida,  é em homenagem  a Tiradentes ( Patrono dos Policiais Militares) , mártir  da independência  brasileira, o José Joaquim da Silva Xavier.

-x-x-x


COM A RENUNCIA de Antônio Porcino à candidatura a deputado federal já a quem diga que a indicação do seu nome  será certa para a prefeitura de Itaporanga, se realmente Djacir for  reeleito.Do contrário  o próprio  deputado será candidato : é este o principal prognóstico de um líder político.

-x-x-x

O PREFEITO Will Rodrigues  por enquanto descansa em sua residência, onde está ainda convalescendo de uma cirurgia  feita recentemente. Centenas de amigos e correligionários  visitam o prefeito diariamente, apesar das recordações médicas de evitar visitas.
-x-x-x
UMA ENQUETE  feita mês passado por uma emissora  da região  contemplou realmente o Dep Djacir Brasileiro  como o parlamentar  que mais fez pelo Vale do Piancó , embora concorrendo  com outros três, Djacir venceu  com boa margem. Foi um bom  sinal para as  futuras eleições, afirmam os observadores.

-x-x-x

RECEBO do primo Zé Badú o seu primeiro CD, o Clâ Brasil, gravado por ele , a sua esposa Maria José, e filhas além de outros.Mais um orgulho para o mundo artístico  e particularmente  para Itaporanga.Para o São João e o São Pedro tudo pronto.

-x-x-x

CREIO             que o leitor já percebeu . Esta coluna não atende  de títulos a exemplo  de alguns jornais  dos grandes centros, tratando-se de pequenos comentários, sobre variados  fatos  da comunidade.
-x-x-x

O PROGRAMA Bolsa Renda depende tão somente  de  voz parlamentar. O fato é que o Vale do Piancó  está mudo neste sentido.A burocracia é também a grande  causa do atraso.

-x-x-x

O DIRETOR do Hospital Distrital José Gomes  comunicando  que breve estará recebendo mais ambulância  para o nosocômio, que venha logo.

-x-x-x

UM BOM exemplo é o curso de auxiliar de enfermagem em Diamante, promoção da prefeitura municipal, com uma duração de três meses. Todas as disciplinas são aplicadas por pessoas competentes. O curso  é o primeiro do Vale do Piancó.

-x-x-x

MUITO emocionante a demonstração da exposição do “Santo Sudário” em uma das igrejas de nossa cidade, o que foi reverenciado.

-x-x-x

SARGENTO Denis, também deputado estadual, bem que pode  defender  os seus colegas de farda. No julgamento  dos 36 policiais, sobrou apenas para os menos graduados,que foram  condenados. Será que a Justiça Militar  e o governador do Estado interferiram na condenação dos Policiais?

-x-x-x

MUITA expectativa por parte dos barnabés  com o provável  anuncio do aumento de salário  que será anunciado a  parti desde mês. Quem afirmou foi o próprio governador  Roberto Paulino .Maranhão durante sete anos não fez tal anuncio.

-x-x-x-

VALEU o arrastão contra a dengue promovido pelas escolas do ensino fundamental,primeiro e segundo graus, além de professoras . Maiores detalhes aqui no nosso jornal.

-X-X-X

UM COMPACTO, Clipper, poderá ser feito por uma das emissoras de tevê, quando do primeiro  aniversário  da Folha do Vale.Tamanho é o entusiasmo  do nosso Chico, que inclusive é leitor  assíduo  desta coluna.Outras  grandes promoções serão  apresentadas  ao grande editor.

-x-x-x-

VIRGOLINO  Ferreira ( Lampião) , segundo revelou um dos “cabras”  era costureiro  do seu próprio bando, hoje profissão de alfaiate, entretanto  o sigilo era guardado  por todos.
TOMARA que a Faculdade de Filosofia, iniciativa da  Diocese de Cajazeiras , venha realmente,pois outra é pura baderna política

-x-x-x

SOEMENTE para relembrar, o primeiro telefone do Vale  do Piancó  foi uma iniciativa da Paróquia Local. A ligação era feita  da casa  da paróquia para o colégio Padre Diniz . O vigário  de então, Pe. José Sinfrônio , fundou o Sic-Vale. O Progresso foi grande  neste setor a ponto de aguardarmos agora uma torre para telefonia celular.

