sábado, 24 de julho de 2010

Nada de Aborto

Aborto Salubre ou insalubre Jamais.
Por Reynollds em 24/07/2010
Enviar e-mail para %s

Aborto Salubre ou Insalubre Jamais
( Reynollds Augusto)

Nenhuma religião institucionalizada deve meter-se na política diretamente, pois esse comprometimento implicaria em desvirtuamento dos seus princípios cristãos, uma vez que infelizmente, ainda, a nossa política, em quase todos os seus setores, prima pelo jogo de interesses mesquinhos e o que é do povo, e o que deve ser dado ao povo, fica em segundo plano. O bem comum se perde em meio à politicagem sórdida.

Mas isso não quer dizer que o cidadão religioso seja um analfabeto político e não possa depurar e tirar os candidatos, seja ele quais forem que a qualquer pretexto tentem justificar a descriminalização do aborto. A vida é o bem mais importante de qualquer Estado e no Estado de Direito ela deve ser preservada, protegida, sustentada e monitorada para que o cidadão em gestação tenha condições de viver e cumprir o seu papel nesse novo estágio de evolução rumo ao aperfeiçoamento. Deus não erra. E se o espírito reencarnou é porque é bom para ele no seu processo de aprendizado.

Esse tema é tratado com maestria pelos imortais na questão 358 de O LIVRO DOS ESPÍRITOS, uma da obras básicas da Doutrina Espírita:

Pergunta – Constitui crime a provocação do aborto, em qualquer período da gestação?
Resposta – “Há crime sempre que transgredis a lei de Deus. Uma mãe, ou quem quer que seja, cometerá crime sempre que tirar a vida a uma criança antes do seu nascimento, por isso que impede uma alma de passar pelas provas a que serviria de instrumento o corpo que se estava formando”.

Há uma jurisdição divina que nos submete a todos e o nosso comportamento equivocado irá gerar conseqüências negativas em nossas vidas. Se transgredir a lei de Deus é crime, esse crime deve gera punição e precisamos resgatar a atitude insana, sendo “punido” pela mal praticado.

Jesus, o espírito mais perfeito que já veio à Terra, certa feita disse “não sairás daí enquanto não pagares o último ceitil”. Isso é punibilidade e é justo que seja assim. O assassínio de uma criança, seja qual nome dermos a esse ato, implica em desequilíbrio à ordem natural e como não existe o inferno das religiões atrasadas e nem tampouco o céu nas beatitudes, a solução é o resgate dos incautos para que se reequilibrem e possam voltar à estrada da retidão em direção a Deus

O bom senso de Kardec era muito bem apurado e ele prossegue em seus questionamentos e descobrimos que há um procedimento abortivo moral e apenas um. Essa pergunta é a de 359:
Pergunta – Dado o caso que o nascimento da criança pusesse em perigo a vida da mãe dela, haverá crime em sacrificar-se a primeira para salvar a segunda?
Resposta – “Preferível é se sacrifique o ser que ainda não existe a sacrificar-se o que já existe. ’

O único caso que podemos sacrificar a vida do bebê é quando há que se optar entre a vida da mãe e do filho. Nesse caso é PREFERÍVEL sacrificar a criança em detrimento da mãe. Mas “Com o avanço da Medicina, torna-se cada vez mais escassa a indicação desse tipo de abortamento. Essa indicação de aborto, todavia, com as angústias que provoca, mostra-se como situação de prova e resgate para pais e filhos, que experimentam a dor educativa em situação limite, propiciando, desse modo, a reparação e o aprendizado necessário.
Nem abortar quando esse filho é fruto do estupro é justo. O Estado pode ate legalizar , mas é um lei imoral devido o a criança ser vítima e não o culpado. As pessoas pensam que o feto é um bolo de carne que não representa nada. “Justo é se perguntar se foi a criança que cometeu o crime. Por que imputar-lhe responsabilidade por um delito no qual ela não tomou parte? Portanto, mesmo quando uma gestação decorre de uma violência, como o estupro, a posição espírita é absolutamente contrária à proposta do aborto, ainda que haja respaldo na legislação humana”.

“No caso de estupro, quando a mulher não se sinta com estrutura psicológica para criar o filho, cabe à sociedade e aos órgãos governamentais facilitar e estimular a adoção da criança nascida, ao invés de promover a sua morte legal. O direito à vida está, naturalmente, acima do ilusório conforto psicológico da mulher.”

As feministas de plantão invocam o direito da mulher sobre o próprio corpo e justificam que o filho é “propriedade sua”, mas há de que se logicar que o embrião é um ser distinto da mãe e protegido pelas leis brasileiras sendo um cidadão em potencial, não tendo ela nem o Estado o direito de dispor sobre a sua vida. Sem falar que o Estado, como um todo, será “punido” por essa jurisdição divina, pois nada foge “aos olhos de Deus.
Matar jamais.

Candidatos, mais juízo.
Cristãos, fiquemos atentos!

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

O QUER QUÊ EU VOU FAZER COM ESSA TAL LIBERDADE"

EJEP I - “O quer quê eu vou fazer com essa tal liberdade...”
( Reynollds Augusto)

Ontem, quarta feira teve EJEEA que é um encontro de jovens espíritas para estudo e arte que acontece todas as semanas no Centro Espírita Jesus de Nazareth pelas 20 h. É um momento de entrelaçamento em que discutimos temas em torno das questões da vida por qual passamos, e estudamos as melhores propostas de comportamento acertado com base da proposta do Cristo, aprendemos a agir e não a reagir diante dos problemas da vida que são forcas vivas para a evolução.

O tema de ontem girou em torno da liberdade de agir e de fazer, que são ações que implicam conseqüências positivas ou negativas em nossas vidas. O assunto me fez levar a refletir em torno no “Direito de Deus” que é o um pouco parecido com o direito natural defendido pelos jus naturalistas, na esfera acadêmica e que representa o “Verdadeiro Direito” regendo a vida de cada ser, de cada pessoa, de cada cidadão. Tem gente que pensa que Deus esta cochilando e não está “observando” o que acontece no planeta. É claro que ele não fica espiando a vida de cada um, para nos punir ou não. O que existe é a lei de causa e efeito que nos circunda a todos e na medida em que agimos há uma repercussão precisa para o nosso reequilíbrio no contexto pessoal. O bem nos traz o bem o mal nos traz o mal. Todos nós nos lembramos do maior pedagogo por excelência, Jesus de Nazareth: “a semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória”. Isso são liberdade e reação. Isso é causa e efeito.

Começamos a levantar aquela propositura do apóstolo Paulo que nos ensinou que “Todas as coisas são lícitas, mas nem tudo me convém” ou” Tudo me é permitido, mas nem tudo edifica” ou ainda “Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém”. São traduções e mais traduções. Mas isso não importa e todas elas faz vir à tona reflexões em torno da liberdade. Como disse o Alexandre Pires em sua música “o quê é que eu vou fazer com essa tal liberdade”. E a liberdade para quem não sabe o que é a vida, é uma coisa “danada” de ser mal exercida. Liberdade sem consciências é , como certeza, sinônimo de dor em expectativa, pois o seu mal uso vai nos trazer conseqüências felizes ou infelizes. A nossa carta maior consagra o Direito à liberdade” que é um garantia indiscutível no novel Estado de Direito em que nos encontramos e que pouco a pouco se aproxima da justiça, pois um Direito que não implica justiça é um pseudo-direito e o Estado eu não é justo é um pseudo-estado. Mas as “coisas” estão evoluindo. Já foi pior.

O meu amigo e irmão Marco Lima, da Federação Espírita Paraibana, mandou bem ao fazer menção a essa assertiva do apóstolo Paulo, no EJEP deste ano, que aconteceu no Colégio Diocesano. Conheço Marco de muito. No tempo em que estudava em João Pessoa todos os domingos à tarde me deslocava à Federação, que se localizava nas proximidades da Lagoa, para ouvi-lo cantar e ensaiar lindas músicas com grupo vocal da Casa. “Pense num tempo bom”. O grupo de vozes afinadas originou mais tarde o Grupo Acorde que canta e encanta a todos que tiverem o prazer de ouvi-los cantar.
Vou contar algo para todos os leitores, mas peço discrição e que não espalhem: Quando ouço Marcos tocar, sinto uma pontada de “inveja” devido às cordas do violão deslizarem em suas mãos com uma magia especial, que arranca acordes do céu. Eu, coitado, aprendi alguns acordes básicos para tocar para a criançada, músicas espíritas infantis e não passei disso. E também fui influenciado pelo hoje vereador “Saulo de Silvinha”, que é outro que toca e canta como ninguém. Saulo em outros tempos evangelizava uma turma de criança do CENTRO ESPÍRITA MISSIONÁRIOS DA LUZ , e já faz muito tempo, mas hoje usou a sua liberdade para pegar outra estrada. Afastou-se do movimento espírita e dava emoção ouvir aquela voz forte cantar com alegria para a criançada que ouvia atenta e feliz:

“Quando a tristeza tomar seu coração
Não se desanime cante uma canção
E lembre que lá em cima você tem alguém
Que lhe quer muito bem, muito bem...”

Não tive tempo e não tenho para me aperfeiçoar. Mas quem sabe na outra encarnação desenvolverei este dom para minha individualidade que se aperfeiçoa a cada existência experimentada.

Mas voltando à liberdade. A nossa liberdade não é plena e temos que dosá-la da forma mais precisa, pois segundo o apóstolo, tudo posso fazer, mas nem tudo que eu farei me trará repercussão positiva e em muitos casos a liberdade mal direcionada até acaba com a vida de uma pessoa. Podemos lembrar como exemplo, o caso Bruno que está sendo acompanhando por nossa mídia sórdida e até o momento parece que ele está ligado diretamente com o desencarne de sua amante. Teve a liberdade de agir mal, que vai gerar conseqüências tristes para ele através das leis estatais e estará comprometido espiritualmente pelas leis divinas. Sair dessa vai ser uma dureza. Isso é liberdade mal usada. Não lhe convinha fazer o que ele fez, se realmente ele fez.

Jesus nos ensinou que devemos procurar o Reino dos Céus e tudo mais nos será dado por acréscimo. Há pessoas que acham que Reino do Céu é um lugar geográfico. Besteira! É um estado interior conquistado. E você pode estar aqui com ele ou sem ele. A nossa liberdade mal usada nos trará o “inferno” ou o “céu” aqui mesmo e é por isso devemos escolher a melhor parte, como Maria no Evangelho.

A liberdade de voto do cidadão despreparado elegerá agentes políticos também despreparados, que causara despreparo na vida do Estado. Desculpe-me o trocadilho. Talvez seja por isso, Luzia, que a nossa região é tão mal representada. Temos os agentes políticos que merecemos. Mas repito: Isso tá mudando.

Mas, ao longo de algumas publicações vamos aqui no espaço da democracia que é um itaporanga.net e o Portal do Vale, do meu amigo Raiério , “conversarmos sobre esse tema”. Vamos falar das liberdades. De muitas liberdades.
Esperemos.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Depoimentos dos que vivenciaram dias de Luz no 12º. EJEPB em Itaporanga


terça-feira, 20 de julho de 2010


Querido amigo Naco, vc esta de parabens pelo esforço realizado e pelo sucesso do EJEPB 2010, a luz que la absorvemos esta se espargindo por todos os cantos.
eu particularmente que guardo grande amor pela evangelização dos jovens, me emociono ao recordar estes momentos que nos dedicamos a falar de Jesus com tanta alegria e amor.
os jovens certamente e nós evangelizadores saimos de Itaporanga com muita , muita vontade de realizar...
grande abraço
Dila- Patos
conte sempre conosco


Gente querida: O EJEPB 2010 foi MARAVILHOSO! ! Como traduzir as emoções sentidas?... Foram simplesmente divinas, superiores!! ! Voltei muito feliz! Estou muito feliz! Quando cheguei ao encontro, no sábado, fiquei encantada e maravilhada quando vi tantos jovens! E as vibrações? Meu Deus, quanta juventude linda! Obrigada, Senhor, pelos amigos trabalhadores que dividiram o trabalho comigo, pelos jovens que estiveram presentes e pelo meu companheiro Naco, com o qual dividi tantas expectativas sobre o encontro! As expectativas foram superadas e muito. O EJEPB foi nota mil!!!!!!!! Deus abençoe a todos!
Niedja

Amigos,

Permanecendo aqui em Itaporanga até a próxima quarta-feira, continuamos na alegria vivida neste último final de semana. Foi algo realmente intraduzível, fantástico! Agradecemos a Deus e aos Espíritos amigos, pela oportunidade de vivermos esse momento que jamais será esquecido. Esse EJEPB está escrito na história do movimento espírita paraibano pelas realizações, pela soma de forças de todos os DIJs participantes e pelo novo modelo de evento em que tivemos a oportunidade de receber da espiritualidade, uma vez que fomos adequando de acordo com as sugestões que nos chegaram.
Nosso abraço fraterno, feliz e renovado a todos!

