quarta-feira, 10 de agosto de 2011

A SOLUÇÃO

A SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS FAMILIARES
(Reynollds Augusto)

Nós aqui em casa temos um hábito de reunir a família uma vez por mês para tratar de assuntos espirituais, que no dizer de Jesus à Maria, “é a melhor parte”. Na vida agitada dos dias de hoje em que o homem cria necessidades que não possui e move as suas poucas e parcas energias para ir em busca do TER, o essencial da vida é minimizado e só vamos beber da água da fonte viva uma vez  por semana, na casa Espírita, na Igreja ou em qualquer vínculo religioso e isso é muito pouco. Sem falar que existem algumas doutrinas que em vez de aproximar o seu adepto de Deus, o distancia ainda mais, pois, infelizmente, o orgulho e o egoísmo campeiam no meio religioso. Sem falar da falta de entendimento das escrituras em que os apóstolos disseram o que Jesus teria dito.  São aqueles que “olham, mas não vêem, escutam mais não ouvem”. No dizer de mestre da luz.
Essa semana nós discutimos o tema cuja passagem evangélica é mais ou menos assim:

Pedi e se vos dará; buscai e achareis; batei à porta e se vos abrirá; porquanto, quem pede recebe e quem procura acha e, àquele que bata à porta, abrir-se-á.
Qual o homem, dentre vós, que dá uma pedra ao filho que lhe pede pão? - Ou, se pedir um peixe, dar-lhe-á uma serpente? -Ora, se, sendo maus como sois, sabeis dar boas coisas aos vossos filhos, não é lógico que, com mais forte razão, vosso Pai que está nos céus dê os bens verdadeiros aos que lhos pedirem? (S. MATEUS, cap. VII, vv. 7 a 11.)

Essa proposta de Jesus chama-se movimento.  Como todas as mensagens bíblicas estão veladas por metáforas é nas entrelinhas é que você encontra o seu teor profundo do ensinamento. Essa, especialmente, quer dizer que você precisa se movimentar para ir à busca de realizar os seus projetos.  As oportunidades estão para todos ,pois Deus “faz nascer o sol para os bons e maus, justos e injustos” e como as experiências cotidianas da vida é o resultado do que fazemos e do que pensamos, vamos evoluindo e aprendendo, aprendendo e evoluindo. Os caminhos são o da dor e do amor. As escolhas são nossas, pois tudo são conseqüência e reação e nada é castigo ou perseguição. As leis naturais são justas e como diz Einstein, “Deus não joga dados”.

Os espíritos evoluídos afirmam que essa passagem evangélica trata da lei do trabalho, que é um princípio e também trata da lei do progresso, que é outro princípio basilar na evolução. Você precisa trabalhar e evoluir para se aproximar de Deus. Nada de influência política divina, isso é coisa do homem atrasado. Nada de pedir, pedir e pedir a pretexto de possuir uma fé, que na irracionalidade de sua concepção nos afasta ainda mais do Pai. Foi por isso que JESUS disse “conhecereis a verdade e ela vos libertará”. Tem muita gente por aí presa aos equívocos religiosos e perdem a oportunidade de agir, progredindo e estão “comprando gato por lebre”.
Eu queria gritar:

- Meu amigo a estrada não é essa”!!!!!.

 Mas não dá e todos no tempo certo despertarão para essa verdade ditada por Jesus. Cada um está em uma faixa de vibração própria, aprendendo com suas experiências e quando a maturidade chegar entenderemos o que as escrituras estavam querendo informar de verdade. Será como o grande Saulo que enganado, pensando que estava certo, mudou de direção e seguiu o Cristo, quando a “ficha” caiu.

“Não sou mais eu quem vive e sim o Cristo que vive em mim”

Quando ainda aplicamos a inteligência só em busca do que comer, beber e vestir e nos preservar das intempéries, nos encontramos na infância da humanidade. Muitos já passaram dessa fase e entendem qual o seu papel da vida. Outros estão a caminho, mas todos um dia encontrarão essa luz. O bom mesmo é descobrir logo esse, como diz o meu colega aposentado ZÉ ARAUJO, “pulo do gato”, pois sofreremos menos e nada surge como mágica ou por graça de Deus e tudo é trabalho e progresso. Não apenas essa visão de trabalho relacionado com a busca da sobrevivência física, mas concebido de uma forma mais ampla.  Todo esforço útil é trabalho. Pensar é trabalhar e a consciência da vida é o melhor trabalho que nos libertará das sombras da ignorância.
Reúna sua família uma vez por mês e converse com todos. Jesus se fará presente e encontraremos soluções para os problemas, sem mágicas. Dou-te uma dica: utilize o EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO ele é claro e retira os enganos.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA MESMO.