sábado, 21 de agosto de 2010

TUDO ISSO PRÁ NADA! NAO PODE.

Isso Tudo Pra Nada! Não Pode.
( Reynollds Augusto)

Quando eu era criança sempre tive medo de escuro. Um horror íntimo me apoderava quando a energia se ia e as luzes apagavam. Aqui em Itaporanga, naquela época, faltava tanta energia que parecia ate que morávamos no sitio. Se o fato se dava na madrugada, em vez de velas, minha mãe sempre protetora, acendia uma das bocas do fogão para que eu divisasse a chama ao longe e isso me acalmava e eu dormia bem. Pelo menos com a solução paliativa não gritava e nem acordava os pobres vizinhos. Coisas de Criança! Se acontecia no início na noite sentávamos na calçada esperando a energia voltar e como isso demorava a acontecer e quase sempre não retornava, ficava fitando o céu iluminado com inúmeras estrelas a cintilar. Era o espetáculo da vida demonstrando a grandeza de Deus. É uma pena que nos dias de hoje quase não falta mais energia e os vizinhos não saem mais às calçadas para conversar e se livrar um pouco das amarras da televisão que escraviza. Salvo uns poucos, como eu e o meu vizinho Miguel Alves.

Eu sempre desconfiei da existência de vida inteligente em outros planetas e não entrava em minha cachola a tese de que só haveria vida nesse minúsculo planeta, que comparado à grandeza do universo parece até uma favela suspensa no espaço. Suspensa?! Mas não existe alto nem baixo quando falamos de Universo e tampouco suspensão. As dimensões espaciais causam horror ao raciocínio e atordoam a lógica de qualquer cientista metido a sabe tudo. Segundo o escritor Jayme Andrade o nosso planeta tem 12.756 km de diâmetro equatorial e está a mais ou menos 150 milhões de Km do Sol. Esses números parecem grandes, mas se comparado com outros planetas e outros sóis, não representa nada. Para se ter uma idéia o nosso sol com um volume de 1,3 milhões de vezes maior que o planeta Terra é uma estrela média ou uma “estrelazinha”. Se sairmos por essas belas noites escuras a contemplar abóboda terrestre veremos mais ou menos 6 mil estrelas, “metade de cada lado”. Usando aquele telescopiozinho de Fernão, poderemos ver mais ou mens uns 2 milhões de estrelas e usando um grande telescópio, como aquele do Monte Palomar, dá para captar a luz de bilhões e algumas nem existem mais, pois a luz dessas estrelas viaja no tempo e no espaço e muitas delas até já “morreram”.Contem aí para ver. Brincadeira!

Todas essas considerações eram sempre explicadas com maestria pelo meu irmão Fernão Dias que partiu para a pátria espiritual. Sempre admirei Fernão por sua inteligência e sua arte. A fidelidade dos quadros que pintava causaria inveja aos nossos maiores pintores. Eu ficava admirado com a experiência daquele espírito que era (é) versado em arte, pintura, números, astronomia e tudo mais e ainda era portador de uma mediunidade de vidência incrível. Sempre me explicava, da maneira mais simples, que o nosso sistema solar se localiza na borda da via láctea e que ela não passa de uma dentre milhares de galáxias que estão ligadas gravitacionalmente e se movendo sem parar através do espaço infindo.

Eu não sabia, mais as galáxias ,assim como os planetas, também se movimentam e a cada 200 milhões de anos completam uma revolução levando o nosso sistema solar e tudo isso com uma velocidadezinha de 1 milhão de Km por hora, arrastando todas as estrelas, que giram em volta do seu centro. A nossa via láctea, esse aglomerados de planetas e sóis, que mais parece, vendo daqui, uma calda esbranquiçada, é uma miniatura quando se compararmos às infinitas galáxias existentes. E nesse contexto básico titânico de mundos e estrelas, está meio que “perdido” um mundinho minúsculo, que abriga toda sorte de orgulho e egoísmo de homens que não aprenderam, ainda, realmente o que são e não se perguntam por que estão aqui, de onde vieram e para onde vão após a morte do corpo físico. Sem falar que os Espíritos esclarecem da existência do “universo espiritual” que sempre existiu antes e preexiste a esse, sobrevivendo a tudo e permanecendo eternamente. Tudo isso para mostrar as maravilhas de Deus com sua onipotência e perfeição.

E aí, será que só existe vida no planeta Terra? E dessa forma, uso aquela expressão inicial. TUDO ISSO PRÁ NADA! NÃO PODE.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A VOLTA DO BUSÃO ( BUSÕES)


Por Reynollds Augusto em 18/08/2010

A Volta do Busão


Quem começou a sua caminhada à procura de um lugar ao sol foi o meu amigo, irmão de ideal espírita e debatedor das grandes questões da vida no programa MUSICA E MENSAGEM, Danillo Jonahtan, filho de minha amiga “Maria” e do grande “Vander”, que é levado ao ar pela Rádio Boa Nova FM todas as quartas e sextas pelas 17h00min h. O objetivo do programa é trabalhar letras de músicas diversas e que está agradando aos ouvintes. Outro dia precisei ir ao Hospital Infantil à procura do nosso Prefeito Djacy Brasileiro, para que ele resolvesse demanda judicial de responsabilidade da prefeitura e fui interpelado por uma das funcionárias do hospital.

- Ei! É você que faz o PROGRAMA MÚSICA E MENSAGEM da Boa Nova?
- Sim.
- Eu adoro o seu programa e o quê vocês dizem. Se não fosse católica seria espírita. E aquele menino que conversa com você fala bem demais. (...)

Fiquei lisonjeado e disse para ela que o mérito não é nosso e sim da Doutrina Espírita. A beleza e coerência das idéias são do Consolador Prometido que Jesus enviou e que estão esclarecendo as mentes de todos nós, espíritos em evolução. Disse-lhe que o Espiritismo não tem a intenção de fazer com que as pessoas saiam de suas religiões e que todas elas são boas, pois estão divulgando o evangelho de Jesus, ao nível de entendimento de cada um. A verdade é uma bóia que não afunda e no tempo certo todas as pessoas que navegam no mar da vida irá divisá-la ao longe e compreender o que para alguns, ainda, é de difícil entendimento. Mas as coisas estão melhorando. O nosso papel é educar, preparar e mostrar que não adianta apenas gastar as energias em busca dos valores da matéria, pois estamos na contagem regressiva e de passagem por essas terras. Não basta ser discípulo é preciso ser apóstolo. Um dia as religiões vão se unir em torno de uma mesma verdade e com certeza haverá “um só rebanho e um só pastor” e cada uma delas defenderão o defensável.

Mas eu estava preocupado, pois Danilo não pode mais estar conosco ao vivo, devido ter começado a faculdade e resolvemos que gravaremos aos domingos o programa com sua participação, para ser levado ao ar nas quartas até que ele retorne dessa etapa de sua vida. Mas, de outra sorte, fiquei feliz com o retorno de nosso amigo KELSON, que precisou passar “40 dias no deserto” para se estabilizar interiormente e revisar posicionamentos e continuar andando em busca da luz. E ainda mais tive a grata satisfação de receber mensagem de um colega de faculdade que há muito não tinha notícias, o meu amigo França. São coisas da internet. O mundo virou uma aldeia e estamos todos conectados e isso é bom. Talvez seja o preparo para o mundo de regeneração que será a próxima etapa do planeta Terra e a tecnologia vai unir os povos para que o bem se faça presente de maneira global e as idéias em torno do que realmente interessa cheguem a todos os corações e mentes humanas.