Neto e Neidinha

Caros idealistas e promovedores da evangelização espírita na Paraíba
Sou profundamente grata por ter compartilhado desta luz com vocês, desta experiência gratificante que reabasteceu as energias de todos.
Louvado seja Deus.
Joedla.


Amigos: Estamos felizes e agradecidos a todos pelo êxito do EJEPB/SERTÃO JOVEM. Todos nós contribuimos com os resultados positivos, obtidos neste encontro maravilhoso. A juventude ali presente manifestou de maneira espontânea, simples, natural e verdadeira a alegria e satisfação pelo encontro.
Somos canais mediúnicos utilizados pelos amigos espirituais, para que a obra divina não pereça em nossas mãos. Assumimos o compromisso, perante a espiritualidade maior, de disseminar pelos cantos e recantos desta escola chamada terra e evangelho à luz do Espiritismo. A criança e o jovem esperam de todos nós um mundo mlhor, regenerado, de paz, amor e luz. Façamos nossa parte, dentro das nossas possibilidades, conforme o entendimento e percepção de cada um, mas fidedignos aos postulados da Doutrina Espírita. Peço a permissão de todos para propor que formemos uma comissão geral do EJEPB(com representante de cada coordenadoria) , e também para as ações evangelizadoras do nosso mivimento espírita infanto-juvenil da Paraíba. Sendo assim, não devemos esquecer da proposta de unificação em que nosso querido Bezerra de Menezes nos convida ao dezer:"[..]Unificaçã o, sim. União, também. Imprescindível que nos unifiquemos no ideal espírita, mas que, acima de tudo, nos unamos como irmãos". Reformador, Fevereiro/1976.
A fala do nosso querido orientador é bastante clara, caminhemos de mãos dadas, com Kardec na mente e Jesus no coração e Deus abençoando-nos.
Obrigado a todos! "Evangelize: Coopere com Jesus! O amigo e irmão, Naco.


Prezados amigos,

uma palavrinha só antes de voltar à ativa.

Qdo terminamos o MIEP, Fred escreveu em seu blog q estava voltando da luz ... essas palavras servem p mim hj... e p tdos nós: estamos voltando da luz q foi esse EJEPB.

Foi um momento maravilhoso, sem retoques.


Hoje acordei comovida, pois 320 jovens vendo q mensagem de Jesus vale a pena, é de arrepiar!
Acho q o EJEPB deve ser divulgado no conselho federativo estudual tanto c dados quantitativos qto qualitativos.

Quero dizer ao amigo Vicente, q se um dia, por acaso ele se encontrar com tristeza e dificuldade, lembre-se deste EJEPB e com certeza encontrará a alegria de viver novamente.
Vamos em frente, de agora por diante pensando na formação de evangelizadores. Nosso site está construído em breve darei notícias sobre ele.

Abs
Denise Lino
Dila - Patos
conte sempre conosco


Gente querida: O EJEPB 2010 foi MARAVILHOSO! ! Como traduzir as emoções sentidas?... Foram simplesmente divinas, superiores!! ! Voltei muito feliz! Estou muito feliz! Quando cheguei ao encontro, no sábado, fiquei encantada e maravilhada quando vi tantos jovens! E as vibrações? Meu Deus, quanta juventude linda! Obrigada, Senhor, pelos amigos trabalhadores que dividiram o trabalho comigo, pelos jovens que estiveram presentes e pelo meu companheiro Naco, com o qual dividi tantas expectativas sobre o encontro! As expectativas foram superadas e muito. O EJEPB foi nota mil!!!!!!!! Deus abençoe a todos!
Niedja

Amigos,

Permanecendo aqui em Itaporanga até a próxima quarta-feira, continuamos na alegria vivida neste último final de semana. Foi algo realmente intraduzível, fantástico! Agradecemos a Deus e aos Espíritos amigos, pela oportunidade de vivermos esse momento que jamais será esquecido. Esse EJEPB está escrito na história do movimento espírita paraibano pelas realizações, pela soma de forças de todos os DIJs participantes e pelo novo modelo de evento em que tivemos a oportunidade de receber da espiritualidade, uma vez que fomos adequando de acordo com as sugestões que nos chegaram.
Nosso abraço fraterno, feliz e renovado a todos!

Neto e Neidinha

Caros idealistas e promovedores da evangelização espírita na Paraíba
Sou profundamente grata por ter compartilhado desta luz com vocês, desta experiência gratificante que reabasteceu as energias de todos.
Louvado seja Deus.
Joedla.


Amigos: Estamos felizes e agradecidos a todos pelo êxito do EJEPB/SERTÃO JOVEM. Todos nós contribuimos com os resultados positivos, obtidos neste encontro maravilhoso. A juventude ali presente manifestou de maneira espontânea, simples, natural e verdadeira a alegria e satisfação pelo encontro.
Somos canais mediúnicos utilizados pelos amigos espirituais, para que a obra divina não pereça em nossas mãos. Assumimos o compromisso, perante a espiritualidade maior, de disseminar pelos cantos e recantos desta escola chamada terra e evangelho à luz do Espiritismo. A criança e o jovem esperam de todos nós um mundo mlhor, regenerado, de paz, amor e luz. Façamos nossa parte, dentro das nossas possibilidades, conforme o entendimento e percepção de cada um, mas fidedignos aos postulados da Doutrina Espírita. Peço a permissão de todos para propor que formemos uma comissão geral do EJEPB(com representante de cada coordenadoria) , e também para as ações evangelizadoras do nosso mivimento espírita infanto-juvenil da Paraíba. Sendo assim, não devemos esquecer da proposta de unificação em que nosso querido Bezerra de Menezes nos convida ao dezer:"[..]Unificaçã o, sim. União, também. Imprescindível que nos unifiquemos no ideal espírita, mas que, acima de tudo, nos unamos como irmãos". Reformador, Fevereiro/1976.
A fala do nosso querido orientador é bastante clara, caminhemos de mãos dadas, com Kardec na mente e Jesus no coração e Deus abençoando-nos.
Obrigado a todos! "Evangelize: Coopere com Jesus! O amigo e irmão, Naco.


Prezados amigos,

uma palavrinha só antes de voltar à ativa.

Qdo terminamos o MIEP, Fred escreveu em seu blog q estava voltando da luz ... essas palavras servem p mim hj... e p tdos nós: estamos voltando da luz q foi esse EJEPB.

Foi um momento maravilhoso, sem retoques.


Hoje acordei comovida, pois 320 jovens vendo q mensagem de Jesus vale a pena, é de arrepiar!
Acho q o EJEPB deve ser divulgado no conselho federativo estudual tanto c dados quantitativos qto qualitativos.

Quero dizer ao amigo Vicente, q se um dia, por acaso ele se encontrar com tristeza e dificuldade, lembre-se deste EJEPB e com certeza encontrará a alegria de viver novamente.
Vamos em frente, de agora por diante pensando na formação de evangelizadores. Nosso site está construído em breve darei notícias sobre ele.

Abs
Denise Lino
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 22:27 0 comentários
12º EJEP E 5° SERTÃO JOVEM ESPÍRITA I



12º EJEP E 5° SERTÃO JOVEM ESPÍRITA I
( Reynollds Augusto)


Sabe aqueles dias felizes em que parece que o “céu” veio a Terra aplanar o amor e a concórdia a todos os presentes! Isso foi o 12 º EJEP e o 5° Sertão Jovem Espírita do Vale Do Piancó. Caravanas de quase todas as regiões da Paraíba de Jovens Espíritas estiveram presentes, como João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Santa Luzia, Patos, Catingueira, Cajazeiras, Boa Ventura , Itapororoca e muitas outras cidades.

O evento foi recheado de mini-cursos em torno das grandes questões da vida que envolve os jovens e cada sala de aula estava repleta e a alegria e o entendimento se fez presente. Em torno de trezentos e cinqüenta jovens estavam no evento. Vejamos os cursos
1. Conhecendo novos amigos;



2. Diversões apelativas




3. O Espiritismo amplia a consciência do jovem quando ao livre-arbítrio



4. Limites do período da adolescência – professora Iara Machado e o vocalista do Grupo Acorde Marco Lima, com adolescentes do 1° Ciclo de 13 e 14 anos



5. Namorar ou Ficar? É possível agir diferente? Com adolescentes do 2° Ciclo e jovens de 15 a anos – Neto Batista e Carlos Sérgio

6. A influência das idéias espíritas nas vidas humanas - com adolescentes entre 18 e 21 anos – Professoras Universitárias Denise Lino de Campina Grande e Joedla Rodrigues, de Patos.

Temos muito material para que possamos publicitar esse grande evento que aconteceu em Itaporanga e que ficou na história do Movimento Espírita e queremos agradecer ao Padre Cláudio e ao Bispo Dom Aldo Pagoto, por nos ter disponibilizado as dependências do colégio mais completo de Itaporanga, que é o Ginásio, e que deixou toda a juventude paraibana admirada e principalmente com a vista privilegiada do Cristo e que no retorno às suas cidades todos “os ônibus conduziram as dezena se dezenas de jovens para visitar e fotografar o monumento turístico, e também projeto do Inesquecível Padre Zé, que deve ter ficado contente com toda aquela juventude nas dependências daquele educandário discutindo as grandes questões da vida em torno da proposta de Jesus.

A comunidade Espírita agradece a Comunidade Católica de Itaporanga e que às vezes, parece estarmos em transportes diferentes, mas todos unidos com um único objetivo que é chegar até Jesus, divulgando e praticando os seus princípios, para que a verdadeira vida se faça presente. Não se poderia deixar de fazer menção à boa Vontade da Diretora Petronila e do vice, professor Raimundo, que também contribuíram muito para a felicidade de todos os jovens presentes.

Em especial os palestrante deram um “show de bola”, como o psicólogo Rossandro Klingey que arrancou efusivos aplausos da juventude, ao discutir o tema” O Espiritismo amplia a consciências do jovem quanto ao livre-arbítrio?

Momento especial foi quando no auditório do Ginásio foi montada uma arena do tipo aquela do Luciano Huck da Rede Globo em que os jovens sabatinaram o psicólogo que “mandou bem” em suas respostas. Muita alegria e “gritos de guerra” dos jovens.

A mesa redonda que tratou dos temas discutidos em sala de aula foi momento encantador em que os jovens interagiam com o publico dando seus depoimentos do que aprenderam e tudo isso ao som do GRUPO ACORDE e do GRUPO EVANGELIZARTE DA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, que considero as vozes do “céu”, parecendo até que os anjos tinham descido ao encontro espírita , tamanha a qualidade vocal.

A feira do livro espírita, a Feira de produtos têxteis doados pelas empresas para serem vendidos e repassados para o movimento, foi de grande importância. A lanchonete na responsabilidade de NIVALDO E ANGELA satisfez a todos.

Não poderia de deixar de fazer menção as crianças de Boa Ventura que abriram o evento com uma linda apresentação musical que levou os presentes às lagrimas. Isso é o esforço voluntário de todos que trabalham no Cesb de Boa Ventura e o professor MANUEL FERREIRA está de parabéns. As mães da garotada não se contiam de tanta alegria .

Não poderia jamais deixar de agradecer ao presidente do Centro Espírita Vicente Tobias,que nos permitiu tamanha felicidade e o seu empenho , o seu esforço pessoal ladeado por todos os trabalhadores da causa espírita fizeram com que esse evento magnífico se realizasse, nos trazendo muita alegrias e esclarecimentos em torno das questões prioritárias para a juventude de hoje.

Valeu! E estaremos aqui ao longo da semana e dos dias fazendo um resumo dos acontecimentos.

CONHEÇA O ESPIRITISMO E VIVA MELHOR!.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:34 0 comentários
INSISTIR? SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!




Não entendo porque tamanho desinteresse na implantação do CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. Me recordo do grande encontro ocorrido na Praça Monsenhor Sinfronio, em Itaporanga, no marcante 26 de Fevereiro, onde toda a sociedade organizada do Vale do Piancó se fez representar através das lideranças políticas e de ONG\'s das mais diversas. O grande palco armado ao lado da Igreja Matriz abrigou políticos das mais diversas ideologias. Deputados Federais, Estaduais, Vereadores,Prefeitos, professores, estudantes, pessoas do povo, foi, deveras uma festa cívica das maiores já realizada em qualquer cidade do Vale. O destaque naquele evento foi a fala do Magnífico Reitor, Doutor Tompson Mariz, dizendo da disponibilidade de recursos para construção do espaço físico, do prédio para que o Campus da UFCG funcionasse nornalmente. O que nos deixa em expectativa é que decorridos praticamente 05 mêses e ainda não foi desenvolvida qualquer ação, remoção de uma pedra, sequer, aconteceu. Isso nos deixa preocupados, enquanto habitantes desta vasta região. As esperanças continuam, sem dúvidas. É necessário que os nossos representantes junto ao Congresso Nacional se mobilizem e consigam com o Presidente Lula a concretização desse sonho de todos nós do Vale do Piancó que é ver implantado JÁ o Campus da UFCG EM ITAPORANGA. Nada mais justo que a contemplação desse benefício que, de certo, preencherá a lacuna diante das outras regiões do Estado. Todas elas já funcionando normalmente campi da UFCG. Quanta discriminação? Podemos ficar de bem com os nossos representantes que, podendo, nada fizeram em favor desse empreendimento? Assim é que conclamo todo o Vale do Piancó para unirmos e em 03 de outubro próximo, por ocasião das eleiçõies gerais, NEGAR o nosso voto aos atuais detentores de mandato, esses, a seguir arrolados, tiveram votação bastante significativa no Vale do Piancó e por isso não merecem o nosso voto, pois repudiamos a sua inércia. Nem pense que votamos, pois isso não acontece. Vamos expurgar da vida política o Sr. Governador, os Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Vamos procurar votar em sangue novo que tenha maior compromisso com o Vale do Piancó. Nós queremos ver implantado esse grande sonho que contribuirá e muito com o desenvolvimento do Vale do Piancó. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA É o que o Vale quer. É o que queremos. Ah! por falar nisso, tudo poderá ser revertido, basta que os Senhores detentores de mandato consigam reverter a situação e removam os obstáculos e consigam com o Governo do Presidente Lula o ponta pé inicial para assegurar JÁ a implantação do Campus da UFCG EM ITAPORANGA, do contrário até os candidatos do querido companheiro Lula também não tem aceitação aqui no Vale. Tenho dito, Luzia
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:30 0 comentários
12º EJEPB de Luz



Nós também voltamos da luz!

Por Denise LIno.

Ao chegar de volta à sua casa, após do encerramento do último MIEP, o expositor Frederico Menezes escreveu em seu blog que havia voltado da luz. Essa expressão também vale para nós que estivemos no EJEP neste fim de semana... nós voltamos da luz!

Era lugar comum ouvir os jovens afirmarem que quem não foi perdeu! E realmente, perdeu! Perdeu de ver 320 jovens de todo o estado da Paraíba sensibilizados com a mensagem de Jesus e da Doutrina Espírita. Perdeu de ver como equipes de diferentes lugares do estado, com histórias diferentes, se integraram na preparação, organização e realização do evento. Perdeu de ver o Acorde e o Evangelizarte cantando e se substituindo mutuamente sem que de fato soubéssemos onde começava um e onde acabava o outro.
Hoje acordei emocionada e me emocionei por saber que em minha alma ainda cabia emoção depois de um fim de semana de muita emoção. Foi a emoção de rever os companheiros de tarefa, de volta; a emoção de ver os novos talentos em ação; a emoção de ver em árido sólido paraibano – Itaporanga – um sólido movimento espírita; a emoção de sentir os bons espíritos num trabalho de fôlego amparando o evento e a cada um dos participantes ali presentes; a emoção de ver que vale a pena investir no jovem, que a pressão do grupo funciona também no sentido bom do termo pressão, que é tão decantado pelos jovens como sendo o que os faz sofrer os revezes tão comuns dessa fase da vida.

O EJEP de Itaporanga, marcado pelas expressões emotivas que brotavam em todos desde o segundo dia de realização, marca a história do movimento espírita paraibano pela forma como foi realizado e inaugura um novo momento nessa mesma história, no qual, os jovens certamente terão um papel decisivo a fim de que Luz do Mundo se faça para todos!
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:20 0 comentários
segunda-feira, 19 de julho de 2010
LEGALIZAÇÃO DO ABORTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Camilo de Lélis Diniz de Farias


Um dos temas mais controvertidos e discutidos nos dias atuais diz respeito à grande reivindicação do movimento feminista no tocante à legalização do aborto. Em passeatas, panfletos, livros, revistas, filmes e associações a grita pela liberação do aborto se faz ecoar de tal maneira que, no Brasil, a legalização do aborto foi proposta pelo Terceiro Programa Nacional de Direitos Humanos, o PNDH-3; e em outros países tal prática já foi descriminalizada.
As principais alegações daqueles que reivindicam o direito ao aborto é de que a autonomia reprodutiva da mulher deve ser respeitada, compreendendo-se aí o direito ao próprio corpo, isto é, de dispor livremente dele.
Todavia, algumas considerações devem ser tecidas em relação às colocações ora propostas.
Em primeiro lugar, não há que se falar em autonomia reprodutiva da mulher. Recorrendo ao dicionário, veremos que autonomia diz respeito à “faculdade de governar-se pro si mesmo”. Ou seja, autonomia diz respeito á uma “soberania individual”, não podendo ser aplicada a outra pessoa, no caso o feto ou embrião já concebido, tendo em vista que a vida inicia-se com a concepção.
Ademais, o feto é resultado da fecundação, a qual necessita da participação, também do homem, o que exclui de vez a teoria da autonomia reprodutiva da mulher, tendo em vista que a gestante, por não ter concebido o feto sozinha, não poderia ter domínio sobre ele. Assim a autonomia reprodutiva da mulher é incoerente em dois aspectos: primeiramente porque autonomia é uma noção individual e inextensível a terceiros, no caso o feto; e em seguida porque o feto, sendo resultado de uma produção de duas pessoas, não poderia ser colocado sob o alvedrio de apenas uma.
Questiona-se muito o início da vida, outro argumento bastante utilizado pelos abortistas e defensores do uso de células tronco embrionárias. Porém, nos grandes círculos de pesquisa científica, tem se assinalado constantemente o início da vida concomitante à concepção, como pode ser analisado na frase de Jerome Lejeune, pesquisador francês, responsável pela descoberta das causas genéticas da síndrome de down:

No momento da concepção, pela fecundação do óvulo pelo espermatozóide, o embrião surge e passa a ter um código genético distinto da mãe, o que mostra tratar-se de um ser diferente da mãe e não mero apêndice do organismo feminino. (...) Não é possível se pretender dizer que não se está diante de uma vida humana.

Destarte, a proteção e inviolabilidade da vida, resguardada em Constituição e prevista também em diversos acordos, tratados e convenções internacionais já se estende ao nascituro desde a sua concepção, seja ela in vivo (nas trompas maternas), ou in vitro (em laboratório). Assim prevê, a título de exemplo, o Tratado de São José da Costa Rica, invocado no Brasil para por fim à possibilidade de prisão civil por dívida para o depositário infiel.

Quanto ao direito ao próprio corpo, outro argumento invocado pelos defensores do aborto, percebemos sua brutal incoerência também em dois aspectos. Em primeiro lugar não se pode ter direito ao corpo de outra pessoa, no caso o feto, tendo em vista que sua vida iniciou-se com a concepção, não sendo ele parte ou anexo do corpo da mãe tendo, inclusive carga genética própria e diferenciada da mãe.

Temos também que a disposição do próprio corpo encontra limites legais. Segundo o Código Civil vigente, a disposição do corpo só se justifica para fins altruísticos, ou quando não contrariar os bons costumes. Assim, mesmo em sendo o feto parte do corpo da mãe, esta não poderia dispor dele, tendo em vista que a prática do aborto contraria os bons costumes.

Também questiona-se o fato de a personalidade jurídica da pessoa iniciar-se apenas com o nascimento com vida, invocando tal situação jurídica para apoiar a descriminalização do aborto. Todavia, tal colocação é absurdamente falha. Os direitos do nascituro são resguardados desde a concepção. O nascimento com vidas diz respeito apenas à capacidade para exercício de determinados direitos patrimoniais. Como ressalta a civilista Maria Helena Diniz, o nascituro tem, desde a sua concepção, personalidade jurídica material no que se refere aos direitos personalíssimos, isto é,cuja única condição para a titularidade é ser humano.

A própria previsão legal do aborto como crime explicita a proteção legal que o legislador quis estender ao nascituro. Ressalte-se que o aborto está incluído no rol dos crimes contra a vida, reconhecendo-se assim o nascituro como pessoa humana, viva e inviolável.

Destarte, compreendemos a legalização do aborto como um retrocesso, e um absurdo jurídico. Abortar não é direito, mas sim um abuso de direito. Uma prática que convém somente a quem o pratica, mas que viola o mais precioso direito da vítima: a vida.
Já dizia o Apostolo dos Gentios, Paulo de Tarso: tudo me é licito, todavia, nem tudo me edifica. (ou convem).
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 08:01 0 comentários
CONVITE



O Grupo DeMolay da cidade de Itaporanga, tem a grande satisfação de convidar todos vocês, para as 19:30h de hoje (19/07) assistir um Palestra no auditório da CDL, cuja temática será em defesa da vida. Contamos com sua valiosa participação, pois, você é importante nesse processo de conscientização da sociedade.


Ficaremos felizes com sua presença.

A Coordenação.



SUPREMO CONSELHO DA ORDEM DEMOLAY PARA A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

GRANDE CONSELHO ESTADUAL DA PARAÍBA

CAPÍTULO ARIOSVALDO ALVES DE ALMEIDA Nº646

Aborto, o crime Inconsciente

Não quero despertar nenhuma polêmica, pois o tema em sua essência, não exige, pois o desfecho de um debate que aborda um tema desses é óbvio.

A primeira indagação feita será uma reposta íntima de cada um, mais será mesmo que um feto não tem vida? A ciência estuda estes fenômenos com uma assertiva filosófica, nas palavras de Brandley Patten, em seu livro Human Embriology, "O feto não é apenas uma massa celular viva, nem um simples pedaço do corpo da mãe, mas um ente autônomo que depende da alimentação materna." Creio que isso está isento de explicações, só que com uma conclusão mais popular de minha lavra, diria que o ser humano é vida pulsante em todos os períodos da existência.

A humanidade infelizmente ainda é cheia de demagogos que implicam defender teses do “coletivo” para trazerem para si o poder entre os representantes de uma nação. Mais eu me pergunto: será que precisa?

O que seria um crime inconsciente? Será que matando aquilo que não está vivo é crime? O feto já tem vida antes do nascimento? Aborto é crime quando as situações exigem?


Venha participar do ciclo de palestras que iniciará no dia 19 de Julho, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Itaporanga (CDL), às 19:30.

Expositores:

Camilo Diniz (Aspectos Jurídicos do Aborto)
Vinícius Lopes (O Aborto e a Saúde)
Dannylo Johnathan (Conseqüências Morais do Aborto)


Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:44 0 comentários
sábado, 17 de julho de 2010
Jogos de manobras e de interesses pessoais achincalham imagem da Câmara de Itaporanga.


Nos últimos messes o povo de Itaporanga tem assistido diversos episódios do Poder Legislativo Municipal que de fato tem maculado o seu nome.

A sanha de vindita mais o interesse pelo poder, tirou a capacidade de raciocinar de diversos edis da Casa Adauto Antonio de Araújo, que, mesmo utilizando de todas as manobras e artifícios para chegar ao poder, acreditam que a sociedade enxergam como justos, os atos que eles tem praticado, quando em verdade, a sociedade sabe o motivo real que tem levado os vereadores a agirem dessa forma.

Necessário se faz nesse momento, que algum dos vereadores retome a capacidade de raciocinar, para que as medidas sejam tomadas de forma mais ponderada e condizente com os verdadeiros interesses do povo. É inadmissível tentar justificar essa sanha inescrupulosa, dizendo ao povo que é para colocar ordem ao feito, ou que é para apurar as denúncias apresentadas, pois, o povo já não suporta mais ser tratado com pessoas incultas.
Diante da situação caótica e dantesca em que se encontra a nossa cidade, aonde falta investimentos em moradia, saúde, educação, saneamento, cultura etc. O povo de Itaporanga assiste de camarote esse episódio lamentável do Poder Legislativo Municipal, episódio esse, que passa longe dos reais interesses da sociedade.

