sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Pesquisa Vox Populi - 23/09/2010 - 19:38hs

Pesquisa Vox Populi: Dilma 51%; Serra 24%; Marina 10%



Pesquisa Vox Populi divulgada nesta quinta-feira indica que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, manteve a vantagem de 27 pontos percentuais sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), na corrida pela sucessão presidencial.


No levantamento divulgado pela Rede Bandeirantes e pelo portal iG, Dilma continuou com 51 por cento das intenções de voto, assim como Serra, que permaneceu com 24 por cento.


Marina Silva (PV) foi a única que subiu, de 8 por cento para 10 por cento. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual. A pesquisa anterior foi divulgada em 17 de setembro.


A dez dias das eleições, o resultado indica que Dilma seria eleita em primeiro turno e que as denúncias recentes que derrubaram a ministra-chefe da Casa Civil, Erenice Guerra, ex-braço direito da petista na pasta, não tiveram impacto na intenção de voto dos dois principais candidatos.


O número de eleitores que não sabem ou não responderam à pesquisa é de 9 por cento, contra 11 por cento na anterior. Brancos e nulos somam 5 por cento e, juntos, os demais candidatos têm 1 por cento.


Dilma aparece à frente dos rivais em todas as faixas etárias, sociais e regionais pesquisadas pelo instituto. Ela também tem o melhor desempenho entre eleitores do Nordeste, onde recebe 67 por cento das intenções de voto -contra 16 por cento de Serra e 7 por cento de Marina.


No Sul, a distância entre Dilma e os rivais é menor. Ela tem 42 por cento, contra 37 por cento de Serra e 6 por cento de Marina.


Na pesquisa espontânea, quando o nome dos candidatos não é apresentado aos eleitores, Dilma é citada por 44 por cento dos entrevistados. Serra recebe 21 por cento das indicações e Marina, 9 por cento.


A pesquisa, com 3.000 entrevistas, foi realizada entre os dias 18 e 21 de setembro.

transcrito por Jesus Fonseca

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"Pobre Poder"

  

Pobre Poder
( Reynollds Augusto)

A idéia dos três poderes foi uma percepção de gênio. Até o momento não há experimentos de outras construções que tenham dado certo, para permitir o equilíbrio no uso do poder e de maneira mais democrática, mesmo que a plena democracia ainda esteja distante do ideal. Mas estamos a caminho e o “negocio” já foi pior.

Todos nós sabemos que a tese que vingou veio da cabeça do iluminista francês Charles de Montesquieu, um importante filósofo, político e também escritor. Alias me parece que a espiritualidade, que está sempre atuando para que a humanidade evolua e esqueça o seu umbigo, sempre “fustigou” às mentes pensantes, com inspirações de toda sorte e tudo isso para que o homem encontre o equilíbrio no relacionamento com o primado da boa convivência.

Na área da espiritualidade, a França também gerou para o mundo as teses que a princípio pareciam mirabolantes e improváveis, mas hoje plenamente comprovadas em laboratório. Refiro-me ao professor e filósofo Hipolit Leon Denizar Rivail, mais conhecido por Allan Kardec, que foi discípulo de Pestalozzi, o pioneiro da reforma educacional. Kardec compilou para a humanidade cinco grandes livros que tratam da vida em seus maiores aspectos e que provam que a morte “é coisa prá boi dormir” e todas essas informações foram repassadas pelos “mortos”, que estão mais vivos do que nós. Morre-se sim, o corpo, que é matéria e segue o seu ciclo de transformaçao biológica.

A grande verdade é que nesse momento o nosso corpo está morrendo e nem nos damos conta disso, perdendo a sua energia vital, que nos foi concedida para que possamos passar uma breve temporada por aqui e se separa desse instrumental, o espírito, individualidade pensante, que sobrevive a tudo e continua a sua escalada na estrada da vida, que não tem fim. São idéias que fermentaram na europa e foram disseminadas para o mundo. O Brasil é o herdeiro maior dessas informações e hoje as repassa ao mundo com melhor elaboração pela Dourina Espírita, que foi um neologismo criado da França por Kardec e que vingou bem nas terras do Cruzeiro do Sul .

Mas estamos em época de eleições e notamos que a maioria dos canditados estão em busca do poder pelo poder e isso é um grande problema, pois macula os entes administrativos, impedindo que a coisa pública seja direcionada para o seu fim primacial,o bem comum. Tem gente que pensa que cargo político é emprego e não sabe da sua “ missão” em representar uma parcela da população, para promover a justiça social. Aqui em Itaporanga eu fico lisonjeado com tanta gente diferente, mas que só aparece aqui por essas épocas. São os turistas políticos à cata de seu voto . Em São Paulo , se não me engano, dizem que Tiririca terá uma votação estrondosa. Deve ser o famoso voto de protesto, que nesse caso não é muito inteligente ou o famoso voto incosciente de uma parcela da população que não é politizada, ainda.

O poder , que é do povo, precisa ser “emprestado” a cidadãos conscientes e se nos enganarmos elegendo agentes políticos que não sabem o valor do Estado, sofreremos por muito tempo até que a mente cidadã evolua na escolha dos melhores.