Mas Danilo me disse que hoje a prefeitura de Itaporanga disponibiliza dois ônibus para levar a estudantada à Patos. Que coisa! Depois serão três e depois quatro... E os nossos pseudo-políticos parecem que não estão nem aí para essa vergonha regional. E a nossa amiga Luzia, quase que numa luta inglória, tenta despertar tais pessoas para essa realidade de que precisamos URGENTEMENTE de um campus aqui em Itaporanga. E isso sem precisar montar nenhum circo, como aquele da praça do inesquecível Educador Padre Zé e que não redundou em caso concreto. Conversa, conversa e mais conversas... E nada. Mas essa luta tem um termo que é quando for instalado o nosso campus. Agora, nesse momento, os artistas voltaram ao palco e muito deles não representam bons papeis, mas como dos males o menor, não vote em forasteiro e dentre os da nossa terra, escolha o melhor ou o menos ruim. Pelo menos a esses podemos cobrar.

Esperamos que essa fase dos busões passe e que os nossos filhos não precisem mais arriscar as suas vidas para exercer um direito constitucional.

PENSE NISSO!MAS PENSE AGORA.




terça-feira, 17 de agosto de 2010

FILME " NOSSO LAR"

Colônia Nosso Lar


( Reynollds Augusto )



A compreensão real da vida é uma questão de tempo e a cada dia damos um passo para entender o mecanismo do existir. No atual estágio que nos encontramos e por mais “espetaculosas” que sejam as descobertas científicas, apenas estamos colocando os pés no oceano do conhecimento. Como disse o escritor, poeta e dramaturgo inglês, William Shakespeare, naquele papo reflexivo com Horácio: “Há mais coisas no céu e na terra, Horácio, do que sonha a tua filosofia”.
O fato é que os mistérios serão dissipados e não haverá mais véus, pois tudo no devido tempo será esclarecido pelas luzes do progresso que é lei de Deus. Se não quisermos mudar de atitude e pensamento, seremos levados de roldão pelas novas idéias. As velhas não se sustentarão e as nossas crenças equivocadas vão dar lugar à fé racional tão apregoada pela Doutrina Espírita. Os nossos velhos preconceitos e paradigmas irracionais não vão se sustentar.
Os espíritos responderam ao professor Kardec que o homem não pode deter a marcha do progresso, quando muito pode entravar, mas jamais deter e caso queiram persistir nesse erro serão derrubados pela torrente que querem segurar, pois ninguém pode se opor a uma condição natural do homem que é a evolução, força viva da natureza.Uma prova disso é que a indústria cinematográfica está agora tratando de temas espíritas. Primeiro foi gravado o filme sobre a vida do médico e político cearense Dr. Bezerra de Menezes, que sempre tinha como característica própria ajudar os mais necessitados e enfrentando o preconceito da época, elevou a bandeira do espiritismo ao alto. O filme, apesar de pouca produção tecnológica, fez encher as salas de cinema. É que o tema é bom, sem apelos e acalenta o coração humano sem fantasias.
Logo após tivemos o fenômeno do Filme Chico Xavier, que conseguiu superar as expectativas da estréia lotando as salas de cinemas de todo o Brasil, relatando a vida de um garoto que via espíritos e que era tomado por doido por muitos. Alías tem muito “doido” por aí que são muito mais inteligentes que todos nós juntos. É que eles possuem um sentido a mais que os nossos: entram em contato com a dimensão espiritual e como vivemos em uma sociedade ainda atrasada nos preconceitos, em vez de ajudar e procurar a solução do “problema”, que não é problema, preferem simplificar e taxar tais criaturas de “doidos”, submetendo-os a tratamentos que os fazem sofrer. Chico Xavier sofreu isso e foi alvo dos bullings da época. Chico não ficou imune às investidas dos reacionários daquele tempo. Mas o “doido” psicografou, ou escreveu, mais de 450 livros que tratavam de filosofia, ciência, moral, história, romances e muito mais. É claro que as idéias não eram suas, mas sempre fica um pouco de conhecimento quando entramos em contato direto com aqueles que oferecem conhecimento.
O meu amigo e irmão Vicente Tobias – “o cara”- está providenciando sessões de cinemas na câmara de vereadores de Itaporanga com o filme sobre Chico Xavier para nossa sociedade e a primeira será sábado pelas 20:00 hs,dia 21 de agosto. Vá e leve sua família. Vai valer a pena.

Agora é a vez do filme NOSSO LAR, baseado no livro de autoria do Espírito André Luiz que também foi psicografado pelo “doido” Chico Xavier. E que “Doido”! Como queria ter aquela doidice.
O filme tem uma mega produção com artistas brasileiros e foi gravado, se não me engano no Canadá com todos aqueles efeitos que a estória merece. Será exibido (estreado) nas salas de cinema do Brasil no dia 03 de setembro e o leitor se estiver lá pros lados de Campina Grande e João Pessoa não pode deixar de ver aquele espetáculo de som e luz que retrata a vida em uma das colônias espirituais que André, medico carioca, aportou quando desencarnou ou morreu, logo após fazer uma passagem pelo umbral, que é uma espécie de “inferno” passageiro por que passam aqueles que usaram mal a oportunidade da vida e fizeram bobagens enquanto estiveram por aqui. Não podemos deixar de ver a vida em movimento no mundo espiritual.
Quem leu o Livro Nosso Lar vai viver em som e imagens situações que aproximam dos quadros retratados por André Luiz no Livro. Não trata de ficção e sim de uma realidade espiritual em uma colônia espiritual que foi criada por portugueses, se não me engano, para abrigar espíritos em processo de evolução. Será um show de esclarecimento, emoção, esperança e muita satisfação. Você não pode perder...

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

O Sonho virou pesadelo. Péssima qualidade do sinal da TIM deixa catingueirenses revoltados

Eu vou contar uma coisa, eu nunca na minha vida vi uma empresa vender um produto de tanta má qualidade como a TIM vende, pelo menos na cidade de Catingueira, e em várias do Vale do Piancó, o sinal da empresa vem deixando muita gente revolta.

Desde que a referida empresa começou a operar na cidade no dia 25 de abril do corrente ano, que a população de Catingueira vem sofrendo com a péssima qualidade no sinal da operadora de telefonia móvel.

As constantes falhas no sinal, ligações mudas, atraso na chegada de voz, telefones ocupados, sem estarem, são as principais reclamações que os clientes da empresa vem fazendo.

O cidadão tenta fazer uma ligação e simplesmente, não faz, e quando faz cai.

Atraso no recebimento de voz

No início o principal problema era o atraso no recebimento de voz. Quando o usuário falava, existia, ou melhor, ainda existe, uma demora no recebimento de voz, ou seja, quando alguém vem a escutar uma frase, a outra pessoa já está falando a próxima. Resultado é um embaralho danado, e um corta corta de fala que ninguém agüenta.

Ligação interrompida.

O cliente faz a ligação, além de estar com o atraso no recebimento de voz, a ligação simplesmente fica muda, sendo o usuário obrigado a esperar certo tempo para continuar a conversa, ou sendo obrigado a encerrar a ligação e fazê-la novamente.

Rede ocupada.

Outro problema comum também, e um dos principais, é a tal “rede ocupada”. O usuário liga e simplesmente o número aparece como desligado ou ocupado, sem estar, sendo obrigado tentar várias vezes para conseguir uma ligação.

A promoção dos 0,25 centavos

Realmente a promoção é boa, depois do primeiro minuto, o cliente TIM só paga 0,25 centavos na ligação (de TIM para TIM). Pode “arrochar o nó” que só vai pagar 0,25.

Só que em Catingueira uma simples ligação pode sair bem mais cara do que 0,25 centavos. O cliente liga, e ao iniciar a conversa, a ligação cai.


Ele vai e tenta de novo, ao iniciar a conversa, a ligação cai (R$ 0,25)
Ele vai e tenta de novo, ao iniciar a conversa, a ligação cai (R$ 0,50)
Ele vai e tenta de novo, ao iniciar a conversa, a ligação cai (R$ 0,75)
Ele vai e tenta de novo, ao iniciar a conversa, a ligação cai (R$ 1,00)
E assim sucessivamente.

Existe também aquela possibilidade do usuário estar conversando e a ligação ficar muda, ele vai e desliga e tenta novamente, e tome mais 0,25 centavos.

Eu mesmo fui uma das vítimas da TIM.

Precisei fazer uma ligação para uma determinada pessoa, quando ela atendeu, a ligação caiu. Tentei novamente, e quem disse que consegui?

Como eu estava necessitando falar com esta pessoa, fiquei tentado até conseguir, e nada. Então coloquei na minha cabeça, vou insistir e ver até onde posso chegar em número de tentativas. Resultado, registrei um recorde, 62 tentativas para se fazer uma ligação, SEM ÊXITO, em uma só hora.

Pouco tempo depois, me encontrei com a pessoa que me informou que seu celular estava ligado e desocupado. Tentei para outros números, resultado, a mesma situação.

Agora pensem ai, todo dia este sacrifício para se fazer uma ligação.

Há! para quem não acredita que foi realmente 62 tentativas, está ai a prova.



Tardelli Pires- Catingueiraonline

domingo, 15 de agosto de 2010

Êta Vida Ligeira



Êta Vida Ligeira!


( Reynollds Augusto)



Já notou o quanto vida escorre pelas mãos e que a nossa temporada aqui na Terra, por mais longa que seja não representa nada diante do relógio da eternidade? Se a vida do espírito se resumisse à vida dos corpos humanos, Deus teria engendrado a maior pegadinha de todas as pegadinhas. É como se ele dissesse:


- Filho, te criei te dei a vida, te dei a capacidade de sonhar, de se relacionar, produzir, viver momentos felizes com os teus... Mas agora, ta tudo acabado. Acabou o ato.


Vê que coisa funesta? E tem aqueles que - sem nenhuma crítica “voraz”, mas só para efeito de reflexão, pois temos nossas construções íntimas culturais próprias e devemos respeitar a liberdade de pensamento de nossos irmãos brasileiros, pois estamos em um Estado de Direito, que ainda ensaia a vivência democrática em sua plenitude e que defende acertadamente a pluralidade de idéias e opiniões - acreditam que existe um tal juízo final e que Deus nesse momento irá resgatar os seus filhos, que estão dormindo no caixão e o arcabouço físico enterrado a milhares de anos (sem falar naqueles que foram cremados e tudo mais) irão se reconstituir e viveremos eternamente.


- É mole!


- Fazer o que?


Fico imaginando aquele trailer de Michael Jackson em que as pessoas se levantavam das covas e se transformavam em múmias andantes. Deverá ser horrível. Mas tudo isso é percepção equivocada que pouco a pouco se desfaz e como a humanidade está evoluindo dia a dia ,vamos nos aproximando mais da “verdade que consola e liberta” , como disse Jesus. O fato é que o corpo físico morre para libertar a alma e o espírito se liberta do corpo para continuar a sua evolução. Nada de Céu dos ociosos e do inferno dos maus. O mal é a ausência do bem e ele perdura, ainda, porque os bons são tímidos e a maioria dos espíritos que habitam esse orbezinho são atrasados espiritualmente e é por isso que Deus vez por outra manda para cá emissários do saber ,como Jesus, Chico Xavier, Francisco De Assis, Madre Tereza de Calcutá e muitos outros para trazer remédio para esses espíritos doentes , que somos todos nós. São lampejos de luz que furam o manto negro da ignorância. Se as pessoas tivessem condições de se libertarem nas amaras dos preconceitos e dos paradigmas equivocados e se dessem a oportunidade de conhecer outras teses mais racionais em torno das grandes verdades que estão contidas veladamente na Bíblia, a coisa seria diferente. O Espiritismo é uma delas , dentre poucas que existem no planeta.Não é para menos, ele é aqueles consolador prometido por Jesus que já veio.Primeiro Moises, segundo Jesus, e agora o Espiritismo. São três fases e espero que nessa última fase os espíritos realmente despertem para não sofrerem mais.


Mas, se quisermos realmente encontrar a felicidade, que não está na posse das coisas efêmeras, cultivemos virtude e pureza. Isso é transformação. Isso é escolher a melhor parte como disse Jesus a Maria na casa de Marta.



PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.