Visando o repasse da câmara que acontece no próximo dia 20 de julho, ontem dia 16 de julho de 2010, mesmo em período de recesso da Casa, aconteceu mais uma Seção Extraordinária da Câmara Municipal, aonde a “convocação “ foi feita pelo vice-presidente e demais membros da mesa com o intuito de afastar o atual presidente, baseados em denúncias feitas por um suplente de vereador, todavia, interesses frustrado com mais uma reunião improfícua, pois o presidente utilizando das atribuições que lhe são conferidas pelo regimento interno, retirou da pauta a matéria do dia.

Diante de tudo isso, se faz mister que essa sanha de vindita, as picuinhas e os interesse pessoais sejam deixados de lado, para, só depois, começar uma verdadeira apuração das denúncias, pois só assim poderemos emitir o parecer contrário ou favorável.

O vereador Herculano Pereira Sobrinho que participou da primeira reunião extraordinária convocada pela mesa diretora, se nega terminantemente a participar de reuniões dessa natureza.

O vereador Herculano Pereira se encontra participando nesses dias 16, 17 e 18 de julho do 12º EJEPB e 5º Sertão Jovem Espírita que está acontecendo em Itaporanga no Colégio Diocesano Dom João da Mata.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 06:35 0 comentários
Marcadores: Câmara Municipal
quarta-feira, 14 de julho de 2010
Encontro de prefeitos e vereadores do Sertão ampliará regulamentação da Lei Geral







Nessa quarta-feira, dia 14, das 8h00 às 12h30, prefeitos, vereadores, secretários, procuradores, assessores jurídicos e contadores do Sertão paraibano, estiveram em reunião na cidade de Patos - PB em prol do avanço da regulamentação municipal da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº.123/06). O encontro é uma realização do SEBRAE e aconteceu, no auditório do Sebrae.

“Como principal órgão de apoio aos micro e pequenos empreendimentos, o SEBRAE tem a missão de colaborar com a implantação efetiva da Lei Geral em todos os municípios paraibanos. Esse evento vai ajudar aos gestores públicos locais, trazendo informações a respeito das vantagens e benefícios da regulamentação da Lei Geral. Só a regulamentação municipal garante na prática um ambiente favorável de formalização e crescimento das micro e pequenas empresas”, garante Aldo Nunes, gerente regional do Sebrae.

De acordo com dados do Sebrae, 99% dos empreendimentos paraibanos são micro e pequenas empresas, que respondem por 55% da mão-de-obra empregada no estado. A Lei Geral traz uma série de benefícios para estas pequenas empresas. A preferência por empresas menores em licitações públicas de até R$ 80 mil é um deles.

O Empreendedor Individual, que outra conquista trazida pela Lei, hoje consegue sair da informalidade em menos de 40 minutos, fato que estimula a economia, reduzindo a informalidade e gerando mais receitas para o município. Mas, para funcionar, a Lei precisa de regulamentação municipal.

“Algumas pesquisas apontam que no Brasil para cada empresa formal, existem duas informais. No sertão da Paraíba, estudos apontam a existência de quase 20.000 negócios, entre micro e pequenos, que estão hoje na informalidade deixando de recolher tributos e à margem dos benefícios previdenciários. Os gestores públicos precisam estar atentos para a formalização desses empreendimentos que podem garantir uma maior arrecadação para os municípios paraibanos, contribuindo assim como instrumento para o desenvolvimento, gerando emprego, renda e inclusão social”, afirma Emerson Nóbrega, consultor do Sebrae.

O encontro de prefeitos deve reunir lideranças de pelo menos 61 cidades. O apoio ao evento é da Federação dos Municípios (FAMUP), da Associação dos Municípios do Vale do Piancó (AMVAP), da Associação dos Municípios do Médio Piranhas (ASMEP), do Banco do Nordeste, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Avanço - As prefeituras da região do Cariri, como as de Monteiro, Sapé, São João do Tigre e Ouro Velho foram as mais recentes a regulamentarem a legislação. Até dezembro do ano passado, apenas 11 das 223 cidades haviam regulamentado o instrumento que gera benefícios aos pequenos negócios. No início de 2010, o número subiu para 27 e outras 30 Câmaras Municipais estão comprometidas em avançar na regulamentação.

A meta do SEBRAE e parceiros é regulamentar a Lei Geral em 129 municípios paraibanos até o final deste ano. Diminuir a carga tributária, simplificar os processos burocráticos na abertura de empresas, facilitar o acesso ao crédito e à tecnologia e promover o tratamento diferenciado nas compras governamentais são alguns benefícios que podem ser incluídos na regulamentação da Lei Geral.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 15:33 0 comentários
Marcadores: Encontro, SEBRAE
segunda-feira, 12 de julho de 2010
Convite


Clique na imagem para ampliar

Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 11:05 0 comentários
Marcadores: Utilidade Pública
PROGRAMAÇÃO DO 12º EJEPB & 5º SERTÃO JOVEM ESPÍRITA



SEXTA 16/07/10
9h00 – Recepção e Credenciamento



12h00 – Almoço

14h00 Integração

14h15min – Cerimonial de Abertura

14h30min – Palestra – Rossandro Klingey – Tema: O Espiritismo amplia a consciência do jovem quanto ao livre-arbítrio?

15h30min – Apresentação Artística

16h00 – Intervalo

16h30min – Acolhida dos Ciclos

Juventude – 1º Ciclo: 13 e 14 anos

Juventude – 2º Ciclo: 15 a 17 anos

Juventude – 3º Ciclo: 18 a 21 anos

17h30min – Conhecendo novos amigos

18h – Jantar

20h – Harmonização e prece – Wallace e Neifa

20h10min – Palestra – Rossandro Klingey – Tema: Diversões Apelativas

21h30min – Harmonização e prece final – Kaio – Campina Grande-PB

22h30min – Recolhimento aos alojamentos

SÁBADO – 17/07/10

6h00 – Acordando no Sertão

7h00 – Café da Manhã

8h00 – Harmonização e prece – Wallace e Neifa

8h30min – Ciclo de Estudos PARTE 1

Juventude 1º ciclo 13 e 14 anos

Expositores: Iara Machado e Marco Lima (Tema: Limites do período da adolescência)

Juventude 2º ciclo 15 a 17 anos

Expositores: Neto Batista e Carlos Sérgio (Tema: Namorar ou ficar? É possível agir diferente?

Juventude 3º ciclo 18 a 21 anos

Expositores: Denise Lino e Joedla Rodrigues (Tema: A influência das ideias espíritas nas vidas humanas)

10h00 – Intervalo

10h20min – Ciclo de estudo PARTE 2

11h30min – Conhecendo novos amigos

12h00 – Almoço

14h 00– Harmonização e prece – Fernanda Lima

14h15min – Mesa redonda

Expositores:

Iara Machado e Marco Lima – Limites do período da adolescência

Neto Batista e Carlos Sérgio – Namorar ou ficar? É possível agir diferente?

Denise Lino e Joedla Rodrigues – A influência das ideias espíritas nas vidas humanas

15h45min – Intervalo

16h00 – Conversa Fraterna com Rossandro Klingey (Tema: Causa e Consequências das nossas

escolhas)

17h30min – Intervalo

18h00 – Jantar

20h00 – Noite de Arte e Cultura Espírita

22h30min – Recolhimento

DOMINGO – 18/07/10

6h00 – Acordando no Sertão

7h00 – Café da Manhã

8h00 – Apresentação artística

8h30min – Palestra - Joedla Rodrigues: Passo a passo com Jesus e Kardec

9h30min – Intervalo

9h45min – Encerramento – Percíncula Lima – Homenagem a Chico Amor Xavier

10h30min – Apresentação Artística

12h15min – Almoço de Confraternização
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 09:53 0 comentários
Marcadores: 12º EJEPB, Espiritismo
DeMolay a favor da Vida.



NÃO AO ABORTO!
Os jovens do Capítulo Demolay da cidade de Itaporanga-PB estão realizando nesse mês de Julho, uma campanha de conscientização contra o aborto, aonde será ministrado uma palestra no dia 19 de Julho as 19:30h.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 09:16 0 comentários
Uma sociedade perversa?

Um pai, Alexandre Nardoni, joga sua filha de cinco anos de idade, Isabella, do sexto andar do Edifício London. Uma filha, Suzane von Richthofen, planeja e facilita o assassinato de seus pais, o engenheiro Manfred Albert Freiherr von Richtofen e sua mãe a psiquiatra Marísia von Richthofen. Uma procuradora de justiça aposentada, Vera Lúcia de Santana, espanca brutalmente uma criança de apenas 2 anos que estava sob sua guarda provisória. Um goleiro, Bruno Fernandes, de um dos times mais admirados do país, premeditou, e assistiu ao que tudo indica friamente, a execução de sua ex-amante, Eliza Samudio.

Casos que chamaram a atenção da mídia, são a ponta de um iceberg revelando a desconstrução dos valores por parte de vários membros de nossa sociedade. O desrespeito à vida do outro, um outro com o qual inclusive temos laços familiares e/ou afetivos, revela o grau de perversão, no sentido patológico do termo, presente em muitos crimes.

Por perversão queremos definir um comportamento que se desvia do padrão esperado, como um pai que deveria proteger, mas mata. Seu significado deriva de per vertere, ou seja, ?pôr ao lado?. Trazendo para a realidade dos dramas descritos, seria pôr ao lado valores éticos e morais que norteiam a civilização humana e nos distancia do mundo animal meramente instintivo, embora, é bem verdade, os animais só matem outros por necessidade de sobrevivência e não por pura crueldade; o que nos faz pensar que, nestes casos, os seres humanos perversos descem, não a uma escala animalesca, mas abaixo desta.

O declínio da família, das funções parentais, são, sem dúvida, uma das causas subjacentes a todos estes crimes. A família funciona como um princípio ordenador de valores e comportamentos. Quando ela não consegue cumprir esse papel deixa os membros dessa família à deriva e à mercê de uma sociedade individualista e hedonista, que busca o prazer imediato, não medindo conseqüências para alcançar esse prazer, sentindo-se, inclusive ?autorizado? a tirar do caminho quem quer que possa impedir: pai, mãe, filho, amante, não importa.

Um dos traços mais chocantes nos indivíduos perversos é a quase inexistência de remorso. Eles não se sentem culpados. Na verdade, acreditam que fizeram o que era certo, o que todos fariam no seu lugar. No máximo, fingem uma postura de arrependimento facilmente percebida, pois não é fruto de um sentimento real, é apenas o jogo de máscaras dos julgamentos e em obediência a orientação de alguns advogados.

Casos como estes geram um profundo desconforto psicológico na sociedade uma vez que, enquanto os culpados não são punidos, ficamos assustados em saber o que os seres humanos são capazes de fazer. Inconscientemente, tememos a nós mesmos: seríamos também tão maus, tão perversos? Por isso acompanhamos o noticiário, trocamos de canal angustiadamente como se a notícia fosse mudar, como se o caso já estivesse encerrado, os culpados presos, tudo resolvido, enfim, numa busca angustiada pela volta da normalidade, para poder seguirmos a nossa vida, até que as sombras da alma humana voltem a nos assustar novamente.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 08:48 0 comentários
Marcadores: www.paraibaonline.com.br
quinta-feira, 8 de julho de 2010
" OS TROMBONES ESTÃO VIVOS "



OS TROMBONES ESTAO VIVOS”
( Reynollds Augusto)

O meu amigo e irmão Herculano Pereira me pediu que eu “escrevinhasse” algo que pudesse preencher um pouco o vazio que foi deixado pelo desencarne ou morte dos nossos conterrâneos vitimados, em data bem próxima, quando de seus deslocamento para a Raínha do Vale à festividade religiosa da “mãe de todos nós”. Tudo isso para tentar encontrar uma explicação plausível para os amigos e famílias que sofrem e isso na visao espírita. Tentarei ficar adstrito a Radegundes, por tê-lo conhecido mais proximamente, mesmo sem a intimidade dos amigos e cuja idéia serve para todos os outros. O nobre advogado, escritor e primo Demir Cabral foi quem instigou tal idéia.
Antes, porém, relembro com saudades na então rua Pedro Américo, quando criança, aqueles sons mágicos do trombonista Radegundes Feitosa e a família de músicos que ele fazia parte como , o saudoso Pai “Costa” e os irmãos do astro itaporanguense, “Bobó” e “Costinha”, que sempre alegraram a nossa cidade, com seus perfeitos acordes, nas festas tradicionais de Itaporanga...
Uma lembrança repentina que me veio agora à mente foi a dos encontros nos finais de semana que realizavamos na avenida Getúlio Vargas em que o ponto de partida sempre acontecia na farmácia de Dona Carmosa, mãe da minha grande amiga Gardênia, que por sua vez era prima de Radegundes. Costinha, irmão de radegundes, sempre se encontrava para namorar com uma das mais belas garotas de Itaporanga, a filha de Cesar Conserva, Solange, que no dizer do escritor Paulo Conserva era (é) um misto de Sol e Anjo. A sua partida à época também gerou uma comoção geral. E veio aquela velha pergunta: Por quê ?

Lembro-me que sempre usava um cabo de vassouras, sob protesto de minha mãe, e juntamente com a molecada da rua Pedro Américo descíamos as ruas de Itaporanga com a nossa banda de moleques improvisada. E haja lata de doce para fazer os taróis e haja caixa de papelão para fazer bumbos, como também sementes de arroz em latas de óleo para fazer barulho . Bons tempos aqueles que estão no éter da vida e nos resquícios sentimentais da alma. Aliás, o passado foi o presente que ficou e está eternizado no futuro que virá.

Mas, como explicar esse tipo de morte que surge assim, de repente?
Na verdade não existe morte de repente e estamos todos os dias gastando o “quantum” vital de energia que nos foi concedido por Deus para estarmos aqui e por conta disso “morremos” todos os dias e sequer nos damos conta disso e estamos na contagem regressiva. Por vezes e devido as nossas escolhas erradas, gastamos mais rapidamente essa energia e muito mal, voltando mais cedo para a pátria espiritual . Por outras vezes a morte é uma programação de vida pessoal de cada um para que haja o seu devido ajustamento às leis de Deus, pois ninguem foge à jurisdição divina. De outra sorte é pura imprudência e irresponsabilidade. Mas morrer é apenas mudar de lugar.
Não podemos explicar com precisão os motivos que levaram tais espíritos a desencarnarem naquelas condições e isso só Deus o faria. Até os espíritos iluminados que responderam as perguntas feitas pelo mestre Lionês em muitos momentos nos disseram que não sabiam responder algumas perguntas formuladas pelo professor pois que tais conhecimentos estavam na esfera divina. Nem eles sabem de tudo e tem uns que sabem muito menos que nósO fato é que “morrer” não é tão triste assim, pois é nesse momento que o espirito se liberta para continuar vivendo na verdadeira vida. A nossa cultura religiosa , o nosso atavismo consciente e inconsciente é que pintou a morte como algo trágico e macabro e ela nos parece ser o pior dos acontecimentos, tendo em vista não termos aprendido ainda o que é a vida. Não sabemos o que é a morte e por isso nao aprendemos a viver bem.

Não vamos tentar encontrar razões para a morte porquê a razão maior é que ela é uma etapa da vida. Assim que nascemos começamos a “morrer” e o que mais nos interessa é procurar as explicaçoes mais racionais, mesmo que elas não consigam satisfazer a todos. A Doutrina espírita tem algumas explicações bem lógicas para essa questão e posso indicar O LIVRO DOS ESPÍRITOS que contém perguntas e respostas sobre as grandes questões da vida. Perguntas feitas por um intelectual e que era descrente em Deus e respostas fornecidas pelos espíritos de escol sobre a vida e a morte.
Os espíritos dizem que a separação da alma do corpo nao é dolorosa e que o corpo sofre sempre mais durante a vida do que no momento da morte ; a alma nenhuma parte toma nisso. O organismo têm mecanismo naturais para levar o corpo a inconciência nas horas mais dificíeis e o sofrimento que de alguma forma o espirito experimenta no instante da morte se torna um gozo que com o desencarne vê chegar o termo no seu exílio e acrescenta que “na agonia, a alma , algumas vezes, já tem deixado o corpo existindo nada mais há do que a vida orgânica”.( questões 154 e 156 de OLE)
Há um tempo atrás experimentei esse fenômeno, só que no meu caso foi de quase morte. Sofri uma grande pancada na cabeça que me arrancou fragmentos de ossos do lado direito, quando voltava de Sousa e de moto, na estrada que liga Coremas a Piancó e fiquei horas a fio desarcordado, com um rombo na testa , sangrando e quase sem respirar. Sabe aqueles milagres que as pessoas falam, mas que na realidade se tratava de uma experiência necessária para minha evolução, pois milagre é derrogaçaõ das leis de Deus e ele não derroga as suas leis. O fato é que eu tinha tudo para “ morrer ”e não morri. Do episódio não lembro conscientemente de quase nada. Se você quiser que faça uma descrição do mundo espiritual eu te relato em detalhes que um descrente ou materialista diria que eu estou tresvaliando e que a pancada prejudicou a minha razão; mas do acidente, da dor, da quase morte pouco me lembro. Eu até brinco com os amigos afirmando que todo ser humano deveria pelo menos uma vez na vida experimentar um estado de coma. “É legal!” Você volta mais “gente” e deixa as ilusões de lado e em alguns dias passa por uma transformaçao interior que levaria décadas para acontecer. É um “curso” pessoal de vida que realmente faz a diferença.

Os nossos amigos trombones continuam vivos e agora com mais liberdade para se aperfeiçoar na música no plano espiritual, pois não estão presos as amarras do corpo físico. A volta pode ter sido até dura e inesperada e só Deus sabe por que teriam que retornar naquelas condições, mas o fato é que eles vivem e esperam por nós no dia certo de cada um para o reencontro festivo que logo se dará, apesar de termos a sensaçao de que não. É puro engano. O tempo: presente, passado e futuro é uma grande mentira, segundo Einstein (1879-1955) em uma de suas teorias, muito lógica por sinal.
Lembremos nos nosso artistas com alegria e formulemos pensamentos de força e paz que eles recebem, com certeza . Esse é o telefone do coração e não se engane que vez por outra eles estão aqui visitando os seus, por que ninguém é de ferro e a saudade faz doer . Muitas vezes vocês sentirão as suas presenças pois a vida não tem fim e “morte” só a do corpo físico que dia a dia se despede das ilusões deste mundo.

PENSE NISSO! MAS PENSE AGORA.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:57 0 comentários
Marcadores: Homenagem, Radegundis Feitosa
A Beleza de um Fim de Tarde



A beleza de um fim de tarde
( Reynollds Augusto)

Nada mais salutar e revigorante do que sair no final da tarde em direção ao Cristo Rei de Itaporanga e apreciar o por do sol majestoso, sendo acariciado pelo vento que massageia a pele possibilitando a reflexão em torno do espetáculo da vida. Notei que mais gente está subindo a Serra. Os turistas agora têm acesso fácil e seguro e lá estavam muitos. Bom de ver, mas o mais importante é que as famílias de Itaporanga estão se dirigindo até lá e procurando ver a vida lá do alto. Podemos divisar lá de cima varias cidades que nos circunvizinham e o momento fica mais agradável quando levamos um MP3 para ouvir música clássica ou MPB que a juventude de hoje nem sonha existir. Coitados! Eles ouvem muita zoada, com letras que “ferem” os ouvido e alma e pensam que estão se divertindo.
Mas quem encontrei por lá foi o meu amigo HERCULANO, vereador comprometido com as causas sociais e um firme “brigador” pela instalação da UFCG em Itaporanga. Eu gosto de político sonhador e ousado que faz barulho para despertar os agentes políticos em geral. Confidenciou-me que a Federação tem muito dinheiro na área de turismo e Itaporanga deveria sonhar alto e quem sabe desenvolver projeto para que se construa um teleférico até o ginásio. Segundo o edil, cidades com muito menos conseguiram. Essa é uma boa empreitada… Quem sabe? Atenção Políticos.
O meu amigo Jardel também subiu a serra comigo. Fomos de moto, mas a próxima vez vamos escalar o monte pelo Sitio Cantinho. É outro espetáculo. Tem gente que sobe pela fronte da Serra, mas acho desnecessário e perigoso, pois não devemos nos expor sem necessidade. Mas também é uma aventura significativa e estonteante.
O calçamento até o Cristo está possibilitando um lazer natural, para todos aqueles que se dão a oportunidade de estarem por lá. Temos que sair das prisões de nossas casas e sentir a natureza da qual fazemos parte. Muitas promessas, mas felizmente neste governo que aí está a coisa se consolidou e a estrada foi pavimentada em quase toda a sua integralidade e precisa cada vez mais ser melhorada. O que não se melhora se estagna.
Muitos jovens visitando o Cristo e na era das máquinas digitais, muitos registros. É uma boa dica para todos que querem sair da rotina que sacrifica e sentir a natureza, como natureza que é.
Và lá “Ôce” também. E Sempre…
Padre Zé Agradece. Ele fez isso para você.

PENSE NISSO! MA PENSE AGORA
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:41 0 comentários
Marcadores: Reflexão
CESINHA, UMA GRANDE AQUISIÇÃO



Por Joao Dehon em 05/07/2010



Nosso querido Cesinha Nitão é uma figura fenomenal, é um ser humano fora de série e tem uma capacidade comunicativa muito grande. Cesinha foi assessor político do Deputado Romulo Gouveia que até hoje só diz coisas boas a respeito do mesmo. Ronaldo Cunha Lima admira essa capacidade de Cesinha. O Deputado Antonio Mineral e o Candidato a Deputado Federal Hugo Mota estão torcendo que Cesinha vá trabalhar com um ou com outro. Santo de casa não ora milagres, Cesinha fez de tudo para assessorar Expedito Leite na sua campanha de Deputado Estadual, mas Expedito não se mostrou acessível à essa pretensão e até parece ter dificultado as coisas. Na minha visão perdeu e perdeu muito, pois Cesinha é carismático e sabe trabalhar em campanhas políticas como ninguém.A raposa velha, uma das maiores pilastras da política brasileira WILSON LEITE BRAGA, foi lá e levou Cesinha para o seu lado. Acho que nosso Braga só ganhou e garanto que nosso Cesinha vai fazer bem feito e vamos ter uma grande resposta em nível de Vale do Piancó. Parabéns Cesinha! Seja forte e só valorize quem lhe valorizar, afinal o povo não precisa de políticos, políticos é que precisa do povo.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:15 0 comentários
INSISTIR SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!



Na cidade de Itaporanga ultimamente os legisladores mirins não param de brincar de coisitas pueris. Quanta falta de respeito aquele povo. Tanta coisa de grande interesse ignoradas pelos que fazem aquele poder. Nenhum, a exceção do Vereador Herculano Pereira, nenhum outro empenhando com o grande sonho do Vale do Piancó que é a implantação do CAMPUS DA UFCG NA CIDADE PROGRESSISTA, RAINHA DO VALE, ITAPORANGA POLO DE TODO O VALE. Pois bem, os Vereadores daquela comuna se tivessem interesse pelo bem estar da cidade igual ao Herculano a coisa estaria bem diferente, a mobilização mais forte e com certeza o poder de pressão aos íorgãos do Governo Federal já tinha concretizado o sonho do Vale, o sonho de Itaporanga. Não sabem os nobres vereadores que o Vale do Piancó e Itaporanga em particular, está mudando de atitude. O desenvolvimento queira ou não está paulatinamente chegando e os habitantes do Vale, igualzinho aos de Itaporanga, não mais são levados como burros de carga, como boiadas levadas ao matadouro. Não, não pensem mais assim nobres Vereadores. Desta vez será diferente. Em cada casa, em cada coração voces ouvirão ante os seus apelos de votos em candidato A ou B virão as indagações O QUE VOCES FIZERAM PARA QUE A UFCG IMPLANTASSE O SEU CAMPOS AQUI NO VALE, AQUI EM ITAPORANGA? Do contrário, Duvan, Zé Porcino, Erivaldo, Valeriano, Lula, Zeca, Zé Queiroz, Saulo é bom se prepararem porque voces não terão como conseguir votos para os seus candidatos a Presidente, Governador, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Apenas o Vereador Herculano Pereira tem passe livre diante do eleitorado de Itaporanga porque esse Vereador está sempre solidário aos interesses do município, independentemente se o assunto seja ou não de sua base eleitoral. Pois bem, conterraneos do Vale do Piancó fiquemos antenados para expurgar da vida política-pública os atuais detentores de mandato que disputam sua reeleição ou já com mandatos buscam posições outras para pertuarem no poder só que desta vez o Vale do Piancó, os seus mais de 120 mil eleitores, não mais os apoiam porque não tiveram a sensibilidade de igualar o Vale às outras micro-regiões do Estado, num verdadeiro descaso ao povo do vale do Piancó. Ainda há tempo, se quizerem. CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA Eis a solução. Tenho dito, Luzia
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:13 0 comentários
Marcadores: UFCG
quarta-feira, 7 de julho de 2010
A Matriarca da Família Conserva

MARIA NERI CONSERVA, conhecida por Dona Branca, Nasceu em 25 de junho de 1914, no município de Prata/PB, quando ainda era distrito de Monteiro.