Sonho com o voto distrital que virá, no seu tempo.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

NACIONAL

PB: Maranhão pede cassação de Coutinho e cancelamento de show

A Coligação "Paraíba Unida", encabeçada pelo candidato ao governo, José Maranhão (PMDB), entrou com uma representação junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) questionando a realização do show do cantor Zé Ramalho em João Pessoa na próxima sexta-feira (24). Na ação o grupo ainda pede a cassação do registro ou do diploma (caso eleito) do candidato a governador, Ricardo Coutinho (PSB) e seu vice, Rômulo Gouveia (PSDB). O evento será realizado pela Prefeitura de João Pessoa e a coligação aponta que o show tem propósito eleitoreiro.

O principal adversário de Maranhão é o ex-prefeito da capital, o socialista Ricardo Coutinho. Após renunciar ao cargo de gestor municipal quem assumiu o seu posto foi o vice, Luciano Agra (PSB). O show será realizado como encerramento de uma atividade realizada pela prefeitura todos os anos chamada de "Ano Cultural", que este ano teve como homenageado Zé Ramalho. Nela, alunos da rede municipal de ensino desenvolvem diversas atividades voltadas para a obra dos homenageados.

Na ação, a Coligação "Paraíba Unida" requereu a concessão de medida liminar, com o fim de suspender "o show de encerramento do ano cultural com Zé Ramalho, designado para o dia 24 de setembro, às oito horas da noite, no final da Avenida Beira-Rio, sendo determinada a sua realização em qualquer data, a critério da PMJP, após o processo eleitoral".

Após a ação impetrada pela Coligação o corregedor eleitoral, Carlos Neves da Franca, intimou o prefeito Luciano Agra, a prestar informações sobre o evento no prazo de 10 dias, mas não cancelou a realização do show.

O corregedor disse que apesar de não poder suspender evento já programado pela prefeitura, não vai fechar os olhos para a realização de um show uma semana antes das eleições. Por isso, encaminhou solicitação ao Tribunal Eleitoral da 64ª Zona, responsável pela propaganda eleitoral na capital, que adote as medidas que entender necessárias para fiscalizar o evento e registrar qualquer conduta que afronte a legislação eleitoral.

"Entendo que também a Justiça Eleitoral não pode simplesmente fechar os olhos e deixar que um evento dessa magnitude, e às vésperas do pleito, venha a tomar conotação eleitoreira, com o objetivo de beneficiar uma das candidaturas ou quebrar a normalidade do pleito", disse.
blogdodércio

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vinte anos do Cesb de Boa Ventura


Vinte anos de trabalho no Bem
( Reynollds Augusto)

Estava “escrito nas estrelas”: O Cesb vinha para ficar. Depois de um longo processo de acomodação, vencendo as tempestades e enfrentando o preconceito, fora instalado no Conjunto Arsênio Alves, o Centro Espírita Seareiros do Bem, com a ajuda de um grupo de visionários que acreditaram na proposta vinda do “alto”. Em especial o empenho pessoal de duas pessoas de suma importância para que o projeto de concretizasse. Refiro-me aos irmãos Ernani Diniz e o persistente Manuel Ferreira, que criou raízes na cidade de Boa Ventura. Não poderia deixar de lembrar o empenho do querido irmão Marco Ernesto, que quando trabalhava em Itaporanga na agência local do Banco do Brasil e atualmente está na pátria espiritual, deu sua contribuição importante para que o pensamento espírita começasse a ser disseminado na pequena cidade, com movimento católico e evangélico preponderante. Foi uma “guerra”. Sentimos na pele a afirmativa de Albert Einstein quando disse que é “mais fácil fissurar um átomo do que quebrar um preconceito”. Mas com muito empenho e trabalho conseguimos amenizar o último.

A assistência do Cesb cada vez mais crescente, fez com que companheiros de ideal Espírita da cidade de Itaporanga, se empenhassem em ajudar a Manuel Ferreira a tocar esse trabalho do Cristo e os voluntários cada vez mais surgiam. Hoje o Cesb realiza uma atividade de suma importância que acontece todos os domingos em que mais de 150 crianças do maternal à juventude são preparadas para se tornarem homens de bem. São vinte anos de produção educativa com base no código de vivência evangélica do Cristo.

Hoje a instituição é presidida por uma mulher, Ângela Gouveia, esposa do Popular Nivaldo Freitas, da Vara do Trabalho de Itaporanga e na semana passada, ela convidou a comunidade para se fazer presente na sede da instituição para comemorar os vinte anos de tarefas profícuas no bem do Centro Espírita Seareiros do Bem, com direito a bolo e tudo. O auditório estava lotado com a presença das autoridades locais e muitos vereadores. Fora convidado o Presidente da Federação Espírita Paraibana, JOSÉ RAIMUNDO DE LIMA, que é também procurador do Estado da Paraíba. O Promotor fez um levantamento de como surgiu o Centro e se alegrou pelo desenvolvimento paulatino e constante da instituição que primou por trabalhar com criança carente. Veio com a comitiva o vocalista do Grupo Acorde de João Pessoa, Marcos Lima; o nosso amigo Azamor, presidente do Centro Espírita Leopoldo Cirne e o secretário da FEP, Lúcio.

Foi uma tarde agradável em que todos ficaram emocionados com a festividade simples, mais de grande valia para todos nós. A presidente do Cesb presenteou a Federação Espírita Paraibana com um Cd de fotos diversas da instituição desde o seu início e José Raimundo afirmou que iria levá-lo a Brasília na ocasião da próxima reunião do conselho federativo da Federação Espírita Brasileira para divulgar o nosso trabalho.

É o Cesb contribuindo para um mundo melhor.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA