sábado, 25 de dezembro de 2010

PERANTE O NATAL


PERANTE O NATAL
( Texto do CD MOMENTO ESPÍRITA)

Neste dia feliz, em que as aglomerações nos shoppings nos revelam a febre de compras, vamos refletir juntos sobre o significado do Natal?

Natal - todos sabem - é Jesus que nasce, renovando Seu antigo apelo ao amor por todos os seres.

O desafio é fazer com que durante o ano inteiro Ele cresça e Se instale, definitivamente, em nosso coração.

Por isso, em honra do Mestre de Nazaré, não se detenha mais: siga-Lhe os ensinamentos, ouça-Lhe as palavras não apenas com os ouvidos, mas também com a alma.

Ponha Jesus em seu cotidiano.

Observe que, enquanto o Mundo nos convida a acumular bens, Jesus nos oferece a opção da simplicidade.

Ele, que é o único Espírito perfeito nascido na Terra, viveu de forma despojada e não tinha sequer uma pedra para repousar a cabeça.

Sabemos que nem todos podem viver como Jesus e abrir mão dos bens terrenos.

Mas podemos seguir o exemplo do Cristo sendo humildes, não alimentando cobiça e ambição. Isso já faria uma grande diferença.

O segredo é contentar-se com o que se tem. Observe que isso não significa acomodação ou preguiça. Nada disso.

Devemos trabalhar e adquirir o que for necessário para vivermos bem. O conselho de Jesus é para evitarmos os excessos, o supérfluo.

Você já notou que, muitas vezes, sofremos porque desejamos coisas que não são essenciais?

Basta que seja lançado um novo aparelho, modelo de carro ou produto da moda para que boa parte de nós corra a comprar.

Logo que saciamos esse desejo, agimos como crianças e vamos em busca de mais novidades.

Isso nos remete a um outro ensinamento de Jesus: Olhai os lírios dos campos: não tecem nem fiam, mas nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.

Ensinou o Mestre que devemos confiar em Deus, nosso Pai, pois se Ele veste tão ricamente uma erva do campo, quanto mais fará por nós, Seus filhos.

E assim o Cristo nos ensiou a ter confiança em Deus.

No entanto, como nossa fé é frágil! Costumeiramente nos rebelamos contra Deus. Basta uma contrariedade ou uma perda para nos rebelarmos contra os Céus.

Mais uma vez agimos como crianças: desejamos que Deus - a Majestade que criou e dirige os Mundos - seja uma espécie de secretário particular, que cuide de nossas finanças, que nos faça ter sucesso na vida, que nos dê isso e aquilo.

Mas o que Jesus nos ensinou sobre Deus? Ensinou que nenhum cabelo cai de nossas cabeças sem o conhecimento de Deus.

Portanto, nosso Pai Divino conhece nossos corações e nossas necessidades.

Assim, podemos e devemos orar para Lhe pedir forças e inspiração para os nossos projetos de vida.

Mas o trabalho é nosso: façamos a nossa parte e o céu nos ajudará. Esse é mais um ensinamento esquecido de Jesus.

* * *

Que este Natal seja um momento especial, em que Jesus esteja presente em seu coração.

Que as palavras pronunciadas por Ele, há dois mil anos, possam encontrar lugar em seu Espírito.

Com a simplicidade, o trabalho e a confiança em Deus - essência dos ensinos de Jesus - que o Natal ganhe um novo significado em sua vida.

Para que brilhe a sua luz. Para que você seja aquele que semeia a paz, que vivencia o amor universal.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Cesb encerra as atividades do ano de 2010

 

Cesb Termina Atividades do Ano com Brilho

(Reynollds Augusto)


Final de ano é tempo de balanço de nossas vidas, sendo preciso que nós, realmente, nos coloquemos à frente do espelho para fazermos uma avaliação de nós mesmos. É preciso que façamos isso para mergulharmos no mundo interior e descobrirmos onde podemos melhorar. Quem fazia esse exercício diário era SANTO AGOSTINHO, um dos espíritos que ajudaram a codificar o consolador prometido por Jesus, que é a Doutrina Espírita e que muita gente não acredita ser. Mas isso não importa.

Os Judeus ortodoxos, raiz de Jesus, ainda hoje estão esperando a vinda do messias profetizado no antigo testamento. Eles até admitem que Jesus tenha sido mais um dos profetas, mas jamais o messias. Mas isso é puro preconceito. Como poderia um filho de um carpinteiro, com mais uma Maria, da cidade de Nazaré, que não era muita coisa, ser o enviado de Deus para redimir a humanidade? Pensam.

Mas esse final de semana nós estivemos todos juntos no Cesb de Boa Ventura. Evangelizadores, evangelizandos e muito voluntários, para realizarmos a confraternização anual daquela casa de luz. Entramos em recesso para recomeçarmos as atividades com a criança e o adolescente em 2011, lá depois do MIEP (Movimento de Integração do Espírita da Paraíba) em Campina Grande.

Sentimos imensamente a falta da nossa Presidente ANGELA GOUVEIA e de seu maridão NIVALDO FREITAS, que precisaram viajar à cidade de JOÃO PESSOA para acompanhar sua GRANDE FILHA CARMEM, garota consciente, para se submeter a uma pequena cirurgia. Mas todos estão muito bem. Sentimos, também, a falta de evangelizadora LÍVIA, garota esforçada e trabalhadora da causa do Cristo. Foi uma lacuna sentida, mas na prece final das atividades, em agradecimento a Deus por ele nos dar oportunidade de trabalharmos por sua causa, nós lembramos os irmãos e pedimos ao Pai da vida por todos, esperando-os para que possamos dar seguimento ao trabalho, se estiver nos planos do alto. (e está)

Estavam todos felizes, trabalhando e cantando para finalizarmos as atividades do ano. É sempre assim. Há uma sensação de missão cumprida e o sentimento é de felicidade. Nós pensamos que estamos dando, mas na realidade estamos recebendo. É uma troca perfeita. É como diz a música espírita:

- “(...) quando agente faz um bem a alguém, quanto bem esse bem nos trás”...)

Eu não entendo como há homens que passam a vida toda sem se voluntariar em um trabalho, gratuito, desprendido, fazendo com que “a mão esquerda não perceba a mão direita”, levando esperanças aos mais necessitados do que nós. E isso me fez relembrar aquela passagem bíblica: “coitado não sabe que ainda hoje a morte irá lhe visitar”. É a hora do retorno para avaliação geral.

Mas todos os trabalhadores estavam por lá: Eu (Reynollds), Williana, Camila; Sheila, seu marido e seus filhos Gabriel, Daniel e o pequeno Rafael; Dedé, Manoel e Albina; Roneide, Pedro e Stafany... É de se registrar o empenho pessoal da vice-presidente SHEILA que conduziu muito bem o barco na ausência de ANGELA;
Quem chegou de surpresa foi o vereador de Itaporanga Herculano, bem como Jardel e Dedé Pilão. Todos do Centro Espírita Jesus de Nazareth, da cidade de Itaporanga. Ficamos felizes com a visita.

Foi premiado com uma “bola futebol de campo”, o aluno WANDESON, que durante o ano participou das atividades do Cesb, pontualmente. Todos os outros gralharam brindes do comércio de Itaporanga.

No pátio do Cesb muita música natalina e de Final de ano. Picolés, sanduíches e momento de alegria.

Até 2012... e se ajude, ajudando.


PENSE NISSO! MA PENSE AGORA