Casou-se aos dezenove anos com o comerciante José Alves Conserva Net o, natural de Salgueiro/PE. Do casamento, nasceram dez filhos: Inácio, Teté, Ivo, Anita, César, Socorro, Paulo, Borjinho, Mário e Lucinha.

Mulher forte e admirada por todos que a conhecem, dona Branca aos 96 anos , conserva uma lucidez e grande senso de humor como poucos. Todos nós itaporanguense nos orgulhamos por tê-la como nossa conterrânea, título a ela concedido com muito merecimento em maio deste ano.

Vejam homenagem prestada a ela por A. Ibrahim khouri da Academia Guarulhense de Letras.



























Clique na imagem para ampliar



Foto: Rainério


Postado por Delucia às 08:15 0 comentários
Marcadores: Dona Branca, Homenagem
Morte prematura ou destino?




Itaporanga, ainda, chora a morte de seus filhos, Radegundis Feitosa, Luís Benedito e Roberto Ângelo, ocorrida, abruptamente e de forma trágica e violenta.

A morte desses nossos conterrâneos, além de representar uma perda irreparável para Itaporanga, abala a estrutura religiosa das pessoas, levando-as à procura de uma resposta convincente para as indagações que surgem a respeito da vida e de nossa passagem pelo Planeta/Terra.

Morte, como a desses nossos irmãos, chega, até, a colocar, sob teste e provação, a crença e a fé de muita gente. Realmente, é muito difícil entender e encontrar uma explicação para fatos dessa natureza.

Esses conterrâneos, que se foram e que tiveram o fluxo da vida, bruscamente, interrompido, com certeza, ainda, tinham muito a dar e a contribuir, com seus talentos musicais, para o desenvolvimento cultural do Mundo, do País, do Estado e, particularmente, de nossa querida Itaporanga, terra, que lhes serviu de berço e pela qual eles tinham um imenso carinho e um grande amor.

Quantas e quantas vezes, Radegundis Feitosa, musicista famoso e, mundialmente, conhecido, fugiu da glória e da fama, para vir matar a saudade de sua terrinha, de seus parentes e amigos? quantas e quantas vezes, não deparávamos com Luís Benedito, músico, cantor, compositor e Ex-Vereador, subindo e descendo a Avenida Getúlio Vargas, com aquele seu jeito alegre e, sempre, colocando os papos em dia, com seus amigos e conterrâneos?

É muito difícil de entender a razão por que pessoas boas, honestas, responsáveis, que fazem o bem sem olhar a quem, que cumprem sua missão, na terra, com muita boa vontade e abnegação, que, quase sempre, cuidam mais dos outros do que mesmo de si, são tiradas desse mundo, de forma tão trágica e tão violenta, enquanto pessoas maldosas, que vivem fazendo o mal, matando, roubando, mentindo, pregando o ódio, vivem mais anos e, muitas das vezes, chegam a morrer de velhice, no seu próprio leito?!

Será que a nossa morte está marcada no calendário do destino? se temos uma missão e essa missão é interrompida, bruscamente, será que vamos terminá-la noutras dimensões? E por que, no caso desses conterrâneos, que vinham participar e abrilhantar, com os acordes de seus instrumentos musicais, a programação festiva dos 150 anos da Paróquia de Itaporanga, de repente e prematuramente, foram impedidos de realizar o desejo dos líderes religiosos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição?

Existe alguma explicação para o que aconteceu com esses nossos irmãos? Se existe, que a nos deem, os teólogos, os filósofos, os líderes das Igrejas católica, evangélica e ortodoxa, do Islamismo, do Budismo, do Espiritismo ou qualquer outro líder religioso, para que possamos manter e aumentar a nossa fé e nos conformar com a perda de nossos entes queridos, já que, compreender o “mistério da vida”, está muito além de nossa imaginação.

Que esses nossos conterrâneos continuem, no “patamar supeior”, a sublime missão, que iniciaram, aqui, na terra e não puderam concluí-la.

Até breve.
MATERIA DO SITE: www.demircabral.com
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:14 0 comentários
Marcadores: www.demircabral.com
MOMENTO DE REFLEXÃO




Torna-te pacificador.
Onde te encontres, estimula a
paz e vive em paz.
Os tumultos que aturdem os
homens e as lutas que se travam
em toda parte poderiam ser evitados,
ou pelo menos contornados,
se os homens mantivessem
o espírito de boa vontade, uns para
com os outros.
Uma ofensa silenciada, uma
agressão desculpada, um golpe
desviado, evitam conflitos que ardem
em chamas de ódio.
Confia na força da nãoviolência
e a paz enflorescerá o teu
e o coração de quantos se acerquem de ti.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 06:57 0 comentários
Marcadores: do livro vida feliz
Couto consegue emenda para controle da doença de chagas




O deputado federal Luiz Couto (PT) conseguiu aprovar emenda de bancada junto à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização, para o controle da Doença de Chagas no Sertão da Paraíba, que vem apresentando muitos casos e preocupando os moradores da região.

O benefício ocorrerá através da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com a construção e melhorias nas moradias, além de saneamento em várias cidades. “O aumento no caso da doença nos preocupa muito.

Sabemos que com a nossa emenda muitas famílias serão beneficiadas, tanto pela eliminação do mosquito como pela aquisição de uma moradia digna”, destacou o parlamentar.

Luiz Couto também teve mais duas emendas individuais aprovadas ao Orçamento. Uma que proporcionará a ampliação e modernização da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e outra para expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 06:55 0 comentários
terça-feira, 6 de julho de 2010
Requerimento do Vereador Herculano em 2009



Acompanhando constantemente o desenvolvimento da Cidade de Itaporanga e vislumbrando sua melhoria, o vereador Herculano Pereira tem se preocupado em apresentar inúmeros requerimentos na Câmara Municipal de Itaporanga, bem como entrar com medidas mais enérgicas quando se faz necessário, como é o caso do Matadouro Público, que após denúncia do vereador, foi feito Termo de Ajustamento de Conduta entre Prefeito e Representante do Ministério Público, que culminou com uma reforma.
Vejá alguns Requerimentos do Vereador.

Requerimento datado de 3 de abril de 2009




RequerimentoN° 73/2009





EXCELENTISSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITAPORANGA ( PB)



Herculano Pereira Sobrinho ,Vereador,em pleno exercício do mandato ,usando de suas atribuições que lhe são conferidas,pela Lei Orgânica do Município e Regimento Interno,REQUER ,se digne V. Exa.,colocar sob a apreciação do plenário desta Casa Legislativa e se aprovado,seja, a mesma ,remetida ao Senhor Prefeito Municipal,para determinar ao setor competente da prefeitura o cumprimento do que,aqui ,se requer ,o seguinte pedido de providências.



REVITALIZAÇÃO DAS PRAÇAS DO CENTENÁRIO E FREI MARTINHO.



Requer,outrossim,que se aprovado,seja este Requerimento,enviado a Sua Excelência,o prefeito municipal de Itaporanga,a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis com vistas à execução deste pleito.



N.Termos
P.Deferimento



Paço da Câmara Municipal de Itaporanga (PB), 03 de abril de 2009






Herculano Pereira Sobrinho


VEREADOR



Requerimento N° 30 Itaporanga- PB 26 de fevereiro de 2009


Excelentíssimo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Itaporanga ( PB) Herculano Pereira Sobrinho,vereador, em pleno exercício do mandato, usando de suas atribuições que lhe são conferidas, pela Lei Orgânica do Município e Regimento Interno, requer, se digne, V.Exa., colocar sob a apreciação do plenário desta Casa Legislativa, o seguinte pedido.

Que seja revitalizado Canterios e Calçadas da Avenida Getulio Vargas

Requerer, outrossim, que se seja aprovado, seja, este Requerimento, enviado a sua Excelência, o prefeito de Itaporanga, a fim de que sejam tomadas as medidas cabíveis com vistas á execução deste pleito.

Senhor Presidente
Senhores Vereadores


Herculano Pereira Sobrinho
VEREADOR
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:49 0 comentários
Marcadores: Herculano, Requerimentos
Beneficiários do Bolsa Família terão crédito




O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome lançou uma cartilha de educação financeira para a população atendida pelo Bolsa Família. A iniciativa faz parte de uma campanha para estimular os beneficiários a abrirem conta bancária na Caixa Econômica Federal e ampliar o acesso a linhas de microcrédito. A Caixa prepara um programa de microcrédito para beneficiários do Bolsa Família.


O ministério está contrariado com a resistência dos bancos, até os públicos, de oferecer empréstimos à população de baixa renda. Desde 2006, o Banco Central exige que as instituições bancárias destinem 2% de seus depósitos à vista - o que inclui o dinheiro das contas correntes - para a concessão de microcrédito. Mas R$ 1,3 bilhão está parado, devido ao desinteresse do sistema em oferecer crédito a esse segmento.


Esse dinheiro representa mais da metade dos R$ 2,4 bilhões reservados para microcrédito e seria suficiente para atender mais de 1 milhão de famílias, considerando o valor médio dos financiamentos de R$ 1.250.



Fonte: Da Agência Globo
Postado por Antonio Cabral
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:25 0 comentários
Marcadores: Programas Federais
Chora trombone



Agosto este ano chegou mais cedo, trazendo no seu bojo ausências e perdas irreparáveis. O mês do desgosto parece que resolveu se apresentar com trinta dias de antecedência, marcando, ainda no primeiro dia de julho, com o seu sangue, a vida dos inesquecíveis amigos e conterrâneos Radegundis Feitosa, Luis Benedito e Roberto Ângelo “Cabelo de Cachorro” Sabino, levando consigo, também, o competente músico patoense Adenilton França.

Radegundis Feitosa é daqueles amigos de infância que continuam para a vida toda, embora hajam tantos desencontros em função das adversidades da própria vida. Nos idos de 1973/74, recordo-me bem quando o lendário Padre Zé Sinfrônio, do Ginásio Diocesano de Itaporanga, escalou o professor e maestro Sales, à época auxiliar do maestro Sargento Severino, para dar aulas à parte, em separado, a uma trinca que ele, Padre Zé, gostaria de vê trombonistas.

Esses três mosqueteiros que se iniciavam nos primeiros solfejos das notas musicais éramos eu, Radegundis Feitosa e Sandoval Moreno. Eu, muito magro – quase cadavérico – fui retirado depois das aulas por minha mãe, que achava que de tão raquítico não agüentaria soprar um instrumento. Deus parece que não me queria músico, pois me reservara outras estradas. Mesmo assim ainda insisti tocando uma caixa na banda, seguindo depois para o tarol da Filarmônica da Escola Técnica Federal, na Capital. Desisti da música como instrumentista e fiquei músico apenas por continuar sabendo escutar. (E como gosto de escutar a boa música!...) Fui para outras pairagens.

Radegundis Feitosa e Sandoval Moreno, ao contrário, continuaram estudando o trombone, fazendo dele não apenas um instrumento para a vida, mas dando vida a este instrumento. E que vida. O trombone, que Radegundis Feitosa já se iniciara, antes mesmo do Ginásio, vendo o seu pai, Heleno Feitosa Costa tocar, deixara de ser um brinquedo de criança, e passara o seu objeto de estudo. E como estudou.

Foi um dos primeiros alunos do curso de música da UFPB, juntamente com seu inseparável companheiro Sandoval Moreno, aprimorando os conhecimentos na arte de tocar trombone. Fez mestrado, doutorado e pós-doutorado. Virou um dos maiores trombonistas do mundo, arrebatando prêmios por onde passava. Para mim, o melhor de todos. Fez escola. Depois vieram seus irmãos Costinha e Bobó, e arrastaram outros conterrâneos como Gilvandro Azeitona, Roberto Ângelo Cabelo de Cachorro, como o chamávamos na intimidade, além de tantos outros.

Roberto Ângelo Sabino era da mesma estirpe de Radegundis Feitosa e de Sandoval Moreno. Sabia brincar com o trombone como se aquilo fosse uma coisa fácil de tocar. Era ao mesmo tempo um dos mais técnicos ao executar os clássicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba ou os hits mais populares das Orquestras Metalúrgica Filipéia, Mistura Fina ou da Black Tie. Para ele era indiferente o grupo onde estava tocando. Podia ser clássico, jazz, samba, frevo ou dobrado. Na verdade, dobrava bem em todas. Sempre se destacou em todos os lugares. Fez da música seu meio de vida. Do trombone seu meio de comunicação. Dele - o seu trombone - surgiam sempre os melhores acordes, as melodias mais aprimoradas.