-x-x-x
PRATAS da casa: Capricho de Menina e Clã Brasil deram conta do recado. Para os festejos juninos , as opções  não poderiam  ser melhor, basta de tantos contratos  com bandas estranhas , embora não esteja com discriminação.

-x-x-x


NÃO estou acusando  consumidor nenhum, mas também  não pode o pobre  e honesto  fazer tudo para pagar a sua conta de energia elétrica mensalmente, enquanto á grande a possibilidade da existência dos famosos “gatos” em casas e prédios  espalhados  pelo Vale.

-X-X-X

SOBRE  restauração da Câmara de Vereadores  pelo presidente José Porcino, temos mesmo que louvar a sua ação. O  outro  prédio poderá  ser entregue ao prefeito Municipal para o uso do município, pois  esse tem condições de funcionamento do poder legislativo.


É O PASSADO QUE MOVIMENTOU ITAPORANGA.



sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Arte & Cultura na Pedra Bonita


Hoje é sexta-feira, dia consagrado a Arte & Cultura de Itaporanga e região no programa Microfone Aberto, comandado pelo radialista Cláudio Nepó, na rádio comunitária Pedra Bonita em Itaporanga.

E hoje quem vai ser entrevistado é Derlan Rodão que é doido pela cultura popular e irá entre um questionamento e outro, declamar belos poemas do nosso acervo cultural. É realmente imperdível!

Ouçam o programa a partir da 11h00, pela Pedra Bonita FM, em 89,7 ou acessem o site da emissora no endereço: www.portalradiopedrabonitafm.aovivonanet.com

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

07 DE SETEMBRO.UMA VIAGEM NO TEMPO

 
07 DE SETEMBRO.UMA VIAGEM DO TEMPO
Por Reynolds Augusto  em 08/09/2011
 
              É sempre assim e é bom que assim seja sempre. Os docentes e discentes da nossa Itaporanga de guerra se enfileiram para desfilar pelas ruas da cidade. É uma espécie de Hosana dos nossos irmãos judeus. É a festa cívica, mesmo que muitos não saibam, conscientemente, o valor do que foi e do que é a independência do Brasil, a Pátria do Cruzeiro do Sul, o coração do mundo, pátria do evangelho, segundo o espírito Humberto de Campos, no livro do mesmo nome, recebido pelo iluminado Chico Xavier.
                  Na minha adolescência querida, cheias de sonhos e de luzes, nós nos reunimos com o nosso instrutor, “Dodoido” quase todos os dias, para ensaiarmos a apresentação da Banda, que sempre foi um show. Era uma festa e o nosso mestre do ritmo fazia bonito, nos ensinando a tocar os instrumentos que iriam cantar uma ode à nossa liberdade. A cadência dos ritmos, os velhos e inusitados dobrados que surgiam como mágica da cabeça do grande mestre, muitos deles construído de súbito pela magia da intuição, em muitas vezes influenciadas pelo mundo espiritual:

- Vem cá... Vem cá....! Ouçam esse dobrado novo, que me veio agora. E ensinava como seria a percussão!A turma fazia um círculo em torno de “Dodoido” e ele nos apresentava uma peça nova, muito bonita e que veio não sei de onde. Era o Cara! E continua sendo, não tenho dúvidas.
           Você sabe que a ciência contribui para a evolução da humanidade. É uma das asas que levam os homens a Deus, que unida com a fé racional faz maravilhas. Mas os próprios cientistas afirmam que muitas descobertas, que hoje a humanidade delas aproveitam, em todas as áreas, foram frutos de uma intuição, se um súbito. Isso é Deus que incube aos espíritos experimentados a missão de influenciar as mentes pensantes, para que a Terra evolua e se despregue do primitivismo, ainda próprio de espíritos recalcitrantes, que somos todos nós.
           Os dobrados de Dodoido surgiam como por mágica. Acredito que com o mesmo processo: intuição. O psiquismo do “Pai” ajuda a todos os seus filhos. Aqueles que se enveredam pelo caminho do bem têm uma facilidade a mais, que é a ajuda da lei de causa e efeito. “A cada um segundo suas obras”. Isso se chama ação e resultado. Tem gente que pensa que Deus está cochilando. Bobagem! Todos nós temos a vida que merecemos e já é muito.
              Mas o nosso desfile cumpriu o seu papel. Todas as escolas deram o seu recado e fizeram bonito. Há uma diferença natural e histórica, desde meu tempo de adolescente: a marcha do Ginásio do Padre Zé. A simplicidade é que toma conta do “palco” principal, que é a Avenida Getúlio Vargas! O desfile de 07 de setembro não está plenamente realizado, sem que antes os alunos do Ginásio desfilem pelas ruas da nossa majestosa cidade. É bonito de ver a marcha, a cadência da filarmônica, as fileiras bens construídos e a marcha “bailando” no ritmo do som. É coisa bela de se ver.
         Quem estava bem próximo de mim foi o meu amigo e irmão Eriogenil. Esfuziante de alegria por ver o Ginásio passar.Notei que a alunada vinha cantando um hino prodigioso e que ajudava no ritmo, sendo um verdadeiro “grito de guerra” do colégio, e que eu que não conhecia, mas que fazia a diferença no percurso. “Eri” cantava mais alto e com a vibração que só ele tem.
- Que hino é esse Eri?
- É O HINO DO GINÁSIO.
            Senti o orgulho sadio em sua alma e a lembrança dos velhos tempos, que não voltam mais, mas que nunca deixam de ficar no  mundo íntimo, quando ele próprio era aluno do Diocesano a marchar pelas ruas da cidade.
- Porque você acha que o Ginásio encanta a todos?
- Simplicidade e disciplina.

Está  dito!
PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.     - Não deixe de espiar: www.reynollds.blogspot.com

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

TEM GENTE QUE ACREDITA

Tem Gente Que Acredita
(Reynollds Augusto)


Nada mais agradável do que ler livros inteligentes, com idéias inteligentes, que faz a mente pensar e ponderar. Até rimou.
Estou me referindo aos livros da lavra do Professor SEVERINO CELESTINO, da UFPB da Paraíba. É um orgulho para nós, paraibanos, ter em nosso seio um conterrâneo com tanto conhecimento das escrituras ditas sagradas, fazendo com que nós possamos entender, de verdade, as propostas da Bíblia, um depositário de sabedoria que foi distorcido pela incúria e interesses humanos.
Outro que tem muito conhecimento nessa área, sendo um grande expositor, se trata  do companheiro e irmão de ideal espírita lá das plagas de Minas Gerais, o Juiz de Direito de BH, HAROLDO DUTRA DIAS. O homem escreve e fala, e sabe do que escreve e fala, sem enganos. São fontes que realmente fazem com que nos aproximemos da mensagem que veio do alto, através de inúmeros médiuns que tinham o apelido de “profetas”, naquele tempo. É preciso “ter olhos para ver e ouvidos para ouvir, no dizer de Jesus”.
Mas eu ainda fico meditando o quanto estamos atrasados na compreensão das questões espirituais. Ligo a televisão e tento extrair alguma coisa nova, mais lúcida, que realmente se aproxime da proposta de Jesus de Nazaré e me decepciono. A mesma ladainha de sempre, evidenciando a milenar idéia de um ser tinhoso, “o coisa ruim”, que está à cata de seres humanos para lhes sugar a alma.
Toda desgraça em sua vida é por conta desse tal ser que se felicita com a sua desgraça e vive brigando com Deus para ver quem pode mais e quem conduz mais irmãos para o céu, das bem-aventuranças ou o inferno,  das dores.
É MOLE? “NÉ” NÃO! Tem gente que ainda acredita realmente nisso.
Há uma figura nas escrituras que trata da tentação de Jesus no deserto, cujo diálogo do “capeta” com Jesus é de ensinamento incrível. Com toda certeza talvez o episódio nem tenha acontecido e concluímos isso devido aprendermos que essa figura do mal, guerreando com Deus é  mais uma construção macabra dos tempos medievais, que alguns escritores defendem ter sido a “noite” mais escura da humanidade. Ainda bem que surgiu o iluminismo que acendeu o primeiro fósforo para afugentar essa noite escura, que está pouco a pouco sendo afugentada com a vinda do sol de um novo amanhecer. Estamos vendo melhor as razoes da vida. Isso se chama evolução.
Vocês se lembram desse diálogo? 
Vamos relembrar:
Somos sabedores de que é preciso vez por outra ficar sozinhos, no “deserto”, naquele bate papo com as nossas consciências e isso para equilibrar as idéias, pois não é fácil vencer o mundo das ilusões. É o “capeta” a nos convocar.  Jesus estava cumprindo a tradição e tinha que ser assim e depois de ter conversado com João Batista, próximo ao Rio Jordão, saiu por aí no deserto para ficar sozinho e colocar as idéias em ordem, pois a sua missão era difícil e ele, de verdade, venceu o mundo.
Lucas diz que ele ficou por lá quarenta dias. O mesmo tempo que Moisés usou para a fuga do Egito, no deserto. Coincidência? Ou mais uma figura?
Estava com fome e muito fraco, aí o “capeta” surgiu e falou :
- Sé és filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães?
 Jesus redargüiu:
- Nem só de pão vive o homem.
O “coisa ruim” levou Jesus a Jerusalém e disse:” Se és filho de Deus, lança-te daqui abaixo? Pois está escrito que ele ordenou a seus anjos tenham cuidado contigo e te sustentem nas mãos para não tropeçares em alguma pedra”
- Também está escrito: “Não tentarás o Senhor teu Deus”
O “satanás” não querendo perder tempo, levou Jesus ao monte mais alto e queria atraí-lo, por algo que ele não possuía, que era  fome de poder e soberba que nós pobres mortais -imortais ainda possuímos. Mostrou todos os reinos do mundo e disse:
- isso pode der todo teu.  Dar-te-ei tudo isso se, prosternando-te, me adorares.
- Jesus ordenou-lhe:
- Afasta-me, Satanás, pois está escrito: “Ao Senhor teu deus adorarás a só a ele servirás”.

Essa é uma passagem evangélica interessante, mas para entender é preciso “ter olhos de ver”.
A primeira resposta de Jesus nos ensina que é preciso não valorizar tanto as questões materiais, pois elas são evidentemente secundárias, embora devamos lhe dar  o devido  valor que devam ter.
A segunda resposta se refere ao equilíbrio da vida e que não é possível barganhar com Deus, pois a vida tem mecanismo de regulação natural, que são leis justas, criadas por ele, e que te levará ao seu destino,  que é atingir a plenitude, nessa imortalidade que não tem fim.
Por final ele mandou que o “coisa ruim” fosse embora, pois ele, como todos, estão ligados as leis de Deus e que a vida corre o seu curso naturalmente e que não adianta tentar se desviar da estrada, buscando atalhos que não levam a lugar nenhum, pois “nenhuma só das ovelhas do meu Pai se perderá”, Isso é um princípio jurídico divino. Todos nós despertaremos um dia.
Mas a figura serve para nos ensinar que somos todos tentados por nosso atraso espiritual. A alegoria nos informa para nos  purificar, uma vez que jamais seremos ludibriados pela ilusão quando sabemos o que somos o que queremos e para onde vamos.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.