Roberto Ângelo fez parte do Quarteto de Trombones juntamente com Sandoval Moreno, Gilvando Azeitona e Rogërio. Parteicipava de sextetos, quintetos ou qualquer grupo aonde o trombone pudesse destrombar. Fez parte de todos os grupos coordenados por Radegundis Feitosa, Maestros Chiquito, Rivaldo e Vianey. Não importava se estava tocando num baile de gala, bloco de carnaval ou num teatro. Clássico ou popular tanto fazia. Bom mesmo era tocar em qualquer lugar. Nem que fosse numa simples farra que sempre improvisava com os amigos nos finais de semana quando estava de folga.

Luis Benedito era daqueles músicos que se podia chamar “das antigas”. Com seu vozeirão, sempre encantou executando os clássicos do cancioneiro popular, das inesquecíveis serestas ou serenatas, ou das orquestras de carnaval. Começou ainda menino em Itaporanga, terra natal de todos, aprendendo a educar a sua voz com o irmão mais velho Antonio Benedito – pai de Sandoval Moreno – e um dos melhores compositores de músicas instrumentais, hinos e dobrados de sua época.

Durante toda a sua vida se dividiu entre a arte de cantar e o ofício de alfaiate, aliás, um dos melhores que a Paraíba já conheceu. Seus ternos, sobretudo e palitós sempre foram disputados, e não apenas pela colônia itaporanguense. Em Itaporanga foi presidente do Independente Clube, um clube onde ele dizia que branco não poderia entrar. Era o “Clube dos Morenos”, como definia. Foi vereador e amigo de todas as horas dos amigos. Transferiu-se mais tarde para João Pessoa, onde continuou alternando as artes de costurar com a de cantar.

Estive com ele, pela última vez, no dia noite de 12 de Junho deste ano, no aniversário da Asfita, em companhia de Radegundis Feitosa e de outros amigos. Ele estava empolgado, pois terminara de gravar o seu CD solo, tendo os arranjos de Radego, como carinhosamente apelidávamos o Radegundis, e do maestro Chiquito Fernandes. A produção fora feita pelo próprio Radegundis. Marcamos de nos encontrar, agora no início de julho, para programarmos o lançamento.

Lamentavelmente nada mais disso será possível com a presença deles, restando a nós apenas uma homenagem póstuma. Morreram quando voltavam para o sublime torrão que tanto amavam. Iam participar das festa de 150 anos da Paróquia de Misericórdia.

A perda desses amigos é irreparável para mim, mas será muito maior para a música brasileira. Os trombones nunca mais tocarão do mesmo jeito, no mesmo diapasão, e aquele canto forte não mais ecoará em nossas serenatas.

A estrada entre Piancó e Itaporanga ficou marcada para sempre. Agora, quem passar por lá terá a oportunidade de ouvir, quase aos pés do Cristo Redentor, o toque dos trombones que a história guardará. Não morreram somente os músicos, mas um pedaço de nossa música popular, de nossa cultura, da história deste lugar

Vão, amigos. Sei que agora o Céu terá uma orquestra completa. Juntem-se Antonio Benedito, Sivuca, Luiz Gonzaga, e tanta gente boa que estavam a lhes aguardar. Ficamos com a instituição cultural que vocês fizeram como gente, gente que cultura, cultura institucional. Vocês deixaram a vida para virarem institutos. Animem a festa, a gente chega mais tarde.



Paulo de Tácio de Oliveira Pinto
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:03 0 comentários
Marcadores: Homenagem, Radegundis Feitosa
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Morre Radegundis Feitosa: O maior trombonista do mundo



Hoje 01/07/2010 seria um dia para ficar na história de nossa terra, o nosso filho ilustre, o maestro Radegundis Feitosa Costa estaria fazendo a abertura da Festa do Sesquicentenário da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, fazendo brilhar ainda mais a festa com seu talento, mas infelismente um trágico e terrível acidente calou o cenário musical, e toda Itaporanga chora a morte do seu filho.
Sim, Itaporanga entristece e chora a morte daquele que sempre teve orgulho de suas origens, de dizer que era ITAPORANGUENSE. Nunca negou-se a se apresentar na sua terra natal, por mais que sua agenda estivesse cheia. Assim era Radegundis, menino simples, e alegre, homem compromissado com sua profissão e músico inegavelmente notável.

Que sua vida no plano espiritual seja tão brilhante quanto sua estadia aqui na terra, que sua estrela brilhe e brilhe cada vez mais.

Toda equipe do blog se irmana com a dor da família.

Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 20:12 0 comentários
Marcadores: Acidente, Tragédia
Acidente automobilístico enluta Itaporanga e a comunidade paraibana de músicos



Foto do sexteto que sobrou intacta na bolsa de Radegundes arremessada a uns 15m do carro



Hoje seriam iniciadas as festividades alusivas aos 150 anos da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição em Itaporanga, onde às 20h30 teríamos uma apresentação cultural com o Sexteto de Trombones e a Banda (orquetra) Sinfônica Jovem da Paraíba.

Mas o destino tinha outra programação para o Sexteto que saiu da capital paraíbana hoje cedo em dois veículos rumo a nossa cidade. Ao chegarem em Piancó, 0 Citroen C4, cor prata, ano 2009/2010, placas NPT5510, de propriedade e dirigido por Radegundes Feitosa, casado, 44 anos, natural de Itaporanga e considerado o maior trombonista do mundo, entrou na cidade para fazerem uma visita ao amigo e colega Lula enquanto o outro seguiu direto para Itaporanga.

Viajavam no carro com Radegundes, Roberto Ângelo Sabino, 41 anos, natural de Itaporanga, Adenilton França, 24 anos, da cidade de Igaracy, colegas no sexteto e o cantor /seresteiro itaporanguense, Luis Benedito, casado, 69 anos, residente em João Pessoa, que voltava a terra natal para o pré -lançamento de um CD romântico.

Por volta das 10h00, deixaram Piancó rumo a Itaporanga e segundo uma testemunha, no KM 97 da BR 361, ao tentar desviar de um jumento, Radegundes perdeu o controle do veículo, que após sair da pista e bater em uma pedra, capotou, explodiu e incendiou. O corpo de Roberto ficou do lado de fora do veículo, enquanto os outros três foram incinerados em seu interior.

O padre Cláudio, pároco e um dos organizadores da festa, cancelou toda a programação festiva de hoje, quando será realizada uma missa em sufrágio da almas, das vítimas deste trágico acidente.


Fotos da tragédia:



portaldovale.net
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 20:09 0 comentários
Marcadores: Acidente, Tragédia
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Do Congresso em Foco: STF rejeita recurso contra Ficha Limpa e manda caso ao TSE



O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu não analisar a primeira contestação judicial da Lei da Ficha Limpa, que veda a candidatura de políticos com condenação em órgão colegiado, e mandar a discussão para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro Dias Tóffoli, relator do mandado de segurança apresentado pelo ex-presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo José Carlos Gratz (PSL), entendeu que o Supremo não tem competência para julgar questionamentos de atos de outros tribunais, como o TSE.

No mandado, os advogados de Gratz pedem que seja reconhecido o “direito líquido e certo” do ex-deputado estadual de participar das convenções partidárias e de ter seu registro de candidatura deferido. Eles solicitam a suspensão do entendimento do TSE de que a Lei da Ficha Limpa (Lei Complementar 135/2010) vale para as eleições deste ano e, ainda, que a corte envie ofício informando ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) que não há nada que impeça a candidatura do capixaba.

A defesa alega que Gratz é "uma das maiores lideranças políticas do estado e o maior representante da oposição ao poder absoluto do governador Paulo Hartung, que por este motivo é vítima de perseguição política que se arrasta desde 2002 e resultou no ajuizamento de mais de 200 ações civis e penais públicas, sem que tenha uma única condenação transitada em julgado".

Os advogados do ex-deputado sustentam que a Lei da Ficha Limpa contraria posicionamento anterior do STF, pelo qual somente condenações definitivas podem gerar inelegibilidade de candidatos, e que o assunto não poderia ser tratado por lei complementar. Gratz ainda contesta o processo de votação da norma por causa de uma mudança de tempo verbal na redação dada pelos senadores.

“Após ter seu texto aprovado pela Câmara dos Deputados, durante a tramitação do respectivo projeto no Senado, sofreu alteração substancial do texto anteriormente aprovado na Câmara baixa, feita por iniciativa do senador Francisco Dornelles".

Os ministros do TSE já se manifestaram sobre a mudança de redação no último dia 17, quando decidiram, por seis votos a um, que a Lei da Ficha Limpa vale também para condenações anteriores à sanção da lei, em 4 de junho. Na visão dos integrantes da corte, a inelegibilidade não é pena, e sim requisito para eleição. Também prevaleceu o entendimento de que as novas regras valem já para a disputa eleitoral deste ano.

Em um dos processos, o ex-presidente da Assembleia Legislativa foi condenado a dois anos e meio de reclusão e ao pagamento de multa por corrupção eleitoral, acusado de calçar ruas de Vila Velha (ES) em troca de votos. Ele recorre em liberdade da decisão. Em 2003, quando estava preso, Gratz teve o registro de candidatura a deputado estadual cassado pelo TSE por abuso de poder econômico na campanha de 2002.

Gratz foi preso sob a acusação de ter desviado dinheiro público ao simular pagamentos da Assembléia Legislativa a diversas entidades, como prefeituras e associações de moradores e comunitárias, entre 1998 e 2002, período em que esteve à frente do Legislativo capixaba.


Por Edson Sardinha

Fonte: www.congressoemfoco.com.br
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 08:45 0 comentários
PETI: famílias que descumprirem as condicionalidades do programa terão benefício cancelado

A partir do segundo semestre de 2010, crianças e adolescentes de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família que estejam também no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), ambos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), terão que freqüentar pelo menos 85% do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – atividades oferecidas no contraturno escolar – por mês. As famílias que não cumprirem essa condicionalidade poderão ter o benefício cancelado.
Da primeira vez que a freqüência não for cumprida, a família será notificada pelo ministério. Se o descumprimento continuar, o benefício poderá ser bloqueado. Após cinco descumprimentos consecutivos, o benefício será cancelado. Será dado o mesmo tratamento que acontece atualmente com a freqüência escolar, a vacinação infantil e a exigência de pré-natal – condicionalidades do Bolsa Família.

O acompanhamento do serviço de convivência é mensal e ocorre pelo Sistema de Controle e Acompanhamento das Ações Ofertadas pelo Serviço Socioeducativo do Peti (Sispeti), da Secretaria Nacional de Assistência Social do MDS.

A Instrução Operacional que define o monitoramento das condicionalidades é uma publicação conjunta dos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Educação e da Saúde. Pela instrução, os municípios e o Distrito Federal devem também acompanhar os beneficiários com problemas para cumprir as condicionalidades e tentar solucionar as dificuldades enfrentadas, com a inserção dessas famílias na rede socioassistencial do Sistema Único de Assistência Social.
O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil está presente em mais de 3.500 municípios e atende, atualmente, 820 mil crianças e adolescentes de até 16 anos incompletos. O Bolsa Família beneficia 12,4 milhões de famílias com uma transferência mensal superior a R$ 1,1 bilhão. Entre os 49 milhões de beneficiários, cerca de 21 milhões são crianças e adolescentes.

fonte do site: http://www.politicasenegocios.com/

Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:32 0 comentários
Marcadores: www.politicasenegocios.com
Consulta Convênios - Novas Liberações de Recursos - Município de Itaporanga/PB‏



Número Convênio: 596116
Objeto: SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITARIO.
Órgão Superior: MINISTERIO DA SAUDE
Convenente: PREFEITURA MUNICIPAL DE ITAPORANGA - PARAIBA
Valor Total: R$256.891,00
Data da Última Liberação: 24/06/2010
Valor da Última Liberação: R$102.756,40


Acesse a nova consulta no Portal da Transparência do Governo Federal no link


Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:24 0 comentários
INSISTIR SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS! UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ!



Por LUZIA DA SILVA em 29/06/2010

O tempo está passando e com ele as pespectivas de INSTALAÇÃO JÁ DO CAMPUS DA UFCG EM ITAPORANGA. Isso tudo é devido a falta de compromisso dos atuais detentores de mandato para com o Vale do Piancó. É a imperosa consequência que os nossos valepiancoenses, na sua grande maioria, concorre para que aconteça. Na campanha eleitoral que se repete de dois em dois anos o terrível vício da venda de votos faz com que o Vale permaneça pobre de cultura, pobre de educação. Infelizmente isso ainda tende a prosperar por mais algumas décadas. É preciso que os mais interessados busquem esclarecer aos viciados nessa maldita prática que melhor seria para a região a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE pois todos lucrarão com isso. É lamentável mas resstiremos na esperança de que em ITAPORANGA SEJA IMPLANTADO JÁ O CAMPUS DA UFCG. Disso eu não me arredo. Venha voce para essa também. Voce é responsável e fazrá a diferença. UFCG CAMPUS DE ITAPORANGA JÁ! Tenho dito. Luzia
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:22 0 comentários
Couto anuncia 200 ônibus escolares para a Paraíba

Alunos da Educação Básica serão beneficiados, em breve, com 200 ônibus do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação no Estado da Paraíba. A informação é do deputado federal Luiz Couto (PT), que vem lutando e acompanhando o Programa “Caminho da Escola”, junto ao Ministério da Educação.

Segundo Couto, o ministro da Educação, Fernando Haddad, lhe garantiu a liberação de R$ 37.520.000,00 (Trinta e Sete Milhões, Quinhentos e Vinte mil Reais) para que até o fim do ano todos os municípios da Paraíba possam receber pelo menos um ônibus do programa Caminho da Escola.

O programa Caminho da Escola foi criado em 2007 com o objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantir segurança e qualidade ao transporte dos estudantes e contribuir para a redução da evasão escolar, ampliando, por meio do transporte diário, o acesso e a permanência na escola dos estudantes matriculados na educação básica da zona rural das redes estaduais e municipais.

O programa também visa à padronização dos veículos de transporte escolar, à redução dos preços dos veículos e ao aumento da transparência nessas aquisições. Desde sua criação até fevereiro de 2010, o Caminho da Escola já atendeu 2.697 municípios brasileiros.

No total, foram adquiridos 5.721 ônibus escolares. O deputado informa que existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via convênio firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas.
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:18 0 comentários
segunda-feira, 28 de junho de 2010
Programa Nacional de Crédito Fundiário ganha reforço no Plano Safra 2010/2011

Plano Safra da Agricultura Familiar 2010/2011, lançado na semana passada (17), ampliou o alcance das linhas de financiamento do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Entre as mudanças está a ampliação do limite de crédito para financiar a aquisição de terras, de R$ 40 mil para até R$ 80 mil por família. As taxas de juros foram reduzidas, variando de 2% ao ano, para financiamentos de até R$ 15 mil a 5% ao ano, para financiamentos acima de R$ 50 mil .

O secretário de Reordenamento Agrário (SRA/MDA), Adhemar Almeida, afirma que “as novas regras de financiamento vão permitir que mais agricultores venham a se beneficiar com o PNCF, contribuindo assim com o processo de democratização do acesso a terra e a consolidação definitiva da agricultura familiar no Brasil”. Adhemar destaca que o valor dos recursos para investimentos básicos passa a ser de até R$ 15 mil, o que amplia a capacidade de os agricultores aumentarem a produtividade, com investimentos em plantio, assistência técnica e melhorias nas condições para aquisição de imóvel rural .

O Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), executado pela SRA, foi criado para diminuir a pobreza no campo e melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores rurais. Desde sua implantação, em 2004, já beneficiou cerca de 80 mil famílias, que adquiriram seu imóvel rural por meio do programa, num repasse de R$ 2,1 bilhões para a compra de terra e para a implantação de infraestrutura básica e produtiva. Ao todo, foram financiados mais de 1,3 milhão de hectares de terras.



Fonte: Portal MDA

--

Giuseppe Nóbrega
Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 07:48 0 comentários
terça-feira, 22 de junho de 2010
Estudantes reclamam da prova do Enem 2010; inscrições estão abertas





Serão dez horas de prova, em dois dias, um total de 180 questões e algumas novidades que desagradaram. É Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições já estão abertas.

Foi dada a partida para a temporada de apreensão. Dias e noites em companhia dos livros e o medo de não ter o sonho realizado: entrar na universidade. Mais de quatro milhões de estudantes devem se inscrever para o Enem este ano. O exame pode garantir o acesso ao ensino superior.

O prazo das inscrições vai até 9 de julho e só poderão ser feitas pela internet. Atenção: é obrigatório que o candidato tenha CPF, mesmo sendo menor de idade. Os testes serão nos dias 6 e 7 de novembro.

saiba mais
Veja como tirar o CPF e se inscrever para o Enem 2010

Este ano, as provas do Enem também terão 180 questões, principal motivo de reclamações dos candidatos no ano passado. Além disso, foi acrescentada mais uma matéria: inglês ou espanhol. Para o primeiro dia, os alunos terão quatro horas e meia. No segundo, cinco horas e meia no segundo, uma hora a mais para a redação.

A polêmica já começou. É pouco tempo? As provas são grandes demais?

“Não precisa ser 180 questões. Não precisa dar mais tempo pra isso, é só fazer uma prova mais elaborada”, comenta a estudante Luiza Perruzo.

“O tamanho de prova ideal para um aluno que está tentando lugar na universidade, eu diria que umas 60 questões por dia. Mais que isso, já acho pesado. Para que eles possam fazer de forma tranquila e passar todo conhecimento adquirido”, diz o professor Rui Alves Gomes de Sá.

O sociólogo Simon Schwartzman acha que as provas poderiam ser menores e feitas por áreas e acredita que elas são muito grandes porque, além de dar acesso à universidade, servem para avaliar o Ensino Médio.

“Eu não sei muito bem se o aluno que se sai mal no Enem, se sai mal porque de fato fez um mau curso do Ensino Médio ou porque a exigência da prova foi grande demais”, aponta o sociólogo Simon Schwartzman.

Como não há mudanças de regras à vista, o jeito é se preparar para a disputa de conhecimentos e de resistência física.

O instituto do Ministério da Educação que elabora as provas, o Inep, defende o formato do Enem.

G1

Postado por Herculano Pereira Sobrinho às 18:56 0 comentários
Marcadores: Enem 2010
Postagens mais antigas Início
Assinar: Postagens (Atom) Você é a favor ou contra a aprovação das contas do Ex-Prefeito Antonio Porcino
Nós apoiamos
PARTICIPEM!



Pesquisar este blog
Carregando...
CONTATOS
Reclamações Críticas Sugestões Matérias Use o email:
hppbi@hotmail.com
BRASIL
PARAIBA
ITAPORANGA VISITE O CRISTO REDENTOR DE ITAPORANGA, LÁ DO ALTO, É BELO O PÔR DO SOL

IGREJA MATRIZ DE ITAPORANGA

Minha lista de blogs
Catingueira Online - O portal de notícias de Catingueira e região
TCE multa prefeito de Serra Grande, João Bosco Cavalcante e o ex-prefeito de Nova Olinda, Francisco Rosado da Silva
6 horas atrás Itaporanga.net
Eleitorado de 2010 é 7,8% maior que da última eleição presidencial
8 horas atrás Blog do Ary Ramalho
Juíza da Comarca de Piancó julga improcedente ação contra prefeito de Santana dos Garrotes, Zé Alencar
11 horas atrás www.camaraitaporanga.pb.gov.br
Fiscalização
15 horas atrás Portal do Vale
Jardineiro Virtual
2 dias atrás Centro Espirita Jesus de Nazareth
NOVO RECORDE
4 dias atrás Demir Cabral
Um conselho de quem está de fora
1 semana atrás Portal da Transparancia nos Recursos Públicos Federais Home Page | Portal do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba Fundo Nacional de Saúde - Ministério da Saúde - Governo Federal clabrasil.com.br WWW.ITAPORANGA.NET
Perfil


Herculano Pereira Sobrinho Idade: 37 Sexo: Masculino Atividade: Comerciante e atualmente Vereador no seu 2º mandato Local: Itaporanga : Paraiba : Brasil

Quem sou eu

Natural da cidade de Itaporanga-PB, nascido aos três dias do mês de julho de 1972, filho de João Herculano e Maria Lucia dos Santos, empresário no ramo de auto peças, profissional em injeção eletrônica, profissional no ramo de chaveiro com especialidade em chaves automotivas codificadas, e ainda agropecuarista. Atualmente está como Vereador na Câmara Municipal de Itaporanga-PB, no seu 2º. mandato, está ainda como Diretor do SPC na CDL de Itaporanga, membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável,membro do Conselho Municipal do Programa de Redução da Pobreza Rural e membro do Conselho Censitário 2010, Diretor de Divulgação no Centro Espírita Jesus de Nazareth. Grande estudioso da Doutrina Espírita, procura sempre trilhar os caminhos pautados nos ideais de Justiça e de Nobreza, o amor que dedicas a Itaporanga está acima de qualquer interesse partidário.


Meu blog Blog do Vereador Herculano Pereira
Membros da equipe Douglas Leite Ivandelucia Albertino



MELHORES LIVROS
BIBLIA DE JERUSALEM
O EVANGELHO SEGUNDO ESPIRITISMO
O LIVRO DOS ESPIRITOS
PAULO E ESTEVÃO (CHICO XAVIER)
HÁ DOIS MIL ANOS (CHICO XAVIER)
CINQUENTA ANOS DEPOIS (CHICO XAVIER)
AVE, CRISTO (CHICO XAVIER)
DEPOIS DA MORTE (LEON DENIS)
MEMÓRIAS DE UM SUICIDA (YVONNE AMARAL PEREIRA)
Seguidores


Rádio Correio do Vale AM


Rádio Boa Nova - Itaporanga
Arquivo do blog
▼ 2010 (319)
▼ Julho (25)
Depoimentos dos que vivenciaram dias de Luz no 12º...
12º EJEP E 5° SERTÃO JOVEM ESPÍRITA I
INSISTIR? SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS. UFCG CA...
12º EJEPB de Luz
LEGALIZAÇÃO DO ABORTO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
CONVITE
Jogos de manobras e de interesses pessoais achinca...
Encontro de prefeitos e vereadores do Sertão ampli...
Convite
PROGRAMAÇÃO DO 12º EJEPB & 5º SERTÃO JOVEM ESPÍRI...
DeMolay a favor da Vida.
Uma sociedade perversa?
" OS TROMBONES ESTÃO VIVOS "
A Beleza de um Fim de Tarde
CESINHA, UMA GRANDE AQUISIÇÃO
INSISTIR SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS. UFCG CAM...
A Matriarca da Família Conserva
Morte prematura ou destino?
MOMENTO DE REFLEXÃO
Couto consegue emenda para controle da doença de c...
Requerimento do Vereador Herculano em 2009
Beneficiários do Bolsa Família terão crédito
Chora trombone
Morre Radegundis Feitosa: O maior trombonista do m...
Acidente automobilístico enluta Itaporanga e a com...
► Junho (36)
Do Congresso em Foco: STF rejeita recurso contra F...
PETI: famílias que descumprirem as condicionalidad...
Consulta Convênios - Novas Liberações de Recursos ...
INSISTIR SEMPRE. DESISTIR? NUNCA. JAMAIS! UFCG CAM...
Couto anuncia 200 ônibus escolares para a Paraíba
Programa Nacional de Crédito Fundiário ganha refor...
Estudantes reclamam da prova do Enem 2010; inscriç...
UFCG - Resposta do Senador Roberto Cavalcanti
Requerimento de Estado de Emergência
Ficha limpa vale para condenados antes da publicaç...
A luta continua firme e forte
INSISTIR SEMPRE. DESISTIR? NUNCA, JAMAIS! UFCG CAM...
PF fecha cerco contra entrada de drogas no São Joã...
AGROVILA JESUS CRISTO
Orçamento participativo
Luiz Couto consegue convênio do ProInfância para M...
Centro Espírita Jesus de Nazareth comemora seus 44...
Bancada da Paraíba apresenta emendas à LDO 2011
Momento de Reflexão
CONVITE
TSE diz que Ficha Limpa vale para as eleições 2010...
NOTA
Orçamento participativo
PARAÍBA REALIZA O 1º SALÃO ESTADUAL DOS TERRITÓRIO...
UFCG E UEPB: LUTEMOS PELOS NOSSOS DIREITOS.
► Maio (29)
► Abril (46)
► Março (72)
► Fevereiro (61)
► Janeiro (50)
► 2009 (285)
► Dezembro (72)
► Novembro (54)
► Outubro (58)
► Setembro (46)
► Agosto (39)
► Julho (16)
CONTADOR DE VISITAS

Dating
Usuários Online
1 online